F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+7
RBianch
Xsara
Feelipe
Devaney
Sargento
Diephe
Norberto
11 participantes

    Deus se arrepende ou não?


    Diego Rios
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Número de Mensagens : 17
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Empty Re: Deus se arrepende ou não?

    Mensagem por Diego Rios Sex 27 Set 2013, 09:10

    RBianch escreveu:
    No caso do termo "arrepender", me explique então qual o sentido dos versos abaixo:

    Genesis 6:6-7 - Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
    É curioso ver esse tipo de ocorrência. Num primeiro momento o amigo afirma que a Bíblia deve ser vista com a razão. Mas quem a lê no espírito da dúvida e imerso na literalidade, o faz, na verdade, eivado de pura emoção. Sim. Deixa de lado a razão dando lugar a um forte sentimento. O sentimento de desqualificar a legitimidade, validade, força espiritual, é tão arrebatador que impede o indivíduo de enxergar a sabedoria e a verdade contidas nas Escrituras.

    É óbvio que a bíblia possui imperfeições. Todas elas, contudo, cientificamente compreendidas no campo da teologia. Aquele que tem sabedoria, inteligência e fé, consegue conviver com estas imperfeições sem preocupação.

    O propósito da Bíblia não é mostrar-se perfeita, mas revelar Aquele que é perfeito, suas prioridades, suas características, suas diretrizes e, sobretudo, sua vontade para as criaturas. Para tanto, atravessando milhares de anos e diversas culturas, ela só o pode fazer sendo imperfeita. E imperfeita aos olhos de hoje, porque detemos conhecimentos científicos (física, filosofia, química, etc). Se ela fosse escrita nos dias de hoje, a forma certamente seria diferente, mas a revelação seria a mesma: YHWH.

    Quando vemos com literalidade, utilizamos um único método hermenêutico, qual seja, o gramatical. Quando vemos com mais inteligência, utilizamos outros métodos, sobretudo o teleológico, cuja ênfase é a intenção, a finalidade.

    Neste texto epigrafado, está claro que a intenção de Deus é mostrar que sua criação lhe causou desagrado. A intenção de Deus é mostrar o que é e o que não é de sua vontade. Simples assim.

    E só para constar, teologia nunca poderá ser considerada como ciência, pois, ela não tem método científico algum, por ela não se pode provar, testar e comprovar nada.
    Há ciências humanas que sofreram oposições semelhantes, mas não deixaram de ser consideradas ciência. É o caso da sociologia e da antropologia. São ciências, como é a teologia, apesar de marginalizada, cujo método é o compreensivo. Advém da observação, da compreensão e construção de saberes, da sistematização, etc.

    Confesso que não disponho de tempo para investir no fórum aqui. O Irmão Beto o sabe.

    Peço desculpas se daqui para frente não continuar mais no debate.

    Boa sorte e Deus abençoe a todos.

    Jose Nildo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 66
    Data de inscrição : 17/09/2013

    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Empty Re: Deus se arrepende ou não?

    Mensagem por Jose Nildo Dom 29 Set 2013, 23:39

    Re.Deus se arrepende ou não?
    José Nildo

    R. Bianch
    Estou de pleno acordo com o que você disse na mensagem nº 8, que reproduzo abaixo:
    "Deus não se arrepende pois isto fere um de seus atributos divinos. Ele não seria Deus se houvesse arrependimento da parte dele. Mas o deus da bíblia se arrepende sim. Não há como negar."
    Muito bem, estamos diante de duas situações antagônicas; ou deus não disse o que está escrito em Gen 6:6-7, ficando sob a responsabilidade do escritor do Livro, no caso, Moisés o tal arrependimento, ou Deus se arrependeu mesmo e, neste caso, ele não pode ser DEUS, pór não possuir o atributo da onisciência.

    Nesta segunda hipótese, confirma-se o ponto de vista dos cristãos não-judeus que admitem que o deus do Antigo Testamento não é o mesmo Deus do Novo Testamento, este o DEUS VERDADEIRO a quem Jesus chamava "...
    Meu Pai e vosso Pai e meu Deus e vosso Deus, conforme Jo 20:17 - diálogo com Maria Madalena.

    Peço desculpas aos que pensam de maneira diferente, mas com o devido respeito, no meu modo de pensar aquela entidade que se revelou a Moisés como Yhawéh (Jeová), deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, dizendo-se também, autor de toda a criação, não era o VERDADEIRO DEUS, o Senhor Supremo do Universo, mas, tão somente, o Guia Espiritual do Povo escolhido para implantar, e com sucesso, o Monoteísmo em nosso planeta
    RBianch
    RBianch
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 658
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Ipatinga/MG
    Religião : Espírita
    Igreja : Desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 61
    Pontos de participação : 1029
    Data de inscrição : 12/08/2013

    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Empty Re: Deus se arrepende ou não?

    Mensagem por RBianch Seg 30 Set 2013, 07:51

    José Nildo, bom dia,

    Concordo com você. Mas, mesmo o deus do velho testamento sendo um guia espiritual apenas, acredito que a maior parte que o descreve foi invenção humana, pois, este deus além de não possuir os atributos divinos, ele causa guerras e mata pessoas inocentes. Isto é muito até para um guia. A adulteração do velho testamento é incontestável. A teologia tenta de forma desesperada explicar tudo, mas, já vimos que se não for de forma tendenciosa e, muitas vezes, de forma extremamente fantasiosa não se pode confirmar sua "divina inspiração".

    E, mesmo o novo testamento sendo um pouco mais coerente, também foi adulterado de forma que muitas passagens só as entendemos sob a luz da teologia, infelizmente.

    Volto a afirmar que Deus não se arrepende, mas, o deus da bíblia se arrepende sim!
    avatar
    Xsara
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 238
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Minas Gerais
    Religião : Livre
    Igreja : eu S2
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 1735
    Data de inscrição : 02/04/2013

    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Empty Re: Deus se arrepende ou não?

    Mensagem por Xsara Seg 30 Set 2013, 17:14

    Boa tarde !

     

      Gênesis 6.6: "Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso   lhe pesou no coração"

      Números 23. 19 "Deus não é homem para que minta nem filho de homem para que se  arrependa.
    Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?"

      Malaquias 3:6 "Porque eu, o SENHOR, não mudo."

      Êxodo 32:14 "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo."

      Gênesis 6:6,7 "Então se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra...Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...porque me arrependo de os haver feito.""

     I Samuel 15 : 29 "E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa."

     I Samuel 15 : 11): "ARREPENDO-ME de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR."


      A  Pergunta que não quer calar : "Deus" se arrepende sim ou não ? Assinale um x:

       ( x ) sim                                              ( x )não




       Resultado: Certa resposta! cheers
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Empty Re: Deus se arrepende ou não?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 30 Set 2013, 18:43

    Boa noite

    É preciso dizer mais algumas coisas? a verdade pode está em qualquer lado, depende como a sua religião interpreta.

    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Moedas
    Marcelo Almoedo

    Conteúdo patrocinado


    Deus se arrepende ou não? - Página 2 Empty Re: Deus se arrepende ou não?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 10:41