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Como entender esse verso...
João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Como entender esse verso...
João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Stanley K escreveu:A paz do Senhor Jesus!
Tzaruch, não foi Deus que deu a lei a Moisés? Obviamente a lei de Moisés também é a verdade.
A resposta é que são duas alianças.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Hebreus 8:6-9
O Contraste entre uma e outra é o propósito de Deus, pois no fim a glória é Dele, só Dele. E o contraste seria mais ou menos assim:
Enquanto a graça por meio da fé perdoa, a lei condena, enquanto a graça justifica o homem, a lei exige que o homem seja justo, a exigência das leis são "boas obras", a exigência da graça é manter a fé, que gera verdadeiramente boas obras, o cumprimento das leis traz jactância a quem cumpre, trazendo uma imagem de "bom" para o que cumpre, a graça é para o quem confessa seus pecados e reconhece sua pequenez, os da fé admitem um favor divino imerecido.
E no fim Deus é glorificado, Jesus Cristo é glorificado! Nos salvou da merecida condenação!
Graça e paz!
Stanley escreveu:
Tzaruch, não foi Deus que deu a lei a Moisés?
Stanley escreveu:
Obviamente a lei de Moisés também é a verdade.
Stanley escreveu:
A resposta é que são duas alianças.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente,
quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel
e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para
os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Hebreus 8:6-9
O Contraste entre uma e outra é o propósito de Deus, pois no fim a glória é Dele, só Dele.
E o contraste seria mais ou menos assim:
Stanley escreveu:
Enquanto a graça por meio da fé perdoa, a lei condena,
Stanley escreveu:
enquanto a graça justifica o homem, a lei exige que o homem seja justo,
Stanley escreveu:
a exigência das leis são "boas obras",
Stanley escreveu:
a exigência da graça é manter a fé, que gera verdadeiramente boas obras,
Stanley escreveu:
o cumprimento das leis traz jactância a quem cumpre, trazendo uma imagem de "bom" para o que cumpre,
Stanley escreveu:
a graça é para o quem confessa seus pecados e reconhece sua pequenez,
os da fé admitem um favor divino imerecido.
Stanley escreveu:
E no fim Deus é glorificado, Jesus Cristo é glorificado!
Nos salvou da merecida condenação!
Vasuilvan escreveu:;;;;;
Como entender esse verso...
João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Vasuilvan escreveu:
Esse verso tem um peso muito grande na questão de abolição da Lei.