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    ---- Estudo sobre a origem da crença da trindade. --O Credo de Atanásio.----

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    Mensagem por Tzaruch Ter 03 Dez 2019, 16:58

    .
    O corrente assunto tem como finalidade mostrar e expor cada erro do credo da trindade,
    e será o Evangelho de JESUS CRISTO contra o que o credo da trindade afirma e é antibíblico.


    Para debate ou comentários use o seguinte link.

    https://forumevangelho.forumeiros.com/t5866-o-credo-de-atanasio-a-origem-da-crenca-da-trindade#90517

    .

    .
                   Credo de Atanásio,
           a origem da crença da trindade.


    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     https://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_de_Atan%C3%A1sio
     

     ---- Estudo sobre  a origem da crença da trindade. --O Credo de Atanásio.---- 220px-Athanasius_I
     
    Atanásio de Alexandria é tradicionalmente considerado o autor do Credo Atanasiano,
     que deu seu nome ao título da obra


     
    O Credo de Atanásio (Quicumque vult),
    subscrito pelos três principais ramos da Igreja Cristã
     (Católicos Romanos, Católicos Ortodoxos e Protestantes)
    ,
    é geralmente atribuído a Atanásio, bispo de Alexandria (século IV),
    mas estudiosos do assunto conferem a ele data posterior (século V).

     
    Sua forma final teria sido alcançada apenas no século VIII.
     
    O texto grego mais antigo deste credo provém de um sermão de Cesário de Arles,
     no início do
    século VI.


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    http://www.teologia.org.br/estudos/credo_atanasio.pdf



                                   (Séculos IV e V) DECLARAÇÃO DE FÉ


    1. Todo que for salvo: antes de todas as coisas é necessário que se apegue à fé católica;

    2. Tal fé, se não guardada plena e imaculada, sem dúvida trará perdição eterna.

    3. E a fé católica é esta: Que nós adoramos um Deus em Trindade, e Trindade na Unidade;

    4. Sem confundir as pessoas, sem dividir a Substância.

    5. Porque há uma Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do Espírito Santo.

    6.Mas a divindade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo é uma só: a glória igual, a majestade, coeterna.

    7. Como o Pai é, tal é o Filho, e tal é o Espírito Santo.

    8. O Pai incriado, o Filho incriado, e o Espírito Santo incriado.

    9. O Pai incompreensível, o Filho incompreensível, e o Espírito Santo incompreensível.

    10. O Pai eterno, o Filho eterno, e o Espírito Santo eterno.

    11. No entanto não são três eternos mas um eterno.

    12. Porque também não há três incriados nem três incompreensíveis,
    mas um incriado e um incompreensível.

    13. Assim do mesmo modo o Pai é Todo-Poderoso, o Filho, Todo-Poderoso, e o Espírito, Todo-Poderoso.

    14. No entanto não são três Todo-Poderosos, mas um Todo-Poderoso.

    15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus;

    16. No entanto não são três Deuses, mas um Deus.

    17. Também somos proibidos pela religião católica de dizer: Há três Deuses, ou há três Senhores.

    18. O Pai não é feito de coisa alguma, nem criado nem gerado.

    19. O Filho é do Pai somente; não feito, nem criado, mas gerado.

    20. O Espírito Santo é do Pai e do Filho; não foi feito, nem criado, nem gerado, mas deles procede.

    21. Assim, há um Pai, e não três Pais; um Filho, e não três Filhos;
    um Espírito
    Santo, e não três Espíritos Santos.

    22. E nesta Trindade nenhum deles é antes ou depois do outro; nenhum é maior ou menor do que outro.

    23. Mas as três pessoas sã o coeternas e coiguais.

    24. De modo que em todas as coisas, como dito acima:
    a unidade na Trindade e a Trindade na unidade deve ser adorada.

    25. Aquele, portanto, que for salvo deve assim pensar sobre a Trindade.

    26. Além disso é necessário à eterna salvação que, correta mente,
    se creia também na encarnação de nosso
    Senhor Jesus Cristo.

    27. Porque a fé correta é que creiamos e confessemos que nosso Senhor Jesus Cristo,
    Filho de Deus, é Deus e
    homem.

    28. Deus, da substância do Pai, gerado antes dos séculos;
    e homem da substância
    de sua mãe, nascido no mundo.

    29. Deus perfeito e homem perfeito, de alma racional e subsistindo em carne humana.

    30. Igual ao Pai quanto à divindade, e inferior ao Pai quanto à humanidade.

    31. Que, embora seja Deus e homem, não é, porém, dois, mas um Cristo.

    32. Um, não pela conversão da divindade em carne, mas levando da humanidade a Deus.

    33. Inteiramente um, não pela confusão da substância, mas pela unidade da pessoa.

    34. Porque assim como a alma racional e a carne são um homem, também Deus e homem são um Cristo;

    35. Que padeceu para a nossa salvação, desceu ao inferno, ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia;

    36. Subiu aos céus e está assentado à direita do Pai, Deus, Todo-Poderoso;

    37. De onde virá julgar os vivos e os mortos.

    38. Em cuja vinda todos os homens ressuscitarão em corpo;

    39. E prestarão contas de suas obras.

    40. E os que fizeram o bem irão para a vida eterna, e os que fizeram o mal, para o fogo eterno.

    41. Esta é a fé católica: quem nela não crer fielmente não pode ser salvo.


    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    Na continuação será postado os textos do Evangelho de JESUS CRISTO que
    negam claramente a crença da trindade.

    .

    Valdeci Fidelis gosta desta mensagem


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 08:42