Pessoal, estou estudando um pouco de música classica e me deparei com a historia dos castrati. Eram homens castrados ainda quando muito jovens para serem preparados para cantar em igrejas e mais tarde tiveram fama em operas, sendo que muitas foram compostas para castratis.
Depois, no inicio do seculo XX, com a proibição do vaticano, deixaram de existir e as antigas operas originalmente excritas contando com uma voz de um castrati foram adaptadas para vozes femininas.
É uma voz diferenciada pois as mulheres não conseguem alcançar o tom.
Mas tudo isso parece ter inicio graças a esse verso Biblico:
"1 Coríntios 14:34-35
As mulheres devem ficar em silêncio durante as reuniões na igreja.
Não devem tomar parte nas discussões. Sejam submissas, tal como
mandam as Escrituras. Se tiverem questões a apresentar, que o
façam aos maridos em casa; não é próprio para as mulheres falar
nos cultos da igreja."
Estes cantores especializavam-se nas partes de soprano (cantus) e contralto (altus), já que no território italiano de modo geral, mas mais específica e rigidamente em Roma (nos chamados Estados Papais), as mulheres eram proibidas de cantar na igreja. Esta proibição era baseada na primeira epístola de São Paulo à igreja, mulier taceat in ecclesia (HERIOT, 1956, pag.9). Pode-se ler abaixo o texto que caracteriza esta epístola :
Quem tiver interesse existe um trabalho acadêmico sobre isso
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156003/francesconi_lhk_me_ia.pdf
Depois, no inicio do seculo XX, com a proibição do vaticano, deixaram de existir e as antigas operas originalmente excritas contando com uma voz de um castrati foram adaptadas para vozes femininas.
É uma voz diferenciada pois as mulheres não conseguem alcançar o tom.
Mas tudo isso parece ter inicio graças a esse verso Biblico:
"1 Coríntios 14:34-35
As mulheres devem ficar em silêncio durante as reuniões na igreja.
Não devem tomar parte nas discussões. Sejam submissas, tal como
mandam as Escrituras. Se tiverem questões a apresentar, que o
façam aos maridos em casa; não é próprio para as mulheres falar
nos cultos da igreja."
Estes cantores especializavam-se nas partes de soprano (cantus) e contralto (altus), já que no território italiano de modo geral, mas mais específica e rigidamente em Roma (nos chamados Estados Papais), as mulheres eram proibidas de cantar na igreja. Esta proibição era baseada na primeira epístola de São Paulo à igreja, mulier taceat in ecclesia (HERIOT, 1956, pag.9). Pode-se ler abaixo o texto que caracteriza esta epístola :
Quem tiver interesse existe um trabalho acadêmico sobre isso
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156003/francesconi_lhk_me_ia.pdf