Bom dia Marcelo! Graça e Paz!
E porque entre tantos Messias, Jesus foi aceito como o Messias esperado e os Judeus israelitas não o reconheçam. Por quê? Será porque esse Messias tinha uma série de reivindicação registrada no Tanach e Jesus não cumpriu?
Não! Com certeza em nenhum momento estas seriam as "provas cabais" da sua messianidade, mesmo porque o ser humano é desconfiado e cético por natureza. Mas as obras descritas falavam por si mesmo:
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. João 6:36
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14:11
Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. João 10:25
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele. João 10:38Apesar de algumas vezes Jesus citar os profetas, não era esta a intensão da testificação messiânica, e sim as obras que ele realizava no meio do povo! Afinal, libertar um homem não é tirá-lo do jugo imperialista?
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. Romanos 11:26
O qual nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Colossenses 1:13
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 1 Coríntios 15:54Esta messianidade tem um nível de entendimento muito mais elevado que aquele compreendida apenas com a Torah!
Tá era outro Messias que nessa época também tinha um discípulo chamado Felipe que morava em uma cidada Nazaré que não existia. Rasabino como ele poderia ser reconhecido como Nazareno se não existia essa cidade?
De fato tenho que concordar contigo que "segundo os relatos históricos" a vila de Nazaré não era reconhecida como cidade de Nazaré na época, mas se os sinóticos insistem em dizer que havia uma região chamada Nazaré, eu fico com as informações dos Evangelhos sinóticos, pois não se trata de um dado messiânico mas apenas uma dado de origem do lugar de onde Jesus veio a se manifestar, e que apenas o diferenciava de outros que também se chamavam Jesus.
Como poderia os autores, que na certa tinha conhecimentos das profecias registrada no Tanach, e assim mesmo profetizaram um tal de NAZERENO que não consta nesses livros proféticos.
Ora, se não consta nos profetas este dado (Nazareno) então significa que chamar Jesus de Nazaré é apenas um dado informativo para época dEle, e não um dado messiânico comprovado!
James Strange, um arqueólogo americano, ressalta que “Nazaré não é mencionada nas fontes antigas judaicas antes do século III. Isto provavelmente reflete a sua falta de proeminência tanto na Galileia como na Judeia.” Strange primeiro estimou a população de Nazaré na época de Cristo como de “aproximadamente 1600 a 2000 pessoas”, e, numa publicação subsequente, em um máximo de 480 pessoas. Alguns historiadores sugeriram que a ausência de referências textuais a Nazaré no Velho Testamento e no Talmude, assim como nas obras de Josefo, sugeririam que uma cidade chamada 'Nazaré' nem mesmo existia nos dias de Jesus. Muitos autores supõem que a antiga Nazaré foi construída em uma encosta, como era exigido pelas escrituras: "[E levaram Jesus] ao topo do monte no qual a cidade fora construída, para que o pudessem arremessar para baixo" (Lucas 4:29). O monte em questão, no entanto, o Nebi Sa'in, é muito íngreme para as antigas moradias.19 Bagatti mostrou, no entanto, que esta área foi claramente usada para tumbas e trabalhos de agricultura nas Idades do Bronze e do Ferro, assim como na segunda metade da ocupação romana.Na metade dos anos 1990, um lojista chamado Elias Shama descobriu túneis sob sua loja, próxima ao Poço de Maria em Nazaré. Os túneis foram identificados como sendo o hipocausto de uma terma. O sítio ao redor foi escavado nos anos de 1997 e 98 por Y. Alexandre, e os restos arqueológicos expostos foram estabelecidos como datando dos períodos dos romanos, cruzados, mamelucos e otomanos.Uma tabuleta que está atualmente na Biblioteca Nacional de Paris, datada de 50 d.C., foi enviada de Nazaré para Paris em 1878. Ela contém uma inscrição conhecida como a "Ordenança de César", que prescreve a pena de morte para aqueles que violarem tumbas e sepulturas. No entanto, suspeita-se que esta inscrição tenha vindo de Nazaré de algum outro lugar (possivelmente Séforis). Bagatti escreve: “Não temos certeza de que ela foi encontrada em Nazaré, ainda que ela tenha vindo de Nazaré para Paris. Em Nazaré viviam vários vendedores de antiguidades, que conseguiam material antigo de diversos lugares.”C. Kopp é mais definitivo: "Deve-se aceitar com certeza que a [Ordinância de César]... foi trazida ao mercado de Nazaré por mercadores de fora."Jack Finegan descreve outras provas arqueológicas relacionadas ao povoamento da região de Nazaré durante as Idades do Bronze e do Ferro, e acrescenta que "Nazaré era um povoado fortemente judaico no período romano."A questão crítica agora sob o ponto de vista do debate acadêmico é de quando no período romano Nazaré veio a existir, ou seja, se os assentamentos lá começaram antes ou depois do ano 70 d.C. (a Primeira Guerra Judaica].
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazar%C3%A9
Rasabino escreveu:Revelar Jesus como o Cristo, Filho do Deus Vivo é a pedra fundamental de qualquer revelação posterior.
Marcelo Almoedo escreveu:Para isso vim acontecer, você tem obrigação de autenticá-lo nas Sagradas Escrituras
Não!
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo (MESSIAS), o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:15-17
Por acaso Pedro autenticou Jesus usando as escrituras ou por revelação do Pai?
E como saber que a sua revelação e a mesma dos seus anfitriões?
Porque fiz a mesma confissão que eles fizeram diante de você e dos anjos:
E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Lucas 12:8
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32
Então podemos deduzir que esse Jesus não é o mesmo que está sendo profetizado na TORÁ?
Por elucubração nunca "deduzirá" de que está se falando do mesmo Filho do homem tanto no VT como NT! Somente por revelação!
Então você não seria um cristão messiânico?
Redundante: "Cristo" (Ungido, Messias) ou messiânico. Tem que decidir, se o Filho de Deus também é o Filho do homem e também é o Messias! Bem, eu fico com as duas primeiras por revelação. Se Ele é ou não o Messias (escritura), a Sua vinda em Glória vai deferir! Isto não me interessa!
Afirmar que Jesus é o Cristo vale muito mais para um testemunho vindo de um judeu convertido do que um gentio convertido!