por Goncaze Dom 19 Jan 2014, 22:16
Aqui está um trecho de um sermão que tenta resumir a essência e o todo da teologia em três palavras ou mesmo letras. Trata-se de um sermão de C. H. Spurgeon, intitulado A Bíblia:
"Como compêndio ou resumo das grandezas da lei, recordo o que um velho amigo meu disse certa vez: ―Ah! Pregue os três R's e Deus sempre te abençoará. Eu perguntei: ―O que são estes três R's? E ele me respondeu: ―Ruína, Redenção e Regeneração. Estas três coisas contêm a essência e o todo da teologia. ―R de Ruína. Todos fomos arruinados na queda, todos nos perdemos quando Adão pecou e todos estamos arruinados pelas nossas próprias transgressões; todos estamos arruinados pelos nossos corações perversos, por nossos desejos maus, e todos estaremos arruinados, a menos que a graça nos salve. Então, vêm o segundo ―R, de redenção.
Somos redimidos pelo sangue de Cristo, um Cordeiro sem mancha, nem contaminação; somos resgatados por Seu poder, somos redimidos por Seus méritos; e resgatados por Sua força. Continuando, temos o ―R de regeneração. Se quisermos ser perdoados, temos também que ser regenerados, porque ninguém pode ser partícipe da redenção sem ser regenerado. Podemos ser tão bons como queiramos, e servir a Deus segundo o imaginemos, segundo queiramos; porém, se não tivermos sido regenerados, se não temos um coração novo, se não nascemos de novo, ainda estamos na primeira ―R, isto é, na ruína."