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    Lei e Graça, resposta sobre a guarda do Sábado.

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    Nakadomari
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    Lei e Graça, resposta sobre a guarda do Sábado. Empty Lei e Graça, resposta sobre a guarda do Sábado.

    Mensagem por Nakadomari Qui 16 Abr 2015, 20:05

    Lei e Graça, resposta sobre a guarda do Sábado.

    I - Só somos justificados por fé em Cristo, não pelas obras da lei


    Romanos 3

    21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
    22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
    23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
    24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
    25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
    26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
    27 Onde está logo a Jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

    - Uma vez ligados Cristo, não estamos mais de baixo da Lei.
    - Cristo é o caminho criado por Deus para justificação daquele que crê.


    28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
    29 É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
    30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
    31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei

    - Antes estabelecemos a lei porque dela vem o conhecimento do pecado, e consequentemente a necessidade de nós pecadores do nosso Salvador (Romanos 7:7, Gálatas 3:24).


    Romanos 4

    4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
    5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

    - Por isso a graça é para todos, não só para judeus como também para os gentios, estes que inclusive não lhe foram impostos encargo da lei, mas sim que vivam em Espírito (Atos 15:28-29), que testifica a verdade nos homens (João 14:26, João 15:26, Jeremias 31:33-34, Hebreus 8:10-13).


    Romanos 7

    4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
    5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
    6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
    7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

    - A lei nos trás ciência dos pecados e consequentemente a necessidade que temos de Cristo.
    - “Não cobiçarás” é o 10º mandamento dos dez, o que prova que Paulo se refere à lei na sua totalidade, em momento algum, no novo testamento, é seccionada em “moral” e “cerimonial”. Definitivamente na nova aliança, segundo as sagradas escrituras, a justificação diante de Deus não é alcançada pela obediência aos dez mandamentos, e sim por fé em Cristo, que justifica o ímpio.



    Romanos 10

    1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
    2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
    3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
    4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
    5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.


    Efésios 2

    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

    - Pra que ninguém se glorie, pois quem tropeça em um só ponto da lei é culpado em todos (Tiago 2:10).


    Gálatas 3

    1 Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
    2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
    3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
    4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
    5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
    6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
    7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
    8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
    9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
    10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
    12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
    13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
    14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

    24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
    25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
    26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.


    Gálatas 5

    4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.


    Efésios

    11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
    12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
    13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
    14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
    15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
    16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.



    I Timóteo 1

    3 Como te roguei, quando parti para a Macedónia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
    4 Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
    Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
    6 Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
    7 Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
    8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
    9 Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    10 Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
    11 Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.

    - “Usar a lei legitimamente” é cumprir todos os mandamentos para ser justo diante de Deus, impossível ao homem comum;
    - “A lei não é feita para o justo”. Serão julgados pela lei os que não estão em Cristo, justificador daquele que O aceitam como Salvador. Cristo disse: “...não vim para abolir a lei...”, a lei está em pleno vigor para aqueles que não estão em Cristo. O único Caminho para salvação dos homens é Ele que pagou o que não podemos pagar para sermos justos diante de Deus, para herdar a vida eterna.



    II - Uma vez que a Lei não tem poder de condenar a igreja de Cristo, numa nova aliança melhor que a anterior (Hebreus 8:6-7), devemos seguir seus mandamentos e ensinamentos (João 14:21-24), vivendo em Espírito.


    João 13

    34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
    35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

    João 14

    21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
    22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
    23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
    24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

    - Nosso Salvador deixa claro que existem seus mandamentos, e são seus discípulos aqueles que os guardam, e estes são amados pelo Pai.
    - Cristo diz que suas palavras vem do Pai, confirmando que apesar da novidade, é caminho criado por Deus, plano do Criador predito pelos profetas.



    João 15

    9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
    10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
    11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
    12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
    13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
    14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
    15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
    17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

    - Cristo cumpriu a Lei e está ligado diretamente ao Pai, "Não crês tu que estou no Pai, e que o Pai está em mim?" (João 14:10). Nós devemos ser vara em Cristo, dar bons frutos por estar ligados a videira verdadeira (João 15:1-17). Viver em novidade de vida, em Espírito, não cumprindo as concupiscências da carne (Gálatas 5:16-22; Apocalípse 22:15).


    Romanos 13

    8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
    9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

    - “Com efeito”, como resultado, consequentemente, ou ainda, automaticamente, cumprirá os mandamentos reverentes ao amor para com o próximo, o novo mandamento de Cristo, intersecção entre as duas alianças.
    - “quem ama aos outros cumpriu toda a lei”;
    - “tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”;
    - “de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.




    Gálatas 5

    14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
    16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
    17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
    18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
    19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
    20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
    22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.


    Gálatas 6

    7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
    8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.


    Mateus 19

    16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
    17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
    18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
    19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    - Cristo citou somente os mandamentos referentes ao amor para com o próximo, mesmo que o jovem amava mais o dinheiro que a Deus (Mateus 6:24), porque pregava a nova aliança que começaria a partir da sua morte.


    I João 2

    Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
    2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
    3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
    4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
    5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
    6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
    7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
    8 Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
    9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
    10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
    11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos

    -Aquele que guarda o mandamento de Cristo, amando o semelhante como Ele nos amou, cumpriu toda a lei, e o amor de Deus está nele.
    - O Amor é indiscutivelmente o centro do evangelho



    I João 3

    9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
    10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
    11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
    12 Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
    13 Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.
    14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
    15 Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
    16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
    17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
    18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
    19 E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;
    20 Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
    21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
    22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
    23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
    24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

    - O mandamento de Deus é que creiamos em Cristo, e nos amemos uns aos outros, assim como nos mandou.
    - “Alguns se afastam da simplicidade que há em Cristo” (II Coríntios 11:3)



    I João 4

    7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
    8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
    9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
    10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
    11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
    12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.


    20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
    21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.


    I João 5

    21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

    - Idolatria é obra da carne e não do espirito (Gálatas 5:19-21).


    II João 1

    5 E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
    6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.

    - O amor para com o próximo foi a única orientação de João em uma carta de apenas 13 parágrafos, o que ressalta a importação deste dom supremo (I Coríntios 13), intersecção entre as duas alianças. Mas ainda com uma diferença: na antiga aliança se amava o próximo cumprindo o que os mandamentos, na nova aliança o amor é um dom espiritual. Deus havia prometido fazer uma nova aliança e colocar suas leis na mente e escrever no coração do seu povo (Jeremias 31:33), o testemunho do Espirito Santo que Cristo antes me morrer (inicio da nova aliança) prometeu que rogaria ao Pai que nos enviasse (João 14:16 e 26).

    - Todo o novo testamento é incisivo quanto ao amor que devemos ter para com o próximo, mandamento de Cristo, com efeito, o mesmo mandamento de Deus (I João 2:7-11). Não enfatiza quanto à guarda do sábado e nem a divisão da lei, mas tira dos novos batizados os encargos pertencentes à antiga aliança (Atos15:28-29) e os instrui a viver em espírito (Gálatas 5:16-22) conforme testemunho do Espirito Santo que passa a abitar neles, cumprindo a promessa que Cristo fez (Romanos 14:16-18).



    III Devemos após o batismo viver em novidade de vida, em Espírito. Nisto se baseia a fé em Cristo. Quem crer e for batizado será salvo (Marcos 16:16).


    Marcos 16

    15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

    - Justificação por fé.


    Romanos 6

    4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.


    Gálatas 5:16-22

    já citado acima. Diz quais são obras da carne e obras do espírito.


    I Coríntios 6

    9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
    10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.


    Apocalipse 22:15

    15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

    - Devemos viver em Espírito, esta é a obediência ditada não por leis, mas sim pelo Espirito de Deus que abita em nosso corpo, e nos guia nas veredas retas.



    IV - Cristo cumpriu toda a Lei e nos trouxe a Graça

    Romanos 5

    19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
    20 A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça,
    21 a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

    - Assim como por Adão veio a todos homens o juízo para condenação, pela obediência de Cristo a toda a Lei veio a justificação para sua Igreja.


    Mateus 5

    17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
    18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

    - Cristo cumpriu toda a lei da antiga aliança. Para que fosse morto inocente e através do seu sangue, preço pelo qual nos comprou, para que nos recebesse por herança, e nos ligasse a Ele na nova aliança.
    Não estamos mais sob tutela da Lei, mas de Cristo, que é caminho criado por Deus para salvação dos homens, no novo conserto. Cristo mediador de um pacto melhor que da antiga aliança (Hebreus 8:6 em diante). Eram sacrificados animais para alcançar o perdão de Deus, e no lugar santíssimo do tabernáculo se encontrava a Arca da Aliança (antiga aliança), que continha dentro o pote de maná, a vara de Arão e as tábuas dos Dez Mandamentos. A nova aliança é no sangue de Cristo (Lucas 22:20, Hebreus 7:22).




    V - Cristo é Senhor até do sábado


    Mateus 12

    1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
    2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
    3 Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
    4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
    5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
    6 Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
    7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
    8 Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.


    Marcos 2

    23 E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
    24 E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
    25 Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
    26 Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
    27 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    28 Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.


    Lucas 6

    1 E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam.
    2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?
    3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
    4 Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes?
    5 E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.

    - Cristo é o Senhor até do sábado, não só de nós, servos.
    - Em nenhum momento Cristo ou os discípulos repreendem ou orientaram quanto a guardar de dias. Os ensinamentos são: viver em novidade de vida, em Espirito, amando o próximo assim como Ele nos amou.


    João 9

    4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
    5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
    6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
    7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
    8 Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
    9 Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
    10 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
    11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
    12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
    13 Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
    14 E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
    15 Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pós-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
    16 Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.


    João 5

    8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
    9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
    10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
    11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
    12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
    13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
    14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
    15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
    16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
    17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
    18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

    - De fato Cristo cumpriu toda a lei (Mateus 5:17, II Coríntios 5:21), então não violou o sábado. Ele é maior que sábado, é Senhor do universo, nosso Senhor, Senhor do mar, Senhor até do sábado. Os fariseus não entendiam, pois Ele não fazia conforme a tradição. Mas quebrantava (enfraquecia) o sábado (João 5:18), pois apesar do início da nova aliança ser a partir de sua morte, já os preparava ensinando de acordo com os preceitos do novo conserto com Deus.



    VI - Sombra das coisas futuras. Sara e Agar.


    Gálata 4

    21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
    22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
    23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
    24 O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
    25 Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
    26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
    27 Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
    28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
    29 Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
    30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
    31 De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.


    Hebreus 9

    8 Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo.
    9 Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferece dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
    10 Consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até o tempo da correção.


    Hebreus 10

    1 Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

    - Uma vez que a aliança da justificação que é pela lei se cumpre na aliança atual de forma alegórica, as obras da lei anteriormente praticadas pelo povo de Deus, não valem na nova aliança.


    Hebreus 4

    3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
    4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
    5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
    6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência.

    - Cristo nos deu descanso em Seu pesar, nos libertou do julgo pesado, nos libertou da escravidão (sob tutela da lei). Este descanso é o cumprimento alegórico do sétimo dia, onde se cessam as obras, o fim das obras da lei e o início da Graça. “Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).



    VII - Guarda de dias, divisão da lei e permanecer na lei


    Romanos 14

    2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
    3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
    4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
    5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

    - Não julgar o servo alheio também é amar ao próximo.


    Colossenses 2

    16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.



    Atos 13

    14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
    15 E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.

    - Os discípulos iam a sinagoga no sábado para pregar a boa nova aos judeus, que se reuniam neste dia. Isto não significa que iam por causa dos sábados, mas era um momento oportuno em que os judeus se reuniam para pregar o Torá.


    II Crônicas 8

    13 E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas (mensal), e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos (anual), na festa das semanas, e na festa das tendas.


    II Crônicas 31

    3 Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do SENHOR.

    - Exemplo que mostra que as Sagradas Escrituras tratam holocaustos, sábados, luas novas e solenidades como pertencendo a Lei do Senhor, não fazendo divisão em cerimonial e moral, mas como uma só, pertencente a aliança em vigor naquela época.
    - II Crônicas 2:4, Neemias 10:33, Ezequiel 45:17 e Oséias 2:11, também citam estas festividades.



    Levítico 23

    1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
    2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:
    3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso,
    santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações. 4 Estas são as solenidades do SENHOR, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado:
    5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR.
    6 E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do SENHOR; sete dias comereis pães ázimos.
    7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;
    8 Mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

    - As solenidades citadas na carta de Paulo aos Colossenses (2:16-17), se refere ao Sábado semanal.


    Atos 15

    1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
    2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
    3 E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
    4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
    5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
    6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
    7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
    8 E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
    9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
    10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
    11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
    12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
    13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
    14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
    15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
    16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.
    17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
    18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
    19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
    20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
    21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
    22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
    23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
    24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
    25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
    26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
    27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
    28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
    29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

    30 Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
    31 E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
    32 Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.

    - É importante o conhecimento da lei, pois através dela conhecemos o pecado, e então a necessidade que temos do nosso Salvador. O lei não foi abolida de maneira nenhuma, mais está em vigor para todo aquele que nega a Cristo, estes serão julgados por ela.  Na ocasião a lei era pregada nas sinagogas aos sábados (pelos que ainda não haviam reconhecido Cristo como Salvador, que viviam na antiga aliança). O único encargo imposto aos gentios (que não são judeus) foi que se guardassem das obras da carne, ou seja, viverem em Espirito.

      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 01:19