F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+24
Stanley K
HugoDorio
Julio Celestino
Tzaruch
Maria Madalena
Marcelo Almoedo
Willian Julio Maciel
José Herminio
Janete
Washington Ruiz
Canuma
Alan
Gerson Witezak
Rodrigues
Diephe
Prof. Azenilto G. Brito
Norberto
Rasabino
Elielson Ribeiro
Gleison Elias
Clébio
Jefté
Vasuilvan
Gilcimar
28 participantes

    Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....


    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 652
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 11 Nov 2014, 04:10


    Vejam o que comentaristas bíblicos de diferentes confissões entendem pela passagem sob discussão, eruditos bíblicos de muuuuito mais saber teológico do que gente aqui que pensa ter noção, e não tem:

    Albert Barnes:

    É o fim da lei -- A palavra traduzida como “fim” significa o que completa algo, ou a torna perfeito, também o limite . . . ou término de algo, como o fim da vida, o resultado de uma profecia, etc. João 13:1; Luc. 22:37. Também significa o desígnio ou objetivo que se tem em vista; o principal propósito do qual foi assumido; 1 Tim. 1:5, “o fim do mandamento é a caridade”, o principal desígnio ou propósito do mandamento é produzir amor; 1 Ped. 1:9, “O fim da vossa fé é a salvação de vossas almas”; o principal desígnio ou propósito da fé é assegurar a salvação; Rom. 14:9, “Para este fim Cristo morreu”, etc. Para este desígnio ou propósito. Este é, indiscutivelmente, o significado aqui. “O principal desígnio ou objetivo que a perfeita obediência à lei realizaria é cumprido pela fé em Cristo”. Isto é, a perfeita obediência à lei realizaria a justificação perante Deus, asseguraria o Seu favor e a vida eterna. O mesmo fim é agora realizado pela fé em Cristo. O grande desígnio de ambos é o mesmo; e o mesmo grande objetivo é finalmente conquistado. Esse era o tema da discussão entre o apóstolo e os judeus; e isto é tudo quanto se necessita entender no caso. Alguns têm suposto que a palavra “fim” se refere à lei cerimonial; que Cristo cumpriu, e trouxe a um fim. Outros, que Ele cumpriu perfeitamente a lei moral. E outros, que a lei no final conduz-nos a Cristo, ou que o seu desígnio é apontar-nos a Ele. Tudo isso é verdadeiro, mas não a verdade ensinada nesta passagem. Esta é simples e clara, que pela fé em Cristo o mesmo fim é realizado com respeito a nossa justificação, que seria a perfeita obediência à lei moral.


    Adam Clarke:

    . . . ele foi o fim da lei, com respeito a seus sacrifícios. E, assim como os sacrifícios foram oferecidos meramente para conseguir o perdão do pecado, justiça, ou justificação, Cristo é o fim da lei para essa justificação a todo o que Nele crê, por morrer por suas ofensas, e erguer-Se novamente para sua justificação, tendo feito a paz mediante o sangue de Sua cruz. Portanto, todo judeu que rejeitava a Cristo, rejeitava a salvação, e toda salvação de que a lei dava testemunho e requeria, e que não poderia ser obtida, a não ser mediante Cristo somente.


    Bíblia de Genebra:

    . . . a própria lei aponta a Cristo, para que aqueles que crêem Nele possam ser salvos. Portanto o chamado à salvação pelas obras da lei é vã e tola: mas Cristo é oferecido para a salvação de todo crente. . . .

    O fim da lei é justificar aqueles que observam a lei: mas visto que não observamos a lei mediante a falha de nossa carne, não obtemos tal fim; mas Cristo cura essa enfermidade, pois Ele cumpre a lei por nós.



    John Gill:

    . . . a lei moral é aqui subentendida, e quando se diz que Cristo é o seu fim, o sentido não é de que Ele foi o objetivo de ela ter sido dada; pois esta deveria ser uma regra de justiça e vida para os homens, e um ministério de morte no caso da desobediência: ou que Ele foi o escopo dessa lei, conquanto a versão siríaca a traduza como סכה, “o escopo” da lei é o Messias, o alvo a que apontava, ou a que dirige as pessoas; . . . Ele é o fim destruidor da lei, não quanto à natureza, existência, matéria e substância dela, que é invariável e eterna, e não é, e não pode ser tornada inválida pela doutrina da fé; nem quanto ao seu emprego; mas como um concerto de obras, quanto ao ministério dela por Moisés, e quanto a sua maldição e condenação.


    Jamieson, Fausset and Brown:

    Rom 10:4  

    Pois Cristo é o fim - o objetivo ou meta.

    da lei para justiça de todo o que crê - . . . ou seja, contém dentro Dele tudo quanto a lei requer para a justificação daquele que O aceita, seja judeu ou gentio (Gál. 3:24).



    Matthew Henry:

    Rom 10:1-4  

    Os judeus edificaram sobre um falso fundamento, e recusaram vir a Cristo para livre salvação pela fé, e inúmeros em toda era fazem o mesmo em diferentes formas. As exigências da lei revelaram aos homens sua necessidade de salvação pela graça, mediante a fé. E as cerimônias apontaram a Cristo como sombra, por seu cumprimento da justiça e por sofrer a maldição da lei. Assim que mesmo sob a lei, todos os que foram justificados diante de Deus, obtiveram essa bênção pela fé, pela qual foram tornados participantes da perfeita justiça do prometido Redentor. A lei não é destruída, nem a intenção do Legislador foi desapontada; mas plena satisfação está sendo feita pela morte de Cristo para nossa quebra da lei, o objetivo é conquistado. Ou seja, Cristo cumpriu toda a lei, portanto quem quer que Nele creia, é contado justo perante Deus, tal como se tivesse cumprido a lei completa. Os pecadores nunca seguiriam em suas vãs fantasias quanto a sua própria justiça, se conhecessem a justiça de Deus como um Governante, ou Sua justiça como um Salvador.


    Treasury of Scriptural Knowledge:

    Rom 10:4  

    O fim: τελος [Strong's G5056], objeto, escopo ou causa final; o fim proposto e intencionado.  


    João Wesley:

    Rom 10:4  Pois Cristo é o fim da lei -- Seu escopo e meta. É o próprio desígnio da lei, levar homens a crerem em Cristo para justificação e salvação. E Ele somente concede esse perdão e vida de que a lei revela necessidade, mas não pode conceder.


    João Calvino:

    “O Apóstolo torna óbvio aqui uma objeção que poderia ter sido feita contra ele; pois os judeus poderiam parecer ter o direito de depender da justiça da lei. Foi-lhe necessário reprovar essa falsa opinião; e isso é o que faz aqui. Ele mostra ser um falso intérprete da lei aquele que busca ser justificado por suas próprias obras; porque a lei tinha sido dada para este fim, - conduzir-nos pela mão a outra justiça: não, tudo o que a lei ensina, tudo quanto ordena, tudo quanto promete, faz sempre referência a Cristo quanto a seu principal objeto; daí todas as partes deveriam aplicar-se a Ele. Mas isso não pode ser feito, exceto que, sendo desnudados de toda justiça, e confundidos com o conhecimento de nosso pecado, busquemos a justiça gratuita Nele somente.

    “Segue-se, pois, que o ímpio abuso da lei foi justamente repreendido nos judeus que absurdamente criaram um obstáculo àquilo que objetivava ser para o seu auxílio; não, parece que eles tinham vergonhosamente mutilado a lei de Deus; pois rejeitaram sua essência, e apegaram-se ao corpo morto da letra. Pois conquanto a lei prometa recompensa àqueles que observam sua justiça, contudo substitui, após terem provado toda a sua culpa, outra justiça em Cristo, que não é obtida pelas obras, mas é recebida pela fé como um dom gratuito. Assim, a justificação pela fé . . . recebe um testemunho da lei. Temos, pois, aqui uma passagem notável, que demonstra que a lei em todas as suas partes fazia referência a Cristo; daí ninguém pode corretamente entendê-la, a não ser que continuamente atinja sua marca”.

    Fonte:  http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom38.xiv.i.html

    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 7504
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 06:44

    .


    Azenilto escreveu-
       O Tzaruch claramente é mais um que IGNORA que quem ensina que os 4 primeiros mandamentos, baseados no AMOR A DEUS
    .
    O ignorante é você, porque está ignorar que quem ensina esses 4 mandamentos é Moisés,
    a graça e a VERDADE vieram por JESUS CRISTO.

    E desta forma ignora em quem está a salvação.


    Azenilto escreveu-
       , tratam de nossos deveres para com Deus são os cristãos TODOS ao longo dos séculos.
    Não é nenhum ideia de adventista ou sabatista, se ele assim imagina.
    .
    Mas quem aqui imaginou alguma coisa ?,,, veja você a ignorar os seguintes textos de JESUS,
    pois cada vez que cita, só sabe copiar mandamentos dados por Moisés.


    Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
    Mateus 22:36

    É o GRANDE MANDAMENTO, vamos ver se vai falar do sábado.

    E Jesus disse-lhe:
    Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração,
    e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

    Mateus 22:37

    Onde está o sábado ?,,,, Pois é, JESUS não fala em guardar sábados.

    Este é o primeiro e grande mandamento.
    Mateus 22:38

    E repare irmão Azenilto, não é um mandamento qualquer, mas sim,
    o PRIMEIRO E GRANDE MANDAMENTO.

    Porque toda a lei se cumpre numa só palavra,
    nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

    Gálatas 5:14

    Toda a LEI CUMPRIDA numa só palavra, mas não fala do sábado,
    e sim ensina a Amar ao próximo como a si mesmo.


    Azenilto escreveu-
       Basta conferir os documentos confessionais de batistas, presbiterianos, anglicanos e luteranos
    para ver isso. Antes da Reforma Protestante isso já era assim ensinado por católicos e ortodoxos.
    .
    Tantos irmãos que você apontou, e que ainda andam a aprender coisas com Moisés, por isso está
    escrito o seguinte.

    --------------É TÃO FÁCIL DE LER------------------------
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter
    nelas a vida eterna
    , e são elas que de mim testificam;


    João 5:39



    Mas, se não credes nos seus escritos,
    como crereis nas minhas palavras?
    João 5:47


    --------------MAS TÃO DIFÍCIL DE ACEITAR--------------

    Vocês conseguem ler facilmente que a vida eterna está nas
    escrituras, mas não querem crer nos escritos de JESUS, e
    assim passam a vossa vida a citar Moisés e os seus escritos.


    Azenilto escreveu-
       E faz todo sentido. . . 
    .
    Á sim, faz mesmo TODO O SENTIDO, passar o tempo a citar Moisés em vez de citar JESUS CRISTO.

    Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai.
    Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

    João 5:45

    Também não será JESUS a vos acusar, mas sim esse que vós passais o tempo a citar.


    Azenilto escreveu-
       E ele também se esquece que no Novo Testamento encontramos muitos mandamentos que começam
    com NÃO. Como “não vos unis a jugo desigual”,
    .
    Você é que se esqueceu, que se está a falar dos 10 mandamentos com um novo e melhor entendimento,
    e que foram dois mandamentos dados por JESUS CRISTO, dai a apresentação antes feita.


    Isto é um mandamento dos 10 mandamentos ?

    Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis;
    porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça?
    E que comunhão tem a luz com as trevas?

    2 Coríntios 6:14

    Veja pois outros conselhos dados na mesma página começado por NÃO.

    Não estais estreitados em nós;
    mas estais estreitados nos vossos próprios afetos.

    2 Coríntios 6:12

    Não dando nós escândalo em coisa alguma,
    para que o nosso ministério não seja censurado;

    2 Coríntios 6:3

    Você é muito esquecido irmão, mistura as coisas para tentarem fazer sentido,
    só que na
    verdade isso não faz sentido, nem é dos 10 mandamentos.


    Azenilto escreveu-
       “não desprezeis as profecias”,
    .

    Não desprezeis as profecias.
    1 Tessalonicenses 5:20

    Não extingais o Espírito.
    1 Tessalonicenses 5:19

    Não durmamos, pois, como os demais,
    mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
    1 Tessalonicenses 5:6

    Será isto parte da "sintetização" dos 10 mandamentos em 2 mandamentos ?...Claro que NÃO .....


    Azenilto escreveu-
       “não furteis”, “não mintais”,
    .
    Não mintais uns aos outros,
    pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,

    Colossenses 3:9

    Isso é uma citação dos 10 mandamentos dai começar com NÃO, e por isso mesmo está a fazer
    referência ao velho homem,  ou seja, o povo da antiga aliança.


    Azenilto escreveu-
       “se NÃO houver intérprete, fique calado na Igreja”
    .
    Este é um mandamento sim, mas não faz parte dos 2 mandamentos, e no AT não
    falavam em línguas estranhas.

    Mas, se não houver intérprete,
    esteja calado na igreja,
    e fale consigo mesmo, e com Deus.

    1 Coríntios 14:28

    Também não começa por NÃO, e também não é a dizer NÃO diretamente, mas sim a apontar,
    que se uma "condição" não estiver reunida, que esses estejam calados.


    Azenilto escreveu-
       . . . Então, o “não” iniciando uma ordem ou mandamento é prova do cuidado divino para com
    Seus filhos,  para que escapem de perigos,  como a mãe diz ao filho:
    “Não mexa com aquele cachorro que ele te morde. . .”
    .
    Deixe-se de invenções irmão Azenilto, e fale somente dos NÃOS presentes nos 10 mandamentos,
    e da sua ausência no novo entendimento dado por JESUS quando sintetizou TUDO em 2 mandamentos.


    Azenilto escreveu-
       E o Tzaruch duvida que Deus ame os animais?
    .
    Não, o Tzaruch tem é a certeza, que nem você nem ninguém, conseguirá mostrar nos 10 ou
    2 mandamentos
    que se trata do amor aos animais.


    Azenilto escreveu-
       Será mesmo que Deus é INDIFERENTE à sorte desses pobre seres, utilizados pelo homem
    para transportar suas cargas, e abrir sulcos na terra, servir-lhe de veículo de transporte, etc, etc., etc?
    .
    Estamos a falar sobre os 10 mandamentos, que foram ensinados por JESUS CRISTO com um melhor
    entendimento, e que atualmente se entendem com 2 mandamentos, os quais não começam por NÃOS.

    Se DEUS é indiferente ou NÃO em relação a algo, isso já é um assunto que você está a puxar,
    e a
    misturar no meio da conversa.


    Azenilto escreveu-
       Então, vamos lá Tzaruch, responda-nos uma pergunta objetiva--DEUS AMA OS ANIMAIS OU NÃO?
    .
    Você é teimoso não é ?,,,,,, o tema é sobre os mandamentos para os homens amarem a DEUS,
    e você vem com questões sobre se DEUS ama os animais ou não ?


    E prepararás um cordeiro de um ano sem mancha,
    em holocausto ao SENHOR, cada dia;
    todas as manhãs o prepararás.

    Ezequiel 46:13

    Veja que no AT os animais eram sacrificados.

    E um bode para expiação do pecado,
    além do holocausto contínuo,
    da sua oferta de alimentos e das suas libações.

    Números 29:19

    Os homens pecavam, e os animais morriam.

    Você é que irá responder à seguinte pergunta.


    DEUS AMA MAIS OS ANIMAIS, OU OS HOMENS FEITOS À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA ?



    Azenilto escreveu-
       Houve outra pessoa aqui que disse não que entendeu o teor de algumas perguntas, então eu deixei
    bem mastigadinho o real sentido do que elas querem dizer.
    .
    Você só sabe citar o Velho Testamento, e nem do que fala sabe o que diz, porque o seu "real sentido"
    é segundo aquilo que você acredita e lhe foi ensinado, e não segundo a VERDADE.


    Azenilto escreveu-
       Puxa, será que eu escrevo tão complicado assim?
    .
    Você não escreve complicado, você escreve é coisas erradas e opostas ao que se pode
    ler na Palavra, e isso sim, é muito complicado


    Azenilto escreveu-
       Mas quando temos gente aqui que parece que nem sabe que no Brasil, o idioma oficial é o PORTUGUÊS,
    .
    Isso é do conhecimento geral, a questão é se você é Brasileiro ou Português ?


    Azenilto escreveu-
      
    não me surpreende que haja essas dúvidas da parte de alguns. . .
    .
    A duvida permanece, você é Português, ou fala Português ?




    Um abraço, na paz.












                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 06:57

    .



    Azenilto escreveu-
    Agora, entre as minhas 40 perguntas tira-teima sobre o tema da lei divina e do sábado,
    isso já é plenamente coberto,
    .
    Irmão, você já irá ter muito com que se ralar com as 30 perguntas que já aceitou responder,
    e já se está a querer meter em mais 40 perguntas ?


    Azenilto escreveu-
       e o Tzaruch tem as perguntas. Vou reproduzir aqui as que tratam dessa questão:
    .
    Até nisto se enganou, você é que tem essas 40 perguntas, o Tzaruch poderá é ter as respostas a
    essas perguntas, e outras perguntas para lhe fazer também.


    Azenilto escreveu-
       13a. – Sendo que faz parte da mais legítima tradição cristã que os primeiros 4 mandamentos do Decálogo referem-se a nossos deveres para com Deus, e os 6 últimos, idem quanto aos semelhantes (como declarado especificamente nos documentos confessionais de luteranos, presbiterianos, batistas e anglicanos), por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos?

    - Obs.: Quem ama a Deus sobre todas as coisas não terá outros deuses, não cultuará imagens, não dirá o nome de Deus em vão, e santificará o dia que honra a Deus como Criador de todas as coisas. E por amar o próximo como a si mesmo não irá desrespeitar os pais, nem matar, nem adulterar, nem roubar, nem dar falso testemunho e nem cobiçar coisas e cônjuge do próximo.
    .
    Antes de falar sobre Lei de Moisés, você terá de se explicar, como consegue separar os
    10 mandamentos
    da restante Lei, sendo que, foi TUDO DADO AO MESMO TEMPO.

    O que se segue é uma citação do que você fala de si mesmo, em que ultrapassa aquilo que está
    escrito, pois você diz que depois dos 10 mandamentos (Deus "nada acrescentou").


    Do primeiro link que colocou   http://www.c-224.com/40a-1-10-a.html
     PERGUNTA PARA RETRIBUIÇÃO:

    Por que querem adicionar outros tipos de leis ao que Deus pronunciou, como sendo tudo
    igual, sendo que é dito claramente que depois de proferir os Dez Mandamentos (que depois
    escreveu nas tábuas de pedra),
    Deus “nada acrescentou” a tal lei (Deu. 5:22)?


    Não estão indo contra o que Deus fez quando buscam juntar à “lei moral” outros principios
    que não são parte desse código divino, ultrapassando o que está escrito (1 Cor. 4:6)?
    .
    Você deveria esconder isso que falou, veja só o que a Palavra diz sobre o assunto.

    Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir,
    os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

    Deuteronômio 4:13

    Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse
    estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.

    Deuteronômio 4:14

    Será que é como você diz, ou é como está escrito ?,,,, A aliança ordenada contem os
    10 mandamentos, e AO MESMO TEMPO DEUS ORDENOU que Moisés ensina-se ao
    povo estatutos e juízes, para que FOSSEM CUMPRIDOS.


    Azenilto escreveu-
       Pronto, precisa dizer mais nada?
    .
    Sim, você precisa primeiro explicar como consegue dizer o contrário do que está escrito na Lei de Moisés.


    Precisa de dizer como consegue separar dos 10 mandamentos o que foi ordenado AO MESMO TEMPO.


    Azenilto escreveu-
       Só isso, por enquanto. E ele tem as 40 perguntas tira-teima para responder.
    .
    Quando você responder primeiro ao que lhe tem sido colocado, e quando conseguir mostrar e explicar
    como separa dos 10 mandamentos a restante aliança que foi ordenada ao mesmo tempo,,, então talvez
    consiga ver alguma resposta.


    Porque você só sabe perguntar,, MAS NÃO RESPONDE A NADA.


    Azenilto escreveu-
       Até agora não me apresentou uma só resposta.
    .
    Está fácil de se ver, suas respostas são citadas, comentadas linha a linha, frase a frase, afirmação a
    afirmação, e TUDO é respondido, e pela Palavra fica exposto o que você fala ERRADO, no entanto
    você não cita nada, nem responde ás questões colocadas.

    E ainda diz que não viu uma só resposta ?

    Mostre lá, que depois de DEUS ter dados os 10 mandamentos ELE "nada acrescentou" como afirma.
















                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 07:31

    .

    Olá irmão Vasuilvan

    Vasuilvan escreveu-
     
    Tzaruch... escreveu:
    Sim, já se percebeu que "provavelmente" antes foi católico, ou algo semelhante.

    Mas pensa que deixou um erro, e mudou para a perfeição ?,,,, dai lhe ter sido perguntado,

    se você olhava para você mesmo.


    Vasuilvan escreveu-
       Não amigo, estou numa constante busca que só vai cessar quando eu for pra glória...
    .
    Quem está em constante busca, é porque procura encontrar "algo", como irá cessar essa
    busca, se você primeiro precisa de encontrar esse "algo", para depois então ir para a "glória" ?


    Vasuilvan escreveu-
     
    Tzaruch... escreveu:
    A grande verdade disto
    é que não está escrito em versículo nenhum,
    que guardar o sábado,
    o domingo, ou qualquer outro dia da semana
    irá salvar alguém
    .


    Se pensa o contrário,, PROVE.


    Vasuilvan escreveu-
       Você continua a refutar o vento.
    .
    O certo e que se pode ver, é que você ainda não conseguiu refutar NADA do que lhe foi
    até agora respondido.

    E se alguém lhe responde, e pela Palavra lhe mostra que fala coisas erradas,
    e você não nega, isso já prova que está errado no que diz, afirma, e acredita.


    Vasuilvan escreveu-
       De onde você tirou essa ideia Tzaruch...
    .
    Isso ainda não foi tirado de lado nenhum, continua no seu pensamento, e está claramente
    expresso
    nas respostas que você dá, e naquilo que acredita, dai guardar o sábado.


    Vasuilvan escreveu-
        Quando vc posta dessa forma, dá a impressão que alguém te passou essa informação
    de que a guarda do sábado salve alguém...
    .
    Então qual o motivo de você guardar o sábado como foi dado por Moisés na Antiga Aliança ?


    Se você responder e explicar qual o motivo que guarda o sábado, então talvez se entenda
    que não guarda o sábado para se salvar.


    Mas também, se guardar o sábado não é para se salvar,,,, porquê faz isso irmão ?,,,,, você quer
    ou não quer se salvar ?




    Um abraço, fique em paz.












                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 11 Nov 2014, 09:51


    O Tzaruch é engraçado. Se ele pensa que os demais participantes vão ficar se debruçando um tempão sobre seus longos quadros cheios de retângulos coloridos, ansiosos por aprenderem  dele a “verdade”, está muito enganado.

    Vejam o argumento dele tão infantil--que quando Jesus disse sobre a SÍNTESE da lei ser amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo, NÃO DISSE NADA SOBRE GUARDAR O SÁBADO (ver Mat. 22:36-40).

    Nossa, o Tzaruch com essa não honrou a própria inteligência! Se eu vivesse no nordeste brasileiro iria exclamar--ÓXI! E acaso Ele disse alguma coisa também de não matar, não roubar, não adulterar, não mentir, não cultuar imagens?! Significa, então, que PODEMOS, como cristãos, matar, roubar, adulterar, mentir e cultuar imagens?!

    Alô, alô, Tzaruch, acorda! Depois acha ruim quando lhe digo que não adianta tentar criar sofismas bem bolados, pois mais cedo ou mais tarde as “armações” artificiais desse tipo desabam, igualzinho as gambiarras mal amarradas de alguns em obras de construção ou pintura.

    E ACUSA os irmãos todos--luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, assembleianos, etc. de SEGUIDORES DE MOISÉS quando indiquei o que ele claramente nem sabia--que os documentos oficiais deles ou obras de instrução para a Igreja todos ensinam, sim senhor, que TODOS os 10 Mandamentos seguem sendo normativos aos cristãos como regra de conduta. Eu disse T-O-D-O-S (oficialmente só trocando o sábado pelo domingo). Tzaruch (à semelhança de Maria Madalena, Janete e outros aqui) não sabia disso! Que lástima!

    E nenhum deles está preocupado em seguir LEI DE MOISÉS alguma, meu caro. Estamos preocupados em acatar a LEI DE DEUS, aquela que Paulo disse ter em sua mente (Rom. 7:25) dispondo-se a honrá-la, e que ele identifica como a que traz o preceito “não cobiçarás” (vs. 7), ainda dizendo que tal LEI DE DEUS É (não diz 'era') santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22).

    Mas deixo aqui apenas uma rápida reflexão para ver se Tzaruch e outros avançarem um pouco no entendimento dessa questão bíblica:


    MOISÉS: MERO 'OFFICE-BOY' DE DEUS NO EPISÓDIO DA OUTORGA DA LEI

    Moisés cumpriu apenas o papel de um “office-boy” no episódio da outorga da lei dos 10 Mandamentos no Sinai, pois o que trouxe do monte foi somente a CÓPIA DO DISCURSO DE DEUS, como estava nas tábuas de pedra, escritas pelo Seu próprio dedo.

    Após proferir a lei especialíssima dos 10 Mandamentos palavra por palavra--a única parte de toda a legislação divina que Deus fez questão de transmitir aos ouvidos do povo diretamente, sem intermediários--é dito que Ele “nada acrescentou” (Deut. 5:22). Aquela foi a primeira e única vez na história que todo o povo de Deus reunido ouviu a própria voz de Deus falando-lhes audivelmente.

    Os que querem eliminar ou alterar regras dessa divina lei, ou acrescentar a ela outras regras, de caráter diverso, como as cerimoniais e civis (como as de condenação a morte de violadores) para alegar que todas formam um só “pacote” legislativo judaico, tudo abolido na cruz, estão indo “além do que está escrito” (1 Cor. 4:6).

    Todas as demais regras e estatutos e leis e detalhes rituais foram dados ao povo ATRAVÉS DA ESCRITA DE MOISÉS, e noutra ocasião. Portanto, a Lei Moral de Deus dos 10 Mandamentos é ESPECIALÍSSIMA na própria forma como foi outorgada.

    Isso faz lembrar aquela piadinha clássica: “Há uma diferença. E que diferença!. . .”

    E eis como João Wesley se refere aos 10 Mandamentos:

    “DEUS FALOU ESTAS PALAVRAS --a lei dos dez mandamentos é uma lei de divina composição; uma lei de Seu próprio proferimento. Deus tem muitas maneiras de falar aos filhos dos homens, através do seu espírito, consciência, providências; Sua voz em tudo quanto devemos cuidadosamente atentar: mas Ele nunca falou em qualquer ocasião da forma como o fez ao pronunciar os dez mandamentos, aos quais, portanto, devemos dedicar a mais zelosa atenção. Essa lei Deus tinha dado ao homem antes, estava escrita em seu coração pela natureza; mas o pecado tinha de tal modo descaracterizado essa escrita, que foi necessário reativar o seu conhecimento”. – John Wesley, cf. site de antologia de comentaristas bíblicos clássicos, www.e-sword.net.

    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 10:49

    .

    Olá irmão Azenilto.

    Azenilto escreveu-
      Mensagem nº307
    Agora, quero que me respondam por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de
    amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos.

    Alguém tem resposta para isso?
    .
    Sim, esse alguém que tem resposta para isso, é você mesmo na mensagem seguinte.

    Azenilto escreveu-
      Mensagem nº328

    Seria um absurdo isso, pois com tanta ênfase de pregação em que a salvação é somente
    em Cristo, o único nome pela qual importa que sejamos salvos (Atos 4:12),
    .
    Se a salvação é somente em CRISTO, e CRISTO NÃO mandou guardar o Sábado, nem falou de
    preceitos, qual a razão de guardar o preceito do Sábado, a tentar justificar que cumprem a lei
    dada por Moisés,, para se salvarem ?


    Seis dias se trabalhará,
    mas o sétimo dia vos será santo,
    o sábado do repouso ao SENHOR;
    todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.

    Êxodo 35:2

    Você guarda o sábado para não morrer ?


    Para que temas ao SENHOR teu Deus,
    e guardes todos os seus estatutos e mandamentos,
    que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho,
    todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.

    Deuteronômio 6:2

    Ou é para prolongar os dias sobre a terra ?


    Porque na realidade na Nova Aliança com o Sangue de CRISTO, não aparece
    NADA a dizer que existem benefícios, vantagens, ou desvantagens por guardar o sábado.

    NEM TÃO POUCO JESUS MANDOU GUARDAR O SÁBADO. se tivesse mandado,
    então também Ele não poderia ter sido morto por causa desse sábado.










                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 11:06

    .



    Azenilto escreveu-
      Mensagem nº328
    alguém ainda esperar salvar-se por seus próprios esforços em obter justiça é espiritualmente
    uma pessoa cega, surda e muda, por assim dizer.
    .
    Alguns sim, justificam-se pela Lei dada por Moisés,
    e se esforçam para tentar expressar o amor com o Sábado.


    Azenilto escreveu-
      Mensagem nº307
    Agora, quero que me respondam por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de
    amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos.
    .
    Guardar o sábado é um esforço próprio, para tentar se justificar perante a Lei dada por Moisés,
    porque JESUS não manda guardar o preceito do sábado..




    Azenilto escreveu-
      Mas não foi o que disse. . . Então, o sábado é um MANDAMENTO DE AMOR para todos os
    efeitos
    .
    .
    Qual efeito ???, JESUS NÃO disse para guardar o sábado, você é que deveria ter entendido,
    porque da Lei de Moisés NADA pode ser acrescentado nem DIMINUÍDO.


    Nem guardar o sábado fala de amor ao próximo, naquele tempo dava era direito à MORTE.


    Tanto é, que já antes ficou mostrado que o sábado não é um mandamento do amor,
    nem os seus 4 preceitos tinham validade.



    Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
    Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

    Tiago 2:8

    Como ficamos então irmão Azenilto ?.... amar ao próximo como a si mesmo
    já é cumprir conforme a Escritura, A LEI REAL ??,,, mas a LEI REAL (do REI)
    aqui não manda guardar o sábado.


    Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir,
    os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

    Deuteronômio 4:13

    Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse
    estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.

    Deuteronômio 4:14

    Nunca diga que são leis separadas, porque naquela aliança de DEUS, que foi
    por Moisés dada ao povo e não podia ser diminuída, DEUS ORDENOU AO
    MESMO TEMPO os estatutos e juízes com os 10 mandamentos.

    E como ficamos ?,,, como é possível anular algo imutável que está escrito ?

    De uma forma simples, ou seja, com um novo entendimento, o qual foi ensinado
    por JESUS CRISTO, em que não se muda os fundamentos, mas se muda as letras
    que dizem o que NÃO fazer, e com novas PALAVRAS a velha letra acabou por MORRER.


    Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira.
    Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

    Hebreus 8:13

    Será que PASSADOS 2000 ANOS, os NÃOS ainda NÃO envelheceram ?



    Azenilto escreveu-
      Seria um absurdo que a partir de Cristo não mais tenha validade preceitos tais como “não matarás”, “honra a teu pai e tua mãe”, “não furtarás”, “não cultuarás imagens”. . .
    .

    Claro que não tem mais validade esses NÃO, NÃO, NÃO, porque esses mandamentos foram dados
    a ensinar o que NÃO SE DEVE FAZER, mas JESUS CRISTO com DOIS mandamentos e com um
    melhor entendimento, ensinou-nos aquilo que DEVEMOS FAZER.


    Um novo mandamento vos dou:
    Que vos ameis uns aos outros;
    como eu vos amei a vós,
    que também vós uns aos outros vos ameis.

    João 13:34

    Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
    João 15:17

    Quanto, porém, ao amor fraternal,
    não necessitais de que vos escreva,
    visto que vós mesmos estais instruídos por Deus
    que vos ameis uns aos outros;

    1 Tessalonicenses 4:9

    Você não está instruído por DEUS ?,,, tem ainda de ir ler os NÃOS em Moisés ?????


    A ninguém devais coisa alguma,
    a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros;
    porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

    Romanos 13:8

    NÃO é preciso ler os NÃOS para cumprir a Lei,,, mas sim AMAR.


    E Jesus respondeu-lhe:
    O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel,
    o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração,
    e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,
    e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

    Marcos 12:29-30

    E o segundo, semelhante a este, é:
    Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Não há outro mandamento maior do que estes.

    Marcos 12:31


    O fundamento de TUDO é o AMOR, o antigo entendimento foi ANULADO por CRISTO,
    sem ter sido anulado o fundamento, e assim se entende como a lei foi anulada.


    Quem ama o próximo, não precisa de ir ler os NÃOS, e se precisar, é porque ainda
    não sabe o que é AMAR.


    Irmão Azenilto, qual o motivo que guarda o Sábado ?,,,, será para se salvar ?.... ou será para provar
    que
    você cumpre a lei de DEUS ?,,, ou são as duas opções ?


    Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
    Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

    Tiago 2:8

    Se alguém amar o próximo como a si mesmo, e não guardar o sábado, será que você
    consegue aqui vir dizer, e PROVAR que ele não está a cumprir com a Escritura, a LEI REAL ?



    Tente começar a responder ao que lhe é perguntado,
    a soma daquilo que não responde está a ficar imensa.





    Um abraço, fique na paz.











                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 11 Nov 2014, 11:47


    O Tzaruch continua mostrando que tem sérias dificuldades em exegese biblica. IGNORA coisas que eu menciono sobre erros grosseiros dele para partir para novas ofensivas, e valendo-se dos fracassados argumentos do silêncio. Ele não sabe que esse tipo de argumento do silêncio não serve de prova nem contraprova de coisa alguma.

    A alegação tola de que Cristo não mandou ninguém guardar o sábado é típica de debatedores que se valem desse tipo de argumentação, daí que não podem ser levados a sério.

    * Jesus NUNCA PROIBIU o casamento entre irmão e irmã, como determinava a lei. Com isso podemos aceitar casamento de irmão com irmã, já que Jesus nada falou a respeito?

    * Jesus NUNCA PROIBIU comunicar-se com os mortos, o que é tão claramente enunciado em Deu. 18:9-12; Isa. 8:20, 21. Podemos, então, ter comunicação com os mortos diante desse “silêncio” de Cristo a respeito?

    * Jesus NUNCA PROIBIU que se confeccionasse imagens de esculturas ou se cultuem imagens de santos da Igreja (Ele só proíbe que se tenha outra fonte de adoração além de Deus--Mat. 4:10). Então, podemos confeccionar imagens de escultura e cultuar imagens, desde que sejam de santos da Igreja, não da Divindade ou de divindades pagãs?

    * Jesus NUNCA PROIBIU que se falasse o nome de Deus em vão. Apenas faz referências indiretas ao 3o. Mandamento, mesmo assim só com relação a juramento.

    * Jesus NUNCA PROIBIU que se praticasse a bestialidade (sexo com animais). Então, o cristão pode fazer sexo com animais?

    Pronto, e agora, amigo Tzaruch? Entendeu por que esse seu tipo de argumentação é INÚTIL? Não serve de prova nem contraprova de coisa alguma. . .

    Agora, por que não analisa as questões que eu apontei de falhas de sua argumentação? Por exemplo, por que insiste em chamar os 10 Mandamentos de “lei de Moisés”? E o que me diz de Paulo referindo-se à LEI DE DEUS com referência ao preceito “não cobiçarás” (Rom. 7:25, cf. vs. 7 e 8')? Por que Paulo recomenda mandamentos do Decálogo (“lei de Moisés”?!) naturalmente aos GENTIOS de Éfeso e Roma (na verdade os 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. preceitos--ver Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10)?

    E como é esse negócio de que os luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, e assembleianos estão sendo seguidores da “lei de Moisés” porque ensinam OFICIALMENTE que os 10 Mandamentos TODOS seguem sendo a norma de conduta cristã?

    O seu equívoco, caro Tzaruch, é a FALSA PREMISSA de que quem defende o sábado está querendo justificar-se pela lei. E mistura as coisas, pois o mandamento do sábado NÃO É DA RELAÇÃO HORIZONTAL (criatura<--->criatura: amor ao próximo) e sim da VERTICAL (Criador<--->criatura: amor a Deus sobre todas as coisas).

    E falou, falou, falou, aliás, escreveu, escreveu, escreveu mas termina que NÃO RESPONDEU a pergunta que ele próprio imagina ter respondido:

    * Por que, sob o Novo Concerto, nossa exspressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 mandamentos?


    Isso não tem NADA A VER com o tema da salvação, amigo, que JAMAIS será por guarda de mandamentos, e sim pela fé.

    O que claramente IGNORA é que há dois aspectos a serem considerados no processo de salvação:

    a) JUSTIFICAÇÃO (que é inteiramente pela fé em Cristo)

    b) SANTIFICAÇÃO (que é pela fé, mas envolvendo o amor com que obedeceremos os dois preceitos básicos da lei--amor a Deus/amor ao próximo).

    Basta ler Rom. 5:1, que fala da justificação por fé; continuando com 5:5, que fala do AMOR que Deus derrama nos corações do Seus filhos, e é pela motivação do amor que faremos o que Paulo recomenda em 1 Cor. 7:19, ao dizer que coisas outrora importantes da lei, não mais importam, mas O QUE AGORA IMPORTA É OBSERVAR OS MANDAMENTOS DE DEUS.

    Está vendo só, Tzaruch? Temos que OBSERVAR OS MANDAMENTOS DE DEUS. E quem diz isso é exatamente Paulo, o grande campeão da justificação somente pela fé. Ele não mistura as coisas como você, que confunde JUSTIFICAÇÃO com SANTIFICAÇÃO.

    A observância do sábado, ou qualquer outro preceito bíblico, NÃO ENTRA NO CAMPO DA JUSTIFICAÇÃO e sim no da SANTIFICAÇÃO. Se você não sabe a diferença entre esses dois aspectos, só tenho a lamentar, pois isso só mostra a limitação de seu entendimento das Escrituras.



    Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 11 Nov 2014, 11:57, editado 3 vez(es)
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 11 Nov 2014, 11:52


    Vejamos onde está a fonte do problema do Tzaruch para entender devidamente a questão da lei e da graça, do amor a Deus e ao próximo, da confusão entre os conceitos de JUSTIFICAÇÃO e SANTIFICAÇÃO:

    Quanto ao “resumo” dos 10 Mandamentos em 2, como temos ressaltado, aí ocorre da parte de alguns um lamentável equívoco. Um resumo não é o mesmo que SUBSTITUTO, e há muita gente que pensa que Jesus ao proferir a “regra áurea” de amor a Deus e ao próximo, está criando uma nova e revolucionária legislação para os cristãos.

    Não está. Ele apenas reitera o que Moisés já dissera em Deu. 6:5 e Lev. 19:18. Tanto que quando Cristo é entrevistado pelo escriba, que queria “prová-Lo” (Mat. 22:35) e Lhe pergunta qual era o maior mandamento da lei (Mar. 12:28-34) Jesus respondeu-lhe com o duplo princípio de “amor a Deus/amor ao próximo”. E qual foi a reação do escriba? Ele O elogiou: “Muito bem, Mestre, disseste bem. . .”

    Por que foi essa a reação do escriba? Porque ele viu que Jesus não estava contradizendo NADA da lei de Israel.

    Claro, a lei de Deus SEMPRE teve como fundamento esse duplo princípio de “amor a Deus” e “amor ao próximo”. Moisés havia dito isso antes e Jesus apenas repete suas palavras.

    Cristo não estava SUBSTITUINDO nada da lei que disse que não veio abolir, e sim cumprir. Ele apenas SINTETIZA o sentido da lei como tendo por base o amor a Deus e ao próximo.

    Outra prova clara disso é que Paulo em Rom. 13:8-10 fala que o cumprimento da lei é o amor. Mas ele cita naturalmente PRECEITOS DO DECÁLOGO aos GENTIOS de Éfeso e Roma (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10).

    Ora, como é que Paulo não se ateve aos DOIS, mas ficou citando os demais da lei supostamente abolida, ou substituída pelos DOIS?

    Como se pode ver essa conversa de agora haver só DOIS mandamentos é um estratagema criado por alguns para justificar a tentativa de se escapulirem de preceitos que não lhes parecem convenientes. Os espíritas, inclusive, gostam muito de citar este argumento dos DOIS mandamentos. Querem com isso dizer que a lei contra consulta aos mortos está abolida. Agora só há DOIS mandamentos. . .

    E os anti-sabatistas fazem A MESMA COISA que os espíritas. . . Só que por motivo diferente--livrar-se do preceito do sábado. . .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 13:44

    .


    Azenilto escreveu-
      O Tzaruch é engraçado.
    .
    en·gra·ça·do
    adjectivo

    1. Gracioso, bonito, agradável.
    2. Chistoso, divertido, espirituoso.

    en·gra·çar - Conjugar
    verbo transitivo

    1. Dar graça a.
    2. Realçar.

    verbo intransitivo
    3. Sentir-se agradavelmente impressionado ao ver (alguém ou alguma coisa).
    4. Simpatizar.
    5. Tornar-se agradável.

    "engraçado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
    [em linha], 2008-2013,
    http://www.priberam.pt/dlpo/engra%C3%A7ado
    [consultado em 11-11-2014].
    .
    Pois é, mas olhe que o Tzaruch não viu ainda nenhuma graça no Azenilto.


    Azenilto escreveu-
      Se ele pensa que os demais participantes vão ficar se debruçando um tempão sobre seus longos
    quadros cheios de retângulos coloridos, ansiosos por aprenderem  dele a “verdade”,
    .
    Começa a ficar interessante, porque desses longos quadros você ainda não conseguiu citar, ou dizer
    uma única palavra, quanto mais dizer o contrário.


    Faça o seguinte acerca dos quadros longos, e dos curtos também.

    Quando você ou alguém conseguir, mostrar, e PROVAR, o erro, o engano, a mentira, ou algo
    semelhante nos quadros coloridos, então cite esta resposta, e diga que não está a VERDADE.

    Enquanto isso não acontecer, é a VERDADE que lá está escrita.


    Azenilto escreveu-
      está muito enganado.
    .
    É mesmo isso, quando tiver provado o engano e o erro, você poderá dizer que o Tzaruch está enganado.

    Entretanto, é você quem está enganado,,, e MUITO.


    Azenilto escreveu-
      Vejam o argumento dele tão infantil--
    .
    Irmão Azenilto, você é IGUAL os restantes irmãos que já debateram com o Tzaruch, quando chega ao
    ponto de verem que não conseguem dizer o contrário do que ele responde, partem para as "ofensas"
    pessoais, pois não tem mais argumentos para falar sobre a Palavra de DEUS.

    Você com certeza já leu este texto.

    E como vós quereis que os homens vos façam,
    da mesma maneira lhes fazei vós, também.

    Lucas 6:31

    Pronto, se é assim que você quer ser tratado, então da maneira como está a responder ao Tzaruch,
    também o Tzaruch irá responder a você.

    Até à data você não foi chamado de infantil, nem as outras coisas que já falou, nem tão pouco a
    sua pessoa foi chamada para a conversa, quando isso acontecer, não se admire.



    Azenilto escreveu-
      que quando Jesus disse sobre a SÍNTESE da lei ser amar a Deus sobre todas as coisas e amar
    ao próximo como a si mesmo, NÃO DISSE NADA SOBRE GUARDAR O SÁBADO
    (ver Mat. 22:36-40).
    .
    O texto está de seguida, você ou quem, conseguirá mostrar ai JESUS a falar do Sábado ?

    Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
    E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração,
    e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

    Mateus 22:36-40

    Vá, chegue-se na frente, e diga em quais palavras ai se fala do Sábado ?


    Azenilto escreveu-
      Nossa, o Tzaruch com essa não honrou a própria inteligência!
    .
    Vamos ver se você tem alguma inteligência, mostre lá em Mateus 22:36~40 onde se fala do Sábado.

    Porque toda a lei se cumpre numa só palavra,
    nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

    Gálatas 5:14

    E explique, como é que TODA lei é cumprida só em amar ao próximo, sem se guardar o sábado ?


    Azenilto escreveu-
      Se eu vivesse no nordeste brasileiro iria exclamar--ÓXI!
    .
    Se você não vive no nordeste, deve ir viver para lá, para depois os outros também poderem fazer piadas sobre você.



    Azenilto escreveu-
      E acaso Ele disse alguma coisa também de não matar, não roubar, não adulterar, não mentir,
    não cultuar imagens?! Significa, então, que PODEMOS, como cristãos, matar, roubar, adulterar,
    mentir e cultuar imagens?!
    .
    Está mais que provado, que você não sabe o que significa AMAR.

    não matar,
    não roubar,
    não adulterar,
    não mentir,


    Qual desses NÃO, quer que lhe seja explicado, e que é CONTRÁRIO a amar o próximo como a nós mesmos ?

    Quer ser morto ?
    Quer ser roubado ?
    Quer que a sua esposa adultere ?
    Quer que lhe mintam ?


    Então se não quer nada disto para você mesmo, como poderá querer para os outros ?

    A isto chama-se, amar ao próximo como a nós mesmos, que significa, não fazer aos outros,
    aquilo que nós não queremos para nós próprios.

    Até parece que se está a ensinar uma criança de 5 anos a AMAR.




    Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha
    os que confiam em imagens de escultura,
    e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

    Isaías 42:17

    não cultuar imagens

    Imagens do quê ?,,,,, se você ama a DEUS precisa que lhe digam estas coisas ?

    Quem ama a DEUS só o conhece a ELE, essas Palavras foram para um povo que na antiguidade
    tinham outros deuses inventados por eles,,, você ainda é desses ?



    Azenilto escreveu-
      Alô, alô, Tzaruch, acorda!
    .
    Irmão Azenilto, deixe-se de palhaçada, estamos a falar sobre a Palavra de DEUS, e você já não é criança.


    Azenilto escreveu-
      Depois acha ruim quando lhe digo que não adianta tentar criar sofismas bem bolados,
    .
    Você bem tentou dizer, só que não conseguiu provar nenhum sofisma nas respostas do Tzaruch.

    Na Mensagem nº382 está a resposta aos seus sofismas, e parece que afinal não consegue provar
    nenhum sofisma, só sabe apontar o dedo, mas provas NENHUMAS (= ZERO).


    Azenilto escreveu-
      pois mais cedo ou mais tarde as “armações” artificiais desse tipo desabam,
    .
    Fique então sentado à espera que elas caem, porque até ao momento você não conseguiu mostrar provas
     de nenhuma armação artificial, no entanto, a sua conversa está a ficar diluída e sem argumentos.


    Azenilto escreveu-
      igualzinho as gambiarras mal amarradas de alguns em obras de construção ou pintura.
    .
    Os seus exemplos, são a prova da sua incapacidade de debater sobre a Palavra de DEUS.


    Mais argumentos e provas irmão Azenilto, e menos acusações com conversas sem nexo.











                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Janete Ter 11 Nov 2014, 18:28

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:[font=Times New Roman][size=16]
    O Tzaruch é engraçado. Se ele pensa que os demais participantes vão ficar se debruçando um tempão sobre seus longos quadros cheios de retângulos coloridos, ansiosos por aprenderem  dele a “verdade”, está muito enganado.

    Nem ele e nem você com essa enxurrada de perguntas e tira-teimas (sob entendimento de sei lá quem).
    Isso sim é tentar lavar o cérebro das pessoas. Chatice sem fim.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 11 Nov 2014, 21:08


    Bem, o Tzaruch pensa mesmo que seus quadros coloridos são IRREFUTÁVEIS no que contêm. Mas ele não provou que ARGUMENTO DO SILÊNCIO vale de alguma coisa, provou?

    * Jesus não falou para guardar o sábado em Mat. 22:36-40 porque NÃO ERA NECESSÁRIO. Se eles guardavam o sábado ATÉ DEMAIS (ou seja, com extremismos de O proibirem até de curar nesse dia, o que não faz sentido porque "é lícito fazer o bem no sábado"--Mat. 12:12).

    * Jesus não proibiu ninguém de consultar os mortos porque não julgou necessário. Os Seus ouvintes tinham intrução devida a respeito e não praticavam isso.

    * Jesus não falou para não se praticar a bestialidade porque não julgou necessário. Os Seus ouvintes tinham intrução devida a respeito e não praticavam isso.

    * Jesus nada falou para que se impedisse casamento de irmão com irmã porque não julgou necessário. Os Seus ouvintes tinham intrução devida a respeito e não praticavam isso.

    E por aí vai. . .

    Mas vejam esta reflexão importante e iluminadora:

    Estou esperando que o Tzaruch ou qualquer outro responda aquela perguntinha que não quer calar:

    * Por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos?

    Agora, voltando a Mat. 22:36-40, Jesus disse que TODA A LEI depende desses dois preceitos básicos--amor a Deus e amor ao próximo. Os anti-sabatistas estariam cobertos de razão se Ele tivesse dito—TODA A LEI, MENOS O PRECEITO DO SÁBADO. Mas não foi o que disse. . . Então, o sábado é um MANDAMENTO DE AMOR para todos os efeitos.

    Pois é, no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor—

    a) de Deus para com o homem, concedendo-lhe esse tempo de descanso para benefício físico, mental, espiritual, familiar, social;

    b) amor de Deus para com os animais de carga (“nem o teu boi, nem o teu jumento” deviam ser postos a trabalhar no sábado);

    c) amor do homem para com Deus, respeitando-O como Criador de todas as coisas ao dedicar-lhe o “memorial da Criação”, que é o sábado -- Êxo. 20:11; cf. Sal. 111:2-4;

    d) amor do homem para com o seu semelhante respeitando o seu direito do descanso físico, mental, e demais benefícios espirituais, sociais, familiares nesse dia (“nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva . .”).

    Quero que me apontem qualquer outro mandamento do Decálogo que reúna tantas demonstrações de AMOR.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 22:24

    .




    Azenilto escreveu-
      Mas vejam esta reflexão importante e iluminadora:

    Estou esperando que o Tzaruch ou qualquer outro responda aquela perguntinha que não quer calar:

    * Por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos?

    Agora, voltando a Mat. 22:36-40, Jesus disse que TODA A LEI depende desses dois preceitos básicos--amor a Deus e amor ao próximo. Os anti-sabatistas estariam cobertos de razão se Ele tivesse dito—TODA A LEI, MENOS O PRECEITO DO SÁBADO. Mas não foi o que disse. . . Então, o sábado é um MANDAMENTO DE AMOR para todos os efeitos.

    Pois é, no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor—

    a) de Deus para com o homem, concedendo-lhe esse tempo de descanso para benefício físico,
    mental, espiritual, familiar, social;

    b) amor de Deus para com os animais de carga (“nem o teu boi, nem o teu jumento” deviam ser
    postos a trabalhar no sábado);

    c) amor do homem para com Deus, respeitando-O como Criador de toda as coisas ao dedicar-lhe
    o “memorial da Criação”, que é o sábado -- Êxo. 20:11; cf. Sal. 111:2-4;

    d) amor do homem para com o seu semelhante respeitando o seu direito do descanso físico, mental,
    e demais benefícios espirituais, sociais, familiares nesse dia (“nem o teu filho, nem a tua filha, nem o
    teu servo, nem a tua serva . .”).

    Quero que me apontem qualquer outro mandamento do Decálogo que reúna tantas demonstrações de AMOR.
    .
    Irmão, você está dormente ?....... não viu ou não quis ver ?

    TUDO QUE AI ESTÁ CITADO (e mais algumas coisas) JÁ FOI RESPONDIDO, confirme a mensagem nº378.



    • Você precisa de um ABRE-OLHOS

    • Mensagem nº378


    Não é isto um apego seu à lei dada por Moisés, a tentar justificar o sábado com amor ?

    Com certeza que você está apegado a essa lei, veja pois as coisas erradas que falou.

    -no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor-

    a)
    de Deus para com o homem, concedendo-lhe esse tempo de descanso para benefício
    físico, mental, espiritual, familiar, social;
    .
    a) Estamos a falar de mandamentos de DEUS para os homens cumprirem, mas você está é a falar
    do amor de DEUS para com o homem,,,,, esta expressão de amor que aponta não tem validade.

    Nem foi esse o motivo do Sábado ter sido dado como mandamento, você fala de sábado,
    sem confirmar porquê apareceu um mandamento para esse dia.


    -no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor-

    b)
    amor de Deus para com os animais de carga (“nem o teu boi, nem o teu jumento”
    deviam ser postos a trabalhar no sábado);
    .
    b) De novo tenta demonstrar uma das 4 expressões de amor, mas erra totalmente, aplicando
    a
    DEUS aquilo que na lei de Moisés foi dado aos homens como mandamento.

    E erra ainda mais, porque se está a falar de amar a DEUS, e você vem falar de DEUS amar os animais.


    -no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor-

    c)
    amor do homem para com Deus, respeitando-O como Criador de toda as coisas ao
    dedicar-lhe o “memorial da Criação”, que é o sábado -- Êxo. 20:11; cf. Sal. 111:2-4;
    .
    c) Fala de amor do homem para com DEUS respeitando o sábado, mas esqueceu que o sábado
    foi dado como mandamento por causa do homem, pois o povo havia murmurado contra DEUS,
    e assim ELE provou o povo para ver se eles andavam nos seus mandamentos.

    E a prova que o povo não andava nos mandamentos de DEUS, é que depois, esse dia foi dado
    como mandamento RIGOROSO, e quem não cumpri-se era morto por apedrejamento.


    -no mandamento do sábado temos 4 expressões de amor-

    d)
    amor do homem para com o seu semelhante respeitando o seu direito do descanso
    físico
    , mental, e demais benefícios espirituais, sociais, familiares nesse dia (“nem o teu filho,
    nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva . .”).
    .
    d) A sua conversa não faz sentido nenhum, porque mesmo no tempo de Moisés, quando aqueles
    guardavam o sábado por mandamento de DEUS e com pena de morte, nenhum amava o seu
    semelhante por serem obrigados a descansar nesse dia.


    Para não falar que você ai aponta benefícios espirituais, sociais, e familiares, mas
    de seguida fala de servo e de serva, que neste caso seria a servidão.



    Afinal as suas 4 expressões de amor no preceito do Sábado, não tinham NENHUM VALOR
    para o tema em destaque.



    Veja lá então de seguida algumas expressões de AMOR VERDADEIRO.


    A ninguém devais coisa alguma,
    a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros;
    porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

    Romanos 13:8

    Como é mesmo ?,,,,
    Amarem-se uns aos outros já é cumprir a lei ?,,,, mas aqui não diz que é preciso cumprir
    com o preceito do sábado,,, será que alguém se esqueceu,,, ou o preceito do sábado não
    tem este amor, nem tem amor essas 4 expressões de "amor" que você inventou ?



    Se alguém diz:
    Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso.
    Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu,
    como pode amar a Deus, a quem não viu?

    1 João 4:20

    Preceito de AMAR a DEUS é amar os irmãos, ou seria odiar os irmãos
    mas guardar o sábado do AT para eles descansarem ?


    E dele temos este mandamento:
    que quem ama a Deus,
    ame também a seu irmão.

    1 João 4:21

    Pois claro, se alguém diz que ama a DEUS, terá também de
    amar os seus irmãos, pois são TODOS do mesmo PAI.


    E agora, senhora, rogo-te,
    não como se escrevesse um novo mandamento,
    mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos:
    que nos amemos uns aos outros.

    2 João 1:5

    Continua a somar os preceitos do amor, mas sempre em relação aos outros
    irmãos, e a DEUS reconhecendo que ,ELE o PAI, é o ÚNICO DEUS VERDADEIRO.


    Todo aquele que prevarica,
    e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus.
    Quem persevera na doutrina de Cristo,
    esse tem tanto ao Pai como ao Filho
    .

    2 João 1:9

    Esta doutrina de CRISTO (que é a doutrina de DEUS), não ensina nem manda
    guardar o sábado como "preceito", mas com certeza manda amar ao próximo.


    Nós sabemos que passamos da morte para a vida,
    porque amamos os irmãos.
    Quem não ama a seu irmão permanece na morte.

    1 João 3:14

    Amar os irmãos faz-nos saber que passamos da morte para a vida,
    ,,,e o Sábado ?,,,, onde diz que guardar o sábado se passa para a vida ?


    No amor não há temor,
    antes o perfeito amor lança fora o temor;
    porque o temor tem consigo a pena,
    e o que teme não é perfeito em amor.

    1 João 4:18

    Quem guarda o sábado ainda vive APEGADO na velhice da letra, e teme que se
    assim não
    cumprir, já não será salvo.

    E assim não guarda as palavras de CRISTO, as quais
    não ensinam, nem mandam guardar o sábado.


    Jesus respondeu, e disse-lhe:
    Se alguém me ama, guardará a minha palavra,
    e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

    João 14:23

    Por mais que se procure na palavra de JESUS CRISTO, o sábado não é mencionado,
    nem em Apocalipse, onde está escrito as coisas erradas que não permitem a entrada,
    nem ai o sábado é condição para entrar no nova Jerusalém.

    Mas do AMOR, sem AMAR os irmãos, permanece-se na MORTE.


    Azenilto escreveu-
      Quero que me apontem qualquer outro mandamento do Decálogo que reúna
    tantas demonstrações de AMOR.
    .
    Qualquer um serviria, porque aquilo que você apontou NÃO REÚNE NENHUMA DEMONSTRAÇÃO
    DE AMOR, NEM A DEUS NEM AO PRÓXIMO.



    Do Decálogo ( que é a lei que você observa) ai você é o "mestre", porém nas Palavras do Verdadeiro
    MESTRE, de seguida será apontado um mandamento que REÚNE TODAS as demonstrações de AMOR.

    Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
    Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

    Tiago 2:8

    Pronto, aqui está um mandamento MAIOR E MUITO SUPERIOR ao mandamento do sábado.

    Porque fala sobre amar o próximo (os irmãos), e se pensar que não fala de amar a DEUS,
    pense bem,, pois se ELE não estiver próximo de você, é porque você ainda não o conhece.











                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 11 Nov 2014, 22:39


    Por que será que o Tzaruch NÃO DEU UM PIO sobre a primeira parte do que eu postei? Não vi os seus retangalozinhos coloridos para nada do que enumerei. Primeiro, ele NÃO RESPONDEU a importante pergunta que destaquei. Vejamos:

    * Por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos?


    E ele passou looooonge desta enumeração tão importante que derrota seus argumentos do silêncio:

    * Jesus não falou para guardar o sábado em Mat. 22:36-40 porque NÃO ERA NECESSÁRIO. Se eles guardavam o sábado ATÉ DEMAIS (ou seja, com extremismos de O proibirem até de curar nesse dia, o que não faz sentido porque "é lícito fazer o bem no sábado"--Mat. 12:12).

    * Jesus não proibiu ninguém de consultar os mortos porque não julgou necessário. Os Seus ouvintes tinham intrução devida a respeito e não praticavam isso.

    * Jesus não falou para não se praticar a bestialidade porque não julgou necessário. Os Seus ouvintes tinham intrução devida a respeito e não praticavam isso.

    * Jesus nada falou para que se impedisse casamento de irmão com irmã porque não julgou necessário. Os Seus ouvintes tinham intrução devida a respeito e não praticavam isso.

    E por aí vai. . .

    Depois que ele analisar essa 1a. parte de meu último post, eu prometo que analisarei suas "análises" da 2a. parte. . .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 11 Nov 2014, 23:05

    .


    Azenilto escreveu-
      Por que será que o Tzaruch NÃO DEU UM PIO sobre a primeira parte do que eu postei? Não vi os seus retangalozinhos coloridos para nada do que enumerei. Primeiro, ele NÃO RESPONDEU a importante pergunta que destaquei. Vejamos:

    * Por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos?


    E ele passou looooonge desta enumeração tão importante que derrota seus argumentos do silêncio:

    .

    Olhe uma coisa, por caso você precisa de um guia de leitura ?,,, ou precisa de GPS para encontrar
    aquilo que já lhe foi respondido ?



    • Você precisa de OUTRO ABRE-OLHOS
    • Mensagem nº403


    ________________________________________________________________

    Na próxima vez faça assim, pergunte onde está respondido, e se não estiver, ser-lhe-á respondido,
    assim você evita embaraços desnecessários.





    Azenilto escreveu-
       13a. – Sendo que faz parte da mais legítima tradição cristã que os primeiros 4 mandamentos do Decálogo referem-se a nossos deveres para com Deus, e os 6 últimos, idem quanto aos semelhantes (como declarado especificamente nos documentos confessionais de luteranos, presbiterianos, batistas e anglicanos), por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos?

    - Obs.: Quem ama a Deus sobre todas as coisas não terá outros deuses, não cultuará imagens, não dirá o nome de Deus em vão, e santificará o dia que honra a Deus como Criador de todas as coisas. E por amar o próximo como a si mesmo não irá desrespeitar os pais, nem matar, nem adulterar, nem roubar, nem dar falso testemunho e nem cobiçar coisas e cônjuge do próximo.
    .
    Antes de falar sobre Lei de Moisés, você terá de se explicar, como consegue separar os
    10 mandamentos
    da restante Lei, sendo que, foi TUDO DADO AO MESMO TEMPO.

    O que se segue é uma citação do que você fala de si mesmo, em que ultrapassa aquilo que está
    escrito, pois você diz que depois dos 10 mandamentos (Deus "nada acrescentou").


    Do primeiro link que colocou   http://www.c-224.com/40a-1-10-a.html
     PERGUNTA PARA RETRIBUIÇÃO:

    Por que querem adicionar outros tipos de leis ao que Deus pronunciou, como sendo tudo
    igual, sendo que é dito claramente que depois de proferir os Dez Mandamentos (que depois
    escreveu nas tábuas de pedra),
    Deus “nada acrescentou” a tal lei (Deu. 5:22)?


    Não estão indo contra o que Deus fez quando buscam juntar à “lei moral” outros principios
    que não são parte desse código divino, ultrapassando o que está escrito (1 Cor. 4:6)?
    .
    Você deveria esconder isso que falou, veja só o que a Palavra diz sobre o assunto.

    Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir,
    os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

    Deuteronômio 4:13

    Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse
    estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.

    Deuteronômio 4:14

    Será que é como você diz, ou é como está escrito ?,,,, A aliança ordenada contem os
    10 mandamentos, e AO MESMO TEMPO DEUS ORDENOU que Moisés ensina-se ao
    povo estatutos e juízes, para que FOSSEM CUMPRIDOS.


    Azenilto escreveu-
       Pronto, precisa dizer mais nada?
    .
    Sim, você precisa primeiro explicar como consegue dizer o contrário do que está escrito na Lei de Moisés.


    Precisa de dizer como consegue separar dos 10 mandamentos o que foi ordenado AO MESMO TEMPO.


    Azenilto escreveu-
       Só isso, por enquanto. E ele tem as 40 perguntas tira-teima para responder.
    .
    Quando você responder primeiro ao que lhe tem sido colocado, e quando conseguir mostrar e explicar
    como separa dos 10 mandamentos a restante aliança que foi ordenada ao mesmo tempo,,, então talvez
    consiga ver alguma resposta.





    Porque você só sabe perguntar,, MAS NÃO RESPONDE A NADA.










    .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Qua 12 Nov 2014, 00:15

    .


    Azenilto escreveu-
    E ACUSA os irmãos todos--luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, assembleianos, etc.
    de SEGUIDORES DE MOISÉS
    .
    Se eles são como você, e que passam o tempo todo a citar o Antigo Testamento e as Leis de Moisés,
    então são vocês mesmos que se acusam sozinhos perante Moisés.


    Azenilto escreveu-
    quando indiquei o que ele claramente nem sabia--que os documentos oficiais deles ou obras de
    instrução para a Igreja todos ensinam, sim senhor, que TODOS os 10 Mandamentos seguem sendo
    normativos aos cristãos como regra de conduta.
    .
    Faça o seguinte, já que com os seus argumentos não consegue PROVAR NADA acerca do
    Sábado, tente usar os argumentos deles, para ver se tem algum sucesso.

    Que importa documentos de homens, e instruções de homens para a igreja, se não estão de
    acordo com a Palavra de DEUS ?


    Em quem você confia ?.... nos homens ou naquilo que JESUS falou e você pode ler ?


    Azenilto escreveu-
    Eu disse T-O-D-O-S (oficialmente só trocando o sábado pelo domingo).
    .
    Se eles ensinam os 10 mandamentos da carne, que é pelo entendimento da velhice da letra,
    que é isso de
    trocar o sábado pelo domingo oficialmente ?


    Azenilto escreveu-
    Tzaruch (à semelhança de Maria Madalena, Janete e outros aqui) não sabia disso! Que lástima!
    .
    Bem se sabia que você antes estava a fazer analogia, também se poderia comparar você com alguém,
    mas isso poderia ser uma ofensa para a outra pessoa.


    Azenilto escreveu-
    E nenhum deles está preocupado em seguir LEI DE MOISÉS alguma, meu caro.
    .
    Se você conseguir mostrar o sábado como mandamento sem ser na lei de Moisés,,,,, MOSTRE.


    Azenilto escreveu-
    Estamos preocupados em acatar a LEI DE DEUS, aquela que Paulo disse ter em sua mente (Rom. 7:25)
    .
    Veja se ABRE BEM OS OLHOS, e se consegue ler o que vai aqui ficar explicado.


    Mas vejo nos meus membros outra lei,
    que batalha contra a lei do meu entendimento,
    e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

    Romanos 7:23

    São DUAS LEIS, uma é do pecado e da morte, esta aplica-se à carne, e depois é
    a outra LEI que se serve com o ENTENDIMENTO, e a esta LEI a carne não está
    sujeita, pois é lei para o espírito.




    Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.
    Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus,
    mas com a carne à lei do pecado.

    Romanos 7:25

    A lei dos NÃOS foi dada para se aprender o que NÃO é para FAZER,
    ou seja, as vontade da carne, não matar, não adulterar ETC ETC ETC.

    A  Lei do A-T, é a lei para o povo aprender a resistir ás tentações e inclinações
    da carne, por isso é que está escrito que a carne não está sujeita à outra lei de DEUS,
    nem pode estar, mas ai é a outra das duas leis.



    De seguida as duas leis, para se aprender a distinguir.


    ((Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, )))
    Que lei é esta ????

    É aquela LEI que só com o ENTENDIMENTO é que se serve, ou seja com AMOR.

    Também conhecida por -----   A LEI REAL, "Lei do Espírito da Vida".


    Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
    Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

    Tiago 2:8

    A lei de DEUS é AMAR ao PRÓXIMO como a nós MESMOS, e o AMOR não é da CARNE,
    mas sim do espírito, que é de DEUS e habita nessa carne.



    De seguida a lei do pecado, porque é a carne que peca e morre, o tal conflito
    entre leis e que está nos membros.

    ((("mas com a carne à lei do pecado.")))


    Porque o pecado,
    tomando ocasião pelo mandamento,
    me enganou, e por ele me matou.

    Romanos 7:11

    Sem haver mandamento não existia o conhecimento do pecado.

    Ora, o aguilhão da morte é o pecado,
    e a força do pecado é a lei.

    1 Coríntios 15:56

    O pecado gera a morte, e a força desse pecado veio pela Lei do A-T,
    pois o não cumprimento levava à morte por apedrejamento etc etc.

    Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus,
    me livrou da lei do pecado e da morte.

    Romanos 8:2

    E aqui se confirma, essa era a lei do pecado e da morte, pois pelo pecado se morria.

    Porquanto o que era impossível à lei,
    visto como estava enferma pela carne,
    Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado,
    pelo pecado condenou o pecado na carne;

    Romanos 8:3

    Assim se pode ver, a essa lei do A-T era impossível condenar o pecado, e para isso
    CRISTO foi enviado, e Ele mesmo, pelo pecado condenou o pecado na carne.


    Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus,
    pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

    Romanos 8:7

    Agora vamos ver, ((("mas com a carne à lei do pecado."))) a carne tem uma LEI, e ao mesmo
    tempo está escrito que não é sujeita à LEI de DEUS, ((com o entendimento sirvo à lei de Deus, )))
    e DEPOIS tem a LEI de DEUS, a qual é servida com o entendimento.



    Olhando a lei de Moisés, é fácil entender que é a lei da carne, onde o pecado gerava a morte,
    e onde os ensinamentos se dirigiam ao que era a inclinação da carne, dai tantos NÃOS e
    tantas advertências ao que era errado.

    Tem pois a outra LEI, aquela que o texto fala que se serve com o ENTENDIMENTO, e a esta
    LEI já a carne não está sujeita
    , por ser a lei do AMOR para o espírito.


    E agora, quem não entendeu ?,,, ou quem não consegue ver nos textos as duas leis ??????


    Azenilto escreveu-
    dispondo-se a honrá-la, e que ele identifica como a que traz o preceito “não cobiçarás” (vs. 7),
    .
    Irmão, pense no AMOR, e em AMAR ao PRÓXIMO como a si mesmo, você sabe que a cobiça leva
    a tentações, e a desejar possuir o que os outros tem, se você amar os outros como a si mesmo, por certo
    não irá querer se apoderar dos bens deles, tal como não gostaria de alguém se apoderar dos seus bens.


    Com efeito:
    Não adulterarás, não matarás, não furtarás,
    não darás falso testemunho, não cobiçarás;
    e se há algum outro mandamento,
    tudo nesta palavra se resume:
    Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

    Romanos 13:9

    Ainda não compreende, o que é RESUMIR TUDO em amar ao próximo como a nós mesmos ?


    O "não cobiçarás" faz parte da lei da carne, do pecado e da morte, assim como os outros NÃOS,
    e foi desta lei que CRISTO nos resgatou, e agora com um melhor  entendimento, seguimos a "tal"
    lei espiritual de DEUS que a carne não está sujeita, e para isso, amamos como a nós mesmos.



    Azenilto escreveu-
    ainda dizendo que tal LEI DE DEUS É (não diz 'era') santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22).
    .
    Mas você foi verificar qual é esta lei espiritual ?,,,, e confirmou se a carne está sujeita a essa lei ?


    Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.
    Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus,
    mas com a carne à lei do pecado.

    Romanos 7:25

    A lei santa, justa, boa e espiritual, é a lei do espírito, e a esta lei não está sujeita a carne.

    Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus,
    pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

    Romanos 8:7

    Este texto faz essa declaração, para que se entenda, que são DUAS LEIS dadas por DEUS.


    A primeira LEI por Moisés foi para a carne, a segunda Lei por CRISTO é para o espírito,
    a primeira matava, a segunda vivifica.

    Por isso o texto que cita diz que É, e não que ERA. pois a lei do espírito é eterna,
    já a lei da carne do pecado e da morte foi abolida por JESUS CRISTO.

    O amor não faz mal ao próximo.
    De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

    Romanos 13:10



    Você deve escolher qual LEI seguir, a LEI da CARNE, ou a LEI do ESPÍRITO.




    Um abraço irmão Azenilto, fique em paz.














                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 12 Nov 2014, 00:47

    Bom dia

    Uma curiosidade, agora por favor preste atenção para não se atrapalhar :

    Segundo o relato de Gênesis nos diz que no sétimo dia da criação,  Deus descansou. É este, quando ele fez o sábado?

    Gênesis nos revela que:

    Deus criou o mundo em seis dias.

    Ao sétimo dia, a criação estava completa.

    Deus descansou [hebraico: Shabbath] no sétimo dia.

    Ele abençoou o sétimo dia e o santificou ,

    No entanto, há várias coisas que o Gênesis não nos diz:

    Ela não diz que os seres humanos foram orientados a seguir o exemplo de Deus.

    Ela não diz que os seres humanos foram orientados a descansar.

    Ela não diz que Deus ensinou a Adão e Eva sobre o sábado

    Ela não diz que Deus criou o sábado.

    Ela não diz que os seres humanos devem  guardar o sábado.

    Pastor Almoedo

    Conteúdo patrocinado


    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 27 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 18:29