F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+24
Stanley K
HugoDorio
Julio Celestino
Tzaruch
Maria Madalena
Marcelo Almoedo
Willian Julio Maciel
José Herminio
Janete
Washington Ruiz
Canuma
Alan
Gerson Witezak
Rodrigues
Diephe
Prof. Azenilto G. Brito
Norberto
Rasabino
Elielson Ribeiro
Gleison Elias
Clébio
Jefté
Vasuilvan
Gilcimar
28 participantes

    Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....


    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 450
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Seg 29 Dez 2014, 05:05

    Elielson Ribeiro:

    Uma hipótese:

    - Você se julga com Cristo guiando a sua vida;
    - Eu julgo que Cristo esteja guiando a minha;
    - Em determinado momento entramos numa divergência sobre doutrina bíblica.

    Pergunto:

    Qual dos Cristo é verdadeiro? O seu? O meu?
    Como você faz para perceber que o seu Cristo é falso ou ter certeza que ele é verdadeiro?

    Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Marcos 13:31

    Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. Marcos 8:38

    Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: Lucas 6:47

    Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. Lucas 9:26

    Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. Lucas 6:49

    Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? João 5:47

    Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8:51

    Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. João 8:43

    Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; João 8:31

    Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. João 8:37

    Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. João 12:48

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23

    Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. João 14:24

    Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7

    Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24

    E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47

    Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:20

    Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. João 8:52

    Mesmo quando os textos falam "minha palavra" no singular estavam se referindo aos "meus mandamentos", "minha voz" e meu "ensino":

    O que seriam "minhas palavras", no plural para você?
    Você conta as palavras na frase: "Ame a Deus e ao Próximo"? São essas as palavras de Cristo?
    Ame = 1 / a = 2 / Deus = 3 / e = 4 / ao = 5 / Próximo = 6

    É atras destas palavras que o cristianismo se esconde e tem a capacidade de se auto proclamarem cristãos?
    Até um ateu sabe que é preciso muito mais que isto numa, sociedade secular.

    "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
    Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;" Mateus 7:21-24

    Acredito que você seja uma pessoa sincera, portanto, escute meu conselho:

    Cuidado com estes que te dizem que tudo se resume no "amor", te dão dois tapinhas nas costas e dizem "tudo bem irmão, você está salvo!". As pessoas do texto acima, se julgam totalmente cristãos, acham que conhecem a Cristo; mas, Cristo responde que não os conhece. O mais curioso é o próximo texto
    "e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo". 1 Coríntios 12:3
    e novamente:
    "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?"

    Irmão, mesmo aqueles que realmente profetizam em nome de Jesus, expulsam demônios, e fazem maravilhas estarão perdidos porque não praticavam as palavras de Cristo, você pretende arriscar tudo porque alguém te ensinou que o "amor" resolve tudo?


    Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, , mansidão, temperança. Gálatas 5:22

    Se tudo se resume no amor, porque o fruto do Espírito não é só o amor; porque amor é um entre nove? Ou aqueles que deram dois tapinhas nas costa, não explicaram?

    Assuma o controle irmão...


    "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento; porque tu, pastor, rejeitaste o conhecimento, também eu, te rejeitarei, para que não sejas pastor diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" Oséias 4:6

    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 486
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Elielson Ribeiro Seg 29 Dez 2014, 09:30

    a paz do Senhor irmão Diephe


    Qual dos Cristo é verdadeiro? O seu? O meu?
    Como você faz para perceber que o seu Cristo é falso ou ter certeza que ele é verdadeiro?


    Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos.
    Romanos 14:1

    eu acredito que tem doutrinas pressuposto pela religião que não é bom entra em discórdia, é o caso que paulo se refere nesta passagem acima, isso não salvará ninguém!

    Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? "
    Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".
    João 6:28-29  

    o que Cristo veio fazer?

    sua obra conclui-se na Cruz sendo a Cruz a Chave da porta do céu, Crer na obra dele é o suficiente é sua mensagem e o amor, se lemos o sermão da montanha perceberemos que ele não deu regras, mas princípios de convivência.

    se ele tivesse dado regras continuaria sendo produzidos ira na mente dos seus discípulos, e foi o aconteceu com a igreja católica, matando os denominados hereges coisa impensável, pois isto não segue os princípios de Cristo.      


    Mesmo quando os textos falam "minha palavra" no singular estavam se referindo aos "meus mandamentos", "minha voz" e meu "ensino":

    O que seriam "minhas palavras", no plural para você?
    Você conta as palavras na frase: "Ame a Deus e ao Próximo"? São essas as palavras de Cristo?
    Ame = 1 / a = 2 / Deus = 3 / e = 4 / ao = 5 / Próximo = 6

    É atras destas palavras que o cristianismo se esconde e tem a capacidade de se auto proclamarem cristãos?
    Até um ateu sabe que é preciso muito mais que isto numa, sociedade secular.



    acredito que todas as palavras que Cristo pregava estava fundado sobre este pressuposto "amor" tudo que ele disse leva-nos a olha para essa palavra, Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade
    Tito 1:1

    segundo a piedade e misericórdia são frutos do amor de Deus, quando paulo diz: o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
    Gálatas 5:22  

    se o querido olhar bem, tudo isto é frutos, mas a semente para que isto venha acontecer é Cristo, Cristo é o amor do Pai, essa é a consequência da Fé do amor, pois com a Fé recebemos e com o amor damos aos outros o que recebemos de Deus, imitando os passos de Deus como filhos amados.

    isso aqui não é pra você procura praticar, pois isto já é o fruto do Espirito na nossa vida, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, quem tem Deus no coração, mesmo não conhecendo este texto vive este texto, pois isto não é mandamento, isto é frutos de mandamentos.

    quando temos Deus os frutos são exposta sem nenhum sacrifício, pois não é algo foçado, mas é algo que se aprende com a convivência no execício do amor, misericórdia vejo o que paulo diz: o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo
    Romanos 14:17

    isto aqui é tudo o que foi dito em gálatas só de maneira mais simples, pois não importa a palavra, mas o que elas querem dizer!

    a paz do Senhor
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Seg 29 Dez 2014, 10:07

    Elielson Ribeiro:

    Bem acho que não há mais o que falar;

    Você começou a racionalizar as respostas como todo mundo está acostumado a fazer...

    "Todas as palavras de Cristo se resumem no amor" (em resumo a tudo que você falou)
    Não, não se resumem. Você entendeu e você sabe que não. Você quer acreditar dessa forma e aí entraríamos em escolha pessoal. Você já escolheu e não dá para discutir.

    "Todos os frutos do Espírito se resumem no amor" (em resumo ao que você falou sobre isto)
    Não, não são. Até no dicionário é diferente. E mesmo que fossem iguais não faria sentido descreve-las separado. Você entendeu e você sabe que não. Você quer acreditar dessa forma e aí entraríamos em escolha pessoal. Você já escolheu e não dá para discutir.

    Por experiência em foruns sei que desse ponto em diante corre o risco de ir para o campo das discussões. Como a minha obrigação eu já cumpri neste tópico, voltamos a nos falar em outro tópico...

    E na salvação não tem esse negócio de fraco na fé... todos seremos julgados pelas oportunidade que recebemos e nos negamos a receber... portanto torça para que eu esteja errado.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 02 Jan 2015, 09:49


    A questão de fé e obras, ou lei e graça, é bem simples. Há um texto bíblico bem curtinho, mas que encerra uma tremenda filosofia para a vida cristã: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro”. É pela motivação do amor—a Deus e ao próximo—que obedeceremos a lei de Deus. Tanto Cristo quanto Paulo dão incentivo a essa obediência. Cristo disse, “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Paulo fala de como coisas importantes da lei não mais importam, mas o que agora importa é “obedecer os mandamentos de Deus” (1 Cor. 7:19).
     
    A observância da lei divina não visa a obter méritos da parte de Deus. Não entra no campo da JUSTIFICAÇÃO e sim no da SANTIFICAÇÃO.
     
    Para uma exposição magnífica sobre essa questão, segundo a perspectiva Reformada, nada como este estudo pelo pastor reformado Heber Campos Jr, que apresenta o mais legítimo entendimento da questão de HARMONIA entre lei e graça segundo a Reforma Protestante. Vale a pena gastar uma hora ouvindo a exposição desse erudito pastor (apresenta-se em formato de vídeo, mas está mais para áudio):





    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Sex 02 Jan 2015, 10:25

    Prof. Azenilto
    Deus Seja contigo

    Para eu entender melhor o que voce escreveu, só me responda uma coisa: No seu entender, santificação é o mesmo que purificação?

    Prof. Azenilto escreveu:A observância da lei divina não visa a obter méritos da parte de Deus. Não entra no campo da JUSTIFICAÇÃO e sim no da SANTIFICAÇÃO
    .
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Rasabino Sex 02 Jan 2015, 11:07

    E acrescento a esta questão da MM, outra:

    A santificação é uma operação feita por mim para eu mesmo, ou do Espírito de Deus em nós para Deus?
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Sex 02 Jan 2015, 20:15

    Prof. Azenilto G. Brito:

    Blablabla...
    Adventistas são incapazes de virar as páginas da bíblia, por exemplo:
    I João 2:1-4, vire a página e leia I João 3:20-24
    2 leis separadas...
    É por isso que a igreja adventista mudou; ao invés de dizer que Jesus é Deus e segue uma hierarquia começaram a ensinar que Jesus é ao mesmo tempo o Filho e o Pai aí as 2 leis são do mesmo...
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Sex 02 Jan 2015, 20:30

    Maria Madalena escreveu:Prof. Azenilto:
    No seu entender, santificação é o mesmo que purificação?


    Sei que a pergunta não foi para mim, mas:
    Nunca foi e nunca será...
    Até no Novo Testamento quando Paulo fala das relações sexuais dos casais ele ensina... a relação sexual deve acontecer em separado e tempo antes das orações e estudos...
    O período entre a relação e as orações é o período de Purificação...
    A orações e os estudos é a Santificação
    De gênesis a Apocalipse é assim...

    Quem é Santo sendo impuro?

    No antigo testamento a única regra à parte é o sábado de Gênesis 2 onde diz que foi "Abençoado" e "Santificado". Ao juntar a benção e a santificação o sábado passou a ser um "bônus" em santificação para aquele que crê... pois quem guarda o sábado de gênesis 2 é "abençoado em todas as coisas incluindo a santificação" além da oração e dos estudos. Na bíblia não existe nenhum outro tipo de meio de uma "benção" ser em santificação.
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Sex 02 Jan 2015, 20:36

    Rasabino escreveu:E acrescento a esta questão da MM, outra:

    A santificação é uma operação feita por mim para eu mesmo, ou do Espírito de Deus em nós para Deus?

    Acrescento que santificação não é o mesmo que crescimento em santificação...

    Além de santificação o Novo Testamento nos cobra o crescimento em santificação em direção à santidade de Cristo.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Sex 02 Jan 2015, 20:38

    Diephe
    Deus Seja contigo

    Pelo seu entendimento, são duas coisas distintas. Santificação é uma coisa, purificação é outra coisa.
    Obrigada!
    Gostaria, também, saber a opinião de algum adventista sobre minha pergunta.

    Maria
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 02 Jan 2015, 21:28


    Não apresentarei opinião de um adventista, mas do que a Bíblia ensina e tem sido o consenso de entendimento dos cristãos conservadores ao longo dos séculos:

    Santificação é um ato de Deus envolvendo a ação do homem, que obtém Dele inspiração para AMAR, a Deus e ao próximo, avançando no caminho da santidade, cuja meta tanto Deus quanto Cristo definiram de modo claro para a Igreja do VT e NT: “Sede santos como Eu sou santo” (“Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Lev. 19:2. cf; 1 Pe. 1:16)./”Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mat. 5:48).

    Isso é tornado claro por Paulo em Romanos 5:1:

    “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

    A “paz com Deus” procede desse ato divino cósmico--o Verbo que era Deus e estava com Deus, desce ao homem para socorrê-lo em sua perdição inevitável, por estar em guerra contra o Criador.

    Mas o verso 5 do mesmo capítulo o Apóistolo complementa:

    “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

    A santificação é um ato de Deus envolvendo a ação do homem, que obtem Dele inspiração para AMAR, a Deus e ao próximo, avançando no caminho da santidade, cuja meta tanto Deus quanto Cristo definiram de modo claro para a Igreja do VT e NT: “Sede santos como Eu sou santo” (“Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Lev. 19:2. cf; 1 Pe. 1:16)./”Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 02 Jan 2015, 21:40

    Diephe escreveu:Prof. Azenilto G. Brito:

    Blablabla...
    Adventistas são incapazes de virar as páginas da bíblia, por exemplo:
    I João 2:1-4, vire a página e leia I João 3:20-24
    2 leis separadas...
    É por isso que a igreja adventista mudou; ao invés de dizer que Jesus é Deus e segue uma hierarquia começaram a ensinar que Jesus é ao mesmo tempo o Filho e o Pai aí as 2 leis são do mesmo...



    Confesso que não entendi essa de “leis separadas”. Aí nem fala em lei e sim em mandamentos e em amor. Jesus definiu os mandamentos como basicamente DOIS--amar a Deus/amar ao próximo.

    Interessante que os Apóstolos de Cristo, especialmente Paulo e João, destacam o aspecto do “amor ao próximo” muito mais do que o “amor a Deus”, embora na sua “Regra Áurea” Jesus ter afirmado que um é SEMELHANTE ao outro (ver Mat. 22:36-40). Note-se que é SEMELHANTE, mas não IGUAL. Claro, pois o do “amar a Deus de todo o coração” é PRIORITÁRIO, já que quem ama mais ao próximo do que a Ele, não é Digno Dele (Mat. 10:37), e só amando-se a Deus é que se pode legitimamente amar o próximo, pois daí se verá que Deus é o Pai de todos (1 João 5:2).

    Agora, por que os autores neotestamentários não deram tanto destaque a esse mandamento PRIORITÁRIO? Possivelmente porque enfrentavam o desafio de terem tantos conversos de diferentes origens, costumes, crenças aumentando as fileiras da Igreja, e atritos haveriam de ocorrer, como de fato ocorreram, ao ponto de Paulo comicamente dizer que cuidassem para não se devorarem uns aos outros (Gál. 5:15). Os aspectos de “amar a Deus” não careciam dessa ênfase, pois já eram bem conhecidos e praticados, daí não tendo que ser tão ressaltados.
     
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Sex 02 Jan 2015, 23:06

    Mas minha pergunta foi outra...
    Foi sobre a santificação.
    Perguntei: Segundo o seu entendimento, santificação é o mesmo que purificação?


    prof. Azenilto escreveu:A observância da lei divina não visa a obter méritos da parte de Deus. Não entra no campo da JUSTIFICAÇÃO e sim no da SANTIFICAÇÃO
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Sex 02 Jan 2015, 23:36

    Maria Madalena:

    Fui Adventista por quase 30 anos; hoje não sou mais... O Azenilto enrolou um pouco mas em resumo a minha resposta era a crença adventista até o tempo que saí (eles mudaram muita coisa depois).

    Já estudei outras teses e outras doutrinas mas, a mais correta, ou a menos errada de acordo com o contexto geral bíblico foi a que te passei.

    purificação -> santificação -> crescimento em santificação (procurando sempre a santidade de Cristo)
    No antigo testamento havia as duas primeiras... o crescimento em santificação foi acrescentada pelos apóstolos.
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Diephe Sáb 03 Jan 2015, 00:11

    Prof. Azenilto G. Brito:


    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:

    Confesso que não entendi essa de “leis separadas”. Aí nem fala em lei e sim em mandamentos e em amor. Jesus definiu os mandamentos como basicamente DOIS--amar a Deus/amar ao próximo.

     



    Vou desenhar então:
    I João 2:1-4
    1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
    2 e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
    3 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
    4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
    O sujeito dos versículos 1 a 4 é Jesus Cristo, o Filho


    I João 3:20-24
    20 pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
    21 Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;
    22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
    23 Ora, o seu mandamento é este:
    que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.
    (Lei 2 - crer e guardar os mandamentos de Cristo )
    24 E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.

    Somente aqui no capítulo 3 é que fala dos mandamentos de Deus o Pai e nota-se que não faz menção direta a lei alguma do antigo testamento.
    Talvez você pergunte: cadê a lei 1?
    A lei 1 está dentro da lei 2... se você observar a lei 2, estará observando a lei 1; agora se você observar a lei 1 não estará observando a lei 2.

    O adventismo ignora que a lei de I João 2 é a lei de Cristo, detalhada no versículo 3, porque tem medo e não sabem como preservar a lei 1 por este argumento. Aí para preservar a lei 1 rejeitaram a lei 2...  (adventismo pré-histórico)... ao invés de se tornarem professores dos outros de fora numa teologia superior, fizeram questão de se posicionar como inimigos (aos que dizem que a lei 1 foi abolida). Curiosamente esta é a mesma postura dos judeus em relação aos cristãos; eles se acham superiores e se fecharam em entender que o cristianismo é uma extensão do judaísmo e não uma divisão. O cristianismo também peca aos judeus querendo ser inimigos deles ao invés de professores...

    Não é a primeira vez que te falo que a tua argumentação sobre sábado e lei eu já aprendi ela de trás para a frente na minha adolescência. A questão é que eu abandonei o nisto cremos para seguir em frente nos estudos. E perceba que eu sempre falo a todos, a guarda do sábado permanece e a leis não foram abolidas. Entretanto enquanto tu permaneces no argumento sustentado em Moisés (legislador) eu passei toda argumentação adventista para o legislador Jesus Cristo. O sábado foi adaptado, assim como a lei, por Cristo. A maioria dos evangélicos dizem que a lei foi "depenada"; eu porém afirmo que a lei sofreu um "upgrade" (evoluiu). E não estou falando daquele papinho de evangélico "a amor é o resumo de tudo"; estou falando de obras muito mais pesadas do que as do antigo testamento exigidas por Cristo. Ao você insistir nas leis de Israel, você só convence ou ensina a metade da lei; a lei é maior do que você prega.

    A bíblia vai muito além do que o adventismo prega. Por exemplo: existe até uma profecia simbólica sobre uma profetisa que apareceria no período da igreja de Laodicéia. Você sabe o que isto significa para o adventismo? Mas você sabe qual foi a reação da liderança adventista? "Nós não precisamos disto". Também apresentei um estudo sobre a porta da graça e 144 mil segundo a cronologia bíblica de gênesis a apocalipse (fala detalhes que nunca foram ensinados - inclusive comprova que a senhora Ellen White não inventou nada); sabe o que a liderança respondeu? "não precisamos disto". Eu acabei cansado de falar a uma igreja teimosa e arrogante que diz: "estou rico e abastado e não preciso de cousa alguma".
    "Capisce"?
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Sáb 03 Jan 2015, 12:43

    Diephe

    Mas o adventista Azenilto pensa diferente de você. A resposta dele foi contrária a sua.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Sáb 03 Jan 2015, 12:47

    Prof.Azenilto escreveu:A observância da lei divina não visa a obter méritos da parte de Deus. Não entra no campo da JUSTIFICAÇÃO e sim no da SANTIFICAÇÃO

    A observância a lei divina não justifica - mas santifica o homem - segundo o entendimento do Prof. Azenilto

    Pergunto: Santificação é o mesmo que purificação?

    Maria

    Conteúdo patrocinado


    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 43 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 13:00