F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 416
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qui 14 Mar 2013, 10:35

    Mas não significa que eu advogue a perfeição do Tmaj em tudo, Apoca 5:14 é um exemplo de irrazoabilidade de seguir o Tmaj em tudo.

    Gente,

    Eu pensei uma coisa e escrevi outra (depois reclamamos dos copistas Very Happy )

    Onde digitei Tmaj (texto majoritário) leia-se TR (Texto Recebido). Como disse antes, TC e Tmaj concordam nessa variante. Nela o TR fica sozinho, como em I João 5:7.

    Embora não haja um testemunho perfeito e a salvo de debate, no que se refere a manuscritos, reafirmo que respeito muito os irmãos que tem o TR como expressão do original, divinamente preservado. (TR concorda com o Tmaj quase sempre).

    Perder a confiança na palavra é que seria perder tudo.


    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Sex 15 Mar 2013, 09:21

    .
    Gil Rocha, em 14/03/13, na sua mensagem 628, você cobrou-me:

    Gil Rocha escreveu:(Vamos continuar esperando sua posição para Apoc 5:14)

    Mas, dois dias atrás, em 12/03/13, já tinha dado meu entendimento, na mensagem 603.

    Vou repetir com alguns poucos acréscimos:

    Versão RA:

      Ap 5.14 ”E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.


    Versão RC:

      Ap 5.14 ”E os quatro animais viventes respondiam: Amém! E também os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo sempre.


    Analisando:

      - terminando o versículo em “prostraram-se e adoraram" fica igual, em analogia, a "adoração" que os Israelitas prestaram a Yahweh e a Davi. A adoração naquele momento não fez de Davi Deus igual aYahweh.

      - com o acréscimo "ao que vive para sempre" fica ambíguo. "O que vive para sempre" é o que estava assentado sobre o Trono? É o Cordeiro já que foi morto e vive para todo o sempre? Ou os dois são "O que vive para sempre" (conceito trinitário)?


    Por fim estou aguardando você indicar - solicitei aqui - alguma situação em Apocalipse que O Cordeiro é identificado como Deus de forma clara sem ser por inferência.
    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Sex 15 Mar 2013, 09:28

    .
    Jetfé, Na mensagem número 607 você desqualificou a língua grega como não sendo tão importante contrariando a minha seguinte afirmativa:

      ”Porém, entendo que não devemos desprezar a língua grega, arriscando a ficar com a "melhor tradução em português" segundo a nossa crença.” (Norberto)


    Já registrei que não sou profundo conhecedor da língua grega, não conheço as letras, não leio e muito menos conseguiria traduzir uma palavra sequer no grego para o português.

    Mas, no pouco que sei, consegui detectar em leituras de opiniões que:

      - o hebraico é mais pobre do que o grego em vocabulário, pois uma palavra pode ter vários significados.

      - nessa questão, o nosso português, fica aquém do grego, porém mais rico em vocabulário do que o hebraico.

      - por fim o grego fica acima tanto do hebraico quanto do português, tanto em vocabulário do que em gramática.


    Corrijam-me se as minhas opiniões não procedem.

    Quanto ao que você escreveu, Jetfé, levei ao conhecimento do Valdomiro para buscar uma opinião dele, por e-mail, o qual me respondeu.

    Na seguência, citarei o que você escreveu em marrom e a opinião do Valdomiro em azul:



    Você escreveu:

      Seria interessante notarmos que, embora o Novo Testamento tenha sido basicamente escrito no grego - os irmãos que o escreveram eram hebreus, e muitos indoutos e sem letras! (Atos 4:13)
      Seria também interessante notarmos que, o grego da escrita do Novo Testamento era o Koinê; grego popular, do povo, da massa.
      Seria também interessante notarmos que, embora o Novo Testamento (em sua esmagadora maioria) tenha sido escrito em língua grega por hebreus - também o povo ao qual fora destinado, também não eram gregos, mas romanos; efésios, filipenses, colossenses, tessalonicenses etc.

      E o koiné era uma língua popular, sem erudição, sem perfeição, falada pelo povo.
      E muitos hoje, cristãos querem utilizar o koiné (a linguagem popular) do Novo Testamento como uma fórmula precisa de matemática (ainda mais quando pode favorecer seu credo).

      Eu não concordo, não acredito e não aceito isso!
      E conheço a palavra de Deus!

      E nesse aspecto, embora não conheça nem grego nem hebraico, mas agradeço a Deus pela palavra de Deus originalmente estar escrita não somente numa língua, mas duas.
      Embora, muitos se utilizem desses argumentos p/ colocar ainda mais dúvidas quanto ao texto escrito.




    Antes de citar a opinião do Valdomiro, esclareço:

      - parte do que ele escreveu suprimi com a indicação de (...) no lugar.

      - parte eu mesmo destaquei em negrito e/ou subinhado.

      - acrescentei uma nota de minha parte, o que está em preto e itálico.



    Opinião do Valdomiro:

    Na verdade o NT não é uniforme na qualidade do grego empregado. É de tal forma que alguns diriam que João não escreveu o Apocalipse e se escreveu, então, não escreveu o Evangelho de tão diferentes que são, do ponto de vista da língua. (...)

    Nota: segundo opiniões de terceiros, há a possibilidade de que aquele que se identifica como o autor de alguns escritos, não seja ele próprio que escreveu, mas sim ditou a um escriba conhedor da língua grega para escrever.

    O próprio Champlin diz que Marcos tem um grego de rua, ou seja, é bem sujeito a imperfeições, mas é considerado o primeiro a ser escrito. Não percebemos porque nas traduções é feito uma ajustamento para a língua dentro da normal culta.

    Isso não quer dizer que o Koiné não tinha uma estrutura que o identificasse (senão não se poderia classificá-lo), e que nos permitisse amarrar certas questões.

    Basta você comparar o português erudito e o português falado pelas massas. Mesmo os das massas tem certas estruturas que permitem determinada identificação ainda que não siga o padrão formal, então, a ideia de descarte do Jefté é precária. O que ele quer mesmo é uma versão que não ponha em dúvida o seu dogma, mesmo que para isso vire as costas para a evidência.

    Essa característica do koiné até ajuda a entender certas coisas. Um dos postulados de quem defende a Comma, por exemplo, é que sem ela o texto fica com um erro gramatical, mas como não é incomum erros gramaticais no NT, isso não é um problema. Na verdade, o problema é da Comma porque não se sustenta a partir dos manuscritos senão somente depois daqueles produzidos mil anos depois de Cristo.

    Sobre o dizer que os escritores sagrados não escreveram para comunidades gregas é ilusão dele.

    Na verdade por ser um pouco averso aos aprofundamentos, admitido por ele mesmo, ele desconhece que Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica são cidades gregas.

    E mesmo Roma, por conta da expansão do império grego de Alexandre Magno, quando tornou-se um império também grandioso, assumindo as regiões antes pertencentes ao macedônio, já havia adotado o grego como língua franca e o latim, ainda que língua nativa, era língua dos editos e da parte ocidental.

    Quando ele diz que não se pode usar a língua grega koiné como uma fórmula matemática, e é verdade, mais uma vez gera uma dificuldade para ele mesmo, ou melhor para o trinitarismo que acredita, pois, por exemplo, na regra de Sharp, que além de ser artificial, quer propor exatamente isso uma “fórmula matemática” (mas já foi identificada como falha) para Tt. 2.13. Jefté estaria em oposição aos seus correligionários quanto a isso.

    O koiné não é isento de estrutura gramatical, mas não é o sumo do rigor. O autor, o livro ou epístola, o trecho específico etc, tudo pode influenciar.

    De qualquer forma o pior mesmo é ele achar que uma versão em português ou em uma língua que não os originais deve ser a que devemos usar para entender a palavra de Deus.

    Na verdade, os tradutores filtraram muito daquilo que seria identificado como erro de gramática que se fosse traduzido como está nos atuais originais causaria estranheza.

    Os originais não significa que sejam os autógrafos. Os originais são que temos de antigo à nossa disposição, os autógrafos são os que saíram das mãos dos apóstolos e já não existem porque se deterioraram ou se perderam.

    Paz!
    Valdomiro.
    .

    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Sex 15 Mar 2013, 16:22

    Ok Norberto, obrigado por sua atenção.

    Eu li aquela mensagem sua, "minha cobrança" é porque achei que você daria alguma evidência para a leitura longa do verso 14.
    ----------------------------

    Em todo caso:

    - Vou repetir que o acréscimo a que você se refere (trazido da RC) não merece consideração alguma, como já demonstrado fartamente em posts anteriores, é tardio e sem apoio de nenhuma corrente de manuscritos, descartamos com toda certeza possível. Não há, pois, qualquer ambiguidade.

    - O louvor e adoração "Ao que está no Trono e ao Cordeiro", começa nos versos 11,12, onde milhões de seres celestiais louvam e glorificam o Cordeiro. No verso 13, o universo inteiro louva e glorifica a Ambos, no verso 14 os Seres Viventes dizem "Amém", a essa Glorificação e exaltação universal de Ambos, da qual os anciãos participam prostrando-se e adorando.
    ------------------------------------------------------------------------

    Unicistas pretendem comparar tão majestosa cena, com essa:

    RC
    1 Crônicas 29:20 Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai ao SENHOR, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao SENHOR, Deus de seus pais; e inclinaram-se e prostraram-se perante o SENHOR e perante o rei.

    BJ
    20 Depois Davi disse a toda a assembléia: "Bendizei, pois a Iahweh, vosso Deus!" E toda a assembléia bendisse a Iahweh, Deus de seus pais, e se ajoelhou para se prostrar diante de Deus e diante do rei.

    TNM
    20 E Davi prosseguiu, dizendo a toda a congregação: “Bendizei agora a Jeová, vosso Deus.” E toda a congregação passou a bendizer a Jeová, o Deus de seus antepassados, e a inclinar-se, e a prostrar-se diante de Jeová e diante do rei.
    ----------------------------

    Pois bem, se isolarmos o final de I Crônicas 29:20, nessas versões, teremos uma ambiguidade.
    Mas a leitura do início do mesmo versículo mostra que a ação do povo foi uma resposta a ordem do rei para que louvassem o SENHOR. Então, mesmo nessas traduções, é possível discernir quem é adorado.


    Algumas versões afastam a dúvida:

    RA
    1 Crônicas 29:20 Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai o SENHOR, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao SENHOR, Deus de seus pais; todos inclinaram a cabeça, adoraram o SENHOR e se prostraram perante o rei.

    NTLH
    1 Crônicas 29:20 Então Davi disse a todo o povo: —Louvem o SENHOR, nosso Deus! E todo o povo louvou o SENHOR, o Deus dos seus antepassados; todos se ajoelharam e encostaram o rosto no chão, adorando a Deus e prestando homenagem ao rei.
    ------------------------------------------

    Embora essas últimas traduções dispensem uma segunda leitura, nas traduções anteriores o contexto da passagem permite claramente determinar o alvo da adoração.

    Da mesma forma, Apocalipse 5 11-14 mostra, sem ambiguidade, que: "O que está assentado no Trono" e o Cordeiro recebem adoração de todas as criaturas do mundo (verso 13), incluindo as celestiais (verso 14).


    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Sáb 16 Mar 2013, 01:59

    Olá irmãos
    A Paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja c/ os irmãos!
    Olá Irmão Norberto, como vaí?

    Sobre:
    Sobre o dizer que os escritores sagrados não escreveram para comunidades gregas é ilusão dele.

    Na verdade por ser um pouco averso aos aprofundamentos, admitido por ele mesmo, ele desconhece que Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica são cidades gregas.
    Concordo que Filipos, Colossos e Tessalônica eram cidades da Macedônia e deviam falar grego – mas não concordo já c/ Éfeso; pois era cidade considerada na Ásia (Atos 19:31 At. 20:16)
    E por exemplo em Icônio, Listra e Derbe (próximos a Éfeso) se falava a língua licaônica:
    "E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós." (At. 14:11)

    Também em Atos 2 se mostra que regiões pequenas e próximas entre si, mas cada qual tinha sua própria língua. Por exemplo no dia de Pentecostes, se noticia que, quando os irmãos foram cheios do Espírito Santo, e começaram falar noutras línguas.... tanto: Partos, quanto medos, e elamitas, e habitantes da Mesopotâmia, e Judéia, Capadócia, Ponto, e ÁSIA, e Frígia, e Panfília, Egito, Líbia, e romanos, cretenses e árabes - todos eles - que eram judeus ou prosélitos (nascidos fora de Israel) e estavam reunidos em Jerusalém no dia da festa), e ouviam os irmãos falarem das grandezas de Deus - cada qual na sua língua de nascimento em que eram nascidos – e não era o grego. (Atos 2:5-11)

    Também Pedro escreve aos irmãos do: Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia - nenhum destes falava grego como língua mãe.
    Na Idade Média, por exemplo se diz assim:
    ""Na Idade Média, quase todo mundo era analfabeto. Imagina o valor de uma pessoa que sabia ler e escrever?! Muitas destas pessoas viviam nos mosteiros, e foram os responsáveis pela conservação de muitos textos da literatura clássica e pela criação dos mais lindos livros da Idade Média.""

    E agora vem querer dizer que os cristãos do império romano (que na maioria o cristianismo sempre foi formado pelo povo humilde e menos nobre) e que sofria chacota por parte do império e dos intelectuais - tinha o grego como língua franca ?

    Sobre a época de Roma, vejamos o que a história diz e sobre a cidade:
    "A cultura grega foi adotada pelos romanos cultos e a cidade de Roma se tornou o mais novo e mais importante centro de cultura helênica. Na cidade, a medicina e o ensino da filosofia e da retórica, tão prezada pelos romanos, estava na mão de gregos (às vezes simples escravos); escultores de origem grega trabalhavam para patronos romanos; e os intelectuais romanos liam, falavam e escreviam fluentemente em grego. Os próprios imperadores romanos reverenciavam a antiga cultura grega: Nero (54/68), Adriano (76/138) e Marco Aurélio (121/180) foram os mais notáveis dentre eles."

    (extraído do site: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0428 )

    Portanto, não concordo com a tese de que o Novo Testamento de Cristo fora escrito no grego p/ povos que falavam o grego como língua nativa.
    Ele foi escrito no grego porque era a língua pertencente ao império anterior ao romano, e que por providência divina já preparara o mundo c/ a língua e cultura grega p/ que houvesse uma língua capaz de comunicar às nações para facilitar a comunicação e a compreensão para a vinda do evangelho de Cristo.

    Quanto a essa afirmação:
    E mesmo Roma, por conta da expansão do império grego de Alexandre Magno, quando tornou-se um império também grandioso, assumindo as regiões antes pertencentes ao macedônio, já havia adotado o grego como língua franca e o latim, ainda que língua nativa, era língua dos editos e da parte ocidental.
    Também não concordo que o grego tenha sido adotado em Roma pelos Césares como língua franca (pois todos eram nascidos nativos no latim).
    E na própria Judéia, Pilatos (imperador romano) manda escrever a inscrição na cruz em Grego, hebraico e Latim.

    Roma era a capital, e era a parte ocidental do império - A língua grega só foi falada no império romano do oriente, pois a região Egéia era de lingua grega, e mesmo lá, o império oficializou o latim, e somente no século VII é o grego só foi oficializado no império romano do oriente.
    Portanto, isso é outra forçada de barra e incorreto!
    Será que tudo isso é só pra defender o estudo da língua grega para se entender a Cristo e ao Novo Testamento de Cristo ???!!!

    Sinto muito mas isso é um absurdo!!!!
    Na época da Reforma, Erasmo, humanista erudito e conhecedor do grego - fez a primeira edição do Novo Testamento grego em 1517 - mas parece que seu conhecimento do grego pouco importa e nada vale - sendo-nos necessário cada um se possível tornar-se apto até a desenvolver outra "nova edição", como fizeram Westcott-Hort desenvolvendo o texto crítico!

    Acontece que, como disse o irmão Gil Rocha: as várias versões servem é p/ facilitar a manobra: porque quando os unitaristas não conseguem nem mesmo nas versões críticas sustentar seus argumentos, aí eles partem até p/ o Texto Recebido, quando esse melhor lhes favorece.
    De maneira que não existe alguma versão fidedigna; o que existe é o dogma, e qualquer que for o texto a favorecê-lo, ou pelo menos lançar dúvidas, porque várias versões só fazem isso, então esse fica sendo válido.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Sáb 16 Mar 2013, 03:05

    aff...

    Dou uma passeada por aí pra refrescar a cabeça... qndo vorto, tá lá o gil insistindo na mesma coisa..

    E até agora, lendo toda hora Apc 5, não vejo em lugar algum dizer que alguém está adorando Jesus... apenas o venerando... a adoração é para aquele que vive para todo sempre, Deus.
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Sáb 16 Mar 2013, 10:10

    Gleison,

    Eu não vou mais falar desse assunto, se o tenho trazido a baila é pela insistência de vocês em fazer uma leitura longa no Versículo 14, quando já demonstrei que ela é indevida.

    Então, para colocar uma pá de cal nesse ponto do debate, basta você e quem mais queira trazê-lo de novo a tona, vir com qualquer argumento que seja, para sustentar a leitura longa. Agora ficar repetindo-a sem justificá-la, vai gerar uma resposta repetida.

    Mas, de minha parte, espero encerrar este ponto aqui.
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Sáb 16 Mar 2013, 11:34

    Ao Valdomiro, segue minha tréplica, após os quotes:

    ...eu tenho usado a ACF, justamente por ser a mais “trinitariana” das versões. As inserções que fizeram nela serve pra mostrar o esforço dos que ficaram do lado dos introdutores do dogma trinitário.

    Sua afirmação não pode ser provada, tanto que você usa argumentos críticos para refutar versos da ACF que não lhe convém, e argumentos "majoritários" para sustentar os versos que dela lhe convém.


    Mas, você disse:

    I Timóteo 3:16 = 600 manuscritos gregos trazem a leitura "Deus se manifestou em carne", 4 manuscritos tem leituras particulares, 3 manuscritos dizem "quem" em lugar de "Deus".

    Porém, não adianta um ou vários copistas, exatamente hoje, 13/03/2013, por exemplo, produzirem mil ou dez mil cópias com a expressão “Deus se manifestou em carne” isso não tornará a leitura saída da pena do apóstolo, porque teríamos amanhã, dia 14/03/2013, mais dez mil favorecendo essa leitura. ...

    Eis você usando argumentos "críticos" para desfavorecer o Tmaj. Todavia, considerando que os muitos manuscritos dessa corrente não são irmãos, ou seja, são provenientes de distintos textos, essa maioria não se formou ao acaso, é a continuidade de diversos manuscritos mais antigos, que não são fruto de nenhum conluio trinitariano.

    Sobre o mais que você postou de I tim 3:16, já tinha comentado, não vou repetir, para que o Gleison não venha me criticar. Surprised


    Se for para lutar com a ACF, melhor ainda, abro mão de João 1:18 mas ganho outros tantos a meu favor

    Esse é um grande problema a meu ver. Você não quer o texto verdadeiro, quer o texto que “prove” o dogma. O estudante das Escrituras não pode preferir bíblias, ele precisa buscar a verdade do Texto Sagrado como um todo, independente da tradução que adota. Aliás eu até estranhei você querer provar a suposta deidade de Jesus a partir de um texto que você nem acredita ser verdadeiro. Seria, então, Jo. 1.18, a partir do Texto Crítico, uma mentira piedosa que você está disposto a aceitar em nome da trindade ou recusar em nome de uma versão que contem outro texto espúrio, como I Jo. 5.7 com redação data pela ACF?

    Não. Eu assumi um lado no debate textual, ainda que o Tmaj esteja sujeito a análise de evidências internas e externas, por isso citei João 1:18. I João 5:7 não está no Tmaj.

    Quem está sendo bastante "eclético" nas opções textuais, em busca de um "original dogmático" ? Digo-lhe: Não são os eruditos, pois em respeito aos pressupostos que defendem, sustentam um conjunto de variantes, ora favorável a divindade de Jesus, ora contrária.

    Você, diferente deles, toma de empréstimo os argumentos das correntes
    antagônicas para obter um texto que nenhuma delas sustentaria.


    Assim, senhores unitaristas, escolham a espada com a qual pretendem lutar.

    Você acha que se trata disso? Sinceramente, já não tenho tanto ânimo para dialogar com pessoas dessa visão!

    Meu desafio foi sarcástico, pois tenho visto nessa discussão textual que você não segue nenhuma linha de eruditos, como falei no ponto anterior. Ou você está acima de todos eles, ou está sendo "dogmático".


    Foi falta de atenção tua. A não ser que seja a primeira vez que você está dialogando com unitarianos e eu acho que não; os unitarianos buscam a verdade encaraando a realidade das variantes ao invés de eleger um texto, à moda mulçumana.

    Ou seja, elegem um texto que nenhum erudito que passa a vida analisando isso, sustentaria. Buscam o argumento de uma linha ou outra, das correntes textuais, conforme a conveniência.


    Se atentarmos para Jo. 1.18 com “Deus unigênito” perceberemos que essa redação destoa de todas as ocorrências e mesmo dos usos que o próprio João faz dessa palavra em outros momentos e se agregarmos a ela a palavra “theos”, então, destoará de toda a Bíblia.
    ...
    Você disse que Pickerin fez questionamentos de cunho teológico para rejeitar “monogenes theos”, mas não é verdade. Ele mesmo apura sobre P66, e coloca em seu livro, que o copista “edita [i.e, introduz as opiniões do copista], como faz com todo o mais” e de P75 se informa que foram encontradas “mais 257 outras leituras singulares”, ou seja, existem expressões particulares do copista. Em P66 esse número é de 482, e, em ambos os casos há um percentual de, respectivamente, 40% e 25% de leituras sem sentido nessa introduções. Antes que você diga qualquer coisa sobre qual texto adotar, como eu disse antes: devemos buscar a verdade e não um texto de preferência particular.

    Eu, alinhado ao texto Majoritário, tomo a leitura da ACF aqui, mas conforme os pressupostos de busca da verdade, que você defendeu e eu também o faço, podemos refletir sobre Tmaj x TC aqui, como em qualquer outra variante:

    Apesar de Dr. Pickering, como você lembrou, apontar erros nos manuscritos, é bastante evidente que o copista destes manuscritos do início do século III e metade dele (P66 e P75), não dominavam o grego: um copiou letra a letra, outro sílaba a sílaba.

    Sendo supostos "analfabetos do grego" eles poderiam errar bastante na cópia, como nós erraríamos em tais circunstâncias.

    Mas, pelo mesmo motivo, não teriam qualquer capacidade de mudar frases ou palavras, simplesmente por não saberem fazê-lo.

    Manuscritos mais antigos que P66 e P75 tinham a redação Theos, pois os copistas que os produziram meramente reproduziram o que tinham em mãos.

    O João 1:18 deles é o original ? seria precipitado dizer, outras questões tem de ser pesadas, e os pressupostos da "Escola Bizantina" estão contra eles. Melhor se encaixa com João e o contexto o que lemos no Tmaj.


    Sobre o texto de Ap. 5, parece que algumas coisas não estão sendo levadas em consideração ou percebidas, e talvez seja necessário eu repetir.

    Já comentei, e para a felicidade geral da nação, ponho ponto final aqui.

    ...
    Talvez como último apelo se diga: “Ahh, mas Jesus aceitou”. Mas, ele aceitou a reverência. Ele mesmo se reconhecida como Mestre e Senhor. Era grande profeta, um rabino. Mt 21:46 deixa muito claro a razão da reverência do povo: “E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta.” O povo não via Jesus como Deus, mas como profeta. Não há nenhuma impropriedade em reverenciá-lo.

    Já comentei também... vamos a outro.


    Mas, você disse em algum lugar que o problema não está nas traduções, mas no texto grego adotado! Aqui se prova que o problema é duplo. Tradução e texto grego afetam a compreensão das Escrituras.

    Já esclareci que me referia a 3 versículos que estavam em discussão. No geral , tradução e texto afetam a compreensão, como você o disse.

    Para encerrar, talvez até a minha participação, por agora, gostaria de comentar o check list que você trouxe:

    A tática apresentada pelos Unitaristas resumida:
    1º) Em qualquer variante, independente da família e da evidência, escolha a mais desfavorável a Divindade de Jesus;

    E a sua é que fiquemos como a espúria porque ela é favorável a deidade de Cristo.

    Temos algumas "escolas" textuais, você flerta com todas, para no fim, crer em um texto bíblico que nenhuma delas produziria. Ou você é mais competente que todos os eruditos que se debruçaram sobre o problema, ou apenas "dogmático".


    2º) Caso a anterior não seja suficiente, escolha a tradução (mesmo que menos próvável) que desfavoreça a Divindade de Jesus;

    E a sua é: Caso um unitariano aponte isso, acuse-o de ficar com a menos provável, ainda que você mesmo fique.

    Pelos especialistas que li, Tito 2:13 e Romanos 9:5 tem na redação presente na maioria de nossas Bíblias, a tradução mais coerente e provável.

    Ao acusador cabe o ônus da prova.



    3º) Se as anteriores falharem, invente uma interpretação que não aceite a Divindade de Jesus.

    E a sua é: Caso as anteriores falhem, invente qualquer calúnia como alegar que buscar a melhor tradução e compreensão é uma invenção, todas as vezes que for contra o trinitarismo.

    Se for comprovadamente a melhor, não se pode lutar contra evidências. Caso contrário, a "invenção" será refutada, pela imperiosa necessidade de defender nossa fé.

    Por exemplo: Vocês acusam Constantino e os Pais Nicenos de criarem a doutrina da trindade, mas quando apontamos pais pré-nicenos que sustentavam a divindade de Cristo, e a própria trindade, nem por isso deixam de continuar divulgando a mesma afirmação. Onde está a calúnia ?



    Paz!
    Valdomiro.

    Amém.

    Graça e paz.

    Gil Rocha
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Dom 17 Mar 2013, 08:39

    Graça e paz Norberto, sobre sua "cobrança":

    Norbeto
    Por fim estou aguardando você indicar - solicitei aqui - alguma situação em Apocalipse que O Cordeiro é identificado como Deus de forma clara sem ser por inferência.

    Na mensagem 562 eu citei exemplos do Filho claramente identificado como Deus em Apocalipse.

    Você considera isso mera inferência ? Não posso pensar em nada que possa ser mais evidente ! Até porque, saindo de Apocalipse, há diversas passagens neotestamentárias onde Ele é chamado de Deus, mas sempre nos aparecem com subterfúgios...
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 18 Mar 2013, 11:18

    .

    Gil Rocha, embora você disse que o assunto de Apocalipse capítulo 5 esteja encerrado por você, tenho algo a dizer ainda.

    Desculpe-me não ter postado aqui antes, pois meu computador pessoal de casa pifou.

    Gil Rocha escreveu:Vou repetir que o acréscimo a que você se refere (trazido da RC) não merece consideração alguma...

    No meu último comentário de Ap 5.14, citei o versículo na versão RC apenas para comentar. Hoje, depois de ler a respeito de versões e traduções, não tenho como válido o acréscimo “ao que vive para todo o sempre”.


    Gil Rocha escreveu:No verso 13, o universo inteiro louva e glorifica a Ambos, no verso 14 os Seres Viventes dizem "Amém", a essa Glorificação e exaltação universal de Ambos, da qual os anciãos participam prostrando-se e adorando.”

    Vale lembrar que no versículo anterior, citado por você, o que “todos” ali disseram não tem relação à adoração (culto a Deus) pois se limitaram a recomendar a Deus e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e domínio pelos séculos dos séculos.

    Por isso, o termo “adoração” no versículo 14, “prostaram-se e adoraram” não é a melhor tradução, pois não se tratou de adoração que só a Deus é digno de receber.

    Sobre 1Cr 29.20, o Valdomiro escreveu:

    Valdomiro escreveu:Veja agora I Cr. 29.20 (Davi e Yahweh), na Septuaginta, lemos: “κάμψαντες τὰ γόνατα προσεκύνησαν τῷ κυρίῳ καὶ τῷ βασιλεῖ” que significa: “e inclinaram-se, e prostraram-se [προσεκύνησαν] perante Yahweh e o rei.” Esse verso mostra que Davi foi cultuado? Claro que não, mas serve para mostrar que Israel “adorou” a Yahweh e ao rei Davi. Ou seja, o termo pode ser aplicado simultaneamente para Deus Yahweh e para um homem (aqui foi DAVI), no mesmo momento e pelo mesmo povo sem significar que esse homem é Deus também, percebe?

    E você aprensetou a seguinte conclusão aos seus próprios comentários:

    Gil Rocha escreveu:Embora essas últimas traduções dispensem uma segunda leitura, nas traduções anteriores o contexto da passagem permite claramente determinar o alvo da adoração.
    Da mesma forma, Apocalipse 5 11-14 mostra, sem ambiguidade, que: "O que está assentado no Trono" e o Cordeiro recebem adoração de todas as criaturas do mundo (verso 13), incluindo as celestiais (verso 14).

    A tradução de 1Cr 29.20 ("adoração" Davi e Yahweh) que você trouxe, não é mais clara, mas sim mais interpretativa! Ela subentendeu algo que pode se depreender do texto.

    Ou seja, embora a palavra "adoraram" seja uma só para O Senhor e para O Rei, o sentido pode ser diferente.

    Se é isso mesmo, nada, absolutamente nada impede de que tenhamos esse mesmo entendimento em Ap. 5.14. Eu acredito que o povo reverenciou ao Senhor e ao Rei.

    A LXX diz: "προσεκύνησαν (adoraram) τῷ (ao) κυρίῳ (Senhor) καὶ (e) τῷ (ao) βασιλεῖ (Rei)”. Note que não está dito "adorou ao Senhor e reverenciou o Rei".

    Friso mais uma vez, a exaltação citada no versículo 13 (Ap 5.13) com todos estes termos citados (honra, glória etc) não é, necessariamente, um culto.

    É uma exaltação conjunta que, como disse o Valdomiro, anterioremente neste tópico, já havia sido predita em relação a Cristo.

    O problema aqui, é querer afirmar que a exaltação atribuída só pode ser dirigida a Deus, quando isso não é afirmado.

    Não adianta, como já explicado, buscar “minha glória não darei a outrem" pois tal declaração bíblica, dentro do contexto que essa declaração foi escrita, não diz o que os Trinitarianos querem que ela diz em favor à Trindade.

    As causas da exaltação de Deus e ao Cordeiro em Ap 5.13 se definem como: a Deus, porque ele é o Todo-Podoroso, e o que vive para sempre do capítulo 4; a Cristo, porque ele é vencedor e comprou para Deus os povos.

    Os motivos são diferentes. A exaltação de Cristo não é porque ele é Deus.

    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 18 Mar 2013, 16:45

    .
    Gil Rocha,

    Gil Rocha escreveu: Na mensagem 562 eu citei exemplos do Filho claramente identificado como Deus em Apocalipse.

    Você considera isso mera inferência ?

    Na sua mensagem 562 você trouxe duas questões. A de Apocalipse capítulo 5, já comentada acima e sobre o “primeiro e último”, que ninguém, além de Deus, pode ser o “primeiro e último”.

    Recapitulando o que você nos trouxe, você escreveu:

    Gil Rocha escreveu:Jesus diz:
    Apocalipse 1:17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

    Apocalipse 2:8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:

    Deus diz:
    Apocalipse 21:6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

    Apocalipse 22:13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
    (...)
    Agora,

    Eu posso dizer que sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o último ?
    Tu podes dizer ?
    Ele pode dizer ?
    Nós podemos dizer ?

    Não, só Jesus pode.

    Da mesma forma que a questão da glória, Deus não dar a nenhum, precisa ser contextualizada, o primeiro e último também necessita para termos o real entendimento de “primeiro e último relativo a quê?”

    Um outro exemplo que podemos citar seria as expressões “Rei dos Reis”, pois a nossa lógica atual diz que só pode haver UM Rei dos Reis, mas respeitados os contextos, a própria Bíblia nos apresenta mais de um Rei dos Reis. “Artaxerxes, rei dos reis...” (Ed. 7.12), também “Nabucodonosor, rei de Babilônia, rei dos reis...” (Ez. 26.7), “e único poderoso SENHOR, Rei dos reis...” em I Tm. 6.15, referindo-se a Deus, e, em Ap. 19.16 “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis...” o Rei dos Reis é Jesus.

    A expressão Rei dos Reis não exclui outros de serem reconhecidos como tal.

    Por inferência eu poderia afirmar que qualquer personagem citado acima, tido como rei dos reis é Deus com o Pai? Claro que não!

    Mas, no entanto, cada um dentro de seu contexto pode e foi designado dessa forma, rei dos reis

    Analogamente a expressão “Primeiro e Último”, ao se referir a Cristo está inserido em um contexto que fala da ressurreição.

    Veja, por exemplo, Ap. 2.8 “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:

    Agora compare com Ap 1.17-18: ”Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

    Por essa razão, concluo que argumento que traz o “primeiro e último” em relação ao Senhor Jesus, também foi feito por inferência, no entanto, não cabe para afirmar que Jesus é Deus igual ao seu Deus e Pai: ”Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.” (Ap 3.12 RA)
    .
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Ter 19 Mar 2013, 08:27

    Norberto,

    Sua justificativa para Jesus ser "O primeiro e o último" é então a mesma que a do Gleison ?

    Mensagem nº565
    ...
    Jesus foi o ultimo a morrer em Adão, e o primeiro a viver na nova criação.
    Em sua morte na cruz se marca o fim da "morte" e em sua ressurreição, o inicio da vida.

    Por isso mesmo se diz que é
    O Alfa e o Omega,
    O principio e o fim,
    o primeiro e o ultimo,
    o que esteve morto e tornou a viver,
    Fonte da Vida.

    Nesse caso, para não inverter a ordem lógica dos acontecimentos, ele não seria o último e o primeiro ?

    Além de favorecer a posição de vocês, essa redação evitaria que o leitor acusasse João de fazer de Jesus Deus:

    “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.”
    Isaías 44:06

    “Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.”
    Isaías 48:12

    Não lembro de haver nenhum outro Alfa e ômega, primeiro e último.

    Nem o deus hindu Krishna, pois teria dito "De todas as criações, sou o começo, o fim e também o meio, ó Arjuna."


    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 19 Mar 2013, 12:19

    .
    Gil Rocha, antes de responder sua última postagem, lembrei de mais um detalhe sobre os termos utilizados nos versículos citados por você que indica o "primeiro e o último".

    Quanto aos termos utilizados eles são diferentes nos versículos citados. Um participante da lista "UnitarismoBíblico" expressou o seguinte entendimento, comparando, inclusive com a adulteração feita na versão bíblica (Almeida) para o indicar o termo "EU SOU" no Evangelho segundo João, igualando ao termo de Êxodo (isso não versão em português é claro), apenas para induzir-nos a crer na deidade de Jesus.

    No caso do "EU SOU" que não é tema por aqui por enquanto (ou talvez já foi esclarecido lá atrás) nota-se a má intenção na tradução para impor uma crença não bíblica.

    Lord Saga, lá da lista escreveu:

    "Olá meninos e meninas,

    Tenho mais um dado e dividir com vocês, indo direto ao ponto, eu não me contentei com as palavras sempre duvidosas dos nossos queridos trinitaristas e fui correr atrás de conferir SEEE existia o vinculo literário que é feito do título cristológico "Sou o Primeiro e o Último que morreu e foi ressuscitado" de Apocalipse com as expressões divinas "Além de mim não há Deus...nem antes e nem depois....sou o primeiro eo último, não há outro além de mim" comuns em Isaías. [Essa missão é similar ao que se faz no caso do que eles nos dizem sobre o título eas expressões "eu sou" ]

    E bem, as expressões são diferentes, sejam ortográficas gramaticais, contextuais, não só falando de hebraico com grego, o Apocalipse de João foi escrito em grego, ok, João usou o

    εγω ειμι ο πρωτος και ο εσχατος
    egô eimi o prôtos kai o eschatos [Apocalipse 1]

    AGORAAA, leiamos Isaías em grego e vejamos como ele chama Jeová:

    γω πρωτος και εγω μετα ταυτα
    Egw prwotoV kai egw meta tauta [Isaías 44]

    e

    εγω ειμι πρωτος και εγω ειμι εις τον αιωνα
    egw eimi prwtoV kai egw eimi eiV ton aiwna [Isaías 48]

    Fontes de pesquisa:
    http://www.bibliaonline.net/acessar.cgi?pagina=avancada&lang=pt-BR

    e

    http://www.bibliacatolica.com.br/11/29/44.php#.UOcLLOSZmCY

    Ou seja, FAIL Again, cai a farsa, quando vem (...) fazendo link entre Apocalipse e Isaías afirmando que ambos são o mesmo "O Primeiro o Último", pois João propositalmente aplicou ao Cristo Ressurecto o MESMO título que o profeta Isaías usou para Jeová com exatamente a mesma expressão é CAÔ..... talvez ele creia nisso, mas o fez MERAMENTE se baseando na sua deficiente tradução EM PORTUGUÊS, ele olha ela, ambas usam "primeiro" e usam "último" e vua lá... mas não é assim que banda toca não...

    é o mesmo erro em que caem no tema do "Eu Sou" pois em PORTUGUES sua versão traz "eu sou" tanto em Ex 3:14 quando em Dt 32:39 e em Jo 8:24, 28 e 58 aí ele pensa que são tudo a mesma coisa, sendo que ao olhar além do português,as expressões usadas nestes três livros são diferentes entre si, a de Êxodo diferente da de Deuteronômio e de João!! "

    Depois, em particular, recebi por e-mail uma observação do Valdomiro sobre o que o Lord Saga escreveu.

    Ele, Saga, mostrou que as expressões não são exatamente as mesmas, mas além há o fato de que mesmo que fossem idênticas os contexto não são idênticos.

    Veja o caso de Nabucodonozor, Artaxerxes, Jesus e Deus serem chamados, os quatro, de Rei dos Reis. Quantos "Rei dos Reis" podem existir? Teoricamente só um!

    Mas, em cada contexto cada um desses são chamados de "Rei dos Reis".

    O problema é que as pessoas elegem uma expressão como sendo só aplicável a Deus e essa expressão que o indivíduo disse que só cabe a Deus for aplicada a outro então ele conclui que esse outro é Deus também. Mas, foi ele quem primeiro determinou que tão expressão só é aplicável a Deus. Percebe?

    Seria por isso Gil Rocha que utilizar inferência para declarar a deidade de Jesus não é o melhor caminho para se comprovar. Em Apocalipse, percebemos que não há versículo que declare abertamente a deidade de Jesus. Não estou afirmando que em outras partes da Bíblia encontramos.

    Bem, os termos são diferentes. Como não conheço grego, basta buscarmos saber se a tradução para "primeiro e último" em relação a Jesus é cabível. Independente disso, prosseguirei comentando sua última postagem, baseando em nossa tradução em português.
    .
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Ter 19 Mar 2013, 19:26

    Norberto,

    A estratégia do seu colega é tirar a questão do campo semântico. Para ele a palavra tinha de ser a mesma ? Imperioso notar que o antigo testamento foi escrito em hebraico (predominantemente, com pequenas partes em aramaico).

    Ou seja, ele está comparando uma tradução do VT do hebraico para o grego.

    Mas, vossos especialistas em grego unitarista não deram uma tradução para as passagens. Então, vou usar a tradução oficialmente unitarista disponível em língua portuguesa, a TNM:

    Apocalipse 1 17,18 17 E quando o vi, caí como que morto aos seus pés. E ele pôs a sua mão direita sobre mim e disse: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, 18 e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades.

    Apocalipse 2:8 8 “E ao anjo da congregação em Esmirna escreve: Estas coisas diz aquele, ‘o Primeiro e o Último’, que ficou morto e passou a viver [novamente]

    Isaías 44:6 6 “Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos exércitos: ‘Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus.

    Isaías 48:12 12 “Escuta-me, ó Jacó, e tu, Israel, meu chamado. Eu sou o Mesmo. Sou o primeiro. Além disso, sou o último
    ------------------------------------------------------

    Quando sair a Bíblia dos Unitaristas, veremos como eles traduzirão estas passagens, que não são um "copia e cola" do VT para o NT, mas tem o mesmíssimo significado.

    --------------------------------------------------------

    Para jogar a pá de cal na Tese do Lord Saga:

    O Salmo 136:3, no hebraico transliterado, é: hodhu la'adhonêy hâ'adhoniym kiy.le`olâm chasdo

    A parte destacada, num grego transliterado, seria "adon aw-done" (SENHOR DOS SENHORES).
    O TERMO ADON é a forma contrata de ADONAY.

    Nosso amigo unitarista diria que o "Senhor dos Senhores" de Apocalipse não vale, pois no grego transliterado em Apocalipse 19:16, temos "kuriov kuriwn ".

    Ou seja, em Salmos temos "Senhor dos Senhores" vem do grego "Adon", em Apocalipse vem de "Kurius". Mesmo significado, diferentes palavras.

    Ocorre, prezados, que Deus também é chamado Kurius em
    Apocalipse 11:15
    "O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor (kurius) e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos."
    --------------------------------------------------

    Cai por terra a tese do Sr. Lord Saga, pois para ele, Deus no Apocalipse, quando chamado "Senhor", teria de ser sempre Adon, mas vimos Deus ser chamado "Kurius" em Apocalipse 11:15, como também Jesus em Apocalipse 19:16 e 17:14.

    Assim, de nada vale a objeção de que palavras diferentes foram usadas no AT e NT, se o significado foi, indiscutivelmente, o mesmo.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 20 Mar 2013, 00:14

    Olá irmãos

    Desculpa-me pela intromissão...
    mas...
    Concordo e acredito plenamente conforme mostra o irmão Gil; p/ os unitaristas teria que se ter as mesmas letras hebraicas até no grego...
    mas na verdade, ainda que tivessem não valeria...
    Creio que essa questão mais precisamente apresentadas nas últimas postagens caberia aquela palavra dita: "porque a letra mata e o espírito vivifica".
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 20 Mar 2013, 12:07

    .
    Gil Rocha escreveu:Imperioso notar que o antigo testamento foi escrito em hebraico (predominantemente, com pequenas partes em aramaico).
    Correto, mas há uma versão toda em grego. Creio que de lá ele extraiu os termos.


    Gil Rocha escreveu:Ou seja, ele está comparando uma tradução do VT do hebraico para o grego.
    Não exatamente, pois há uma versão toda em grego.


    Gil Rocha escreveu:Mas, vossos especialistas em grego unitarista não deram uma tradução para as passagens.
    Quem são os especializadas que você se refere? As Testemunhas de Jeová? Não. Não os tenho como especialistas e não utilizo a TNM.

    Agora, se você se refere aos participantes diretos (postando aqui no tópico) e indiretos (como o Lord Sega) como sendo os especialistas, seria bom não ser irônico, pois alguém poderá receber como deboche ou desrespeito.


    Gil Rocha escreveu:Quando sair a Bíblia dos Unitaristas, veremos como eles traduzirão estas passagens, que não são um "copia e cola" do VT para o NT, mas tem o mesmíssimo significado.
    Se tem o mesmo significado, não sei, por desconhecer a língua. Por isso eu havia observado acima: "Como não conheço grego, basta buscarmos saber se a tradução para "primeiro e último" em relação a Jesus é cabível." O que sei é que os termos no grego são diferentes.

    Se for cabível a tradução para "primeiro e último", amém, mas o contexto não vem declarar a deidade de Jesus, como no caso do "rei dos reis" não vem declarar a deidade de homens por inferência, caso citado acima.


    Jetfé escreveu:Concordo e acredito plenamente conforme mostra o irmão Gil; p/ os unitaristas teria que se ter as mesmas letras hebraicas até no grego...
    mas na verdade, ainda que tivessem não valeria...
    Jefté, conforme observei acima, expus minha argumentação com aplicação do contexto. Sobre isso você não contestou.

    E não vou pedir contestação do Gil Rocha pois ainda devo uma resposta a ele.
    .
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qua 20 Mar 2013, 21:50

    Norberto, paz.

    Essa versão em grego do VT, a que você se refere, é a SEPTUAGINTA. Ela é uma tradução do hebraico para o grego, de cerca de 2 ou 3 séculos A.C.

    Mas o mais importante nessa questão é que nem sempre a mesma palavra usada no AT será a mesma no NT. Como demonstrei comparando Salmos 136:3 (ADON) e Apocalipse 11:5 (KURIUS). A teoria de Lord Saga, de que as palavras teriam de ser iguais, não se sustenta, anulando a objeção que ele formulou para "o primeiro e último" em Isaías e Apocalipse.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 19:49