F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3171
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 17 Abr 2013, 11:45

    ao que me parece sim.

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 17 Abr 2013, 11:51

    Beto, Paz!

    O Gil escreveu para você:

    Norberto,

    Citei Filipenses para falar da Kenosis, a qual explica perfeitamente porque Jesus dependeu do Espírito Santo para iniciar o ministério, porque respondeu não saber o dia de sua volta, etc.

    Jesus esteve na condição humana e foi 100% humano. Ter limitado seus poderes Divinos não significa deletar sua divindade, zerar sua mente, para que não lembrasse quem era.

    Sua percepção da verdade é hoje unitarista. Mas quando a verdade para você era o trinitarismo, talvez lhe fosse menos difícil entender isso.
    Essa foi apenas mais uma tentativa de resposta, das muitas que já li e ouvi sobre o fato de Jesus não saber o dia da volta e que não soluciona o problema como todas as outras. Na verdade, essa é uma recorrência de reposta.

    O kenoticismo como o próprio arrazoado apresenta tem implicações sérias e não é desposado por todos os trinitários. Na verdade, é um mar de teorização humana que tenta solucionar as dificuldades evidentes de querer manter um Jesus que é Deus, ante as afirmações encontradas na Bíblia que, evidentemente, desfazem esse intento. E ai, o trinitarismo tropeça em que acredita, produzindo suas próprias contradições, pois dizem que Jesus se esvaziou completamente (da deidade, ao invés da forma) e depois dizem que os fariseus tentaram apedrejar Jesus porque ele estava alegando ser Deus. Por que um suposto esvaziado da deidade iria querer ser reconhecido como Deus, justamente pelos fariseus?

    Assim, ao contrário do que foi afirmado a teoria não explica a questão. Reconhece-se que humanizar-se não significa “ZERAR” a mente. Pois bem! Lembrança, é uma recordação do que se sabia. Jesus se fosse Deus antes de encarnar saberia o dia da volta. Ao encarnar saberia porque lhe seria uma lembrança de uma data da qual já tinha conhecimento e que não seria uma data qualquer. Mas recordemos que ele não disse “O homem Jesus não sabe”, ele disse “nem o Filho”. A não ser que se considere que Jesus nem sempre foi Filho, ele alegou enquanto Filho, não simplesmente enquanto homem, não saber.

    E ai, se confunde as coisas pensando que deve existir algo a entender em uma alegação contraditória em si mesma e que visa anular uma afirmação clara de Jesus. Estão querendo nos fazer crer que Jesus sabia o que ele mesmo, enquanto FILHO (não simplesmente enquanto homem), disse não saber, ou que ele ESQUECEU propositalmente (onde a Bíblia ensina isso?) uma data (nada menos que a de sua volta, data que saberia antes de encarnar se fosse Deus), só para tentar mantê-lo com uma identidade que TAMBÉM ele nunca disse ter ou ser.

    Ora, deixamos de ser trinitarianos justamente por perceber essas manobras necessárias para dar guarida a fé naquilo que a Bíblia NUNCA afirmou, qual seja, que Deus é um ser composto. Quando percebermos isso, não significou que deixamos de entender o pensamento trinitário, mas que tal pensamento é apenas uma aceitação de algo fora da realidade bíblica, e que nos damos o direito sadio de descartá-lo.

    Paz!
    Valdomiro.




    Última edição por Valdomiro em Qua 17 Abr 2013, 13:38, editado 2 vez(es)
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Qua 17 Abr 2013, 12:46

    Grato, Valdomiro, pelas primeiras respostas. Vou olhar com o devido cuidado durante essa semana e nos falamos oportunamente.

    De fato, é um tema interessantíssimo.

    Mas ainda continuo trinitariano...rsrsrs... vamos com calma...
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qui 18 Abr 2013, 10:15


    Olá irmãos
    Paz!
    Perdoe-me pela intromissão...
    Valdomiro escreveu:na 2ª parte da Mensagem nº851
    A questão é: Quem disse que a palavra “Deus” designa sempre o Ente Supremo, o Altíssimo, o que é de Eternidade a Eternidade OU o seu oposto?

    Prezado irmão, esse foi um dos motivos que me fez deixar de lado outras possíveis respostas a outros debatedores em favor de tuas perguntas, justamente porque notei que realmente algumas questões sobre o unitarismo precisam ser ditas a você.

    Quando fomos apresentados ao evangelho, não fomos apresentados ao dogma trinitário. Não conheço ninguém (talvez haja, mas não conheço) que tenha aceitado o evangelho porque alguém apresentou um Deus composto de três a ele. Somente depois é que somos introduzidos nessa questão na EBD, discipulado e etc. Pois bem... a partir da introdução desse ensino aprendemos uma regra que nos priva de uma verdade mais ampla. Qual é a regra? A regra implícita que diz que a palavra “Deus” deve ser tomada sempre em sentido de objeto de culto, ou seja, ou é Deus Verdadeiro ou é deus falso. Por essa razão, as raríssimas vezes, talvez 6 em universo de 1340 ocorrências no NT, em que a palavra “deus” aparece associa à Jesus é sempre requerida pelos nossos irmãos trinitarianos, com uma única conclusão possível, a partir desse ponto de vista, que Jesus deve ser o Deus de Israel, o Todo-Poderoso. Tuas perguntas refletem esse entendimento da palavra “Deus”.

    Pois bem. O que eu descobri nessa questão? Eu descobri que essa informação estava incompleta. A palavra “Deus” é uma polissemia, ou seja, ela tem vários significados dentro de seus respectivos contextos. Por exemplo, em Ex. 4.16 e Ex. 7.1 lemos o próprio Yahweh dizendo que havia posto Moisés por Deus. A pergunta é: a palavra “Deus” identifica Moisés como sendo o próprio Deus? É um Deus falso? É um ídolo? Também no Sl. 82 lemos que Deus julga no meio dos “Deuses”. Que “deuses” eram esses? Leia 1Sm 2:25 “Pecando homem contra homem, os juízes = אֱלֹהִים o julgarão; pecando, porém, o homem contra Yahweh, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque Yahweh os queria matar”. Quando estudamos esse Salmo e outras ocorrências descobrimos que os juízes eram chamados de “Deuses”, mas sabemos que ainda que chamados de “Deuses” isso não os identifica como sendo o próprio Deus, ou um falso Deus, ou, ainda, um ídolo! Aliás, Deus os chama de “Deus”. Então, alguém ser chamado de “Deus”, até mesmo por Deus, não significa e não determina que esse alguém seja o próprio ENTE Deus.

    Se alguém perceber isso, que é uma verdade dentro das Escrituras, então, o condicionamento que determina que, talvez, 6 ocorrências em um universo de 1340 no NT estejam, nessa meia dúzia, afirmando que Jesus é o Ente Deus, passará a exigir uma melhor reflexão ante ao que o próprio Jesus falou em versos como Jo. 17.3 (o Pai é o único Deus Verdadeiro), Jo. 8.42 (Vim de Deus, não vim de mim mesmo), Jo. 14.1 (Credes em Deus, crede também em mim), Jo. 7.17 (pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.) Ap. 3.12 (Ao que vencer eu o farei coluna no templo de meu Deus), inclusive em Jo. 20.17 (... mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.), e etc.

    Então, considerando os usos polissêmicos da palavra Deus mesmo que se admitisse que Tomé em Jo. 20.28 ao dizer “Senhor meu, e Deus meu” estivesse se referindo a Jesus nos dois possessivos da frase, nada há no texto que determine que ele estivesse reconhecendo Jesus como sendo o Deus de Israel. Considerando que ele duvidou da ressurreição de Jesus e das palavras das demais testemunhas, ele seria digno de julgamento por sua incredulidade. E ai lembramos que “Deus” (Theos = Elohim) é um título pelos quais os Juízes constituídos por Yahweh eram chamados em Israel. Então, Tomé poderia simplesmente estar dizendo “meu Senhor e meu Juiz”. Ou seja, “O meu Senhor é meu julgador diante de minha incredulidade”.

    Isso, como disse, se tomarmos a afirmação de Tomé como algo dito de Cristo e para Cristo. Mas, como você citou grego, então, vamos para mais algumas considerações do verso, que inclusive já citei aqui em outros momentos.

    Em grego “Senhor” é Κύριός, vamos simplificar para “kyrios”. Note o “os” no final indicando que é nominativo (geralmente o sujeito da oração ou predicativo); existe o acusativo com “on” no final, que serve como O.D; existe o dativo “o(i)” com um iota subscrito que serve como O.I e o vocativo com o “e” no final. Este vocativo, “Kyrie”, é a forma que ocorre invariavelmente no Evangelho de João quando alguém se dirige a Cristo falando a ele e para ele. O próprio Tomé usa essa forma em Jo. 14.5: “Λέγει αὐτῷ Θωμᾶς, Κύριε”. Ou seja, ninguém em todo o Evangelho de João fala a Jesus e para Jesus usando “kyrios”, mas “kyrie”. Isso nos faz perguntar se Tomé teria usado o nominativo ao invés do vocativo para falar de Jesus ao próprio Jesus. Alguns podem alegar que o nominativo, em uma fuga da regra, pode ser usado como vocativo, mas esse fenômeno não se verifica no Evangelho de João quando alguém se dirige ao Senhor Jesus sempre o faz no vocativo. A não ser que Jo. 20.28 seja considerado uma exceção.

    Assim, podemos ter um declaração de Tomé falada a Cristo, mas não se referindo a ele.
    Por falar em exceção, uma outra abordagem precisa se elencada.
    Esta última, o faço apenas para você saber que existe, ainda que não a considere segura.

    Existe uma “regra” grega, que tem apenas uns 200 anos. Digo “apenas” porque a gramática grega tem alguns milhares de anos. A regra foi elaborada por um cidadão chamado Granville Sharp (essa regra ficou praticamente morta nos meios acadêmicos por dificuldades que em tempo oportuno poderemos conversar a respeito. Recentemente tentaram revivê-la), que buscando materializar a deidade de Jesus, estudou grego com essa finalidade. Ele fez umas pesquisas e elaborou seis regras. A primeira é a mais conhecida, pois tenta defender Tt. 2.13 como uma afirmação de que Jesus é o “Grande Deus e Salvador”, entendendo ai “Deus” como o Ser Supremo, Deus de Israel (Como ele ignorou a polissemia da palavra, determinar que Jesus foi chamado de “Deus”, para ele, era a prova necessária para reconhecer Jesus como sendo o Deus Todo-Poderoso).

    A primeira regra em linhas gerais diz que se dois substantivos forem separados por KAI (conjunção grega) e somente o primeiro tiver artigo, então, os dois substantivos se referem a mesma pessoa ou coisa. A sexta regra é uma variante dessa e diz que se dois substantivos forem separados por KAI e ambos tiverem artigo, então, se referiem a pessoas ou coisas diferentes. Pois bem, Sharp tentando materializar a “prova” para Tt. 2.13 terminou por descartar a suposta “prova” de Jo. 20.28, pois ali está, como você mesmo lembrou: “ Ὁ Κύριός μου καὶ ὁ Θεός μου”. Note “Ho Kyrios” e “Ho Theos” separados por KAI e ambos com artigo. Segundo a “regra” essa construção deve ser entendida como se referindo a seres diferentes. O Senhor é um e Deus é outro. Evidentemente ele não abriria mão de tão raras ocorrências e alegou que esse verso se tratava de uma exceção à sua própria regra, que acabara de criar.

    Citei Sharp só para você perceber que as coisas não são exatamente como você pressupunha a partir das perguntas que fez por causa da presença da palavra “Deus” ali em Jo. 20.28. A própria regra de Sharp, que era uma ardoroso trinitariano, teria que colocar Jo. 20.28 como exceção para não excluir a associação da palavra “Deus” a Jesus ali.

    Portanto, bom irmão, note que existem detalhes importantes nessa questão e que, como eu já disse, os raríssimos versos que apresentam alguma associação de Jesus com a palavra “Deus” não estão isentos de discussão e algumas delas levantadas pelos próprios trinitarianos.

    Assim, a palavra “Deus” ali, pode simplesmente estar sendo aplicada em seu sentido polissêmico e/ou nem mesmo estar se referindo a Jesus. Essa percepção do fato elimina tuas perguntas, pois elas se basearam na premissa de que a palavra “Deus” só poderia ser tomada em seu sentido estrito, como é aplicada ao Altíssimo Deus de toda a terra.

    Minha postagem não tem o intuito de demovê-lo, é muito mais informativa do qualquer outra coisa. Para que você conheça que existe.

    Evidentemente dentre as linhas de interpretação está a que acha que Jesus é o próprio Deus, por causa da expressão de Tomé, ainda que Jesus mesmo tenha mandado um recado aos discípulos, um pouco antes, o qual Tomé deve ter recebido, dizendo que subiria para o Deus dele e dos discípulos (Jo. 20.17), essa informação tornaria a afirmação de Tomé antinatural já que Jesus seria reconhecido como o próprio Deus que Jesus mesmo disse ter sobre ele.
    Lamento, mas o que vejo nessa argumentação não passa de ser argumentação e opinião pessoal, e conclusão própria - e ainda tendo como pano de fundo novamente a língua grega como aquela capaz de respaldar-me toda a verdade!

    Salmos 68 -
    Um salmo totalmente devotado e dirigido a DEUS... quando Davi invoca a Deus várias vezes em espírito dizendo a Deus: "TU"
    Nos versos respectivos: 2, 9, 10, 18 e 35

    Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; assim como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus. Sal. 68:2
    "Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância, confortaste a tua herança, quando estava cansada." Sal. 68:9
    "Nela habitava o teu rebanho; tu, ó Deus, fizeste provisão da tua bondade para o pobre." Sal. 68:10
    "Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles." Sal. 68:18
    "Ó Deus, tu és tremendo desde os teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!" Sal. 68:35

    Vemos que realmente não é nem será polissemia de alguma palavra, que me faz reconhecer e compreender a VERDADE; a verdade da Escritura e o mistério de Deus; mas somente a fé, e o Espírito Santo que veio a nós p/ nos guiar em toda a verdade - são os únicos poderosos e responsáveis a me auxiliar e guiar à verdade; aliás, a mesma fé que segundo Hebreus, nos faz entender perfeitamente a Criação do universo pela palavra de Deus ...
    Mas aqui neste salmo 68 - quando Davi falava coisas grandiosas e profundas, coisas inúmeras vezes a nós incompreensíveis e muito menos capazes de analisar - quando por exemplo alude a:
    "Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo." Sal. 68:17
    e assim:
    "Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente." Sal. 68:33

    Vemos ser um salmo profético; dizendo-nos sobre verdades espirituais; e um salmo das obras grandiosas que por nós nem puderam ou podem ser vistas...
    Alguém já viu os carros de Deus em vinte milhares e milhares de milhares...?
    Alguém já viu Deus montado sobre os céus dos céus a existirem desde a antiguidade???
    Alguém viu "TU" subindo ao alto levando cativo o cativeiro - e dando dons aos homens -

    contudo, o apóstolo Paulo guiado pelo Espírito Santo reconhece pela fé (e não pelo grego) que está a falar de Cristo) e que isso se sucedeu, ou seja: Tu subiste ao alto levando cativo o cativeiro - não se deu na eternidade como os carros de Deus em milhares... .
    - o subir ao alto - se deu, depois ter descido as partes mais baixas da terra, e subido acima de todos os céus para cumprir todas as coisas...
    Ora, ora - se no Novo Testamento São Paulo, apóstolo enviado para a defesa da fé - não nos identificasse que esta passagem está a falar EXCLUSIVAMENTE DE CRISTO - ninguém aqui pelo mundo saberia que é de CRISTO - e não de Deus Pai - que esta profecia de Davi está a falar - que nem mesmo Davi o soube discernir o quando em espírito profetiza e escreve - e que a Escritura declara... como disse São Pedro:
    "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (II Ped. 1:20-21)

    Irmão - como você pode querer se utilizar apenas da polissemia da palavra "Deus" para esclarecer ou respaldar; dar fé ou anular esta profecia ???
    E agora nós homens analisarmos a polissemia p/ abalizar a fé na Escritura a qual é espiritual e incompreensível aos homens ????
    Desculpa-me, mas é muita loucura...
    Valdomiro - Você entenderia que esta escritura (SALMOS 68:18) está a falar de CRISTO - e não de Deus Pai - se todo o SALMO FALA DE DEUS - se São Paulo não a esclarecesse p/ nós ??????

    Mas agora a pergunta que fica: como pode querer se apoiar em polissemia da palavra p/ decifrar os enigmas da Escritura - quando somente pelo exame da mesma (não importando em que língua dos homens ela esteja escrita) é que, conforme o próprio AUTOR da fé, Cristo - nos ensina a buscar compreendê-la???

    Contudo façam os homens como bem entenderem.... porém diz assim:
    "Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." Isaías 8:20

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qui 18 Abr 2013, 10:27

    .
    Jetfé,

    Davi, de fato se declara a Deus, criador de tudo. Polissemia não será uma questão aqui, entendo assim. Não sei nem porque a citou.

    De novo você vem querer igualar Jesus por inferência, atribuindo a ele a única possibilidade de ser Deus, por essa inferência. E ainda tem que dizer que é Deus coigual ao Pai, formando-se um único Deus, pois não pode fugir do que as Escrituras declaram, ou seja, "Deus é um".

    Qual inferência? Esta: "levaste cativo o cativeiro".

    Confesso que é uma inferência nova. Talvez porque as outras inferências já foram esclarecidas aqui no tópico, tais como:

      - Jesus é Senhor - Deus é Senhor - Jesus é Deus.

      - Jesus é Salvador - Deus é Salvador - Jesus é Deus.

      - Jesus criou todas as coisas - Deus é criador - Jesus é Deus.


    E outras mais que são conhecidas. Mas todas essas inferências, conforme já explicado, não atribui deidade a Jesus, Filho de Deus.

    Mas já que você citou a questão "polissemia", me responda porque a seguinte inferência não pode ser verdadeira:

      - Moisés foi chamado de Deus - Moisés é Deus!

    Aqui você aceitaria a polissemia? Sim, claro que aceitaria. Nem precisa responder.
    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 18 Abr 2013, 10:39

    Caro irmão Jefté, Paz!

    Bom irmão, de a muito já não vejo motivos para trocarmos informações, já que ambos sabemos como pensamos e já expomos um ao outro o que pensamos.

    Você fala que eu utilizei o grego para falar de polissemia, mas não sou eu (apenas) que reconhece polissemia na palavra Deus. Se você não admitir isso vai ter que admitir que os juízes, ou os reis eram o próprio Deus, além de Moisés, como bem citou o irmão Norberto, e assim, não existiria o dogma da trindade, mas o dogma da poliunidade de Deus. Porém, os próprios irmãos trinitarianos reconhecem o que você se recusa.

    Faça um favor a nós dois, quando resolver escrever o que escreveu (afirmando ser “muita loucura” minha) pegue, pelo menos, um dicionário hebraico e outro grego e veja se isso não é confirmado ali a partir das próprias citações bíblicas. A não ser que você recuse os dicionários com fonte de pesquisa para ajudar no entendimento da Bíblia.

    Já falei diversas vezes a você mesmo sobre essas tentativas de identificar Jesus como Yahweh ou como Deus a partir desse tipo de comparação. Ora, não sei se você se lembra, mas eu já te perguntei se João Batista era o próprio Elias por causa da profecia que diz que Elias viria primeiro, e Jesus, que nunca se confunde, diz que João era Elias! E agora? João era Elias mesmo? O próprio? Essa não é uma verdade espiritual? Por que você confunde verdade espiritual com identidade? Por que você alega que Jesus é Deus ou Yahweh, a partir de inferências tuas e se recusa a identificar Elias como sendo o próprio, exatamente o mesmo, João Batista, já que foi Jesus quem identificou? Eu não creio que sejam o mesmo, por razões óbvias. Você crê?

    Faço-te a pergunta análoga a que você me fez: Por ventura não é de João Batista que a profecia fala quando disse de Elias? Mas, mesmo assim, são os dois o mesmo em identidade?

    E o que dizer daquela profecia citada em Hebreus “Eu te serei por pai, e ele me será por filho”?

    Por acaso não foi dirigida a Salomão? E ai eu te pergunto novamente: Jesus é o próprio Salomão?

    E se devemos entender que um é o outro por causa de palavras comuns aplicadas ao dois, será que deveríamos reconhecer que Yahweh é Satanás:

    2 Sm 24:1 “E a ira de Yahweh se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi”.

    1 Cr 21:1 “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi.

    O mesmo evento de “incitação” é feito por Yahweh e por Satanás. São o mesmo, em identidade, por causa disso?

    Prezado irmão, ao invés de alegar o que a Bíblia não alega, que é isso que você pretendeu com tua postagem (que Jesus e Yahweh são o mesmo Deus), apenas estou reconhecendo o que Jesus disse e confirmou: “Vim de Deus, não vim de mim mesmo”, o Pai “é único Deus Verdadeiro” e “Yahweh é um”.

    Sobre Is. 8.20 eu digo: Amém!!!

    Bom irmão, vou pedir a você minhas sinceras desculpas se eu ignorar tuas próximas postagens, se houver. Considero que não valha a pena ter que repetir a você as mesmas coisas várias vezes.

    Um grande abraço!
    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qui 18 Abr 2013, 11:00

    Irmão Norberto

    Paz!
    Você diz assim:
    Jetfé,

    Davi, de fato se declara a Deus, criador de tudo. Polissemia não será uma questão aqui, entendo assim. Não sei nem porque a citou.

    De novo você vem querer igualar Jesus por inferência, atribuindo a ele a única possibilidade de ser Deus, por essa inferência. E ainda tem que dizer que é Deus coigual ao Pai, formando-se um único Deus, pois não pode fugir do que as Escrituras declaram, ou seja, "Deus é um".

    Qual inferência? Esta: "levaste cativo o cativeiro".

    Confesso que é uma inferência nova. Talvez porque as outras inferências já foram esclarecidas aqui no tópico, tais como:

    - Jesus é Senhor - Deus é Senhor - Jesus é Deus.
    - Jesus é Salvador - Deus é Salvador - Jesus é Deus.
    - Jesus criou todas as coisas - Deus é criador - Jesus é Deus.

    E outras mais que são conhecidas. Mas todas essas inferências, conforme já explicado, não atribui deidade a Jesus, Filho de Deus.
    Mas já que você citou a questão "polissemia", me responda porque a seguinte inferência não pode ser verdadeira:

    - Moisés foi chamado de Deus - Moisés é Deus!

    Aqui você aceitaria a polissemia? Sim, claro que aceitaria. Nem precisa responder.
    Porém eu digo sobre isso por você afirmado:
    """E outras mais que são conhecidas. Mas todas essas inferências, conforme já explicado, não atribui deidade a Jesus, Filho de Deus."""
    DIGO:
    Quem está a afirmar isso são os homens. Mas não é da competência deles a estabelecer qualquer coisa.
    E pergunto ao irmão: COM BASE EM QUEM VOCÊ AFIRMA SER ASSIM!!!???

    ---------
    Mas já que você citou a questão "polissemia", me responda porque a seguinte inferência não pode ser verdadeira:
    - Moisés foi chamado de Deus - Moisés é Deus!
    Aqui você aceitaria a polissemia? Sim, claro que aceitaria. Nem precisa responder.
    Responderei::::::::::
    Bom, existem milhares de razões para eu diferenciar Moisés de Cristo:
    Unigênito de Deus - e Aquele do qual TODA A ESCRITURA só tenha sido ESCRITA PARA APRESENTÁ-LO E EXPLICÁ-LO!

    Mas, já que o irmão me pediu, cito uma profecia (daquelas que por instrução da palavra de Deus) que se não pode jamais interpretá-la particularmente - muito menos pelos judeus - os que ainda nem conseguiram acreditar no Filho de Deus:::::

    "MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Is. 9:1-2)

    "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is. 9:6)

    Veja irmão Norberto...
    A profecia não poderá ser interpretada particularmente....
    Será a polissemia das palavras anula a particular interpretação...???
    Bom, isso pode até ser a conclusão dos homens... mas, não a minha...

    Pois essa é uma das muitas formas a fazer com que:
    Maravilhoso - não seja maravilhoso..
    Conselheiro - não seja conselheiro...
    Deus Forte - não seja Deus Forte...
    Pai da Eternidade - não seja Pai da Eternidade...
    e Príncipe da Paz - não seja Príncipe da Paz...
    em suma: nada está valendo...

    Mas eu acho interessante como a profecia é dada - porque ela não só alude ao (ao menino que nos nasceu) VIRTUDES DIVINAS - mas também virtudes humanas, como por exemplo: Conselheiro ...
    Por aqui nós sabemos o quanto a profecia é real e literal - pois como Cristo entre nós homens - o Caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai, senão por Ele - como Ele vindo até nós não nos seria (a todo o filho de Adão): o MAIOR CONSELHEIRO a existir em toda a sua essência???
    Vê,irmão - o peso dessa profecia - pois assim como esse cumprimento tem total teor e verdade em Cristo - igualmente são todos os outros atributos da profecia em questão.

    Jesus Disse: Examinai as Escrituras... vós cuidais ter nelas a vida eterna - e são elas que testificam de mim.
    Portanto, assim faço; e não será o homem que me vai definir ou dizer, como que para mim - o que a Escritura de Cristo mo diz!

    "Se tu pode crer, tudo é possível ao que crê." (Mar. 9:23)
    E assim creio!

    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Qui 18 Abr 2013, 11:12

    Norberto

    Você está mais que meio caminho andado:

    Você cita argumentos que Jesus não é o Pai;
    e que o Espírito não é Jesus.

    Perfeito!

    Falta apenas você entender que Verbo significa o mesmo que Espírito de Deus, aí "cai a ficha" quanto a João 1 e a sua oposição em I João 4.
    Para quem entende, pelo Antigo Testamento, que Verbo (outro nome) é o Espírito de Deus, você perceberia que embora falando que o Espírito não é Jesus você estaria ensinando que Jesus é o Espírito (mesmo você sabendo que não).

    Outra coisa importante é que se não houver estudo sobre o Espírito de Deus (natureza) e sobre a "autoridade" divina, a verdade sempre acabará nestes debates sem fim.


    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qui 18 Abr 2013, 11:21

    Olá irmão Valdomiro

    Realmente reluto a considerar quaisquer estudos emaranhados e embasados nas pressuposições humanas e polissemia de palavra etc., para entender de um reino no qual é invisível e espiritual - e que as palavras, por mais que tenham sua representação - aqui não poderão provar - o que só existe lá - senão por respaldo e instrução da fé e do Espírito Santo - os quais, não são deste mundo - coisas que todas as línguas dos homens fazem parte...
    E não há quem possa entender da Escritura e do Reino de Deus a não ser:

    "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
    Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
    As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
    orque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
    I Cor. 2:10-16

    Faço-te a pergunta análoga a que você me fez: Por ventura não é de João Batista que a profecia fala quando disse de Elias? Mas, mesmo assim, são os dois o mesmo em identidade?
    Quanto a esta pergunta; na verdade, não diz que João Batista seria o Elias, profeta - mas diz que ele viria na virtude e poder de Elias - lembrando ainda que Eliseu recebeu dobre porção do espírito de poder que repousava em Elias....
    E por dizer que ele era o Elias que havia de vir - é só uma referência a profecia - mas jamais ela deu a entender que seria Elias (o tesbita) é quem viria a preceder ao Messias....

    E o que dizer daquela profecia citada em Hebreus “Eu te serei por pai, e ele me será por filho”?
    Esta profecia fala do homem Jesus - para quem o visse como por exemplo os hebreus viram-no na sua época, um mero homem - Deus o fez Filho - mas, ainda que assim esteja dizendo - todos sabemos - o Filho de Deus - já nasceu Filho - não foi feito Filho de Deus - são passagens que se intercalam entre nosso mundo e a eternidade - mas p/ quem o viu como homem - Deus o fez Filho dele - embora espiritualmente, eternamente ele é ...
    Disse Jesus: como o Pai me amou, também eu vos amei a vós...
    Disse Jesus: Porque tu me hás amado antes da fundação do mundo...

    Bom irmão, vou pedir a você minhas sinceras desculpas se eu ignorar tuas próximas postagens, se houver. Considero que não valha a pena ter que repetir a você as mesmas coisas várias vezes.
    Sinta-se a vontade...
    Mas gostaria, se possível da resposta:
    Valdomiro - Você entenderia que esta escritura (SALMOS 68:18) está a falar de CRISTO - e não de Deus Pai - se todo o SALMO FALA DE DEUS - se São Paulo não a esclarecesse p/ nós ??????

    Um abraço!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qui 18 Abr 2013, 11:23


    Diephe escreveu:Você está mais que meio caminho andado:

    Você cita argumentos que Jesus não é o Pai;
    e que o Espírito não é Jesus.

    Perfeito!

    Falta apenas você entender que Verbo significa o mesmo que Espírito de Deus, aí "cai a ficha" quanto a João 1 e a sua oposição em I João 4.
    Para quem entende, pelo Antigo Testamento, que Verbo (outro nome) é o Espírito de Deus, você perceberia que embora falando que o Espírito não é Jesus você estaria ensinando que Jesus é o Espírito (mesmo você sabendo que não).

    Outra coisa importante é que se não houver estudo sobre o Espírito de Deus (natureza) e sobre a "autoridade" divina, a verdade sempre acabará nestes debates sem fim.
    Olá
    Gostaria de saber disso:

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" João 14.16

    E também disso:
    "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." João 16.7
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Qui 18 Abr 2013, 11:37

    Jefté

    Olá
    Gostaria de saber disso:

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" João 14.16

    E também disso:
    "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." João 16.7

    O que tem isso?
    É exatamente o que o texto diz ai...
    Qual o mistério?


    Talvez porque te falte leitura bíblica para saber que o Filho se comportaria como o Consolador:

    Isaías 59:14-17
    "Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar.
    Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o SENHOR viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.
    E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.
    Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pós o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto".

    E em outras versões diz: "vendo que não havia ajudador" porque no hebraico fala de um homem que seria servo.

    Obs.: Antes que alguns digam que não fale de Cristo no texto usa a palavra hebraica 'Iysh que fala de homem (servo), e portanto, não pode estar falando do Pai.

    Menos teimosia e mais estudo.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qui 18 Abr 2013, 11:45


    Diephe, você diz isso:
    Talvez porque te falte leitura bíblica para saber que o Filho se comportaria como o Consolador:
    Mas Cristo diz assim:

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" João 14.16
    ( veja por favor - outro consolador... )

    "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mat. 28:19)
    ( vemos aqui - não se pode anular o Espírito Santo - porquanto se equipara e se faz ao lado: do Pai, e do Filho )
    Como pode o homem querer vir desconsiderar ou anular ??

    "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Rom. 8:27)
    ( o Espírito Santo que está em nós, intercede por nós ao Pai )
    "Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." (Rom. 8:34)
    ( E Jesus - que está a direita de Deus - TAMBÉM INTERCEDE por nós )

    Diephe - são leituras bíblicas...




    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Qui 18 Abr 2013, 12:21

    Mas Cristo diz assim:

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" João 14.16
    ( veja por favor - outro consolador... )
    Outro consolador já está dizendo que Cristo não é o Espírito de Deus; se você ler o resto perceberá que o Consolador é o Espírito da Verdade e estava no céu.

    "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mat. 28:19)
    ( vemos aqui - não se pode anular o Espírito Santo - porquanto se equipara e se faz ao lado: do Pai, e do Filho )
    Como pode o homem querer vir desconsiderar ou anular ?

    Quem esta anulando o Espírito?

    "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Rom. 8:27)
    ( o Espírito Santo que está em nós, intercede por nós ao Pai )
    "Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." (Rom. 8:34)
    ( E Jesus - que está a direita de Deus - TAMBÉM INTERCEDE por nós )

    E...
    ???

    Diephe - são leituras bíblicas...

    Se você não entendeu nem o que eu falei como pode querer contradizer?
    Fica parecendo que você pula para gritar "mentira" sem nem saber sobre o que está gritando.
    A sua intenção era concordar?
    avatar
    Lucas Filho
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 49
    Cidade/Estado : Fortaleza/CE
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus Canaã
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 66
    Data de inscrição : 08/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lucas Filho Qui 18 Abr 2013, 12:52

    Não sou tão estudioso no assunto, mas posso contar a minha experiência pessoal. Recentemente fui batizado em línguas. E dentre muitas coisa que eu falava sem parar - em uma língua estranha, eu conseguia compreender algumas coisas. E uma que eu não me esqueci foi a frase: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

    Então para mim, sim existem os três e se é em nome dos três que conclusão podemos chegar?
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Qui 18 Abr 2013, 13:05

    Lucas, eu como Trinitariano, vou lhe dizer que o único Deus, manifestado triunamente, usou seus lábios em glorificação.

    Como Unitarista, ou estou enganado, vão dizer que isso não significa nada.
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Qui 18 Abr 2013, 15:19

    Lucas, eu como Trinitariano, vou lhe dizer que o único Deus, manifestado triunamente, usou seus lábios em glorificação.

    Como Unitarista, ou estou enganado, vão dizer que isso não significa nada.

    Quem é o único Deus para você Devaney?
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qui 18 Abr 2013, 16:19

    .
    Lucas Filho, experiência interessante. Lembrei da fórmula batismal registrada em Mateus, que por si só também menciona os três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.



    Devaney, sua pergunta fez-me recordar o início do Fórum Evangelho.

    Naquela época sempre dizíamos aos demais membros que uma experiência pessoal relatada, não poderia fundamentar uma doutrina. Não estou dizendo que você está querendo fundamentar algo pela experiência do Lucas Filho, você não afirmou isso.

    Seria só para deixar registrado que a experiência pessoal não traz fundamento ao dogma, seja ele qual for.



    Uma observação a parte: o contexto do capítulo de Mateus onde possui a fórmula batismal, em conjunto com a autoridade de Jesus analisado no contexto das Escrituras, mais o testemunho de batismos realizados e registrados em Atos com apoio até pela história, põem em descrédito a passagem bíblica com a fórmula batismal nos termos que encontramos hoje "batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
    .

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 58 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 07:04