QUEM FOI O RESPONSÁVEL PELA MORTE DE JESUS?
Tendo por base os evangelhos, são vários os possíveis responsáveis.
Primeiro responsável: o Sinédrio ?
Jesus foi julgado e condenado pelo Sinédrio (Mc 14,61-64), por crimes para os quais a lei judaica previa a pena de morte por apedrejamento (Lv 24,16).
Em razão da dominação romana, o Sinédrio não detinha poder legal para aplicar uma sentença capital, poder esse reservado ao governador romano, Poncio Pilatos.
Segundo responsável: o povo ?
Para atingir seu intento, os chefes e a aristocracia do Templo incitaram o povo, que se manifestará favorável à libertação de Barrabas e à execução de Jesus (Mc 15, 6-13)
Terceiro responsável, Pilatos ?
Sabedores de que que Pilatos não consideraria válido um motivo religioso para executar uma pena capital, os acusadores distorceram a acusação para alegar um motivo politico: Jesus ter-se-ia proclamado rei dos judeus (Mc 15,2), e que assim seria uma ameaça ao poder romano; conforme indica o título aplicado no alto da cruz (INRI Iesu Nazareno Rex Iudeorum).
Inobstante não tenham sido encontradas suficientes acusações mas para acalmar e satisfazer a turba influenciada pelos sumos sacerdotes, Pilatos ordena a morte por crucificação.
Quarto responsável: nós, cristãos?
Acima daquelas corresponsabilidades, a fé cristã afirma que Cristo se ofereceu em sacrifício para resgatar nossos pecados (1 Cor 15,3), deu deliberadamente a vida por amor, para que todos desfrutem da salvação (1 Jo 2,12).