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    Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus?

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    Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus? Empty Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus?

    Mensagem por Betho Ter 29 Dez 2015, 10:29

    O uso do artigo definido com declinação genitiva τοῦ e τῆς:

    ἡ a γὰρ pois σὰρξ carne ἐπιθυμεῖ está desejando κατὰ para baixo (desprestigiar) τοῦ do(a) πνεύματος Pneuma, τὸ o(a) δὲ porém πνεῦμα Pneuma  κατὰ para baixo (desprestigiar) τῆς da σαρκός carne, ταῦτα estes γὰρ porém ἀλλήλοις um a outro ἀντίκειται opondo-se, ἵνα para que μὴ não ἃ quais ἐὰν provavelmente θέλητε estejam querendo ταῦτα estes ποιῆτε estejam fazendo. Gálatas 5:17 Interlinear

    Pois a carne está desejando desprestigiar “” do(a) Pneuma, porém o(a) Pneuma desprestigiar “” da carne, então, estes um a outro opondo-se para que, provavelmente, não estejam fazendo as quais (coisas) que estejam querendo estes. Gálatas 5:17

    Pois a carne está desejando desprestigiar “” do Espírito, porém o Espírito desprestigiar “” da carne, então estes, um a outro opondo-se, para que provavelmente, não estejam fazendo as quais (coisas) que estejam querendo estes. Gálatas 5:17

    Os artigos definidos τοῦ e τῆς, declinados no genitivo, referem-se ao que pertence ao Espírito e a carne e estão sugestionando aos leitores, uma interpretação de que a ação desprestigiosa praticada por eles, pelo Espírito e pela carne, estão opondo-se, não levando a nenhum resultado desejado por ambos.

    Analisando o discurso do Senhor Jesus no capítulo de Mateus 12.

    “... porém, se em pneuma de Deus, eu estou arrojando para fora os(as) daimonia...” Mateus 12:28
    “... porém, se em o Espírito de Deus, eu estou arrojando para fora os demônios...” Mateus 12:28

    “...ὃς δ᾽ ἂν εἴπῃ κατὰ τοῦ πνεύματος τοῦ ἁγίου...” Mateus 12:32  

    “...Quem, porém, verbalize ocultando(desprestigiando) do(a) pneuma do(a) Santo...” Mateus 12:32  
    “... Porém, quem verbalize desprestigiando a(o) “” do Espírito do Santo...”  Mateus 12:32  


    O artigo definido τοῦ declinado no genitivo, referindo-se a posse do Espírito do Santo, está sugestionando aos ouvintes, uma interpretação de que a suposta verbalização desprestigiosa praticada por aqueles fariseus e não perdoada, é bastante ampla em relação a posse do Espírito e não somente ao Espírito do Santo chamado por eles de Espírito de Belzebu. Esta posse está sendo representada por um vocábulo elíptico indefinido “” no verso pela construção τοῦ πνεύματος. Jesus assevera que esta posse do Espírito do Santo é mais do que aqueles ouvintes e fariseus pensavam, desde aquela ação, qualquer obra, o convencimento, o fruto, etc... até o testemunho do Espírito do Santo (ou de Deus), toda a posse do Espírito de Deus, não poderia ser mais desprestigiada, para não se incorrer no pecado eterno de blasfêmia, antes somente associado ao Deus Todo-Poderoso, o Pai.

    Os discípulos colocam esse ensinamento em prática em Atos 5:3-4:

    Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? 4 Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". Nova Versão Internacional.
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    Mensagem por Gleison Elias Ter 29 Dez 2015, 12:37

    --

    Se Deus é espírito, não há mal em dizer que o Espírito seja uma forma de Deus.
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    Mensagem por Betho Ter 29 Dez 2015, 14:41

    A única forma ou uma das formas? Isto não lembra Filipenses 2:6 ?
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    Mensagem por Gleison Elias Qua 30 Dez 2015, 01:04

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    São "formas" em sentidos totalmente diferentes.

    Eu disse no sentido de "um modo".

    Paulo disse no sentido de ter características divinas.
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    Mensagem por Betho Qua 30 Dez 2015, 04:19

    ok.
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    Mensagem por Dângelo Borges Correia Dom 03 Jan 2016, 00:42

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    Mensagem por Betho Dom 03 Jan 2016, 16:20

    .
    Com o ensinamento de Jesus descrito no tópico, não somente somente o Espírito, mas também a posse do Espírito, passam a serem entendidos como o próprio Deus Todo-Poderoso, não podendo serem blasfemados.
    .
    Isto a principio, não significa necessariamente exatamente ser o Deus Todo Poderoso, pois, primeiramente é a posse do Espírito, depois o Espírito possuidor, depois o Espírito posse de Deus e por fim, o Deus possuidor do Espírito. (Uma hierarquia exaustivamente ensinada neste fórum, da qual sempre aprendo.)
    .
    A questão é o como, a semelhança, a forma, a imagem do próprio Deus Todo-Poderoso.
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    Mensagem por Gleison Elias Dom 03 Jan 2016, 16:26

    --

    Qualquer um que tenha o ES se torna Filho de Deus, pois tem a mesma natureza de Deus. E consequentemente se tornam deuses, no sentido de Salmos 82, os filhos do Altíssimo são "deuses".
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    Mensagem por Dângelo Borges Correia Dom 03 Jan 2016, 17:30

    convertidos ou de berços são filhos de Deus,os que não,nasceram de novo são só criaturas de Deus.
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    Mensagem por Gleison Elias Qua 06 Jan 2016, 18:07

    --

    Não existe "de berço".

    Nas pentecostais sim, mas numa igreja séria, o jovem deve seguir a Cristo por fé, não por costume. E quando recebe de Deus a certeza da salvação, a fé, se torna uma nova criatura.

    Não existe ser nova criatura de berço...

    Só mesmo essa observação, sem mais delongas pois não é assunto do tópico.
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    Mensagem por Valdomiro Qui 07 Jan 2016, 11:37

    Betho, Paz!

    Fico feliz em ver você buscando compreender as coisas na raiz. Ou seja, nos escritos gregos.

    Apenas, a título de enriquecimento de tuas pesquisas, sugiro que você dê uma olhada na questão: PREPOSIÇÃO + CASO GREGO. Acredito até que você tenha começado ou, caso não, irá se deparar em breve em seus estudos.

    Por que dou essa sugestão?

    Porque, por exemplo, em κατὰ τοῦ πνεύματος, nos temos a preposição KATA + GENITIVO (com ou sem artigo), deve ser entendido como "CONTRA".

    Outro exemplo Mt. 12.28: εἰ δὲ ἐν πνεύματι θεοῦ ἐγὼ ἐκβάλλω. Aqui temos PREPOSIÇÃO + DATIVO (com ou sem artigo) que deve ser entendido como POR (ou PELO), tendo, nessa construção, o sentido instrumental. Vide Lc. 11.20 onde πνεύμα (espírito) é substituído por δακτύλος (dedo).

    Ou seja, o significado literal dos casos gregos pode ser modificados se regidos por determinadas preposições.

    Veja a página 22 da consulta que pode ser encontra online AQUI . Esse endereço só dá uma introdução, pois aborda a questão temporal, mas serve para verificar essa propriedade da língua.

    Para a verificação dos tipos de genitivo veja a página 317 da mesma obra.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
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    Mensagem por Betho Qui 07 Jan 2016, 12:24

    Olá, Valdomiro, o colega já tinha orientado o assunto tempo atrás, porém, não havia oportunidade para a progressão como se faz presente principalmente no tópico "As descrições fornecidas pelas preposições gregas: Os lugares geométricos de Jesus." portanto, deixei o tópico em aberto e irei ler suas referências.  A Paz do Senhor Jesus e do Deus Todo-Poderoso.

    .
    Uma observação, nas gramáticas que consultei, a afirmação não deixa de ser verdade, porém, no contexto, nem sempre é explicita, sugerindo KATA + GENITIVO ser entendido a principio "PARA BAIXO", daí "CONTRA"
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    Mensagem por Valdomiro Sex 08 Jan 2016, 09:35

    Ok grande irmão!

    Bons estudos!

    Paz seja contigo!

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