1) O "histórico", que quer dizer que o Inferno não tem como impedir a edificação espiritual da Igreja, de modo que suas portas não prevaleçam contra ela - o que é um tipo de incentivo aos evangelistas, para que nunca temam que seus esforços possam ser impedidos pelo maligno.
Olá irmão devaney... Paz do Senhor Jesus esteja convosco.
Muita gente imagina que o “inferno” é, literalmente, a casa do diabo. Onde ele possivelmente entra, planeja estratégias, passa alguns minutos, depois sai, e lá mantém os seus exércitos de prontidão, para quando quiser “atacar”. Alguns chegam mesmo a pensar em orar para “estremecer” o lugar e amedrontar os demônios que, supostamente, ali estariam a calcular armadilhas para o povo de Deus... Penso que essa é uma definição equivocada.
Não sou aniquilacionista. Assim, tendo em mente a definição de “hades” como sendo um tipo de prisão, onde quem lá está não pode sair, o conceito de que o lugar seria “quartel general” de satanás, onde o capeta se reúne para orquestrar planos, fica completamente sem sentido!
Acredito também que a tradução indiscriminada das palavras “hades” e “geena” pela mesma palavra portuguesa, “inferno”, contribui bastante para confundir o entendimento do leitor das Escrituras! Afinal, se imagina que os ímpios jazerão no inferno. Mas quando lembramos que o Senhor foi ao “inferno”, a prática de se traduzir indiscriminadamente “Geena” e “hades” por uma mesma palavra, encontra problemas: Onde foi, de fato, que o Senhor esteve, quando morreu?
Atos 2:31 -
Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno (hades), nem a sua carne viu a corrupção.Creio que as Escrituras parecem mostrar que os falecidos, sejam eles salvos, ou perdidos, comparecerão no “hades”. Segundo os Registros Sagrados esse lugar parece ser formado por “dois compartimentos”: a “geena”, e o “seio de Abraão” ou “paraíso”. A passagem do rico e Lázaro, conhecida de todos, parece mostrar isso bem claramente. Algumas pessoas rejeitam esse entendimento e defendem que essa seria uma idéia completa grega. Mas o problema é que o ensinamento está nas Escrituras, e por isso, deve ser considerado. Nesse sentido, é bom lembrar que a exortação ao homem é que evite ir para a “geena”!
Mat 10:28 -
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer na geena a alma e o corpo.
Mat 18:9 -
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo da geena.
Mat 23:15 -
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho da geena duas vezes mais do que vós.
Mar 9:45 -
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado na geena, no fogo que nunca se apaga,É precisamente para quem está no “seio de Abrão” ou “paraíso”, a garantia de que “as portas do hades não prevalecerão” contra si! É o Messias quem possui a “chave da porta do hades”
Apo 1:18 -
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do hades.Assim, diante dessas questões, entendo que a palavra “inferno” não pode ser usada como sinônima de “quartel general” do diabo. Principalmente porque creio que até ele tem medo da geena! Também, é diante dessas questões, que acredito que os salvos estão no paraíso, que seria um "espaço" dentro do "hades", e de lá sairão apenas com a vinda do Messias a terra!
2) Esse seu comentário, que estaria apontando então para o "mundo dos mortos" e fazendo alusão à ressurreição. É um caso a ser pensado, meditado, pois também não encerra nenhum tipo de incoerência bíblica.
A única dúvida que eu tive agora para assumir essa nova compreensão repousa no meu conceito de "Hades", que é um lugar físico, onde as almas dos justos e injustos se dirigiam antes da morte de Cristo.
Segundo sou instruído (passível de mudança, portanto!), após a ressurreição do Senhor, as almas dos justos saíram do Seio de Abraão para estarem com o Senhor ("subindo ao alto, levando cativo o cativeiro" - Efésios 4:8; e "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho (...) Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." Filipenses 1:21, 23).
Irmão, eu penso que os mortos em Cristo, não estão no céu “habitação de Deus”. Assim, penso que “estar com Cristo” significa “estar salvo”. Quem está no “seio de Abrão” ou “paraíso” está salvo, ou “está com Cristo”.
Mas creio que a questão polêmica está na expressão “subindo ao alto, levou cativo o cativeiro”. Existe uma linha que defende que Paulo estaria se propondo a ensinar que o Senhor Jesus mudou uma parte do hades de lugar: o “seio de Abrão” agora não estaria mais no hades e sim em algum outro lugar “em cima”. Alguns citam, inclusive, a passagem de Apocalipse, das almas em baixo do altar, como argumento pra mostrar que o “seio de Abraão” agora mudou de lugar.
A passagem que dá base a toda essa crença se encontra em Efésios 4. Mas quando lemos todo o capítulo a intenção do Apóstolo parece ser a de ensinar sobre a unidade do discípulo com o seu o Senhor:Não parece ser intenção do apóstolo ensinar sobre a questão da mudanca de lugar do "seio de Abraão"!
Efésios 4:1-11
1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
8 Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
9 Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,Todos os comentários de Efésios que possuo em mãos concordam com a mesma linha de entendimento: “Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens” seriam em outras palavras, os poderes que prendiam, que escravizavam o homem foram presos e "levados" por Cristo, isto é, ficaram inócuos, perderam sua eficácia.
Hebreus 2:14-15
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.Tenho aqui, em minhas mãos, 3 comentários de Efésios, de Francis Foulkes, de Hernandes Dias Lopes e de Calvino. Todos eles concordam com a posição de que “levou cativo o cativeiro” se referiria as remoção das mazelas que escravizam o homem, e o mantem em cativeiro: EM Cristo o homem não é mais escravo do pecado, pois foi liberto.
Joao 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.A mim, dentro do contexto do assunto tratado em Efésios 4, não parece razoável que Paulo estivesse mudando de assunto, para tratar sobre uma possível mudança do “Seio de Abraão” para um outro lugar.
Mas apesar disso, penso que essa linha não pode ser desprezada, pois o texto
também parece dar base a esse raciocínio!
Assim sendo, o Hades atualmente, como lugar físico, já teve suas portas "rompidas" pelos remidos do Senhor e os que agora morrem salvos, e a ressurreição dos mortos não irá mais afetá-lo, pois é etapa vencida.
Irmão Devaney, essa linha de entendimento do irmão é aceita por muita gente. A passagem de Efésios 4, também parece dar base para esse entendimento. Mas eu penso, irmão, que o fato de o Senhor ser apresentado como aquele que tem a “chave” do hades, parece denotar que o paraíso se encontra ainda nesse lugar.
Que o Senhor nos Abençoe
David