F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+7
Jefté
Max Sensi
Tzaruch
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Valdomiro
Norberto
11 participantes

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Norberto Sex 24 Jul 2015, 11:06

    .
    Crédito da explicação: Membro deste Fórum, Rodrigues, o qual postou em outro tópico.

    Administrador




    Em Dt :6:4 diz:  "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor". E essa mesma citação é feita em MC:12:29.

    "Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!".


    No siríaco ou aramaico seria isso.

    " Shema Yesrael mara alaha mara khad".

    O grego traz para marcos a seguinte expressão.

    " Acuê, Israel, kiriós rót iós rimon kiriós Eis estin".

    Ou seja, quando nós pegamos essa expressão "um" no grego, que o aramaico trás "Khad", no grego " Eis"=(um).

    Ou seja, "Eis" é um adjetivo cardinal masculino SINGULAR. Essa construção do grego de "eis" aqui de "um" É a mesma equivalência para "Khad", que no hebraico é, numeral cardinal masculino SINGULAR absoluto. Portanto, tanto o texto grego quanto o aramaico a equivalência de " eis" para o hebraico tem a mesma construção, masculino singular.

    Logo então, se eu tenho essa passagem de marcos como fidedigna, ela é existente, Jesus afirmou isso? Então Jesus está Corroborando que existe UM só Senhor. Ai alguns pega o texto de Jo:10:30." Eu e o Pai somos um". Querendo afirmar que Jesus é também deus. Só que tem um problema ai. Quando se chega no grego temos:

    " Ego kai RO pate en esmem ".

    Esse " En" é adjetivo cardinal nominativo NEUTRO singular. Tem uma grande diferença entre masculino e neutro, o neutro aqui não está se referindo à PESSOA dele ser a mesma PESSOA do Pai, ele ter a mesma ESSÊNCIA do Pai, a mesma divindade, não. "En" está falando de Ação, ou seja, você fazer algumas coisas conforme uma outra pessoa dai se usa o neutro. Não é que VC é aquela pessoa, as suas atitudes são iguais à daquela pessoa, então está falando de essência de caráter de pessoa e divindade em João: 10:30.

    As ações dele tem haver com divindade? Não, pois outros também tiveram as mesmas ações como Moisés e outros demais também, e nem por isso eles falaram que eram divinos.

    Então explicando gramaticalmente João 10:30, não se refere a divindade por causa da construção do grego.
    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Valdomiro Sex 24 Jul 2015, 11:37

    Paz a todos!

    Essa observação do neutro empregado em JO. 10.30 é um bom indicativo de que Jesus não estava dizendo que ele e o Pai eram o mesmo Deus, pois "Deus" em grego é do gênero masculino ("eis" UM), mas Jesus usou o neutro.

    Além do mais, dizer "Eu e o Pai somos UM", sem o contexto geral da Bíblia, não diria o que seria esse "um", mesmo que fosse do gênero masculino se precisaria de informações complementares que explicitasse o que se quer dizer. Então, o entendimento desse "um" se dá por outras passagens, com sentido paralelo, como, por exemplo, Jo. 17.20-23:

    "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim."


    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Betho Sex 24 Jul 2015, 19:21

    Não que desprezo os outros, porém, tenho o segundo argumento, citado pelo Valdomiro, em estima e primazia, é a simplicidade do Evangelho.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 24 Jul 2015, 23:05

    Boa noite

    Iria postar essa mensagem em outro tópico (Jesus é Deus ou Apenas um Deus?) mas infelizmente sofreu intervenção da direção e está temporariamente suspenso, mais assim que for liberado esse enredo irá ser acrescentado ou ficamos por aqui mesmo.

    Será que Jesus tinha a pretensão de ser Deus em João 10:33? senão,  Jesus mentiu em afirmar ser Filho de Deus ou mentiu ao afirmar que Ele era Deus?

    "Não te apedrejamos por alguma obra", responderam os judeus ", mas pela blasfêmia, porque você, um simples homem, tem a pretensão de ser Deus."João 10:33

    Agora vem a surpresa, sabe aquela velha obsessão que sempre estou repetido como se fosse um papagaio, dizendo o tempo todo "Leia Toda a Historia Para que Possa Entender o seu conteúdo...... Muito bem, precisamos mais mais uma vez  ler o contexto que é descrito em João 10:27-36
    27 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
    28 - eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
    29 - Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
    30 - Eu e o Pai somos um.
    31 - Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
    32 - Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me?
    33 - Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus.
    34 - Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
    35 - Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
    36 - àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
    Os nossos amigos Trinitarianos muitas vezes alegam as palavras "Eu e o Pai somos um", e mais tarde, podemos ver que os judeus pensavam que Jesus estava afirmando ser Deus. Portanto, a reivindicação é feita que Jesus estava afirmando ser Deus o que irritou os judeus. Mas em uma minuciosa verificação no seu contexto nos revela o oposto. A ironia aqui é que Jesus disse anteriormente no versículo 29 , Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que tudo e depois da acusação de que Jesus estava afirmando ser Deus pelos judeus, Jesus, então, lembra-lhes o uso do palavra "deuses /theos  θεός  G2316"  no Antigo Testamento.

    Jesus na verdade, estava se referindo-se aos mestre, Escribas da lei por está o julgando Salmos 82:06, que diz: "Eu disse: 'Você é" deuses "; todos vós sois filhos do Altíssimo.

    Depois de Jesus lembra os judeus de isso, ele pede-lhes então: ... "Por que então você me acusa de blasfêmia porque eu disse: 'Eu sou o filho de Deus'?" (versículo 36 ).

    Sabemos que "theos" é a palavra grega para Deus, mas a palavra também pode ser usado para descrever o seguinte:

    Refere-se às coisas de Deus
    Seus conselhos, interesses, coisas devido a Ele
    Tudo o que pode, em qualquer aspecto será semelhante a Deus, ou se assemelham a ele de qualquer maneira
    Vice-regente ou representante de Deus
    De magistrados e juízes

    Se de fato você afirma que Jesus estava dizendo que ele era Deus aqui, em seguida, ouvir atentamente o que Jesus diz a você:

    Por que então você me acusa de blasfêmia porque eu disse: 'Eu sou o Filho de Deus?

    Então Jesus disse que ele era o Deus Todo-Poderoso a julgar pelo reposta acima? Eu acho que é óbvio que o que Jesus estava dizendo que ele era o filho de Deus. Se você não concordar com isso e ainda argumentar que Jesus estava afirmando ser Deus, então você não está acusando Jesus de blasfêmia, dizendo que ele afirmou ser Deus apenas como esses judeus fizeram? Leia a resposta de Jesus outra vez: "Por que você me acusa de blasfêmia porque eu disse que sou filho de Deus". Vocês querem ser como aqueles judeus que argumentaram e julgaram contra Jesus sobre o que ele disse?

    De acordo com o Grande Livro e uma minuciosa leitura sobre João 10, só reforça que na  verdade Jesus não é Deus, mas o filho de Deus. Se você usar este versículo para dizer que Jesus é o Deus "Todo-Poderoso", então você está cometendo o mesmo erro que os judeus fizeram e você está ignorando o que Jesus disse em defesa dessa acusação.Além disso, a Bíblia repete o fato de que o Pai e Jesus são um. Mas também diz que nós somos um também, portanto, se você acha que o Pai e Jesus são um significa que Jesus é Deus, então você tem que dizer que nós somos Deus também, a fim de ser consistente.
    João 17:21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
    Obviamente, a unidade que está sendo relatada é um em espírito e unidade de propósito. Isso é claro para ver porque "todo nós" também estamos incluídas nesta unidade.

    Almoedo
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Tzaruch Sáb 25 Jul 2015, 02:39

    .
    Olá Marcelo.


    Marcelo escreveu:Jesus na verdade, estava se referindo-se aos mestre, Escribas da lei por está o julgando Salmos 82:06, que diz: 
    "Eu disse: 'Você é" deuses "; todos vós sois filhos do Altíssimo.

    Qual VERDADE Marcelo ?


    Você já foi mais que REFUTADO nessas coisas que volta a escrever, já ficou exposto em 
    outro tópico que o Salmo 82 fala para todos e não somente para esses chamados de "mestres".



    Você não teve como negar nem apontar erros na explicação, e agora continua a postar as
    mesmas coisas como se esteja certo,, e isso tudo porque não quer admitir um entendimento
    correto e melhor que o seu ?


    Lembra das seguinte palavras que escreveu faz pouco tempo ?



    ______Marcelo_____
    Isso é o que entendo e compreendo sobre essa biografia de Jesus, agora se você entende diferente, tudo bem,  
    tem todo o direito de discordar,
    mas não tem o mesmo direito de implantar o seu conceitos e a suas ideias e seus

    discernimentos
    para  as outras pessoa que pensa e acredita diferente de você
    .

    _________________


    Então, sem ser preciso discordar, mas mostrando os textos que discordam de você, o direito
    está a ser usado, mas você não tem o mesmo direito de implantar o que entende e compreende
    acerca de um assunto no qual JÁ ESTÁ MAIS QUE REFUTADO, e ainda tenta dizer que é a verdade.




    ______________Citação________________

    Re: Jesus é Deus ou Apenas um Deus?

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty por Tzaruch em Sex 19 Jun 2015,
    .
    Resposta à Mensagem Nº139

    Olá Marcelo.

    Marcelo escreveu:

    Não Tzaruch, já fiz várias explanação sobre esse Salmos ao logo de toda a nossa
    discussão e não vou ficar batendo na mesma tecla o tempo todo.....

    Também já foram por diversas vezes refutadas essas explanações que falou, na maioria
    das vezes com textos e entendimento sobre o que está escrito, e você NEM RESPONDEU.

    Se você não contra-argumentou e ainda chegou ao ponto de dizer que tinha esgotado os argumentos,
    também não venha de novo com a mesma conversa sobre a qual não apresentou nada a provar.


    Marcelo escreveu:

    Como disse fique pelo que você entende e eu ficarei com a minha.

    Quando for citado o Salmo 82, não venha dizer que foi dirigido aos sacerdotes e
    juízes
    ,, porque isso
    não procede nem tem argumentos a sustentar,
    porque caso eles existissem você já os teria apresentado.


    Eu disse:
    Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.

    Todavia morrereis como homens,
    e caireis como qualquer dos príncipes.

    Salmos 82:6,7



    Portanto,, ficou entendido que o Salmo 82 fala para todos a quem a Palavra de DEUS foi dirigida,
    e isso incluiu cada homem e cada mulher à face da terra
    .

    _____________Fim da citação_______________



    Tanto é que nessa mensagem acabou por dizer que ficava com o que entendia, porque

    claro não deu para rebater o entendimento que lhe era apresentado.

    E ainda sobre o mesmo assunto, e escrito antes........



    _______Citação Marcelo_________

    Re: Jesus é Deus ou Apenas um Deus?

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty por Marcelo Almoedo em Sab 13 Jun 2015,

    Bom dia


    Não tem mais o que conversar, todos os meus argumentos sobre o que foi dito
    em João no cap. 10 em referencia ao Salmos 82 está todos esgotados...

    Portanto meu caro, fique com a sua analise que ficarei com a minha.

    ____________________________



    E agora, se esgotou os argumentos, se não conseguiu refutar e está mostrado que foi refutado,
    qual o motivo de continuar a querer implantar essas ideias sem qualquer fundamento bíblico ?

    E ainda começa a frase a dizer, que isso que quer entender é que é a verdade que JESUS falou ?


    Qual verdade afinal, se o que escreve sobre Salmos 82 já foi refutado e não procede ?


    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 25 Jul 2015, 13:54

    Boa tarde



    Marcelo escreveu:
    Não Tzaruch, já fiz várias explanação sobre esse Salmos ao logo de toda a nossa  discussão e não vou ficar batendo na mesma tecla o tempo todo.....
    Não irei repetir o que já foi concedido como resposta.

    Almoedo
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Tzaruch Sáb 25 Jul 2015, 18:14

    .

    Olá Marcelo

    Marcelo escreveu:Não irei repetir o que já foi concedido como resposta.

    O que você concedeu como resposta ESTÁ ERRADO, já foi refutado por nem ser condizente 

    com aquilo que está escrito.


    A sua explanação sobre o Salmo 82 é totalmente sem sentido, nem quando tentou relacionar
    João 10 para ver se conseguia inserir esses tais mestres da lei como sendo só a eles que 
    o Salmo chama de deuses e filhos do Altíssimo você conseguiu provar coisa alguma.



    Se a sua argumentação não procede, está errada, e ficou sem argumentos, porque não aceita
    o que de melhor ficou explicado e argumentado como sendo o certo ?

    Por certo não se quer dar por convencido, embora tudo aponte nesse sentido, mesmo assim
    diz que prefere ficar com o seu próprio entendimento errado.


    Assim não mostra imparcialidade no que está a ler, e tenta somente impor aquilo que quer entender,,
    e ainda chama a isso de "verdade"
    ,, por certo só a sua "verdade" e não a verdade

    que todos podem ler sobre os textos apontados e o que querem dizer.


    O Salmo 82 chama a TODOS de deuses e filhos do ALTÍSSIMO, e você pode torcer e remoer
    quantas vezes quiser
    , NÃO CONSEGUIRÁ MOSTRAR O CONTRÁRIO.



    E cada vez que tentar dizer o contrário da verdade, será novamente mostrado o seu erro.


    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 25 Jul 2015, 18:39

    Boa noite

    Tzaruch
    O que você concedeu como resposta ESTÁ ERRADO, já foi refutado por nem ser condizente  
    com aquilo que está escrito.
    A sua explanação sobre o Salmo 82 é totalmente sem sentido, nem quando tentou relacionar
    João 10 para ver se conseguia inserir esses tais mestres da lei como sendo só a eles que  
    o Salmo chama de deuses e filhos do Altíssimo você conseguiu provar coisa alguma.
    Na sua visão, se está errado ou correto, não me interessa e sim como leio e entendo..... simples assim.

    Almoedo
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Tzaruch Qui 20 Ago 2015, 02:51

    .


    Olá Marcelo.


    Você não leu nada sobre "visão" do Tzaruch, aquilo que falou é que não é condizente com

    o que está escrito....

    E a sua despreocupação com o certo e o errado só mostra que não está a ser imparcial,
    só está interessado como quer ler e entender.



    .
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Jefté Qui 20 Ago 2015, 07:59

    Olá irmãos

    na mensagem nº 4:

    Marcelo Almoedo escreveu:Se de fato você afirma que Jesus estava dizendo que ele era Deus aqui, em seguida, ouvir atentamente o que Jesus diz a você:

    Por que então você me acusa de blasfêmia porque eu disse: 'Eu sou o Filho de Deus?

    Então Jesus disse que ele era o Deus Todo-Poderoso a julgar pelo reposta acima? Eu acho que é óbvio que o que Jesus estava dizendo que ele era o filho de Deus. Se você não concordar com isso e ainda argumentar que Jesus estava afirmando ser Deus, então você não está acusando Jesus de blasfêmia, dizendo que ele afirmou ser Deus apenas como esses judeus fizeram? Leia a resposta de Jesus outra vez: "Por que você me acusa de blasfêmia porque eu disse que sou filho de Deus". Vocês querem ser como aqueles judeus que argumentaram e julgaram contra Jesus sobre o que ele disse?

    Acho engraçado... e já afirmei isso várias vezes...
    analisamos e analisamos o grego... e o utilizamos a fundo p/ explicar o evangelho; ou neutralizar...
    é mais ou menos como se os irmãos antigamente (que espalhados pelo mundo) carregassem em si (ou junto aos códices que se liam - os manuscritos gregos) possuíssem por si, todos, uma extensa gramática grega explicando os miúdos de cada elemento da sua gramática - conforme vemos aqui explicando alguns irmãos...
    parece até que o evangelho foi pregado e difundido e copiado pelo mundo no grego super clássico e somente lido e entendido por eruditos...

    E, analisamos e analisamos o grego....
    Só nos esquecemos de analisar aquilo que está bem diante dos olhos: os judeus realmente iriam apedrejar a Cristo - por ele dizer-se: o Filho de Deus - mas que contexto os judeus compreendiam neste dizer?
    Qual era o peso desta afirmação para os judeus e diante dos judeus? - e ainda c/ Jesus a demonstrar - ainda que não quisesse, tamanha sabedoria, humildade, mansidão, curas e maravilhas e ensinando sua doutrina c/ autoridade, e não como os escribas - diante deles, de seus olhos???
    Ora, o contexto desta realidade aos judeus era aquilo que eles mesmos se expressaram; ou seja, Filho de Deus quer dizer igual a Deus!
    Ou não foi isso que eles disseram? acaso Jesus dizia: "Sou o Filho de Deus", e eles entenderiam, Jesus dizer: "Sou Deus" ???
    Não, Jesus não precisava dizer isso, eles já o entendiam; porque sabiam que o homem é exatamente igual a seu filho, ou não ?!
    Ou acaso os judeus não sabiam que o filho do homem ou os filhos dos homens são idênticos aos pais????
    Talvez o grego - c/ sua maravilhosa gramática que os homens adoram estudar - não nos permita entender tal realidade - porém, a Criação não nos deixa órfãos neste entendimento, pois ela o declara. é mais ou menos como diz o salmo:
    "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos..."
    olhemos só como ela o manifesta...
    E é exatamente por ela, que os judeus não admitiam jamais a Jesus ser o Filho de Deus; conforme mesmo expressa o Samos 2 - e que os judeus certamente conheciam, dizendo:
    "Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me eu te darei as nações por herança e os fins da terra por tua possessão."
    "Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra."  

    E no contexto de João, diz:
    "Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." João 10.33

    E Cristo o tornava a afirmar:
    "Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?" -João 10.36
    E os judeus bem sabiam o que tal expressão queria (e quer) dizer!!!!
    ... os judeus sabiam...
    embora, nós hoje, o não saibamos....
    e o grego certamente não no-lo dirá...

    selá...!


    Última edição por Jefté em Qui 20 Ago 2015, 08:30, editado 5 vez(es)
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Washington Ruiz Qui 20 Ago 2015, 08:10

    Olá, Norberto,

    Sobre o SOMOS UM, de Jo 10.30

    Se a expressão eu e o Pai SOMOS UM significasse que Jesus estivesse se dizendo Deus, então, nós, os homens, teríamos de fazer parte desse mesmo corpo, pois, em Jo 17.22, quando Jesus disse: Eu lhes tenho transmitido a GLÓRIA que me tens dado, para que (os homens) SEJAM UM, como NÓS O SOMOS, implica que a expressão eu e o Pai SOMOS UM está se estendendo a todos nós, não é?

    A GLÓRIA que o Pai deu ao Filho e que o Filho nos transmitiu (Jo 17.22) refere-se à glória de termos de obedecer exclusivamente ao EVANGELHO que Jesus nos veio trazer, isto é, se obedecermos EXCLUSIVAMENTE aos escritos do Evangelho, nós, Jesus e o Pai também SEREMOS UM, tal qual Jesus e o Pai também SÃO UM.

    Jesus e Deus SÃO UM porque têm a mesma VONTADE, o mesmo QUERER, o mesmo PENSAR, quer dizer, eles têm o mesmo ESPÍRITO, santo, porém, se existir em nós essa mesma VONTADE, esse mesmo QUERER, esse mesmo PENSAR, teremos também o mesmo ESPÍRITO que Jesus e Deus têm.

    Assim como Jesus e Deus SÃO UM, todos nós, juntos com Jesus e Deus, também SEREMOS UM, afinal, é isso que está escrito (Jo 17.23): EU NELES, E TU EM MIM, a fim de que (todos os discípulos da obediência EXCLUSIVA ao Evangelho) sejam aperfeiçoados na UNIDADE.

    Foi a obediência do Filho AO PAI que fez o Pai estar nele, assim como será a nossa obediência AO QUE ESTÁ ESCRITO EXCLUSIVAMENTE NO EVANGELHO que fará o Pai também estar em nós.

    Até mais!
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Washington Ruiz Seg 24 Ago 2015, 10:27

    Olá, Norberto,

    Será que você concorda ou não com o que escrevi sobre o EU E O PAI SOMOS UM, de Jo 10.30? Gostaria de saber a sua opinião, pode ser? Obrigado.

    Até mais!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Jefté Seg 24 Ago 2015, 11:55

    Washington Ruiz escreveu:Se a expressão eu e o Pai SOMOS UM significasse que Jesus estivesse se dizendo Deus, então, nós, os homens, teríamos de fazer parte desse mesmo corpo, pois, em Jo 17.22, quando Jesus disse: Eu lhes tenho transmitido a GLÓRIA que me tens dado, para que (os homens) SEJAM UM, como NÓS O SOMOS, implica que a expressão eu e o Pai SOMOS UM está se estendendo a todos nós, não é?
    Nós só podemos ser um c/ Deus Pai devido a Graça de Cristo e devido a Cristo verdadeiramente ser um c/ o Pai - é por isso que o Senhor nos convida e ensina a buscarmos ser; mas porque Ele (Cristo) o é; e assim, quando estamos na fé, no seu amor, e na fé do evangelho - pela graça de Deus a nós concedida - passamos pela graça e pela fé a ser um com um c/ o Pai e o Filho.
    Mas... essa comunhão - é porque o Senhor é um.

    quanto a nós, é pela graça nos concedida, de maneira a ela anular os nossos pecados perdoando-nos instantaneamente pela fé nossos pecados...
    ou achamos nós que o Pai anda participando conosco das mesquinharias do nosso viver, e sendo Um?!!!?
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Washington Ruiz Seg 24 Ago 2015, 13:49

    Olá, Jefté,

    Assim como Jesus é um com o Pai, nós também temos de ser um com o Pai, isto é, os filhos têm de se espelhar no Pai.
    =
    Jesus fez a parte dele, deixando-nos exemplo de OBEDIÊNCIA a seguir, quer dizer, só podemos ser um com o Pai se fizermos a parte que nos cabe fazer, que é a de nos espelharmos em Cristo.
    =
    Todas as igrejas que se dizem evangélicas, sem distinção de nenhuma, ensinam que seus fiéis, quando estiverem passando necessidades financeiras, ou sentimentais, ou fisiológicas, devem, prostrados, pedir a Deus que os livre das tribulações que estiverem passando, quer dizer, essas igrejas ensinam o rejeitar as tribulações, porém, o que está escrito é que devemos suportar as tribulações.

    Quem estará certo: O ensino que está escrito ou o que é ensinado nessas igrejas?

    Enquanto o homem estiver buscando ajuda material, de maneira nenhuma ele estará se espelhando em Cristo e, por isso, não poderá ser um com o Pai.

    Até mais!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Tzaruch Ter 23 Ago 2016, 08:44

    .
    Resposta à Mensagem Nº1

    Olá a todos.

    Msn Nº1 escreveu:
    " Ego kai RO pate en esmem ".

    Esse " En" é adjetivo cardinal nominativo NEUTRO singular. Tem uma grande diferença entre masculino e neutro,
    o neutro aqui não está se referindo à PESSOA dele ser a mesma PESSOA do Pai, ele ter a mesma ESSÊNCIA do Pai,
    a mesma divindade, não. "En" está falando de Ação, ou seja, você fazer algumas coisas conforme
    uma outra pessoa dai se usa o neutro
    .

    Não é que VC é aquela pessoa, as suas atitudes são iguais à daquela pessoa,
    então está falando de essência de caráter de pessoa e divindade em João: 10:30.

    Exatamente, por isso é que JESUS sempre falou que não fazia a sua vontade,
    mas sim a vontade de DEUS,, e isso em diversos versos.

    Mas esvaziou-se a si mesmo,
    tomando a forma de servo,
    fazendo-se semelhante aos homens;

    -Filipenses 2:7-

    E para fazer essa vontade JESUS esvaziou-se da sua própria vontade,
    e fazendo a vontade de DEUS mostrou a nós como é a "atitude" de DEUS
    .




    E eu dei-lhes a glória que a mim me deste,
    para que sejam um, como nós somos um.

    -João 17:22-

    A glória que DEUS deu a JESUS é a mesma glória que JESUS nos deu,
    para que também nós sejamos UM com DEUS,, fazendo a vontade de DEUS.


    Para que todos sejam um, como tu,
    ó Pai, o és em mim
    , e eu em ti;
    que também eles sejam um em nós,
    para que o mundo creia que tu me enviaste.

    -João 17:21-

    Todos sermos um é nesse mesmo sentido de ação que é apontada
    na msn Nº1,,
    e essa ação é a vontade de DEUS que não sabem ensinar.


    Perdem tempo a dizer e a inventar coisas para PARECER que JESUS é DEUS,
    contudo ensinar o que JESUS nos ensinou (a glória que ele deu),, isso já
    não sabem fazer
    ,, porque simplesmente não sabem qual é a vontade de DEUS.

    .

    Conteúdo patrocinado


    EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30 Empty Re: EU e o PAI somos um - explicando gramaticalmente João 10.30

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 06:03