F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+15
Antonio
Gerson Witezak
DBOliveira
Gleison Elias
Jorge Paulo Barbosa
Betho
Gilcimar
Stanley K
Prof. Azenilto G. Brito
Clébio
Norberto
Maria Madalena
Vasuilvan
Tzaruch
Valdo
19 participantes

    Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....


    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Norberto Qui 29 Out 2015, 12:01

    .
    Clébio,

    Mas qual versão bíblica mesmo que traz esta tradução?: "Apartai-vos de mim, transgressores da lei."
    .

    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 757
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Stanley K Qui 29 Out 2015, 12:15

    A paz do Senhor Jesus Clébio!

    Em poucas palavras então vamos avaliar quem está equivocado...

    A Bíblia só conhece duas classes de pessoas: aqueles que guardam a lei de Deus e aqueles que não o fazem. Aqueles que são descritos como "santos" (Apoc. 14:12) estão sujeitos à Sua lei. Aqueles que não estão sujeitos a Deus, Paulo assim descreve: "Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar". Rom. 8:7.

    Se atente aos grifos e considerem a defesa do irmão Clébio e cia, eles afirmam que o nascer de novo é cumprir todas as leis do A.T..

    Os adventistas são santos e novos convertidos porque cumprem todas as leis do A.T..

    Os adventistas ao nascerem de novo, não são mais de carne, passaram a ser somente espírito, muito diferente do que ensina a Bíblia, que apesar de sermos vivificados no Espírito, ainda sim há uma luta permanente, e a carne milita contra o espírito. Logo o Espírito está pronto mas a carne é fraca. Para os adventistas, não, eles obedecem as leis de Deus do A.T. e são convertidos de tal modo que cumprem todas as leis de Deus do A.T.... Rolling Eyes

    "Paulo acentua em 1 Cor. 7:19 coisas da lei que outrora eram importante, mas que não mais importam, e destaca que O QUE AGORA IMPORTA É OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS. Será que Paulo não teve uma experiência de novo nascimento também, como a da Maria Madalena? Que interessante, ele certamente era um cristão nascido de novo, mas não utilizava a sua experiência para ensinar o mesmo que Maria Madalena com a experiência dela."

    O verso não apoia obedecer mandamentos da A.A.. Pensar da maneira do Azenito é tão contraditório, mas tão contraditório que ele ou você também Clebio, precisam afirmar então que a circuncisão não era um mandamento de Deus. E ai?!

    Se vocês entenderem que a salvação é pela graça por meio da fé, e não pelas leis do A.T., sejam elas quais forem, talvez perceberiam que sob aquele o qual veio a promessa (Abraão), este foi salvo pela graça de Deus pela fé nas promessas 13 anos antes de ser circuncidado. Coisas assim vocês precisam ignorar. A justificação de Abraão, veio bem antes do cumprimento do mandamento da circuncisão.

    Graça e paz!
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qui 29 Out 2015, 13:04

    Norberto,

    Transgressão/transgressores/infratores dá no mesmo, pois ambos praticam a iniquidade...

    Veja o texto abaixo:

    Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

    1 João 3:4 - Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

    Edição contemporânea (usada na Bíblia Thompson) que também está igual na King James e na Casiodoro de Reina (1960) e em muitas do João Ferreira de Almeida. "Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei"

    Ora, são todos transgressores, isso é inevitável, independente da versão...

    Ademais, no monte das Oliveiras Cristo disse que nos últimos dias se multiplicaria a maldade [anomia] (Mat.24: 12), e poucas décadas mais tarde Paulo observou que o "mistério da iniquidade [anomia]" já estava "em ação". (2 Tes 2:4).
    E isso seria pecado ou não?

    E para você, qual é a relação do pecado com a lei?
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Ernesto Qui 29 Out 2015, 13:08

    Maria diz:

    Ernesto e demas foristas Ernesto

    Você só ama seus filhos porque a lei diz: "Ame" ? Ou porque existe em você uma natureza que o faz amar os seus filhos? (é só um exemplo!)

    Ernesto responde:

    Salmos 40:8, Deleito-me em fazer a tua vontade ó Deus meu,, a tua lei está dentro do meu, coração. a lei de Deus que está em meu coração é a prova que vivo na nova natureza, e essa lei no coração transmite amor, primeiramente á Deus e depois aos semelhantes.

    Maria diz;


    Você fala de LEI. E eu estou falando de coisas NATURAIS ao ser divino
    O nascido de Deus possui vestes limpas, e ama estar de vestes limpas, por isso ele ODEIA até o pensamento em se contaminar. O nascido de Deus tem uma natureza de zeloso zelador de seu TEMPLO VIVO - que na verdade é templo de Deus.

    Ernesto diz;

    As coisas naturais é viver uma vida santa, e vida santa é obedecer a Deus.O nascido de Deus possui vestes limpas porque Jesus as lavou com seu sangue, mas, ele mesmo diz; eu não te condeno, vai e não peques mais, é mesmo que dizer; deixe de transgredir os mandamentos do meu Pai.

    Maria pergunta;


    Você possui vestes limpas?
    Sua natureza ama suas vestes limpas?
    Sua natureza te faz um bom zelador do templo de Deus (que é seu corpo) em não permitir nenhuma contaminação?
    Então...digo: Você nasceu de Deus.

    Ernesto responde:

    Pare para pensar um pouco, vc. ser uma boa zeladora do templo de Deus, é nada mais que fazer a vontade dele, melhor dizendo: obedecer para não se contaminar com o pecado, e lembre-se que pecado é transgressão da lei.
    O sangue de Jesus ja me lavou dos meus pecados, e fez de mim uma nova criatura, por isso procuro fazer a vontade dele para ele não derramar outra vez seu sangue na cruz por mim, enquanto vivo nesta vida, não sou perfeito, Paulo diz; Não julgo que o haja alcançado ou que seja perfeito; mas, prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Fil.3:12.
    É o que eu procuro fazer. Mas, quando escorrego em algo que desagrada a Deus, eu, depressa procuro refugio na graça de Cristo, e ele, segundo a sua promessa, diz: Filho! Eu sei que procuras ser fiel, mas, a carne é fraca, por isso eu não te condeno, procure fazer o possível, e o impossível eu ja lavei com meu sangue por ti na cruz.

    Abraços Ernesto



    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qui 29 Out 2015, 13:29

    Stanley escreveu:Se atente aos grifos e considerem a defesa do irmão Clébio e cia, eles afirmam que o nascer de novo é cumprir todas as leis do A.T..

    Prezado Stanley, eu mostrei texto ao qual você fez questão de sublinhar. Mas, afinal, vai querer também negar o que o texto diz? Bom, é o que parece...

    Stanley escreveu:Os adventistas são santos e novos convertidos porque cumprem todas as leis do A.T..

    Seria isso um preconceito da tua parte? Espero que não...

    E aonde eu disse que cumpro todas as leis do Antigo Testamento?

    Ademais, quando eu disse Lei, frisei somente o Antigo Testamento ou é você que quer impor esse argumento?

    Stanley escreveu:Os adventistas ao nascerem de novo, não são mais de carne, passaram a ser somente espírito, muito diferente do que ensina a Bíblia, que apesar de sermos vivificados no Espírito, ainda sim há uma luta permanente, e a carne milita contra o espírito. Logo o Espírito está pronto mas a carne é fraca. Para os adventistas, não, eles obedecem as leis de Deus do A.T. e são convertidos de tal modo que cumprem todas as leis de Deus do A.T....

    Caro amigo, mais uma vez seu equívoco está transparente...

    O objetivo da lei é vida. Deus não deu a lei para matar os seres humanos. Estabeleceu-a para que, conhecendo o mal que mata, eles pudessem viver e isso independe de ser adventista ou não, percebe isso?!?!?!

    Stanley escreveu:"Paulo acentua em 1 Cor. 7:19 coisas da lei que outrora eram importante, mas que não mais importam, e destaca que O QUE AGORA IMPORTA É OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS. Será que Paulo não teve uma experiência de novo nascimento também, como a da Maria Madalena? Que interessante, ele certamente era um cristão nascido de novo, mas não utilizava a sua experiência para ensinar o mesmo que Maria Madalena com a experiência dela."

    O verso não apoia obedecer mandamentos da A.A.. Pensar da maneira do Azenito é tão contraditório, mas tão contraditório que ele ou você também Clebio, precisam afirmar então que a circuncisão não era um mandamento de Deus. E ai?!

    Ora, não se trata dos mandamentos de Deus?

    Cito abaixo o texto para elucidação:

    "A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus" 1Cor 7:19

    O próprio texto é claro em dizer que devemos obedecer os mandamentos de Deus, bem como dizer que a circuncisão nada é...

    Stanley escreveu:Se vocês entenderem que a salvação é pela graça por meio da fé, e não pelas leis do A.T., sejam elas quais forem, talvez perceberiam que sob aquele o qual veio a promessa (Abraão), este foi salvo pela graça de Deus pela fé nas promessas 13 anos antes de ser circuncidado. Coisas assim vocês precisam ignorar. A justificação de Abraão, veio bem antes do cumprimento do mandamento da circuncisão.

    Nós aceitamos que a salvação é pela graça, inclusive isto está em nossa confissão de fé querido amigo, o que não aceitamos é que a fé anula a lei, pois Paulo foi bem taxativo (Rm 3:31).

    Sem mais...

    Clébio
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Stanley K Qui 29 Out 2015, 14:27

    A paz do Senhor Jesus Clébio!

    Agora fica mais fácil expor as inconsistências:

    E aonde eu disse que cumpro todas as leis do Antigo Testamento?
    Ademais, quando eu disse Lei, frisei somente o Antigo Testamento ou é você que quer impor esse argumento?


    Muito sincero o Clébio, admite que não é capaz de cumprir toda a lei. Todavia ele me questiona ao me referir às leis do A.T.. Nos leva a crer que ele queira dizer que quanto aos dez mandamentos ele é impecável.

    Fica assim:

    1 O Clébio segue o decálogo perfeitamente, isso significa que ele cumpre os 10 mandamentos à risca, e mesmo sendo carne, não comete um único deslize.
    2 Ele e ou os adventistas, NUNCA nos mostram aonde na Bíblia podemos fazer distinção do decálogo com os outros mandamentos???????

    Se o Clébio admite "1", amém! Só acho difícil não haver jactância na carne. Afinal de contas ele cumpre impecavelmente os 10 mandamentos.

    Enquanto ao número "2", continuamos esperando aonde podemos aprender na Bíblia que o decálogo é um grupo de leis especiais, que diferem das outras...o Azenito já disse que o sábado é. Smile

    O objetivo da lei é vida. Deus não deu a lei para matar os seres humanos.

    Teorias para fundamentar o conveniente.

    Na teoria é assim Clébio, mas na prática o homem é transgressor.

    DEUS DIZ A ADÃO E EVA: NÃO COMA DAQUELE FRUTO, POIS SE COMER MORRERÃO.

    Você está certo Clebio, Deus ordenou para a vida, mas A BÍBLIA diz que todos pecaram, na carne são todos pecadores. Percebemos facilmente quem está indo contra a Bíblia aqui.

    Eu defendendo que o homem não cumpre as leis de Deus, pois é carne.
    O Clébio defendendo que isso é possível, o homem mesmo ainda sendo carne pode viver em observância das leis de Deus e cumpri-las perfeitamente.

    Quando eu disse:

    O verso não apoia obedecer mandamentos da A.A.. Pensar da maneira do Azenito é tão contraditório, mas tão contraditório que ele ou você também Clebio, precisam afirmar então que a circuncisão não era um mandamento de Deus. E ai?!
    O Clébio comentou:

    "A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus" 1Cor 7:19
    O próprio texto é claro em dizer que devemos obedecer os mandamentos de Deus, bem como dizer que a circuncisão nada é...

    O Clébio fugiu do problema. O Azenito destaca que outrora alguns mandamentos eram importantes, mas que não mais importam. Ora, exatamente! Isso é assim por causa da N.A..

    A diferença ai é a dissociação feita pelos adventistas quanto a leis e leis. A circuncisão foi entregue a Abraão, tanto é que Deus ia matar Moisés por descumprir tal mandamento. Tudo foi mandamento do A.T. irmão Clébio, seja circuncisão, guardar sábado,honrar pai e mãe etc.... Além do mais, Abraão cumpre o que lhe foi dado como mandamento, não tem UM ÚNICO RELATO DE QUE GUARDAVA O SÁBADO.

    Eu esperava que você considerasse que a circuncisão também foi um mandamento explícito, tanto é que Deus cobrou tal mandamento do seu povo escolhido.

    Nós aceitamos que a salvação é pela graça, inclusive isto está em nossa confissão de fé querido amigo, o que não aceitamos é que a fé anula a lei, pois Paulo foi bem taxativo (Rm 3:31).

    Nem sei pra que você escreveu isso irmão. No meu raciocínio já está claro que a fé não anula a lei. Se fosse assim Deus não ordenaria a circuncisão a Abraão.

    Acontece que a aliança com Abraão foi esta, e foi estipulada como perpétua. (Gênesis 17:10-13)

    Como assim?! Então precisamos sim nos circuncidar??! etc....

    Respondendo:

    12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Hebreus 7


    Graça e paz!




    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Norberto Qui 29 Out 2015, 14:51

    .
    A Mensagem 1084 do Clébio não respondeu a minha pergunta que solicitou informação de qual versão bíblica traz esta tradução?: "Apartai-vos de mim, transgressores da lei."

    Ao invés de insistir na pergunta por aqui, preferi abrir o seguinte tópico:


    > JESUS dirá: "nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a INIQUIDADE." - Mateus 7.23

    O assunto poderá prosseguir por lá.
    .
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qui 29 Out 2015, 15:33

    Stanley,

    você diz: "Agora fica mais fácil expor as inconsistências:"

    As suas? ok, tudo bem...


    Stanley diz:" Muito sincero o Clébio, admite que não é capaz de cumprir toda a lei. Todavia ele me questiona ao me referir às leis do A.T.. Nos leva a crer que ele queira dizer que quanto aos dez mandamentos ele é impecável."

    Primeiramente agradeço por me chamar de sincero....valeu!!!

    Segundo, o fato que eu seja um mísero pecador não me dar o direito de aceitar que a Lei (parte do VT) venha a ser abolida na cruz como um todo, isso seria uma tamanha heresia defendida por aqueles que desconhecem a palavra de Deus...

    Terceiro, quanto ao decálogo, não disse que sou "impecável", isso saiu da sua boca, infelizmente!!!


    Stanley escreveu: "1 O Clébio segue o decálogo perfeitamente, isso significa que ele cumpre os 10 mandamentos à risca, e mesmo sendo carne, não comete um único deslize."

    Como você sabe que eu cumpro os 10 mandamentos à risca?


    Stanley escreveu: "2 Ele e ou os adventistas, NUNCA nos mostram aonde na Bíblia podemos fazer distinção do decálogo com os outros mandamentos???????"

    Se você reler as minhas primeiras post, inclusive dirigidas a ti, perceberá que já me manifestei sobre isso, ou será que você está fingindo que não leu?????


    Stanley escreveu: "
    Eu esperava que você considerasse que a circuncisão também foi um mandamento explícito, tanto é que Deus cobrou tal mandamento do seu povo escolhido

    Pois é amigo Stanley, você está mais uma vez equivocado sobre o mandamento da circuncisão...

    Nunca foi dito que para recebermos bênçãos espirituais em Cristo dependeriam nós da circuncisão da carne. Paulo e outros resistiram a essas ideias, e pregaram a salvação pela fé para todos, judeus e gentios (Romanos 3:28-30; Gálatas 5:2,6,11; Colossenses 3:11).


    Stanley escreveu: "Nem sei pra que você escreveu isso irmão. No meu raciocínio já está claro que a fé não anula a lei. Se fosse assim Deus não ordenaria a circuncisão a Abraão.

    Acontece que a aliança com Abraão foi esta, e foi estipulada como perpétua. (Gênesis 17:10-13)

    Como assim?! Então precisamos sim nos circuncidar??! etc....
    "

    Não, não precisamos nos circuncidar, já demonstrei isso acima...


    Stanley disse: "Respondendo:

    12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Hebreus 7
    "

    Ops, "um só é legislador" Tiago 4:12 e este não autorizou a mudança da lei...

    Por que abolir tudo, e depois RE-editar?

    Ademais, Cristo não disse que devemos guardar os mandamentos em lugar do Pai. Seria uma rebelião se o Filho nos libertasse das leis do Pai e estabelecesse novas leis em seu lugar...

    Os propósito de Cristo não era destruir os grandes ensinamentos morais dados nos séculos anteriores. Em vez de abolir, ele engrandeceu...

    Ademais, pergunto:

    Levítico 19:18 é uma inutilidade? Será ?

    Vejamos: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR."

    Os vetero-testamentários não estavam debaixo da graça?

    Paulo escreveu à Timóteo.
    "Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo" (2Tm 3:15).

    Aqui Paulo está dizendo, à gentio cristão, de nacionalidade grega, que os Ensinos do VT já são suficientes pra tudo, inclusive pra Salvação pela FÉ em JESUS ?

    Então qual é o Papel do NT, já que o VT já nos dá toda a sabedoria para a Salvação pela FÉ em JESUS ?

    Clébio
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qui 29 Out 2015, 15:56

    Norberto escreveu:Clébio,

    Mas qual versão bíblica mesmo que traz esta tradução?: "Apartai-vos de mim, transgressores da lei."

    Eu respondi:

    Norberto,

    Transgressão/transgressores/infratores dá no mesmo, pois ambos praticam a iniquidade...

    Veja o texto abaixo:

    Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

    1 João 3:4 - Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

    Edição contemporânea (usada na Bíblia Thompson) que também está igual na King James e na Casiodoro de Reina (1960) e em muitas do João Ferreira de Almeida. "Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei"

    Ora, são todos transgressores, isso é inevitável, independente da versão...

    Ademais, no monte das Oliveiras Cristo disse que nos últimos dias se multiplicaria a maldade [anomia] (Mat.24: 12), e poucas décadas mais tarde Paulo observou que o "mistério da iniquidade [anomia]" já estava "em ação". (2 Tes 2:4). E isso seria pecado ou não?

    E para você, qual é a relação do pecado com a lei?


    Norberto voltou a responder:

    A Mensagem 1084 do Clébio não respondeu a minha pergunta que solicitou informação de qual versão bíblica traz esta tradução?: "Apartai-vos de mim, transgressores da lei."

    Ao invés de insistir na pergunta por aqui, preferi abrir o seguinte tópico:

    > JESUS dirá: "nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a INIQUIDADE." - Mateus 7.23

    O assunto poderá prosseguir por lá.

    Fico feliz em saber que podemos criar tópicos usando o argumento que a pergunta não foi totalmente respondida, pois tenho várias perguntas feitas ao Norberto e inclusive não foram respondidas...

    Sendo assim, vou catalogar todas essas perguntas não respondidas e criar o tópico para apreciação dos demais leitores e participantes deste fórum...

    Clébio
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qui 29 Out 2015, 16:03

    Ademais, eu posso usar qualquer versão bíblica ou termos que eu achar por bem usar, e isso não é proibido, mas o que importa é o que diz os originais...

    Clébio
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Stanley K Qui 29 Out 2015, 16:32

    A paz do Senhor Jesus Clébio!

    Segundo, o fato que eu seja um mísero pecador não me dar o direito de aceitar que a Lei (parte do VT) venha a ser abolida na cruz como um todo, isso seria uma tamanha heresia defendida por aqueles que desconhecem a palavra de Deus...

    Abolir não é bem o ponto. Lembra que eu já disse que abolir dá uma ideia de deixar de valer? E não é por ai...ou é pela tutela das leis, ou pela tutela de Jesus Cristo pela fé, a lei do Espírito, onde conforme a Bíblia o que destaca é o amor.

    Terceiro, quanto ao decálogo, não disse que sou "impecável", isso saiu da sua boca, infelizmente!!!

    Não meu irmão! Foi uma inferência quando você havia dito que não é capaz de cumprir toda a lei lembra? E ai agora começa a ficar tudo confuso...
    Você defende que é preciso cumprir as leis, lembra?!

    Se você reler as minhas primeiras post, inclusive dirigidas a ti, perceberá que já me manifestei sobre isso, ou será que você está fingindo que não leu?????

    Irmão, ao que eu me lembro, você havia afirmado que não faz esta distinção. Todavia você não lhe dá com o problema. Diz que precisa cumprir as leis, que a N.A. é cumprir as leis que agora estão no coração do convertido, mas quando eu começo a dizer que você (convertido) está a cumprir, toda a lei, nega, o decálogo nega, mas afirma que o cumprimento da profecia é o homem cumprindo... bounce Me ajuda então irmão, tá difícil!

    Nunca foi dito que para recebermos bênçãos espirituais em Cristo dependeriam nós da circuncisão da carne. Paulo e outros resistiram a essas ideias, e pregaram a salvação pela fé para todos, judeus e gentios (Romanos 3:28-30; Gálatas 5:2,6,11; Colossenses 3:11).

    Eu só queria lhe mostrar que na N.A., no ministério do Senhor Jesus, não estamos debaixo da lei. A circuncisão foi uma maneira de te mostrar que desde Abraão, a justificação e salvação foi pela graça de Deus e pela fé em Cristo, e não por cumprimento de leis.
    Impressionante!! Você escreve em relação à circuncisão como se fosse eu que estivesse falando que PRECISAMOS CUMPRIR AS LEIS DO ANTIGO TESTAMENTO?!?!?!
    A circuncisão foi pra lhe mostrar que Abraão foi justificado antes da lei da circuncisão que lhe foi entregue 13 anos depois.

    Ai quando eu citei:

    12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Hebreus 7"


    O Clébio respondeu:

    Ops, "um só é legislador" Tiago 4:12 e este não autorizou a mudança da lei...
    Por que abolir tudo, e depois RE-editar?
    Ademais, Cristo não disse que devemos guardar os mandamentos em lugar do Pai. Seria uma rebelião se o Filho nos libertasse das leis do Pai e estabelecesse novas leis em seu lugar...

    Os propósito de Cristo não era destruir os grandes ensinamentos morais dados nos séculos anteriores. Em vez de abolir, ele engrandeceu...

    Esta aqui foi o ápice! É o que você está dizendo contra Hebreus 7:12 irmão.

    Levítico 19:18 é uma inutilidade? Será ?
    Vejamos: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR."
    Os vetero-testamentários não estavam debaixo da graça?


    Irmão, eles tinham estas leis, e outras, mas transgrediam......é impressionante como a pessoa não entende. Eles não tinham apenas esta lei no ministério de Moisés, tinha tantas outras, todavia bastava falhar em uma, uma só irmão, e eram culpados de tudo. Não importa se não matavam, não roubavam, não adulteravam, amavam a Deus, honravam aos pais, se circuncidavam, ofereciam sacrifícios etc etc, MAS, cobiçavam a prosperidade do próximo. Bommmw!!!!! Se fosse possível um homem errar somente neste ponto, se fosse possível, não importa, era digno de condenação. Cansei!

    Paulo escreveu à Timóteo.
    "Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo" (2Tm 3:15).
    Aqui Paulo está dizendo, à gentio cristão, de nacionalidade grega, que os Ensinos do VT já são suficientes pra tudo, inclusive pra Salvação pela FÉ em JESUS ?

    QUE?!?! Shocked

    Então qual é o Papel do NT, já que o VT já nos dá toda a sabedoria para a Salvação pela FÉ em JESUS ?

    Meu irmão, o evangelho é a salvação, o evangelho são as boas novas que salva. Isso é básico irmão!

    As palavras de Jesus quanto a João Batista são suficientes pra você entender a gritante diferença. Jesus diz que dos nascidos de mulher não há um maior que João Batista, mas o menor no reino dos céus (inaugurado pela N.A. em Cristo, o evangelho) é maior que João Batista. Este sendo o último dos moicanos (uma alusão que fiz anteriormente) do A.T..

    O Evangelho de Cristo (N.T.) é toda uma revelação dos mistérios de Deus no A.T., o propósito das leis do A.T., a eleição de Israel para chegar ao Messias, a rejeição do ministério das leis do A.T. a qual era bilateral e foi descumprida por parte de Israel, em especial a revelação da trindade a qual você também já defendeu aqui no site, as alianças e ordenanças de Deus as quais eram como sombra de Cristo etc etc.

    E digo mais, no A.T. se fala ainda mais de Cristo do que no N.T., todavia não de maneira revelada como vemos no N.T.. Ainda que alguns profetas inspirados escreviam sobre Cristo, o Messias, na maioria dos casos eles não sabiam exatamente o que a profecia queria dizer. Ai quando chega no N.T. Deus escolhe alguns homens além do próprio Senhor Jesus para anunciar o desfecho do plano salvífico de Dele.

    Quando Deus diz que colocaria as leis nos corações e mentes dos filhos, definitivamente está se referindo a relacionamento Clébio, relacionamento através do E.S. o qual conquistamos e agora somo filhos de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo.

    Você ama se relacionar com Deus certo? Então irmão, é o E.S..

    Graça e paz!










    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qui 29 Out 2015, 21:21

    “Norberto” escreveu:.
    Clébio,

    Mas qual versão bíblica mesmo que traz esta tradução?: “Apartai-vos de mim, transgressores da lei.”
    .


    Aí que está, não se trata de nenhuma tradução bíblica, mas do ORIGINAL GREGO. Pois no original a palavra que se tem traduzido por “iniquidade” é anomian, a mesma que em 1 João 3:4 é traduzida em inúmeras versões, nacionais e internacionais, como “trasngressão da lei”.

    Então, sendo a mesma palavra, o sentido é óbvio: Apartai-vos de mim, vós transgressores da lei”.

    E não só isso. No próprio contexto Jesus fala daqueles que Ele reconhecerá no dia final--os que “fazem a vontade do Pai que está nos céus”. E essa “vontade do Pai” é expressa na LEI, pois o próprio salmista Davi declara: “Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; sim, dentro do meu coração está a Tua lei” (Sal. 40:8').

    Então, vemos aí o claro contraste--a) os que Cristo vai reconhecer--os que têm a lei divina escrita em seus corações; b) os que Cristo não vai reconhecer--os que praticam iniquidade, ou transgressão da lei. Ou seja, os que NÃO TÊM essa lei divina escrita em seus corações, não aceitaram os termos do Novo Concerto, cuja promessa básica NÃO É a da eliminação da lei, e sim da escrita da lei nos corações e mentes dos filhos de Deus (Heb. 8:6-10; 10:16).

    Como eu comentei na minha réplica às respostas do Julio Celestino ao meu questionário de 40 perguntas tira-teima sobre o tema da lei e do sábado, uma versão que assim praticamente traduz o texto de Mat. 7:23 é a das “testemunhas de Jeová”: “Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei”.

    Neste ponto tais tradutores estão sendo mais coerentes com o original grego. Agora, como as “testemunhas de Jeová” ensinam a mesma prosopopeia dessa teologia novidadeira e neoantinomista do dispensacionalismo dianenhumista, eles não traduziram assim para nos favorecer, disso pode estar certo. Mas nos favorece, e torna-se uma tradução INSUSPEITA justamente porque não concordam com nosso ponto de vista sobre a validade da lei dos 10 Mandamentos para o cristão hoje. Eles entendem que o texto que justificou este tópico significa mesmo que “o fim da lei é Cristo”, no sentido ERRADO de que com Cristo findou a lei, quando o sentido segundo grandes eruditos de diferentes confissões é--o OBJETIVO da lei é Cristo.

    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qui 29 Out 2015, 21:39


    O Stanley continua não entendendo que a lei de Deus, no que se refere aos 10 Mandamentos, em nada foi alterada com a passagem do Velho para o Novo Concerto. Por que seria, se são preceitos de caráter MORAL, como sempre foi entendido pelos cristãos ao longo dos séculos?

    Se apareceram depois os novidadeiros do neoantinomismo dianenhumista, eliminado SÓ o sábado, e deixando o preceito sobre dedicar um dia ao Senhor transformado em “sugestão”, isso já é outra história--o cumprimento de profecias, como de Atos 20:29, 30--os que se apresentam como grandes eruditos cristãos, portanto gente do próprio seio da Igreja, pervertendo a mensagem do evangelho.

    Toda essa “guerra” e tentativa de vincular o sábado com Velho Concerto é uma falta de entendimento muito grande. Por que SÓ o sábado é assim vinculado, não os demais nove? Estranho, não parece?!

    Daí, nossa pergunta tira-teima que não foi respondida e que noto que deixa os anti-sabatistas paralisados:

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    Tendo em conta que a passagem mais importante da Bíblia a tratar da transferência do velho para o novo pacto é Heb. 8:6-10 (ver também 10:16), onde é dito nessa passagem que ao escrever o que é tratado como Minhas leis [de Deus], nos corações e mentes dos que aceitam os termos do Novo Pacto [Novo Testamento], como é a promessa dos referidos textos, nesse processo Deus:

    a) deixa de fora o mandamento do sábado;

    b) mantém o preceito do sábado, mas trocando a santidade do 7o. para o 1o. dia da semana;

    c) estabelece que este suposto novo “dia do Senhor” dominical é como um “domingão do crentão”, para ser observado de modo mais light, nele podendo-se comprar, vender, ver o esporte no estádio ou na TV;

    OU

    d) deixa o princípio do dia de repouso como algo vago, voluntário e variável, que se ajusta aos interesses ou conveniências do crente (ou do seu empregador)?

    E MAIS:

    e) deixa de fora as regras de alimentos impuros;

    f) deixa de fora a regra de sustentação do ministério mediante dízimos?

    - Textos básicos: Heb. 8:6-10, 10:16; 2ª. Cor. 3:6-8; cf. Jer. 31:31-33 e Eze. 36:26, 27, Isa. 66:16-18; 1 Cor. 9:13, 14.

    É a velha equação que prossegue indemonstrada:


    NOVO CONCERTO = NOVA LEI

    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Stanley K Sex 30 Out 2015, 13:21

    A paz do Senhor Jesus!

    Azenito:

    O Stanley continua não entendendo que a lei de Deus, no que se refere aos 10 Mandamentos, em nada foi alterada com a passagem do Velho para o Novo Concerto. Por que seria, se são preceitos de caráter MORAL, como sempre foi entendido pelos cristãos ao longo dos séculos?

    Irmão, você está equivocado. Se tratou de um caráter moral para o propósito e tempo determinado. No ministério de Moisés era imprescindível, todavia no de Cristo, do Espírito não.

    Se apareceram depois os novidadeiros do neoantinomismo dianenhumista, eliminado SÓ o sábado, e deixando o preceito sobre dedicar um dia ao Senhor transformado em “sugestão”, isso já é outra história--o cumprimento de profecias, como de Atos 20:29, 30--os que se apresentam como grandes eruditos cristãos, portanto gente do próprio seio da Igreja, pervertendo a mensagem do evangelho.

    Acontece que o sábado não é um tipo de lei especial pra mim como é pra você. No fim por causa de suas convicções quanto a isso é que você pensa assim.

    Outrossim, você quando coloca o sábado como um preceito moral eterno de Deus, é não saber o que significa isso (preceito moral). Como pode um preceito moral eterno ter sido criado?! Ter que ser santificado?! A passagem que vocês costumam mudar o contexto, aquela que diz que o sábado foi criado por causa do homem, lembra né?? Já põe abaixo o argumento de que o sábado é um preceito moral eterno.
    No entanto, eu diferente de você não creio que as leis são preceitos morais eternos, mas creio que o caráter moral de Deus é eterno e isto se resume em Seus atributos. Quando Paulo cita os frutos do Espírito:

    22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5

    Esta é a regeneração que o Espírito faz no homem, ou seja, o caráter moral do homem passa a ser semelhante ao caráter moral de Deus. É neste ponto também que Cristo afirma que seremos um como Ele e o Pai é, nós em Deus por estarmos ligados a Cristo, e Cristo em Deus sendo uma das personalidades da trindade.

    Toda essa “guerra” e tentativa de vincular o sábado com Velho Concerto é uma falta de entendimento muito grande. Por que SÓ o sábado é assim vinculado, não os demais nove? Estranho, não parece?!

    Eu já disse que não vejo diferença no sábado como vocês adventistas, logo é você quem está dizendo que existe um suposto vínculo só em relação ao sábado. Aproveitando o seu questionamento, veja o verso seguinte de Gálatas 5, como é tudo, e não só o sábado.

    23 Contra estas coisas não há lei.


    Tendo em conta que a passagem mais importante da Bíblia a tratar da transferência do velho para o novo pacto é Heb. 8:6-10 (ver também 10:16), onde é dito nessa passagem que ao escrever o que é tratado como Minhas leis [de Deus], nos corações e mentes dos que aceitam os termos do Novo Pacto [Novo Testamento], como é a promessa dos referidos textos, nesse processo Deus:

    Azenito, eu lhe convido a ler mais atentamente o livro de Hebreus. Veja o contexto que você foge totalmente para defender obstinadamente que a profecia de que quando se diz que colocarei minhas leis nos corações e mentes, esteja se referindo às leis do A.T.. É muita coisa que você desconsidera veja:

    3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
    4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
    Hebreus 4

    Significado do sábado, como eu já disse antes. Vida eterna com Deus.

    De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
    Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Hebreus 7:11,12

    Ponto controverso pra ti Azenito. Aqui está claro que houve uma mudança de sacerdócio, logo mudança da lei. Já você diz que o que há em relação a isso é uma complementação.

    16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Hebreus 7

    Enquanto o sacerdócio com base nas leis do A.T. eram carnais, este outro, o de Cristo, do Espírito, é espiritual e eterno.

    18 Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade Hebreus 7

    Aquele ministério das leis do A.T. foi suprimido, se tornou fraco e inútil. E diante do que? Da N.A., em Cristo Jesus.

    19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus 7

    Mas conforme os adventistas, as leis do A.T., serve sim e aperfeiçoa o homem, e são elas nas mentes e corações dos homens que aperfeiçoam. Lendo os versos o que fica muito claro com a ideia do Azenito?? Muito contraditório com a Bíblia.

    7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8

    Mas conforme o Azenito a primeira aliança se complementa com a segunda aliança, ele insiste nisso.

    Diante de uma breve avaliação do ensinamento do autor de Hebreus, o que fica parecendo então no que tange Heb. 8:6-10 e 10:16?? Estaria o autor se referindo a um ministério muito superior, o do Espírito, ou estaria o autor sugerindo como disse o Azenito que tal promessa se resume nas leis do A.T. (ou mesmo só o decálogo) que agora está impregnado no coração e mente dos homens?!?
    Sinceramente eu não entendo como eles podem cogitar tal coisa, mesmo tirando como base somente o livro de Hebreus, o qual eu relacionei acima alguns trechos que não deixam nenhum espaço para suportar que isso seja assim (como quer que seja o Azenito).

    b) mantém o preceito do sábado, mas trocando a santidade do 7o. para o 1o. dia da semana;
    c) estabelece que este suposto novo “dia do Senhor” dominical é como um “domingão do crentão”, para ser observado de modo mais light, nele podendo-se comprar, vender, ver o esporte no estádio ou na TV;


    Olha, diz o Azenito que a troca da guarda do domingo como mandamento de lei nos termos do A.T. nas Igrejas tradicionais protestantes, está nas confissões de fé. O interessante de tal informação, é que nas que eu já visitei, e até frequentei, NUNCA vi nada semelhante a guarda do domingo como mandamento de lei, NUNCA VI. Sempre foi respeitado o Domingo como culto público e principal, por causa da ressurreição do nosso salvador ter sido no Domingo. Seguindo também vários exemplos dos apóstolos na Bíblia.

    d) deixa o princípio do dia de repouso como algo vago, voluntário e variável, que se ajusta aos interesses ou conveniências do crente (ou do seu empregador)?

    A diferença é que não fazemos diferença de dias e dias como vocês Azenito. Logo se um irmão precisa trabalhar no Domingo, por causa da necessidade de seu trabalho profissional, ele é livre para se dedicar a Deus nos outros 6 dias.
    Outrossim a necessidade de submissão a Deus não se resume na questão de um único dia, mas sim no mover do Espírito. Se o Espírito tocar e Deus conduzir a largar o emprego, (mesmo se não comprometesse a Igreja) o convertido na N.A. assim obedece e caminha pela fé.

    Graça e paz!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Sex 30 Out 2015, 13:40

    Stanley...

    Você tem consciência que a "Lei de Moisés" é referência de uma fonte escrita e não existe uma fonte escrita chamada de "Lei de Cristo" pois Cristo não implantou uma nova Lei ou uma nova fonte de onde se poda citar mandamentos?

    Não sei de onde você tirou que Cristo implantou uma outra lei de onde a partir dali os Cristão citam os mandamentos que devem viver segundo eles....

    Tiago era Cristão e citou da mesma Lei de Lucas 10:26-28 um dos mandamentos como pela qual segundo ele é observada a lei régia....Tiago 2:8...

    Não adianta ficar dizendo que pregamos justificação pela Lei e que estamos contra a graça porque pregar a prática da lei não é a mesma coisa que pregar justificação pela Lei e contrariar a graça....

    Paulo separou as ideias em dois textos:

    Romanos 2:13 e Gálatas 5:4....


    É assim que trabalhamos o tempo todo combatendo a ideia de Gálatas 5:4 e incentivando a de Romanos 2:13...

    Gostaria que você considerasse aquilo que consideramos nos debates e pare de achar que pregamos aquilo que Paulo condena em Gálatas 5:4..

    Vamos tratar a ideia que Paulo tratou em Romanos 2:13...

    Praticar a lei não trás nenhum prejuízo ao Homem quanto a salvação e a graça mas ser apenas um simples ouvidor da lei é que seria o problema....

    Então vamos tratar o que estamos tratando pois já ficou claro que justificação pela Lei é uma coisa e a prática da lei é outra....

    A Fé verdadeira e correta não anula a lei e nem torna ninguém num simples ouvidor da Lei...

    Foi Paulo que diz isso ....

    Ele está errado?

    Tiago errou em citar da mesma Lei que você disse que foi abolida um dos grandes mandamentos que a citou como regra da lei régia?

    "...Segundo a escritura.."

    A escritura da lei citada em Lucas 10:26-27...

    Abraços..!!!!




    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Stanley K Seg 02 Nov 2015, 16:16

    A paz do Senhor Jesus Gilcimar!

    Você tem consciência que a "Lei de Moisés" é referência de uma fonte escrita e não existe uma fonte escrita chamada de "Lei de Cristo" pois Cristo não implantou uma nova Lei ou uma nova fonte de onde se poda citar mandamentos?

    Exatamente! Nossa tutela é a do Espírito, não de leis escritas. Não é à toa que temos no N.T. tantas citações de que não estamos (nós os salvos) sob à lei escrita, tais como: "A letra mata e o Espírito vivifica" Romanos 7:6 (e ainda outros).

    Não sei de onde você tirou que Cristo implantou uma outra lei de onde a partir dali os Cristão citam os mandamentos que devem viver segundo eles....

    Tirei da Bíblia: A lei do Espírito é a Lei de Cristo Gilcimar.
    Leia Efésios 2:8-22, Romanos 9:30-33 (lembrando que a fé é um dom de Deus, do Espírito), Gálatas 6:1-2. Ainda mais objetivamente à sua pergunta, os do Espírito, cumprem a lei de Cristo, o qual ELE mesmo cita em João 13:34-35. Ainda se você juntar aqui, com a lei real citada por Tiago, verá que Tiago só ratifica as palavras de Cristo, pois Tiago ensinará que alguém pode fazer tudo como em obediência às leis do A.T., mas se não operar no crente a fé que vem de Deus (do Espírito) tal fé não irá cumprir a lei de Cristo citada em João 13:34-35, e quando não se cumpre efetivamente a lei de Cristo, é porque a fé não é genuína, é uma falsa fé (fé do homem). Tudo isso pode ser confirmado em Tiago 2:15-18.

    Tiago era Cristão e citou da mesma Lei de Lucas 10:26-28 um dos mandamentos como pela qual segundo ele é observada a lei régia....Tiago 2:8...

    Você quer que esteja se referindo a mesma lei Gilcimar. Na verdade os dois são contextos diferentes, leia com calma ambos os contextos e perceberá.
    Lucas 10-26-28 o doutor da lei estava tentando Jesus, e por isso Jesus o entrega à sua própria "sabedoria". Você não percebe mesmo que no contexto o Dr. da lei queria justificar a si mesmo?! E este é  um grande problema das leis do A.T. na vida dos homens que são pecadores, o homem lê, pensa que obedece e pensa que está salvo, ora, todo mundo que crê em algum tipo de Deus pensa que vai morrer e vai ser salvo, vai passar desta pra melhor, mas isto não é assim...na continuidade, percebemos que Jesus ensina a ele que para cumprir aquele resumo das leis do A.T. como o Dr. mesmo havia citado, era preciso ele fazer algo que ia TOTALMENTE contra os costumes deles, pois no ensinamento de Jesus de quem era o próximo, aparece na história um samaritano que vai lá e cumpre a lei?!?! Como assim?! O povo escolhido é o povo de Israel, como é que tem samaritano fazendo a vontade de Deus?!?! Isto é tão contraditório, que basta ler Mateus 10:5 e perceberá que o próprio Jesus privou samaritanos a princípio das boas novas.

    Lucas 10:26-37 melhor dizendo estendendo ao verso 37, apenas ratifica que não é pelas leis do A.T. que alguém cumpre a lei de Cristo, mas sim pelo Espírito. O destacável contraste do Senhor Jesus nesta passagem tem este objetivo, o que será que pensou o Dr. da lei depois?! Bom, graças a Deus nós sabemos que só cumpre as leis de Cristo os nascidos de novo, os quais não estão debaixo das leis do A.T., mas sim sob a tutela do Espírito.

    Agora quando vamos para Tiago, só de cara no verso 1, já está mais do que claro que a intenção ali não é tratar de leis do A.T.. Tiago irá tratar da falsa fé, Gilcimar. Aqueles que pronunciam a Jesus, mas faz acepção de pessoas no meio cristão, não tem a fé que vem de Deus, dom espiritual, a fé verdadeira. Tiago cita a lei real e ele quer dizer a lei que iremos cumprir (pelo Espírito), ou seja, àquele que cumpre esta lei, este tem a fé verdadeira.

    Não adianta ficar dizendo que pregamos justificação pela Lei e que estamos contra a graça porque pregar a prática da lei não é a mesma coisa que pregar justificação pela Lei e contrariar a graça....
    Paulo separou as ideias em dois textos:
    Romanos 2:13 e Gálatas 5:4....
    É assim que trabalhamos o tempo todo combatendo a ideia de Gálatas 5:4 e incentivando a de Romanos 2:13...
    Gostaria que você considerasse aquilo que consideramos nos debates e pare de achar que pregamos aquilo que Paulo condena em Gálatas 5:4..
    Vamos tratar a ideia que Paulo tratou em Romanos 2:13...
    Praticar a lei não trás nenhum prejuízo ao Homem quanto a salvação e a graça mas ser apenas um simples ouvidor da lei é que seria o problema....


    Irmão, eu não tenho culpa se você ou vocês insistem em querer acreditar naquilo que não se sustenta. Faça o seguinte, aplique Romanos 2:13 então conforme o seu pensamento. Ai eu lhe pergunto assim como perguntei para o Clébio: Você cumpre as leis de Deus do A.T.? É impecável nesta prática mesmo em vista apenas do decálogo?! O Clébio muito sinceramente disse que não. E você? Logo não ficou claro pra você ATÉ HOJE o problema que você tem com Romanos 2:13 em vista de pregar guarda e pratica de leis do A.T.?? Pois saiba que é por isso que lhe digo que Cristo nos entregou uma nova lei, a qual tratamos acima, o Espírito nos conduz a cumprir esta nova lei, amaremos a Deus, e ao próximo, por isso somos justificados.
    Mas e vocês que pregam cumprimento das leis do A.T.?? Romanos 2:13 é um problema pra vocês, e vocês ainda não perceberam isso.

    A prova de que você ou vocês realmente não compreendem isso muito bem, é quando fazem este paralelo, de Romanos 2:13 e Gálatas 5:4.  Se em Romanos 2:13, a palavra de Deus não pode ser anulada, ali diz que somos justificados por cumprimento de lei, ponto final. (uma penas pra vocês que pensam ser leis do A.T.)
    Agora é INDISCUTÍVEL que ninguém cumpre as leis do A.T., a não ser aquele que se sacrificou por nós, até vocês concordam com isso, sendo isso assim, como pode então Paulo estar se referindo às leis do A.T. em Romanos 2:13? Não! Não está. Os salvos cumprem a lei do Espírito, porque na N.A. está escrito que houve mudança de lei.

    EM CONTRAPARTIDA, Gálatas 5:4, está claramente fazendo alusão a leis do A.T.. A circuncisão é lei do A.T.. Ai vem vocês adventistas e dizem: "Ah!!! Mas se trata de circuncisão...!" Bom, eu convido vocês a lerem o verso 3. A crítica de Paulo não é em relação especificamente à lei da circuncisão.
    Quer tirar a dúvida irmão?! É fácil, substitua circuncisão por qualquer outra lei no verso 3. E se ainda tiver dúvidas que lei do A.T. é lei em geral, leia Gálatas 3:10, é melhor ainda o capítulo 3 inteiro, sempre o contexto irmão.

    Então vamos tratar o que estamos tratando pois já ficou claro que justificação pela Lei é uma coisa e a prática da lei é outra....

    Um pensamento assim é só pra confundir irmão. Afinal de contas, se Jesus te visitar um dia desses e disser (hipoteticamente): Parabéns Gilcimar! Você está cumprindo toda a lei que foi entregue a Israel no ministério de Moisés. Por que afinal de contas você não seria justificado?! Se isso viesse a acontecer, qual seria a acusação contra ti, já que pecado é a transgressão da lei?! Afinal de contas não foi solicitado inutilmente (como que sem validade) as ofertas do sacerdote pelos pecados do povo, logo você estaria sendo purificado pela oferta pelos pecados feita pelo sacerdote. Agora dá pra perceber a profundidade da inutilidade do cumprimento de todas aquelas leis já que somos transgressores...o espirito está morto, a oferta se torna em vão, porque purifica por um pouco de tempo. DEUS sabendo disso já tinha um plano que funcionaria, pois aquilo que poderia nos salvar é exatamente o que nos condenava.

    E diferente dos hiper calvinistas que super valorizam a soberania de Deus, e dizem que era da vontade soberana de Deus a lama para os homens para que o Seu nome fosse e seja glorificado, não é o que vemos na Bíblia, no fim o nome de Deus é glorificado porque Ele nos mostra que mesmo diante de Suas diretrizes para sermos salvos, ficamos na lama, desobedecemos e escolhemos o pecado, mas quando vem Ele e  substitui a pena e nos concede direito de salvação (no Espírito) gratuitamente, sem participação prévia, a glória e exaltação que se impele à Sua direção é algo que qualquer ser em sã consciência irá admitir por toda eternidade que Deus é digno de glória, honra e adoração. Aleluia!

    A Fé verdadeira e correta não anula a lei e nem torna ninguém num simples ouvidor da Lei...
    Foi Paulo que diz isso ....


    Paulo sobre a lei do A.T. diz que ela nos serviu apenas de aio, só isso.

    Tiago errou em citar da mesma Lei que você disse que foi abolida um dos grandes mandamentos que a citou como regra da lei régia?

    Eu já expliquei acima que Tiago não estava se referindo às leis do A.T. quando cita lei real, basta ler o contexto.
    E quanto a abolir as leis do A.T., ela ainda está em vigor, definitivamente, todavia como eu já expliquei, para todo e qualquer que não nasceu de novo. Isto é perfeitamente explicado em Romanos 7, o qual eu já disse fazer ligação direta com Lucas 16:18. Resumindo DE NOVO, todos que não nascerem de novo, serão julgados e condenados segundo a tutela das leis a qual se encontram ou não, debaixo das leis do A.T., e perecerão (Romanos 2:12), todavia, os da fé, serão salvos, porque estes sim foram justificados diante de Deus pela lei do Espírito, que agora elabora um trabalho de regeneração no homem tal quanto necessário para que este possa perseverar para salvação, porque sabemos que os filhos são provados, mas por não ser bastardos e sim filhos, aprendem com a provação para se libertarem da concupiscência a qual já fomos assolados nos tempos da ignorância. Para ratificar eu encerro com 1 Pedro:

    Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
    Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
    1 Pedro 1:22,23


    Graça e paz!
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Ter 03 Nov 2015, 14:33

    Stanley escreveu:A paz do Senhor Jesus Clébio!

    Segundo, o fato que eu seja um mísero pecador não me dar o direito de aceitar que a Lei (parte do VT) venha a ser abolida na cruz como um todo, isso seria uma tamanha heresia defendida por aqueles que desconhecem a palavra de Deus...

    Abolir não é bem o ponto. Lembra que eu já disse que abolir dá uma ideia de deixar de valer? E não é por ai...ou é pela tutela das leis, ou pela tutela de Jesus Cristo pela fé, a lei do Espírito, onde conforme a Bíblia o que destaca é o amor.

    Terceiro, quanto ao decálogo, não disse que sou "impecável", isso saiu da sua boca, infelizmente!!!

    Não meu irmão! Foi uma inferência quando você havia dito que não é capaz de cumprir toda a lei lembra? E ai agora começa a ficar tudo confuso...
    Você defende que é preciso cumprir as leis, lembra?!

    Se você reler as minhas primeiras post, inclusive dirigidas a ti, perceberá que já me manifestei sobre isso, ou será que você está fingindo que não leu?????

    Irmão, ao que eu me lembro, você havia afirmado que não faz esta distinção. Todavia você não lhe dá com o problema. Diz que precisa cumprir as leis, que a N.A. é cumprir as leis que agora estão no coração do convertido, mas quando eu começo a dizer que você (convertido) está a cumprir, toda a lei, nega, o decálogo nega, mas afirma que o cumprimento da profecia é o homem cumprindo... bounce Me ajuda então irmão, tá difícil!

    Nunca foi dito que para recebermos bênçãos espirituais em Cristo dependeriam nós da circuncisão da carne. Paulo e outros resistiram a essas ideias, e pregaram a salvação pela fé para todos, judeus e gentios (Romanos 3:28-30; Gálatas 5:2,6,11; Colossenses 3:11).

    Eu só queria lhe mostrar que na N.A., no ministério do Senhor Jesus, não estamos debaixo da lei. A circuncisão foi uma maneira de te mostrar que desde Abraão, a justificação e salvação foi pela graça de Deus e pela fé em Cristo, e não por cumprimento de leis.
    Impressionante!! Você escreve em relação à circuncisão como se fosse eu que estivesse falando que PRECISAMOS CUMPRIR AS LEIS DO ANTIGO TESTAMENTO?!?!?!
    A circuncisão foi pra lhe mostrar que Abraão foi justificado antes da lei da circuncisão que lhe foi entregue 13 anos depois.

    Ai quando eu citei:

    12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Hebreus 7"


    O Clébio respondeu:

    Ops, "um só é legislador" Tiago 4:12 e este não autorizou a mudança da lei...
    Por que abolir tudo, e depois RE-editar?
    Ademais, Cristo não disse que devemos guardar os mandamentos em lugar do Pai. Seria uma rebelião se o Filho nos libertasse das leis do Pai e estabelecesse novas leis em seu lugar...
    Os propósito de Cristo não era destruir os grandes ensinamentos morais dados nos séculos anteriores. Em vez de abolir, ele engrandeceu...

    Esta aqui foi o ápice! É o que você está dizendo contra Hebreus 7:12 irmão.

    Levítico 19:18 é uma inutilidade? Será ?
    Vejamos: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR."
    Os vetero-testamentários não estavam debaixo da graça?

    Irmão, eles tinham estas leis, e outras, mas transgrediam......é impressionante como a pessoa não entende. Eles não tinham apenas esta lei no ministério de Moisés, tinha tantas outras, todavia bastava falhar em uma, uma só irmão, e eram culpados de tudo. Não importa se não matavam, não roubavam, não adulteravam, amavam a Deus, honravam aos pais, se circuncidavam, ofereciam sacrifícios etc etc, MAS, cobiçavam a prosperidade do próximo. Bommmw!!!!! Se fosse possível um homem errar somente neste ponto, se fosse possível, não importa, era digno de condenação. Cansei!

    Paulo escreveu à Timóteo.
    "Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo" (2Tm 3:15).
    Aqui Paulo está dizendo, à gentio cristão, de nacionalidade grega, que os Ensinos do VT já são suficientes pra tudo, inclusive pra Salvação pela FÉ em JESUS ?

    QUE?!?! Shocked

    Então qual é o Papel do NT, já que o VT já nos dá toda a sabedoria para a Salvação pela FÉ em JESUS ?

    Meu irmão, o evangelho é a salvação, o evangelho são as boas novas que salva. Isso é básico irmão!

    As palavras de Jesus quanto a João Batista são suficientes pra você entender a gritante diferença. Jesus diz que dos nascidos de mulher não há um maior que João Batista, mas o menor no reino dos céus (inaugurado pela N.A. em Cristo, o evangelho) é maior que João Batista. Este sendo o último dos moicanos (uma alusão que fiz anteriormente) do A.T..

    O Evangelho de Cristo (N.T.) é toda uma revelação dos mistérios de Deus no A.T., o propósito das leis do A.T., a eleição de Israel para chegar ao Messias, a rejeição do ministério das leis do A.T. a qual era bilateral e foi descumprida por parte de Israel, em especial a revelação da trindade a qual você também já defendeu aqui no site, as alianças e ordenanças de Deus as quais eram como sombra de Cristo etc etc.

    E digo mais, no A.T. se fala ainda mais de Cristo do que no N.T., todavia não de maneira revelada como vemos no N.T.. Ainda que alguns profetas inspirados escreviam sobre Cristo, o Messias, na maioria dos casos eles não sabiam exatamente o que a profecia queria dizer. Ai quando chega no N.T. Deus escolhe alguns homens além do próprio Senhor Jesus para anunciar o desfecho do plano salvífico de Dele.

    Quando Deus diz que colocaria as leis nos corações e mentes dos filhos, definitivamente está se referindo a relacionamento Clébio, relacionamento através do E.S. o qual conquistamos e agora somo filhos de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo.

    Você ama se relacionar com Deus certo? Então irmão, é o E.S..

    Graça e paz!

    Stanley,

    Caro amigo, ainda persistindo nesse grosseiro erro???

    Pois bem, sendo então assim, pergunto:

    1 - Se seremos julgados pela lei contida no decálogo (Tiago 2:12), como posso afirmar que esta lei está abolida?

    2 - Se Paulo tinha prazer na lei de Deus depois da cruz, significa que ele se equivocou?

    3 - Se Cristo aboliu na cruz a lei, por que ele nos ordena obedecer essa mesma lei?

    4 - Se o pecado é transgressão da lei, seria essa lei de ritual e sacrifícios?

    5 - Conforme Isa. 42:21 Cristo vinha engrandecer a lei ou anular?

    6 - Para Paulo a lei que revela o pecado conforme Rm 7:7 seria a lei de rituais e sacrifícios?

    7 - Devemos guardar toda a lei conforme Tiago 2:10 ou parte dela e onde se originou essa lei?

    8 - Qual lei os cristãos guardaram depois da cruz conforme Lucas 23:56?

    9 - Quais as leis da Nova Aliança e de onde se originou estas leis? Estão essas mesmas leis escritas?

    10 - Que lei escrita era aquela que Jesus questionou ao intérprete em Lucas?  

    Depois de respondidas todas essas indagações, fica melhor a gente continuar dialogando...

    Fique na paz...

    Clébio

    Conteúdo patrocinado


    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 7 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 07 maio 2024, 19:27