Vasuilvan escreveu:
Adauto, o universo precisava passar pelo teste sim, pela queda não.
Deus não poderia eternizar o pecado ou sua possibilidade.
Eu estou confuso. A queda não era certa?
Se não era, onisciência em xeque.
Vasuilvan escreveu:
Adauto, o universo precisava passar pelo teste sim, pela queda não.
Deus não poderia eternizar o pecado ou sua possibilidade.
Não meu amigo, eles não eram idiotas e nem burros nessa historia, vamos dizer de outra maneira para não ferir os ouvidos de pessoas sensíveis nesse reduto. Embora Adão e Eva foram criados adultos porém tinham um retardamento mental como de uma criança inocente sem pecado, sem maldade ou malícia em seu coração.
O mesmo que uma criança inocente se rebelando contra seus pais por chama-la atenção por algo que não compreendia e não tinha consciencia.
Seria o mesmo que um pai pegasse seus dois filhos trancasse num quarto e acendesse uma lamparina e dissesse a eles para não pegar na chama senão ele iram se queimar. como eles iram absolver ou computar essa informação se nunca tinha ouvido e vista uma chama? Certamente seu pai ao voltar não iriam perguntar se eles desobedeceram, e se pedir para olhar seu dedos queimados.
É por isso que essa historia não há uma lógica casual, e automaticamente vem a pergunta:
Se Adão e Eva eram inocentes (não sabiam a diferença entre o bem e o mal), como comer do fruto proibido poderia ser pecado?
Imagem e semelhança tem haver com aparência e não com discernimento, Gênesis diz, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Isto significa que o homem é parecido com Deus ao passo de que, diferentemente de qualquer outra criatura, ele é portador de Sua imagem (Gênesis 1:26) e se fez igual a Deus após a gestão do fruto do conhecimento . Gênesis 3:22.Não. Foram criados completos, com todas as capacidades cognitivas perfeitas. Eram a imagem e semelhança do seu criador.
Só uma observação Márcio.Quer um exemplo ? Caim, após ter sua oferta rejeitada, vários sentimentos lhe passaram pela cabeça, mas a divindade lhe advertiu, cuidado... o pecado bate a porta.
Até ali, nada estava consumado, mas isto não quer dizer que um turbilhão de sentimentos não pudesse permear a mente de Caim.
Imagem e semelhança tem haver com aparência e não com discernimento, Gênesis diz, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Isto significa que o homem é parecido com Deus ao passo de que, diferentemente de qualquer outra criatura, ele é portador de Sua imagem (Gênesis 1:26) e se fez igual a Deus após a gestão do fruto do conhecimento . Gênesis 3:22.
Mesmo que fosse criado adultos com a capacidade de aprendizado, como você diz, naquele momento eles não tinha ainda o potencial de distinguir o certo do errado. Eles não estavam cientes do pecado, não estavam cientes da culpa e não estavam cientes do certo e do errado, em geral. Tudo estava “Bom e maravilhoso” até aquele momento.
Deus só lhe deu uma regra, e eles a quebraram, e isso nos traz mais uma incoerência incompatível com a narrativa. Se Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido no meu ponto de vista, porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Em outras palavras, Deus ordena a Adão e Eva para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se esta era a única maneira que eles pudessem compreender a diferença entre o bem e o mal, como eles poderiam saber que era errado desobedecer a Deus e comer do fruto?
Pois é óbvio que, antes comerem o fruto, Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado.
O enredo dessa história em si, é uma afronta ao nosso intelecto, porque a Bíblia também acentua que Adão e Eva não tinham sido capacitado por Deus do conceito de certo e errado, até o momento em que Gênesis diz que, ao comerem do fruto, “os olhos de ambos se abriram”. Foi então que os dois tiveram vergonha de estarem nus
Só uma observação Márcio.
Todos esses sentimentos de inveja, raiva, ciúme etc.. poderiam ter acontecido antes dos pais terem pecado?
Ou todos esse sentimentos foi herdado e gerado após a queda?
Márcio escreveu:Não.
Eles sempre tiveram o potencial de discernimento.
Márcio escreveu:A maior prova disto é a capacidade de enxergar o contraponto (no diálogo com a serpente isto fica evidente)
e em função disto fazer opções.
Opções estas, ponderando o bom e o ruim, o certo e o errado,
o bem e o mal, o vantajoso e o desvantajoso.
Márcio escreveu:Não faz sentido afirmar que não conheciam noções de certo e errado, pois sem isto,
as tomadas de decisão mais elementares, com lastro na realidade, seriam impossíveis.
Márcio escreveu:O certo e o errado foi-lhes imputado pela divindade e sabiam
que o que seu criador determinou era naturalmente bom.
Márcio escreveu:Existe uma confusão entre a atribuição e imputação do erro (chamado pecado) com suas consequências
e isto impede de enxergar que a responsabilização do individuo por uma escolha, foi baseada exclusivamente
na sua ponderação entre o vantajoso e o desvantajoso, ora, é evidente que a capacidade de avaliação e ponderação
sucede a assimilação de conceitos mais elementares como bom e ruim, certo e errado, bem ou mal.
Márcio escreveu:Atribui-se erroneamente que ambos eram desconhecedores do bem e do mal
e que este discernimento veio após ingerirem "o fruto", nada pode ser mais equivocado,
ignora-se a tomada de decisão ponderada entre duas opções.
Márcio escreveu:O conhecimento do bem e do mal nunca foi anseio ou o objeto da escolha de Eva. Isto eles já possuíam.
Márcio escreveu:Na proposta indecente da serpente, conforme texto abaixo, o que chama mais a tua atenção. ?
Verso 1: Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.
E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Verso 2: E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Verso 3: Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: N
ão comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Verso 4: Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Verso 5: Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos,
e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Verso 6: E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto,
e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Indique no texto acima, o que é mais atrativo nesta proposta.
Márcio escreveu:É que premissas são estabelecidas sem respaldo na lógica.
Márcio escreveu:Observe o texto que negritei acima.
Olha o tamanho da inferência.
Por esta lógica, Adão e Eva precisariam de um curso de capacitação
para entender conceitos como certo e errado
Márcio escreveu:e este curso somente seria possível pela "experimentação" e nunca pela "instrução",
percebe que não faz sentido.
Márcio escreveu:--
O conhecimento do bem e do mal nunca foi anseio ou o objeto da escolha de Eva.
Isto eles já possuíam.
--
e este curso somente seria possível pela "experimentação"
Márcio escreveu:Conhecer o mal precede a queda via instrução/orientação, o homem conhecia o bem
e o mal por ter sido instruído e não por ter experimentado.
Márcio escreveu:
Só uma observação Márcio.
Todos esses sentimentos de inveja, raiva, ciúme etc.. poderiam ter acontecido antes dos pais terem pecado?
Ou todos esse sentimentos foi herdado e gerado após a queda?
Marcones,
O exemplo de Caim, foi dado dentro de um contexto com o objetivo de explicar que conhecer a maldade, a malícia, a perspicácia, não é justificativa para a consumação de um ato, ela é apenas critério de decisão, de ponderação, de contraponto. A divindade observando a atitude de Caim percebeu que algo grave poderia acontecer e a instrução da divindade foi no sentido de que a responsabilidade se algo viesse a ocorrer era somente dele e apontou o caminho para que isto não ocorresse. Ou seja, entre a instrução dada com clareza e o aviso das consequências está a responsabilidade intransferível do tomador de decisão. A divindade o alertou "você tem que dominar".
Este é um parêntesis aberto somente com este objetivo e deve ser fechado.
Para o caso de Adão e Eva, os mesmos sentimentos que apontei para Caim não seriam aplicáveis pois as situações que estavam eram muito diferentes sob o ponto de vista das relações humanas. Astúcia e perspicácia são fatores de maturidade, entendimento, evolução e aprimoramento sobre conceitos básicos aprendidos.
Conhecer a maldade não significa necessariamente praticá-la;
Conhecer o mal precede a queda via instrução/orientação, o homem conhecia o bem e o mal por ter sido instruído e não por ter experimentado.
A experiência não trouxe revelação sobre conceitos que já tinham conhecimento.
Márcio
Alguns passagens bíblica nos informa que Deus tem característica bem acentuada de um ser humano, por que o que podemos ver nesses versículos queGênesis 9: 6 “ porque Deus fez o homem à sua imagem.1 Coríntios 11: 7 Pois o homem não deve cobrir a cabeça, visto que é a imagem e glória de Deus,Colossenses 3:10 E se revestiu de um novo eu, que está sendo renovado em conhecimento segundo a imagem de seu criador.Colossenses 1:15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de DeusTiago 3:9 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.Gênesis 5:1 Deus tem ouvidos, boca, olhos, pés e mãos, como é a aparência de Deus?
Gênesis 3: 8 (voz) E eles ouviram a voz do SENHOR Deus andando no jardim no fresco do dia: e Adão e sua esposa esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Ouça com atenção o ruído da sua voz e o som que sai da sua boca. Ele o dirige sob todo o céu e seus relâmpagos até os confins da terra.Depois disso, uma voz ruge: ele troveja com a voz de sua excelência; e ele não os deterá quando sua voz for ouvida.Deus troveja maravilhosamente com sua voz; Ele faz grandes coisas, que não podemos compreender. Jó 37: 2-5 (voz)
E com o sopro das tuas narinas as águas se ajuntaram, as enchentes pararam como um montão, e as profundezas se solidificaram no meio do mar Êx 15: 8 (narinas)
E tirarei a minha mão, e verás as minhas costas: mas o meu rosto não será visto. 33:23 (mão e costas)
E ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te alimentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para que te faça saber que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor vive o homem. Dt 8: 3 (boca)
Ouça com atenção o ruído de sua voz e o som que sai de sua boca. Jó 37: 2 (boca)
Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás;
e terás um remo sobre tua arma; e será que, quando te acalmares, cavarás com ela, e voltará e cobrirá o que vem de ti;
porque o Senhor teu Deus anda no meio do teu acampamento, para te livrar e entregar teus inimigos antes de ti; portanto o teu acampamento será santo: para que ele não veja coisa imunda em ti, e se afaste de ti. Dt 23: 12-14 (anda)
Agora, meu Deus, permite, eu te peço, que teus olhos sejam abertos e que teus ouvidos estejam atentos à oração que é feita neste lugar.2 Cr 6:40 (olhos e ouvidos
Por isso também o meu coração treme e é movido do seu lugar. Jó 37: 1 (coração)
Mas se recusardes e rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 1:20 (boca)
Ele abaixou os céus e desceu; e as trevas estavam sob seus pés. Salmos 18: 9 (pés)
No mesmo dia o Senhor rapará com uma navalha alugada, a saber, pelos que estão além do rio, pelo rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés; Isaías 7:20 (faz a barba)
De acordo com a Bíblia, Deus tem todas as características de um ser humano, ou pelo menos partes do corpo,Eu fiz a terra, o homem e a besta que estão sobre a terra, pelo meu grande poder e pelo meu braço estendido, e dei-a a quem parecia adequado para mim. Jr 27: 5 (braço)
Marcones escreveu:Boa tarde
A partir de agora vou assistir de cadeirinha o desenrolar desse polemico tema.
Mas gostaria de saber de todos vocês. Qual foi o conhecimento do BEM E DO MAL que Adão e Eva herdaram depois da queda?
Após breve intervalo faço as minhad ponderações.
Existem certos elementos da história da queda do homem no jardim do Éden que são um verdadeiro labirinto, cada um interpreta da maniera que seja mais conveniente ao seu entendimento, porém, é fundamental e se faz necessário que seu apontamento esteja alinhados com os versos para apoiar a base de sua ilustração.Não deixe de identificar o que é mais atraente na proposta de gênesis 3:5
Olá Márcio.
tentando compreender e corroborar com a sua forma de entender o texto bíblico.
Para obter uma compreensão mais clara faz se necessário analisar vários aspectos da escrita original que dão origem às traduções para os originais das nações.
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, CONHECEDORES do bem e do mal.
Gênesis 3:5
O termo CONHECER é traduzido do hebraico yada. No grego ginoskein.
Em seu original, esse verso não traz somente o aspecto intelectual mas abrange também outras significações.
Yada pode significar: Conhecer, experimentar, perceber, observar, descobrir, se preocupar com, entender, respeitar, se deixar descobrir, se familiarizar com, se dar conta de.
Yada pode também atender ao aspecto sexual, do envolvimento entre um homem e uma mulher.
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim
Gênesis 4:1 ACF
Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou
Gênesis 4:1 NVI
Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. ... Entretanto, o corpo de Adão espelhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte
Algumas pessoas tentam estabelecer diferenças entre “ser à imagem de Deus” e “ser à semelhança de Deus”. Todavia, as palavras “imagem” e “semelhança” são sinônimas. Na Bíblia elas são aplicadas para se referir ao mesmo significado.
A serpente (Diabo na visão cristã) afirmou que, ao tirar da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, os olhos humanos seriam abertos - implicando sabedoria e iluminação - para permitir que uma pessoa conhecesse o bem e o mal como Deus conhece. Imediatamente, satanás enfatiza o conhecimento , mas é contrastado com a vida eterna. "Satanás" propõe que a humanidade seja como Deus ao tomar para si o conhecimento - a definição - do que é certo e errado, afirmando que isso é bom!
O conhecimento do bem e do mal é o conhecimento do certo do errado. Uma criança é inocente quando faz algo errado e não sabe que está fazendo algo errado. Uma vez que seus pais ensinam o certo do errado e escolhem o errado conscientemente, eles perdem sua inocência.
Uma criança que não distingue o certo do errado - o bem e o mal - só vê o bem - eles pegam doces de um estranho, acariciam um animal perigoso, engatinham até a beira de um lance de escada - eles não sentem medo ou culpa - seus olhos não estão abertos - eles não estão cientes dos males do mundo.
Na minha opinião o verso 3:22 descreve a reação de Deus ao pecado e rebelião de Adão e Eva. Foi-lhes prometido que morreriam se comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. É certo que Deus os havia proibido de fazer isso, e também é certo que Deus poderia ter evitado que isso acontecesse e não o fez.
Devemos dizer que todo o trágico evento, pelo qual Adão e sua parceira foram responsabilizados, fazia parte do plano de Deus, incluindo a realidade de que um dia ele enviaria seu Filho para restaurar o que estava perdido. A passagem 3:5-22 implica que Adão e Eva agora tinham conhecimento do bem e do mal e, a esse respeito, eles eram como Deus. No entanto, a outros contras sensos a serem analisados.
Adão e Eva ao comer do fruto, fizeram deles maus, enquanto Deus não é bom. Por que? Por que é pecado para Adão e Eva conhecer o bem e o mal nesta passagem, enquanto Deus, que também conhece o bem e o mal, nunca é considerado um pecador?
Automaticamente vem a pergunta: Em que sentido Adão e Eva se Tornaram igual a Deus?
Segundo a narrativa bíblica, Deus criou Adão a sua imagem e semelhança para viver eternamente, e foi colocado no Éden. Essa seria o proposito inicial. Morte, Mal Sofrimento não eram concebidos na sua formação inicial.Não.
Claro que estava sujeito a morte.
A morte sempre existiu em potencial.
Ela não se materializava devido ao acesso à árvore da vida
Como Não Márcio! especifique por favo?No meu caso, não especifiquei diferenças, apenas indiquei que imagem não trata-se de aparência.
E qual era aparência de Jesus Márcio?Um dos versículos que você citou, abaixo é perfeito para esclarecer que imagem não é aparência, (convém esclarecer que o texto se refere à Jesus e não ao homem), vamos lá, se Deus é invisível então imagem não está associada com aparência física visível.
Torno a repetir: E qual era à aparência de Jesus Márcio? Se ele é o próprio Deus encarnado?Colossenses 1:15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Como algo pode ser imaginário, invisível se o mesmo fala, ouve e responde. Se ele anda lado a lado com sua cria no bate papo agradável, se tem a capacidade de ouvir, cheirar, ver etc... Tinha que ter algo para ser visualizado para ser descrito com espectro fantasmagórico.Todos os textos citados, onde aparecem olhos, mãos, braço, são figuras que podem ser compreendidas no imaginário humano, pois sendo Deus espírito, como compreenderia o homem suas ações se não tivessem um comparativo com algo que lhe fosse familiar. Nada mais que isto. As figuras servem para formatar a visão da divindade no imaginário humano.