F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2508
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Qua 19 Ago 2009, 13:15

    Jefté disse:

    E, conforme a mesma palavra de Deus:
    Em Deus nunca houve mudança ou sombra de variação!
    E quem ensinar que o Filho passou a existir em determinado momento, então está a ensinar que Deus mudou ou sofreu variação.

    Pois é irmão, nunca houve mudança e nem sombra de variação. Por isso lhe convido a dar uma olhada, sem compromisso, para ver que a variação aconteceu quando a ICAR oficializou a doutrina da santíssima trindade.

    A palavra trindade, ou santíssima trindade nem sequer é mecionada na Biblia. Não há nada mais católico apóstolico romano do que essa doutrina. Ela é a doutrina mãe da igreja de Roma.
    Este debate nunca houve na igreja apostólica. Você não vê em lugar nenhum Paulo ou qualquer outro apóstolo explicando isso. Por que? Porque não existe.

    Se você tiver interesse dê uma olhada neste site http://www.arquivoxiasd.com/index.htm#sumario que não deve ser oficial da igreja adventista.

    Mas nesse site tem ali a batalha que foi travada dentro da igreja adventista para a introdução desse dogma, o que aconteceu em 1980.
    Veja que essa igreja tradicional acabou sucumbindo aos pés de satanás e oficializou a sua crença na trindade a questão de 30 anos apenas.
    Batem no peito porque guardam o sábado, porque obedecem a Lei, porque não comem carne de porco, camarão, café, mas na hora de adorar o fazem agora exatamente como o papa lá no Vaticano.
    Ela também em 1980 aderiu à variação criada pela igreja romana.

    Dê uma olhada lá sem medo e deixe Deus agir em você com Sua revelação.

    A Divindade não se explica teológicamente não. A Divindade se entende na alma e não no intelecto. Só há um meio de nossa alma se comunicar com Deus e esse meio é a fé dada pelo próprio Deus.

    Edison

    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 19 Ago 2009, 13:52

    Edison

    Você não prestou atenção na postagem anterior?
    Fiz uma indagação e você não a respondeu!

    Então, faço-a novamente, a você e a todos os que quiserem responder:

    Se Jesus não é Deus; como poderia Ele até descumprir as Escrituras? pois no Velho Testamento não estava escrito que o Pai enviaria mais de 12 legiões de anjos p/ o livrar do Calvário. (Mat. 26:53-54)
    Mas se Ele rogasse ao Pai, o Pai não lhe mandaria mais de doze legiões de anjos, descumprindo Sua própria palavra escrita?
    Por que o Pai faria isso?
    Não seria porque são "um"?

    Que poder é esse de Cristo?
    Qual criatura teria o poder de mudar todas as coisas (mesmo que já estivesse escrito), e assim seria feito?

    E se Jesus não é Deus (então um outro Ser é que teria o poder de até alterar a palavra de Deus escrita, descumprindo o que Deus diz que haveria de cumprir?


    Ora, será que Jesus estava brincando?
    Vejamos por nós mesmos:
    Mateus 26:52
    "Então Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão."

    Mateus 26:53-54 -
    - "Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
    - Como pois se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?."


    Ora, do jeito que Jesus disse, Ele mostrou muito bem (estando em carne) que tinha pleno poder e soberania até sobre aquilo que já estava escrito (Palavra de Deus), pois se o quisesse a poderia descumpri-la, mudando todas as coisas; e não o fez, não por não ter esse poder, mas porque era a Sua Própria Palavra - palavra de Deus!

    Ora, Edison, acaso Jesus não orou ao Pai?
    Jesus orou ao Pai!
    E você não se dá contas de que o Senhor orou ao Seu Pai?
    Ora, como o Filho orou ao seu Pai nessa difícil hora?
    Assim:

    "E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres."

    Edison, o Senhor fez essa oração por três vezes.
    Se a fizesse uma só vez, de outra maneira, tudo seria mudado e a ira de Deus viria como fogo consumidor!

    Estou no aguardo:
    Mas, que argumento, os homens teriam quanto a isso?
    Por isso mesmo testifica o evangelho:
    "E a luz resplandece sobre as trevas e as trevas não a compreenderam".


    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 19 Ago 2009, 14:34

    Jafté abençoado, Paz!

    Meu irmão minha intenção quando mostrei o equívoco sobre Ex. 3.14 com Jo. 8.58, foi exatamente essa; mostrar o equívoco no qual muitos argumentos pró-trindade ou pró co-igualdade são baseados.

    Concordo que Cristo é pré-existe, ou seja, não é desse mundo, mas isso não o torna igual a Deus.

    Os milagres de Jesus não o credenciam a Deus, mas a Filho de Deus, o Cristo. Jo. 3. 2 ”Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” e muito claramente Jo. 5.19 “Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

    Portanto, isso que você ou eu podemos julgar com frieza - para os que viram e ouviram os sinas do Senhor (a ponto de dizerem) "Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais." (Jo. 11:47)
    Veja irmão, os versículos que citei acima não revelam alguma frieza no apóstolo João. Ele diz que os feitos de Nosso Senhor Jesus Cristo foram feitos pelo poder do Pai. Isso não é frieza, é apenas constatação bíblica que muitos nos alegra por não deixar dúvida. Agora no outro lado da balança pode estar a paixão que pode desencaminhar as pessoas como é o caso dos católicos com a nossa irmã Maria. Eles a amam tanto que a colocaram em um lugar que a Bíblia não diz que ela esteja. Então, essa paixão por ela precisa ser revista para se enquadrar dentro da Bíblia. Muito disso aconteceu também em relação a Nosso Senhor Jesus.

    Então, irmão, tudo o que nós aqui falamos - não nos damos conta das coisas que aconteceram nos evangelhos.
    E eu pergunto, o que diria você ao ver o Senhor andar sobre as águas?
    E ao repreender os ventos e o mar?

    Esse requerimento foi respondido acima, com dois dos muitos versículos existentes que provam que o poder do Filho emana do Pai. Um outro verso seria, por exemplo, o. 5.30 “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma...”
    Quando nos trasportamos para Israel na época de Cristo e contemplamos o Senhor Jesus fazendo aqueles grande sinais, talvez realmente quiséssemos o Deificar, mas ele para evitar isso é taxativo “Eu não posso de mim mesmo...”, mas hoje, mesmo ele dizendo isso, as pessoas ignoram preferem achar que os milagres são uma prova de “deidade”, quando, na verdade, confirmam que ele foi um enviado que falou e fez aquilo que o Pai mandou. Jo. 5.36 “Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.

    Quem pode perdoar pecados senão Deus? Essa pergunta de efeito merece contextualização. Vamos ver....? Quando Jesus curou o paralítico perdoando os seus pecados usou de uma prerrogativa que somente a Deus compete, no entender de quem defende a co-igualdade Jesus estaria se revelando como sendo o próprio Deus, mas leiamos o texto atentamente, Mc. 2.5 “ E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. 6 Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7 Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? 8 Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? 9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), 11 a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” Percebamos que a própria Escritura nos informa que toda autoridade que Jesus tem é derivada do Pai, e ele de si mesmo nada pode fazer, como já foi dito. Jo. 5.30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Em At. 10.42 lemos ainda que: “Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.”, e as mesmas pessoas que presenciaram o episódio de Mc. 2, não assimilaram o evento como uma revelação de que Jesus fosse Deus por haver feito aquilo, pelo contrário, perceberam que ele era aquele que recebera de Deus tal poder, pois na seqüência do milagre lemos a conclusão: a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens (Mt. 9.8 ). Ninguém entendeu que aquele perdão revelasse um “Deus encarnado”, esse entendimento é moderno e não é bíblico.

    O irmão segue com outras perguntas, mas que em sua maioria já estão com respostas nas páginas anteriores de tópico (Eu e o pai somos um; Quem me vê a mim, vê o pai e etc). Você as leu? Pois se sim eu esperaria, talvez, uma tentativa de refutação, mas não a repetição do argumento.

    Para não estender minha postagem repetitivamente vou ficar por aqui. Poderemos trabalhar em cada um dos pontos, mas não todos ao mesmo tempo. Esses e outros necessários. Todos de uma vez é improdutivo e cansativo.

    Grande abraço!
    Deus em Cristo continue te abençoando.
    David
    David
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 186
    Idade : 53
    Cidade/Estado : João Pessoa - PB
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 7
    Pontos de participação : 303
    Data de inscrição : 11/02/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por David Qua 19 Ago 2009, 15:57

    Olá, Valdomiro... Paz do Senhor Jesus


    Entendi irmão, você na verdade defende a Jesus como Deus, mas não como uma hipóstase à parte (pessoa distinta), mas como sendo a mesma hipóstase ou pessoa, ou seja, é unicista. Na sua visão, corrija-me se eu estiver errado, o Filho é o próprio Pai e vice-versa. Desculpe porque pensei que você fosse um trinitariano com idéias peculiares. Lá naquela postagem não ficou muito claro.


    EU não me classifico ainda como unicista, Valdomiro, pois que há algumas questões que preciso meditar um pouco mais. Eu creio que Jesus, que o Pai, e que o Espírito Santo, é Deus. Que “os três” é o mesmo Deus Criador de todas as coisas, e que isso para mim é suficiente! Sei que um dia o conhecerei melhor e darei uma definição mais “profunda” sobre a questão!

    Na questão da "adoração" de Jesus o irmão concluiu que elas estavam provavelmente só. O irmão não leu os versículos que eu citei que mostram outras ocorrências de “adoração”?

    A palavra grega “Proskynéo” pode ser traduzida também como uma reverência. Nesse sentido, concordo que algumas passagens parecem ter sido traduzidas equivocadamente como “adorar”. No entanto não vejo, na passagem relativa ao Jesus ressurreto, que esta seja empregada apenas como reverência, uma vez que a passagem é idêntica a passagem de Pedro!

    Mas, eu gostaria de falar mais sobre isso depois de "zerarmos" as questões sobre Jo. 8.58, que me parece já está praticamente esclarecida, e Mc. 13.32 que ainda não foi respondida pelo amado.

    Já respondi... Mas o colega parece não aceitar aquilo que expus...

    E a questão do “Primeiro e último”, que o colega dá uma interpretação quando o termo é referente a Jesus e uma outra, quando a mesma expressão se referencia a YHWH? Vamos ver alguma explicação coerente que contemple os “Dois Personagens”?

    Amigo, a Escritura é cheia de passagens que nos mostram a Divindade de Jesus Cristo... Lembre que é registrado que o Nome dELe seria “Pai da Eternidade”... Ora, quem é “Pai da eternidade”, amado?

    Em Jeremias também lemos:

    Jeremias 23:5-6
    Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
    Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: o Senhor justiça nossa.


    Essa acima, é mais uma profecia messiânica que descreve atributos de Jesus...Renovo de David, Renovo Justo, Rei de toda a terra, Salvador de Israel... No final, Ele é chamado de “YHWH TSIDKENU”, que significa “Javé justiça nossa”...

    Em Zacarias, lemos ainda...

    Zacarias 14:5
    5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.

    Essa é uma profecia escatológica que fala do grande livramento que terá Jerusalém por ocasião da segunda vinda de Jesus... Veja que o Messias é chamado de “Javé, meu Deus”, com todos os santos com ele... Veja que essa passagem se harmoniza com Judas 14, que diz:

    Judas 14
    ...Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;


    Em João 5:23, também lemos:

    João 5:23
    23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.


    Veja que Jesus ensinou que a mesma honra devida ao Pai, é a mesma devida a Ele! Isso significa que a adoração ao Pai, que a adoração a Deus, é a mesma adoração a Ele, JEsus Cristo!

    O texto de Hebreus 1:8 que o colega não conseguiu explicar, também nos mostra claramente isso...

    Hebreus 1:8
    8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.


    Esse texto de hebreus é uma citação do salmos 45:6, cujo Deus é o Deus de Israel, “ELOHIM”.

    Salmos 45:6
    O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade


    O escritor do livro de hebreus, (como tens certeza de não ser Paulo...) diz que o Deus citado nesse salmos é JESUS CRISTO!

    Para dizer que Jesus não é Deus, tem-se de rejeitar toda a Escritura que temos... Pois ela nos mostra isso, que Jesus Cristo é DEUS CONOSCO!

    Que o Senhor nos abençoe


    David
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 19 Ago 2009, 17:24

    Olá irmão David, Paz!


    Já respondi... Mas o colega parece não aceitar aquilo que expus...

    Ô abençoado, onde foi que você respondeu. Passei batido. Diz ai, por favor, qual é a página e o número da postagem?

    Positivamente gostaria de saber de você o seguinte:

    1) O irmão notou o erro trinitariano na associação de Ex. 3.14 com Jo. 8.58? Basta (Sim) ou (Não). Porque qualquer que seja a resposta, agora, nesse por menor, é contigo e Deus.

    2) Jesus não sabia o dia da volta por causa do verso de Apocalipse que você citou? Onde está tua resposta sobre isso?

    Os demais versos, paulatinamente, comentaremos. O próximo passo será conversarmos, se você concordar, sobre proskuneo e o "Pai da Eternidade". Tubo bem?



    Na Paz!
    Valdomiro.
    Ana
    Ana
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 3
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Lisboa
    Religião : Evangélica
    Igreja : Baptista
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 3
    Data de inscrição : 13/08/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ana Qui 20 Ago 2009, 11:26

    Paz de Cristo para todos! Estou muito feliz por estar aqui com vocês para aprendermos todos mais sobre Deus e a Sua Palavra!

    Creio firmemente que a Bíblia foi escrita de forma a que todos, cultos ou ignorantes (em termos humanos) tivéssemos acesso à Verdade. Se fosse necessário entender todo e qualquer significado do grego ou aramaico, algum apóstolo teria recomendado nas suas cartas algo como "e aos que nunca aprenderam grego nem aramaico, que se instruam para entenderem melhor a Palavra do Senhor".

    Se Deus não mandou ninguém aprender línguas antigas, é porque sabia que as traduções futuras não levariam à condenação.

    Sendo assim, eu penso que mais importante que estar a traduzir palavra por palavra, é pedir ao Espírito de Deus que nos ajude a saber, a conhecer, a intenção Divina quando inspirou os seus servos a escreverem isto ou aquilo.

    Em relação ao assunto aqui tratado neste thread, fui ler a Bíblia e encontrei estas passagens referentes a Jesus Cristo:

    João 1:2-3

    2 Ele estava no princípio com Deus.
    3 Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.


    Não é preciso ir traduzir a palavra "princípio" para perceber o resto da passagem. Se todas coisas foram feitas (criadas) por Jesus, então se Jesus tivesse sido criado, o próprio Jesus se tinha criado a Si próprio...

    Então se NADA do que foi CRIADO se fez sem Ele, é porque Ele já existiria quando foi "criado". (Eu utilizo a palavra "criado" para seguir a linha de raciocínio aqui apresentada por alguns membros). Ou seja, quando Ele foi criado, Ele próprio já existia. Quem é que existe desde sempre? Deus! Logo, Jesus é Deus.

    Col 1:16

    15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.


    Por se dizer "primogénito" não significa que Cristo é criatura. Primogénito significa o mais velho de todos, o mais antigo. Cristo viveu aqui entre nós, criaturas. Ao ter nascido da Virgem Maria, foi também homem. E foi o Primogénito, o mais antigo entre todos nós pois já existia antes de ter nascido.

    Quanto à questão de "deus" e "Deus":

    Jesus ou quem quer que mais fosse, nunca poderia ser um deus, porque só há "um deus verdadeiro" que é Deus. Os "deuses" não são deuses divinos, mas sim deuses falsos, demoníacos. Cristo não faz parte deste leque! Além disso, dizer que Cristo é "deus" leva-nos a pensar que tipo de "deus" será... até onde Cristo irá em sabedoria? Quais os Seus limites? Até que limite eu posso confiar n'Ele? Pois se Cristo não é Deus, e só Deus é Verdadeiro e totalmente perfeito, sem falhas, então eu esperaria de Jesus alguma falha (involuntária). Adão pecou voluntariamente, mas Jesus sendo também criatura, seria sujeito a alguma falha involuntária pois só Deus não erra nem falha. Alguém conhece alguma falha de Jesus? Não!

    Outra coisa, a Bíblia diz que TODOS pecaram. Se Jesus é criatura, sendo o primogénito de TODA a criação (Ele incluído) então Jesus também teria pecado.

    Como é que alguém não sendo Deus pode nunca ter pecado se nasceu de uma mulher? Adão não nasceu de nenhuma mulher, ele não nasceu em pecado, mas Cristo nasceu de uma mulher que foi muito abençoada mas que era pecadora e foi educado entre homens pecadores do seu tempo. Haverá alguém por mais zeloso que seja que sem ser Deus consegue ser fiel desde o dia que nasceu até ao dia da Sua morte? Não é possível, excepto se a pessoa é Deus.

    É certo que Jesus veio fazer a vontade do Pai. Bem, isso não quer dizer que a pessoa de Cristo seja de menos importância que a pessoa do Pai. Essa ideia muito comum em povos latinos tem a ver com a mentalidade humana que nos cerca. É muito costume os latinos pensarem que alguém por dar uma ordem já vale mais que aquele que obedece a essa ordem... O servo tem sempre menos valor, menos importância social que o patrão. Na Suécia, Alemanha, Austrália, e outros países com outra mentalidade, isto não se passa assim. Nas empresas, o subordinado vale tanto como o chefe. A estrutura hierárquica nestes países costuma ser "flat", ou seja plana. Um dá a ordem mas essa ordem é dada com pleno acordo das partes, não de forma ditactorial! Todos participam da decisão final embora a assinatura seja de um só, o chefe. Agora por um ter mais capacidades para liderar (organizar uma equipa) isso não quer dizer que valha mais que os outros, apenas tem essa aptidão para liderar, nada mais.
    David
    David
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 186
    Idade : 53
    Cidade/Estado : João Pessoa - PB
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 7
    Pontos de participação : 303
    Data de inscrição : 11/02/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por David Qui 20 Ago 2009, 14:04

    Olá VAldomiro... Paz do Senhor


    Ô abençoado, onde foi que você respondeu. Passei batido. Diz ai, por favor, qual é a página e o número da postagem?

    São várias, amigo... Várias questões onde citamos passagens bíblicas que sequer foram levadas em conta, que não mereceram uma só "letra" de comentário ... QUestões como a do "primeiro e o último", não tiveram nenhuma resposta satisfatória... Ora, como considerar que Jesus não é Deus se não se consegue sequer dar uma explicação para essa passagem, onde ele fala como sendo o Altíssimo? Alguns outros textos bíblicos apresentados que nos mostram que Jesus tem atributos que só Deus tem, também não foram explicados... Ora, são muitas perguntas... Mas caso o colega tenha esquecido delas posso, na próxima mensagem, fazer um texto com todas elas... Talvez o texto fique bem grande!

    O que noto, sei que posso estar errado e me perdoe se eu estiver, é que pareces ter a intenção de ser o "perguntador", onde as indagações que lhes são feitas, são sempre respondidas com um "mais na frente comentamos isso"...

    Ora, como é que podemos "Passar a frente" se essas questões não são respondidas? Um bom debate deve haver perguntas e também respostas!


    Em Cristo


    David
    Ana
    Ana
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 3
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Lisboa
    Religião : Evangélica
    Igreja : Baptista
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 3
    Data de inscrição : 13/08/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ana Qui 20 Ago 2009, 20:07

    Não acredito que Pai, Filho e Espírito Santo sejam uma só Pessoa.

    Em Mateus 3:16-17

    E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
    E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


    As 3 pessoas estão perfeitamente distinguidas. O Filho estava na terra, o Pai no Céu e o Espírito Santo entre os dois. O que nos interessa é o que a Bíblia apresenta, e a verdade é que ela mostra-nos sempre os três como Pessoas distintas.

    Vejamos o exemplo de "Família". Por exemplo da Família Sousa. Esta família pode ser composta por 3, ou 5 ou n pessoas e no entanto é UMA família (e não 3 famílias), Família essa que se chama Sousa.
    O Pai, Jesus e o Espírito não são três deuses, são sim UM Deus, Deus esse composto por três pessoas.
    Os membros da família (UNA) poderão ser, por exemplo, João, Pedro e Bernardo. Não podemos dizer que a família Sousa é João... pois estaríamos a excluir Pedro e Bernardo. E sem eles que pertencem de direito a essa família, a Família não estava completa, logo seria uma Família dividida...

    No entanto, podemos dizer que João é, de facto, Sousa. Se alguém lhe perguntar "João, você é Sousa?", ele dirá "sim, sou Sousa".
    Não podemos dizer que Deus é Jesus, estaríamos a excluir o Pai e o Espírito, mas podemos dizer que Jesus é Deus, pois Ele é Deus juntamente com as outras duas Pessoas.

    Isaías 43:11

    Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.

    1 João 4:14

    E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

    Então se em Deus há Salvador e se Jesus é o Salvador... não resta dúvida que Jesus é Deus.

    Se alguém disser "fora da família B não há salvação para o nosso país", e se outro confirmar "Rui é o salvador do país", que podemos concluir? Que Jesus é B.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 21 Ago 2009, 08:54

    Olá David, Paz!

    Você disse:
    São várias, amigo... Várias questões onde citamos passagens bíblicas que sequer foram levadas em conta, que não mereceram uma só "letra" de comentário ... QUestões como a do "primeiro e o último", não tiveram nenhuma resposta satisfatória...

    Pois é irmão, sobre Ex. 3.14 e Jo. 8.58, eu perguntei um simples “SIM” ou “NÃO”, nem isso o irmão respondeu, três letras, e considera respondidas outras coisas e me pede resposta quando eu informei que estava focando em poucos versos para não tornarmos nosso debate quilométrico. Com a graça de Deus comentaremos sobre todas amado irmão, cada uma a seu tempo. Realmente o irmão tenho um jeito estranho de achar que respondeu as coisas.

    Sobre Mc. 13.32, vamos recapitular!!!

    Na postagem nº 106, de Seg., 10 Ago 2009, às 22:35, baseado em um de suas afirmações sobre a “Deidade” de Jesus eu a citei e fiz uma pergunta. Você lembra!
    Eu disse:
    O amado irmão falou: “O que mostra a DIVINDADE de Jesus Cristo é a forma de a Escritura se referir a Ele, usando palavras que só podem ser atribuídas a Deus!”. Como a palavra Divindade é aplicada a Jesus como sinônimo de Deidade, e já que você falou de atribuição, gostaria de perguntar ao irmão se um dos atributos de Deus que é a onisciência pode ser aplicada a Jesus? Considere para a resposta o que está escrito em Mc. 12.32 “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”

    *****************

    A essas indagações você trouxe a seguinte “resposta” à página 108 de Ter, 11 Ago 2009 às 11:28:
    Você disse:
    PEdro parece acreditar que sim!
    Joa 21:17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo

    *****************
    Como estava na cara, e de forma gritante, que esse versículo não responde, nem de longe, às questões que coloquei, pois ao dizer que não sabia o dia da volta, dos três um: ou Jesus mentiu, ou esqueceu ou, de fato, não sabia.

    À sua “resposta”, nitidamente fugitiva das indagações feitas, pedi um único esclarecimento pela postagem nº 112 de Qua, 12 Ago 2009, às 10:19
    Eu disse:
    Quanto ao versículo sobre onisciência que você citou, gostaria que o irmão me respondesse se Jo. 21.17 desfaz a informação taxativa de Jesus em Mc. 13.32? “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”

    *****************
    A essa pergunta o irmão percebeu, embora não reconhecendo abertamente, que a “resposta” de Jo. 21.17, que trazia uma fala de Pedro, realmente não respondia a questão e arriscou outra “resposta”, na mensagem 115, de Qua, 12 Ago 2009, 15:52:
    Você disse:
    Na ocasião em que disse isso, Jesus estava “esvaziado” de todo o seu poder! Nao vou citar a passagem porque sei que já conheces. Mas, para entendermos melhor, me responda: Antes de encarnar, Jesus podia morrer? No entanto, ali Ele podia, e Ele morreu! Quando ressucitou Ele não disse que não sabia algo, ou que iria morrer, ou que sentia dores... Ao ressuscitar Ele disse que tinha todo poder! Ou seja, ali Ele não morreria mais, ali ELE SABIA todas as coisas, inclusive o dia da sua

    *****************

    O irmão apelou para o “esvaziamento” preconizado em Fl. 2.6, para justificar o desconhecimento de Jesus do dia de sua volta, ou seja, partiu do polo pós-ressurreição para o polo pré-encarnação, mas esqueceu de considerar as implicações dessa linha de pensamento. Nesse ponto fiquei sem saber se para o irmão “esvaziado” era sinônimo de “esquecido”, poi o irmão referenciou a possibilidade da morte de Jesus como um condição que ele não tinha e passou a ter. Fiquei na dúvida se esquecimento era um condição que ele não tinha e passou a ter. Como não vale a pena seguir um diálogo com dúvidas perguntei na postagem nº 117, de Qua, 12 Ago 2009, às 17:29:
    Eu disse:
    Quanto à questão da onisciência, o irmão está me dizendo que o “esvaziamento” é sinônimo de “esquecimento” ou que a primeira engloba a segunda? É isso? Jesus, Nosso Senhor, esqueceu e por isso não sabia?

    *****************

    À pegunta acima o irmão “responde” na postagem nº 119, de Qua, 12 Ago 2009, às 20:08:
    Você disse:
    O esvaziamento significa que Ele se tornou HOMEM. Ora, JEsus foi 100 por cento homem. Se esvaziar significa que Ele podia sentir fome, podia sentir sede, podia sentir dor, podia morrer, que também, como homem, estava "puxado" pela gravidade e que, naturalmente, outras coisas lhes estava limitadas... QUando o soldado lhes comprimiu sua lança, ela o perfurou, como perfuraria a qualquer homem...

    *****************

    O que é incrível é você falar de sentir fome, sede e etc, e achar que isso satisfaz a questão de Jesus não saber o dia da volta. Simplesmente corre de uma resposta direta às perguntas. Ele teria passado a não saber quando, já que se afirma que ele preteritamente era Deus co-igual com o Pai???? Fome, sede são coisas inerentes ao corpo, mas o seu conhecimento pretérito??? Fome e sede respondem a essa questão da memória do Senhor Jesus???

    A esta, sinceramente, nem considerei como resposta e na postagem nº 120, de Qua, 12 Ago 2009, às 21:31, perguntei novamente:
    Eu disse:
    Sobre o "esvaziamento" qual a sua resposta a pergunta que fiz? Você falou mas não respondeu! Lembra da pergunta?

    *****************

    Então você disse na mensagem nº 121, de Qui, 13 Ago 2009, às 18:53:
    Você disse:
    Antes de ressuscitar, por estar “esvaziado”, Jesus tinha algumas limitações como já disse, e entre essas limitações estavam, evidentemente, o de não saber o dia de sua volta! No entanto, ao ressurgir Ele disse que tinha todo o poder!

    *****************

    Esta pareceu ser a primeira tentativa de resposta que levou em consideração objetivamente a pergunta. Mas considerou Jesus como inexistente preteritamente, um ser sem memória de sua pré-existência. As limitações do corpo, significam também limitação de lembranças das coisas passadas??? Memória apagada???

    A isso fui forçado, pelas implicações que aquela resposta geraria, a perguntar na postagem nº 124, de Qui, 13 Ago 2009, às 23:39
    Eu disse:
    Sua resposta significa que Deus em sua onisciência e no seu plano de salvação da humanidade decidiu a volta de Jesus quando ele estava na terra e por isso Jesus não sabia? É isso? Ou então, Deus não sabia ou não havia decidido o dia da volta de seu Filho, enquanto o Filho, "também" Deus, estava com ele na eternidade? Ou Deus só resolveu decidir ou só resolveu saber da volta do Filho quando o "Deus Filho" se despojou de sua "deidade"? É isso?

    *****************

    Novamente o irmão resolveu não encarar de frente as perguntas e partiu para um tentativa de resposta, só que pela via indireta, citando Ap. 19.12, na postagem de º 129, de Sex, 14 Ago 2009, às 22:43.

    Como uma coisa nada tem haver com a outra, e vendo que a questão não estava, e nem está, sendo encarada de frente, peguntei na postagem nº 137, de Seg 17 Ago 2009, às 11:46.
    Eu disse:
    O irmão trouxe como resposta Ap. 19.12. Então, quer dizer que Ap. 19.12 responde a questão? Ou seja, Jesus sabia, mas disse que não sabia? Ou esqueceu? Teve a mente apagada? É isso? Qual é a resposta para as perguntas? Jesus estava limitado "em parte de sua sabedoria" e ai teve a memória comprometida em parte? Como é que se aplica Ap. 19.12 a essa questão?
    Deixa eu fazer outra abordagem indagativa: O "Deus Filho" lá na eternidade passada sabia o dia da sua volta, por ser Deus e por ser Onisciente, mas quando encarnou deixou de saber? Jesus esqueceu o passado? É isso irmão?[/b]

    *****************

    Então, na postagem seguinte, a de nº 141, de Ter 18 Ago 2009, às 15:46, o irmão silenciou completamente sobre a questão.

    Sem uma única resposta plausível que encarasse de frente as perguntas e vendo que o irmão se omitiu sem aviso prévio acerca das indagações que fiz, cobrei uma resposta na postagem nº 148, de Qua, de 19 Ago 2009, às 12:48.
    Eu disse:
    Estou aguardando as respostas sobre Mc. 13.32, OK?
    A resposta é importante porque dela pode decorrer a forma como vermos muitos versos da Bíblia inclusive estes que você requereu.

    *****************

    Na postagem nº 152, Qua, de 19 Ago 2009, às 15:57, mas uma vez, sem qualquer justificativa, o irmão omitiu as indagações sobre Mc. 13.32 e silenciou-se sobre o caso.

    *****************

    E a essa omissão na postagem 153, da mesma data, pedi novamente respostas. E ai o irmão diz: “JÁ RESPONDI” (???? onde ????)

    Em qual dessas postagens, que fiz questão de citar todas, o irmão respondeu sobre Mc. 13.32. Basta reler as perguntas para ver que houve constantemente tentativas de fuga. E ai o irmão tenta me impelir a entrar em análise de outros versos, para quê? Para ser usado o mesmo expediente de respostas dessas natureza. Não valerá a pena irmão!!! Não valerá a pena!

    Agora se falar de “Primeiro e Último” é responder objetivamente sobre o desconhecimento de Jesus a cerca do dia de sua volta, então, você já respondeu até as que eu ainda nem fiz sobre todos e quaisquer assuntos possíveis. Smile É esse nível de diálogo que o irmão quer. Não responder e listar um monte de versículos para ficarmos indefinidamente postando. Acho que isso é uma semeadura infrutífera abençoado irmão.

    Veja irmão, apenas dois pontos de debate “EU SOU” de Jo. 8.58 e Mc. 13.32, e o irmão não respondeu as poucas perguntas que fiz, um delas, por fim, era um mero “SIM” ou “NÃO”. Todas precisei ficar reiterando para tentar obter alguma resposta e até agora nada. O que saiu são as citações de outros versos sem relação direta com as questões para tentar, talvez, levar o debate para longe das questões objetivas que envolvem Mc. 13.32, ou respostas evasivas sem levar em consideração as implicações dessas “respostas”. Quando percebi que o interesse era pluralizar o debate com outros versos solicitei antes que focássemos poucos pontos objetivando aproveitamento pleno.

    Qual a motivação que eu vou ter de te responder aqueles outros se nem a esses você me responde, esquivando-se de encarar de frente e sem receio de resposta à questão.

    *****************
    Você disse:
    O que noto, sei que posso estar errado e me perdoe se eu estiver, é que pareces ter a intenção de ser o "perguntador", onde as indagações que lhes são feitas, são sempre respondidas com um "mais na frente comentamos isso"...
    É realmente impressão do irmão, pois acho que ambos fizemos perguntas. A diferença é que eu estou fazendo perguntas em apenas duas passagens da Bíblia, e o irmão não respondeu e acha que respondeu como já mostrei; e termina fazendo perguntas em vários e vários versículos, inconscientemente inviabilizando um diálogo produtivo. Se você não responde a perguntas simples de duas passagens, imagine se fizéssemos considerações para cada um dos versos citados. Qual seria o tamanho de nossas postagens e qual o resultado (???). É esse o caminho que eu quero evitar e o irmão parece querer trilhar. Como eu sei que a grande maioria dos trinitários, ante a uma dificuldade cita outros versículos objetivando deixar para trás e fazer cair no esquecimento as barreiras encontradas, eu prefiro relembrar que preciso da resposta para termos um debate levado a termo, caso contrário vai ser mero ping pong por tempo indefinido e nenhum item finalizado.

    Você disse:
    Ora, como é que podemos "Passar a frente" se essas questões não são respondidas? Um bom debate deve haver perguntas e também respostas!
    É exatamente isso! Não adianta eu pegar 10 versículos que você citou com questionamentos e respondê-los, se duas passagens que eu te questionei não obtive resposta ainda. Como eu vou te questionar sobre 10 versos se estou aguardando resposta de apenas dois?

    Estou aguardando!!!!


    Deus em Cristo continue te abençoando!
    Valdomiro.
    Erivelton
    Erivelton
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 249
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : evangélico
    Igreja : Quadrangular
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 340
    Data de inscrição : 29/06/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Erivelton Sex 21 Ago 2009, 09:06

    Citação de Ana:
    Não
    acredito que Pai, Filho e Espírito Santo sejam uma só Pessoa.
    Em Mateus 3:16-17
    E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
    E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
    Olá Ana, a paz do Senhor.
    Com certeza muitos compreendem que sejam 3 pessoas distintas assim como também eu acreditei, mas existem outras passagens que nos leva a entender qe Jesus é Deus.
    Neste debate sôbre a trindade dvina eu começei a pesquisar algo mais complexo e acabei entendendo que Deus não poderia ter um filho por diversos motivos.
    Creio que tudo foi uma questão de autoridade suprema em Deus revelar-se em 3 pessoas, mas na verdade é uma só.
    O que me levou a acreditar nisto foi uma só pergunta:
    O plano de Deus poderia dar certo confiando num filho?
    Qual a tua visão e dos irmãos?
    Ana
    Ana
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 3
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Lisboa
    Religião : Evangélica
    Igreja : Baptista
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 3
    Data de inscrição : 13/08/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ana Sex 21 Ago 2009, 11:37

    Perdão por me ter enganado na última parte da minha última mensagem.

    ERRATA:

    então em vez de

    Se alguém disser "fora da família B não há salvação para o nosso país", e se outro confirmar "Rui é o salvador do país", que podemos concluir? Que Jesus é B.

    o correcto é:

    Se alguém disser "fora da família B não há salvação para o nosso país", e se outro confirmar "Rui é o salvador do país", que podemos concluir? Que RUI é B.[b]

    ***

    Olá Erivelton, paz para ti! Obrigada pela tua saudação Smile

    Sim, a Bíblia mostra que Jesus é Deus. Mas Deus não é Jesus. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
    A Bíblia revela a ordem Pai e Filho pelo ponto de vista da Redenção, não da Divindade. Jesus não é menos Deus por ser filho, Ele é à mesma Deus como é o Pai.

    Não creio que Deus seja uma só Pessoa. Se assim fosse, Jesus não perguntaria "Pai, Pai, porque me abandonaste?", nem oraria para que o Pai, se fosse de Sua vontade, O livrasse daquele cálice. A menos que estivesse a falar com Ele próprio e a pedir a Si mesmo... não é muito razoável que assim acontecesse, creio. Ninguém diz a si mesmo "a minha vontade é a tua. Livra-me disto se quiseres" assim como ninguém oraria a si próprio (por muito ego que tivesse).

    Além disso, Jesus falava a crianças, pessoas simples, com preocupações do dia a dia sem tempo para pensar em demasiado, portanto Ele tinha de ser directo e explícito nos seus ensinamentos. Se Ele disse que vinha para fazer a vontade do Pai e não a d'Ele, é porque Ele é Ele e o Pai é o Pai. Por vezes somos nós próprios (eu incluída) que complicamos o que é simples.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Sex 21 Ago 2009, 12:54

    Erivelton,

    Deus confia em seus filhos.

    Ele confiou em Abraão, confiou em Jó, confiou em Tiago, confiou nos irmãos lançados nas arenas, nas fogueiras e confiou tambem no filho primogêntio.

    Na carta aos hebreus 2:1-13 penso que menciona a confiança de Deus no filho.

    Jesus era um homem predestinado para fazer exatamente o que fêz e Deus tinha certeza de que ele o faria.
    A prova disso é que quando ele se deparou com o cálice que deveria beber, ele sentiu o terror do momento, mas disse ao Pai que fizesse a Sua vontade e não a Dele. Outra prova é quando ele exclamou na cruz "porque me desamparaste". Isto mostra que a plenitude da Divindade o deixou e ele encarou sozinho o calvário e morreu, atingindo assim uma das etapas do processo da redenção.

    A etapa seguinte coube a Deus. Paulo aos romanos (8:11) diz assim "se o Espírito Daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita".

    Contudo, a redenção foi feita por Deus, pois a Bíblia diz que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo (II Cor. 5:17-19).

    Agora, não sei ainda é prematuro entrarmos nisso aqui neste tópico, mas temos de identificar nas Escrituras quem é esse Jesus. Cristo nós sabemos, era a unção plena da Divindade que estava em Jesus. A Bíblia diz que Deus fez dele Senhor e Cristo (Atos 2:36). Ele não se fez Senhor e Cristo, mas Deus fez dele Senhor e Cristo.

    Então, quando o Pai lhe abandona, o desampara, fica ali um homem em cujas veias não corria sangue judeu e nem gentio, mas um homem de carne e osso, com corpo, espírito e alma igual a nós.

    E aí fica a pergunta: Que espírito era esse? Que alma era essa?

    Acho que os TJs e os adventistas alegam que era o arcanjo Miguel, mas a Bíblia diz o quê?

    Edison
    David
    David
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 186
    Idade : 53
    Cidade/Estado : João Pessoa - PB
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 7
    Pontos de participação : 303
    Data de inscrição : 11/02/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por David Sex 21 Ago 2009, 14:16

    Olá, VAldomir, Paz do Senhor...



    A questão de Jesus saber o dia da sua volta, já foi respondida várias vezes. O colega deveria ser objetivo e dizer apenas que ñão aceita minha resposta!

    Mas vamos responder mais uma vez... Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem. No entanto após ressuscitar, Ele disse que tinha TODO O PODER no céu e na terra! Ora, será que Jesus mentiu, Valdomiro? Será que todo esse poder que Ele dizia ter no céu e na terra, não contemplava realmente todas as coisas referentes a um e outro lugar? Não imagino que Jesus Cristo tenha mentido, ou que tenha na melhor das hipóteses, se expressado mal. Ao dizer que tinha todo o poder, no céu e na terra, Ele estava dizendo que TUDO estava abaixo dEle, e que nada lhes era oculto ou lhes era impedimento! Assim, Ele sabia, após ressuscitar, o dia da sual volta!

    Quanto as passagens de João e de Êxodo, se o texto em hebraico estiver fielmente traduzido ali, na septuaginta, o amado tem razão, ou seja, Jesus provavelmente disse apenas que já existia na época de Abrão. No entanto, isso foi interpretado pelos judeus como que ELe tivesse dito que era Deus, uma vez que foi visto como blasfêmia!

    Muita coisa foi exposta, e quase nada foi respondido por ti, Valdomiro. No entanto, o colega faz citações, tentando de alguma forma mostrar, que tem argumentos "mais convicentes"... Ora, muita coisa ficou atrás... Veja as passagens bíblicas expostas, por mim e por outros colegas, que nos mostram que Jesus é Deus...Essas passagens que ficaram sem respostas, são essenciais, devem ser explicadas por aquele que não acredita que Jesus não seja Deus.

    Afinal, se Ele não é Deus, essa informação deve está por toda a Escritura!


    Em Cristo

    David
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 21 Ago 2009, 22:34

    Olá David, Paz!

    A questão de Jesus saber o dia da sua volta, já foi respondida várias vezes. O colega deveria ser objetivo e dizer apenas que não aceita minha resposta!
    Percebo que o irmão pensa haver respondido as perguntas que fiz, e acha que fez várias vezes isso.

    A sua resposta foi:
    Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.
    Então, para as perguntas que eu fiz, negritadas abaixo, a resposta teria sido a quotada acima:

    1) Deus em sua onisciência e no seu plano de salvação da humanidade decidiu a volta de Jesus quando ele estava na terra e por isso Jesus não sabia?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    2) Deus não sabia ou não havia decidido o dia da volta de seu Filho, enquanto o Filho, "também" Deus, estava com ele na eternidade?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    3) Deus só resolveu decidir ou só resolveu saber da volta do Filho quando o "Deus Filho" se despojou de sua "deidade"?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    4) O "Deus Filho" lá na eternidade passada sabia o dia da sua volta, por ser Deus e por ser Onisciente, mas quando encarnou deixou de saber?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    5) Jesus sabia, mas disse que não sabia?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    6) Jesus esqueceu o dia da volta?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    7) Jesus esqueceu o passado?
    R- Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    8 ) Jeus teve a mente apagada?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    9) Jesus estava limitado "em parte de sua sabedoria" e ai teve a memória comprometida em parte?
    R- Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    10) Como é que se aplica Ap. 19.12 a essa questão?
    R - Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.

    Talvez irmão, realmente, com essa resposta "MANTRA" alguem se convença de que essas palavras suas constituam uma resposta as 10 (dez) perguntas que fiz envolvendo Mc. 13.32, mas ao meu culto racional que procuro apresentar a Deus, essas palavras não respondem as perguntas.

    O que eu gostaria, na verdade, era que o irmão perdesse o condicionamento proibitivo, que aparentemente o impede de deduções refletidas sobre as questões. O que parece é que tudo é analisado muito por cima, superficialmente, como se a resposta "Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.", suprisse todas as implicações do que foi requerido.

    Essa resposta que você deu amado irmão leva a questões mais sérias que tentei extrair de você, mas "Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.", parece ter sido a única coisa que saiu de suas reflexões. Neutral

    Veja irmão, Jesus deu várias provas de plena lembrança das coisas passadas:

    Jo. 3.12 " Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?" (lembrava das celestiais)

    Jo. 8.28 “... e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.” (lembrava do enisno do Pai)

    Jo. 6.62 “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?” (lembrava de sua antiga posição)

    Jo. 12.49 "Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar." (lembrava dos mandamentos do Pai sobre o que falar)

    Jo. 17.5 “Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse." (lembrava da glória que tinha, antes mesmo do mundo exisitir)

    Jo. 18.36 "Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (lembrava os motivos que o fizeram vir ao mundo)

    Lc. 13.43 "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?" (lembrava das tentativas de resgate de seu povo)

    A Bíblia em absolutamente nenhum lugar diz que Jesus Cristo, Nosso Senhor, tenha esquecido as coisas de sua vida pré-encarnação. Nada se fala de um apagar da mente do Salvador. De um despojar das lembranças. Pelo contrário, não com poucas ocorrências, mostra-se que ele tinha plena consciência das coisas passadas.

    Continua...
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 21 Ago 2009, 22:35

    Continuação...

    É ai o nascedouro das perguntas que o irmão disse ter respondido com "Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem.". Ora, irmão, se Jesus sempre foi Deus co-igual com o Pai, então seria razoável acreditar que antes de encarnar ele soubesse o dia de sua volta, concorda? Agora leia os versos acima e releia se for preciso. Você vê algum indício neles de que Nosso Senhor Jesus Cristo tenha esquecido de alguma coisa? Pois bem, se ele não esqueceu absolutamente nada de sua vida passada com o Pai, antes de o mundo existir, e testemunha isto diante de todos, isso significa que ele não sabia, de fato, o dia de sua volta, mesmo antes de encarnar e continuou sem saber na terra. É uma conclusão inevitável que decorre dos versos que falam de sua memória pretérita. E, se ele não sabia e continuou não sabendo na terra, pois não esqueceu nada do passado, mostra que falta nele um dos atributos de seu Pai, Deus: A onisciência.

    Só esse verso. Só Mc. 13.32 é cabal e suficiente para mostrar que Jesus não é Deus co-igual com seu Pai. As alegações do próprio Senhor Jesus sobre as coisas passadas antes de ele encarnar testemunham que ele não esqueceu das coisas, e, se soubesse do dia da volta também não teria esquecido. Como verdadeiramente não sabia falou uma verdade que vinha desde antes de o mundo existir.

    Se ele veio a saber depois de sua ressurreição, que é um dos requerimentos que você faz, isso não é, absolutamente prova alguma de que ele soubre disso antes de encarnar, e como ele mesmo testemunhou se lembrar da glória que tinha antes que o mundo existisse, e disse não saber o dia da volta, está claro que essa glória não o igualava ao Pai em sua onisciência.

    O irmão não considerou isso nas suas resposta, esperei que você refletisse sobre isso, mas parece que você estava muito condicionado que a expressão "Jesus não sabia o dia da sua volta enquanto estava ali como homem." serviria como resposta à questão. Espero agora, já que você está vendo que tal afirmativa não leva em consideração a realidade dos fatos, que você perceba que o atributo da onisiciência não é uma inerência de Nosso Senhor Jesus. Aquela sua resposta é precaríssima em conteúdo por ignorar os fatos passados e considerar somente o "é me dado todo poder". Nem mesmo a expressão "é me dado todo poder" foi pesada, pois se "foi dado" a ele é porque ele não tinha, então, falta, também, inerentemente outro atributo: a onipotência, já que o poder que ele tem é derivado do Deus, o seu Pai, mas isso já seria outro assunto.

    Quanto ao seu reconhecimento das passagens de João e Êxodo, louvo sua atitude de reconhecer que realmente as passagens não são correlatas e glorifico a Deus por isso. Veja que não foi simples chegarmos juntos até esse entendimento. Se eu tivesse desistido de te mostrar e partisse para debater outros versos, a conclusão destes teriam se perdido pelo caminho e é isso que quero evitar.
    Respeito você e suas dúvidas, por isso formulei e reformulei minha fala para tornar claro o que queria dizer e alcançar sua compreensão. Tenho certeza que você reconhece isso na questão de Êxodo e João. Cada ponto de questionamento e cada barreira existente em você sobre a explicação, considerei, meditei e escrevi afim de que você pudesse perceber que não era uma opinião pessoal minha, mas algo factual e que, bendito se o Senhor Deus, você pode perceber.
    Tenha certeza irmão que em hebraico ai é que as coisas são diferentes mesmo, pois em Êxodo no hebraico aparece a palavra 'AHIEH 3 (três) vezes, e em João, no hebraico, não aparece nenhuma vez, lá está 'ANI HU, e, por isso mesmo a percepção dos judeus sobre isso não foi, nem mesmo de forma interpretativa, de que estivesse afirmando ser Deus. Como já falei; judeu pegar em pedras não era algo que precisasse de um motivo delineado na Lei. Nenhum dos profetas que foram apedrejados, conforme Jesus mesmo testemunha, deve ter blasfemado, não é verdade? Isso é simples de entender.

    Acredito irmão que nossa pendência agora é só sobre as considerações de Mc. 13.32. O irmão concorda que esse verso mostra que Jesus não é inerentemente onisiciente?

    Deus em Cristo continue te abençoando.
    Valdomiro.
    Erivelton
    Erivelton
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 249
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : evangélico
    Igreja : Quadrangular
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 340
    Data de inscrição : 29/06/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Erivelton Sáb 22 Ago 2009, 09:49

    Citação de Ana:
    Olá Erivelton, paz para ti! Obrigada pela tua saudação
    Sim, a Bíblia mostra que Jesus é Deus. Mas Deus não é Jesus. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
    A Bíblia revela a ordem Pai e Filho pelo ponto de vista da Redenção, não da Divindade. Jesus não é menos Deus por ser filho, Ele é à mesma Deus como é o Pai.
    Não creio que Deus seja uma só Pessoa. Se assim fosse, Jesus não perguntaria "Pai, Pai, porque me abandonaste?", nem oraria para que o Pai, se fosse de Sua vontade, O livrasse daquele cálice. A menos que estivesse a falar com Ele próprio e a pedir a Si mesmo... não é muito razoável que assim acontecesse, creio. Ninguém diz a si mesmo "a minha vontade é a tua. Livra-me disto se quiseres" assim como ninguém oraria a si próprio (por muito ego que tivesse).
    Além disso, Jesus falava a crianças, pessoas simples, com preocupações do dia a dia sem tempo para pensar em demasiado, portanto Ele tinha de ser directo e explícito nos seus ensinamentos. Se Ele disse que vinha para fazer a vontade do Pai e não a d'Ele, é porque Ele é Ele e o Pai é o Pai. Por vezes somos nós próprios (eu incluída) que complicamos o que é simples.
    Eu não retiro a possibilidade de uma vez por toda de Deus ter um filho, mas vemos que o próprio povo de Deus revelou para o mundo inteiro um único Deus(Monoteísmo). Para os eleitos(povo santo) Deus é único e não tem filho.
    A questão é tão complexa que os cristãos estão divididos nesta situação.
    A minha pergunta principal seria saber como Deus confiaria num filho para exercer um plano divino se ele mesmo não o fizesse.
    Entendeu meu ponto de vista?



    Citação de Edilson:
    Erivelton,
    Deus confia em seus filhos.
    Ele confiou em Abraão, confiou em Jó, confiou em Tiago, confiou nos irmãos lançados nas arenas, nas fogueiras e confiou tambem no filho primogêntio.
    Na carta aos hebreus 2:1-13 penso que menciona a confiança de Deus no filho.
    Edilson eu fui buscar a resposta neste versículo:
    Jó 15:15 Eis que ele não confia nos seus santos, e nem os céus são puros aos seus olhos.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Sáb 22 Ago 2009, 12:44

    Erivelton,

    E Hebreus 2:13 se refere a quem?

    Edison

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 11 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 12 maio 2024, 07:11