Ao Edison
Olá meu irmão
Eu vou replicar as tuas respostas, mas, vou omitir as partes nas quais estamos de acordo para este post não se estender demais.
Ernesto diz:
Leia ; I Cor. 15: 23-24, Mas, cada um por sua ordem: Cristo as primicias; depois os que são de Cristo NA SUA VINDA, Depois virá o fim etc.
Peço que me expliques, sendo que o fim da historia deste mundo acontecerá após a ressurreição dos santos, então como fica com o milenio, que vcs dizem ser aqui na terra?
Edison diz:
"O fim da história deste mundo" (não do planeta, mas do sistema que gere o mundo bem como suas imperfeições naturais, morais e espirituais) acontece depois da segunda ressurreição e Trono Branco.
Ernesto responde;
Olalá vc. pisou na bola; Segundo as tuas palavras; o fim não é fim. Aqui fala do fim com a primeira ressurreição e não da segunda. Quer provas? João 11:24, Marta diz: Eu sei que ( Lazaro)há de ressuscitar no ULTIMO DIA. O fim da historia deste mundo acontecerá com a vinda de Jesus.
Aqui vemos que o reinado milenar não será na terra, porque os arrebatados não tem mais um corpo carnal, eles não poderão viver neste mundo natural da terra, e pior ainda; entre os homens impios.
Edison diz:
Adão e Eva tinham corpo carnal? Eles tinham a imortalidade antes do pecado? Então, no milênio seremos exatamente iguais a eles.
Ernesto responde;
Adão e Eva viveram a imortalidade antes do pecado porque se alimentavam dos frutos da arvore da vida Gen.3:22,, e, esta arvore estará disponível novamente depois de adentrarem na santa cidade, a nova Jerusalém Apoc.22:2, mas, vcs dizem que a vida continua aqui na terra como agora, casam, geram filhos, morrem etc.
Ernesto continua;
(3) As almas degoladas, e perseguidas pela besta do cap 6, ainda eram espíritos ou haviam sido ressuscitado? Se ja foram ressuscitado podes me dizer, ou provar na bíblia quando foi a ressurreição deles? Sendo que, os imortalistas afirmam que o reinado da besta acontecerá DEPOIS da vinda de Jesus.
Edison responde
3 - São pessoas ressuscitadas.
Ernesto diz;
Mas não dissestes quando serão ressuscitados, Se foram mortos pela besta, então o reinado da besta forçosamente terá de ser antes da vinda de Jesus, porque a ressurreição dos santos acontecerá na vinda dele. Se o reinado da besta fosse depois da vinda de Jesus então esses mártires deveriam ter uma ressurreição especial e deveriam subir ao céu depois do arrebatamento, Explique, como fica? Não é muito mais coerente de essas almas serem aqueles que foram mortos nas fogueiras da inquisição, e vão ressuscitar com a vinda de Cristo?
Edison diz:
Pera lá. O arrebatamento poderá ser antes ou no início do reinado da besta (homem do pecado). O que creio é que a Igreja-Noiva não passa pela grande tribulação. Penso que ela é tirada em meio a um grande aperto, mas ela não passa pelo julgamento da grande tribulação. Ela sobe já julgada e purgada na crucificação de Cristo no calvário e ressuscitada com Ele no terceiro dia (Rom. 6:4-6, Col. 2:12, Ef. 2:4-6). Não já nenhum julgamento, nenhuma condenação para ela. (Rom. 8:1).
Ernesto responde;
Vamos em partes:
Edison diz;
Pera lá. O arrebatamento poderá ser antes ou no início do reinado da besta (homem do pecado).
Ernesto responde:
Se o arrebatamento desses mártires for antes do reinado do homem do pecado (Besta) então eles não podem ser martirizados pela besta, isto prova que a besta vai reinar antes da vinda de Jesus,
Edison diz;
O que creio é que a Igreja-Noiva não passa pela grande tribulação. Penso que ela é tirada em meio a um grande aperto,
Ernesto pergunta:
O que o irmão entende por ¨igreja¨ Eu entendo que todos os salvos fazem parte da igreja de Deus, Mat, 24: 31, E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os SEUS ESCOLHIDOS desde os quatro ventos, etc. Isto acontecerá depois da aflição ou tribulação. Ela não será julgada, por isso já diz que são os escolhidos, o julgamento e a destruição dos impios acontecerá depois do arrebatamento dos santos.
Edison diz;
A parábola das 10 virgens mostra a separação. Note que são dez VIRGENS. Não são cinco virgens e cinco mundanas, prostitutas, pecadoras. Era VIRGENS, ou seja, não eram corrompidas. A virgindade é uma prova de que não foi corrompida fisicamente falando
Ernesto responde
Engano seu, o termo virgem é aplicado a igreja, na qual há prudentes e nécias, loucas.
Os membros da igreja também não são corrompidos, do contrario não estariam na igreja, parte dele se preocupa mais com o aqui e agora. E deixam o transcendental em segundo plano. Por isso serão rejeitadas
Ernesto pergunta;
(4) Se vc. crê que os ressuscitados, e os transformados de I Tess. 4:17, foram ao céu com Jesus, podes me provar na bíblia em que ocasião eles voltaram do céu para reinar por mil anos aqui na terra?
Edison responde
4 - Eles voltam em Apoc. 19.
Ernesto responde:
Mostre a passagem. O exercito vai á guerra, não será a igreja que vai descer, porque ela estará festejando as nupcias no céu.
Edison diz:.
Quando digo a Noiva vindo com Ele é porque ela vem imediatamente após. Quando Ele desce, Ele desce para uma batalha, para uma conquista, para estabelecer o Seu reino
Ernesto pergunta:
Mostre a passagem que afirma a igreja voltar á terra, e mostre na bíblia,( não conjecturas), onde diz que Cristo vem para estabelecer seu reino na terra.
tem um detalhe, O cap.19:15-21,
diz que todos, ela diz; TODOS os impios serão mortos,pela espada que saía da boca de Cristo, sobre quem ele vai reinar aqui na terra. V.21, então não haverá mais ninguém sobre a terra para Cristo reinar
Ernesto diz:
5) Qual a passagem que vc. se baseia que o reinado milenar de Cristo aqui da terra será novamente destruído no juízo final?
Edison responde
5 - Apoc. 20:7-9 diz que o diabo e seus seguidores farão guerra contra o arraial do Senhor. Fogo descerá dos céus e os devorarão.
Ernesto,
Podes me explicar A passagem de II Pedro 3:7, que diz que o céu e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, até o dia do juízo e da perdição dos homens impios,
Edison diz:
Durante o reino milenar aqui na terra as nações estarão em paz, não serão enganadas. Terminado os mil anos o diabo é solto e volta a enganar as nações (Apoc. 20:3/ .
O apóstolo Pedro está falando do batismo com fogo que sofrerá a terra antecedendo a descida da Nova Jerusalém.
Ernesto replica;
O irmão está enganado; os versos 3-4, Sabendo primeiro isto: que nos ULTIMOS DIAS virão escarnecedores; andando segundo as suas proprias concupiscências, E dizendo ONDE ESTÁ A PROMESSA DA SUA VINDA esta será a ultima geração antes da vinda de Jesus.
Ernesto pergunta;
Como podes afirmar que haverá paz milenar sobre a terra, sendo que os santos só ocupam um pequeno arraial, e são perseguidos pelos impios?
Edison diz:
As nações estarão em paz, Ernesto. Que nações serão essas senão nações aqui do mundo?
Ernesto replica;
Onde diz que paz haverá durante os mil anos aqui na terra?
Edison diz;
Quanto à palavra arraial, ela é figurativa não significando obrigatoriamente um pequeno lugar com poucas pessoas. As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a Cidade Amada; todavia, um fogo desceu do céu e as devorou.
Ernesto responde;
Mas, não é o que a bíblia está dizendo; São os impios ressuscitados que estarão sobre toda a face da terra, mas, os santos estarão na cidade cercados pelos impios.
Edison responde
7- O reinado tem tempo determinado por Deus. É de mil anos. Ele não se encerra porque alguém o destruirá. Ele se encerra porque o tempo de terminado se cumpriu.
Ernesto responde:
Outro engano seu. A bíblia diz:
Apoc. 20:8-9, diz:
Satanás sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra...cujo numero é como a areia do mar, para os ajuntar para a batalha. O fogo vai destruir os impios sobre toda a face da terra, então a terra toda será destruida pelo fogo, porque os impios estão sobre os quatro cantos da terra. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou.
Veja meu irmão; Jesus não tem reino nenhum aqui na terra antes de este mundo ser destruído por completo, quem vai reinar por pouco tempo aqui será Satanás, que cercará o arraial dos santos, veja; o nome de Jesus nem é mencionado.
Edison diz
O cerco ao arraial é depois do milênio. Agora, quanto tempo depois do milênio????? Não sei. Será 50 anos, 100 anos, 500 anos, mais 1000 anos????
Será um outro tempo, uma outra realidade, por certo sistemas de governos diferentes do de hoje. Eu me preocupo é com a 1a ressurreição. Estou porfiando por estar nela. Estando eu nela, o que virá depois não me preocupo.
Ernesto responde:
Eu também me preocupo com a 1ª ressurreição porque faço parte das cinco virgens prudentes, e, tenho certeza que o cerco do arraial dos santos pelos impios será depois do milenio, depois da ressurreição dos impios.
Edison diz:
Será um outro tempo, uma outra realidade, por certo sistemas de governos diferentes do de hoje.
Ernesto responde:
Meu irmão! Agora há contradição nas tuas palavras, um pouco acima dissestes que o sistema de vida durante o milênio será a continuidade do sistema atual o atual é só de sofrimento e dor. E se este reino milenar fosse de paz, haveria algum impio que se revoltasse contra o regime de Cristo?
Podes me dizer quando acontecerá esta profecia?
Geremias 4:23-28.
Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e eis QUE HOMEM NENHUM HAVIA e que todas as aves haviam fugido. Vi também que a terra fertil era um deserto e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor; diante do furor da sua ira. Porque assim diz o Senhor; Toda esta terra será desolada; de todo, porém, a não consumirei. Por isso, lamentará a terra, e os céus acima enegrecerão; porquanto assim o disse, assim o propus e não me arrependi nem me desviarei disso.
Edison diz
A meu ver se trata da purificação da terra para a descida da Nova Jerusalém.
Ernesto responde;
Eu também creio assim, com uma diferença apenas, esta terra vazia serão os mil anos, e no fim dos mil anos anos, acontecerão; a descida da santa cidade A nova Jerusalém, a soltura de Satanás e a ressurreição dos impios, e durante pouco tempo os impios se prepararão para tomar de assalto a santa cidade, a duração deste tempo eu também não posso dizer.
Quanto ao de Malaquias, ele descreve as cenas finais do fogo e suas consequências
"Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo"
(Malaquias 4:1).
O importante é que estejamos preparados para a vinda de Jesus.
Abraços Ernesto