Olá amigos,
Trouxe alguns textos para nossa análise:
"Então, o homem me levou à porta, à porta que olha para o oriente. E eis que, do caminho do oriente, vinha a glória do Deus de Israel; a sua voz era como o ruído de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. O aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera, quando vim destruir a cidade; e eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e me prostrei, rosto em terra. A glória do SENHOR entrou no templo pela porta que olha para o oriente. O Espírito me levantou e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR enchia o templo." (Ezequiel 43:1-5)
Agora, mais adiante, comparemos outros textos do mesmo livro de Ezequiel:
“Então, o homem me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada. Disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, Deus de Israel, entrou por ela; por isso, permanecerá fechada.” (Ezequiel 44:1-2)
Como vimos nos textos acima, os caps. 43 e 44 do Livro de Ezequiel, trata-se de uma visão profética onde o Senhor deu ao profeta, demonstrando que passaria por uma porta e que tal porta estaria depois fechada porque Ele, o SENHOR, DEUS DE ISRAEL havia passado por ela...
Assim sendo, quando encontramos, de fato, o cumprimento dessa citação?
Vejamos:
Lucas 19
28 E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém.
29 E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,
30 Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o.
31 E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor o há de mister.
32 E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera.
33 E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
34 E eles responderam: O Senhor o há de mister.
35 E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
36 E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes.
37 E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
38 Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.
39 E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
40 E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
41 E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Como vimos acima, o cumprimento da visão dada ao profeta Ezequiel deu-se na pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo quando o mesmo adentrou pelos portões ou porta da cidade de Jerusalém.
Não bastasse, a Bíblia nos revela também que uma fenda se abrirá no Vale de Cedron na Batalha do Armagedom quando Jesus pisar no Monte das Oliveiras ( Zc 14:4), e ele triunfante e em glória entrará pela porta da Misericórdia, porta esta que dá acesso à cidade de Jerusalém.
Diante do exposto, é inegável o cumprimento dessa profecia na pessoa do Messias, e o interessante que é dito o Deus de Israel passou por ela. Quem é o Deus de Israel?
Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
Deuteronômio 6:4,5
Paz a todos,
Clébio