As coisas não assim, tão fáceis, vejamos argumentos contrários:
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10.
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Esta passagem mostra que todo conhecimento com respeito aos fatos da redenção é baseado na fé cristã, genuína. Assim obtemos um a base sólida para um a epistemologia cristã. A razão não pode penetrar esses mistérios. O monoteísmo judaico se recusa a aceitar a possibilidade de a essência divina poder desdobrar-se em mais de uma pessoa divina. Somente a fé cristã o faz. Comentário do Novo Testamento - Exposição do Evangelho de João © 2004, Editora Cultura Cristã. Publicado originalmente em inglês com o título New Testament Commentary, Exposition of the Gospel According to John por Baker Books, uma divisão da Baker Book House Company, P.O. Box 6287, Grand Rapids, M I 49516-6287. ©1953 by William Hendriksen. Todos os direitos reservados. A tradução da Escritura do texto de João é do próprio autor. As citações da Escritura, exceto as de outro modo indicadas, são da tradução de Almeida, Revista e Atualizada da SBB.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras
João 14:8-11. No contexto imediato do verso precedente, é uma segunda afirmação de reciprocidade que se fala primeiro por Jesus no verso 10 como uma pergunta esperando uma resposta positiva, e logo se repete no verso 11 como uma afirmação do fato. "Estou no Pai, e o Pai está em mim". Aqui Jesus descreve o que Dr Morris chama a "interpenetração mútua" do Pai e o Filho. [25] Cada um vê o Pai quando cada um vê o Filho por causa desta interpenetração. Cada um pode referir a determinados trabalhos a alguma das pessoas na Tríade. Contudo, a unidade de substância e natureza, sem falar da solidariedade de vontade e objetivo, entre as pessoas da Tríade, presta contas de uma participação mútua de todas as pessoas da Divindade nas ações específicas de cada indivíduo até certo ponto. [26] Especialmente neste contexto, as palavras, os trabalhos e os milagres de Jesus são revelacionais do Pai, dados do Pai, dirigidos pelo Pai e por isso são de Jesus. [27] [25] Morris, John, 644. Ver a passagem paralela em João 10:38. [26] Ver Boettner, Estudos, 118. Hodge escreveu que "Estes fatos se exprimem dizendo que as pessoas da Tríade concordam em todo o anúncio de ações extras". Hodge, S., volume 1, 445. [27] João 7:16-17; 5:19; 10:38; 12:49. Já que uma fluidez semelhante entre as palavras e os trabalhos do Cristo vê João 8:28. Relational Language in John 14-16: Implications for the Doctrine of the Trinity Harold F. Carl, Ph.D. Chaplain Berry College, Mt. Berry, GA
Link do Artigo http://phc.edu/gj_carlpap.php (Muito importante estudar o artigo)
O que é a profissão de fé contendo as quarenta fórmulas doutrinais chamada Trindade?A ilustração anterior do credo da Trindade é tomada de "Minha Fé Católica", pelo Padre Louis LaRavoire Morrow, p. 32. Tem sido um catecismo muito popular entre os católicos romanos.
Não estou a defender a Trindade completamente. Estou explanando a Doutrina da Unidade, que possui citações pertinentes. Primeiro, conforme vemos nesta figura de um Site confiável sobre o Credo que cita, o da Trindade, percebe-se claramente a dependência do conceito de Unidade ma Doutrina da Trindade, então, deve-se refutar a doutrina da Unidade, para depois a da Trindade, então, para estes, é preciso rever os textos da Unidade como João 14:8-11, 1 João 5:20, e outros contextos já citados. Ninguém pode ocultar a Verdade pelo simples querer.
O Ser de Jesus, Substância de Deus. Tradução para hupostasis para o verso.Quem sendo resplendor emitido para adiante a partir do esplendor e impressão (como cópia exata) da substância Dele, levando e as todas (coisas) a declaração do poder Dele, limpeza dos pecados, havendo feito sentar-se em direita da Majestade em (lugares) mais altos. (Heb 1:3)
O Ser de Jesus, Natureza de Deus. μορφη του θεουDe sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em natureza de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Fp 2:6-7
O Ser de Jesus, um só Deus, dentro de Deus.Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. (1Co 8:4 [ACF2007])
Sabemos que existem outros deuses e que não são divindade, porém, o Logos, ser de Jesus, foi chamado de Deus em João 1:1: "
E o Logos era Deus."
O Ser de Jesus, plenitude da Divindade.Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Cl 2:9 [ACF2007]).
Além disso, não deve-se confundir as Pessoas. A Pessoa de Jesus, não é o Pai e quando diz, o Pai é maior do que eu, Jesus refere-se a responsabilidade da pessoa do Pai naquele momento, o de receber dentro Dele, o Ser de Jesus: "...pois eu vou para o Pai..." João 14:28
No meu entender, quando Jesus diz: "O meu Deus", refere-se principalmente ao Ser Dele, como única Deidade em Unidade, isto é, o Ser de Jesus é o Logos, é a natureza, é a substância, é a plenitude e cópia exata do Ser do Pai, portanto, por ter a deidade exata do Pai em si, Jesus também é divino como a pessoa do Pai, por isso, diz “O meu Deus” como posse da deidade em seu interior. Quando visto assim, faca fácil entender:
Eu o Pai somos um, ele não está a dizer Jesus e o Pai são um, mas o ser de Jesus e o Ser do Pai são uma única deidade. Ele, o Ser de Jesus está dentro do Pai, como o único Deus.
Novo Testamento Interlinear e Analítico Grego-Português Paulo Sérgio Gomes e Odayr Olivetti Novo Testamento Interlinear e Analítico Grego-Português - Texto Majoritário com Aparato Crítico 2008, Editora Cultura Cristã. Primeira Edição.
Quanto ao significado da preposição
εν em João 14:10, traduzida pela preposição
em na nossa língua portuguesa, podemos observar o significado em Link