F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 05 Set 2011, 18:58

    Olá irmãos, olá irmão Marcio Gomes

    Irmão
    O jargão da Igreja Católica não valida a sua obra!
    E acaso seria o dizer da igreja católica, ou o dizer dos Testemunhas de Jeová, ou o meu dizer, ou ainda se eu dissesse que vi o Senhor face a face (como disse Joseph Smite - que faria eu ser um verdadeiro cristão ???
    Cristo responde:
    "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis"

    Ou:
    "Dizia pois Jesus aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

    Ou ainda: "Meu povo perece por falta de conhecimento."

    Então, minha resposta a você quanto ao jargão da igreja católica e/ou a tradução do grego para o português, no verso de Mateus - os povos não foram enganados pela igreja católica por causa disso, mas por desconhecerem a Jesus, ao evangelho e aos frutos que dele emana.

    E eu lhe faço uma pergunta:
    E se Pedro estivesse fundado uma igreja em Roma; isso faria da igreja católica legítima cristã ??
    E se os apóstolos de Cristo que viveram com Ele e Dele aprenderam (estilo Judas Iscariotes) se com o passar do tempo se desviassem da verdade - acaso não seria pelos seus frutos que poderíamos conhecê-lo se verdadeiramente seguiam a Jesus ???

    Pois assim é, irmão!
    E assim disse Paulo:
    Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gal. 1:8 )

    Paz!

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 05 Set 2011, 19:08

    Amado irmão Márcio, Graça e Paz!

    Acho que o irmão já percebeu quão difícil é transmitir alguma coisa ao querido irmão Jefté.

    O "X" da questão ele ignora e argumenta sobre outra coisa em cima do que nós falamos produzindo debates intermináveis!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 05 Set 2011, 19:22

    Olá irmão Norberto Very Happy

    Sobre isso a questão que o Valdomiro respondeu "em forma de Deus" e "em forma de homem".

    E você diz que a explicação da palavra utilizada no original grego que foi traduzida para "forma" não é a mesma para as duas expressões. Uma é o termo "morphê" (relacionada a Deus - forma de Deus) e a outra é "schema" (relacionada a homem - forma de homem).

    Pergunto: Se o texto grego estivesse assim:

    Que, sendo em figura (schema) de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
    Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a figura (schema) de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
    E, achado na forma (morphê) de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.


    O que mudaria no sentido, ou o que se perderia da verdade do grego que fica oculta no português??
    Acaso seria a palavra (shema) figura que conferia inferência a Jesus como servo e como Deus ??
    E acaso seria a palavra (morphê) que tiraria a inferência em Jesus ser verdadeiramente homem ??

    Ou seria que o irmão Valdomiro não considera nem crê que c/ uma ou outra palavra grega para referir-se a Jesus lhe fariam ser nem servo e muito menos Deus!

    A verdade está transmitida e/ou baseada no grego ou na fé daquele que está lendo ?

    Quanto ao João 17:3 depois eu posto.
    Gostaria dos comentários...

    Paz!
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 05 Set 2011, 19:29

    .
    Jefté escreveu:O que mudaria no sentido, ou o que se perderia da verdade do grego que fica oculta no português??

    (..)

    Gostaria dos comentários...
    Ok, Jefté os comentários da minha parte são bem simples: eu tentei fazer você enxergar o argumento do Valdomiro, esclarecendo a você que ele citou termos distintos em grego utilizados nas expressões "em forma de" apenas para deixar claro que ele não tinha caído em contradição como você afirmou que ele caiu.

    Apenas isso. Falar mais que isso lhe dará o direito de usar contra mim o que eu escrever Very Happy e tornar o tópico interminável ou, talvez, até mesmo desviá-lo do tema Very Happy

    Fique com Deus e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    .


    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 05 Set 2011, 19:40

    Irmão Marcio Gomes

    Quanto a essa sua pergunta:
    Te faço uma pergunta baseado na sua e na situação hipotética que lhe expus:
    Por que qual dos cristãos no mundo todo desde 1500 anos p/ cá que aprendeu de Cristo e do evangelho na sua línguas (mas que não aprendeu o grego) e não pode ir ao reino dos céus ?????
    e mais uma:
    "Será que as portas do inferno prevaleceu nestes 1500 anos?


    Não usarei de minhas palavras, mas das palavras de Cristo as quais creio piamente:

    "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mat. 16:18)

    "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." (Jo. 14:18)

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (Jo. 14:16)

    "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rom. 8:26)

    "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." (I Jo. 4:4)


    Agora direi o que algo:
    Irmão, sabe o Espírito Santo que veio ao mundo após a vitória de Cristo sobre o pecado, sobre Satanás e sobre a morte ??
    Ele é Maior do que o que está no mundo.
    E é Ele quem testifica de Jesus, quem convence do pecado, quem instrui na verdade, quem consola, quem sela, e prepara para o dia da redenção.
    E ainda ora por nós pois não sabemos o que havemos de pedir como convém. Amém!
    E a minha resposta a você é esta, disse Jesus:
    "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mat. 16:18)
    Não tenho a mínima dúvida disso!

    E sabe de mais uma coisa:
    Se não fosse a história escrita do Novo Testamento, as cartas e epístolas e o livro de Atos dos Apóstolos que nos chegaram escritas pelos irmãos - nós não saberíamos nem que no primeiro século houve uma igreja verdadeira do Senhor.
    Sabe por que ??
    Porque aos olhos da história dos homens (nos livros) nunca existiu o reino de Deus entre os homens tampouco a igreja de Cristo como sua noiva.

    E creio piamente que eu pertenço a igreja verdadeira de Cristo (sem placa) embora no mundo até mesmos muitos cristãos nem saibam que eu existo!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 05 Set 2011, 19:46

    Irmão Norberto

    Não estou falando contra o irmão Valdomiro, mas contra os seus argumentos...

    Mas gostaria que me dissessem (já que estou sem entendimento) o que mudaria se o grego estivesse c/ as respectivas palavras invertidas para referirem a Cristo como servo e Deus e a Cristo como homem.

    De novo digo; se eu estou sem entendimento algum - e vocês estão entendendo bem - me esclareçam este enigma.
    O que mudaria as palavras (schema) e (morphê) com relação a serventia e deidade de Cristo e sua humanidade ??

    Posso ser rude no entender, mas fiquei curiosíssimo p/ que me desvendem este mistério.
    Agradeço! Very Happy

    Paz!
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 06 Set 2011, 00:48

    .
    Ok Jetfé, mas deixarei para o Valdomiro tirar sua curiosidade pois ele está centrado no próprio raciocínio de sua argumentação.

    Mas se eu fosse ele, esperaria você dizer a respeito do seguinte versículo bíblico primeiramente Very Happy :

    João 17.3:

    "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (RA)

    "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
    (RC)

    "E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo."
    (NTLH)

    Aproveito que prometeu em uma de suas mensagens neste tópico para cobrar-lhe Wink
    .

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 06 Set 2011, 07:30

    Beto,

    Concordo contigo.

    Já respondemos ao Jefté demais, já esclarecemos as respostas e etc. Obrigado por tentar mostrar a ele a questão da "forma", mas como você deve ter percebido o "X" da questão é ignorado. O curioso dessa história é que há apologistas trinitários que não abrem mão dessa diferenciação para tentar mostrar que Jesus "é" Deus de uma forma diferente de que foi homem. Esse argumento também tem falhas.

    É de se notar que nosso irmão Jefté "adora" perguntar, mas se retrai ou desvia do assunto quando a questão é para ele responder. Acho que é a vez dele!

    Vamos ver se a resposta é objetiva e estará focada apenas no verso Jo. 17.3.

    Na Paz!
    Valdomiro.


    Última edição por Valdomiro em Ter 06 Set 2011, 07:51, editado 1 vez(es)
    avatar
    Márcio Gomes
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 115
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Barra Mansa/RJ
    Religião : Jesus / *Protestante
    Igreja : Igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 42
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Márcio Gomes Ter 06 Set 2011, 07:46

    Amado Jefté,

    Só coloquei esta questão de "Primado Petrino" para lhe mostrar que nem tudo que parece é. O entendimento da palavra "pedra" em grego mostra o que verdadeiramente diz aqueles versículos e que no caso da "forma" é a mesma coisa, é necessa´rio que haja coerência, pois caso contrário estamos sendo desonestos com nós mesmos, com A Palavra de Deus e com os homens.
    Em suma quero lhe dizer que conheci o evangelho quando deixei de ser católico e me tornei protestante e passei a usar o princípio do "Sola Scriptura". Foi este mesmo princípio que me mostrou que somos todos pecadores, me mostrou que precisava de um Salvador, me mostrou a graça, a justificação pela fé, depois mais tarde o engano sobre os dízimos na dispensação da graça, etc.
    Então entendo irmão que assim como os católicos naquela situação hipotética que preferem fechar os olhos e se agarrar na tradição( principalmente confiando que o Papa é o sucessor de Pedro e que a verdadeira interpretação está na tradição católica que consequentemente para eles é a verdadeira igreja de Cristo), o irmão está fechando os olhos em prol de sua tradição.
    Não estou querendo lhe enfiar garganta abaixo o unitarismo. Confeso que já tive vontade de fazer o mesmo. Só Deus sabe o que tenho enfrentado depois de adquirido este conhecimento, mas sei que Ele vai dar a solução.

    Abraço em Jesus Cristo, o Senhor.
    Márcio Gomes
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 06 Set 2011, 09:06

    Olá irmão Marcio Gomes e demais

    Irmão
    Não entendo o que a versão grega do evangelho - passado p/ o português e outras tantas línguas fizesse com que os católicos atribuíssem a Pedro o Primado e os homens assim acreditassem.
    Seria por causa de: "Tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja".
    E Roma tenha erguido uma catedral c/ o nome de São Pedro ??
    É isso que você está querendo dizer ???
    Mas, irmão, as Escrituras são na maioria das vezes interpretadas pelos homens... e não é nem vai ser a língua que vai anular esse fato:
    Pedro disse:
    "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." (II Ped. 3:16)
    Ora, irmão, desde quando os homens não interpretam as Escrituras se assenhoreando de outros e favorecendo a si mesmos ??
    E você há de convir comigo que grande parte dos judeus que criam na época de Paulo não aceitavam o seu ensinamento e seguiam a Jesus mas querendo guardar a lei! (Atos 21:18-21)
    Isso é por causa do evangelho estar em grego ou em hebraico ?
    Ou é por falta de não conhecer a Cristo, a Verdade ? (Jo. 8:31-32)
    Porque o próprio Paulo que conhecia e muito ao Senhor não guardava a lei.
    Ora, logicamente os judeus que guardavam a lei também guardavam o dízimo da lei!

    Quanto à questão do dízimo nas igrejas de crente, tampouco sei o que o grego o o hebraico podem ter contribuido ou não para que assim fosse. Isso é um erro por não conhecer a verdade, e não por não conhecer o hebraico ou o grego.
    Porque Jesus não é nem um nem outro!

    Todavia você tem o direito de pensar como quiser.

    Paz!
    Um abraço também em Cristo.
    Amém!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 06 Set 2011, 15:33

    Irmão Norberto

    Quanto à sua recomendação na página 25 do presente tópico - expressa na mensagem 375, concordo e meditarei !!!

    http://forumevangelho.com.br/t831p360-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#16435

    Grande abraço! Very Happy


    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Ter 06 Set 2011, 18:54

    Ao irmão Valdomiro, só uma pergunta, o amigo não crê que Cristo é Deus? Lógico que a palavra trindade não consta da bíblia, da mesma forma várias outras, entre elas, unicistas, teologia e etc, porém é lícito usá-las para expressar o que cremos, desde que com isso, não se crie heresias. Bom, como creio em Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo, sendo apenas um, porém em três ministérios, então costumo empregar o termo mencionado nessa questão. Caso o irmão não creia em Cristo como Deus, então gostaria de saber também, como vê a questão de João 1 abaixo:

    - 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    Que o verbo é Cristo todos devem saber, agora fica a questão clara do verso acima que diz que embora estava com Deus, mas é Deus. E aí?


    Grato.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 06 Set 2011, 19:34

    Irmão Menezes, Graça e Paz!

    Caro irmão, em Jo. 1.1 a frase é predicativa, e predicado não é atributo. Só essa constatação já seria o suficiente para repensarmos o conceito comum que se tem de Jo. 1.1, mas considere, ainda, a afirmação de Jo 1.1 diante do que Jesus mesmo disse em Jo. 17.3 "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Será que há mais de um que seja o "Único Verdadeiro Deus" que não o Pai, já que Jesus mesmo é quem nos traz essa informação? Será que Deus é mais de um diante dessa afirmação de Jesus e da de Paulo que nos diz em I Co. 8.6: "Todavia para nós há um só Deus, o Pai,".

    Quem irmão, disse que há mais de um que é Deus Verdadeiro? Quem irmão, disse que para nós o um só Deus é o Pai e o Filho?

    Veja ainda Gl. 3.20 "Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um" Deus é UM ou é UM e TRÊS ao mesmo tempo? O que a Bíblia nos declara?

    Eu não quero nem que a palavra trindade esteja na Bíblia, como, de fato, não está. O problema é que a informação de que Deus é três também não está na Bíblia (a dedução humana é quem o diz, não a Bíblia), e além de somente a informação de que Deus é UM está categoricamente na Bíblia transmitidas nas palavra de Jesus quando nos disse que somente o Pai é esse Deus, não se fala em lugar algum de um Deus composto ou que haja coiguais com ele ou nele.

    Se você tiver uma Bíblia eletrônica procure pela expressão "Deus Pai", "Deus, o Pai", "Deus e Pai" e depois substitua a palavra "Pai" por "Filho" e diga-me o que você achou.

    Na Paz!
    Valdomiro.

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 06 Set 2011, 20:13


    Olá Valdomiro

    Você diz:
    Caro irmão, em Jo. 1.1 a frase é predicativa, e predicado não é atributo. Só essa constatação já seria o suficiente para repensarmos o conceito comum que se tem de Jo. 1.1,
    Olha o que diz a gramática:

    Na gramática, o predicado é um dos termos essenciais da oração;
    é tudo aquilo que se diz ou o que se declara sobre o sujeito.
    Significado de predicado:
    qualidade, característica, dote, prenda, virtude.
    Aquilo que numa preposição se enuncia acerca do sujeito.


    e olha o que diz a Palavra; Judas 4:
    "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."

    E olha o que diz mais:
    "Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém." (Rom. 9:5)

    Selá

    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qua 07 Set 2011, 00:58

    Irmão, a frase sendo predicativa ou não, não tira o significado do que alí está expresso, ou seja, "e o verbo era Deus". João fala claramente através do Espírito, que o verbo é Deus, logo, uma contra-argumentação dessa verdade, cria um grande problema para o contexto bíblico, contradizendo o que claramente foi expresso. Outra coisa, quanto ao que citaste: João 17: 3, I Cor. 8: 6 e Gál. 3: 20, todos estão dentro de um contexto, os quais devem ser levado em consideração, caso contrário, entramos em um erro grave, de mostrar uma verdade superficial. Em João 17: 3, dando continuidade a narração, mais na frente no verso 22, veja o que Cristo diz: "E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um". Viu bem? SOMOS UM. Quanto a I Coríntios 8: 6, citaste apenas uma pequena parte, mas veja o verso todo: "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também". Viu bem? Um só Senhor, JESUS CRISTO. Ora irmão, o Senhor é Deus, e isso está na bíblia, inclusive no AT. Quanto a Gálatas 3: 20, apenas confirma o que cremos, em um só Deus, porém manifesto em três pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Qual o problema de Deus se manifestar em três pessoas? Por acaso deixa de ser Deus? Não irmão, não deixa, continua sendo um Deus, mas manifestado em três ministérios. Vejamos Mateus 1: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

    Cristo é Deus conosco, reconciliando o mundo consigo mesmo. Agora veja Lucas 13 abaixo:

    34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!
    35 Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

    Só um Deus pode falar o que Cristo falou acima. Estou errado?

    Espero que o irmão não me leve a mal, mas vou voltar a perguntar de novo: Crês que Cristo é Deus? Estou no aguardo, grato.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 07 Set 2011, 08:36

    Olá irmãos
    Irmão Valdomiro

    Veja uma de suas colocações a irmã Cintia:
    Jo. 1.1 diz que o Verbo se faz carne, não que Deus se fez carne, assim como você era sua mãe enquanto estava nela (lá no útero) e estava com ela, sem ser a própria (em pessoa), assim o verbo era e estava com Deus até ser gerado por ele. Além do mais, a forma de escrever de João é predicativa e não atributiva, ou seja, não se pode dizer que “Deus era o verbo”, apenas que o “verbo era Deus” (um qualificativo, não um atributivo).
    Ora, você compara Deus e o Filho de Deus à mulher c/ seu filho no útero.
    Isto já não está certo - pois o Senhor não foi "criado" a partir de nós!

    Mas veja o seu erro de visão e análise:
    "A mulher e seu filho eram a mãe - e o filho da mulher ao nascer não é a mãe."
    Ok!
    A mulher e seu filho são a mesma pessoa "homem". (a não ser que a mulher fosse outro ser e não homem); e seu filho gerado também não fosse homem!

    Mas não é assim: na natureza, a mulher é um ser humano, um homem; e seu filho gerado que era parte dela é também um homem, em todo o seu teor.
    E não só isso, toda a natureza assim o é; o filho do jacaré é jacaré tal qual seu progenitor.

    Veja, que não se pode jamais querer explicar naturalmente a Deus pelo homem p/ explicar-Lhe; mas mesmo que você tenha feito, não conseguir ver que sua própria análise p/ explicar o homem foi demasiadamente falha.
    Engraçado, na sua análise de querer utilizar a natureza humana p/ explicar a Deus, você acaba de dá a entender que o Filho de Deus é Deus; porquanto o filho do homem é homem!

    Mas agora, utilizemos a mulher e filho p/ explicar a Deus, EU SOU (como gostam os cientistas de dizer) existindo a bilhões X bilhões de anos, incriado?
    Explicaremos também isso a partir de nós ??

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 07 Set 2011, 11:00

    Olá irmãos

    Irmão Norberto (um querido irmão) que diz:
    Ok Jetfé, mas deixarei para o Valdomiro tirar sua curiosidade pois ele está centrado no próprio raciocínio de sua argumentação.
    Mas se eu fosse ele, esperaria você dizer a respeito do seguinte versículo bíblico primeiramente :

    João 17.3:
    "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (RA)
    "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.(RC)
    "E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo." (NTLH)

    Aproveito que prometeu em uma de suas mensagens neste tópico para cobrar-lhe Wink

    Irmãos, rogo que leiam c/ paciência...

    João 17:3
    Irmãos, o que será que o Senhor nos quis dizer nessa expressão ??
    "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3

    Bom, alteremo-la numa só palavra p/ procurarmos aclarar nossos sentidos e ver como os atributos sugeridos passam a exercer abrangência no teor:
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Salvador verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (aqui - Jesus Cristo - passa a ser incluído em tudo o que está dito no verso, como um)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Senhor verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (aqui - Jesus Cristo - passa a ser incluído em tudo... também porque o Senhor é crido como Senhor)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Redentor verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (também o mesmo)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Rei verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (também o mesmo)
    Sabem por que?

    Ora, podemos ver que basta apenas a substituição de uma palavra, a que está em negrito, p/ que mude e determine todo o nosso entendimento proposto no verso.
    Vemos que mudando o atributo "Deus" p/ "Senhor" - todas as expressões do verso:
    "e a vida eterna é essa" "que te conheçam" "a ti só" "como único Deus/Senhor verdadeiro" "]Jesus Cristo"
    Se tornam ligadas, inerentes tanto "a ti só" quanto "a Jesus Cristo" que devemos conhecer - dependendo de ser Senhor ou Deus.
    Porque temos a Cristo como Redentor, e Senhor, e Salvador, e Rei, etc., os que cremos, embora muitos dos que crêem não o tenham jamais – como Deus - pois isso é impossível !

    Pergunto: por que essa regra se torna totalmente inválida pela substituição da palavra Deus p/ Senhor??
    Será que é por causa do grego ou do português ou é por causa nossa da fé???


    E o que dizer desse fato, se, por exemplo, os judeus possam "conhecer" a ti só, por único Deus verdadeiro, mas não conhecem nem conheceram a Jesus Cristo como deva ser conhecido ???
    E se Jesus Cristo deve ser conhecido – pois é o Senhor quem disse – pois a vida eterna depende disso, que (te) conheçam (principalmente porque o Pai está no céu, mas Ele estava e esteve aqui entre nós – e esteve p/ ser por nós conhecido – pergunto – como se deve conhecer a Jesus – baseado em qual parâmetro dos homens ????
    Porque os judeus até conheceram a Cristo e hoje a nação de Israel sabe que há algo escrito dele que muitos denominam de Novo Testamento – ou seja, os judeus "conhecem" ao nível possível que se permitem conhecer a Jesus.
    Mas... como é que se deve conhecer a Cristo, irmãos, seria pelo parâmetro dos homens ???


    Para isso cito alguns parâmetros nossos, abaixo – que existem:
    Seriam os parâmetros do conhecimento de Jesus Cristo (do versículo em questão), assim???
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como um homem ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como personagem fictício ??? um ser IMAGINÁRIO ??
    (porque verdadeiramente muitas pessoas têm dificuldade de até acreditar que Jesus realmente tenha existido)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como um falso deus ???
    (porque Jesus é conhecido por alguns assim)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como semi-deus ??? (porque na verdade p/ muitos Jesus é isso - quase Deus - tanto que Lhe fazem oração - mas não é Deus - e olhe que Maria (mãe de Jesus) é considerada Divina só por interceder a Deus e ascender aos céus - mas Jesus não, ainda que seja o Verbo e e nós oremos a Ele, não é)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como um embusteiro (enganador) ??? (Mat. 27:63)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Senhor dos senhores e Rei dos reis ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Redentor ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Salvador ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Filho de Deus ???


    Irmãos
    Lembrando:
    p/ muitos, Jesus foi um embusteiro (judeus – e a nação desde a época de Cristo até hoje)
    p/ outros, Jesus não é deus nenhum (o mundo)
    p/ outros, Jesus é tão imaginário que fazem deboches como se ele fosse apenas imaginação dos homens (alguns judeus e/ou adeptos, que parecem odiar a Cristo)
    p/ outros, Jesus foi apenas um homem (os que aceitam sua história de homem negando-lhe os sinais e milagres e sua ressurreição)
    p/ outros, Jesus é Senhor dos senhores e Rei dos reis (porque também Nabucodonosor foi chamado rei dos reis e também Artaxexes, rei da Pérsia). (Esd. 7:12)
    p/ outros, Jesus é Redentor – pois morreu no nosso lugar...
    p/ outros, Jesus é o Salvador – porque verdadeiramente Ele veio para nos salvar e é o Salvador.
    p/ outros, Jesus é o Filho de Deus – porque é Seu Unigênito Filho.
    E p/ outros, Jesus é Deus verdadeiro – pois isso, no próprio verso da qual a expressão é extraída, se está dito e se necessita conhecer. ((((((((( eu O creio assim! )))))))))

    Então:
    Como devemos considerar o conhecimento de Cristo, no verso em questão ??? e como se deva conhecê-lo ? – pois disso nos depende a vida eterna - e o Pai Deus está no céu !
    Disse Jesus a samaritana:
    "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (Jo. 4:10)
    Disse Jesus:
    "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo. 14:9)
    Disse São Paulo:
    "Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;" (Fil. 3:10)
    Também São Paulo diz:
    "porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (II Tim. 2:12)


    Ora, a maneira c/ a qual eu deva conhecer a Cristo, meu Senhor deverá estar baseada em todas e quaisquer sugestões seguidas por muitos ? – cada qual conforme a sua fé ou sua não fé, ou sua falta dela, ou visão doutrinária ???
    (E o caso é que, nas próprias Escrituras, no evangelho, o Senhor foi conhecido nessas possibilidades todas - à exceção do ser IMAGINÁRIO)
    Serão quaisquer dessas maneiras as que eu deva conhecer a Cristo ???
    – ou será da própria maneira referida diretamente no verso ???

    Vemos, irmãos, que toda a Escritura é que nos pode corroborar na fé da verdade. E realmente é a fé que fará compreender verdadeiramente a verdade.
    E digo: p/ os judeus (que ficaram endurecidos devido a incredulidade) não podem ver a Jesus nem mesmo como um judeu que amou a Deus.
    Vê, como a fé em Cristo é fator determinante nesse versículo... porque é completamente dependente dela (fé em Cristo) é que se entenderá o que o verso está dizendo: e quanto maior fé em Cristo possuir – se fará maior a compreensão das Escrituras como um Todo.
    E não é isso que dizem as próprias Escrituras, pois diz:
    "Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo e quem nela crer não será confundido." (Rom. 9:33)
    Em contrapartida, vemos que quem não o creu – já está confundido!
    Judas 4:
    "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."

    Agora vejamos o paradoxo:
    O Senhor desceu do céu p/ nos amar! (Jo. 13:34)
    O Senhor desceu do céu p/ nos dizer toda a verdade! (Jo. 18:37)
    O Senhor desceu do céu c/ o Grande Amor c/ que foi amado do Pai! (Jo. 15:9)
    O Senhor desceu do céu somente p/ se dar a conhecer a nós! (Jo. 9:39 - Jo. 3:19)
    Engraçado: O Senhor desceu do céu - e eu, eu quero é subir ao céu, agora mesmo p/ conhecer e ver o Deus (que está lá) porque "esse" que me veio - é apenas homem!!!

    O Senhor veio p/ que O vejamos e Lhe creiamos (pois Ele nos ensinou e amou c/ Seu verdadeiro Amor) e nós (como cegos) de olhos fechados a/ Ele - como querendo ocultá-lo, querendo conhecer a Deus - inatingível - que está nos céus?? (ninguém vem ao Pai senão por mim)
    Já o Senhor (que está e esteve entre nós) é como se não estivesse - e não nos valesse a pena


    Mateus disse que o Senhor é nosso Emanuel - que quer dizer: Deus conosco.
    mas outros dizem: é nome teofórico...
    Sabe o que quer dizer nome teofórico ???
    o mesmo que apelido...
    ou seja, não é REAL! Não é verdade, e não é verdadeiro!
    Engração: "Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida..."

    Está profetizado:
    "e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum...." (Is. 53:3b)
    profecia infalível que se cumpre na humanidade como um todo a cada dia mais.

    Selá meus irmãos ...


    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 26 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 12:35