F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+26
Aldo Maro Ferraro
Maalheiros
Antonio
Tzaruch
Rodrigues
Vasuilvan
Ernesto
Betho
Edison
Anderson Luiz Louzada
Marcelo Almoedo
Gilcimar
Célio Saldanha
JoshuaInt
Rasabino
Maria Madalena
Jorge Paulo Barbosa
Prof. Azenilto G. Brito
Bildade
Juliano Toledo
Arnaldo Ferreira de Paiva
Devaney
Salomão
Thiago
Norberto
Gleison Elias
30 participantes

    "É a alma humana mortal ou imortal?"


    Arnaldo Ferreira de Paiva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 167
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Arnaldo Ferreira de Paiva Qui 09 maio 2013, 12:16

    Prezado Juliano você diz:

    vendo meu post penso que talvez não tenha dito que não aceito a idéia de existirmos antes da concepção, não como alma vivente, mas como projeto de Deus, consta nos seus designios mais ainda não existimos, o que consta é nossa existencia futura neste projeto, que é muito diferente da nossa existencia agora, tempo presente.

    Muito bem meu amigo, eu gostaria de saber porque Deus projetaria uma pessoa nascer idiota, o que levaria Deus fazer uma projeto assim, e outra nascer como irmão consanguíneo, nascido dentro do mesmo lar, filho dos mesmos pais, com inteligência perfeita? Qual o critério utilizado por Ele se um dos seus atributos é ser infinitamente justo e bom?

    "Deus criou todas as coisas, isso é fato "...criou Deus os céus e a terra..." portanto o barro do qual moldou Adão o primeiro homem é proveniente de DEus uma vez que tudo foi feito por Ele, portanto nossa carne, corpo tambem pertence a Ele, e vem DEle"

    Se Adão foi o primeiro homem, como explicar a existência dos homens das cavernas que existiram bem antes de Adão, e como explicar as diversidades de raças, e as diversidades de línguas faladas em todo o mundo?

    Se só existia Adão,Eva, Caim e Abel na Terra, como Caim ao matar Abel foi para as terras de Node, quem era Node, e quem era a mulher que ele encontrou e casou com ela em terras distantes, e construiu uma cidade para quem morar? e por que Deus pois um sinal na testa de Caim para que ninguém o maltratasse quando o encontrasse?

    portanto eu creio que tanto corpo quanto alma são gerados na concepção e são provenientes de DEus e o nosso corpo só morre por que nossa alma perde a vida, por que o sopro de vida é a alma, que é o resultado do sopro de DEus.

    e esta morre por que Deus no ultimo dia vai ressuscita-la para o julgamento.


    Neste caso, qual a finalidade da morte? Que benefício traria a morte se o indivíduo deixa de existir?

    Moisés e Elias estiveram conversando com Jesus no Monte Tabor, eles não esperaram esse último dia?


    Última edição por Arnaldo Ferreira de Paiva em Qui 09 maio 2013, 12:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir erros no texto)

    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 124
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Qui 09 maio 2013, 12:39

    Primeiramente a Bíblia jamais poderá ser considerada um livro só, até mesmo se quiséssemos, porque ela é composta por diversos livros de autores diferentes, de épocas diferentes chegando mesmo ao espaço de um mil anos de um escritor para outro, e no caso do evangelho de Jesus a distância da sua época para a de Moisés chega a quase dois mil anos.

    agora voce falou algo muito importante, e que até mesmo voces se esquece não dão a devida atenção.

    a biblia mesmo sendo composta por varios livros de difersos autores, são as cronicas históricas de um povo e seu Deus, procure em todas as outras religiões para ver se existe algo semelhante e que se entrelaça do começo ao fim, mesmo sendo escrita por diversos autores e tendo espaços temporais imensos, como voce mesmo cita no seu post.

    neste caso simples é que vejo a grandeza e plenutide de Deus, que para mim é realmente o autor desta façanha, onde os que com seu punho á escreveram só tiveram o trabalho de pegar o que seus ouvidos espirituais captavam e transmitiram ao papel diretamente de um unico autor, por isso é tão bem entrelaça e possui uma linha unica de pensamento como nenhuma outra religião, ou povo teve até então.

    quanto ao resto assim que tiver tempo vou comentar, mas acho que ja de cara vejo que voce tem a mesma idéia dos que se favorecem da biblia divida que é usá-la em pedaços só para firmar um idéia, e não tem perspectivas no contexto total dela.
    avatar
    Arnaldo Ferreira de Paiva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 167
    Idade : 74
    Cidade/Estado : Luziânia / GO
    Religião : Espírita
    Igreja : Comunhão Espírita de Brasília.
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 173
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Arnaldo Ferreira de Paiva Qui 09 maio 2013, 12:40

    Meu amigo Juliano, vejamos outro trecho dos seus comentários:

    "até o onde sei a biblia fala de alma que morre e não continua sua vida, por que Deus no dia do juizo vai ressucitá-la, isso é biblico para não citar um só versiculo e não parecer que pego um versiculo para fundamentar idéias, leia apocalipse, fala muito sobre ressurreição, isso é claro se voce quiser ignorar por completo todo novo testamento".

    Como eu já te falei, não tem condições de você querer ajustar os ensinamentos contidos no Velho Testamento com os de Jesus no Novo Testamento, pois a ressurreição de Jesus por exemplo, ela não se deu no corpo de carne, ele voltou a aparecer aos seus discípulos no corpo espiritual, até mesmo porque Ele já se encontrava no Reino de Deus usando o corpo espiritual, e não ia precisar de ressuscitar num corpo de carne para voltar ao Reino de Deus, só porque passou 33 anos entre nós.
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Qui 09 maio 2013, 13:00

    Meu amigo Juliano, vejamos outro trecho dos seus comentários:

    "até o onde sei a biblia fala de alma que morre e não continua sua vida, por que Deus no dia do juizo vai ressucitá-la, isso é biblico para não citar um só versiculo e não parecer que pego um versiculo para fundamentar idéias, leia apocalipse, fala muito sobre ressurreição, isso é claro se voce quiser ignorar por completo todo novo testamento".

    Como eu já te falei, não tem condições de você querer ajustar os ensinamentos contidos no Velho Testamento com os de Jesus no Novo Testamento, pois a ressurreição de Jesus por exemplo, ela não se deu no corpo de carne, ele voltou a aparecer aos seus discípulos no corpo espiritual, até mesmo porque Ele já se encontrava no Reino de Deus usando o corpo espiritual, e não ia precisar de ressuscitar num corpo de carne para voltar ao Reino de Deus, só porque passou 33 anos entre nós.

    declarações de Jesus após a ressurreição :

    Lucas 24:39 "Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho"

    Querido , por que não aceita o contexto geral da Bíblia como diz o Juliano em vez de pegar textos isolados ?
    Jesus claramente diz que ressuscitou em carne , tanto que o corpo de cristo não ficou na sepultura .....
    Pedro foi correndo ver o sepulcro e só viu os lençóis ( onde estava o corpo ?) -Lucas 24:12
    Não acharam o corpo do senhor- Lucas 24:3.
    O corpo de Jesus Ressuscitou quando Jesus ressuscitou !

    avatar
    Arnaldo Ferreira de Paiva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 167
    Idade : 74
    Cidade/Estado : Luziânia / GO
    Religião : Espírita
    Igreja : Comunhão Espírita de Brasília.
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 173
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Arnaldo Ferreira de Paiva Qui 09 maio 2013, 13:44

    Caro amigo Juliano volto a analisar um dos trechos do seu post 152:

    "neste caso simples é que vejo a grandeza e plenutide de Deus, que para mim é realmente o autor desta façanha, onde os que com seu punho á escreveram só tiveram o trabalho de pegar o que seus ouvidos espirituais captavam e transmitiram ao papel diretamente de um unico autor, por isso é tão bem entrelaça e possui uma linha unica de pensamento como nenhuma outra religião, ou povo teve até então".

    Pelo menos você admite a existência da mediunidade ao dizer que "o trabalho de pegar o que seus ouvidos espirituais captavam", só não foi de um único autor e principalmente se esse autor foi Deus, pois em muitos casos, os acontecimentos relatados e até mesmo as ordens dadas, não pode ter vindo de um Deus infinitamente justo e bom, a não ser que o seu Deus seja diferente daquele apresentado por Jesus no seu evangelho.

    "quanto ao resto assim que tiver tempo vou comentar, mas acho que ja de cara vejo que voce tem a mesma idéia dos que se favorecem da biblia divida que é usá-la em pedaços só para firmar um idéia, e não tem perspectivas no contexto total dela".

    Prezado amigo eu te aconselho a não ficar lamentando essa questão, o remédio é você nos ensinar a pegar todo o contexto bíblico para podermos dialogar com você. Eu gostaria de saber como é que fica as questões que eu apresentei sobre Adão ser o primeiro homem, em que mudaria se eu usasse essa sua alegação. Por favor nos demonstre em que mudaria.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Qui 09 maio 2013, 13:44

    Lucas 24:39 "Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho"

    obrigado Salomão por sua contribuição muito importante.

    Como eu já te falei, não tem condições de você querer ajustar os ensinamentos contidos no Velho Testamento com os de Jesus no Novo Testamento, pois a ressurreição de Jesus por exemplo, ela não se deu no corpo de carne, ele voltou a aparecer aos seus discípulos no corpo espiritual, até mesmo porque Ele já se encontrava no Reino de Deus usando o corpo espiritual, e não ia precisar de ressuscitar num corpo de carne para voltar ao Reino de Deus, só porque passou 33 anos entre nós.


    o que não tem condições caro amigo Arnaldo é continuarmos citando a biblia e fundamentando nossas idéias na biblia sem ver o ponto de vista de Deus que é o autor.

    me diga por favor! qual livro escrito por homens hoje voce lê e ignora o autor?

    não voce le justamente por que quer entender o que o autor quer dizer, por isso com a biblia deve ser feito da mesma forma.

    mesmo que voce diga que a biblia foi escrita por homens e não por Deus, ou mesmo que voce aceite que foi Deus que a revelou sendo então o autor dela, voce não olham nem pela visão do autor, Deus, muito menos do co-autor, que é quem transcreveu o que foi revelado, voces querem fazer suas analises dentro de um ponto de vista de voces, em pontos isolados por que se analisamos a fundo o contexto não é como voces afirmam é totalmente o oposto.

    voce disse que o velho testamento não tem co-relação com o novo testamento e que o velho testamento não é a mesma coisa que o novo testamento, discordo de voce, se voce estudar os profetas maiores e menores iniciando por Isaias, existem tantas, mas tantas indicações proféticas da vinda e vida de Cristo que seria inviável postar todos aqui, então, como pode o novo testamento não ser parte do velho se é o cumprimento deste, ou como não pode ter relação ou co-relação se um completa o outro, Cristo veio por que foi prometido, e onde foi prometido? no velho testamento.

    se voce quer justificar seu pensamento, tudo bem não tem problema, manda ve a gente vai ler e entender, mas procure dar uma coerencia mínima com a biblia uma vez que é um enrredo histórico completo não isolado, é sobre o que estamos falando, eu não posso falar de um filosofo ou de um pensador ateu dentro do meu pensamento eu preciso falar dentro do que me transmitiu nunca na minha visão sempre na visão do autor, por que seu quiser expor a minha visão, fora da visão do autor é melhor eu publicar o meu livro do que tentar mudar a visão do autor impondo a minha.

    eu sei que muitas coisas acabam por nos contradizer quando formulamos nosso pensamento aqui ou ali sem estar atentos ao contexto, mas é para isso que a biblia serve, é justamente isso que ela é, e sem essa essencia e sequencia fidedigna e consistente ela se torna um livro qualquer como os que voces estão acostumados a ler e jogar em alguma estante por ai.

    concordo que existem pontos de inflexão tão desconsertantes que nos levam a paradoxos morais e intelectuais, mas são só em nossa cabeça, uma vez que ao estudarmos e analisarmos as situações das quais são compostas as histórias, o que temos é um rico e vasto campo de conhecimento sem limites, revelado a nós, e mais ainda com a presença essencial do Espirito Santo na vida de quem crê em Deus se torna um livro sem comparação, e quase inexplicável, por isso que os crentes costumam dizer que a biblia é só o Espirito Santo que traduz direto em nossos corações.

    mas mesmo que voce negue esta experiencia por não ter passado, deve abrir sua mente para entender o conhecimento verdadeiro que segue a sequencia biblica, realmente uma história, um enrredo como nunca se viu em outras publicações.

    por que ignorá-lo, e por causa de um pensamento nosso vil e desconceituado desmerecê-lo, não pelo contrário o enrredo é a riqueza da biblia, por isso esta escrito: ...seja o homem mentiroso e Deus verdadeiro...

    por que é lindo sua composição contextual, todas estas discussões são a forma que usamos para nos alfinetar, dizendo que isso, ou que aquilo, mas na verdade acabamos por ignorar o que a biblia tem de mais importante que é o saber, que por causa de nossa insistente incapacidade de nos ater ao fatos e entendê-los acabamos por ignorá-lo.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Qui 09 maio 2013, 13:48

    existência da mediunidade

    voce sabe qual a origem desta palavra mediunidade?

    acredito que talvez voce não entenda sobre ela para afirmar que estou fazendo apologia ao espiritismo.

    uma vez que voce só trocou as palavras e elas tem o mesmo sentido, em vez de voces usar profeta voces usam medium, só para não ser parecido com os crentes, essa luta de voces não é biblica é institucional por isso voces brigam por coisas que querem dizer a mesma coisa ou tem o mesmo sentido.

    sim isso mesmo profeta é o medium por que médiu significa meio, e realmente o profeta é o meio que Deus usava para revelar suas profecias e voce insistem em fundamentar um idéia inteira em cima de uma palavrinha que é justamente o que acontecia no velho testamento.


    a diferença só é que voces usar o meio promiscuo, ou seja, qualquer coisa é aceita, nós preferimos o medium (profeta) que é o meio de Deus.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Qui 09 maio 2013, 13:58

    Alma para nós espíritas, é um espírito encarnado, agora não é tão simples associar ensinamentos do Velho Testamento base das doutrinas protestantes evangélicas, com os ensinos de Jesus.

    ensinamentos do velho testamento.

    como não podemos dizer que é possivel associar se voce fala a mesma coisa.

    Deus fez o homem do barro e do seu nariz soprou a vida sobre o homem, não é assim que esta escrito?

    por acaso após Deus soprar a vida sobre Adão o espirito (alma) de Adão saiu por ai flutando igual alma penada?
    não!
    então eu concordo com voce que somos um espirito encarnado, e a biblia diz exatamente isso eu não então o que voce quer dizer se falamos a mesma coisa, a diferença é que voce aceita a necromancia que é condenada pela biblia, eu não, as suas filosofias expiritas são tiradas da biblia compare, a unica diferença é que misturaram uma pratica condenada pela biblia dizendo ser aceita, para que alguns desapercebidos não se dessem conta do que esta acontecendo.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 09 maio 2013, 14:24

    Boa tarde

    Salomão
    Lucas 24:39 "Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho"
    Meu querido Salomão, Para que possa compreender você terá de distinguir o que seja Alma e Espírito dentro de todo o contexto, porque essas duas palavras estão misturada dentro do contexto bíblico.

    Conforme a bíblia, Deus lhe deu - um corpo + alma = Vida (Alma Vivente) e um Espírito esse é encaminhado a Deus após a morte.

    No verso que você cita Lucas 24:39 o espírito é (pneuma) ou seja o mesmo espírito que Deus lhe deu Ezequiel 36: 26-27 e quando o corpo morre e vira pó e espírito retorna para Deus Eclesiastes 12:07 e o pó retorna à terra de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

    Marcelo Almoedo
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Qui 09 maio 2013, 17:09

    Conforme a bíblia, Deus lhe deu - um corpo + alma = Vida (Alma Vivente) e um Espírito esse é encaminhado a Deus após a morte.

    No verso que você cita Lucas 24:39 o espírito é (pneuma) ou seja o mesmo espírito que Deus lhe deu Ezequiel 36: 26-27 e quando o corpo morre e vira pó e espírito retorna para Deus Eclesiastes 12:07 e o pó retorna à terra de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

    Marcelo Almoedo
    Querido amigo Almoedo !

    Eu sei que a extensão do termo "espirito " é longa , mas quando se fala de espirito que volta a Deus por ocasião da morte a aplicação é só uma .....
    Se o espirito volta a Deus , logo , esse já veio de lá em algum momento , do contrario não teria sentido o termo "voltar"......
    Esse espirito que volta é de todo ser humano que morre , e não somente de justos ou ímpios - Eclesiastes 12:7
    Se esse espirito que volta tem consciência, logo todos vão para o céu pois todos voltam a Deus e a doutrina do inferno como lugar de tormento para os ímpios cai por terra..

    Vamos a aplicação do "termo" espirito no contexto de voltando para Deus após a morte.

    preste atenção nesse texto :

    "E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer." (Lucas 8 : 55)
    Esse espírito que voltou na menina e ela reviveu não é uma parte consciente e inteligente que sai do ser humano na morte, mais sim o próprio folego da vida que é chamado pela bíblia almeida corrigida fiel ( que a maioria defende como a mais confiável na língua portuguesa ) de espírito de vida como podemos ver abaixo nesses dois textos:

    Gênesis 7 :15-"E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca".

    Gênesis 7 :22 "Tudo o que tinha fOlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu".

    O Segundo o texto , além de repetir a expressão "espírito de vida" , acrescenta as expressões folego e narinas , o mesmo que vemos em gênesis 2 :7

    obs 1 : Não esqueça que a expressão "espírito de vida" é uma coisa ,e "espírito com vida" é outra . foi o "espírito de vida" que entrou na menina e não um "espirito com vida". lembre-se que o espírito que entrou na menina estava voltando na menina no processo de ressurreição , logo ele saiu guando ela morreu , e o único espirito que entrou no homem segundo GÊnesis 2 :7 só pode ser o folego de "espirito de vida" segundo Gênesis 7:22 e não aquele segundo aquele ensinado por uma parte do seguimento imortalista .
    Esta mesma ideia é repetida em Apocalipse 11:11 com a expressão "espírito de vida":

    Apocalipse 11:11 - "E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, "vindo de Deus", entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram".

    Percebeu a expressão "vindo de Deus" ?
    O espirito veio de Deus e não se originou ali na formação mas veio para dar vida ......

    É sem este espírito que o corpo fica morto segundo Tiago 2:26 :

    Tiago 2 :26 "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta".
    ( é por isso que ele é chamado de espirito de vida)

    Foi este espírito que Jesus entregou ao pai em Mateus 27:50

    Se este espírito fosse uma parte inteligente e consciente que fosse ter com Deus , o texto de joão 20: 17 ficaria no minimo confuso , pois Jesus disse a maria que ainda não havia subido ao pai.

    Também estevão entregou o espírito ao pai em atos 7:59

    Salmos 146 : 4 diz : "Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos".

    Quando Jesus ressuscitou , aquele "espirito de vida" que saiu na morte , voltou e entrou no corpo e Jesus ressuscitou completamente e não em partes , por isso não acharam o corpo DELE no sepulcro.

    Fica na paz bom amigo Marcelo !





    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 10 maio 2013, 06:28

    Bom dia

    Olha o que você me obrigou a fazer, veja o tamanho do jornal que vai circular, será que alguém irá ler.

    Salomão é justamente o que já relatei sobre as palavras que estão misturadas, tanto no A.T como no N.T. <> Deixe-me ver se facilito, se simplifico para que todos possam entendam pelo menos o básico, com isso, não estou querendo dizer que sou professor para ensinar alguém ou o bam bam, nada disso, sou apenas um curioso e aproveito o recurso que tenho e tento compartilhar com quem deseja..

    Não usarei o original o hebraico e nem o grego a linguagens originais, e sim as suas traduções em A.T. Septuaginta e Léxico N.T. ok

    Primeiro vejam essas palavras e sua definição dentro de todo o contexto bíblico.

    ANTIGO TESTAMENTO <> CORPO = BASAR <> ESPÍRITO DE DEUS = RUWACH OU RUACH
    ALMA ou VIDA = NEPHESH

    NOVO TESTAMENTO <> CORPO = SOMA <> ESPIRITO DE DEUS = PNEUMA <> ALMA ou VIDA = PSIQUE.

    Agora, vamos definir o que consiste cada um desses versículos que você nos trouxe.

    Salomão escreveu
    Eu sei que a extensão do termo "espírito " é longa mas quando se fala de espírito que volta a Deus por ocasião da morte a aplicação é só uma .....Se o espírito volta a Deus , logo , esse já veio de lá em algum momento , do contrario não teria sentido o termo "voltar"......
    Sim caro Salomão, sem duvida conforme as escritura Deus lhe deu o seu próprio Espírito Ezequiel 36:26-27 Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito ( ruwach ) novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. - Porei o meu Espírito ( ruwach ) dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei.

    2 Timóteo 1:07 <> Porque Deus não nos deu o espírito ( PNEUMA ) de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação..

    Zacarias 12:01 <> A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito ( ruwach ) do homem dentro dele.

    Querido Salomão esse verso define muito bem essa questão. veja e perceba.

    1 Tessalonicenses 5:23 <> E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito,( pneuma ) e alma ( psique ) e corpo ( Sōma ) sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Esse espírito que volta é de todo ser humano que morre , e não somente de justos ou ímpios - Eclesiastes 12:07 <> Se esse espirito que volta tem consciência, logo todos vão para o céu pois todos voltam a Deus e a doutrina do inferno como lugar de tormento para os ímpios cai por terra..
    Não, penso que, conforme a Capa Preta que todos seremos julgados <> 2 Coríntios 5:10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

    Eclesiastes 3:17 <> 19 - 21 <> Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra. <> Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego ( ruwach ) ; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade <> Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.<> Quem sabe se o espírito ( ruwach ) dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito (ruwach ) dos brutos desce para a terra?
    Vamos a aplicação do "termo" espirito no contexto de voltando para Deus após a morte.
    Nesse caso Salomão você só irá encontrar o Espírito que Deus concedeu ou seja ( RUWACH OU RUACH ) no A.T. e ( PNEUMA ) no N.T.
    preste atenção nesse texto :
    "E o seu espírito ( Pneuma ) voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer." (Lucas 8 : 55)
    Aqui o espírito que reviveu nessa garotinha foi o que Deus lhe deu se fosse a alma seria (Psique)
    Esse espírito que voltou na menina e ela reviveu não é uma parte consciente e inteligente que sai do ser humano na morte, mais sim o próprio folego da vida que é chamado pela bíblia almeida corrigida fiel ( que a maioria defende como a mais confiável na língua portuguesa ) de espírito de vida como podemos ver abaixo nesses dois textos:
    Salomão o que fazer, qual o melhor caminho ou melhor solução quando encontramos versões discordante entre umas das outras, em....... Naturalmente você, imagino eu, já deve ter notado e analisado a diferença da versão da JFA- CF para as outras no versículo de Gênesis 7:22 "Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.
    Mais o que devemos fazer com as outras versões, iremos sacudir no lixo, acho que não, vamos dá uma chance a elas e expor algumas aqui:

    Gênesis 7:22 NVI <> Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu (Não tem a palavra espírito na sua tradução)

    Gênesis 7:22 NTLH <> Morreu tudo o que havia na terra, tudo o que tinha vida e respirava. (Não tem a palavra espírito na sua tradução)

    Gênesis 7:22 Catolica <> Tudo o que respira e tem um sopro de vida sobre a terra pereceu.

    Genesis 7:22 KJ <> All in whose nostrils was the breath of life, of all that was in the dry land, died.(Tambem não tem a palavra Espirito)

    Diante desse impasse, o que sugerimos a fazer, buscar a tradução na fonte, ou seja no hebraico, e tentar encontrar um tradutor on-line que possa transladar do hebraico para Português.

    καὶ πάντα ὅσα ἔχει πνοὴν ζωῆς, καὶ πᾶν ὃ ἦν ἐπὶ τῆς ξηρᾶς ἀπέθανεν.
    Gênesis 7 :15-"E de toda a carne, em que havia espírito (ruwach) de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca".
    Aqui a mesmo coisa com a garotinha, foi o espírito concedido por Deus.
    O Segundo o texto , além de repetir a expressão "espírito de vida" , acrescenta as expressões folego e narinas , o mesmo que vemos em gênesis 2 :7
    Não, em nenhuma situação desses versos encontramos a palavra NEPHESH ( Alma )
    obs 1 : Não esqueça que a expressão "espírito de vida" é uma coisa ,e "espírito com vida" é outra .
    Salomão não existe Espírito COM Vida, existe alma com vida, preste atenção nesse verso:

    Mateus 16:25 <> pois, quem quiser salvar a sua vida ( Psique ) perdê-la-á; mas quem perder a sua vida ( Psique ) por amor de mim, achá-la-á. E no seguinte temos:

    Mateus 16:26 <> Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?( Psique ) Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Psique)
    foi o "espírito de vida" que entrou na menina e não um "espirito com vida". lembre-se que o espírito que entrou na menina estava voltando na menina no processo de ressurreição logo ele saiu guando ela morreu ,
    Já expliquei acima, mas volto a explicar, o espírito que saiu e voltou foi o mesmo que ela recebeu de Deus ( PNEUMA )
    e o único espírito que entrou no homem segundo GÊnesis 2 :7 só pode ser o folego de "esprito de vida"
    Não, Não foi um espírito de vida que ele recebeu,
    Salomão lembre que Adão foi criado de um boneco de barro moldado por Deus e ganhou vida pelo fôlego, sopro de Deus e passou a ser uma Alma vivente, por isso caro amigo, você não tem uma ALMA você é uma ALMA vivente, e se esse corpo morrer a alma vai junto, quem vai para Deus é o espírito não alma conforme o grande Livro.
    segundo Gênesis 7:22 e não aquele segundo aquele ensinado por uma parte do seguimento imortalista .
    Tente traduzir esse verso, até porque a palavra que aparece na Septuaginta é ( PNEUMA )
    Esta mesma ideia é repetida em Apocalipse 11:11 com a expressão "espírito de vida":
    o que está se repetindo e o espírito de Deus ( PNEUMA ) e não Alma.

    Apocalipse 11:11 - "E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, ( PNEUMA ) "vindo de Deus", entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram".
    Percebeu a expressão "vindo de Deus" ?
    Percebi sim. ( PNEUMA ) E NÃO PSIQUI (ALMA)
    O espírito veio de Deus e não se originou ali na formação mas veio para dar vida ......É sem este espírito que o corpo fica morto segundo Tiago 2:26 :
    Tiago 2:26 "Porque, assim como o corpo sem o espírito ( PNEUMA ) está morto, assim também a fé sem obras é morta".
    ( é por isso que ele é chamado de espírito de vida)

    Também a palavra ESPÍRITO ali mencionada é ( PNEUMA ) Perceba agora, preste atenção, porque basicamente, a equação da vida é este: Corpo Barro Sujeira + Respiração/Fôlego = VIDA <> E quando morre, o inverso é se torna verdadeiro: Vida – Respiração = SUJEIRA /PÓ/BARRO
    Foi este espírito que Jesus entregou ao pai em Mateus 27:50
    Sim sem duvida, foi o seu ESPÍRITO ( PNEUMA ) alias conforme as escrituras o seu corpo a sua Alma/vida também entregou ao pai.
    Se este espírito fosse uma parte inteligente e consciente que fosse ter com Deus , o texto de João 20: 17 ficaria no mínimo confuso , pois Jesus disse a maria que ainda não havia subido ao pai.

    Salomão você quer saber quem era o espírito que falou com Maria, siga-me ate o verso 22 <> E com isso, soprou sobre eles e disse: ""Recebam o Espírito ( PNEUMA ) Santo .
    Também Estevão entregou o espírito ao pai em Atos 7:59
    ele entregou o seu espírito (PNEUMA) não a sua alma ou vida como queira.
    Salmos 146:04 diz : ". Sai-lhe o espírito,( RUWACH ) e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.

    O Espírito saindo do corpo, e esse mesmo corpo/alma/vida morre e volta a ser terra/pó/barro <> Querido Salomão veja o que contem o primeiro verso desse mesmo capitulo.
    Salmo 146:01 <> Louvai ao Senhor.Ó minha alma,( NEPHESH ) louva ao Senhor.
    Quando Jesus ressuscitou , aquele "espírito de vida" que saiu na morte , voltou e entrou no corpo e Jesus ressuscitou completamente e não em partes , por isso não acharam o corpo DELE no sepulcro.
    Sem duvida, conforme as escrituras Jesus Ressuscitou em ( PNEUMA ) ESPÍRITO E EM ( PSIQUE ) CORPO/VIDA/ALMA.
    Fica na paz bom amigo Marcelo !
    Em dobro a você e as seus querido Salomão.

    Uma ressalva

    Isaías 51:12 <> Quem pois és tu, para que temas o homem, que é mortal?

    No momento da morte, a alma vivente deixa de existir, o corpo retorna ao pó, e o espírito, a energia da vida, retorna a Deus.

    Mas, existe uma parte do homem que é imortal?

    Por muito tempo tem-se ensinado que a alma é imortal, que ela sobrevive após a morte e vai para o Paraíso, para o inferno, ou para qualquer outro lugar...menos aqui pra minha casa.

    A Bíblia concorda com este ensinamento?

    Ezequiel 18:20 <> A alma ( nephesh ) que pecar, essa morrerá.


    Mateus 10:28 <> Temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma ( psique ) e o corpo.


    Tiago 5:20 <> Aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma ( psique ).

    A Bíblia é clara neste ponto: a alma é mortal.

    Nenhum homem possui em si mesmo, por nascimento, uma semente de imortalidade.

    Salmo 78:50 [Deus] não poupou a alma ( nephesh ) deles à morte.

    Ezequiel 13:19 <> Vós Me profanastes (...), para matardes as almas ( nephesh ) que não haviam de morrer e para guardardes vivas as almas ( nephesh ) que não haviam de viver.»

    Notemos, no segundo versículo, como a mortalidade da alma é aplicada a todos os homens, bons ou maus.

    -------------------------------------------------

    Que o mesmo trabalhão que você me obrigou a fazer,Salomão que seja dado em dobro para ser averiguado e comparado. Amém.

    Um forte abraço e fique com seu Deus.

    Marcelo Almoedo


    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Sex 10 maio 2013, 07:56

    eu gostei da explicação, realmente é muito bem contextualizada.

    crer marcelo não é fazer parte de uma associação evangélica, eu as vezes te acho muito mais crente que muitos dentro de algumas denominações, sei que voce percebe isso, não quero que voce tome posição por uma denominação, se abrir seu coração a Deus e parar de negá-lo toda essa letra que voce tem por causa de seus estudos vai ser confirmada e desembaralhada pelo Espirito Santo, e voce vai poder entender a plenitude de tudo isso.

    só nephesh e pneuma que voce usa espirito, mas tudo bem todos costumam usar, não por ser o correto mas por causa do entendimento a frente do que foi proposto.

    ambas palavras tanto no grego quanto no hebraico são relaciondas a folego de vida, ou sopro de vida, ou ar da vida que nos faz alma vivente.

    tanto que até hoje usamos as derivações de pneuma para o que se relaciona a ar.

    e nephesh é alma porem ela só esta ligada a ruach como voce mesmo citou, e ruach é o sopro de vida de Deus.

    nós é que criamos a palavra espirito e colocamos neste jogo de palavras, é como voce mesmo disse se nós estivessemos atentos aos originais, jamais chamariamos YHWH de Deus, uma vez que o contexto nos leva a entender que SEu nome é unico, por que Ele é unico.

    e Jesus que é uma transliteração de Yeshua que ligado a hamashia nos diz verdadeiramente a que propósito veio, por que a tradução é "O Filho Enviado", ou Jesus o Messias, ou até mesmo no grego Iesous Christos, que é uma relação ao nome hebraico podendo ser entendido como Jesus o Salvador.

    a alma morre por que a morte é o fim ao qual Deus nos deu como merecimento de nosso pecado, ou seja, "...para que não coma do fruto da arvore da vida e viva para sempre..." ignorar a mortalidade da alma é ignorar um dos varios castigos que foram nos dado no dia da expulsão do Eden, o que nos faz rebeldes ao que Deus determinou, e mais uma vez questionar a palavra de Deus, afirmando ser Ele incapaz de cumprir o que designou e tentando a paciencia de Deus.

    toda heresia tem um objetivo simples, a da "alma eterna vivente" ou "alma que não morre" não é diferente de todas as outras, ao analizarmos sua essencia percebemos onde esta a afronta a Deus.
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sex 10 maio 2013, 08:09

    ele entregou o seu espírito (PNEUMA) não a sua alma ou vida como queira.

    Bom Marcelo !

    Você não discordou em nada o pensamento apresentado em minha postagem......
    Eu não disse que o Homem tem uma alma que sai do corpo por ocasião da morte .....
    A Alma é o próprio Homem e morre...............
    A única coisa que sai do Homem é o tal espirito de vida ( não com vida).......
    Sem este espirito o corpo é morto -Tiago 2:26
    Fique na paz !
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Sex 10 maio 2013, 08:41


    Muito bem meu amigo, eu gostaria de saber porque Deus projetaria uma pessoa nascer idiota, o que levaria Deus fazer uma projeto assim, e outra nascer como irmão consanguíneo, nascido dentro do mesmo lar, filho dos mesmos pais, com inteligência perfeita? Qual o critério utilizado por Ele se um dos seus atributos é ser infinitamente justo e bom?

    o conceito é que acaba com nossa idéia de Deus bom e infinito, o seu conceito de pessoa "idiota" é que esta o fazendo ignorar a diversidade a qual nos propos Deus na criação.

    se todos fossemos iguais não estariamos aqui discutindo, se todos fossemos ricos não precisariamos de obras assistenciais, se todos fossemos inteligentes não precisariamos de escolhas, se todos fossemos sãos não precisariamos de hospitais, siga o raciocionio sei que voce não é "lesado".

    moral da história se isso tudo fosse conforme o raciocinio acima, então não precisariamos amar o próximo:

    por que!
    pensaria o mesmo que eu, gostaria do mesmo que eu, não ficaria doente como eu, seria rico como eu, seria inteligente ou sabio como eu, seria são e de corpo perfeito como eu, siga o raciocinio...

    A perfeição de Deus amigo que voce não entendeu é o amor, por que!

    onde há equivoco há o amor de Deus, onde existe o defeito há o amor de Deus completando ha falha, onde ha ignorancia existe o amor de Deus instruindo, onde ha miséria tem o amor de Deus suprindo a necessidade, siga o raciocinio...

    voce não entendeu que tudo nos leva as mesmas questões: quem somos nós? para que nascemos? ou por que estamos aqui?

    siga o raciocinio caro amigo marcos.

    nascemos para ser instrumentos do amor de Deus tornando perfeitas todas as imperfeições que nossos olhos podem notar ou perceber, através da ferramenta que Deus nos deu o AMOR!

    essa é a infinita bondade de Deus, ele não seria infinitamente bom se existisse todos esse problemas e não pudessemos ajudar uns aos outros, seria cruel e triste.

    é isso que tem acontecido, por causa da soberba, arrogancia, intolerancia, ignorancia e separação á qual nosso inimigo, satanas tem nos levado a cultivar em nós mesmos, nos incitando a frutificar a maldade que habita em nós desde o dia em que Adão e Eva nossos pais a adquiram.

    Deus não vai mudar o seu plano perfeito por causa do seu ou do meu conceito do que é certo ou perfeito, nós é que não estamos entendendo o fundamento do conceito ou da essencia de tudo que acontece em nossa vida por determinação deste Deus.
    avatar
    Arnaldo Ferreira de Paiva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 167
    Idade : 74
    Cidade/Estado : Luziânia / GO
    Religião : Espírita
    Igreja : Comunhão Espírita de Brasília.
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 173
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Arnaldo Ferreira de Paiva Sex 10 maio 2013, 13:03

    Prezados amigos
    Bom dia

    Enquanto espero as respostas às diversas indagações que fiz ao nosso amigo Juliano, voltemos mais um pouco sobre o assunto da ressurreição.

    Comecemos pelo que foi postado por Salomão: (está em azul)

    “declarações de Jesus após a ressurreição :
    Lucas 24:39 "Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho"
    Querido , por que não aceita o contexto geral da Bíblia como diz o Juliano em vez de pegar textos isolados ?
    Jesus claramente diz que ressuscitou em carne , tanto que o corpo de cristo não ficou na sepultura .....
    Pedro foi correndo ver o sepulcro e só viu os lençóis ( onde estava o corpo ?) -Lucas 24:12
    Não acharam o corpo do senhor- Lucas 24:3.
    O corpo de Jesus Ressuscitou quando Jesus ressuscitou !”


    Esse post acima resultou de um trecho onde eu escreví:

    Como eu já te falei, não tem condições de você querer ajustar os ensinamentos contidos no Velho Testamento com os de Jesus no Novo Testamento, pois a ressurreição de Jesus por exemplo, ela não se deu no corpo de carne, ele voltou a aparecer aos seus discípulos no corpo espiritual, até mesmo porque Ele já se encontrava no Reino de Deus usando o corpo espiritual, e não ia precisar de ressuscitar num corpo de carne para voltar ao Reino de Deus, só porque passou 33 anos entre nós.

    Eu continuo assegurando que a ressurreição de Jesus não se deu no corpo de carne, não que eu queira fazer valer a minha opinião, como sempre, eu procuro fundamentar os meus argumentos na própria Bíblia, embora digam que não.

    Primeiro porque seria ilógico o Cristo ter vindo do Reino de Deus, já vivia com Deus na condição de Espírito, e pior ainda, sendo Ele o próprio Deus como dizem os protestantes evangélicos, somente porque passou 33 anos entre nós, ter que voltar para o Reino de Deus, digo para o Reino d'Ele mesmo num corpo de carne, se Ele mesmo disse:

    João 6, 63: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida”.

    Jesus estaria se contradizendo? Então temos agora um Deus humanizado no Reino d'Ele mesmo. Isso é inconcebível.

    Ora se Jesus disse: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita” não poderia absolutamente se contradizer ressuscitando num corpo físico. Portanto, o Cristo como todos nós, utilizou o corpo de carne apenas como instrumento para se manifestar no nosso meio material, e Ele confirma isso quando foi crucificado ao dizer: “Pai em tuas mãos entrego o meu Espírito” conforme podemos ler em Lucas 23:46.

    Portanto, essa doutrina da ressurreição do corpo não é ensinada por Jesus, pois para Ele o mais importante no homem é o espírito, pois conforme o versículo acima citado, a não ser que Ele esteja se contradizendo, coisa que nós Espíritas não acreditamos.

    Paulo também compreendeu que não existe a ressurreição do corpo físico quando em suas cartas aos Coríntios em: 1 Coríntios 15, 50:

    “I Coríntios, Cap. 15, v. 44 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”.

    Aqui Paulo está fazendo claramente a distinção dos corpos e determinando com qual deles estaremos depois da morte. O ressuscitar para Paulo não é voltar a ocupar o corpo de carne, é a continuidade da vida - a imortalidade do espírito -, num corpo pertencente ao mundo espiritual ao qual ele deu o nome de espiritual e Allan Kardec o chamou de Perispírito.

    Temos mais outras evidências que vem corroborá os nossos pensamentos acima. Vejamos em João 20: 19 e 20:

    "Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor".

    Vejamos que neste relato, os seus discípulos estavam num ambiente a partas fechadas, com medo dos judeus que os perseguiam por causa da doutrina de Jesus, e o mesmo - apesar das portas cerradas -, entrou e ficou no meio deles. Claro está que o Cristo não estava revestido de um corpo de carne, porque este corpo de carne não tem a propriedade de passar pelas paredes, entrar em ambiente fechado.

    Nos versículos 26-28 nos diz o seguinte:

    "Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!"

    Aqui entra um dos fenômenos estudados, investigados, e provados pela Doutrina Espírita e pelos cientistas não espíritas, que é o fenômeno de materialização temporária. O Cristo usou desse recurso para convencer Tomé, porque ele era daqueles muito racional e que só acreditava vendo, caso contrário - como faz a maioria dos incrédulos -, tomaria a sua aparição como uma ilusão ou outra desculpa qualquer. Fazia-se necessário que Tomé tocasse o seu corpo e seus ferimentos para ter a certeza que era Ele mesmo, o Cristo.

    Vejamos esse outro relato, agora constante em Lucas 24:28-34:

    "Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão".

    O relato nos mostra que Jesus vinha caminhando com os seus discípulos e até àquele momento eles não haviam percebido que se tratava dele, e depois que o convidaram para entrar, e só depois que ele partiu o pão, que eles o conheceram, e neste momento o Cristo desapareceu diante deles.

    Ora se Jesus tivesse ressuscitado no corpo de carne, este fenômenos seria impossível de acontecer, porque este nosso corpo físico não tem essa propriedade de desaparecer, e se Tomé estivesse presenciado esse fenômeno, teria atribuído essa aparição de Jesus como uma ilusão.

    Portanto, os versículos apresentados por Salomão acima citados não tem o significado que ele quer dá.

    Abraço fraterno
    Arnaldo Paiva
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sex 10 maio 2013, 13:28

    Eu continuo assegurando que a ressurreição de Jesus não se deu no corpo de carne, não que eu queira fazer valer a minha opinião, como sempre, eu procuro fundamentar os meus argumentos na própria Bíblia, embora digam que não.

    Declarações de Arnaldo ferreira de paiva mesmo coma clareza do texto abaixo :

    “declarações de Jesus após a ressurreição :
    Lucas 24:39 "Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho"
    Querido , por que não aceita o contexto geral da Bíblia como diz o Juliano em vez de pegar textos isolados ?
    Jesus claramente diz que ressuscitou em carne , tanto que o corpo de cristo não ficou na sepultura .....
    Pedro foi correndo ver o sepulcro e só viu os lençóis ( onde estava o corpo ?) -Lucas 24:12
    Não acharam o corpo do senhor- Lucas 24:3.
    O corpo de Jesus Ressuscitou quando Jesus ressuscitou !”

    Querido ,o certo é apresentar refutação depois que você explicasse o texto acima, pois se não fizer isso , vai dar a ideia de que quer colocar a Bíblia contra si mesma.... duas afirmações contrarias não pode ser verdades ao mesmo tempo em uma mesma relação .... prova ou explica a primeira afirmação para apresentar a sua.

    Vou colocar o texto completo para tirar qualquer duvida de um sincero e sedento estudante.

    lucas 24

    37 Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito.
    38 Ele lhes disse: "Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês?
    39 Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho".
    40 Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
    41 E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: "Vocês têm aqui algo para comer?"
    42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado,
    43 e ele o comeu na presença deles.

    Jesus até comeu para provar que não se tratava de espirito pois percebeu que eles ainda não tinha crido !

    Querido , se ainda continua crendo diferente ,logo não pode dizer que sua crença se baseia na Bíblia , pois esse caso citado é um fato ....
    Vou orar a Deus por você para que consiga enxergar essa verdade tão cristalina ...

    Obs :No verso 39 Jesus diz que espirito não tem carne e nem ossos .... E ao mesmo tempo Jesus diz possui ele (Jesus) carne e ossos...logo não se trata de um espirito visto ele mesmo dizer que o espirito não tem carne e ossos...
    Fique na paz !

    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Juliano Toledo Sex 10 maio 2013, 13:42

    Se Adão foi o primeiro homem, como explicar a existência dos homens das cavernas que existiram bem antes de Adão, e como explicar as diversidades de raças, e as diversidades de línguas faladas em todo o mundo?

    Se só existia Adão,Eva, Caim e Abel na Terra, como Caim ao matar Abel foi para as terras de Node, quem era Node, e quem era a mulher que ele encontrou e casou com ela em terras distantes, e construiu uma cidade para quem morar? e por que Deus pois um sinal na testa de Caim para que ninguém o maltratasse quando o encontrasse?

    Boa tarde

    Existe uma linha de pensamento criacionista entendendida por um grupo ainda pequeno de Cristãos, e que não afirma a criação da terra junto da formação da terra, ou seja que antes da formação da terra e criação do homem no Eden a terra já existia.

    qual a base para isso, o próprio genesis!

    capitulo 1 versiculo 1
    No principio criou Deus os céus e a terra!
    quando não sei no principio esta escrito ai e não foi dado tempo nenhum de quando se suscedeu este fato.

    capitulo 1 versiculo 2
    a terra era sem forma e vazia e o Espirito de Deus se movia sobre a face das aguas.
    no versiculo 2 vemos uma pré existencia da terra e da agua, nos capitulos a seguir, voce pode continuar lendo mas não fala de criação da terra muito menos da agua.

    fala sim de separação de uma terra que ja existia e de uma agua que ja existia tambem.

    ao contrario de muitos que possam não admitir esta idéia, eu sou favorável justamente por causa da grande quantidade de provas, indicando que antes de nós ja haviam outras criaturas.

    ignorar isso é o mesmo que ignorar o diluvio!
    se Deus exterminasse o homem no diluvio algo o impediria de criar novamente outras criaturas?
    estas criaturas mais tarde não encontrariam nossos ossos fossilizados?
    Deus pode todas as coias, eu não, não vou firmar me posicionamento sobre algo duvidoso, sobre algo que o próprio Deus não nos revelou.

    o que sei é que as escrituras dão margem para um criação primaria da terra e depois uma formação do homem, com podemos ler na biblia.

    respondi mais para colocar meu posicionamento em relação ao que entendo sobre as descobertas da ciencia, até por que essas perguntas são as mesmas que nos faziam os filosófos, e muitos anos atras quando eu ainda estudava e era um católico bitolado.

    como a coisa dificilmente muda, ainda depois de tanto tempo ouço as mesmas retóricas repetidas como um ciclo vicioso redundante e sem criatividade.

    e respondo a mesma coisa, se a prova esta ai e a biblia não da margem para desmerecê-la quem sou eu para negar, muito pelo contrário eu reconheço o que meu Deus pode fazer o que estiver dentro do seu coração, o que faz ou deixa de fazer é problema exclusivo dele, eu crer ou não, inacreditavelmente não fará diferença nenhuma para Ele, uma vez que se creio nele, é Deus, se deixo de crer NEle ainda continua sendo Deus, da mesma forma sem aumentar ou diminuir em nada sua imensidão e poder.

    a minha pergunta é uma só!
    e voce reconhece?

    Conteúdo patrocinado


    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 11 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 01:08