F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Tu és Pedro disse Jesus. Mas sobre quem e qual Igreja foi construída?

Compartilhe

Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 419

Re: Tu és Pedro disse Jesus. Mas sobre quem e qual Igreja foi construída?

Mensagem por Sargento em Sex 19 Abr 2013, 15:17

Não é sobre cada um.... mas a igreja são os filhos de Deus.... ela não é sobre os filhos, ela é os filhos.

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3108

Mensagem por Gleison Elias em Sex 19 Abr 2013, 17:25

isso que queria dizer.
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 419
Cidade/Estado : faro
Religião : Cristão
Igreja : Igreja Dos Eleitos
País : Portugal
Mensagens Curtidas : -20
Pontos de participação : 1036

Mensagem por Sargento em Sab 20 Abr 2013, 06:27

Ok Gleison...

Sei no entanto que não entendeu tudo o que eu disse porque se entendesse não aceitaria...
Porque mesmo aceitando a minha explicação eu sei que a toma num sentido diferente daquele que eu lhe quis dar.
.... mas aí entraríamos (como em tudo) no livre-arbítrio...
Juliano Toledo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 124
Cidade/Estado : toledo parana
Religião : abhodha
Igreja : de Cristo
País : brasil
Mensagens Curtidas : -14
Pontos de participação : 611

Mensagem por Juliano Toledo em Sab 20 Abr 2013, 16:24

Olha eu entendo e aceito muitas das formas usadas para refutar a ideologia da ICAR onde Pedro é a pedra de sua fundamentação, mas talvez a principal delas nós sempre esquecemos.

bom Jesus o Cristo foi perfeito em tudo que fez, é inegavel esta afirmação, portanto Jesus o Cristo entendia muito bem qual o verdadeiro sentido de tabernaculo (morada de Deus), e isso é uma questão lógica, Jesus o Cristo não olhou para Kepha e disse, voce é uma rocha e nessa rocha construirei minha ecklesia(igreja), por que antes de sua morte as ecklesias(igrejas) não existiam, o equivoco na tradução é que fez com que a ICAR sedenta por se firmar adotasse esta mentira.

Cristo usava uma expressão antiga, muito antiga, diga-se de passagem que pode até ser milenar, que as construções que permaneciam fortes, eram as edificadas na rocha, haja vista que o terreno onde eles habitavam não haviam muitas rochas, dai o valor tão expressivo no ambito de entendimento judeu sobre a expressão, "edificar na rocha", e se Cristo fosse construir uma morada para Deus, que neste caso era ao que Ele se referia, seria na rocha, portanto o que Cristo disse que construiria em Pedro é um lugar de morada para Deus, um tabernáculo, por que para Cristo era isso que importava, e Pedro neste caso era um lugar passivel desta construção.

Gente isso é história social judaica, fatores expressivos, comunicação, implicações expressivas entre outras de um povo, ou seja, quais expressões figurativas tinham peso cultural, ou o que era usado para transmitir grande ensino, mesmo com poucas palavras.

exemplo: não se da nó em pingo d'água, chover no molhado, tapar o sol com a peneira...

estes são exemplos expressivos de nossa sociedade atual, se eu usar qualquer um deles vou estar transmitindo muita informação em poucas palavras.

é por isso que eu creio que Cristo pleno de suas faculdades mentais, e perfeito em seu agir, jamais cometeria o absurdo de fundamentar o que se tornaria no futuro, a mais deturpada e sangrenta instituição humana de toda a história.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sab 20 Abr 2013, 16:57

sargento, eu entendi sim e plenamente. você não é eu pra saber se entendi.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3169
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 146
Pontos de participação : 10415

Mensagem por Vasuilvan em Sab 20 Abr 2013, 21:11

estou de pleno acordo com a mensagem do juliano. Entre pedras e pedriscos, devemos ressaltar a razão e a lógica...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3169
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
Mensagens Curtidas : 146
Pontos de participação : 10415

Mensagem por Vasuilvan em Dom 21 Abr 2013, 22:22

.
Amigos, ontem enquanto participava da campanha adventista de distribuição de DVD's, tive um encontro , na última residência visitada, com um diácono da igreja católica, que após alguns segundos, relutando se deveria aceitar o dvd ou não, resolveu aceitar, mas fez questão de declinar que já propósito religioso.

Então entrou no assunto de doutrinas e a primeira coisa que falou sobre o adventismo, foi dizer que quando se processar o ecumenismo o adventismo não estará junto, por não ser uma religião e sim uma seita.

Perguntei se ele sabia o que tinha escrito em ATOS 24.14, ele desconhecia e então mudou para o assunto de Mateus, que dá a PEDRO o título de primeiro PAPA e toda essa mesma retórica apresentada pelos católicos...
.
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Qui 13 Jun 2013, 09:51

Passagem bastante profunda essa de Jesus e Pedro.
Obtive um novo conhecimento sobre essa passagem bíblica, sobre o que Jesus queria dizer quando fala que “edificaria sua igreja sobre a pedra”, por uma pregação muito boa sobre esse tema.

Quando Pedro respondeu a pergunta de Jesus sobre o que eles (discípulos, achavam que Jesus era) e este respondeu a Jesus “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”  O que Jesus afirmou que está revelação veio a Pedro através de Deus, e após isso  Jesus diz:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 
Mateus 16:17-19

Na verdade o que Jesus queria dizer era:

Pois também eu te digo que tu és Pedro (pedra pequena, pedrinha) sobre esta pedra (Jesus – A rocha) edificarei a minha igreja (Pedro), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela(Igreja = Pedro);
E eu te darei as chaves do reino dos céus (A igreja = Pedro); e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 
Mateus 16:17-19

Conjecturando:
Jesus disse a Pedro que o nome dele significava pedra pequena, pedra insignificante e desprezada, mas diante de Pedro estava a rocha (pedra forte e resistente), e sobre está rocha (que era o próprio Cristo) seria edificada a igreja que era Pedro e as portas do inferno não prevalecerá contra ela.
O que Jesus queria dizer é que a igreja era o próprio Pedro.
A igreja é Pedro, sou eu e a todos que seguem a Cristo e aos seus mandamentos e temos que estar edificados sobre Cristo, e o inferno não prevalecerá contra nós.
Isso derruba a teoria de que em Pedro a igreja seria edificada e que este teria sido o primeiro papa e que havia fundado a primeira igreja, como que na verdade Pedro era a igreja edificada em Cristo assim como os que seguem a Cristo e fazem a sua vontade. Deus não habita em templos humanos, Deus habita na igreja que somos nós.
Revelação profunda essa.
 A igreja descrita no texto é a igreja espiritual, a noiva de Cristo.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Qui 13 Jun 2013, 10:12

Phaby,

O que você mencionou concorda com as mensagens minhas nrs. 026, 027 e 028, que, MAIS UMA VEZ, nenhum católico conseguiu responder.

O que notamos aqui é que esse assunto para um católico convencional, é "muito fácil" de responder a um evangélico, mas quando vamos mais a fundo, eles ficam sem resposta porque não conseguem achar uma "resposta pronta" e não conseguem raciocinar em cima da Bíblia, justamente porque dizem que eles não são autorizados a fazer isso.

Ou seja, precisam que algum "sacerdote romano" poste a resposta para em seguida virem falar conosco...
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Qui 13 Jun 2013, 10:32

Devaney,

Entendo,
E não é só nesse assunto que eles "gaguejam" quando aprofundamos usando a própria bíblia. É por isso que o versículo:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
João 8:32

Fala tudo.
Tive a oportunidade de conhecer duas pessoas que eram católicas "roxas" e se converteram ao evangelho lendo e estudando a bíblia. 
Não li todas as participações anteriores (apenas "passei o olho") e  quis complementar. 
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 13 Jun 2013, 12:43

uma pedra deixa de ser pedra só por ser pequena?
É incrível a grande distorção que fazem, sendo que tudo estaria claro caso tirassem essa ideia católica da cabeça, de que igreja é uma instituição.
tentam ser contra o catolicismo, mas o apóiam...
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qui 13 Jun 2013, 13:17

Gleison, uma pedra não pode ser um rochedo e vice-versa. Estamos falando de tamanho e capacidade de ser fundação de uma grande construção.

Construir uma casa sobre a "rocha" para estar firme, como disse Jesus, é uma coisa. Apoiar a casa sobre somente uma brita, não faz sentido.

Mas se olhar o post completo, verá que o assunto foi tratado TAMBÉM com a óptica da função espiritual. Veja a mensagem 28, por exemplo. O assunto léxico nem está sendo tratado ali.
VitorA
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : faro
Religião : cristã
Igreja : igrejadoseleitos
País : portugal
Mensagens Curtidas : -32
Pontos de participação : 118

Mensagem por VitorA em Qui 13 Jun 2013, 20:33

Olá a todos,Paz!!

vocês ainda acabam atirando pedras uns nos outros!!Very Happy

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas,porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 
Mateus 16:13-19

A Pedra,sobre a qual está edificada a Igreja de Jesus Cristo,é a própria Revelação da Palavra de Deus,que só quem tem o Espirito Santo pode realmente entender!!

quem diziam os homens ser Jesus??

Nenhum deles o reconheceu como o Cristo enviado por Deus,por isso diziam que era Elias ou um dos profetas, somente Pedro o reconheceu como o Cristo!!

Mas Jesus disse-lhe que ele não tinha compreendido aquilo por capacidade ou raciocínio humano,mas por revelação de Deus e que era sobre essa revelação,que a sua igreja seria Edificada!!

Qual a relação de Pedro com a pedra(revelação)??

É que todos somos pedras espirituais,deste edifício espiritual,a Igreja,da qual Jesus cristo é a Pedra principal!!

Cada vez que alguém entende a verdade do evangelho de Deus,.fica confirmado como uma pedra do mesmo edifício!!

Porque é que a Pedra, sobre a qual a igreja de Jesus é edificada,é a revelação da palavra de Deus??

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
1 Coríntios 2:14

A escritura mostra-nos,que o ser humano não tem a menor capacidade de entender por Ele mesmo as coisas de Deus,Excluindo assim o livre arbítrio,o  homem acredita em tudo menos na verdade de Deus,por isso que existem tantas religiões!!

Tem que ser Deus a mostrar o caminho ao homem e a conceder-lhe a Fé para crer,de outra forma ele está perdido!!

Agora vê quando Deus opera,para Salvação do homem!!

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 
1 Coríntios 2:9-12

Conclusão por agora,a Aliança de Deus em Cristo, baseia-se no conhecimento de Deus,como está escrito nos profetas e nos apóstolos,porque como dizem os profetas e o próprio Jesus confirmou,todo o Filho de Deus é ensinado pelo próprio Deus,através dos seus Ministros claro,mas se Deus não ensinar,o trabalho do ministro ou da testemunha é vão!!

Não é por Teologia,nem por formação pastoral em alguma escola bíblica,muito menos por sabedoria humana e sim por revelação de Deus e é por isso que uns creem e outros não,porque a uns Deus revela e a outros esconde,para que não compreendam!!

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. 
Mateus 11:25-26

A Igreja de Cristo,é obra de Deus em Cristo e cada um de nós é chamado por Deus e colocado no lugar determinado por Ele,aqui não há obra de homem,apenas homens chamados e capacitados para desempenhar uma função,conforme o dom da graça de Deus,por isso diz:As portas do inferno não podem prevalecer contra esta Igreja,que é o verdadeiro Templo e habitação de Deus em Espirito!!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 13 Jun 2013, 23:58

Devaney escreveu:Gleison, uma pedra não pode ser um rochedo e vice-versa. Estamos falando de tamanho e capacidade de ser fundação de uma grande construção.

Construir uma casa sobre a "rocha" para estar firme, como disse Jesus, é uma coisa. Apoiar a casa sobre somente uma brita, não faz sentido.

Jesus usou do nome de Pedro como uma forma de ilustração. Se é pedrinha ou pedrona, NÃO IMPORTA, o importante é que ele passou a mensagem que queria. Pena que poucos veem isso.

O próprio strong, que vc citou, em uma das definições é comum.
Os dois são stones, independente se é rocha ou não.

Jesus apenas fez uma ILUSTRAÇÃO. Esses detalhes pouco importam. Seria o mesmo de eu dizer: "Jesus não era o cordeiro. Cordeiro tem lã, Jesus não tem. Era sacrificado sobre um altar, e Jesus não foi, etc."

Ilustrações não veem os detalhes, mas a mensagem essencial. E a mensagem "essencial" desse texto é que Jesus edifica sua Igreja no coração daqueles que creem.
Em nenhum momento ele cita ele sendo pedra, mas a pedra aí é Pedro. Assim como eu sou pedra, todos somos pedras... e temos pedra exemplar, a de esquina, a principal, Cristo. A esta pedra que olhamos e podemos assim servir como pedras vivas para o templo de Deus.

Gleison Elias.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Sex 14 Jun 2013, 07:24

Então não estamos pregando nada de diferente. Com ou sem pedras... Cool
David
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 180
Cidade/Estado : João Pessoa - PB
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 7
Pontos de participação : 285

Mensagem por David em Sex 14 Jun 2013, 10:13

Olá, amigos e irmãos de fé no Senhor Jesus

Estava vendo o texto, de MAteus 16:18, na língua grega, para tentar aprofundar um pouco a questão! E estava refletindo em alguns dados, que as vezes deixamos passar despercebidos. A partir daí percebi duas questões dignas de nossa reflexão:

A primeira questão que chama a atenção é uso de artigo definido antes a palavra grega "petra" (tê petra). Segundo algumas gramáticas, o artigo definido serve para evidenciar o valor de um objeto chamando a atenção para ele fazendo ressaltar seu conceito. Quando não há o artigo definido, o valor da palavra é tomado num sentido geral, genérico. Assim, "tê petra" é "A Pedra", onde os "nascidos de novo" estão fundamentados!

A segunda questão, é sobre a palavra grega "hades", traduzida na maioria das versões por "inferno". Já ouvi muitas pregações com base nesse texto, onde o pregador adota uma linha, como se a igreja fosse atacar o inferno, de forma que suas portas iriam ser destroçadas. Seria a igreja atacando o inferno, possivelmente, através da pregação da Palavra.

A questão, irmãos, é que "hades" seria o lugar onde estão os mortos! Tendo essa definição em mente, tenho uma percepção diferente da mensagem do texto, daquela usada durante as pregações, e que fiz alusão no parágrafo anterior. Percebo que o Senhor possivelmente estaria a ensinar que sua "Eclesia", que são pessoas regeneradas pelo Espírito Santo,  está fundamentada sobre "A Pedra", ou seja, está fundamentada nEle, Jesus Cristo e que são esses que quebrarão as "portas do hades", ou seja, vencerão a morte, pois ressuscitarão um dia para a vida eterna!

Eu percebo que, se o Senhor se demorar mais 100 anos para voltar, nós, um dia, iremos quebrar as "portas do hades" e iremos vencer a morte, e ressuscitaremos para viver para sempre, com Ele.

Que o Senhor continue a nos abençoar

David
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Sex 14 Jun 2013, 11:00

David,

Belo comentário. De fato, podemos ter dois entendimentos:

1) O "histórico", que quer dizer que o Inferno não tem como impedir a edificação espiritual da Igreja, de modo que suas portas não prevaleçam contra ela - o que é um tipo de incentivo aos evangelistas, para que nunca temam que seus esforços possam ser impedidos pelo maligno.

2) Esse seu comentário, que estaria apontando então para o "mundo dos mortos" e fazendo alusão à ressurreição. É um caso a ser pensado, meditado, pois também não encerra nenhum tipo de incoerência bíblica.

A única dúvida que eu tive agora para assumir essa nova compreensão repousa no meu conceito de "Hades", que é um lugar físico, onde as almas dos justos e injustos se dirigiam antes da morte de Cristo.

Segundo sou instruído (passível de mudança, portanto!), após a ressurreição do Senhor, as almas dos justos saíram do Seio de Abraão para estarem com o Senhor ("subindo ao alto, levando cativo o cativeiro" - Efésios 4:8; e "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho (...) Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." Filipenses 1:21, 23).

Assim sendo, o Hades atualmente, como lugar físico, já teve suas portas "rompidas" pelos remidos do Senhor e os que agora morrem salvos, e a ressurreição dos mortos não irá mais afetá-lo, pois é etapa vencida.

Gostaria de ouvir seu comentário.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 19 Out 2017, 17:50