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    Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....


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    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 19 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Sex 31 Out 2014, 10:53

    Márcio escreveu:

    Gilcimar e Márcio
    A Paz de Deus

    Presta atenção, irmão!
    Paulo era imperfeito para expor o que ele acreditava.
    Paulo poderia saber muito bem o que cria, pois ele era dirigido por Deus, mas ele, realmente, não sabia expor no papel.
    Tudo o que está registrado de Paulo ou dos apóstolos é considerado CARTAS (e não Escrituras).
    Eram cartas, que eles enviavam de igrejas em igrejas.

    Já o Evangelho de Jesus é ESCRITURA.
    Ele diz: "Sou O Bom Pastor" e "Vim para guiar as ovelhas perdidas de Israel".
    A lei era um MAPA, que Israel precisava, pois não tinham Pastor.
    Mas hoje, quem tem um Bom Pastor, é guiado por Ele e não precisa de MAPA.

    Maria,

    Boa tarde, na colocação acima, estou sendo solicitado a responder alguma coisa? Confirme.

    Márcio


    Considerando que Escritura é Documento e Documento tem de ser perfeito para ter valor:
    Você considera que as Cartas enviadas de igrejas em igrejas, conforme o costume da época, são "Escrituras".? Eu expus o meu parecer, qual é o seu?

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    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 19 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 31 Out 2014, 22:18


    EM APENAS 4 PALAVRAS CRISTO DETONA COM O ANTI-SABATISMO

    Uma das dificuldades dos anti-sabatistas é não saberem articular devidamente a questão de Cristo e o sábado. Alegar que Jesus seria violador de um dos mandamentos divinos é simplesmente um atestado de incompreensão bíblica das maiores. Mas temos em cinco parágrafos uma análise dessa questão específica e até hoje nenhum anti-sabatista foi capaz de me resolver essa questão, refutando um a um dos cinco parágrafos seguintes:

    1) Em apenas quatro palavras Jesus Cristo detona com o anti-sabatismo: “O sábado foi estabelecido POR CAUSA DO HOMEM”.

    Ele não Se refere ao “homem judeu”, pois consta o termo grego anthropós, o homem universal, o mesmo que deixa pai e mãe e une-se a sua mulher (Mat. 19:5, 6). E casamento (instituído junto com o sábado, ao tempo da criação) é coisa só para judeu?

    2) Outra forma em que se detona com a falsa teologia neoantinomista anti-sabática é mostrar o absurdo de fazer Jesus pensar só no homem judeu, reinterpretando o texto exatamente como os anti-sabatistas gostariam que Ele tivesse dito:

    “O sábado foi estabelecido por causa do homem judaico, e não o homem judaico {foi criado} por causa do sábado”.

    Não dá certo! Deus não criou o “homem judaico”. Ele criou somente O HOMEM-anthropós. O fato de depois ter-se tornado judeu, egípcio, francês, brasileiro já são OUTROS FATORES.

    Ademais, recordemos que Jesus era tanto homem--pois até Se identificava frequentemente como “Filho do homem”--como judeu, o que destrói as alegações insistentes de alguns de que Ele violava o sábado, baseando-se, por incrível que pareça, em declarações dos Seus acusadores!

    3) E a detonação do anti-sabatismo prossegue, pois Jesus JAMAIS iria falar a tolice teológica de que o sábado, se fosse preceito cerimonial, como tantos alegam, foi feito por causa do homem, pois as cerimônias não foram feitas por causa do homem-anthropós.

    4) E no vs. 28 Ele liquida o assunto de vez ao declarar-Se “Senhor do sábado”, não para dizer que podia fazer, então, o que quisesse com o sábado, mesmo violá-lo, como certos exegetas incompetentes ensinam, e sim que tinha AUTORIDADE para corrigir a forma de considerá-lo. Afinal, Ele era Senhor de TODA a lei, e nem por isso poderia matar, roubar, mentir, adulterar. . . E o que fazer com suas palavras em Mat. 5:19? Se violasse o mínimo dentre os mandamentos, ou falasse de qualquer dos mesmos em termos de diminuir a sua importância, o próprio Cristo teria de ser considerado “o mínimo no reino dos céus”, por Suas próprias palavras. E o sábado era um dos mandamentos “máximos” na lei.

    Quando Ele expulsou os cambistas do Templo indagaram-Lhe--”Com que autoridade fazes isso?” Ele não diz ser “maior do que o Templo” para diminuir sua importância ou rebaixá-lo como algo que se tornou inútil. Até o chama de casa de Deus. Ele quer é demonstrar ter autoridade sobre o mesmo, como também se dá com o sábado--para corrigir distorções em ambos. E eles também distorciam o 5º. Mandamento, quando lhes convinha (ver Mar. 7:9-12).

    5) Enquanto as cerimônias são de DEPOIS do ingresso do pecado, justamente como o meio de superá-lo apontando a Cristo, o sábado é de ANTES disso (Gên. 2:2, 3), como reconhecem os documentos confessionais clássicos, históricos e ainda oficiais das Igrejas-mãe das quais tantas outras derivaram, como os das Igrejas Luterana, Presbiteriana, Batista, Metodista, etc. Os pentecostais têm confirmado isso mais recentemente.

    Finalmente, temos esta pergunta tira-teima sobre a questão tão mal-compreendida de Cristo e o sábado:

    * Qual era o TEOR dos debates de Cristo com a liderança judaica sobre o sábado: SE devia ser observado, QUANDO devia ser observado, ou COMO observar o dia no seu devido espírito?


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    Mensagem por Maria Madalena Sex 31 Out 2014, 23:07

    Prof. Azenilton escreveu:Ela claramente ignora o contexto de Heb. 7:12, que mostra que a “mudança da lei” NÃO É, como ela parece pensar, que ficam NOVE preceitos do Decálogo, saindo SÓ um. .
    .

    Eu? Eu pareço pensar que ficam NOVE preceitos no decálogo?
    Eu? Eu jamais disse isso! De maneira nenhuma eu penso dessa forma! Ou você não lê o que escrevo, ou não sabe interpretar o que eu escrevo (...)
    Que fique claro, uma vez por todas, Sr. Prof. que eu não penso que ficam NOVE preceitos...
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    Mensagem por Willian Julio Maciel Dom 02 Nov 2014, 12:32


    Ola a todos amigos do forum

    gostaria de compartilha algo que entendi desde esses dias se tiverem condiçoes de responder ficaria grato


    uma pergunta qual eh o principio da palavra FIM
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    Mensagem por Gilcimar Dom 02 Nov 2014, 14:56

    Olá  Nobre  Willian Julio Maciel

    O Fim significa objetivo e não termino por uma gama de razões que vou te apresentar..

    Antes vou colocar o texto aqui:

    Romanos 10.4   Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

    1- A Justiça decorrente da Fé jamais poderia ser alcançada pela Lei e este foi o erro  de Israel segundo você pode observar em Romanos 9:31-32 provando que o texto em questão não  quer  dizer que Deus teve que terminar com a Lei para  que naquela momento a justiça passasse ser alcançada daquela forma como se  antes era por esta lei...

    2- Deus não criou dois meios para justificar o homem ( Pelas obras da Lei antes e agora pela Fé ) porque a  ideia de Deus atribuir justiça independente das obras não é algo que foi inaugurado  nova aliança mas já era assim desde  antes até mesmo no tempo de Davi que segundo  também  podemos ler uma declaração sobre isso  como podemos ler em Romanos 4:6-7 assim o texto em questão não quer dizer que  a justificação por crer independente de obras passou acontecer porque Deus terminou com a Lei ( Fim neste sentido)

    3- A Lei servia de aio para conduzir a Justificação que sempre foi pela Fé  porque não era o aio que justificava  pois a tarefa  dele era só conduzir ao que Justifica  de fato e você pode perceber isso em Gálatas 3:24-25 é neste sentido que o fim da lei é cristo  pois ela conduzia  o povo a perceber  que no futuro deles viria o Messias e só era justificados se cressem nisso......

    Ninguém era justificado  em apenas sacrificar o cordeiro exigido pela Lei ao pecador daquele tempo mas eram se cressem que aquele cordeiro simbolizava o verdadeiro cordeiro de Deus  que morreria no futuro...

    Só podiam crer pela Fé.....

    Hoje não precisamos mais sacrificar cordeiros  segundo exigia a lei visto  crer somente no cordeiro  que já foi morto....

    Abraços amigo..!
    Willian Julio Maciel
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    Mensagem por Willian Julio Maciel Dom 02 Nov 2014, 19:09

    Ola gilcimar

    tudo que mencionou eh verdade ,lembra do texto em matheus que jesus falou para o homem rico quer ser salvo guarda meus mandamentos (pois ele estava com JESUS )por isso nao era necessario fala de JESUS pois o mesmo havia visto
    outro texto de atos paulo e silas na prisão fala com o carcereiro (creia em JESUS que sera salvo tu e sua casa)
    pois o carcereiro era a lei nao era necessario fala dela

    como dito nos enquete anteriores a palavra fim pode ter sentido de finalidade
    sim estamos debaixo da lei e salvos pela graça
    por exemplo eu vo e nao cumpro o mandamento que diz nao mataras , eu vou e cometo esse ato vou preso ou seja estou debaixo da lei
    poderia citar nao furta nao ....
    cada item tem sua grande importançia nos projetos de DEUS
    acho que significa isso no meu entendimento
    abraço a todos
    DEUS os abençoe
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    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Seg 03 Nov 2014, 00:18


    Maria Madalena NÃO DISSE que ficam nove diretamente, mas fica implícito isso. Ora, ela nega a validade SÓ do sábado, da chamada Lei Moral, reconhecida classicamente pela cristandade como sendo o Decálogo. Então, o que fica do Decálogo como VÁLIDO?

    O não terás outros deuses fica, ou será que não?!; o não farás imagens nem as cultuarás fica, ou será que não?!; o não tomarás o nome de Deus em vão fica, ou será que não?!; o honra a teu pai e a tua mãe fica, ou será que não?!; o não matarás fica, ou será que não?!; o não adulterarás fica, ou será que não?!; o não furtarás fica, ou será que não?!; o não dirás falso testemunho contra o teu próximo fica, ou será que não?!; o não cobiçarás casa nem cônjuge do teu próximo fica, ou será que não?!. Só o preceito do sábado é que NÃO FICA com a “mudança da lei”. . .

    Então, que tal a Maria Madalena explicar O QUE FICA ENTÃO da Lei Moral de Deus? Se esses nove não ficam com a “mudança da lei” (segundo sua interpretação de Heb. 7:12 ignorando o devido contexto), O QUE FICA ENTÃO? Nem esses nove ficam?!
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    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 19 Empty PARA ENTENDER ROMANOS 10:40--SEGUNDO COMENTÁRISTAS VÁRIOS

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Seg 03 Nov 2014, 00:22


    Albert Barnes:

    É o fim da lei -- A palavra traduzida como ‘fim’ significa o que completa algo, ou a torna perfeito, também o limite . . . ou término de algo, como o fim da vida, o resultado de uma profecia, etc. João 13:1; Luc. 22:37. Também significa o desígnio ou objetivo que se tem em vista; o principal propósito do qual foi assumido; 1 Tim. 1:5, ‘o fim do mandamento é a caridade’, o principal desígnio ou propósito do mandamento é produzir amor; 1 Ped. 1:9, ‘O fim da vossa fé é a salvação de vossas almas’; o principal desígnio ou propósito da fé é assegurar a salvação; Rom. 14:9, ‘Para este fim Cristo morreu’, etc. Para este desígnio ou propósito. Este é, indiscutivelmente, o significado aqui. ‘O principal desígnio ou objetivo que a perfeita obediência à lei realizaria é cumprido pela fé em Cristo’. Isto é, a perfeita obediência à lei realizaria a justificação perante Deus, asseguraria o Seu favor e a vida eterna. O mesmo fim é agora realizado pela fé em Cristo. O grande desígnio de ambos é o mesmo; e o mesmo grande objetivo é finalmente conquistado. Esse era o tema da discussão entre o apóstolo e os judeus; e isto é tudo quanto se necessita entender no caso. Alguns têm suposto que a palavra ‘fim’“ se refere à lei cerimonial; que Cristo cumpriu, e trouxe a um fim. Outros, que Ele cumpriu perfeitamente a lei moral. E outros, que a lei no final conduz-nos a Cristo, ou que o seu desígnio é apontar-nos a Ele. Tudo isso é verdadeiro, mas não a verdade ensinada nesta passagem. Esta é simples e clara, que pela fé em Cristo o mesmo fim é realizado com respeito a nossa justificação, que seria a perfeita obediência à lei moral”.


    Adam Clarke:

    “. . . ele foi o fim da lei, com respeito a seus sacrifícios. E, assim como os sacrifícios foram oferecidos meramente para conseguir o perdão do pecado, justiça, ou justificação, Cristo é o fim da lei para essa justificação a todo o que Nele crê, por morrer por suas ofensas, e erguer-Se novamente para sua justificação, tendo feito a paz mediante o sangue de Sua cruz. Portanto, todo judeu que rejeitava a Cristo, rejeitava a salvação, e toda salvação de que a lei dava testemunho e requeria, e que não poderia ser obtida, a não ser mediante Cristo somente”.


    Bíblia de Genebra:

    “. . . a própria lei aponta a Cristo, para que aqueles que crêem Nele possam ser salvos. Portanto o chamado à salvação pelas obras da lei é vã e tola: mas Cristo é oferecido para a salvação de todo crente. . . .

    “O fim da lei é justificar aqueles que observam a lei: mas visto que não observamos a lei mediante a falha de nossa carne, não obtemos tal fim; mas Cristo cura essa enfermidade, pois Ele cumpre a lei por nós”.


    John Gill:

    “. . . a lei moral é aqui subentendida, e quando se diz que Cristo é o seu fim, o sentido não é de que Ele foi o objetivo de ela ter sido dada; pois esta deveria ser uma regra de justiça e vida para os homens, e um ministério de morte no caso da desobediência: ou que Ele foi o escopo dessa lei, conquanto a versão siríaca a traduza como סכה, ‘o escopo’ da lei é o Messias, o alvo a que apontava, ou a que dirige as pessoas; . . . Ele é o fim destruidor da lei, não quanto à natureza, existência, matéria e substância dela, que é invariável e eterna, e não é, e não pode ser tornada inválida pela doutrina da fé; nem quanto ao seu emprego; mas como um concerto de obras, quanto ao ministério dela por Moisés, e quanto a sua maldição e condenação”.


    Jamieson, Fausset and Brown:

    Rom 10:4

    Pois Cristo é o fim - o objetivo ou meta.

    da lei para justiça de todo o que crê - . . . ou seja, contém dentro Dele tudo quanto a lei requer para a justificação daquele que O aceita, seja judeu ou gentio (Gál. 3:24)”.


    Matthew Henry:

    Rom 10:1-4

    “Os judeus edificaram sobre um falso fundamento, e recusaram vir a Cristo para livre salvação pela fé, e inúmeros em toda era fazem o mesmo em diferentes formas. As exigências da lei revelaram aos homens sua necessidade de salvação pela graça, mediante a fé. E as cerimônias apontaram a Cristo como sombra, por seu cumprimento da justiça e por sofrer a maldição da lei. Assim que mesmo sob a lei, todos os que foram justificados diante de Deus, obtiveram essa bênção pela fé, pela qual foram tornados participantes da perfeita justiça do prometido Redentor. A lei não é destruída, nem a intenção do Legislador foi desapontada; mas plena satisfação está sendo feita pela morte de Cristo para nossa quebra da lei, o objetivo é conquistado. Ou seja, Cristo cumpriu toda a lei, portanto quem quer que Nele creia, é contado justo perante Deus, tal como se tivesse cumprido a lei completa. Os pecadores nunca seguiriam em suas vãs fantasias quanto a sua própria justiça, se conhecessem a justiça de Deus como um Governante, ou Sua justiça como um Salvador”.


    Treasury of Scriptural Knowledge:

    Rom 10:4

    O fim: τελος [Strong’s G5056], objeto, escopo ou causa final; o fim proposto e intencionado”.


    John Wesley:

    Rom 10:4 Pois Cristo é o fim da lei -- Seu escopo e meta. É o próprio desígnio da lei, levar homens a crerem em Cristo para justificação e salvação. E Ele somente concede esse perdão e vida de que a lei revela necessidade, mas não pode conceder”.


    João Calvino:

    “O Apóstolo torna óbvio aqui uma objeção que poderia ter sido feita contra ele; pois os judeus poderiam parecer ter o direito de depender da justiça da lei. Foi-lhe necessário reprovar essa falsa opinião; e isso é o que faz aqui. Ele mostra ser um falso intérprete da lei aquele que busca ser justificado por suas próprias obras; porque a lei tinha sido dada para este fim, - conduzir-nos pela mão a outra justiça: não, tudo o que a lei ensina, tudo quanto ordena, tudo quanto promete, faz sempre referência a Cristo quanto a seu principal objeto; daí todas as partes deveriam aplicar-se a Ele. Mas isso não pode ser feito, exceto que, sendo desnudados de toda justiça, e confundidos com o conhecimento de nosso pecado, busquemos a justiça gratuita Nele somente.

    “Segue-se, pois, que o ímpio abuso da lei foi justamente repreendido nos judeus que absurdamente criaram um obstáculo àquilo que objetivava ser para o seu auxílio; não, parece que eles tinham vergonhosamente mutilado a lei de Deus; pois rejeitaram sua essência, e apegaram-se ao corpo morto da letra. Pois conquanto a lei prometa recompensa àqueles que observam sua justiça, contudo substitui, após terem provado toda a sua culpa, outra justiça em Cristo, que não é obtida pelas obras, mas é recebida pela fé como um dom gratuito. Assim, a justificação pela fé . . . recebe um testemunho da lei. Temos, pois, aqui uma passagem notável, que demonstra que a lei em todas as suas partes fazia referência a Cristo; daí ninguém pode corretamente entendê-la, a não ser que continuamente atinja sua marca”.

    Fonte:  http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom38.xiv.i.html

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    Mensagem por Maria Madalena Seg 03 Nov 2014, 06:15

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    Maria Madalena NÃO DISSE que ficam nove diretamente, mas fica implícito isso. Ora, ela nega a validade SÓ do sábado, da chamada Lei Moral, reconhecida classicamente pela cristandade como sendo o Decálogo. Então, o que fica do Decálogo como VÁLIDO?

    O não terás outros deuses fica, ou será que não?!; o não farás imagens nem as cultuarás fica, ou será que não?!; o não tomarás o nome de Deus em vão fica, ou será que não?!; o honra a teu pai e a tua mãe fica, ou será que não?!; o não matarás fica, ou será que não?!; o não adulterarás fica, ou será que não?!; o não furtarás fica, ou será que não?!; o não dirás falso testemunho contra o teu próximo fica, ou será que não?!; o não cobiçarás casa nem cônjuge do teu próximo fica, ou será que não?!. Só o preceito do sábado é que NÃO FICA com a “mudança da lei”. . .

    Então, que tal a Maria Madalena explicar O QUE FICA ENTÃO da Lei Moral de Deus? Se esses nove não ficam com a “mudança da lei” (segundo sua interpretação de Heb. 7:12 ignorando o devido contexto), O QUE FICA ENTÃO?  Nem esses nove ficam?!

    Professor Azenilton

    Quem adota a lei e valida só 9 da lei está errado, né (...)? Também penso assim! Quem adota uma fé, adote em fidelidade.
    Que bom que você valida os 10.
    Que bom que você ensina os 10.
    Que bom que você é zeloso dos 10.
    E o melhor ainda: Que bom que você pratica e obedece rigorosamente os 10.

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    Mensagem por Márcio Seg 03 Nov 2014, 12:01

    Maria,

    Conforme sua solicitação na mensagem n.271, segue comentários:


    Considerando que Escritura é Documento e Documento tem de ser perfeito para ter valor:
    Você considera que as Cartas enviadas de igrejas em igrejas, conforme o costume da época, são "Escrituras".? Eu expus o meu parecer, qual é o seu?

    Peço que qualifique melhor o que venha a ser "perfeito" para ti, pois em muitos textos no NT, temos adições, acréscimos e adulterações que visavam favorecer doutrinas específicas como a da Trindade. Um destes textos é o comma joanino.

    Acredito sim que as cartas enviadas para as igrejas são escrituras que tinham seu propósito em função das necessidades espirituais e do contextos em que viviam aquelas comunidades nos primeiros anos do cristianismo.

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    Mensagem por Maria Madalena Seg 03 Nov 2014, 12:23

    Marcio escreveu:Peço que qualifique melhor o que venha a ser "perfeito" para ti,

    Doutrinas perfeitas, ensinos perfeitos, ensinos claros, bem explicados.
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    Mensagem por Márcio Seg 03 Nov 2014, 13:37


    Doutrinas perfeitas, ensinos perfeitos, ensinos claros, bem explicados.

    Obrigado Maria.

    Então respondo que sim, pois o apóstolo Paulo, afirmou que não deixou de ensinar nada que você realmente útil e proveitoso para as comunidades cristãs que estavam se formando.

    Atos 20:20: Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

    Márcio
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    Mensagem por Maria Madalena Seg 03 Nov 2014, 13:47

    Marcio
    A paz de Deus

    Tudo nas Cartas voce considera ensino perfeito? Perfeito, no meu conceito, pode ser adotado para sempre!
    O ensino do cabelo um pouco crescido ou o uso da mantilha para ser usado pelas mulheres ao orar e profetizar dentro da igreja, é um ensino perfeito ou um simples conselho para quem quiser adotar?

    Eu não considero ensino perfeito, mas um ensino de época, porém lícito se alguem quiser adotar para os dias de hoje. Mas se foi um ensino para uma determinada época e lugar, logo é um ensino limitado somente para algumas pessoas e épocas e portanto não há perfeição nenhuma.

    É por essas coisas que eu, Madalena, não considero Cartas como Escrituras.
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    Mensagem por Vasuilvan Seg 03 Nov 2014, 14:31

    //////


      Maria, se no próprio texto ele orienta que seja algo temporal ou local, qual a dificuldade de adotar e de compreender?
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    Mensagem por Gilcimar Seg 03 Nov 2014, 14:47

    Pedro falou que Paulo não escreveu suas cartas com sua própria sabedoria mas com a sabedoria que lhe foi dada...

    2 Pedro 3.15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,
    3.16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

    Será que Pedro está equivocado com sua declaração a respeito de Paulo?

    Será que Paulo só escreveu alguma coisa com sua própria sabedoria?

    Quando ele disse alguma opinião ou que digo eu e não o Senhor ele fala em seguida deste conteúdo e não devemos aplicar isso onde não parece a expressão antes : "Digo eu e não sou o Senhor" segundo o nosso entender....

    Abraços..!

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    Mensagem por Washington Ruiz Seg 03 Nov 2014, 15:38

    Olá, Azenilto,

    A Lei de Deus (os dez mandamentos, os escritos das tábuas), que você chama de lei moral, foi dada aos homens através de Moisés em FORMA DE ORDENANÇAS (NÃO adulterarás, NÃO matarás, NÃO furtarás, NÃO cobiçarás), e foi exatamente esses nãos da lei de Moisés que foram abolidos pelos escritos do Evangelho, isto é, os nãos da lei não precisam mais ser obedecidos por ninguém.

    Em outras palavras, os mandamentos: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento, e o Amarás o teu próximo como a ti mesmo, que são os escritos da carne, resumiram em 2 os 10 mandamentos escritos nas pedras, quer dizer,

    Quem cumpre os mandamentos de Jesus não precisa cumprir nenhum mandamento de Moisés.

    Enquanto você, Azenilto, não quiser deixar de ser discípulo de Moisés, jamais poderá estar sendo contado como um discípulo de Jesus.

    A dupla discipularidade (querer ser discípulo tanto de Jesus como de Moisés) é um comportamento de obediência completamente desaprovado, conforme rezam os escritos de Jo 9.28 (Então, o injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés).

    Os escritos das pedras não têm mais nenhum valor de justificação, porém, já tiveram.

    Até mais!
    Gilcimar
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    Mensagem por Gilcimar Seg 03 Nov 2014, 15:55

    Em que lei Jesus indagou ao interprete da Lei sobre o que está escrito?

     Veja as partes grifadas:

    Lucas 10.26   Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?


    10.27   A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    Em que Lei o interprete da Lei  leu estes mandamentos depois de indagado por Jesus?


    Você disse:


    Os escritos das pedras não têm mais nenhum valor de justificação, porém, já tiveram.

    Nunca  a justiça da Fé foi decorrente de qualquer outro meio e foi isso o erro de Israel provando que tua afirmação é totalmente contrariada  pelo texto de Romanos 9:31-32

    Israel errou por pensar como você e que a justiça da Fé fosse alcançado por um outro meio....

    A justiça só seria decorrente de Lei se Deus tivesse promulgando uma Lei que pudesse dá vida segundo Gálatas 3:21

    Se for refutar , por favor explique os textos  Bíblicos que citei antes dos seus..

    Abraços..!

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