F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2508
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Qui 16 Abr 2015, 14:37

    Lúcio Monteiro disse (mensagem 893):

    Edison escreveu:
    Quanto à Palavra, precisamos lembrar que a palavra é somente a expressão do pensamento. O pensamento antecede à palavra. O pensamento é a Palavra não expressada. O pensamento vem antes do princípio (Jo 1). Deus vem antes do princípio... A Palavra não é uma pessoa. A Palavra é o próprio Deus.

    Lucio Monteiro escreveu:
    De fato, o pensamento precede a palavra assim como o Pai precede o Filho. Mas quem explica quem é 'a Palavra' é o Inspirador da Bíblia, por dizer que "a Palavra se fez carne e habitou entre nós", referindo-se a uma pessoa, Jesus Cristo. Observe que o que foi revelado é que o título 'a Palavra' foi usado como se referindo a uma pessoa que se tornou carne

    "No princípio era a Palavra, a Palavra estava com Deus, a Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (João 1:2-4).

    Vamos procurar seguir um Caminho sem ser unicista, ou dualista e muito menos trinitarista.

    Quando diz "no princípio" sugere que foi quando o tempo passou a existir.
    Foi aí que surgiu o Verbo, a Palavra, o Logos, o Filho, o Filho-Palavra.

    Não estamos falando de Jesus ainda. Jesus surge a partir de Maria.

    Estamos tentando entrar no cenário antes do “haja luz”, antes de haver qualquer tipo de átomo ou molécula. Nós estamos tentando entrar num cenário quando Jeová ainda não era Deus.

    Vou explicar o “Jeová não era Deus”. Considerando que a palavra deus significa “objeto de adoração”, esse “Jeová não era Deus” nos remete a um “tempo” quando só existia o Eterno Jeová, o existente de Si Mesmo”, o invisível e Eterno Todo Poderoso. Não havia nada, absolutamente nada que O adorasse. Não havia anjos, arcanjos, querubins, serafins, enfim, não havia absolutamente nada para Lhe adorar.
    Estamos falando de um período em que somente existia o Eterno e dentro Dele Seus pensamentos, Seus atributos e toda a criação que estava dentro Dele, em Seus pensamentos.

    E um dos atributos que Ele manifestou quando começou a expressa-los, foi a Sua Palavra que trazia o atributo de ser visível e também de ser Criador.
    A Sua Palavra criativa estava Nele e por conseqüência era Ele. A Palavra estava com Deus e era Deus diz a Escritura. A Escritura não supõe que a Palavra era Deus. A Escritura afirma taxativamente que a Palavra era Deus.

    Nós temos de digerir (entender) espiritualmente isso aí. E quem dá esse entendimento espiritual é o próprio Deus. Nós temos de caminhar nas linhas, bem como nas entrelinhas da Palavra e Deus precisa nos revelar o que está nas linhas, nas entrelinhas e por detrás dessas letras. A letra é somente a casca. Jesus disse: “As palavras que vos digo são espírito e vida” (Jo 6:63)

    Como já falamos e você concorda, uma palavra antes de ser expressa já existe e são os nossos pensamentos. A Palavra existia em Deus, mas estava numa condição pré-existente que a antecede; Estes são os pensamentos de Deus.
    Tudo aquilo que Deus sempre foi estava em Seus eternos pensamentos. Estavam Nele. Era Ele. Todos os Seus atributos estavam em Si mesmo. Estava Nele ser Pai, ser Filho, ser Consolador, ser Criador, ser Salvador, ser Curador, ser visível, etc.

    Dentro do processo de se tornar visível, o primeiro passo foi Ele criar uma Teofania de Si mesmo, onde Se derramou e centralizou ali toda a plenitude da Sua Divindade. Essa teofania nada mais era do que o próprio Jeová Deus se fazendo visível.
    100% dessa teofania era Jeová Deus. 100% dessa teofania era a Palavra de Jeová Deus que estava com Jeová Deus e era Jeová Deus.
    A partir daí se desencadeou toda a criação das coisas visíveis e invisíveis (Col. 1:16).

    Essa Teofania não era uma segunda pessoa. Essa Teofania era a representação (imagem) da Palavra que estava com Deus e era Deus. Essa Teofania trazia em si o atributo de Filho, o Filho-Palavra em quem tudo estava criado (Col. 1:16 – “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,......”)
    A partir de então desencadeou-se toda a criação. O Jeová-Deus Criador agora estava numa Teofania > Pessoa > Persona > Máscara, (Pessoa=Persona=Máscara - definição do latim) trazendo à existência através da Sua Teofania-Palavra, aquilo que estava em Seus pensamentos quando tudo o que existia era o nada.
    Não uma segunda pessoa, mas a “primeira” e Única Pessoa que sempre existiu até hoje.


    e não a algum pensamento ou palavra de Deus que se tornou carne. E diz claramente que a Palavra não era o Pai, nem algo que procede do Pai, mas alguém que é gerado pelo Pai:
    A Bíblia diz que a Palavra se fez carne. A Bíblia diz que a Palavra estava com Deus e era Deus. E mais, se foi gerado pelo Pai onde estava o Filho? Onde você estava antes de sua mãe traze-lo à vida após o parto? O natural tipifica o espiritual (Rom. 1:20). Percebe?

    "Nenhum homem jamais viu a Deus. O deus unigênito, que está ao lado do Pai, é quem o revelou". 'A Palavra' não "era o pensamento de Deus", mas 'a Palavra' de Deus. Observe numa tradução interlinear que o termo 'theos' que se refere à Palavra, além de não ser precedido pelo artigo definido, está ladeado por duas ocorrências do termo theos com artigo definido ["ho theos"], as quais se referem ao único Deus. Isto distingue aquele que é a Palavra, e não o identifica como sendo o próprio Deus. Ser aquele que é 'a Palavra' chamado apenas de theos ("Deus sem artigo", ou "um deus") pode estar relacionado ao grande poder que Jesus recebeu do Pai para executar a criação de todas as coisas, porque logo em seguida, lemos: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele". As escrituras também chamam Moisés de "deus" e os anjos de "deuses" sempre que precisava indicar que o poder necessário para se desincumbir de sua missão derivava do próprio Deus.

    “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18).

    Lembre-se “Há UM só Deus e Pai, o (art. def. singular) qual é sobre todos e por todos e em todos” (Ef. 4).
    Consegue ver Pai, Filho e Espírito Santo aí?
    Este Único Deus e Pai é sobre todos (Pai) e por todos (Filho) e em todos (Espírito Santo).
    Entendeu: É sempre "Theos" e nunca "ho theus". Independente de Ele agir como Pai, ou como Filho ou como Espírito Santo sempre é o Único Theos.

    Então, Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse O revelou”. O Filho-Palavra que está no seio do Pai, que antes do princípio se fez Teofania (uma imagem), já vinha Se revelando antes de Jesus entrar em cena.

    Todas aquelas teofanias que a Bíblia relata era o Filho-Palavra, que estava no princípio com Deus e era Deus.
    Era o Filho falando com Adão e Eva no Edem, era o Filho falando com a Eva e a serpente no Edem, era o Filho falando com Abraão nos carvalhais de Manre, era o Filho falando com Moisés na sarça ardente, era o Filho cravando os 10 mandamentos nas tábuas de pedra, era o Filho na Coluna de Fogo e na Nuvem no deserto, era o Filho em Melquisedeque ceando com Abrão, era o Filho da fornalha com Daniel, etc. etc. etc.

    Em Jesus foi o ápice da obra de Se tornar visível para a Sua criação. Em Jesus Ele se fez visível ao mundo visível. Essa encarnação se fez necessário para que Ele pudesse dar cabo ao Seu atributo de salvador, de redentor, de remidor, de libertador, dentro do “critério” estabelecido por Ele mesmo que é a remissão de pecados através do sangue (Heb. 9:22, Col. 1:14, Atos 20:28). E não poderia ser sangue humano. O sangue meramente humano já nasce contaminado pelo pecado. O sangue humano é gerado em iniqüidade (Sal. 51:5, Rom. 8:3, II Cor. 5:19, etc.).

    Tinha de ser sangue imaculado, tinha de ser sangue Divino, sangue sem o concurso do sexo, sangue que deu vida a um tabernáculo não feito por mãos de homens e não desta geração (Heb. 9:11). Então Deus pode habitar ali com toda a Sua plenitude (Col. 1:19 e 2:9) e operar a redenção dos filhos condenados pelo pecado (Ef. 1:7, Heb. 9:12).

    Com tudo isso Lúcio, não creio que Jesus era pai de si mesmo. Não tenho fé unicista. Deus gerou e habitou em um homem gerado sem pecado. Não havia nada de José e nem de Maria em Jesus. Tanto o óvulo quanto o germe de vida no óvulo que foi encubado em Maria teve a participação direta do próprio Deus através do Seu Espírito (Mat. 1:20, Luc. 1:35).



    Arcolino
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 269
    Data de inscrição : 21/01/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Arcolino Qui 16 Abr 2015, 15:53

    Olá Edison se encontra em Mt. 28:19

    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nomedo Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    Podemos dizer que tudo escrito nas escrituras divinamente inspiradas nos fora dado e revelados, tendo como centro a pessoa do Senhor Jesus, não é verdade?

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qui 16 Abr 2015, 15:59

    .
    Estou pendente de ler o presente tópico, falta este e mais um para completar minha leitura à vista de mais de um mês ausente.

    No entanto, considerando pelas últimas mensagens sobre batismo e em "nome...", gostaria de indicar os seguintes tópicos:

    > BATISMO em nome do Espírito Santo? - Mateus 28.19

    > Mateus 28.19 Fórmula Batismal é contestável ! - Batizando em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo

    > Qual batismo nas águas é o verdadeiro segundo a Bíblia? O em nome de Jesus ou em nome da Trindade?


    .
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Qui 16 Abr 2015, 22:52

    Arcolino escreveu:Olá Edison se encontra em Mt. 28:19

    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nomedo Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    Podemos dizer que tudo escrito nas escrituras divinamente inspiradas nos fora dado e revelados, tendo como centro a pessoa do Senhor Jesus, não é verdade?


    Arcolino,

    Mas qual é o Nome dado e revelado?

    Não vejo nenhum Nome em Mat. 28:19.

    Não seria o Nome dado em Atos 4:10-12?
    avatar
    Arcolino
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 269
    Idade : 63
    Cidade/Estado : Salvador
    Religião : Cristão
    Igreja : desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 550
    Data de inscrição : 21/01/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Arcolino Sex 17 Abr 2015, 11:12

    DEUS É EU SOU QUE SOU ESSE É O MEU NOME

    O Eterno é inominável os nomes dados ao longo da história soteriológica são instrumentais, não pode ser apreendido por coisa alguma nem mesmo o céu dos céus pode contê-lo, e não se achou lugar para ELE mostrando seu auto nível da SANTIDADE,

    Vemos que JESUS quer dizer JEOVÁ QUE SALVA isso deixa de ser um nome pessoal, para instrumental ;

    E todos nós sabemos disso com todos nomes a ELE atribuído, do seu caráter instrumental muito mais que pessoalidade em relação com os homens;

    Deus é na medida que sendo auto existente e o em Si Mesmo não deveríamos supor um nome pessoal, o dado e tão polemizado das quatros letras mudas portanto impronunciável que os jeovitas dizerem que Jesus ensinou aos discípulo tem um significado indissociável dEle , que é o ETERNO,

    Também sabemos que Jesus terá um nome que está acima de todo nome que se nomeia, ou seja inominável, Deus não está na categoria dum situar-se como as criações e a qual todos são nomeados como as estrelas que sendo talvez trilhões ainda assim chama cada uma pelo nome, aqui na terra ele chamou Adão para dá nome aos animais, em outras palavras nome são propriamente para criaturas, que são contigentes e limitados são situados, Deus apenas, deu nomes instrumentais para relacionamentos e salvação das criaturas humanas, creio que não devamos termos presunção que ELE tenha nome Pessoal até mesmo por questão ontológica ELE É, isso quer dizer que não pode não SER, quer dizer que aquilo que acreditamos ser suas qualidades em nossas subjetividades, na verdade não não dissocia dele mais coincide com o seu SER substantivo, portanto um nome que se refere a DEUS esse nome não se desassocia dele, não se desvincula dele esse nome é literalmente ELE tudo junto, não distingue-se dele algum nome referente a ELE, é impossível nomeá-lo pois nomes fora feito apenas para criaturas, com DEUS não funciona por sê-lo inapreensível e sua condição Ontológica;

    Então Jesus disse: sereis batizados em nome do PAI, do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO;
    Dando esses nomes como uma forma nominal já que o batismo é feito no NOME do relacionado e não se deve supor que haja nomes pessoais para que dependamos desse nome para então sermos batizados mais neste relacionado dado como nome propriamente; eu fui batizado no nome do PAI, do Filho e do Espírito Santo, não faria sentido ser-me perguntado, diga-me como é o nome do Pai?
    ou como é o nome do Filho? ou como é o nome do Espírito Santo? e ainda que houvesse empenho numa busca de algum nome que considerássemos pessoais nas escrituras jamais conseguiríamos todos nomes revelados que são aludidos a Deus são instrumentais ao passo que não distingue-se dele, quando parece está falando duma qualidade dele sempre acaba coincidindo literalmente com ELE MESMO, DEUS É e não pode não ser até mesmo no grau máximo da abnegação da encarnação cuminando na crucificação
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Sex 17 Abr 2015, 11:45

    .
    RECOMENDAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO FÓRUM:

    Recomendamos que a questão "Qual a forma correta de se batizar" - "Em nome de quem?" fosse comentada em um dos seguintes tópico já indicados recentemente:

    > Mateus 28.19 Fórmula Batismal é contestável ! - Batizando em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo

    > Qual batismo nas águas é o verdadeiro segundo a Bíblia? O em nome de Jesus ou em nome da Trindade?


    O presente tópico será analisado e liberado oportunamente.

    Administrador

    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 19 maio 2015, 00:40

    Para o tópico dos tópicos não parar vamos elaborar mais uma questão:

    Hebreus  1.5   Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?

     Este texto se aplica  a Jesus  humano  gerado pelo poder do Espirito santo  segundo prometido aos Pais pelos profetas ou a sua origem  como um ser antes disso?

     Será que existe algum texto que ensine que Cristo foi gerado pelo Pai antes  de sua humanidade?

    Eu só sei que o Anjo disse a Maria também que Ele seria chamado filho de Deus pelo fato de ser gerado pelo Espirito Santo segundo o poder do sobreano que envolveria Maria como podemos ler em Lucas 1:35

    Se houver organização de nossa parte acredito que vamos ter boas discussões..!!!
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Rasabino Ter 19 maio 2015, 07:52

    Gilcimar escreveu: Este texto se aplica  a Jesus  humano  gerado pelo poder do Espirito santo  segundo prometido aos Pais pelos profetas ou a sua origem  como um ser antes disso? Será que existe algum texto que ensine que Cristo foi gerado pelo Pai antes de sua humanidade?

    Existe um texto de Provérbios que pode ser uma inferência acerca do assunto. No entanto, quando colocado ao lado de outro texto ele bem se explica:

    O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens. Provérbios 8:22-31

    comparado:

    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez...Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. João 1:1-3; 27
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Qua 20 maio 2015, 09:29

    Gilcimar pergunta?

    Será que existe algum texto que ensine que Cristo foi gerado pelo Pai antes  de sua humanidade?

    Ernesto responde;

    O texto de João1;1-3, nos esclarece a origem de Cristo;

    No principio era o verbo (palavra) e o verbo (palavra) estava com Deus, e o verbo (palavra) era Deus. Deste verso podemos deduzir que o poder da palavra de Deus se tornou o Cristo, em outras palavras; A palavra de Deus veio a ser o Cristo, que agora é uma extensão divina que possui faculdades próprias, mas não deixa de ser o mesmo Deus. A bíblia afirma que há um só Deus, e esta é uma verdade incontestável, Em I Cor 12:12, diz; Porque assim como o corpo tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

    Abraços    Ernesto
    Higoret
    Higoret
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 125
    Idade : 36
    Cidade/Estado : MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Evangelica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -2
    Pontos de participação : 227
    Data de inscrição : 23/01/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Qual dos três é a ungida???

    Mensagem por Higoret Qua 20 maio 2015, 12:41

    Provérbios 8:22-36

    22. O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
    23. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
    24. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
    25. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
    26. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
    27. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
    28. Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
    29. Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
    30. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
    31. Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
    32. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
    33. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
    34. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
    35. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.
    36. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

    Bom irmão como o assunto é trindade eu gostaria de saber quem é essa ungida?
    Creio eu que seja Jesus...
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 20 maio 2015, 18:33

    .
    Este tópico é o único que não me atualizei.

    Estou lendo mais de 10 páginas anteriores e cheguei agora na mensagem de 07/03/2015, de autoria do Gilcimar. Não citarei o número da mensagem nem a página, pois quando este tópico se dividir em breve, as últimas mensagens sofrerão alteração do número, para formar outro "volume" do tópico.

    Link para acesso à mensagem do Gilcimar que comentarei uma parte a seguir:

    http://www.forumevangelho.com.br/t4454p795-#74535

    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 20 maio 2015, 18:49

    .
    Gilcimar, em sua mensagem de 07/05/2015, observou o seguinte:

    Gilcimar escreveu:Eu confesso que no Inicio das discussões há quase dois anos atrás eu fui profundamente agitado pelas filosofias e argumentos unitaristas pensando com muita cautela na possibilidade de mudança de conceito mas hoje os que são postados por aí não são tão sólidos como pareciam e se eu ficasse com as primeiras impressões já tinha me tornado um unitarista....

    A coisa mais estranha por parte dos Unitaristas é querer que um ser que decidiu viver numa condição de servo e que antes não vivia se comporte na forma em que vivia e não em forma de servo...

    Quanto ao trecho "se eu ficasse com as primeiras impressões já tinha me tornado um unitarista" isso aconteceu comigo no início do minha fé e passei a crê na Trindade.

    Isso ocorreu pois as primeiras impressões, quem me passou foi o credo da igreja e o Pastor dirigente.

    No entanto, quando consultamos a Bíblia ficamos surpresos que a Trindade nunca aparece claramente.

    Com relação a você afirmar que "por parte dos Unitaristas é querer que um ser que decidiu viver numa condição de servo e que antes não vivia se comporte na forma em que vivia e não em forma de servo..." fez-me lembrar do seguinte.

    A coisa mais estranha por parte do Trinitarista é aceitar que um ser que decidiu viver numa condição de servo e que antes não vivia, continue se comportando submisso a Deus, mesmo voltando a ser glorificado com a gloria que tinha anteriormente ao seu esvaziamento.

    Plagiando as cores do Tzaruch eis o versículo que o Trinitarista deveria reconhecer que Jesus tem um Deus acima dele:


    A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus,
    e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus,
    e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém,
    que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

    Apocalipse 3:12

    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 20 maio 2015, 19:32

    Paz a todos!

    Além do fato, Beto, do citado esvaziamento nunca ser dito, pela Bíblia, que foi Deus se esvaziando de sua Deidade. Ou seja, não há nenhum elemento bíblico que suporte uma ideia pretérita de Jesus como sendo Deus tal qual o Pai é.

    Paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qua 20 maio 2015, 20:06

    .

    Olá a todos.


    Ainda tem mais um detalhe que nem sempre é citado.

    Tu crês que há um só Deus; fazes bem.
    Também os demônios o crêem, e estremecem.

    Tiago 2:19

    Os próprios demônios crêem que há um só DEUS, e estremecem.


    E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro,
    dos sepulcros, um homem com espírito imundo;

    Marcos 5:2

    E, clamando com grande voz, disse:
    Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?
    conjuro-te por Deus que não me atormentes

    Marcos 5:7

    Ao se encontrarem com JESUS esses demônios não lhe chamaram de DEUS ALTÍSSIMO,
    mas sim Filho do DEUS Altíssimo, e por DEUS conjuraram JESUS.

    Não saberiam esses demônios distinguir quem é o Filho e quem é o DEUS ALTÍSSIMO ? 

    Se JESUS fosse DEUS seria uma mentira não o terem reconhecido como tal, e as escrituras
    perderiam validade por não terem a verdade escrita
    .


    .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qua 20 maio 2015, 20:43

    .

    Resposta à Mensagem Nº958

    Olá Valdomiro.


    Valdomiro escreveu:Além do fato, Beto, do citado esvaziamento nunca ser dito, pela Bíblia,
    que foi Deus se esvaziando de sua Deidade.

    Muitos irmãos dizem que JESUS é DEUS, outros que é 1/3 de DEUS, e outras coisas mais, 
    e também se apoiam em dizer que JESUS é divino
    , de forma a dar apoio à crença da trindade.




    Porque os que dantes conheceu também os predestinou
    para serem conformes à imagem de seu Filho,
    a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

    Romanos 8:29



    Se JESUS é DEUS, e é o primogênito entre MUITOS IRMÃOS, logo DEUS tem irmãos.


    Qual seria a possibilidade de os trinitaristas afirmarem que DEUS tem irmãos ?

    Tem aqui algum trinitarista que saiba responder ?



    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qui 21 maio 2015, 10:38

    .
    Tzaruch, muito bem lembrado.

    Eu sabia que somos irmãos de Jesus pelo texto bíblico apontado, mas nunca fiz relação como podemos ser irmão do próprio Deus que é Pai de todos.




    Continuando a leitura do tópico parei na mensagem do dia 09/04/2015, de autoria do Clébio que comentou o seguinte em relação ao texto de João 8:58 relativamente à tradução/termos EU SOU.

    Clébio escreveu:João 8:58

    Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

    Pois bem...

    Os Unitaristas com base no texto acima têm traduzido essa expressão EU SOU por "eu tenho sido".

    Se a tradução correta é "eu tenho sido", então eles estão afirmando que Jesus é pré-existente.

    Se a tradução correta for EU SOU, Jesus iguala-se a Deus Pai, sendo Deus também.

    A conclusão do Clébio é; se a tradução correta for EU SOU, Jesus iguala-se a Deus.

    Isso quer dizer que um tradutor bíblico se quiser dar uma forcinha para defesa da Trindade, basta ajustar a tradução para EU SOU?

    Confesso que mesmo quando eu cria na Trindade, depois de conhecer as falhas de tradução mal intencionada me decepcionei e deixei, como Trinitário, de argumentar em favor da Trindade mostrando essa questão de tradução para EU SOU.

    Veja o que resgatei de uma mensagem:


    Valdomiro escreveu:Veja irmão, nossos tradutores traduziram “ὁ ὤν” (HO ON) na primeira ocorrência de Ex. 3.14 por "AQUELE QUE É" e não o fizeram na segunda ocorrência das mesmas palavras, mas as traduziram por "EU SOU", sem qualquer motivação gramatical, lingüística ou contextual para, no mesmo versículo, produzirem expressões diferentes para a mesma expressão grega. Porque fizeram isso? Foi uma desuniformidade acidental ou houver parcialidade?

    Que são diferentes irmão, não se pode negar. Não há como!!! A Bíblia não foi escrita em português, onde consta "EU SOU" em Ex. 3.14 e em Jo. 8.58, a Bíblia foi escrita em hebraico e nas épocas bíblicas também em grego e em nenhum das duas a expressão de EX. 3.14 é igual a de Jo. 8.58, isso é um fato; mas se mesmo assim o irmão achar que Jesus estava realmente fazendo menção a Ex.3.14, ainda que não haja nem o que associar, então, já não cabe a questão de conhecimento bíblico e textual, é questão meramente de fé, e ai abençoado irmão, cada um tem a sua, e, por isso mesmo digno de respeito, mas não se poderá alegar que a base é bíblica!!!

    Como o irmão leu a outra postagem sobre Jo. 8.58, viu que coloquei os dois textos em grego para mostrar que as expressões não são a mesma. Trago agora as versões em hebraico para mostrar, igualmente, que não são a mesma também nessa língua bíblica. Se você tiver alguém que justifique porque traduziram para o português em nossas Bíblias daquele jeito eu agradeceria. Realmente tenho muita curiosidade a respeito!!!

    Veja...

    Ex. 3.14 em hebraico "ויאמר אלהים אל־משה אהיה אשר אהיה ויאמר כה תאמר לבני ישראל אהיה שלחני אליכם׃" Note aqui a expressão "AQUELE QUE É", aquela mesma que aparece em nossas Bíblias como "EU SOU" na segunda ocorrência no mesmo verso, é, na verdade, "אהיה" ( 'AHIEH)

    Agora veja...

    Jo. 8.58 em hebraico "ויאמר אליהם ישוע אמן אמן אני אמר לכם בטרם היות אברהם אני הוא׃" Note que a expressão "EU SOU" é אני הוא ('ANI HU)

    Ou seja irmão, nem em hebraico, nem em grego são a mesma expressão, mas em português e algumas outras línguas modernas traduziram termos iguais (as ocorrências de "אהיה" ['AHIEH]) por expressões diferentes no mesmo versículo que é o caso de Ex. 3.14 e termos diferentes ("אהיה" ['AHIEH] e אני הוא ['ANI HU]) por expressões iguais em português, que é o caso de Ex. 3.14 combinado com Jo. 8.58. Porque será? Em nome de que ou de quem fizeram isso? Será que já dá para perceber os problemas que envolvem as provas da trindade? Em quantos livros e sites você já não leu a afirmação de que Jo. 8.58 traz a mesma expressão de Ex. 3.14 quando, na verdade, não traz? Aqueles mesmos livros e sites que falam da "blasfêmia" quando também nem isso está dito em Jo. 8.58,59?

    -----------------------------
    Mensagem completa pode ser lida acessando o seguinte link:
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p105-#9841

    Mensagem 114
    .
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Washington Ruiz Sáb 23 maio 2015, 12:33

    Olá, Lúcio,

    Eu interpreto que o Filho, Jesus, foi criado quando o Pai disse: Haja luz, isto é, eu interpreto que Jesus seja a luz do Haja luz, por isso, o PRINCÍPIO da criação de Deus começou quando o Pai trouxe o primeiro ser à existência, quer dizer, foi criando o Filho que toda a criação de Deus teve PRINCÍPIO.

    Quem Deus tinha de criar primeiro: os SERES ou os LUGARES que os seres tinham de habitar? É óbvio que os lugares tinham e foram criados antes dos seres, senão, se fosse ao contrário, onde Deus colocaria os seres depois de criados?

    Com a criação de Jesus, porém, foi diferente. Jesus tinha de ser criado antes de todas as cousas, isto é, quando o Pai criou o Filho, no Haja luz, ainda não havia nenhum lugar onde o primeiro ser a ser trazido à existência pudesse ser colocado, e foi por isso que Jesus teve de ser colocado dentro do próprio Deus, que era o único ser que existia naquele momento.

    Depois de criado e colocado dentro de seu corpo, Deus quis que Jesus passasse a ter, a partir daí, uma função específica no seu corpo, e foi aí que Deus quis que Jesus passasse a ser a sua Voz, o seu Verbo, a sua Palavra, mas isso não significa que Deus antes não tivesse voz, ou não pudesse falar, senão ele não poderia ter dito: Haja luz.

    Tudo o que foi criado depois da luz do haja luz, depois de Jesus passar a ser a voz/verbo/palavra de Deus, já foi criado com a participação da luz criada no haja luz, isto é, Jesus teve participação em tudo o que o Pai tinha de criar (Jo 1.3 Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez), exceto na sua própria criação.

    Até mais!

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 09:37