F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 7504
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qua 10 Dez 2014, 14:01

    .


    Olá irmão Elielson.



    Elielson escreveu- Mensagem nº608
     
    Eu sou templo de Cristo


    .
    E onde é que isso está escrito ?

    Não acha que se esqueceu de alguém ?

    Elielson desta vez repondeu---
    SÓ ELE É DEUS!
    _____________________________________

    Irmão Elielson, está difícil dar uma resposta direta não está ?

    As suas palavras no meio dos versículos são a citação do credo de Atanásio por
    alguma razão especial
    ,,, ou é mesmo assim que pensa que é ?


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_de_Atan%C3%A1sio



    Elielson escreveu- Mensagem nº616
     
    NÃO SÃO TRÊS ESPÍRITOS
    .
    Credo de Atanásio--
    Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos;
    um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.



    Elielson escreveu- Mensagem nº616
     
    JESUS É O ESPIRITO SANTO QUE É A VERDADE ENCARNADO.
    .
    Credo de Atanásio--
    Mas, para alcancar a salvacão,
    é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.


    E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.
    É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade,
    mas porque Deus assumiu a humanidade.



    Elielson escreveu- Mensagem nº616
     
    JESUS É O ÚNICO SOBERANO CRIADOR DO CÉUS E DA TERRA!
    .

    Credo de Atanásio--
    Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
    E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.



    Elielson escreveu- Mensagem nº616
     
    SÓ ELE É DEUS!
    .
    Credo de Atanásio--
    Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
    E contudo não são três deuses, mas um só Deus.
    -----------------------------------------------------


    Resumindo,, citou Atanásio simplesmente, nada mais.



    Elielson escreveu- Mensagem nº616
      JESUS É A VERDADE, VOCÊ SABE O QUE IMPLICA ESTÁ AFIRMAÇÃO?

    .

    Você ainda sente-se no direito de fazer mais perguntas ?

    Não responde diretamente ao que lhe é perguntado, em cada resposta vem se justificar
    com mais coisas erradas, as mesmas são apontadas e não as nega nem contesta,
    e você vem com mais questões e ainda
    cita o credo de Atanásio ?


    E a vida eterna é esta:
    que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro,
    e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    João 17:3

    A verdade é que você não está a escutar JESUS CRISTO, pois Ele diz claramente
    que o ÚNICO DEUS VERDADEIRO é o PAI
    , e no entanto você vem dizer o mesmo
    que o credo de Atanásio, e ainda consegue dizer precisamente o contrário daquilo
    que JESUS falou.



    Será que uma crença assim faz sentido ?,,,,, falar o contrário da Palavra de DEUS ?


    E tudo isto porque você afirmou "JESUS É O TEMPLO DE DEUS! " e de seguida foi
    feita a pergunta "E você ???,,,, é o templo de quem ?".


    E não respondeu a esta pergunta, até já mudou as respostas, afinal JESUS não é
    o templo de DEUS
    ,,, pois agora você diz que SÓ JESUS CRISTO É DEUS.


    Irmão, essa sua crença está muito confusa e inconsistente, além de contrária ao que
    se pode ler.


    Você pode continuar a acreditar naquilo que é ensinado no credo de Atanásio,
    pode seguir esses e outros ensinamentos de homens, mas a VERDADE não é aquilo
    que você pensa estar a ver, apenas lhe ensinaram a crer nisso e mais nada.


    Você nunca respondeu que também é o templo de DEUS diretamente, poque sabia
    que isso o iria colocar em igualdade com JESUS
    , por antes ter afirmado que Ele (JESUS)
    é o templo de DEUS, acabando por agora dizer que só JESUS é DEUS.

    Isso NÃO FAZ sentido nenhum, nem está escrito.

    Compare o credo de Atanásio com a sua resposta, e tente perceber quem copiou de quem.



    Um abraço, fique em paz.





    .

    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 486
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Qua 10 Dez 2014, 14:27

    .
    eu não entendo que estes termos que os irmão estão abordando pois não estudei sobre isto, mas uma Coisa precisa se entender: Cristo como o enviado era: pastor, profeta, sumo sacerdote, verbo(DEUS) em Carne, ele não faz isto separadamente é de forma Unitária conjunta, mas se estudamos as profecias que se aplica a todos os tópicos: pastor, profeta, sumo sacerdote, verbo(DEUS) em Carne, poderemos tira uma conclusão mais objetiva e concreta sobre a pessoa de CRISTO, para não cair nos erros de dizer: ele é só Deus, não ele é só homem, não ele é um anjo, não ele foi sacerdote não ele era profeta, não ele foi apenas um grande mestre, ele foi um homem que se fez Deus não ele foi o Deus que se fez homem, tudo isto pode ser verdade? sim! mas temos que compreender para podemos afirma, eu acredito que precisa estuda cada função ou ministério de Cristo para entende-lo como um todo e não parte de Cristo!



    a paz do senhor irmão Tzaruch

    Atanásio pregava trindade eu prego unicidade não propriamente como muitos unicistas pois veja algo que falta implementa, pois não está bem claro, depois eu falarei mais pois estou no intervalo do trabalho e preciso ir

    a paz do senhor
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qua 10 Dez 2014, 16:19

    Em uma cultura de padrão monoteísta, como a da cristandade, não há polissemia na palavra "Deus" quando certo termo se refere ao Criador a quem as criaturas devem adoração exclusiva.

    Em seu posicionamento respeitoso e compreensivo, optando por cunhar o termo "cristoteísmo" [alongando pacienciosamente a discussão] em preferência ao por mim proposto, 'cristolatria' [que já encerra um julgamento], há que se elogiar a razoabilidade do amigo Valdomiro em não condenar aprioristicamente os que ainda não conseguiram se libertar das influências culturais do pensamento trinitário, herdado pelo catolicismo às suas diversas ramificações protestantes.  

    Com efeito, ele explicou em essência que é difícil a mudança para os que passaram a acreditar que Jesus é o próprio Único Deus Todo Poderoso em virtude de um dogma do grupo religioso a que passou a pertencer. Uma sólida comprovação bíblica dos ensinos de sua agremiação religiosa antes do batismo não é praxe nas igrejas trinitárias. O estudo do assunto, que costuma ocorrer apenas quando o neófito se confronta com uma contestação de sua crença, depois dele já pertencer a certo associação religiosa, leva-o a encará-la da maneira como torcedores encaram o time de futebol em favor do qual já "dizimaram" e já passaram a torcer há muito anos.

    Além disso, argumentos exegéticos e hermenêuticos precisam ser somados a uma motivação correta para alguém ser iluminado por se tornar aceitável ao "... nosso Salvador, Deus, cuja vontade é que os homens sejam salvos e venham a ter um entendimento exato da verdade". O escritor inspirado explica por quê isso é assim: "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e homens, um homem, Cristo Jesus."  (1 Timóteo 2:4-5).

    Quando Jesus repetiu a Satanás o que estava escrito: "Só a Jeová teu Deus adorarás e só a ele prestarás serviço sagrado", implicitamente ele condenou a 'cristolatria'. Jesus estava dizendo que não adorava nenhum outro Deus a não ser Jeová, seu pai.  No entanto, Jesus não se opôs a ser chamado de "deus" no sentido relativo, título que foi aplicado a reis, juízes, anjos, e ao próprio Satanás. Por outro lado, ele se opôs a praticar "latreía" (prestar serviço sagrado) a qualquer outro que não seja Jeová, embora permitia que outros praticassem o prostrar-se [em grego, "proskineo"] diante dele, como era costume se fazer a reis e a outros. Os seguidores de Jesus fazem o mesmo.

    Em seu posicionamento lá atrás, observa-se que Valdomiro, ao usar o termo 'cristoteísmo',  não contemporizou a atitude de alguns trinitaristas por tradição, inclusive os que porventura participam deste forum de debates, que estão "sempre aprendendo, contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exato da verdade" (1 Timóteo 3:7). Esse termo pode sofrer uma mudança em sua conotação semântica dependendo da ótica unitarista ou trinitarista com que é compreendido, e ele explorou com habilidade e empatia a versatilidade de seu neologismo. No entanto, esclareço que, no sentido normal do termo, conforme entendido numa cultura trinitarista como a nossa, entendemos não haver unitarismo "cristoteísta".

    O posicionamento de Valdomiro também não afirma que os trinitaristas que ainda não aceitam o Pai como sendo "o único Deus Verdadeiro" são necessariamente faltos de boa motivação do coração. A Deus cabe qualquer julgamento, e não aos que pregam sua palavra. A resistência espartana de alguns pode talvez comprovar apenas quão poderosos são os tentáculos das tradições religiosas que se opõem ao claro ensino das escrituras.

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 10 Dez 2014, 16:33

    .
    Tzaruch, na sua mensagem 631, você escreveu o seguinte para o Elielson Ribeiro:

    "Irmão, essa sua crença está muito confusa e inconsistente, além de contrária ao que
    se pode ler."
    (Tzaruch)

    O Elielson Ribeiro crê conforme os Unicistas creem.

    Eu já observei em particular a certo membro do Fórum, o seguinte:

    Se eu não fosse Unitarista, entre Unicismo e Trinitarismo, eu creria na Trindade, pois ela apresenta muito menos contradições em relação ao Unicismo que também é repleto de incoerências.

    Uma incoerência simples de declarar: Jesus, segundo o Unicismo, é um ofício. Deus Pai veio na pessoa de Jesus. Ou seja, Deus Pai se tornou Filho. O Pai deixa de ser Pai para ser Filho.

    Depois o Filho, promete que quando for, enviaria o Espírito Santo. Ele deixa de ser Filho, e passa ser o Espírito Santo.

    No entanto, em Apocalipse, é relatado mais de um. O próprio que venceu na cruz e Deus Pai. E ainda se declara que este que venceu (o Filho) tem um Deus acima dele.

    Como crê no Unicismo? É muita incoerência, pois a Bíblia relata algo diferente.

    Mas é o mistério da piedade, dizem! Isso até quem crê na Trindade justifica. Também dizem: é mistério da piedade! Isso, o Unicismo utiliza para justificar que devemos crê em "revelações" de profetas.
    .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qua 10 Dez 2014, 23:00

    .


    Olá irmão Elielson.



    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      eu não entendo que estes termos que os irmão estão abordando pois não estudei sobre isto
    .
    Irmão, não é preciso estudar NADA, apenas ler e entender aquilo que está escrito.

    Até à presente data, o Tzaruch ainda não leu UM ÚNICO estudo sobre a Palavra, que não tivesse
    erros de interpretação, crenças misturadas, ensinamentos de denominações, etc etc etc.

    TODOS, MAS TODOS OS ESTUDOS apresentam graves erros,,, uns mais, e outros menos,
    dependendo da intenção e crença de quem escreveu esse estudo.



    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      mas uma Coisa precisa se entender: Cristo como o enviado era: pastor, profeta, sumo sacerdote, verbo(DEUS) em Carne,
    .
    Com calma irmão Elielson, você mesmo assumiu que se fala de coisas que você nem estudou
    ainda
    ,, e já vem dizer que uma coisa precisa de ser entendida ?

    Precisa como ?,,,, segundo aquilo que você aprendeu de algum estudo ?,, ou será segundo
    aquilo que está escrito e NINGUÉM PODERÁ CONTESTAR ?


    Para começar,, JESUS CRISTO não era "verbo (DEUS)",,,,, logo aqui você entende coisas
    erradas, e á soma destas ideias muitas outras se seguem na mesma linha de pensamento.


    JESUS ao fazer a vontade de DEUS é que se entende o verbo se fazer carne, pois pela
    primeira vez as Palavras de DEUS foram cumpridas por uma pessoa de carne e osso.

    Essa ideia de o verbo ser DEUS, se fazer carne, ser JESUS o próprio DEUS, etc etc, são só
    ideias que foram pensadas sem ENTENDIMENTO
    , e o resultado está à vista,,, coisas CONFUSAS.


    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      ele não faz isto separadamente é de forma Unitária conjunta, mas se estudamos as profecias que se aplica a todos os tópicos: pastor, profeta, sumo sacerdote, verbo(DEUS) em Carne, poderemos tira uma conclusão mais objetiva e concreta sobre a pessoa de CRISTO,
    .
    E você já estudou as profecias que se aplicam a todos os tópicos ?,,, e entendeu TODAS ?

    Por certo NÃO leu NEM ENTENDEU, dai ter tirado conclusões que estão sempre a ser
    confrontadas com textos apresentados por outros irmãos.


    Porque a Palavra de DEUS não é conclusões de homens,,, em que cada um tem a sua
    própria conclusão,, e que diferem em muito de uns homens para outros,,,,,,

    ,,,,,, a PALAVRA de DEUS são VERDADES, assuntos que só podem ter uma única conclusão,
    a qual é a mesma daquilo que foi escrito.



    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      para não cair nos erros de dizer: ele é só Deus, não ele é só homem, não ele é um anjo,
    não ele foi sacerdote não ele era profeta, não ele foi apenas um grande mestre, ele foi um
    homem que se fez Deus
    não ele foi o Deus que se fez homem, tudo isto pode ser verdade?
    sim!
    .
    Você já caiu no erro de ter afirmado que JESUS é DEUS o PAI.

    Outro erro é você dizer que JESUS é um anjo.

    Vemos, porém,
    coroado de glória e de honra aquele Jesus
    que fora feito um pouco menor do que os anjos,

    por causa da paixão da morte, para que,
    pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

    Hebreus 2:9

    Uma única linha nesse texto já nega duas coisas que você fala.

    Uma é essa que falou de JESUS ser um anjo, porque está bem claro que Ele foi FEITO um
    pouco menor que os anjos,,, logo por não ter a mesma "medida", já não é anjo.

    E a outra, é que JESUS FOI FEITO, o que você por certo não concorda, tal como não
    concorda com outras coisas semelhantes.

    Também afirmou que Ele foi o DEUS que se fez homem, e isso é contrário ao que antes tinha
    afirmado de ter sido um homem que se fez DEUS.

    Ou seja, grande parte daquilo que você diz ser verdade, só o é na sua interpretação,
    mas não o é segundo aquilo que está escrito e se pode ler.




    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      mas temos que compreender para podemos afirma, eu acredito que precisa estuda cada função ou ministério de Cristo para entende-lo como um todo e não parte de Cristo!
    .
    Primeiro você diz que uma coisa precisa de ser entendida, e agora acredita que precisa
    estudar cada função ?,, fica complicado entender sem ter lido.

    E mais complicado fica, afirmar seja o que for, sem ser o mesmo que está escrito.



    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      Atanásio pregava trindade eu prego unicidade não propriamente como muitos unicistas pois veja algo que falta implementa, pois não está bem claro,
    .
    Você não se está a comparar com Atanásio pois não ?

    Atanásio foi quem escreveu o CREDO para a igreja católica por volta do século V, ele mesmo é
    que orientou e escreveu CADA linha daquilo que se pode ler, ainda que tenha tido por base
    ideias anteriores de outros, portanto Atanásio é AUTOR.

    Você se diz que "prega" unicidade, isso já são coisas erradas que aprendeu de outros,,, e esses
    outros só mudaram o nome e duas ou três ideias para não dizerem que continuaram com a trindade
    católica que vem dos tempos antigos.

    Mas se você for ver bem, e comparar bem, É TUDO A MESMA COISA,, porque nem uns nem os
    outros falam a verdade,,, e DEUS o PAI assim não é reconhecido como verdadeiramente deve
    ser, e desta forma não é adorado por aquilo que é, mas sim pelo que esses pensam que seja.

    Você já tentou bem ir ler o credo de Atanásio e comparar com as coisas que acredita ?

    Tente, e irá ver que anda simplesmente a repetir o que Atanásio escreveu, só lhe chama outro
    nome e com outros caminhos,, mas o resultado final é exatamente o MESMO.

    Em todo o caso você fala de "algo" que falta implementar, pois não está bem claro,,, irmão,
    nada do que você falar irá em momento algum aclarar aquilo que não é VERDADE.

    Não
    importa as coisas que disser, nem aquilo que implementar,, não é, nem será como você
    tem vindo a falar, seja você pela trindade, seja pela unicidade, não é isso que está nas escrituras.




    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      depois eu falarei mais pois estou no intervalo do trabalho e preciso ir
    .
    Mas tente falar só um assunto de cada vez,, assim dá tempo para lhe explicar aquilo que falar
    errado,, se for várias coisas ao mesmo tempo, irá ficar tudo confundido.


    Um abraço, fique em paz.


    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 10 Dez 2014, 23:32

    Gilcimar, Paz!


    Gilcimar escreveu:O que é de fato Cristoteísmo?

    Esta pergunta você deveria ter feito antes de insinuar, através das costumeiras perguntas, que o termo era uma espécie de idolatria. O que fez gerar essa sequência. Tuas perguntas foram sinceras...(?) Sim eu sei que foram. Sempre são, e eu não estou dizendo que não sejam. Na verdade, eu acredito que sejam e isto significa dizer que todos nós nos depararemos com esses tipos de perguntas aqui e ali: Dúvidas que insinuam. Mas, é assim... Cada um com seu quinhão!

    A questão deveria ter sido pacificada quando eu disse que cristoteísmo não é sinônimo de idolatria através da colocação da minha própria posição em relação ao Pai. Mas, sabe se lá porquê, houve insistência nessa questão. Agora imagina se isso seja algo que encoraje a alguma coisa!(?)

    Sabe o que é curioso!!!? Esse neologismo não foi inventado por mim. Ouvi, pela primeira vez, da boca de um piedoso irmão chamado Batista. Um septuagenário que foi meu professor de grego por dois anos consecutivos e que tem (é um pesar) a Jesus por Deus. Ele usa o termo sem nenhum constrangimento, da forma mais natural do mundo. Talvez jamais imaginasse que alguns cristoteístas se sentissem mal por ver alguma “assombração” na palavra que desconhecem.

    Sinceramente, não sei porquê, e, não me cabe julgar, você e o Clébio estarem insistindo na questão do cristoteísmo, uma vez que já havia dito de que forma havia usado o termo.  Se eu usei o termo e esclareci a forma com que usei, fica estranho a tua costumeira insistência em reincidir perguntar aquilo que já foi falado. A sinceridade de ambos está alongando desnecessariamente uma questão que não precisava ir além do post nº 615.

    O experiente e sábio Lúcio, que serenamente tem uma melhor visão do todo, trouxe uma palavra abalizada que suponho você seja capaz de chegar a mesma conclusão, mas, já que faz as coisas com sinceridade, a única visão possível que você alcançou, em tua sinceridade, foi na direção de tentar mostrar as supostas “posições conflitantes”.  Talvez essa boa sinceridade pudesse ser acompanhada ou precedida de uma melhor reflexão das coisas ditas aqui no fórum. Talvez apenas prestar atenção melhor ao que foi dito já fosse suficiente.

    Se eu quisesse chamar os cristoteístas de idólatras teria chamado de cristólatras. Apesar de que para quem desejar há o que se discutir dessa palavra também.

    Cristoteísta = diz-se daqueles que tem a Cristo como "Deus".

    Mas, diga lá, você e o Clébio, ainda têm alguma dúvida de como eu usei o termo cristoteísmo?

    Nessa acepção, vocês não são cristoteístas?

    Precisam de mais algum esclarecimento nisso?

    Paz!
    Valdomiro.
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Qua 10 Dez 2014, 23:42

    a paz do Senhor Jesus irmão Norberto


    EU vejo muitas incoerência em todas as doutrinas existentes!

     paulo diz algo que se aplica unicamente a Cristo Veja: Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade
    Colossenses 2:9

    está expressão mim chama atenção: corporalmente, toda!

    corporalmente: De maneira corporal; em que ocorre pessoalmente.

    todo: É um conjunto de coisas atingindo sua amplitude,ou seja: Sem deixar nada de fora.Completamente,totalmente etc

    divindade:A natureza, a essência divina.
    O ser divino, Deus.

    com esta explicação fica confuso se toda a plenitude estava em Cristo, quem estava no Céus?

    Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
    Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
    Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
    mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
    Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
    verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. Salmos 139:7-12
    Assim diz o Senhor: "O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Isaías 66:1

    Deus não precisa vim, para está na terra, ele está em todos os lugares, o caso é que o homem quer ver Deus como se ele fosse homem, e não verá nada deste angulo!

    mas algo ele disse: Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes ordenar. Deuteronômio 12:11

    "Mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!
    Ainda assim, atende à oração do teu servo e ao seu pedido de misericórdia, ó Senhor, meu Deus. Ouve o clamor e a oração que teu servo faz hoje na tua presença.
    Estejam os teus olhos voltados dia e noite para este templo, lugar do qual disseste que nele porias o teu nome, para que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar. 2 Crônicas 6:18-20

    mas o que disse o profeta: Será ele quem construirá um templo para mim, e eu firmarei o trono dele para sempre.
    Eu serei seu pai, e ele será meu filho. 1 Crônicas 17:12-13

    "O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão?
    Isaías 66:1

    mas diz que Cristo edificaria um templo para Deus, mas Deus não habita em templo feitos por mão de homem, como poderia Cristo ser um homem e construir uma casa para Deus?

    seria uma heresia firma está doutrina, dizendo que Deus mora em casa feitas por anjos ou por homens!
    então quem fez está casa para Deus?
    Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? Isaías 66:2

    ele por ventura precisa das mão humanas para edifica uma casa para ele?

    O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
    Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. Atos 17:24-25

    então: que templo Cristo construiu?

    Deus para manifesta suas obras precisou Criar o verbo, mas o verbo não é uma característica de Deus, mas é sua expressão ativa: assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. Isaías 55:11
    Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.
    Isaías 64:4

    ele enviou sua palavra, quem é a palavra de Deus? o Espirito Santo, mas não podemos separa-lo de Deus pois Deus é Espirito!

    Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.
    E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
    2 Coríntios 3:17-18

    se lemos todo o texto Paulo está falando de Jesus e ele o Chama Senhor que é o Espirito, logo ele é o próprio, não uma pessoa aparte!

    não concluir mas vamos para o homem, eu e vocês....

    Deus habita em nossa carne? não! Deus não habita em nossa carne, pois em minha carne não habita bem algum como disse paulo, e como se entender que nós somos casas de Deus?
    O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. João 6:63
    está afirmação de que Deus habita corporalmente é a parte mais intrigante, nós somos igual a Cristo? não!  primeiro somos Filhos por adoção!
    E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
    2 Coríntios 3:18
    estamos sendo transformados, e não chegamos ainda a ser um homem a medida de Cristo!

    por essa razão digo Deus mora em nós pela Fé, por meio de sua palavra e não corporalmente como é Cristo
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qui 11 Dez 2014, 00:00

    .



    Olá Norberto.


    Você disse ((O Elielson Ribeiro crê conforme os Unicistas creem.))

    Na realidade, o irmão Elielson de cada vez que lhe foi mostrado o que falou errado acerca
    das escrituras, ele não soube responder a tentar manter aquilo que está a crer, embora entenda
    as perguntas e venha com novos textos e interpretações não condizentes.

    E também não aceita aquilo que lhe é mostrado, pois continua a dizer as mesmas coisas.

    Pode-se dizer que até fica "complicado" responder ás coisas que ele escreve, porque são tantos
    assuntos misturados, tantas coisas ao contrário,, que teria de ser explicada UMA A UMA para ele
    ver que é sem sentido muitas das coisas que afirma.

    Para quem em um momento diz que DEUS habita em JESUS, e ao ser perguntado quem
    habita dentro das outras pessoas já vem dizer que JESUS é o PRÓPRIO DEUS,,, é muito confuso.

    Entretanto, se o irmão Elielson crê segundo os Unicistas, a crença deles e da trindade não muda
    nada,,, bem se pode ver ao fazer a comparação da resposta com o credo de Atanásio, se não
    fosse o credo mais antigo, poderia ser perguntado quem copiou  de quem.


    Tudo isto é como o Lúcio falou, dogmas dos ensinamentos das igrejas, e não é fácil essas
    pessoas aceitarem que estão erradas, mesmo lendo os textos, ainda assim não querem ver,
    e só entende estas coisas quem já as tenha sentido.

    O irmão ELielson deveria tomar em atenção um simples estudo das respostas que lhe são dadas,
    e ver se consegue entender qual a razão de ele crer em coisas que estão constantemente a serem
    postas em causa e negadas por textos da própria Palavra.

    Já não basta certos assuntos em que o crente tem dúvidas, quanto mais os assuntos que
    estão em desacordo com a própria Bíblia, sendo estes últimos os primeiros a serem evitados.


    A maioria do irmãos que crê em trindade E DERIVADAS crenças, não tem conhecimento do
    credo de Atanásio
    , não sabem, nem imaginam que essa sua crença teve uma origem externa
    á própria Palavra
    , por interesses da época e assuntos de outros tempos.

    Mas o credo existe, e pode ser consultado e verificadas as suas origens, sendo ele mesmo
    a confissão de fé da igreja católica
    ,,, a qual por certo muitos dizem coisas "menos boas".


    Um abraço, fique na paz.



    .
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Qui 11 Dez 2014, 00:41

    .
    Tzaruch, [ quanto à sua mensagem 635: ]

    amado sem querer tirá as suas explicações quero dizer que os temos que eu mim referia eram: Cristoteismo é um tipo de idolatria?
    Ser cristoteísta é ser idólatra?

    Cristoteismo, cristoteísta: eu disse que não entedia estes termos afundo e o irmão distorceu totalmente o que fale.

    também não afirmei nada sobre Cristo, mas que seria bom estudamos mais para não seguir apenas um dogma religioso.
     
    quando eu estava escrevendo sua postagem ainda não estava visível.



    .
    [ quanto à sua mensagem 638: ]

    talvez é por que o irmão não faz comparações de textos e textos para se extrair o conhecimento, eu não fico lendo estudos de fulano ou beltrano para tira minhas conclusões, minha unica fonte é a própria escrituras e dicionários, o querido disse que os unicistas creem como os trinitários, mas não é assim, pois quem faz divisões em Deus são os trinitários e os unitaristas, dizendo o pai é um e Jesus é outro e o espirito é uma força ativa de Deus, ou, Deus pai, Deus filho e Deus espirito santo, os unicistas dizem Deus é Espirito que habita corporalmente no templo de Carne que é Jesus homem, simples; não digo que estão errados 100% mas que apenas enxerga a cara na moeda e não consegui ver a coroa, precisamos estuda o novo testamento sim, mas devemos ter entendimento que o novo foi extraído do velho, se olhamos para as profecias teremos uma visão totalmente deferente do sistema religioso, não podemos estuda a bíblia na superficialidade, nem usar perguntas sem logicas!

    minha confissão de Fé é Jesus unicamente!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qui 11 Dez 2014, 02:11




    .




    Elielson escreveu- Mensagem nº639
      amado sem querer tirá as suas explicações quero dizer que os temos que eu mim referia eram:
    Cristoteismo é um tipo de idolatria?
    Ser cristoteísta é ser idólatra?
    .
    E então,, sobre aquilo que disse não entender ficou escrito o seguinte.

    _________________________Citação________________________________________

    Irmão, não é preciso estudar NADA, apenas ler e entender aquilo que está escrito.

    Até à presente data, o Tzaruch ainda não leu UM ÚNICO estudo sobre a Palavra, que não tivesse
    erros de interpretação, crenças misturadas, ensinamentos de denominações, etc etc etc.

    TODOS, MAS TODOS OS ESTUDOS apresentam graves erros,,, uns mais, e outros menos,
    dependendo da intenção e crença de quem escreveu esse estudo.
    _________________________Fim de Citação__________________________________

    Por acaso foi ai feita alguma referência ?,,,,, ou só foi falado acerca de estudar ?




    Elielson escreveu- Mensagem nº639
      Cristoteismo, cristoteísta: eu disse que não entedia estes termos afundo e o irmão distorceu totalmente o que fale.
    .
    Sobre aquilo que você disse não entender está ai em cima a citação, sem fazer referências
    a NADA,,,, agora se não se importar,,,,, copie e mostre EXATAMENTE onde foi que a sua
    escrita foi TOTALMENTE DISTORCIDA.

    Pode ser que você tenha razão, e ai o Tzaruch pedirá desculpa.


    Elielson escreveu- Mensagem nº639
      também não afirmei nada sobre Cristo, mas que seria bom estudamos mais para não seguir apenas um dogma religioso.
    .

    Não afirmou NADA sobre CRISTO ?,,,, e de quem são as seguintes palavras irmão ?



    Elielson escreveu- Mensagem nº632
      para não cair nos erros de dizer: ele é só Deus, não ele é só homem, não ele é um anjo,

    não ele foi sacerdote não ele era profeta, não ele foi apenas um grande mestre,
    ele foi um homem que se fez Deus
    não ele foi o Deus que se fez homem,

    tudo isto pode ser verdade?  sim!

    .
    .
    Você fez todas essas perguntas,,, e no fim terminou com um "SIM !" e agora vem dizer que
    não fez afirmações ?


    Quando não quiser afirmar algo,, não pergunte se é verdade e confirme com SIM no FIM.





    .
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qui 11 Dez 2014, 09:35

    Amados,

    Voltando ao tema do "CRISTOTEISMO", O motivo da minha insistência aqui foi que em determinado momento, alguém disse:

    Cristoteísta = diz-se daqueles que tem a Cristo como "Deus".

    Agora, noutra post perguntado se ser cristoteista é ser idólatra, a resposta foi a seguinte: Não, não é!

    Ademais, lá na frente disse o seguinte: "Este verso sozinho já seria o suficiente para alguém imparcial abandonar o cristoeísmo" (obs:fazendo referência a joão 17:3).

    Então, finalmente, minha dúvida é:

    Além dessas contradições levantadas, por que ainda nos atacam? Por que essas contradições?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 11 Dez 2014, 11:28

    Clébio,

    Acho que você primeiro precisa dizer onde está a contradição. Nenhuma dessas frases contradiz a outra.

    E ninguém está atacando ninguém. Nem sei de que você está falando.

    Releia o que você mesmo escreveu agora e diga-nos onde estão as contradições!

    Estou aguardando!

    Paz!
    Valdomiro.
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qui 11 Dez 2014, 11:50

    Os apontamentos das contradições foram notórias, conforme bem explicitado acima na minha última post e desmerece mais explicações, vez que quem tem que dar explicações sobre as contradições é quem se contradiz e não eu...

    Ademais, a contradição está também em confirmar o entendimento do Lúcio sobre Cristoeísmo e depois dizer que o entendimento de João 17:3 levaria o abandonar o Cristoteísmo, ou seja, se o conceito de Cristoteísmo é verdadeiro, válido e inofensivo à crença unitarista até ao ponto de ser confirmado pelo Lúcio que é Unitarista e entende João 17:3,  por que então afirmou que os imparciais, tratando de João 17:3 abandonaria esse cocneito?

    O ataque que eu quis mencionar é combater um conceito que você mesmo disse não ser problema e criar uma incompatibilidade deste conceito com o entendimento de um texto tendo um outro Unitarista confirmando o conceito, mesmo entendendo João 17:3 como tem entendido...

    Por isso não entendi porque os trinitarianos têm que abandonar o Cristoteismo por causa de João 17:3, se a ideia de Cristoteismo não invalida nada no texto...

    Afinal de contas, também não foi nós que levantamos a ideia de Cristoteísmo...
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 11 Dez 2014, 12:41

    Clébio, Paz!

    Já vi que o negócio, por mais simples que seja, vai ser bem difícil fazer você entender.

    Você simplesmente não atendeu o pedido da minha última postagem por não tem como atender. Não há contradição a apontar. Você simplesmente lançou as frases sem dizer em que elas se contradizem. Seria algo mais ou menos assim: Eu digo: “O sol é redondo” e depois: “um dado é quadrado” e você vem e diz: "olha ai tem uma contradição". Eu pergunto onde e você diz que já que eu me contradisse eu tenho que dá explicações. rs. Infelizmente é isso que está acontecendo.

    Mas, vamos lá....! Vou te mostrar onde não há contradição naquilo que, enganosamente, mas sem perceber, você diz haver!

    Releia a frase: Cristoteista = diz-se daqueles que tem a Cristo como "Deus".  Não sei como você está conseguindo ver essa definição como contraditória à minha afirmação de que cristoteismo não é idolatria. Para você ter a Jesus como Deus é idolatria? Acho que não, então, meu amigo, note que tua apresentação de contradição contradiz a você mesmo, pois se você não tiver a Cristo como Deus porque isso seria idolatria, então cristoteismo seria, para você, sinônimo de idolatria, mas se você tiver a Cristo como Deus sem que isso seja idolatria deliberada, isso se chama, na definição que apresentei, cristoeismo. Não existe relação direta entre cristoteismo e cristolatria. Ainda que um cristólatra seja cristoteista, um cristoteista não é, necessariamente, um cristólatra. Você consegue perceber a diferença. Se precisar eu exemplifico, me avisa se não tiver conseguindo entender! Mas, parece que, na verdade, vocês nem estão “ouvindo” o que estamos dizendo!

    Veja que nó...! Eu que usei a palavra estou dizendo que cristoteismo refere-se aquele que tem a Cristo por Deus e estou dizendo que isso não é sinônimo de idolatria e você usa a minha afirmação de que não é idolatria, junta outra frase minha onde eu falo de cristoteismo sem absolutamente nenhuma referência a idolatria, para apontar uma SUPOSTA contradição. Dá para acreditar em um negócio desses?

    Ei...!!! Sou eu que estou dizendo que você tem que interpretar o que eu digo a partir do que eu disse e considerar o que tenho falado a respeito, mas SEM COLOCAR TEU PENSAMENTO LÁ PRIMEIRO. E é exatamente isso que vocês estão fazendo... Leram a palavra, colocaram lá o pensamento de vocês sobre ela e vieram questionar, não a partir do meu uso da palavra, mas a partir do que vocês achavam de como eu a estava usando. Aqui, meu amigo, não é o caso, por exemplo, de um versículo bíblico que na possibilidade de interpretação, não termos os escritores para tirar a dúvida. Eu, que escrevi, estou dizendo a você como usei a palavra cristoeismo e estou dizendo que não é sinônimo de idolatria. Essa insistência só tem sentido caso você tenha incutido em tua cabeça que cristoeismo é idolatria, mas se for esse o caso eu já não posso fazer nada.

    No outro trecho que falei, você continua vendo uma assombração. Foi minha seguinte afirmação: “Este verso sozinho já seria o suficiente para alguém imparcial abandonar o cristoeísmo". Quer dizer que mudar de conceito acerca de quem é Deus transforma a palavra cristoeismo em sinônimo de idolatria? Quer dizer que estrela deixa de ser estrela quando o dia amanhece? Ou seja, a palavra vai mudar de sentido porque eu mudei de posição. Quer dizer que ela vai deixar de ser “diz-se daqueles que tem a Cristo por 'Deus'” para “diz-se daqueles que tem a Cristo por 'Ídolo'? Caro amigo, tua, teoricamente falando, mudança do sentido da palavra por causa da minha mudança de um posicionamento de fé, não tem qualquer sentido.

    Veja em que situação em me meti. Ter que explicar o óbvio, para tentar fazer você se convencer que não disse aquilo que eu não disse, já que não associei EM MOMENTO ALGUM a palavra cristoteismo como sinônimo de idolatria.

    Se em nenhuma das minhas afirmações usei a palavra como sinônimo de idolatria, não há contradição. A não ser em tua cabeça ao ignorar o que eu mesmo estou falando a respeito.

    Sobre o resto comento depois (já que é, ao que parece, problema de percepção ao que foi dito). Quero apenas saber se você está conseguindo, mesmo que remotamente, captar o que eu estou tentando esclarecer nessa questão tão óbvia.

    Yahweh te ilumine!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 11 Dez 2014, 15:56

    Lúcio...


    Obrigado pelo longo texto que me postou....

    Mas de acordo com a boa explicação que me deu distinguindo Cristolatria de Cristoteísmo como podemos reler abaixo:

    Lúcio escreveu:Em vista de João 4:23, o termo apropriado para os que adoram a Cristo como sendo o próprio Deus Todo-poderoso não é 'cristoteísmo', mas 'cristolatria'. 'Cristoteísmo' é considerar o Cristo como sendo 'Deus', e ele o é, em vista da polissemia do termo theos (João 1:1). 'Cristolatria' é entrar no mérito de se Cristo, o enviado de Deus, é tão "theos" quanto o Pai que o enviou (João 17:3).


    Me responda só para confirmar o que parece obvio pois posso pensar que é tão obvio e não seja...


    O Cristoteísmo tem base Bíblica?

    Abraços !
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qui 11 Dez 2014, 15:58

    .
    Valdomiro,

    Será que a confusão não está em outro ponto? Cito a seguir.

    O Clébio, na mensagem 622, escreveu:

    Clébio escreveu:Norberto,

    Se ser Cristoteista não é idolatria, logo é pecado?

    Será que ele quis pergunta isso mesmo ou estou entendendo errado:

    Traduzindo o que ele perguntou, mas invertendo a negativa (não) por uma afirmativa (sim) ficaria assim?:

    O Cristoteísta para não pecar tem que ser idólatra?

    Só observei isso pois pareceu-me que para o Clébio, reconhecer Jesus como Deus, a pessoa é NO BOM SENTIDO um idólatra que não há problema algum em ser pois sua atitude se dirige ao verdadeiro Deus que pode ser adorado.

    Talvez a confusão esteja aí. Querem que você reconheça que ser Cristoteísta precisa sim, necessariamente, ser um idólatra no bom sentido, conforme explicado. Aí você, Valdomiro, vem afirmar que o Cristoteísmo não é idolatria, confunde tudo. Very Happy

    Posso estar completamente enganado, mas quem ficou confuso agora fui eu com essa pergunta do Clébio, por esse motivo estou trazendo essas observações.
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 11 Dez 2014, 16:05

    Noberto....


    Eu conversei com o Clébio sobre o assunto..

    Não estamos querendo convencer o Valdomiro de que Cristoteísmo é idolatria pois o Lúcio fez muito bem a distinção....

    Do jeito que Lúcio passou o entendimento do Cristoeísmo não parece ser algo que precise ser abandonado pois ele até confirmou como conceito é verdadeiro...

    Mas os Trinitarianos não são Cristoteístas pois não entendemos que Jesus seja um Deus que não precise ser adorado como o Lúcio disse ser o entendimento de Cristoteísmo....

    No máximo que podemos ser segundo a explicação do Lúcio é "Cristolatrás" pois é assim que ele diz é o entendimento sobre crer em Cristo como um Deus co-igual ao Pai.....

    Se você analisar bem são os Unitaristas que são Cristoteístas e Lúcio até confirmou o conceito e ele não confirmaria um conceito não Bíblico como legal


    Abraços..!






    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 17:05