Resposta à Mensagem Nº12
Olá Walter.
Walter escreveu:
Veja que o Jefté inclusive pediu por favor, no entanto o Marcones falou de Oséias,
mas ninguém irá encontrar uma unica resposta às perguntas acima citadas.
_Walter_
Corretamente, mas elas não estão ligadas ao tópico,
Como é que pode dizer que as perguntas do Jefté não estão ligadas ao tópico
se elas são derivadas de afirmações feitas pelo Marcones a tentar negar aquilo
que o Jefté tinha POSTADO e a responder a esse mesmo tópico ?
A prova em como as perguntas estão ligadas vai ficar de seguida citado.
__Walter__Msn Nº1__
3Porquanto, o que primeiramente vos transmiti foi o que também recebi:
que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
4foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras,
A que Escrituras Paulo estava se referindo?
__Jefté respondeu Msn Nº4___
Oséias 6.1-2
"VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele."
(Olá irmãos! Essa é a Escritura da qual São Paulo faz menção ao TERCEIRO DIA para a ressurreição de Cristo )
Lembrando que "depois de dois dias" é o mesmo que "ao terceiro dia", pois ambas expressões afirmam a mesma coisa.
E também é um verso que afirma a RESSURREIÇÃO - espiritual dos crentes em Cristo, pois ela se ocorreu segundo o Novo Testamento:
Efésios 2.6
"E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;"
__Marcones Msn Nº5__
Lamento em te informar, que o capitulo 6 de Oséias não tem nada de profecia sobre o Messias,
é apenas um evento sobre o povo de Israel e seu arrependimento Insincero
Se você ler todo o capitulo ira perceber que se trata do povo de Israel e não de nenhum Messias .
__Jefté questionou Msn Nº6__
Você diz que essa profecia nada tem a ver com o Messías, mas sim com o povo de Israel.
Ok!
Mas por favor, nos mostre então esse cumprimento profético:::::::
Desde quando, EM TRÊS DIAS, Deus deu ao povo de Israel novas forças
e os pôs de pé, para sempre fazerem a Sua vontade ???
Por qual motivo isso aconteceu ???
Quando aconteceu tal fato e por quê ele se deu depois de três dias?
Três dias após o quê?
E agora, mostre você de alguma forma em como essas perguntas
não estão ligadas ao tópico, mas seja direto e objetivo....
Walter escreveu:apesar de estarem num mesmo contexto.
As perguntas do Jefté não só estão no mesmo contexto como são o seguimento
da defesa de contra-argumentação ao que o Marcones tentou negar daquilo
que ele tinha antes dado como resposta ao tópico.
Para as perguntas não estarem ligadas ao tópico elas teriam de ter surgido primeiro
dentro de outro contexto e assunto, e depois não poderiam ter qualquer menção
ao que antes tem vindo a ser tratado, quem ler vai perceber a clara ligação...
Por isso nem tem argumentos para tentar desvincular essas perguntas,
pois as mesmas tem uma ligação indiscutível e acima confirmável.
Walter escreveu:Podem existir passagens que encontrarão respaldo em livros apócrifos,
por exemplo.
Mas é exatamente isso mesmo que o Jefté veio trazer, e o RESPALDO nem sempre é
como você espera encontrar, porque grande parte das profecias nem tinham sido
claramente entendidas antes de terem acontecido.
São assuntos que estão "entre as linhas", não é declarações abertas para serem
entendidas à primeira, e isso está visto em muitas das coisas que JESUS fez.
E que evidentemente um descrente não irá conseguir ver, pois além dele já estar
direcionado à oposição, também só irá conseguir ver um relato temporal de algum
assunto ou então coisas que segundo ele nem são uma profecia tão pouco.
O NT por exemplo, contém profecias que só serão entendidas depois de
terem acontecido,, até lá não passam de relatos ou assuntos isolados.
Também um descrente não entende a FÉ que um crente tem sobre qualquer assunto
das profecias sobre o Messias, e nem consegue ver que ao fim de 2000 anos
até os descrentes continuam a falar sobre JESUS..
Walter escreveu:minha intenção é saber dessa específica.
E o Jefté postou exatamente sobre essa especifica, mas você não se manifestou nem a negar
nem a confirmar a mensagem Nº4, o que fez foi concordar com a "hermenêutica" do Marcones
que também confirmou sobre ele não responder a nada questionado pelo Jefté.
E ainda tentou desvincular as questões que serviam de defesa ao que os cristãos
acreditam ser onde está escrito sobre aquilo que perguntou inicialmente.
E assim ficou bastante evidente a falta de argumentos contra a indicação de Oséias,
tanto por você que nem se manifestou sobre o ponto, como o Marcones que foi por
si apoiado, mas na realidade não adiantou NADA para dizer o contrário do Jefté,
nem sustentou as coisas que antes tinha afirmado.
Walter escreveu:
Na verdade é quase impossível, pois "ver" e aceitar uma profecia sobre JESUS
iria contra todos os seus "princípios" de não crente, e de forma clara confrontaria
o objetivo de negação a que está proposto em qualquer assunto bíblico que debate.
_Walter__
Quando estamos enviezados, nosso cérebro tende a justificar todas as coisas para compatibilizá-las com nossas crenças.
Isso até poderá ter alguma "validade" para os CRENTES que tem crenças,
mas não fará grande sentido para um DESCRENTE que não pode ter crenças.
Mas se disser "aquilo" que alguém pense ser a verdade ou os seus ideais,
nesse caso sim, fará algum sentido.
Walter escreveu:Por exemplo, e usando a sua mesma colocação:
Apesar de genocídio e escravidão serem coisas abomináveis,
é quase impossível a um crente reconhecer isso quando vem de Deus,
Se um crente não entender corretamente o que estiver a ler, ele nem mesmo
conseguirá reconhecer que é DEUS quem cria o mal e TODAS as coisas.
Walter escreveu:seus cérebros tentam de todas as formas conseguir justificativas
para manter a imagens do Deus que é o ápice da bondade
Por enquanto você e muitos ainda não conseguem ver,, mas depois e com o tempo
a perspectiva irá começar a mudar, e vão realmente ver essa bondade de DEUS.
Walter escreveu: e da misericórdia ( apesar dos fatos contrários).
Para os descrentes parece que DEUS só tem 2 problemas,
é quando DEUS faz, e é quando DEUS não faz, e por fim
ainda culpam DEUS mas dizendo que ELE não existe.
E com esses dois problemas conseguem imaginar tudo e mais algumas coisa,
mas não conseguem ver que tentam apontar coisas a um SER
que ao mesmo tempo dizem não existir.
É o mesmo que culpar a AUSÊNCIA só porque ela não se faz presente.
Walter escreveu:A descrença não está enviezada pela fé
A descrença é o oposto/contrário da FÉ, logo está enviesada.
Com desejo ou sem desejo, deliberadamente ou não,Walter escreveu:e não deseja negar deliberadamente uma crença.
se negar uma crença então a descrença está enviesada à FÉ.
Walter escreveu:Ela se baseia em argumentos plausíveis para isso.
Esse é um ponto interessante, alguns descrentes já tentaram provar que
DEUS não existe só porque ninguém lhe apresentava provas da existência
de DEUS, mas ausência de provas não prova nada.
Nem mesmo os descrentes apresentam qualquer tipo de argumento
plausível para provar a inexistência de DEUS.
Walter escreveu:Mas se houverem contra argumentos plausíveis, por que negar?
Tenha em conta o seguinte, o descrente precisa de argumentos e provas plausíveis
para crer em alguma coisa, o CRENTE acredita por FÉ,, ou seja, sem provas que
confirmem por exemplo as promessas de DEUS,, ele acredita porque tem FÉ.
Por isso, o descrente pode deixar de negar DEUS se para ele um argumento for
suficientemente plausível, ou seja, deixa de negar,, mas o crente como não
tem por base nenhuma prova,, então não muda mesmo que surgem provas opostas.
Ele crê por FÉ, e é nessa fé que sustenta as suas esperanças, o descrente
apenas descrê e pode estar propenso a se tornar crente.
Também existem crentes que deixam de ter FÉ, mas isso já daria
assunto para outro tema.
Walter escreveu:Análises hermenêuticas devem começar por 3 perguntas:
Isso é uma opinião sua ou tem algum documento online sobre os procedimentos
da hermenêutica que possa indicar para dar sustento a essa afirmação que fez ?
Walter escreveu:Quem escreveu o texto, quando escreveu e para quem foi direcionado o texto.
Tirando que a Wikipedia esteja errada e você certo, o que lá está escrito
destoa completamente daquilo que chama de "Análises hermenêuticas".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica_b%C3%ADblica
Processo hermenêutico
Nos estudos bíblico, esta interpretação é estudada e obtida através da exegese.[4] Tipicamente, os seguintes passos são empregados:
[1] Leitura inicial do perícope (passagem);
[2] Leitura dos textos circundantes;
[3] Exame de palavras, termos nas línguas originais;
[4] Leitura de alusões intra-bíblicas da passagem;
[5] Leitura de alusões extra-bíblicas em outros paralelos históricos ou literários;
[6] Consulta à obras de referências sobre o contexto histórico e social da ambientação da passagem;
[7] Análise das fontes textuais e da redação, bem como o contexto histórico e social da composição da passagem;
[8] Exame da história da recepção, quer nas artes, história das ideias, no pensamento teológico, da passagem;
[9] Inferência das leituras possíveis da passagem.
Ou talvez sejam as suas 3 perguntas que destoam por completo daquilo
que é chamado Processo hermenêutico.
Walter escreveu:O Marcones foi o que mais se aproximou disso,
Se o Marcones se "aproximou" de alguma coisa foi somente da sua interpretação
do que são análises hermenêuticas, mesmo assim é pouca aproximação.
Walter escreveu:apesar dos detalhes que vc citou .
Os detalhes é que uma clara negação foi feita pelo Marcones ao que o Jefté respondeu,
mas após isso, na resposta o Marcones não soube se defender nem explicar a
contra argumentação apresentada pelo Jefté sobre a negação feita.
Walter, é "entendível" que você de alguma forma tente dar suporte às negações
do Marcones, e embora o faça num tom mais aceitável, é certo que ainda não foi
desta vez que conseguiu validar o que ele próprio não conseguiu justificar.
__Marcones__
Lamento em te informar, que o capitulo 6 de Oséias não tem nada de profecia sobre o Messias,
é apenas um evento sobre o povo de Israel e seu arrependimento Insincero
Se você ler todo o capitulo ira perceber que se trata do povo de Israel e não de nenhum Messias .
O Marcones não respondeu nem justificou as suas afirmações/negações perante as diversas
perguntas do Jefté, e foi por isso que os detalhes foram apresentados.
Entretanto, lamentações são dispensáveis, e talvez 99% do que está no AT são EVENTOS
sobre o povo de Israel, e muitos deles incluem tanto arrependimentos como afrontas a DEUS.
Ler todo o capítulo não muda aquilo que já está declarado no começo, que é sobre Israel,
mas depois como o Jefté pergunta, nada disso teve lugar nem pode ser mostrado.
E para entender não só os pontos sobre DEUS nos dar a vida, existe o fato de JESUS
ter subido aos céus para se sentar à destra de DEUS, (viver junto de DEUS).
E foi por esses diversos pontos que veio a alusão ao que está escrito em Oséias,
e que aponta para JESUS.