Boa tarde
Para serem “confiáveis”, os evangelhos devem ser honestos e verdadeiros. Até certo ponto, podemos julgar isso se, ao relatar eventos iguais ou paralelos, os Evangelhos de Mateus e Lucas copiam fielmente Marcos , e se o Evangelho de João copia fielmente suas fontes principais, Lucas e Marcos. Infelizmente, nem sempre é esse o caso.
Quando Mateus e Lucas fornecem duas genealogias diferentes para Jesus, desde José até o rei Davi, sabemos que uma ou ambas as genealogias devem ser fictícias. Quando Mateus fornece um relato do nascimento que traça muitos paralelos entre Jesus e o Moisés do Antigo Testamento, devemos presumir que isso não é confiável.
Quando Lucas fornece um relato do presépio que exige que José, um residente da Galiléia, viaje à Judéia para um censo que foi planejado por Roma para determinar o valor do imposto a ser cobrado dos residentes da Judéia, devemos presumir que isso não é confiável. Quando o Evangelho de João retrata a crucificação ocorrendo num horário e num dia diferentes dos retratados nos evangelhos sinópticos, podemos dizer que isso não é confiável.
Uma conclusão razoável é que os evangelhos fornecem orientação espiritual aos fiéis, mas não são inteiramente confiáveis como registros da vida e da missão de Jesus
Para serem “confiáveis”, os evangelhos devem ser honestos e verdadeiros. Até certo ponto, podemos julgar isso se, ao relatar eventos iguais ou paralelos, os Evangelhos de Mateus e Lucas copiam fielmente Marcos , e se o Evangelho de João copia fielmente suas fontes principais, Lucas e Marcos. Infelizmente, nem sempre é esse o caso.
Quando Mateus e Lucas fornecem duas genealogias diferentes para Jesus, desde José até o rei Davi, sabemos que uma ou ambas as genealogias devem ser fictícias. Quando Mateus fornece um relato do nascimento que traça muitos paralelos entre Jesus e o Moisés do Antigo Testamento, devemos presumir que isso não é confiável.
Quando Lucas fornece um relato do presépio que exige que José, um residente da Galiléia, viaje à Judéia para um censo que foi planejado por Roma para determinar o valor do imposto a ser cobrado dos residentes da Judéia, devemos presumir que isso não é confiável. Quando o Evangelho de João retrata a crucificação ocorrendo num horário e num dia diferentes dos retratados nos evangelhos sinópticos, podemos dizer que isso não é confiável.
Uma conclusão razoável é que os evangelhos fornecem orientação espiritual aos fiéis, mas não são inteiramente confiáveis como registros da vida e da missão de Jesus