F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


    O Pai reconhece a Deidade do Filho

    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    O Pai reconhece a Deidade do Filho Empty O Pai reconhece a Deidade do Filho

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Dez 2020, 23:27

    Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

    Hebreus 1:1

    O autor de Hebreus é claro quando diz que Deus falou pelos profetas.
    A partir do verso 5 o autor apresenta diversas porções dos antigos escritos dos profetas.
    Segundo o autor de Hebreus cada porção citada é conteúdo da fala do Pai em relação ao Filho( distinguindo-o dos Anjos)
    Em nenhum momento o Pai falou de si mesmo.

    5 "Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?"
    Observação: O que vem depois do sinal de dois pontos em cada verso é aquilo que o Pai está dizendo por meio do profeta.

    6"E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem"
    Observação: O Pai segue falando

    7"Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;"
    8"mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino."
    Observação: O Pai segue falando do Filho

    9"Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros."
    Observação: O verso 9 é a sequência do verso 8

    10"Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;"
    Observação : O Pai segue falando do Filho mantendo a sequência do verso 8

    11"eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste;"
    12"também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim."
    Observação: Versos 11 e e 12 segue a sequência do que começou a ser dito no verso 8

    13"Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?
    14"Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?"

    Observação: Nos versos 13 e 14 o autor de Hebreus conclui aquilo que foi dito pelo Pai.

    Segundo o autor de hebreus, todos os textos citados dos profetas é o Pai falando a cerca do Filho.
    O Pai em nenhum momento falou de si mesmo.
    O autor de Hebreus em nenhum momento precedeu as falas do Pai na primeira pessoa pois o Pai falou de terceiros( Filho e Anjos) e não de si mesmo.

    Os que combatem a Deidade do Filho  tentam negar que o autor de Hebreus esteja afirmando que cada porção citada é o Pai falando de outro( Filho) e não de si mesmo.

    Tentam desvincular as porções citadas da luz do texto de Hebreus.

    Se cada porção citada é uma fala do Pai acerca de outro( Filho) então nos textos originais dos profetas temos que manter esta visão.

    Não tem como interpretar os textos dos profetas citados fora da verdade de que as mesmas são aquilo que o Pai está falando do Filho por meio dos profetas.
    Exemplo:

    A porção citada no verso 10 está em Salmos 102:25-57

    "Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos.
    Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados.
    Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim."

    O Salmista dirige sua fala para na segunda pessoa.
    Todos estes feitos citados no texto foram atribuídos ao Filho( pois é aquilo que o Pai estava dizendo do Filho segundo o autor de Hebreus)

    Este de quem o profeta está dizendo é tratado como Deus pelo próprio profeta.

    No verso 24 ele começa chamando-o de "Meu Deus":
    "Dizia eu: Deus meu, não me leves na metade de minha vida; tu, cujos anos se estendem por todas as gerações."

    Se o autor de Hebreus cita esta porção salmista como aquilo que o Pai está dizendo acerca do Filho, então não é o Pai falando de si mesmo, e nem é o profeta falando do Pai.

    Aqui o Pai reconhece a Deidade do Filho por meio dos profetas.
    Só um exemplo suficiente para provar a tese.

    Os combatentes da Deidade do Filho afirmam erroneamente que este salmo está se referindo ao Pai.
    Não é verdade pois o autor de Hebreus citou esta porção como fala do Pai a cerca do Filho.
    Porém eles não negam que deste do qual o profeta está dizendo possui a Deidade.( é Deus)

    Que Deus ilumine a mente de todos que lerem este estudo afim de aceitarem verdade tão clara e inegável.

    ( Gilcimar Lobato de Paiva, 25-12-2020)

    Vasuilvan e Gilcimar gostam desta mensagem


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 08:57