F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+11
Ernesto
Vasuilvan
Gilcimar
Maria Madalena
Tzaruch
Betho
Norberto
Jefté
Valdomiro
Gleison Elias
Washington Ruiz
15 participantes

    A lei e os profetas duraram até João...


    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 346
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Qui 15 Out 2015, 05:41

    Prezado AZ, não gostaria de participar do tópico sobre as tradições da ICAR seguidas pela IASD, o tópico está morrendo. E aproveito o ensejo de perguntar se não gostaria de dialogar sobre a imortalidade da alma.

    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3455
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Vasuilvan Qui 15 Out 2015, 12:40

    Maria Madalena escreveu:Vasuilvan
    raciocine (sobre JESUS)

    Ora...Jesus, O CRIADOR do sábado (e de todas as coisas) se submeter ao sábado que criou?

    Criou Ele algo para se submeter por toda a eternidade?

    Poxa...então a lei que ele criou se tornou MAIOR que Ele...
    ;;;;;

      Maria, se você insistir em sugerir que eu tenha dito isso, vou ter entender que você esteja mentindo com meu nome...
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Clébio Qui 15 Out 2015, 12:49

    Resposta à post 121

    Stanley escreveu:É isso que eu gostaria que refletisse sobre as leis escritas. Nos céus é o plano efetivo de Deus. O que vale é o que está escrito.

    Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
    Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
    Romanos 4:14,15

    Stanley, com a lei veio a consciência do pecado e da ira de Deus. Não podemos negar isso...

    É a lei que nos alerta o quão somos pecadores e que precisamos inegavelmente de Cristo para interceder junto ao Pai a nosso favor. Isso é o papel da lei...

    Ademais, quem nos mantinha subjugados, a lei ou o pecado??????

    Stanley escreveu:Tudo que as leis do A.T. faz, é provar, confirmar que o homem é digno de condenação, pois transgride as leis de Deus. Somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé, e a obra que Deus começou Ele há de completá-la, conclui em definitivo com a volta de Cristo.

    Não só as leis do AT, mas também as leis do Novo Testamento, vez que o papel de mostrar o pecado é o mesmo amigo...

    Ademais, somos salvos sim pela graça de Deus sim, mas a graça não nos priva de obedecer a lei de Deus (Rm 3:31). Isso é inquestionável!!!

    Stanley escreveu:Nos céus estamos salvos irmão, tudo se fez novo, Deus já resgatou aqueles que o amam em Espírito e em verdade. Ou não?!
    Deus não erra, Ele escolheu e resgatou os que cumpriram os mandamentos entregues pela N.A. em Cristo, logo não há como contestar que os que estão nos céus é porque o amam genuinamente acima de todas as coisas. E se onde não há lei, não há transgressão, o contrário dá na mesma, onde não há transgressão(ssores) não precisa de lei.

    De fato, aqueles que estão no céu é porque também amam a Deus, senão não estariam, mas o próprio Jesus nos disse: “Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço” (João 15:10)

    Percebeu que a guarda dos mandamentos está interligada ao amor? Essa regra pode ser quebrada?

    Stanley escreveu:Sobre Isaías 56, você estava a defender que é uma passagem favorável para respaldar que as leis do decálogo se tratavam de leis eternas, pois supostamente é o que se diz ali sobre o sábado. Em contraste, a única coisa que eu fiz, foi te mostrar que você não pode dizer que apenas parte do texto então serve para mostrar uma validade universal e eterna do decálogo, pois no mesmo texto se fala de holocaustos e sacrifícios. Agora você vem e me diz que a promessa que é válida para todos independente da época é esta?!?! Ora, então deveríamos oferecer sacrifícios e holocaustos também e cumprir outras leis do A.T.. Por que não? Estou mesmo curioso como e de que maneira podemos entender assim biblicamente.

    Sacrifícios foram cravados na cruz amigo Stanley, pois apontava para a morte expiatória de Cristo...

    Quanto ao sábado, até o estrangeiro seria agraciado por guardar esse memoravel dia do Senhor, o texto foi claro...

    Stanley escreveu:É preciso entender que no texto se diz "e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança", e no N.T. nos foi revelado que Deus fez uma N.A. com seu povo, para salvar seu povo. Hebreus 7:19-22, Mat. 26:27-28, Luc. 22:20

    Todo dia fazemos uma aliança com Deus quando pecamos e nos arrependemos. Deus sempre está disposto a fazer uma nova aliança conosco, um novo pacto quando quebramos a sua lei...

    Stanley escreveu:

    Primeiramente se você não aceita a dispensação, que em suma quer dizer que Deus se relaciona com os homens de maneira diferente do que em outra hora, então isso quer dizer que você não aceita e não valida efetivamente a N.A. em Cristo Jesus, pois a Bíblia deixa claro que é por meio desta N.A. que estamos libertos do tempo das leis do A.T. e só por isso não precisamos cumprir todas aquelas leis de Deus, para nos salvar, pois quem cumpriu por nós foi Aquele que nos salvou, sendo que fica claro que se não fosse isso não nos salvaríamos.

    Primeiramente Cristo cumpriu no sentido de nos salvar, mas em nada nos libertou da lei do amor, da guarda dos mandamentos. E para isso, ele mesmo é quem dá o seu maior exemplo, dizendo "assim como também EU TENHO GUARDADO OS MANDAMENTOS DE MEU PAI e no Seu amor permaneço" (jo 15:10).

    Não faria sentido nenhum Cristo guardar os mandamentos do Pai e nós não. Percebeu a incoerência???
    Que liberdade é essa amigo Stanley?

    Muitos estão combatendo tudo o que DEUS criou no princípio. A criação da natureza e do ser humano trocaram pelo Evolucionismo. O sábado da lei de DEUS trocaram pelo domingo e dias de festa. O casamento e a família trocaram pela união gay ou pelo divórcio. Que mais falta ainda fazer para atacar por completo tudo o que DEUS criou?

    Falta apenas destruir toda a criação, o que está já em andamento. Satanás, de tanto ódio contra DEUS, porque sempre vem perdendo as batalhas, age de um modo não racional, e corre o risco de ele mesmo se destruir com tudo o que existe.

    JESUS, em Seus dias, explicou bem, sem deixar dúvidas, que os Dez Mandamentos são e contém o princípio do amor. Ele resumiu esses mandamentos em dois: amar a DEUS sobre todas as demais coisas e amar o próximo como a si mesmo. Depois Ele deu um entendimento mais amplo de como devemos amar nossos semelhantes: “assim como Eu vos amei”, dando a Sua vida por todos. Esses Dez Mandamentos formam o conjunto do princípio do amor entre os seres humanos. São as orientações de como nos devemos relacionar uns com os outros, para vivermos felizes.

    Pois daí vem as perguntas: o que há de tão errado com esses mandamentos que devem ser abolidos, se eles resumem o amor e garantem a felicidade?

    Ou,

    o que há de errado com o amor?

    Por que não podemos mais ter as diretrizes do amor em nossas vidas?

    Sabe a resposta? Simples. Porque o inimigo de DEUS, também nosso inimigo, só odeia, e abomina o amor. É o amor que nos liga a DEUS, e o sábado é a essência do amor...

    A lei de DEUS tem por propósito dar diretrizes para que todos possam cultivar o amor entre si, a partir do amor cultivado com DEUS. Resumindo, a lei é a própria essência do amor, que é o caráter de DEUS. Diz João (I João 4:Cool DEUS é amor. Ele não tem amor, Ele é! E a Sua lei, especialmente os Dez Mandamentos, é o transcrito do que DEUS é, Seu próprio caráter. Esse é o ponto mais profundo sobre a compreensão da lei de DEUS.
    Stanley escreveu:E dizer que os mandamentos de Cristo se tratam de uma repetição dos mandamentos da V.A., por que então Ele não diz isso?! Em momento algum, Cristo ou os apóstolos irão ensinar que o cumprimento do mandamento da N.A. em Cristo pela fé se trata dos mandamentos do decálogo.

    Vou deixar a própria Bíblia te responder:

    Deuteronômio 6:5 - "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."

    Levítico 19: 18 - "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."

    Percebeu que vem do Antigo Testamento a expressão de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?

    Stanley escreveu:Você diz que não muda nada por estar escrito lá. Tudo bem, concordo, agora temos citações de outros pontos também no decorrer do N.T., mas não se tratando de mandamento, para efeito de mandamento o que vale é este entregue por Cristo, a dedutiva de que se trata do decálogo é sua, eu só gostaria de saber biblicamente, tem base aonde?

    O que vale é este entregue por Cristo?

    Os mandamentos de Deus são imperfeitos?

    Stanley escreveu:Primeiro que em Lucas 16:17 Jesus cita "lei", Ele não cita apenas o decálogo. Em segundo que eu já lhe expliquei que há uma revelação da libertação de tal leis, feita pelo apóstolo Paulo, onde é só você ligar o verso 18 de Lucas 16 com Romanos 7 1-6, e irá entender porque Jesus disse aquilo tão fora de contexto. Paulo explica por revelação.

    Ora, se Jesus cita "lei" apenas, você tem duas opções:

    Guardar toda a lei do Antigo Testamento

    ou

    Aceitar que a lei de ordenças e sacrifícios foram cessados na cruz.

    Qual você vai optar?

    Quanto a Paulo, foi ele mesmo quem disse: "Portanto, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom" (Rm 7:12).

    Esta foi a revelação que Paulo explica...

    Stanley escreveu:O Decálogo se trata de leis também. Em suma irmão Clébio. Qual é a diferença então de desobedecer qualquer outra lei, e desobedecer uma lei do decálogo? Tem diferença na sua concepção. Diga qual então? Mas pela Bíblia.

    Quando pecamos, somos culpados de toda a lei, não defendo o contrário amigo e a bíblia é clara a esse respeito...

    Stanley escreveu:Como e de que maneira eu leio na Bíblia que se trata apenas de serviços do templo e o sistema sacrificial?!
    Pois eu já apresentei diversos verso claros que apontam para a lei do A.T., não parte dela, TODA.

    Analisemos os textos abaixo:

    Efésios 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

    Tiago 2: 8 -  Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

    Se no primeiro texto a LEI DE ORDENANÇAS não tratar de serviços do templo e o sistema sacrificial, mas tratar de TODA A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO, incluindo o decálogo, como Tiago pode estar apoiando o mandamento de AMAR AO PRÓXIMO se este mandamento vem do ANTIGO TESTAMENTO conforme Levítico 19:18????????

    Não estaria esse mandamento abolido por fazer parte do Antigo Testamento, conforme preceitua Efésios 2:15?

    Afinal, foi você mesmo quem disse: "Na verdade o que sabemos teologicamente, é que a antiga aliança se refere a todo aquele sistema de leis geral."

    Stanley escreveu:Também aproveito para lhe pedir por gentileza que apresente algum amparo para dizermos que a N.A. significa que apenas uma parte das leis do A.T. deixaram de valer, ou seja, apenas em parte, e não como um todo.

    Depois que você resolver Ef 2:15 com Tiago 2:8, terei o imenso prazer em te responder...

    Stanley escreveu:Como eu disse para o Ernesto, lhe digo o mesmo. Se por um lado, nós não temos nada na Bíblia para defender isso que vocês apresentam, temos um verso muito claro que demonstra que isso não pode ser assim.

    E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
    Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
    2 Coríntios 3:7,8

    Bem, o que era transitória e que deveria perecer segundo os textos acima?

    Resposta: a glória refletida no rosto de Moisés!!!

    Assim como o rosto do Moisés refletia a glória de Deus, assim também a lei que tratava das cerimônias e os serviços do santuário terrestre refletiam a presença de Cristo. O propósito de Deus era que os crentes nos dias do AT entendessem e sentissem a presença salvadora de Cristo na glória refletida do sistema simbólico.

    Mas quando Cristo veio, os homens tiveram o privilegio de contemplar a glória da Realidade simbolizada (ver jo 1: 14), e já não necessitaram mais a glória menor refletida pelos símbolos. Nos dias do AT os pecadores encontraram a salvação pela fé em Cristo, aquele que tinha que vir; exatamente acontece o mesmo na era cristã.

    Por esta razão Paulo fala da administração desses ritos e essas cerimônias como um "ministério de morte". judeus que falharam em ver Cristo no sistema de sacrifícios, morreriam em seus pecados. Esse sistema nunca salvou por si mesmo a ninguém de colher o pagamento do pecado: a morte. E já que a maioria dos judeus dos dias do Paulo, inclusive os judaizantes que nesse momento perturbavam a igreja de Corinto, consideravam que esses sacrifícios eram essenciais para a salvação, evidentemente Paulo caracterizou todo o sistema como um ministério de morte. Era inerte. Judeus e gentios deviam encontrar vida em Cristo, pois só nele há salvação (At 4: 12). Cristo foi sem duvida o Salvador de Israel durante todo o tempo do AT como o é agora...
    Depois comento o restante...

    Clébio
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Qui 15 Out 2015, 18:19

    Vasuilvan

    Eu, Madalena é que estou te afirmando, sobre JESUS:

    JESUS, O CRIADOR do sábado (e de todas as coisas) não se submete ao sábado que criou.
    Pois Ele, Deus, não criaria  algo para se submeter e ainda por toda a eternidade....
    Se assim fosse, a lei que ele criou se tornaria MAIOR que Ele...pois o MENOR se submete ao MAIOR

    Entendeu?

    Se assim fosse, a lei que ele criou se tornaria MAIOR que Ele...pois o MENOR se submete ao MAIOR

    Exemplo: Eu, Madalena, me submeto ao horário de trabalho, pois sou SERVA do meu trabalho - mas se fosse eu quem criasse o trabalho, seria o tal que se submeteria a mim.
    Jesus não é SERVO do sábado, mas sim, Senhor do sábado e de todos os dias.

    Será que você pode continuar afirmando que JESUS glorificado - separa, santifica todos os sábados no dia que se chama HOJE?
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Vasuilvan Qui 15 Out 2015, 20:34

    ;;;;;


      Maria, nem eu sou servo do sábado...
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Sex 16 Out 2015, 00:32

    Vasuilvan

    Sim. Sei que, estando em Cristo, jamais você pode ser servo do sábado. Mas não é sobre alguém ou sobre vc que estou falando, ok?

    Estou falando especificamente sobre JESUS separar o sábado ou não - nos dias de HOJE.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 16 Out 2015, 05:17


    Jesus disse que "o sábado foi feito por causa do homem". Se foi feito, para o benefício físico, mental, espiritual, familiar, social, CONTINUA FEITO.

    Está provado cientificamente que o sábado é necessário e benéfico para os seres humanos. Cientistas cronobiólogos comprovaram o chamado “ritmo do sétimo dia”, ou “circaseptano”, o regime ideal de seis dias de trabalho e um de descanso.

    O pastor e médico evangélico, Michael Cesar, conta que Hitler, querendo levar vantagem em tudo, determinou que os operários das fábricas de armas e munições na preparação para a 2a. Guerra Mundial deviam trabalhar os 7 dias semanais direto, só parando à noite para descansar. Não funcionou. As pessoas ficavam esgotadas, nervosas, a produção caiu. Daí o Führer teve que retornar ao regime natural de 6 dias de trabalho e 1 de descanso.

    Por isso batistas e presbiterianos também acentuam em seus respectivos documentos confessionais ser da LEI NATURAL que haja esse regime de seis dias de trabalho, e um de descanso.

    Que o sábado  é de caráter MORAL e UNIVERSAL temos comprovado pelos seguintes pontos:

    a - Deus estabeleceu o sábado na criação do mundo (Gên. 2:2, 3).

    b - Jesus confirmou em Mar. 2:27 que o sábado foi feito “por causa do homem-anthropós”, que é o homem universal, não o mero homem judaico.

    c  - Os cristãos TODOS consensualmente, em seus documentos confessionais e obras de autoridade para a Igreja [tanto tradicionais como pentecostais], confirmam o que diz o exposto em a) e b).

    d - Provas adicionais de que o sábado é UNIVERSAL temos em Isa. 56:2-7 (os estrangeiros também observariam o sábado e orariam na Casa de Oração PARA TODOS OS POVOS); 1 Reis. 8:43-45 (os que viessem de longínquas terras para adorar ao Senhor no Templo, referidos por Salomão ao inaugurá-lo); os muitos seguidores do Deus Altíssimo de diferentes nações (listados em Atos 2, no dia de Pentecoste, quando ouviram a pregação do evangelho em seus próprios idiomas).
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 16 Out 2015, 05:37



    Tenho uma pergunta verdadeiramente tira-teima que direciono especialmente a Stanley, que fala tanto de N.A. (Nova Aliança). Ele parece ser fiel seguidor da teologia novidadeira da “escola teológica” dispensacionalista. Tudo bem, só que devia dar uma conferida sobre as verdadeiras e embaraçosas origens de tais ensinos--doutrina de homens que se empolgaram com uma visão, de 1830, da falsa profetisa Margaret MacDonald. Quem diz isso é gente DA PRÓPRIA GREI EVANGÉLICA, como o teólogo batista do maior renome, Dr. Russell Shedd, e o bispo metodista Ildo de Melo.

    Convido Stanley a ver o estudo que é CAMPEÃO DE VISITAS na seção específica de estudos bíblicos deste fórum. Fico feliz em ver o grande número de crentes que já se beneficiaram de tal estudo, podendo constatar o que considero a maior LAVAGEM CEREBRAL da história do cristianismo reformado--a doutrina dominante no evangelicalismo moderno. Considero uma LAVAGEM CEREBRAL pior do que a que a Soc. Torre de Vigia aplica a seus adeptos--as “testemunhas de Jeová”, pelo número maior de adeptos que inspirou.

    Mas eis o local que Stanley faria bem de visitar também, do estudo tão valioso e iluminador para tanta gente iludida com falsas interpretações, tanto no seu viés da mirabolante escatologia israelocêntrica, como no seu viés dos ensinos antibíblicos e antiprotestantes de Lei X Graça:

    http://forumevangelho.com.br/t3981-as-raizes-catolicas-da-escola-interpretativa-dispensacionalista

    Ah sim, e também a falácia total do viés escatológico dessa “escola interpretativa”, objeto de um estudo especial que pode ser iluminador a muitos sinceros buscadores da verdade também:

    http://forumevangelho.com.br/t5212-desfazendo-mitos-sobre-israel-nas-profecias-dos-tempos-finais

    Mas, enfim, eis a nossa pergunta tira-teima referida no início:


    PERGUNTA TIRA-TEIMA SOBRE O TEMA DO SÁBADO NO NOVO CONCERTO

    Tendo em conta que a passagem mais importante da Bíblia a tratar da transferência do velho para o novo pacto é Heb. 8:6-10 (ver também 10:16), onde é dito nessa passagem que ao escrever o que é tratado como Minhas leis [de Deus], nos corações e mentes dos que aceitam os termos do Novo Pacto [Novo Testamento], como é a promessa dos referidos textos, nesse processo Deus:

    a) deixa de fora o mandamento do sábado;

    b) mantém o preceito do sábado, mas trocando a santidade do 7o. para o 1o. dia da semana;

    c) estabelece que este suposto novo “dia do Senhor” dominical é como um “domingão do crentão”, para ser observado de modo mais 'light', nele podendo-se comprar, vender, ver o esporte no estádio ou na TV;

    OU

    d) deixa o princípio do dia de repouso como algo vago, voluntário e variável, que se ajusta aos interesses ou conveniências do crente (ou do seu empregador)?

    E MAIS:

    e) deixa de fora as regras de alimentos impuros;

    f) deixa de fora a regra de sustentação do ministério mediante dízimos?

    - Textos básicos: Heb. 8:6-10, 10:16; 2ª. Cor. 3:6-8; cf. Jer. 31:31-33 e Eze. 36:26, 27, Isa. 66:16-18; 1 Cor. 9:13, 14.

    É a velha equação que prossegue indemonstrada:

    NOVO CONCERTO = NOVA LEI
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Sex 16 Out 2015, 07:39

    Convidado
    Se ...

    SE Jesus, o Cabeça do Corpo (que somos nós) - se Ele, nos dias de HOJE...
    separa o sábado, santifica o sábado, se submete a esse dia para 'descansar, fazer o bem,  de forma diferente dos demais dias - conforme a sua própria lei que criou...
    então, todos os cristãos devem fazê-lo.
    Pois se assim for...
    Jesus, chamado "Jeová", "Eu Sou" (O criador de todos os dias) é SERVO do sábado, do próprio dia que criou....
    e assim sendo - todos devem se submeter a lei do sábado, pois o MENOR se submete ao MAIOR.

    JESUS está abaixo ou acima da lei que Ele mesmo criou? Eis a questão
    Maria
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Gilcimar Sex 16 Out 2015, 07:51

    Parabéns Azenilto pelas postagens....

    Deus abençoe todos que estão participando desse assunto..

    Abraços..!!!!
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Sex 16 Out 2015, 11:11

    Maria Madalena escreveu:Convidado
    Se ...

    SE Jesus, o Cabeça do Corpo (que somos nós) - se Ele, nos dias de HOJE...
    separa o sábado, santifica o sábado, se submete a esse dia para 'descansar, fazer o bem,  de forma diferente dos demais dias - conforme a sua própria lei que criou...
    então, todos os cristãos devem fazê-lo.
    Pois se assim for...
    Jesus, chamado "Jeová", "Eu Sou" (O criador de todos os dias) é SERVO do sábado, do próprio dia que criou....
    e assim sendo - todos devem se submeter a lei do sábado, pois o MENOR se submete ao MAIOR.

    JESUS está abaixo ou acima da lei que Ele mesmo criou? Eis a questão
    Maria
    Eu? sobrou para mim. hehehehehe.
    Primeiro que Jesus não é chamado de Jeová. Jeová foi um neologismo retirado de adonai+yhwh.

    Sobre a sua pergunta: Jesus está acima da lei que criou, mas deve julgar a todos segundo a própria lei que criou. Ou por que criou a Lei?
    O fato de Jesus ser Senhor do descanso não significa dizer que você seja senhora do descanso também.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Gilcimar Sex 16 Out 2015, 11:32

    Poxa papista não deixou nenhum um espaço para mim acrescentar alguma coisa....

    Foi perfeito em tua postagem que eu nem sei o que acrescentaria...
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Sex 16 Out 2015, 12:02

    Gilcimar

    Perfeito pra vc, né?
    Perfeito para mim seria receber a resposta SE JESUS separa ou não o sábado no dia que se chama HOJE.

    Mas já que eu pergunto pergunto e voces não respondem...
    eu respondo: "NÃO, JESUS hoje NÃO separa o sábado, Ele age de forma igual todos os dias"
    Sabe porque Ele não separa o sábado? RESPOSTA: Porque Ele é MAIOR que o sábado, Ele é SENHOR do sábado.
    (Convidado, espero que você concorde sobre esse PONTO). Pois assim podemos prosseguir...
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Sex 16 Out 2015, 12:23

    Clébio a paz do Senhor Jesus!

    Ademais, quem nos mantinha subjugados, a lei ou o pecado??????


    Irmão Clébio, você responde isso quando eu havia citado Romanos 4:14-15 com a ideia de lhe mostrar que no reino dos céus não haverá leis para nós. Isso ainda quando você havia perguntado se as pessoas nos céus amariam a Deus.

    Se as leis é para transgressores, em Cristo não somos transgressores. Ao contrário estamos ligados a Ele. O problema para você admitir e aceitar isso, que não estamos subjugados também às leis, porque se estivermos no momento que ainda estamos aqui na terra ainda sendo carne, a ira de Deus cairia sobre nós irmão. O que dificulta seu desligamento das leis é sua denominação que prega isso como obrigação irmão. Não estou criticando.

    Não só as leis do AT, mas também as leis do Novo Testamento, vez que o papel de mostrar o pecado é o mesmo amigo...

    Cristo diz que não veio julgar o mundo Clébio, mas salvar. Agora perceba que quando eu disse que as leis do A.T. serve para provar que o homem é transgressor, e condena o homem, você vem e diz que as leis do N.T. também. Tá errado irmão, isso não é bíblico. A lei de Cristo é a lei do amor! Paulo explica que contra os frutos do E.S. em nós não há lei para condenação. Percebe?

    Ademais, somos salvos sim pela graça de Deus sim, mas a graça não nos priva de obedecer a lei de Deus (Rm 3:31). Isso é inquestionável!!!

    Clébio eu já escrevi muito sobre isso, então vou resumir ao apontar o erro.
    Então você quer me dizer que agora como um convertido em Cristo, você cumpre todas as leis então?! Ai você vem e me cita Romanos 3:31 de novo...? Irmão, eu gostaria mesmo que enxergasse o erro. No verso 30 Paulo já diz que a justificação em ambas as alianças é pela fé Clébio. É uma N.A. irmão, se é uma N.A. de Deus existe agora um outro tipo de ordenança para esta aliança que é em Jesus Cristo, a lei da fé. João 3:16.

    Somos salvos pela fé em Cristo ou por cumprimento das leis do A.T.? Basta sair de cima do muro e admitir que é pela bondade e misericórdia de Deus em Cristo Jesus e começa a clarear irmão.

    “Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço” (João 15:10)

    O mandamento que Jesus nos passou foi amar a Deus acima [...], e ao próximo como nós mesmos? Certo. Este é o mandamento que Ele nos deixou.
    É preciso entender que a palavra de Deus tem uma maneira muito interessante de tratar conosco Clébio. Jesus cita certas coisas já sabendo que nós os salvos entenderíamos pelo E.S.. Este mandamento o qual Ele nos deixou como nosso Salvador e Senhor, nós cumprimos porque é exatamente para a obra de regeneração do Espírito. Tal obra nos regenera objetivamente, ela não regressa às leis que foram colocadas diante dos homens enquanto somente se relacionam com Deus exclusivamente em carne, agora por causa de Cristo temos o E.S. e é e esta obra de Deus em nós que vai direto ao que importa, o resto é resto irmão. Estar ligado a Deus pelo Espírito, é sair desta condição caída e ser resgatado para estar com Ele. Agora em Cristo somos filhos, os filhos são filhos do Senhor, não servos do Senhor, isso é assim somente pelo Espírito.

    Percebeu que a guarda dos mandamentos está interligada ao amor? Essa regra pode ser quebrada?

    Você pensa assim e está se confundindo. O mandamento de Cristo é o amor, pois o amor verdadeiro vem de Deus, logo do Espírito, não das leis irmão.

    Sacrifícios foram cravados na cruz amigo Stanley, pois apontava para a morte expiatória de Cristo...

    Eu descordo de você quanto a esta passagem de Isaias 56, pois você endossa uma parte apenas. Agora reflita sobre o seguinte: Por que apenas algumas coisas serviram como sobra para você, sendo que Paulo diz que foi tudo? Veja:

    14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2

    E olha que no verso 16, Paulo acrescenta os sábados. Logo esta de que cravado na cruz foi alguns pontos da lei, fica por sua conta e dos adventistas Clébio.

    Todo dia fazemos uma aliança com Deus quando pecamos e nos arrependemos. Deus sempre está disposto a fazer uma nova aliança conosco, um novo pacto quando quebramos a sua lei...

    Opa!! De jeito nenhum irmão. Só este verso aqui te refuta completamente:

    1 Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, Hebreus 6

    Agora leia com atenção a continuidade:

    Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
    E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
    E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
    Hebreus 6:4-6


    O cristão verdadeiro não olha para trás Clébio, ele segue em frente no Espírito. O Sacrifício de Cristo é TUDO, efetivo, Deus se sacrificou por nós, isto é o que justifica a punição eterna a qual você também não crê, pois deve ser aniquilacionista, todavia eu não.
    Pense no MÁXIMO para salvar o homem do pecado...? É isso ai, Jesus Cristo.

    EU TENHO GUARDADO OS MANDAMENTOS DE MEU PAI e no Seu amor permaneço" (jo 15:10).

    Mesmo diante da vitória de Deus na trindade, o qual vem Deus em carne para cumprir o que não cumprimos e nos salvar, não foi fácil, Jesus suou sangue. Agora é conveniente pra você pensar que o mandamento de Deus ao enviado foi cumprir as leis do A.T.. Apesar de fazer parte sim, pois Deus já havia determinado aos homens por causa do pecado, o mandamento de Deus ao enviado foi a obra expiatória, a qual com a consumação desta somos salvos. Com isso eu te pergunto: Em que o nome de Deus é glorificado? Por cumprimento das leis do A.T., ou através do sacrifício de Jesus Cristo?

    Não faria sentido nenhum Cristo guardar os mandamentos do Pai e nós não. Percebeu a incoerência???
    Que liberdade é essa amigo Stanley?


    Não há incoerência irmão. Você precisa diferenciar o modelo de Deus moral para o homem, daquilo que Jesus Cristo veio cumprir. O ápice do propósito, é a expiação. Eu não irei me circuncidar porque Ele também se circuncidou, não irei jejuar 40 dias e 40 noites porque Ele jejuou, montar em um burrinho porque Ele também montou etc...A imitação a qual devemos fazer Clébio é a que o Espírito nos conduzir, a isto Cristo se refere, pois a obra de Deus há de se manifestar em nós, o nosso espírito testifica com o Espírito que somos filhos de Deus

    A liberdade de não estarmos debaixo de leis que não podemos cumprir por causa da inclinação da carne, a liberdade de vida no Espírito, neste mover, nesta direção. Não por leis, mas pelo Espírito. Se há alguma ordenança agora, é a direção do Espírito, e onde há o Espírito há liberdade (2 Cor. 3:17)

    Muitos estão combatendo tudo o que DEUS criou no princípio. A criação da natureza e do ser humano trocaram pelo Evolucionismo. O sábado da lei de DEUS trocaram pelo domingo e dias de festa. O casamento e a família trocaram pela união gay ou pelo divórcio. Que mais falta ainda fazer para atacar por completo tudo o que DEUS criou?

    Mas Deus em Cristo também separa, as ovelhas para um lado e os bodes para o outro irmão. Então esta de que nós de algum modo podemos comprometer as criações e os planos de Deus, não é verdade irmão. Deus está no controle de tudo, e o melhor Ele separou para seus filhos. Aleluia!!

    Falta apenas destruir toda a criação, o que está já em andamento. Satanás, de tanto ódio contra DEUS, porque sempre vem perdendo as batalhas, age de um modo não racional, e corre o risco de ele mesmo se destruir com tudo o que existe.

    Cristo já derrotou satanás Clébio! Somos salvos, já reinamos com Cristo. Mais um dos vários motivos do porque não sou a favor do tribulacionismo, seja pós ou seja pré, sou amilenista.
    Os adventistas defendem o tribulacionismo né?

    JESUS, em Seus dias, explicou bem, sem deixar dúvidas, que os Dez Mandamentos são e contém o princípio do amor. Ele resumiu esses mandamentos em dois: amar a DEUS sobre todas as demais coisas e amar o próximo como a si mesmo.

    É você quem diz que este mandamento do amor, é um resumo do decálogo. A Bíblia não ensina isso em lugar nenhum, nem por inferência.

    Pois daí vem as perguntas: o que há de tão errado com esses mandamentos que devem ser abolidos, se eles resumem o amor e garantem a felicidade?

    Nada de errado! Mas a abolição pra nós, não é só dos dez mandamentos, e sim da antiga aliança, a qual envolvia não só os 10 mandamentos.

    Garantem a felicidade?! Se alguém quiser abrir um tópico sobre isso eu participo. O evangelho não prega felicidade!. A pregação de felicidade terrena é de satanás. Jesus disse: Eu irei e vos prepararei lugar na casa de meu Pai, Aleluia!! Nossa esperança e expectativa da REAL felicidade é com a vinda do nosso Salvador que vem nos buscar...Maranata!

    Continuo depois irmão, pra não ficar muito grande o post.

    Graça e paz!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Gilcimar Sex 16 Out 2015, 12:23

    Estou gostando da participação de todos....
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Sex 16 Out 2015, 13:21

    Maria Madalena escreveu:(Papista, espero que você concorde  sobre esse PONTO). Pois assim podemos prosseguir...

    Prezada Madalena, você não é Jesus. Ele age de forma igual todos os dias. Mas você pode agir de forma igual todos os dias? Sabemos existem dias sagrados. Sabemos que dia santo é consagrado e separado. Por isso, nós cristãos devemos guardar esses dias. Para mim, dia de descanso é (con)sagrado.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Sex 16 Out 2015, 13:34

    A paz do Senhor Jesus Clébio!

    Quando eu disse, que não há respaldo para dizer que os mandamentos de Cristo de amar a Deus [...] e ao próximo, é o decálogo, você disse:

    Vou deixar a própria Bíblia te responder:
    Deuteronômio 6:5 - "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
    Levítico 19: 18 - "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."
    Percebeu que vem do Antigo Testamento a expressão de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?

    Isso ai não é o decálogo! Você pode ler que Deus está frisando estatutos e mandamentos, é TUDO clébio. Ou este verso não é um mandamento e fica de fora?!

    16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;

    O que vale é este entregue por Cristo?
    Os mandamentos de Deus são imperfeitos?


    Os mandamentos de Deus são perfeitos, mas não serviram para nos salvar porque somos caídos, imperfeitos, ponto final. O importante não é cumprir todos os estatutos e mandamentos da V.A. irmão, pois enfim isso não é o que nos salva. Como salvos andamos em novidade de vida por meio de um novo mandamento que é bem simples para os que estão em Cristo. Logo todas as diretrizes escritas, faça isso, aquilo, aquilo outro, perde a validade já que nos condena por sermos pecadores. Agora somos guiados pelo Espírito. Qual o sentido de Deus dizer pra nós: Não mate, não roube, não traia seu irmão...etc? Em Cristo estamos libertos destas correntes do pecado.

    Sobre a revelação de Paulo do verso 18 de Lucas 16 em Romanos 7, você cita:

    Quanto a Paulo, foi ele mesmo quem disse: "Portanto, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom" (Rm 7:12).

    E por que Paulo diz isso? Em que contexto? É só você ler irmão. Exatamente porque ele já havia dito que estamos libertos de ter que cumprir as leis do A.T., não estamos debaixo desta aliança, mas sim da N.A.. Logo o verso 12 é para não deixar duvidas quanto a alguém pensar que o problema está nas leis, o problema somos nós pecadores. Outrossim é só você refletir no desfecho do capítulo:

    23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
    24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
    25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.


    Não adianta Clébio somos carne, quem então nos livrará desta condição mortal? Graças a Deus pelo nosso Senhor Jesus!

    Quando eu disse:
    Qual é a diferença então de desobedecer qualquer outra lei, e desobedecer uma lei do decálogo? Tem diferença na sua concepção. Diga qual então? Mas pela Bíblia.
    Você respondeu:
    Quando pecamos, somos culpados de toda a lei, não defendo o contrário amigo e a bíblia é clara a esse respeito...

    Ótimo! Mas quem valida e se apega a uma certa exclusividade do decálogo é você, não eu. Você quem diz que o mandamento do amor entregue por Cristo é o decálogo, não eu. Continua no mesmo pé...como então entenderíamos assim?! Você mesmo admite que não há diferença, lei e mandamento de Deus tem que cumprir, seja decálogo ou não....aonde surge a distinção biblicamente?!....

    Analisemos os textos abaixo:
    Efésios 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
    Tiago 2: 8 -  Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
    Se no primeiro texto a LEI DE ORDENANÇAS não tratar de serviços do templo e o sistema sacrificial, mas tratar de TODA A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO, incluindo o decálogo, como Tiago pode estar apoiando o mandamento de AMAR AO PRÓXIMO se este mandamento vem do ANTIGO TESTAMENTO conforme Levítico 19:18????????
    Não estaria esse mandamento abolido por fazer parte do Antigo Testamento, conforme preceitua Efésios 2:15?
    Afinal, foi você mesmo quem disse: "Na verdade o que sabemos teologicamente, é que a antiga aliança se refere a todo aquele sistema de leis geral."


    Primeiro que você apenas cria um artifício para negar o que está escrito em Efésios 2:15. A lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças.

    Agora quando Tiago cita a lei real, é a que foi entregue pela N.A. Clébio, por isso ele diz a lei real, é a que vale agora. "Esqueça" tudo aquilo do antigo, supostamente... cumpriremos em Cristo esta do amor, pois agora o E.S. abita em nós. Romanos 2:13
    Esta lei que cumprimos agora.

    Bem, o que era transitória e que deveria perecer segundo os textos acima?
    Resposta: a glória refletida no rosto de Moisés!!!


    Shocked

    Assim como o rosto do Moisés refletia a glória de Deus, assim também a lei que tratava das cerimônias e os serviços do santuário terrestre refletiam a presença de Cristo. O propósito de Deus era que os crentes nos dias do AT entendessem e sentissem a presença salvadora de Cristo na glória refletida do sistema simbólico.

    Clébio, está escrito que é o ministério.

    6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

    Você fez bons questionamentos e argumenta bem Clébio, mas no final agora sobre 2 Coríntios 3, você inventou coisas que não tem como extrair do texto.

    Graça e paz!

    Conteúdo patrocinado


    A lei e os profetas duraram até João... - Página 12 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 07 maio 2024, 06:53