F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


4 participantes

    NOMES TEOFÓRICOS

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Sex 09 Set 2011, 13:03

    Olá irmãos!
    Paz!

    Gostaria muito de podermos decifrar este "enigma" ...
    NOMES TEOFÓRICOS ...

    de quem proveio o termo; ele surgiu pela Verdade?

    O QUE VOCÊ TEM A DIZER ...?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Valdomiro Sex 09 Set 2011, 13:30

    Jefté, Paz!


    Você pergunta algo para o qual já deveria ter a resposta.
    Eis, abaixo, uma resposta dada pelo Diego Rios, lá no Grupo, quando você questionou sobre o assunto lá. O esclarecimento do Diego para você data de 15/04/2011, ou seja, faz aproximadamente 5 meses. Sabe por que você está perguntando novamente? Porque não atina para as respostas dadas. "Entra por um ouvido (ou olho), sai pelo outro (olho)", por isso pergunta outra vez.


    Eu é q vou me intrometer agora, Jefté.

    Não se trata de doutorado, meu caro. Nome teofórico foi uma expressão criada pelos homens para explicar de forma inteligente uma prática comum entre os judeus. São nomes que fazem homenagem ou alusão a alguém, mas que não se referem à pessoa que o carrega.

    Você tem dificuldade em entender isso pq não lê Isaías como lê o nome de Eli. Não é culpa sua (exceto pela dificuldade em abrir a mente para entender).

    Ocorre que lá em Isaías não puseram os epítetos em hebráico, como o nome de Eli. Fizeram a tradução.

    BETEL - casa de Deus. Pq nosso tradutor não colocou "CASA DE DEUS" sempre que "BETEL" aparecesse nas escrituras?
    ELI - Meu Deus. Pq o nosso tradutor não traduziu "MEU DEUS" sempre que a palavra "ELI" aparecesse nas escrituras?

    Vamos fazer o exercício contrário.

    DEUS FORTE - EL-GIBOR. Pq nosso tradutor não colocou "EL-GIBOR" ao invés de "DEUS FORTE" em Isaías?

    Se vc lesse esse texto com os nomes em hebráico, com certeza teria uma outra concepção dos versos.

    "E seu nome será El-Gibor..."

    Mesmo não sendo unitarista eu tive a mente aberta o suficiente para entender os nomes teofóricos.

    Emanuel... ELE é o Deus conosco, ou ELE nos trouxe Deus? Isto é, por causa dele, Deus está conosco, fomos reconciliados.

    Abraços,
    Diego Rios.

    Porque será que se considerou traduzir os nomes em Is. 9.6 e não os outros milhares de nomes na Bíblia? Parcialidade, só isso. Parcialidade. Por que não traduziram ELI em I Sm. 1.13, por exemplo: "pelo que Eli a teve por embriagada", assim ficaria "pelo que MEU DEUS a teve por embriagada". A tradução desse jeito reflete a verdade do fato, ou desencaminha o leitor para algo diferente do que o verso quis dizer?

    Bem, no mais, sem comentários!

    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Qua 14 Set 2011, 11:01

    Olá irmão Valdomiro

    Paz a todos!

    Sobre a postagem do irmão Diego Rios:
    BETEL - casa de Deus. Pq nosso tradutor não colocou "CASA DE DEUS" sempre que "BETEL" aparecesse nas escrituras?
    ELI - Meu Deus. Pq o nosso tradutor não traduziu "MEU DEUS" sempre que a palavra "ELI" aparecesse nas escrituras?
    Realmente "ELI" pode não dizer nada quando relacionada ao Eli, sacerdote levita no Velho Testamento, mas pergunto: E o "ELI" que o Senhor clamou na cruz do Calvário (que segundo os judeus é o nome teofórico) também não era nem representava nada ???
    Eis:
    "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

    E aí, irmãos... o nome teofórico anulou a expressão e o clamor de Cristo a Deus???
    Ou Cristo estava a clamar ao sacerdote Eli?
    Ora, vemos que o nome teofórico em Eli é apenas seu nome; mas o mesmo nome teofórico quando referido a Deus - é Deus!

    Ora, os irmãos que querem anular a profecia de Isaías 9:6 quanto a "Deus Forte" dizendo que é nome teofórico - não se dão contas de que Jesus na cruz então clamou ao nome teofórico - e pergunto: não era verdadeira a invocação a Deus por causa do nome teofórico???
    E lá em Mateus 27 está colocado seu verdadeiro sentido, ou seja, "Deus Meu" -que também está referido em salmos 22.

    Agora, como não crêem em Jesus como Deus (tal qual os judeus) então anulam a profecia de Isaías 9:6 quanto a todos os significados profetizados sobre o "Menino que nos nasceu e o Filho que se nos deu".

    Somente que anulam p/ si mesmos, porque a profecia está lá p/ todo o mundo ver! e ouvir! e para a ciência e verdade das coisas!
    Anulam p/ si e querem anular também para os outros, mas não para mim!
    Porque (conforme o mesmo Senhor, meu e deles) disse: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" - e acaso eu não tenho dois ouvidos p/ ouvir ???
    - Tenho!
    Então ouvirei!
    E ouvi!
    E CRI! Amém !


    Agora me diz uma coisa, sobre a postagem do Diego Rios:
    DEUS FORTE - EL-GIBOR. Pq nosso tradutor não colocou "EL-GIBOR" ao invés de "DEUS FORTE" em Isaías?
    Na sarça ardente, se Deus dissesse a Moisés: diga aos filhos de Israel que o "EL-GIBOR" me enviou a vós.

    Você quereria anular o Deus de Abraão, Isaque e Jacó por causa também do nome teofórico ???
    Pergunto aos que defendem os "nomes teofóricos" como algo que não deve ser levado a sério nem crido; vocês anulariam o Deus de Abraão, Isaque e Jacó que apareceu no Sinai a Moisés - por causa do nome teofórico "EL-GIBOR" ????
    E por que o fazem p/ com Cristo ???
    Selá

    Agora quando a isso que você disse:
    Porque será que se considerou traduzir os nomes em Is. 9.6 e não os outros milhares de nomes na Bíblia? Parcialidade, só isso. Parcialidade. Por que não traduziram ELI em I Sm. 1.13, por exemplo: "pelo que Eli a teve por embriagada", assim ficaria "pelo que MEU DEUS a teve por embriagada". A tradução desse jeito reflete a verdade do fato, ou desencaminha o leitor para algo diferente do que o verso quis dizer?
    Irmão
    Você tem certeza que os irmãos, os cristãos (anteriores a você) que criam em Deus, em Cristo, foram realmente parciais e partidários na tradução ???
    Mas você afirma isso baseado na sua fé em Deus ou na sua dúvida em Deus inspirar também a outros homens que creem, tal como você ??
    E se é por fé que devemos seguir; e se é por fé que o apóstolo Paulo escrevia aos irmãos as epístolas, por que os irmãos que traduziram a profecia de Isaías 9:6 (que criam e creram em Jesus) não puderam traduzir os tais nomes teofóricos por fé e pela fé em Cristo como Deus bendito que é, e conforme Romanos 9:5, I João 5:20, Judas 4, João 1:1 e toda a Escritura como um todo ???

    Ora, se p/ você os irmãos foram partidários; para mim, que creio, os irmão o fizeram por fé e pela fé!
    E não somente por isso, mas pela inspiração do Espírito Santo que habita conosco, e estará em nós, disse o Senhor; mas que o mundo não o vê nem o conhece. (Jo. 14:17)

    E que você parece duvidar de sua eficácia e poder e inspiração no decorrer da história do Novo Testamento a partir da vinda do Senhor a nós.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Valdomiro Qui 15 Set 2011, 16:28

    Jefté, Paz!

    Caro irmão, mas uma vez vou pedir desculpas a você! Não consegui ler tua postagem toda. Na verdade, parei quando li você comparar o nome "Eli" com a exclamação de Jesus na cruz! Por esse caminho não tem como chegarmos a um entendimento equilibrado da Bíblia!

    Na Paz!
    Valdomiro.

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Ter 20 Set 2011, 09:09

    Olá irmão Valdomiro

    Caro irmão, mas uma vez vou pedir desculpas a você! Não consegui ler tua postagem toda. Na verdade, parei quando li você comparar o nome "Eli" com a exclamação de Jesus na cruz! Por esse caminho não tem como chegarmos a um entendimento equilibrado da Bíblia!
    Irmão
    Você pode tratar e ler a palavra de Deus como queira e considerar suas palavras de maneira própria, mas eu não a leio assim!
    Leio-a com fé e na dependência d'Aquele que todos nós carecemos e que é infinitamente maior do que todos nós.

    Eli e Eli; dessa eu não esperava...
    mas... fazer o que, não é?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Valdomiro Ter 20 Set 2011, 17:38

    Paz irmão Jefté!

    Pois é!

    Eu também não esperava você confundir o nome próprio com uma expressão coloquial.

    Nesse trecho assim como "lamá" e "sabactâni", "eli" faz parte da expressão que foi toda traduzida, ou seja, Jesus não está se referindo, na cruz, a alguém chamado "ELI" ou chamando Deus de "Eli", na verdade ali é a expressão "Meu Deus" literalmente, não o nome de uma pessoa. Tanto é que alguns confundiram, achando que ele chamava por Elias (como você está afazendo agora achando que ele está chamando por Eli), mas a tradução feita pelo evangelista mostra que ali não se tratava de um nome próprio. Se nós vivêssemos na época de Jesus e falássemos aquela língua, então, sempre que disséssemos "meu Deus" ou "Deus meu" diríamos Eli, não como utilizando um nome, mas dizendo, literalmente "Deus meu" como hoje fazemos.

    Você tentou misturar a fala comum (a expressão) com um nome próprio igual.

    Então, caro irmão, você pode ler a palavra Deus como queira e considerar as palavras de maneira própria, mas eu não a leia assim! Leio-a com fé e discernimento, na dependência d'Aquele que todos nós carecemos e que é infinitamente maior do que todos nós!

    Confundir "eli" num expressão coloquial com o nome "Eli"; essa eu não esperava! Mas... fazer o que, não é?

    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Ter 20 Set 2011, 19:43

    Irmão Valdomiro

    Eu leio, e estudo a palavra de Deus (irmão) isento de pré-conceitos e pré-concepções que os homens criam e carregam consigo!
    Aliás, é assim que ela está escrita: livre!
    E é assim que eu a leio e creio!

    A propósito:

    Eli - quer dizer ou não quer dizer "Deus meu" ???
    O caso é esse: sempre há desculpa, e/ou uma explicação para se explicar as Escrituras...
    sejam nomes teofóricos, expressão coloquial, predicativo, etc.

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Norberto Ter 20 Set 2011, 19:47

    .
    Jetfé, apenas para esclarecer melhor o que o Valdomiro lhe explicou nesta última postagem, citarei um exemplo muito simples:

    - Salvador (nome próprio de uma cidade da BA).

    - Salvador (adjetivo - aquele que salva - Jesus Cristo)

    Seguindo o seu raciocinio é fácil notar o seu erro, note as diferenças nas seguintes frases:

    1) Salvador é uma cidade do estado da Bahia.

    2) Salvador é Jesus Cristo.

    Na primeira frase utilizei um nome próprio (cidade). Já na segunda frase utilizei um adjetivo (salvador - que salva).

    A forma de escrever "Salvador" é a mesma. A pronúncia, também é a mesma nas duas situações.

    A forma de pronunciar "Eli" também é a mesma nas seguintes situações:

    - para chamar alguém, cujo nome é "Eli"; ou

    - para se dirigir a Deus o chamando de "Deus meus" (pronunciando Eli), pois é isso que a tradução significa.

    Pergunta simples de reponder: por que Jesus proncunciou "Eli"?

    Resposta: porque ele simplesmente queria dizer "Deus meu", que é o significado próprio da palavra, quando não se refere a um nome de batismo.

    Pensar diferente disse é forçar o texto para dizer que Jesus deu nome ao seu Pai, de Eli.
    .
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Ter 20 Set 2011, 23:07

    Irmão Norberto

    Pude ler a sua explicação:
    Está vendo como os nomes teofóricos têm sentidos verdadeiros ???

    Mas eu pergunto:
    Eli na exclamação de Jesus é "Deus meu." (Mateus)
    Eli como nome próprio do sacerdote, é Eli (um homem).

    Eu sou - na expressão do Senhor a Moisés - é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
    E... El Gibor (Deus Forte) na profecia de Isaías é o que ???
    Nome teofórico ????

    Mas e agora, Isaías 9:6
    Maravilhoso...
    Conselheiro...
    Deus Forte...
    Pai da Eternidade...
    Príncipe da Paz...

    Todos se referem a Jesus.
    E todos esses significam apenas NOMES TEOFÓRICOS ????
    Para mim cada um deles tem SENTIDO TOTAL e são a VERDADE.
    Pois a palavra de Deus não está escrita para que eu a duvide; ou para que eu a conceitue, menospreze e submeta-a ao conceito dos homens; ou ainda para desacreditarmos... anulando-lhe sua literalidade...

    Por isso ela mesma exorta:
    "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações." (II Ped. 1:19)
    "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." (II Ped. 1:20)
    "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (II Ped. 1:21)

    Ora, irmãos, a palavra de Deus diz que jamais podemos nós interpretar alguma profecia de maneira particular.

    E eu novamente pergunto: Se está profetizado "Deus Forte" e o homem diz ser nome teofórico... não é interpretação particular ???
    Por que não é verdade, se o Senhor manifestou seu clamor a Deus da mesma forma???
    Selá

    Um abraço!


    Última edição por Jefté em Ter 20 Set 2011, 23:15, editado 1 vez(es)
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Valdomiro Ter 20 Set 2011, 23:08

    Beto, Paz!

    Como você pode ver não adianta. Depois de confundir o nome com uma expressão coloquial, ele transforma o nome em uma identidade e cai na própria contradição, pois se os nomes teofóricos querem dá o sentido que ele propõe, então, ELI era de fato Deus de quem se dirigisse a ele. Ou seja, o homem ELI era, para Jefté, literalmente "Meu Deus". Imagine se traduzíssemos as outras centenas e centenas de nomes bíblicos!

    Como você pode ver, não adianta! Infelizmente e com simplicidade de coração digo: Pelos argumentos que ele apresenta percebe-se que há uma redoma que não lhe permite assimilar nossas explicações. É por isso que eu, particularmente, não me alongo mais nessas questões com ele. Prefiro orar!

    As informações foram dadas a ele. No dia que ele quiser abrir a mente e o coração compreenderá essas coisas simples que falamos.

    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Qua 21 Set 2011, 08:46

    Olá irmãos

    Valdomiro diz:
    Porque será que se considerou traduzir os nomes em Is. 9.6 e não os outros milhares de nomes na Bíblia? Parcialidade, só isso. Parcialidade. Por que não traduziram ELI em I Sm. 1.13, por exemplo: "pelo que Eli a teve por embriagada", assim ficaria "pelo que MEU DEUS a teve por embriagada". A tradução desse jeito reflete a verdade do fato, ou desencaminha o leitor para algo diferente do que o verso quis dizer?
    Veja, irmão, Mateus traduziu "Emanuel" = Deus conosco.
    Será que ele foi parcial ?
    ou porque ele CREU ?!

    Eis o nome teofórico na profecia em sua real e total significação - Mateus, o evangelista e apóstolo é literal:
    "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." (Is. 7:14)
    "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." (Mat. 1:23)

    Ora, os próprios evangelhos ajudam os que sentem dificuldade p/ crer nas profecias com suas multiformes afirmações e explanações e mostra o cumprimento literal do nome teofórico: EMANUEL.
    Será que não temos olhos para ver nem ouvidos para ouvir ???
    Será que vamos ouvir o credo dos costumes dos judeus ou atentaremos e cremos no evangelho de Mateus, também judeu, mas crente e apóstolo de Jesus Cristo ?
    Ou o EMANUEL - Deus Conosco também é nulo p/ você ???
    Se é nulo, o evangelho de nada aproveita...

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Valdomiro Qua 21 Set 2011, 09:10

    Jefté, Paz!

    Diante de tudo o que já te foi dito, eu é que pergunto: "Será que não temos olhos para ver nem ouvidos para ouvir ???"

    Mc. 3.17 "aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;" Se o sentido é literal, então, trovão tem filhos!

    Jo. 7.9 "Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado)." O tanque foi "voando" ou "andando" até o lugar para onde foi "Enviado"? Ou o lugar aonde estava o tanque é que foi enviado? Ou etc???

    "Será que não temos olhos para ver nem ouvidos para ouvir ???"

    A Bíblia diz que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (II Co. 5.19). Eis o Emanuel, aquele em que Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo.

    Irmão, você pode tentar desvirtuar a Palavra de Deus por todos os lados (como de fato tem tentado), mas além de mostrar grande fragilidade argumentativa nas tentativas, se mostra também resistente à verdade!

    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Qua 21 Set 2011, 21:03

    Valdomiro

    Você diz:
    Diante de tudo o que já te foi dito, eu é que pergunto: "Será que não temos olhos para ver nem ouvidos para ouvir ???"

    Mc. 3.17 "aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;" Se o sentido é literal, então, trovão tem filhos!

    Jo. 7.9 "Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado)." O tanque foi "voando" ou "andando" até o lugar para onde foi "Enviado"? Ou o lugar aonde estava o tanque é que foi enviado? Ou etc???
    Então eu lhe pergunto:
    O que tem a ver o tanque de Siloé c/ o Deus Emanuel ???
    O que tem a ver Boarnerges (ou João e Tiago) c/ o Filho de Deus pelo qual todas as coisas foram criadas e sem Ele nada do que foi feito se fez ???

    Meu irmão
    Será que você não consegue enxergar que seus exemplos são totalmente sem sentidos ??????

    Então eu lhe devolvo sua pergunta:
    Será o "Eli" clamado pelo Senhor no Calvário o mesmo que Siloé e Boarneges - por você exemplificado???

    Acho que você não consegue mesmo enxergar, não é mesmo ??
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Valdomiro Qua 21 Set 2011, 22:24

    Jefté, Paz!

    Reconheço que quem usa critérios aleatoriamente terá dificuldade de encontrar padrão de procedimentos. Você arranca o Filho de Deus da Bíblia e dá um trato a ele fora dela, ao seu gosto. Não vejo você, para argumentar, usar parâmetros bíblicos. Usa o que você acha e ai realmente fica muito difícil. Os católicos fazem isso com Maria e ai dá no que dá!

    Você não consegue perceber que eu não quis dizer que João ou Tiago sejam o mesmo que Jesus, ou sinônimo de Emanuel; mas que nomes são dados e não significam atribuir as pessoas a literalidade do que expressam. Sinceramente irmão, você não tem capacidade de perceber isso não? Bem, eu não quero me alongar para não fazer juízo de valor, mas realmente é de admirar!

    Você ainda acha que "eli" no Calvário era um nome e não parte de uma frase completa? Impressionante!!! Está insistindo nisso??? Incrível!!!

    "Deus Emanuel"??? Que invenção é essa santo! Essa tua citação é uma expressão gaga "Deus Deus conosco"? É muito condicionamento caro irmão.

    Novamente a Bíblia diz: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo".

    Agora quando se chega a esse nível que você chegou não há muito o que dizer!

    Na paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Jefté Qua 21 Set 2011, 22:41

    Valdomiro

    Diz:
    Você não consegue perceber que eu não quis dizer que João ou Tiago sejam o mesmo que Jesus, ou sinônimo de Emanuel; mas que nomes são dados e não significam atribuir as pessoas a literalidade do que expressam. Sinceramente irmão, você não tem capacidade de perceber isso não? Bem, eu não quero me alongar para não fazer juízo de valor, mas realmente é de admirar!
    Será que sou eu quem arranco o Filho de Deus da Bíblia c/ uma trato fora ??
    Você compara Maria a Jesus ???
    Sinceramente, você se fez católico apostólico romano ???
    Irmão, não pareço estar debatendo com um crente protestante!
    Se comparou o Filho de Deus ao tanque de Siloé... comparou o Filho de Deus aos irmãos Boarneges... e agora a Maria ???

    Antes de você querer contra argumentar eu lhe digo:
    Jesus é a Verdade !!!!!
    E não alguma criatura...
    Aliás, pode alguma criatura ser a Verdade ???
    Não é possível que seja, não é??

    Jesus é a Verdade, e todas as profecias acerca Dele, teofórico ou não, figurativo ou não, são a verdade, porque Ele é a verdade!
    Aliás toda a Escritura testifica Dele, e ela não é verdade ???
    Ora, você é que não está sabendo bem o que diz, creio.

    E como você diz:
    Novamente a Bíblia diz: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo".
    Pergunto:
    Irmão, Deus Pai estava em Cristo lavando os pés aos discípulos, dentre os quais Judas Iscariotes também contou-se ???
    Gostaria dessa resposta!!!

    Quanto a "Emanuel" - Ao mesmo tempo que você parece crer também nega-o!

    Conteúdo patrocinado


    NOMES TEOFÓRICOS Empty Re: NOMES TEOFÓRICOS

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 14:35