F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+24
Stanley K
HugoDorio
Julio Celestino
Tzaruch
Maria Madalena
Marcelo Almoedo
Willian Julio Maciel
José Herminio
Janete
Washington Ruiz
Canuma
Alan
Gerson Witezak
Rodrigues
Diephe
Prof. Azenilto G. Brito
Norberto
Rasabino
Elielson Ribeiro
Gleison Elias
Clébio
Jefté
Vasuilvan
Gilcimar
28 participantes

    Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....


    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 597
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Qui 23 Abr 2015, 11:05

    Olá, Madalena,

    Está escrito que muito difícil um judeu, tendo bebido o vinho da lei, renunciar a obediência à Lei de Moisés, isto é, todos os irmãos que hoje ainda guardam o sábado relutarão bastante e, dificilmente passarão a considerar Jesus como seu exclusivo mestre.
    =
    Sim, irmã, os que não querem se desligar da lei são os que só têm olhos para o que é material, e essa preocupação sua hoje Paulo já tivera no passado.

    (Rm 7.25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus (que é a Lei de Cristo, o Evangelho de Jesus), mas, segundo a carne, da lei do pecado (que é a Lei de Moisés, a antiga Lei de Deus, as Escrituras).

    Até mais!

    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Qui 23 Abr 2015, 11:24


    Vejam este texto:

    Lucas

    10.26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
    10.27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    Perceberam que Cristo perguntou daquilo que está escrito na Lei?

    Se esses dois grandes mandamentos lidos pelo interprete da lei fossem mandamentos de uma suposta nova Lei de Cristo diferente da Lei que antes existia muitos teriam que acreditar que Jesus escreveu uma Lei diferente da que tinha e que o povo tinha que seguir as duas naquele momento visto a Lei anterior ainda não ter sido abolida....

    Agora se aquela Lei onde foi lida os dois grandes mandamentos é a lei que já existia e que depois foi 100% abolida como explicar que Tiago anos depois citou um daqueles mandamentos como a escritura que serviria de base para se observar legalmente a Lei régia?

    Tiago 2.8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;

    Seria estranho observar a Lei régia segundo a escritura de uma lei que pregam que foi 100% abolida....

    Amigos, vocês precisam contextualizar melhor os textos que citam....
    Abraços..!
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Qui 23 Abr 2015, 21:08

    Olá, Gilcimar,

    Os discípulos de Moisés, fingindo respeito, faziam várias perguntas a Jesus sobre assuntos referentes à Lei de Moisés com o intuito não de louvá-lo, mas de acusá-lo, e Jesus, como era óbvio, tinha de responder as perguntas citando trechos da Lei, que era o que eles queriam ouvir.

    Era tanta a FALSIDADE dos da obediência à Lei, que eles chamavam Jesus de Mestre, porém, Jesus sabia que eles estavam fingindo ser seus discípulos, e até hoje ainda existem muitos desses.

    Em Lc 10.25, Jesus sabia que quem lhe perguntou: Mestre, que farei para herdar a vida eterna(?) não era um discípulo seu, mas um discípulo de Moisés, intérprete da Lei, e Jesus sabia que a intenção de tal judeu era de acusá-lo, caso a sua resposta não estivesse de conformidade com os escritos da Lei, que era a única lei vigente.

    Ora, Jesus, sabia que estava conversando com um discípulo de Moisés, e sabia que aquele judeu era um falso discípulo, e sabia o que aquele falso discípulo iria lhe perguntar, e sabia o que o judeu queria ouvir da sua boca.

    Como Jesus sabia que a resposta do judeu seria a menção dos dois únicos mandamentos que ele, Jesus, iria nos deixar para obediência em seu Evangelho, na Lei de Cristo, em substituição aos escritos das pedras, foi que ele fez a pergunta ao judeu: Que está escrito na lei? Como interpretas?

    Jesus queria que a resposta do judeu, citando os dois únicos mandamentos de Jesus, era para que outros judeus, de qualquer época, aprendessem que para herdarmos a vida eterna não precisamos cumprir tudo o que está disposto na Lei de Moisés, mas somente os dois mandamentos que Jesus quis e fez o judeu lhe responder.

    Até mais!
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Qui 23 Abr 2015, 21:12

    Olá, Azenilto,

    Estou esperando você apresentar os seus argumentos combatendo os que apresentei, a respeito de Romanos 7, onde provei que a Lei de Moisés, que era a antiga Lei de Deus, já não vige, porém sei que você, como é seu costume, numa total falta de respeito, não vai dar continuidade ao debate, não é?

    Ora, se você tem tanta certeza de que possui todas as respostas, por que não aproveita a ocasião e tenta me calar, mostrando que a Lei de Moisés ainda é a Lei de Deus?

    Se você, ou qualquer outro irmão que defende a vigência da Lei de Moisés, não der continuidade ao debate, respondendo as perguntas que fiz, vai ficar patente que vocês e que foram por mim calados.
    =
    A lei de Deus foi a Lei de Moisés, irmão, mas hoje, aliás, desde o advento do Evangelho, não é mais. A Lei de Deus hoje é a Lei de Cristo.

    Para que lei foi que morremos, em Rm 7.4? Para a Lei de Moisés ou para a Lei de Cristo? Estou esperando você me ensinar isso. Pode ser?
    =
    (...) os significados que o termo lei tem em Romanos 7:

    (Rm 7.1) Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a LEI), que a LEI tem domínio sobre o homem toda a sua vida? (O termo lei, deste versículo, está se referindo à Lei de Moisés, posto que trata-se de uma lei conhecida pelos irmãos, e a única lei conhecida era a Lei de Moisés, a antiga Lei de Deus).

    (Rm 7.2) Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. (O termo lei aqui está se referindo à lei dos homens, a lei que rege a união matrimonial).

    Depois eu continuo (estou com visitas de irmãos da exclusividade de obediência ao Evangelho).

    Até mais!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Ter 28 Abr 2015, 20:56

    Washington escreveu:Os discípulos de Moisés, fingindo respeito, faziam várias perguntas a Jesus sobre assuntos referentes à Lei de Moisés com o intuito não de louvá-lo, mas de acusá-lo, e Jesus, como era óbvio, tinha de responder as perguntas citando trechos da Lei, que era o que eles queriam ouvir.

    Só neste trecho da tua postagem vemos mais  um exemplo de  falta de contextualização e festival de conjecturas e  citação de textos para tudo que lado considerando  a postagem toda..

    Não há conflito entre os escritos de Moisés e as palavras de Cristo e os perseguidores de Jesus  pensavam que era discípulos de Moisés mas não eram pois se cressem nos escritos de Moisés  creriam nas palavras de Cristo e o aceitariam  e não o perseguiriam......

    O próprio Cristo disse isso veja:

    João 5.46   Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito
    5.47   Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

    Obs: Crer nos escritos de Moisés era condição para crer nas palavras de Cristo logo Aquilo que Moisés escreveu não está contrariando o Evangelho...

    Estes  que perseguiam Jesus não observava a Lei de Moisés e   Cristo também disse isso:


    João 7.19   Não vos deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar-me?

    Com estes textos podemos concluir duas coisas:

    1-Os Perseguidores de Cristo não era discípulo nem de Cristo e nem de Moisés...
    2-Crer nos escritos de Moisés  não nos leva a descrer no evangelho de Cristo e nem em suas palavras  pois Jesus disse ao contrário....

    Pena que em vez de você considerar estes textos e trata-los primeiro vai querer avançar em outros querendo criar aquele  conflito de textos que desorganiza todo debate...

    Mas fica aí para os outros tirarem conclusões....

    Mas dentro das duas conclusões que citei os textos as  confirmam....

    Abraços..!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Ter 28 Abr 2015, 23:31

    .
    Resposta à Mensagem Nº875

    Olá Gilcimar.

    Gilcimar escreveu:Não há conflito entre os escritos de Moisés e as palavras de Cristo e os perseguidores de Jesus  pensavam que era
    discípulos de Moisés mas não eram pois se cressem nos escritos de Moisés  creriam nas palavras de Cristo e o aceitariam  
    e não o perseguiriam......

    O próprio Cristo disse isso veja:

    João 5.46   Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito
    5.47   Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

    Obs: Crer nos escritos de Moisés era condição para crer nas palavras de Cristo
    logo Aquilo que Moisés escreveu não está contrariando o Evangelho...

    --João 5.46   Porque se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito--


    O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti,
    de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;

    Deuteronômio 18:15


    Observação--- Moisés escreveu e MANDOU escutar esse profeta que é JESUS CRISTO.


    DUPLA OBSERVAÇÃO-- Se não houve NENHUM "conflito" entre os escritos de Moisés 
    e as palavras de JESUS,,,,  Moisés não MANDARIA escutar essas Palavras de JESUS,
    pois os seus escritos serviriam
    .






    Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos,
    como tu, e porei as minhas palavras na sua boca,
    e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
    E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras,
    que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

    Deuteronômio 18:18,19

    OBSERVAÇÃO COMPLEMENTAR-- Esse profeta suscitado veio falar as Palavras de DEUS,
    e quem não ouvir essas PALAVRAS, DEUS o requererá dessa pessoa.






    Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai.
    Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

    João 5:45

    OBSERVAÇÃO FINAL-- O melhor mesmo é seguir o conselho de Moisés, e escutar TUDO
    o que JESUS CRISTO FALOU
    , porque DEUS irá requerer isso de nós todos.


    Não será dos escritos de Moisés que será requerido,, MAS SÓ DO QUE JESUS FALOU.






    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Qua 29 Abr 2015, 00:17

    Você reforçou  que não há conflito entre os escritos de Moisés e as palavras de Cristo....

    E antes dos cristãos ter acesso ao NT Paulo  já  disse das escrituras  da sua época ( AT)  que eram sagradas letras cujo saber tornava os seus leitores sábios  para "A SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO JESUS.."

    2 Timóteo 3.15   e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
    3.16   Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
    3.17   a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra
    .

    Aquilo que chamamos de AT hoje é os escritos de Moisés e os profetas....

    Paulo pregou sobre Jesus pelos escritos de Moisés e os profetas provando que não existem conflitos ATos 28:23

    Abraços..!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Betho Qua 29 Abr 2015, 22:41

    Não há dúvidas quanto a tradução literal do restante de Romanos 10:4, "...em justiça a todo o que está crendo..." O texto é assim na ordem das palavras A) "... 1finalização/Completação 2porque 3de lei 4Ungido em justiça a todo o que está crendo..." Outro dia irei rever o que pode ser feito para entende-la, porém, na minha humilde opinião, estas passagem é muito controversa devido a sintaxe para servir de argumento.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Tzaruch Qui 30 Abr 2015, 07:26

    .

    Resposta à Mensagem Nº877

    Olá Gilcimar.


    Gilcimar escreveu:Você reforçou  que não há conflito entre os escritos de Moisés e as palavras de Cristo....

    E em quais palavras você conseguiu ler esse reforço ?



    Será quando Moisés MANDA escutar o profeta que VIRIA, ao invés de mandar escutar as próprias palavras ?

    Ou será quando DEUS falou que irá requerer de cada um acerca das PALAVRAS 

    que esse profeta iria falar em seu nome e que não sejam escutadas ?


    Gilcimar escreveu:Paulo pregou sobre Jesus pelos escritos de Moisés e os profetas provando que não existem conflitos ATos 28:23

    E sobre qual assunto se está a tratar afinal ?

    Paulo pregou SOBRE JESUS porque Moisés havia falado acerca Dele, mas isso não são as
    palavras de JESUS como tentou dizer.


    Os "ditos" conflitos não são nesse sentido, pois JESUS é o profeta anunciado no AT, logo nesse ponto
    está em concordância, também em muitos outros, mas não é esse o assunto, mas sim o que esse
    profeta FALOU.


    Moisés ao falar para escutarem o profeta que viria, está a anunciar que as palavras desse profeta
    teriam SUPERIORIDADE sobre aquilo que o próprio Moisés havia ensinado.

    Também DEUS quando fala em Deuteronômio 18:18,19 adverte que irá requerer ACERCA das palavras
    faladas pelo profeta que viria,,, pois iria colocar as próprias palavras na boca desse profeta.


    As palavras faladas por JESUS são as palavras que DEUS colocou na sua boca, quem não ouvir JESUS,
    a esses DEUS irá requerer por não terem ouvido.


    E sobre as palavras de Moisés ??,,, qual é a indicação que DEUS irá requerer quem não escutar Moisés ?


    Portanto, o conflito começa em escutar Moisés nos ensinos, em vez de escutar JESUS CRISTO.


    .
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Qui 30 Abr 2015, 08:17

    Olá, Gilcimar,

    Eu lhe fiz perguntas e é seu DEVER me respondê-las, assim como respondo a qualquer pergunta que você quiser me fazer, por isso, repito: Para que Lei (Rm 7.4) temos de nos considerar mortos, para a Lei de Moisés ou para a Lei de Cristo?

    E sobre o termo escritura(s)? Você ainda vai chamar os escritos do Evangelho de Jesus de escrituras? Espero que não!
    =
    Está escrito, sim, que há CONFLITOS entre os escritos da Lei de Moisés e os da Lei de Cristo, você é que, por ser DISCÍPULO DE MOISÉS, faz vista grossa e não os aceita.

    Está escrito (Lv 19.12) que era PERMITIDO aos homens fazerem os seus juramentos (Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor OS TEUS JURAMENTOS), porém, os escritos da Lei de Cristo se opõem a esses escritos (Mt 5.34 Eu, porém, vos digo: DE MODO ALGUM JUREIS; nem pelo céu, por ser o trono de Deus), isto é,

    A sua cegueira espiritual, irmão, por você querer ser discípulo de dois mestres ao mesmo tempo, impede você de aceitar esses escritos, não é?

    E agora, se você continuar dizendo que não há conflitos entre o que Moisés e Jesus nos deixaram escrito, é por sua conta. Eu estou fazendo a minha parte, sabia?
    =
    Você disse que: Estes  que perseguiam Jesus não observava a Lei de Moisés, porém, foi o próprio Jesus que disse que esses mesmos homens DEPOSITAVAM TODA A SUA CONFIANÇA nos escritos de Moisés (Jo 5.45 Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem TENDES FIRMADO A VOSSA CONFIANÇA), Segundo você, quem está errado é Jesus, não é?

    Só há um caminho para se chegar ao Pai, irmão, sendo levado por Jesus, sendo discípulo EXCLUSIVO de Jesus, direito esse que se adquire através da obediência exclusiva aos escritos da Lei de Cristo, por isso, você tem de se libertar da obediência aos escritos da Lei de Moisés, senão Jesus não lhe poderá levar ao Pai.
    =
    Outra coisa, o irmão Tzaruch não reforçou os seus argumentos, pelo contrário, ele não concordou em nada com o que você disse.

    Até mais!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Betho Qui 30 Abr 2015, 17:12

    Para que Lei (Rm 7.4) temos de nos considerar mortos, para a Lei de Moisés ou para a Lei de Cristo? Washington Ruiz
    .
    Compreendo que Jesus endureceu as leis de Moises. A principio, o seu argumento no contexto de Romanos 7:1-6 faz muito sentido, particularmente, gostei muito, porém, não acredito na tradução corrente, de certo que irei estudar mais este assunto.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Sex 01 maio 2015, 11:48

    Se a Lei de Moisés morreu em sua totalidade de preceitos e mandamentos  por que Tiago citou uma porção dela em Tiago 2:8?

    Tiago 2.8   Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;

    "O amarás o teu próximo como ti mesmo" é a porção da escritura citada da Lei de Moisés  que foi lida pelo  interprete da Lei em Lucas 10:26-27:

    Lucas 10.26   Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
    10.27   A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    A Lei lida pelo Interprete da Lei é a Lei de Moisés pois eram dessa Lei que os interpretes eram interpretes no tempo de Cristo....

    Se a Lei régia de Tiago 2:8 é a suposta "Lei de Cristo"  ficaria estranho que está fosse observada segunda a escritura de uma outra Lei para qual morremos...

    Não dá para continuar debatendo com gente que atira textos para tudo que lado e faz perguntas pré-posicionadas  pois como vou responder que uma lei morreu e a outra não se acredito que a lei de Cristo é a Lei de Moisés é a mesma Lei de Deus sem conflitos entre os escritos de Moisés e as palavras de Cristo como ensina a Bíblia?

    Se não houver organização e contextualização  dos textos citados o debate perde qualidade e eu estou sem tempo para continuar assim....

    Morremos para aquilo de qual estávamos sujeitos e não para a lei de Deus pois não ser sujeito a lei de Deus segundo Romanos 8:7 é coisa de inimigo de Deus e não de amigos de Deus e Tiago sendo amigo de Deus citou da sua Lei escrita ( Lei de Moisés) que sempre existiu aquele mandamento que serviu de base para observar a Lei régia como podemos observar em Tiago 2:8....

    Aqui encerro minha participação neste ponto..

    Abraços..!

    Mas que Deus abençoe a todos!!!
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Sex 01 maio 2015, 14:23

    Olá, Gilcimar,

    Acho que você está ADMITINDO (mesmo sem querer admitir) que seja à Lei de Moisés que temos de nos considerar mortos, não é(?), pois seria o maior absurdo interpretativo se você dissesse que seria à Lei de Cristo. Parabéns, irmão! Poucos são os DISCÍPULOS DE MOISÉS que têm coragem (decência) de admitir isso. Mais uma vez: Parabéns!
    =
    Segundo Tg 2.8, a LEI RÉGIA é o mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, e esse mandamento não está contido nos escritos das TÁBUAS DE PEDRA, mas nos escritos das TÁBUAS DE CARNE, isto é, nos corações dos homens.

    A Lei Régia para Deus NUNCA foi a Lei de Moisés, mas SEMPRE a Lei de Cristo, mesmo quando o Evangelho de Jesus ainda não tinha sido anunciado aos homens.

    Tiago, nessa passagem, estava ensinando a seus discípulos (a discípulos que, como você, não queriam aceitar se desligar/LIBERTAR da obediência à Lei de Moisés) que se eles obedecessem somente à Lei Régia, somente ao mandamento de Jesus, somente o Amarás o teu próximo como a ti mesmo, só isso já seria o suficiente para eles serem considerados em obediência a Deus, quer dizer,

    Tiago estava ensinando que se aqueles discípulos obedecessem somente ao mandamento de Jesus, que é a Lei Régia, e deixassem de obedecer a tudo o que estava contido na Lei de Moisés, eles estariam fazendo bem (fazeis bem), quer dizer, estariam certos.

    Quando ele disse (Tg 2.10): Pois qualquer que guarda toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos, estava ensinando que bastava ao discípulo de Jesus cumprir apenas um mandamento da Lei de Cristo do que cumprir tudo o que estava disposto na Lei de Moisés.

    Para finalizar essa passagem, Tiago nos ensina que quem cumprir a Lei Régia, isto é, quem se propuser a deixar de cumprir toda a Lei de Moisés e passar a cumprir somente o Amarás o teu próximo como a ti mesmo, passaria a ser regido pela LEI DA LIBERDADE, lei essa que, com a mais absoluta certeza não pode ser a Lei de Moisés, mas a Lei de Cristo (Tg 2.12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela LEI DA LIBERDADE).
    =
    Os escritos de Lc 10.27 estão concordando com esses de Tiago, quer dizer, Jesus, quando disse (Lc 10.28): Faze isso e viverás, estava ensinando àquele judeu que se ele cumprisse não mais todos os mandamentos da Lei de Moisés, não mais guardasse toda a lei, mas somente os dois mandamentos da Lei de Cristo, estaria ele cumprindo o mandamento de termos apenas um ser como Deus, que é o Pai, e também cumprindo a Lei Régia, de termos de obedecer somente ao Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    =
    Você, ao escrever: Se a Lei régia de Tiago 2:8 é a suposta "Lei de Cristo", parece estar DESDENHANDO e IRONIZANDO a Lei de Cristo, sabia?

    Você se esquece que o mandamento Amarás o teu próximo como a ti mesmo não está só contido na ABOLIDA Lei de Moisés, mas também na VIGENTE Lei de Cristo, que você aqui está desdenhando, isto é,

    Temos de nos considerar mortos para a Lei de Moisés porque estamos cumprindo o Amarás o teu próximo como a ti mesmo não porque esse mandamento tenha feito parte dos escritos da antiga Lei de Deus, mas porque faz parte da atual Lei de Deus, que é o Evangelho de Jesus.
    =
    Eu já lhe provei que há CONFLITO entre a Lei de Cristo e a Lei de Moisés, numa postagem minha acima, lembra? Aliás, ainda estou esperando você TENTAR provar que o que eu disse esteja incorreto, porém, você, parece que não vai fazer isso, não é?

    Você, ao dizer que vai encerrar a sua participação neste tópico, deve estar querendo dizer que encerra apenas comigo o debate, não é? Acho, porém, apenas acho, irmão, que você está é saindo pela tangente, ou melhor, você não está encerrando, mas fugindo do debate, correndo com medo, saindo de fininho, sabia?
    =
    A Lei de Cristo veio para libertar os homens da obediência à Lei de Moisés, isto é, quem não se sujeitar a ser discípulo exclusivo de Jesus jamais poderá ser levado por ele a seu Deus e Pai, que o trouxe à existência.

    Até mais!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Betho Sex 01 maio 2015, 21:41

    É preciso um estudo mais detalhado das palavras thanatos (morte) e necros (falecido) relacionadas a morte no contexto.
    .
    Romanos 7:4 "...Assim, 2meus 1irmãos, também vós fostes colocados a morte para lei, através de o corpo do ungido, para dentro o vir[des] a ser vós a outro diferente, ao para fora de falecidos havendo sido levantado, para que frutifiquemos para o Deus...."
    .
    Julgo a tradução imparcial.  Sem contextualizar, pela parte final do verso entendo que após a ressurreição de Jesus, interiormente, passamos a pertencer a ele para que frutifiquemos para Deus.
    .
    Quanto a parte inicial "...também vós fostes colocados a morte para lei, através de o corpo do ungido..."  A frase "......também vós..." obriga a contextualização com os versos anteriores. Isto significa que devemos observar o verso 2 "...desobrigada para longe da lei...", termos que também aparecerem em Romanos 7:6 e principalmente o verso 1  "...ou não sabeis, irmãos, 2pois 1estar aproximando com a lei...” que significa um questionamento exclusivo, somente aos que estavam tendo intimidade com a lei.
    .
    Agora vamos observar o que Paulo escreveu em Romanos 7:22 "...porque, conforme o homem interior, juntamente- me- deleito na lei de Deus..."  este ensinamento é o mesmo descrito em Romanos 7:4 e em Romanos 7:25 "...de mente estou servindo escravizado a lei de Deus, porém com a carne a lei do pecado..."
    .
    ...pois o pecado não terá mais domínio sobre vós, uma vez que não estais sob a Lei, mas sob a graça. Então? Vamos pecar, porque não estamos sob a Lei, mas sob a graça? De modo nenhum! Não sabeis que, se vos entregais a alguém, obedecendo-lhe como escravos, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado que leva à morte, quer da obediência que leva à justiça? Demos graças a Deus: éreis escravos do pecado, mas obedecestes de coração ao ensino que vos foi transmitido como norma de vida. E libertos do pecado, tornastes-vos escravos da justiça... Romanos 6
    .
    Minha opinião é que o nosso interior é espiritual, o qual foi ressuscitado com Jesus, que sendo invariavelmente escravo da Justiça, cumprimos toda a lei de Deus, por isso e se isto é realmente verdade, não precisamos ter intimidade com o modo velho da letra, para que sirvamos com a carne a lei do pecado, sabendo isto, que a lei é espiritual, Romanos 7:14, sendo portanto proveitosa para todo ensinamento espiritual, isto não significa estarmos debaixo da lei, como sendo escravos da lei. pois como escrito, somos escravos da Justiça, que é muito mais do que tentar cumprir toda a lei, este contexto não anula a lei, tão pouco a qualifica como rumo para a Vida Eterna, pelo contrário, gerou frutos para a morte Romanos 7:5.
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Elielson Ribeiro Sex 01 maio 2015, 22:33

    Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.
    Isaías 59:2
    Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.
    Romanos 4:25
    Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo
    Romanos 5:1

    se agora fomos reconciliados com Deus é por que nossas maldades foram apagadas, e se foram apagadas o que paulo diz faz todo o sentido veja: para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões
    Gálatas 3:19

    mas se nossas transgressão foram apagadas, qual seria a finaliade da lei ainda hoje?

    Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
    Romanos 4:15

    mas se ainda há transgressão sob os que foram justificados, a lei ainda está em vigor, mas se temos paz com Deus e o que nos impedia era nossas transgressões de ter está paz, logo, fomos santificados pelo seu sangue, e a lei não é mais necessária, pois como disse paulo: a lei Foi ordenada por causa das transgressões, mas onde não há lei também não transgressão, isto é, onde não tem lei tem graça e salvação e se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
    2 Coríntios 3:9

    e o ministério da justiça o seu fruto é, amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
    mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
    Gálatas 5:22,23

    muitas pessoas pensa que viver sem a lei é viver em libertinagens, mas o que a Graça de Cristo nos proponhem é um arrependimento intrínseco do ser, muito profundo, isto cura toda enfermidade do ser humano, é o que se tem no evangelho como...
    Metanoia escreveu:1 - O apelo a Ser com Autenticidade, com Verdade, com Transparência e Coerência.
    2 - A exigência de ir para além da aparência e transformar-se por dentro.
    3 - Interrogarmo-nos sobre se estaríamos dispostos a dar a vida pelo que dizemos acreditar...
    4 - O reconhecimento de que o testemunho de vida é a única presença interpeladora com impacto real na sociedade.  

    Roberto Costa
    Roberto Costa
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 894
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Londrina - Pr
    Religião : Cristão Protestante
    Igreja : Minha casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 1991
    Data de inscrição : 11/03/2011

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Roberto Costa Sáb 02 maio 2015, 01:31

    Saudações Cristãs :

    Desculpem-me irmãos, mas não vou ler 59 páginas, mesmo porque os argumentos já devem ter se esgotado.

    Mas acho que boa parte dos questionamentos se resumem em Romanos 5 19 a 21 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
    Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
    Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
    Romanos 5:19-21


    Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Sáb 02 maio 2015, 08:05

    Olá, irmãos,

    Há a lei do espírito, que é o Novo Testamento, o Evangelho de Jesus, e a lei da carne, que é o Velho Testamento, as Escrituras, enquadrando-se também aqui as leis do homem, posto que são todas carnais.

    O homem só passa a ser regido pela lei do espírito depois de se desarraigar (LIBERTAR) da lei da carne, isto é, enquanto o homem estiver buscando em Deus o alimento para o seu corpo físico, carnal, estará ele sendo regido pela lei da carne, porém,

    Quando o homem compreende que quem busca socorro material em Deus para aliviar suas tribulações sociais, financeiras e fisiológicas, não está se espelhando em Cristo, mas no próprio homem, aí é que ele começa a ser distinguido pelo Pai.

    Se espelhar em Cristo é jamais buscar em Deus ajuda material para as nossas necessidades materiais, porém, cada vez mais as igrejas católicas e evangélicas, todas, sem distinção, ensinam o contrário disso e, por isso, jamais sairão do regime da lei da carne.

    Até mais!

    Conteúdo patrocinado


    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 59 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 12:36