F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+3
Prof. Azenilto G. Brito
Betho
Stanley K
7 participantes

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Vasuilvan Qua 21 Out 2015, 00:07

    ;;;;;

     Como entender esse verso...




    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisésa graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Tzaruch Qua 21 Out 2015, 07:46

    .


    Olá Vasulivan.


    Antes de tudo significa que a graça e a verdade estão nas palavras de JESUS CRISTO.


    O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti,
    de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis

    Deuteronômio 18:15


    E como Moisés falou,, é esse profeta (JESUS) a quem devemos ouvir, porque se essa graça
    e essa verdade estivessem nas palavras de Moisés,, ele mesmo não mandaria ouvir a outro
    profeta que iria ser levantado.


    Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu,
    e porei as minhas palavras na sua boca,
    e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 

    Deuteronômio 18:18

    E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras,
    que ele falar em meu nome, eu o requererei dele

    Deuteronômio 18:19

    Portanto, DEUS irá requerer de quem não ouvir as suas palavras faladas por JESUS CRISTO,
    e não das palavras faladas por Moisés.


    .


    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Stanley K Qua 21 Out 2015, 08:34

    A paz do Senhor Jesus!

    Tzaruch, não foi Deus que deu a lei a Moisés? Obviamente a lei de Moisés também é a verdade.

    A resposta é que são duas alianças.

    Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
    Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
    Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
    Hebreus 8:6-9


    O Contraste entre uma e outra é o propósito de Deus, pois no fim a glória é Dele, só Dele. E o contraste seria mais ou menos assim:

    Enquanto a graça por meio da fé perdoa, a lei condena, enquanto a graça justifica o homem, a lei exige que o homem seja justo, a exigência das leis são "boas obras", a exigência da graça é manter a fé, que gera verdadeiramente boas obras, o cumprimento das leis traz jactância a quem cumpre, trazendo uma imagem de "bom" para o que cumpre, a graça é para o quem confessa seus pecados e reconhece sua pequenez, os da fé admitem um favor divino imerecido.

    E no fim Deus é glorificado, Jesus Cristo é glorificado! Nos salvou da merecida condenação!

    Graça e paz!
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Vasuilvan Qua 21 Out 2015, 08:41

    ;;;;;;

      No livro de ATOS, podemos ver duas referências a esta passagem...


       "Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai.


    Vendo aquilo, ficou atônito. E, aproximando-se para observar, ouviu a voz do Senhor:

    ‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar.


    "Então o Senhor lhe disse: ‘Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é terra santa.


    De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito. Ouvi seus gemidos e desci para livrá-lo. Venha agora, e eu o enviarei de volta ao Egito’.


    "Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: ‘Quem o nomeou líder e juiz? ’ Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça.


    Ele os tirou de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.


    "Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.


    Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.


    "Mas nossos antepassados se recusaram a obedecer-lhe; pelo contrário, rejeitaram-no, e em seus corações voltaram para o Egito.


    Disseram a Arão: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu! ’

    Atos 7:30-40
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Vasuilvan Qua 21 Out 2015, 08:48

    ;;;;;

      Outro verso de ATOS referindo-se a Deuteronomio...


       Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.


    Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
    para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

    É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

    Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.



    Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo’.

    "De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias.
    E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. 


    Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

    Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades".
    Atos 3:18-26
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Vasuilvan Qua 21 Out 2015, 08:51

    Stanley K escreveu:A paz do Senhor Jesus!

    Tzaruch, não foi Deus que deu a lei a Moisés? Obviamente a lei de Moisés também é a verdade.

    A resposta é que são duas alianças.

    Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
    Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
    Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
    Hebreus 8:6-9


    O Contraste entre uma e outra é o propósito de Deus, pois no fim a glória é Dele, só Dele. E o contraste seria mais ou menos assim:

    Enquanto a graça por meio da fé perdoa, a lei condena, enquanto a graça justifica o homem, a lei exige que o homem seja justo, a exigência das leis são "boas obras", a exigência da graça é manter a fé, que gera verdadeiramente boas obras, o cumprimento das leis traz jactância a quem cumpre, trazendo uma imagem de "bom" para o que cumpre, a graça é para o quem confessa seus pecados e reconhece sua pequenez, os da fé admitem um favor divino imerecido.

    E no fim Deus é glorificado, Jesus Cristo é glorificado! Nos salvou da merecida condenação!

    Graça e paz!


      Stanley, não sei se de propósito ou por não querer mesmo, mas você esqueceu de colar o verso que diz como seria a Nova Aliança, que está no verso seguinte aos que você colou...


      10 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty 'LEI' E 'CONCERTO' -- POR QUE TANTA CONFUSÃO?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qua 21 Out 2015, 10:20


    A passagem em destaque certamente NÃO SIGNIFICA que antes de Jesus Cristo não havia evangelho (e nem verdade), e que depois de Jesus Cristo não havia mais lei (e verdade só a partir Dele). Tanto que a primeira pregação do evangelho foi realizada pelo próprio Deus logo após a queda do homem, oferecendo-lhe uma saída para a situação em que se meteu--a promessa do que viria ferir a cabeça da serpente (Gên. 3:15).

    E foi DEPOIS de Cristo que Paulo mesmo fala da “lei de Deus” que tinha em mente visando a sua obediência (Rom. 7:25), embora acossado pela “lei do pecado e da morte” (que é como retoricamente se refere ao pecado como um princípio inevitável), e identifica essa “lei de Deus” como a que traz o preceito “não cobiçarás” (vs. 7 e 8'). E empregando o tempo verbal presente acentua que essa “lei de Deus” É (não diz ‘era’) santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22).

    E o mesmo Paulo ainda recomenda naturalmente os 5o., 6o., 7o., 8o., 9o., e 10o. preceitos DO DECÁLOGO aos crentes GENTIOS de Éfeso e Roma (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10), enquanto Tiago refere-se a preceitos desse mesmo Decálogo como tanto “lei real” quanto como “lei da liberdade” (Tia. 2:8-12). São formas retóricas de se referir à mesma “lei de Deus”, não enumeração de diferentes leis.

    O grande problema que vejo é que muitos não sabem a diferença entre Lei e Concerto. As reflexões abaixo poderão ser-lhes muito úteis:

    O que é concerto? Vários sentidos podem ser dados: acordo, combinação, aliança, contrato, convênio, pacto. Se alguém aluga uma casa, estabelecerá um contrato (concerto) com o inquilino pelo qual ele se dispõe a cumprir suas estipulações—cuidar bem do imóvel, não cortar árvores do quintal sem autorização do proprietário, pagar os aluguéis em dia, pagar os impostos incidentes sobre o imóvel, etc. Esta é a “lei” que rege o contrato, firmado entre as partes. Se o inquilino falha em cumprir tais estipulações, o que termina é o contrato, não as estipulações referentes à locação da casa. Estas prosseguirão em efeito para serem cumpridas por novo inquilino com o qual o contrato vier a ser firmado. Daí, o fim do contrato não é o fim de sua “lei”.

    O concerto é “novo”, mas não o seu conceito, e a lei é a mesma. Princípios como “não matarás”, “não furtarás”, “não adulterarás”, são acatados pelos cristãos como válidos e vigentes da lei divina sob o Novo Concerto.  Caso contrário, teríamos o caos universal, a nível público e privado.

    O contrato entre Deus e Israel findou, não por que houvesse falha na lei que justificasse sua abolição (“a lei do Senhor é perfeita”—Sal. 19:7), mas porque o povo, que havia prometido “tudo quanto o Senhor falou, nós faremos” (Êxodo 19:8'), falhou miseravelmente em cumpri-la. Logo, a falha estava NO POVO, não NA LEI.

    Ao longo da história do povo escolhido, novo concerto foi-lhe repetidamente oferecido (Eze. 36:26, 27; Jer. 31:31-33), mas os filhos de Israel não quiseram volver de seus maus caminhos. Assim, esse Concerto proposto ao antigo Israel é reiterado ao “Israel expandido” em Heb. 8:6-10; 10:16, que incorpora todos quantos são descendentes de Abraão pela fé (Rom. 2:29; Gál. 3:7 e 29).

    Quando alguns pensam em termos de Novo Concerto logo imaginam que isso significa o FIM DA LEI como norma para os filhos de Deus. Só que uma leitura atenta do texto bíblico que trata diretamente da mudança do velho para o novo concerto destaca exatamente . . . a lei! Mostra que o Novo Concerto, chamado de “Minhas leis”, é sua base, sendo agora escritas pelo Espírito Santo nos corações e mentes dos que aceitam os termos desse Novo Concerto (ver Rom. 8:3 e 4). O texto de Hebreus NADA INFORMA sobre ausência ou substituição da lei de Deus em todos ou qualquer de seus mandamentos morais, sob o Novo Concerto.

    Para desconsolo dos neoantinomistas/dispensacionalistas, o texto referido não fala em “lei do Espírito”, “lei da fé”, “lei de Cristo” ou “lei do amor”, mas “Minhas leis [de Deus]” que, obviamente abrangem todas estas e são as mesmas válidas e vigentes ao tempo de Jeremias. Afinal, o texto de Heb. 8:6-10 é mera reprodução de Jer. 31:31-33. Aqueles aos quais a epístola foi primeiro dirigida saberiam perfeitamente a que “Minhas leis” o autor se referia. Entendiam que a fé não anulou a lei divina, como Paulo explica em Romanos 3:31: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes, confirmamos a lei”.

    Mas, e o cerimonialismo todo da lei do tempo de Jeremias?, alguém poderá perguntar. Não há problema nenhum. Os leitores primários da epístola também sabiam que àquelas alturas o véu do Templo se havia rasgado de alto a baixo, e o que isso significava—que os aspectos prefigurativos da lei cessaram, mas não os mandamentos da lei moral.

    Aliás, embora isso seja ignorado em tão grande medida pelos crentes no evangelicalismo moderno, esta SEMPRE foi a posição dos cristãos batistas, metodistas, presbiterianos, luteranos, anglicanos, etc., e até católicos, segundo se lê em suas confissões de fé e catecismos de séculos. E isso tem sido mais recentemente confirmado, como temos divulgado trechos de importantes obras para instrução da Igreja pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Stanley K Qua 21 Out 2015, 11:03

    A paz do Senhor Jesus Vasuilvan!

    Stanley, não sei se de propósito ou por não querer mesmo, mas você esqueceu de colar o verso que diz como seria a Nova Aliança, que está no verso seguinte aos que você colou...

    Não foi proposital irmão! Porque a intenção era apenas a parte das alianças, assim como eu destaquei. Por isso não houve necessidade do verso 10.

    Outrossim tais leis não são as do A.T., ou o decálogo como vocês querem que seja. Isso eu irei comentar na resposta do Azenito.

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Stanley K Qua 21 Out 2015, 11:46

    A paz do Senhor Jesus Azenito!

    Tirando as entrelinhas da discordância do seu post, porque algumas coisas eu até concordo Azenito, irei me concentrar no mais importante, que está mais direcionado ao tema do tópico, e ao mesmo tempo à minha resposta aqui do tópico.

    Para desconsolo dos neoantinomistas/dispensacionalistas, o texto referido não fala em “lei do Espírito”, “lei da fé”, “lei de Cristo” ou “lei do amor”, mas “Minhas leis [de Deus]” que, obviamente abrangem todas estas e são as mesmas válidas e vigentes ao tempo de Jeremias. Afinal, o texto de Heb. 8:6-10 é mera reprodução de Jer. 31:31-33. Aqueles aos quais a epístola foi primeiro dirigida saberiam perfeitamente a que “Minhas leis” o autor se referia. Entendiam que a fé não anulou a lei divina, como Paulo explica em Romanos 3:31: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes, confirmamos a lei”.

    Acontece que o verso 6 ratifica nova lei, porque diz que é um novo MINISTÉRIO, mais excelente que o anterior.

    E vocês continuam ignorando o ensinamento de Paulo. Romanos 8

    2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

    Ainda:

    O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra,(lei) mas do espírito; porque a letra mata (lei) e o espírito vivifica.
    E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, (decálogo) veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
    Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
    Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
    2 Coríntios 3:6-9
    Parenteses meu.

    Ainda:

    E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
    Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
    1 Coríntios 9:20,21


    Esta aqui vocês precisariam retirar da Bíblia:

    12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7

    É o Azenito e nossos irmãos adventistas que dizem que há uma abrangência de leis, um tipo de junção. Mas na Bíblia não ensina assim.

    Graça e paz!





    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Betho Qua 21 Out 2015, 21:36

    E o logos tabernaculou e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, pleno de Graça e de Verdade. João 1:14
    .
    Pois a lei por meio de Moisés foi dada; a graça e a verdade por meio de Jesus Cristo tem sido. João 1:17
    .
    La Sagrada Biblia, Versión De La Septuaginta Al Español Pbro. Guillermo Jünemann Beckchaefer ( Minha versão primaz, veja que é Católica e já foi positivada aqui no fórum! )
    .
    Olhando assim, no programa TheWord, é inevitável não comparar: foi dada com tem sido, os colegas Márcio e Valdomiro, entre outros, poderiam dar uma "aula" acadêmica sobre isto.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Tzaruch Qui 22 Out 2015, 04:24

    .
    Resposta à Mensagem Nº3

    Olá Stanley.

    Stanley escreveu:
    Tzaruch, não foi Deus que deu a lei a Moisés?

    Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. 
    Atos 7:53

    Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme,
    e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 

    Hebreus 2:2



    Também está escrito que a lei foi por ordenação dos anjos.


    Stanley escreveu:

    Obviamente a lei de Moisés também é a verdade.

    E qual seria essa verdade ?

    Porque o precedente mandamento é ab-rogado
    por causa da sua fraqueza e inutilidade 

    Hebreus 7:18

    (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)
    e desta sorte é introduzida uma melhor esperança,
    pela qual chegamos a Deus. 

    Hebreus 7:19

    Uma lei que nenhuma coisa aperfeiçoou ?


    Logo, para que é a lei?
    Foi ordenada por causa das transgressões,
    até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita;
    e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

    Gálatas 3:19

    Stanley,, a Lei "de" Moisés foi ordenada por causa das transgressões, você quer comparar
    isso com as verdades que JESUS CRISTO veio ensinar ?


    A verdade são as boas novas que foram anunciadas, e as coisas que nenhum homem sequer
    sabia ou sonhava saber acerca de vida eterna.

    O sentido de "verdade" não é propriamente a fazer da lei uma mentira,, mas sim que a verdade
    que realmente precisamos saber está nas palavras de CRISTO.


    Stanley escreveu:

    A resposta é que são duas alianças.

    Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente,
    quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
    Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel
    e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
    Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para
    os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

    Hebreus 8:6-9


    O Contraste entre uma e outra é o propósito de Deus, pois no fim a glória é Dele, só Dele.
    E o contraste seria mais ou menos assim:

    Na verdade a resposta está dada no seguinte verso.

    Logo, para que é a lei?
    Foi ordenada por causa das transgressões,
    até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita;
    e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

    Gálatas 3:19

    A primeira aliança prometia viver muito tempo sobre a terra, e a mesma teve haver com
    as transgressões,, já a segunda aliança "a posteridade" veio para anunciar a vida eterna,
    a qual DEUS prometeu antes dos tempos dos séculos.


    Stanley escreveu:

    Enquanto a graça por meio da fé perdoa, a lei condena,

    É verdade, e por isso está escrito,  que quem não crer em JESUS CRISTO a ira de DEUS
    permanece sobre ele.

    Mas terá de ser uma fé com boas obras,, porque só assim será fé viva.

    Stanley escreveu:

    enquanto a graça justifica o homem, a lei exige que o homem seja justo,

    Não tanto como afirma.... o homem é justificado pelas obras.

    Se sabeis que ele é justo,
    sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
     
    1 João 2:29


    A graça não justifica os injustos,,, e você sabe isso, portanto na graça é exigido que

    você e todos sejam JUSTOS, a lei tinha haver com as transgressões.

    Stanley escreveu:

    a exigência das leis são "boas obras", 

    Que nada,,, na graça é que lhe são exigidas as boas obras para que a FÉ não seja morta,
    a lei era por causa das más obras.


    Stanley escreveu:

    a exigência da graça é manter a fé, que gera verdadeiramente boas obras,

    É ao contrário, você tem de mostrar boas obras para não ser uma fé morta,,
    manter
    a fé não gera boas obras,,, as boas obras é que são provas da FÉ.

    Vedes então que o homem é justificado pelas obras,
    e não somente pela fé. 

    Tiago 2:24


    Stanley escreveu:

    o cumprimento das leis traz jactância a quem cumpre, trazendo uma imagem de "bom" para o que cumpre,

    Em qual texto você foi buscar essa ideia de jactância sobre quem "cumpre" a lei ?,, ninguém
    cumpriu a lei por completo.


    Stanley escreveu:

    a graça é para o quem confessa seus pecados e reconhece sua pequenez,
    os da fé admitem um favor divino imerecido.

    A graça é para todos,, mesmo antes deles confessarem, de contrário ninguém teria
    "direito" a essa graça.


    Stanley escreveu:

    E no fim Deus é glorificado, Jesus Cristo é glorificado!

    Nos salvou da merecida condenação!

    Se nós nos condenamos a nós mesmos é porque DEUS nos fez assim e deu essa capacidade,
    você não vai dizer que o HOMEM por si mesmo é que inventou essas coisas pois não ?


    Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência,
    para com todos usar de misericórdia. 

    Romanos 11:32

    Todos foram encerrados por DEUS debaixo da desobediência,, quer queiram quer não queiram,
    e isso para que no fim DEUS com todos usar de misericórdia.




    Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte;
    porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar,
    a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 

    Gálatas 3:21

    Sabemos então que a lei não pode vivificar,, e a justiça não foi pela lei,,
    assim a verdade na verdade é a vida eterna,, a qual veio por JESUS CRISTO.




    .
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 23 Out 2015, 05:58


    Paulo em 2 Coríntios 3, vs. 3, 6 e 7 faz alusão a tábuas de pedra (como um “ministério de morte”) e fala das “tábuas de carne, do coração” como representando a verdadeira expressão de religião aceitável a Deus.

    Essa linguagem é significativa, pois certamente ao pensar em “tábuas . . . do coração” em cotejo com as tábuas de pedra percebe-se que ele pensa em termos de que todo o conteúdo das tábuas de pedra--a fria letra da lei--deve transferir-se a corações aquecidos pela graça divina. Ele claramente está fazendo alusão à declaração de Ezequiel 36:26, 27--a promessa de que Deus mudaria o coração de pedra do Seu povo e daria um coração de carne para que nele pudesse registrar os Seus mandamentos e estatutos.  Essa promessa cumpriu-se no Novo Concerto (comparar com Jeremias 31:31-33 e Hebreus 8:6-10 e 10:16) e refere-se às “superiores promessas” sob que o Novo Concerto é estabelecido.

    Parece que aos defensores do neoantinomismo dispensacionalista, as “superiores promessas” do Novo Concerto seriam de que não precisa incluir o 4o. mandamento no Novo Concerto.  Mas não há a MÍNIMA indicação de que tenha havido qualquer mudança nos termos da lei divina com a passagem do Velho para o Novo Concerto. Claro que a parte prefigurativa, cerimonial, cessou por ter cumprido sua função. Mas, para tanto, os leitores da epístola aos Hebreus teriam a própria epístola, caps. 7 a 10, explicando em detalhes como as leis cerimoniais cumpriram sua função.

    E, interessante, se o sábado fosse cerimonial e deixasse de valer com o Novo Concerto, POR QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO nesses capítulos que tratam das cerimônias? Esta é uma boa pergunta para os neoantinomistas/dispensacionalistas. O que se dá é que o sábado merece tratamento MUITO ESPECIAL nos capítulos 3 e 4 da epístola, e NUNCA é dito lá que cessou por cumprir algum papel prefigurativo. O fato de que pessoas aceitam o “repouso” divino da salvação NÃO ELIMINA com isso o sábado, pois embora Israel tenha falhado em alcançar esse repouso, houve muitos que nele entraram (como os heróis de Hebreus 11), e nem por isso deixaram de guardar o sábado. Davi declarou: “Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; a Tua lei está no meu coração” (Sal. 40:8').

    Davi entrou no “repouso” [espiritual] divino, e com isso teve a lei de Deus integralmente escrita no seu coração. Esse era o ideal para a nação de Israel inteira. E é a promessa do Novo Concerto. Isso NÃO EXCLUI nenhum mandamento. O ônus da prova fica com quem negue isso, querendo excluir um dos mandamentos, atribuindo ao sábado um caráter CERIMONIAL.

    Paulo na passagem de 2a. Coríntios 3:3 e contexto está se valendo de uma ilustração do Velho Testamento, como costumava fazer, e aplicando à vida cristã. Daí que ao tratar das “tábuas de pedra” e “tábuas de carne”, a referência clara é ao texto de Ezequiel 36:26, 27:

    “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”.

    Se Paulo quisesse eliminar o mandamento do sábado, o que diria seria diferente em 2 Coríntios. Ele teria que dizer algo como:

    “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração em nove dos mandamentos das tábuas de pedra--todos os dez menos o 4o.”

    Ou diria (para os defensores da validade do domingo como “sábado cristão”--um contingente meio raro hoje em dia):

    “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração, tendo o domingo no lugar do sábado para o 4o. mandamento”.

    Como não é essa a linguagem do apóstolo, e por uma questão de coerência, claro que ele está aplicando o texto de Ezequiel 36:26 e 27 integralmente, mostrando como sob o Novo Concerto, que é estabelecido sob “superiores promessas”, tudo continua como na lei do tempo de Jeremias, pois Hebreus 8:6-10 traz a reprodução exata de Jeremias 31:31-33.

    Os leitores primários de Hebreus aceitam integralmente as “Minhas leis”, de Deus, que são as mesmas leis de Cristo. Não disse Ele, “Eu e o Pai somos um”? Com o rasgar do véu acaso os mandamentos morais findaram? Poderiam doravante matar, roubar, adulterar, adorar ídolos, proferir o nome de Deus em vão? Claro que não. Pois essa é a perspectiva cristocêntrica: o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” era o tipo dos antitipos do velho pacto?

    Ao citarem os mandamentos da lei moral os apóstolos o fazem com a maior naturalidade como cientes de que são preceitos válidos, permanentes, cuja prática é tão legítima e necessária sob o novo pacto quanto o foram sob o antigo (Rom. 7:7, 13:8-10; Efés. 6:1-3; Tiago 2:8-10). E essa é também a interpretação das famosas “Confissões de Fé” e do que afirmaram e afirmam grandes pesquisadores, autores, fundadores denominacionais já tantas vezes referidos.

    O grande problema dos neoantinomistas é que não conseguem identificar onde estava o problema do fracasso espiritual de Israel. Rom. 8: 3 e 4 liquida de vez a falsa noção que estes mantêm pois “a justiça da lei”, ou, como diz outra versão, “o preceito da lei”, se cumpre na vida de quem tem a Cristo e não anda segundo a carne (ou seja, na prática do pecado, que é “transgressão da lei”--1 João 3:4), mas segundo o Espírito. Ora, como a “justiça” ou “preceito” de uma lei do pecado e da morte, inteiramente abolida, poderia se cumprir na vida de um cristão? Por aí se vê como essa gente está desviada da rota da correta exegese bíblica.

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 24 Out 2015, 22:53

    ;;;;;


      Com este verso, penso que esclareço o assunto...


        Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,
    que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,
    2 Timóteo 1:8,9
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Vasuilvan Seg 26 Out 2015, 22:55

    Vasuilvan escreveu:;;;;;

     Como entender esse verso...




    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisésa graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.



      Esse verso tem um peso muito grande na questão de abolição da Lei.  Vamos produzir mais informações sobre esse tema....
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Tzaruch Dom 09 Out 2016, 19:21

    .

    Olá Vasuilvan.

    Vasuilvan escreveu:
    Esse verso tem um peso muito grande na questão de abolição da Lei.  

    E qual seria esse peso muito grande e em que sentido ?


    .

    Conteúdo patrocinado


    João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Empty Re: João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 09:26