Há um entendimento, a meu ver, sobre lugares áridos que posso interpretar como deserto.
O deserto é o lugar para santificação. Santificação é ser separado para o serviço. Santificado é separado para o serviço.
Os utensílios do Templo eram santificados, ou seja, eram preparados para o serviço.
Consideremos os três passos para a redenção da nossa alma; JUSTIFICAÇÃO, SANTIFICAÇÃO E BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. Isso pode ser entendimento como: água, sangue e espírito (I João 5:
.
Israel quando saiu do Egito, após passar pela água (JUSTIFICAÇÃO), foi enviado para o deserto, ou seja foi enviado para a santificação (separação do Egito) para depois entrar em Canaã (Espírito Santo).
Jesus após o batismo, foi para o deserto.
Paulo após o batismo foi para o deserto.
Então o deserto, ou a santificação, é um estágio onde o crente justificado e batizado na água se submete para ser purificado antes de receber o Espírito Santo.
O crente é abençoado nessa fase mas ainda não é o destino final almejado por Deus. A exemplo de Israel, no deserto (lugar árido) tinham Coluna de Fogo a noite, Nuvem de dia, Manah, Codornizes, Água da Rocha, Serpente na haste, Tábuas da Lei, etc. etc., mas ainda não era a Promessa. A promessa era Canaã. A promessa para o crente é o Espírito Santo. Não os dons do Espírito Santo.
Os dons são alcançados na santificação. Porem no deserto Israel ainda tinha saudade do Egito e mesmo com todos os dons reclamavam e rebelavam contra Deus a ponto de Deus decidir destruí-los (Ex. 32).
Então o deserto (lugares áridos), a SANTIFICAÇÃO, é um caminho obrigatório, necessário, abençoado porem perigoso. Jesus disse: "Vossos pais comeram manah no deserto e morreram todos" (Jo 6:49).
Então a SANTIFICAÇÃO (deserto) credencia o crente para ser batizado com o Espírito Santo. É como um vaso resgatado do lamaçal (JUSTIFICAÇÃO), depois limpado, purificado e separado para ser usado (SANTIFICAÇÃO), mas ainda está vazio. Ele está separado para o serviço, mas ainda lhe falta ser cheio e selado (BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO).
Agora Jesus disse: "Quando um espírito imundo sai de uma pessoa,
passa por lugares áridos procurando descanso, mas não encontra onde repousar. Então diz: ‘Voltarei para a minha casa de onde saí.........." (Mat. 12:43-44).
Os demônios expulsos das pessoas vão buscar repouso no deserto, por que ele sabe que no deserto, NA SANTIFICAÇÃO, pode encontrar casas limpas e ainda vazias. Ele encontra pessoas repletas de dons porem vazias. No deserto as pessoas podem tomar o caminho de Josué e Calebe e adentrar à Canaã, ou se fartarem dos dons recebidos no deserto e morreram sem alcançar a promessa.