F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


3 participantes

    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    avatar
    Jeffersonmcz
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1
    Idade : 30
    Cidade/Estado : Maceió/AL
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 4
    Data de inscrição : 14/04/2024

    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?  Empty Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    Mensagem por Jeffersonmcz Dom 14 Abr 2024, 17:10

    Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

    Então, eu tenho uma dúvida sobre como se deu a reprodução de pessoas na época em que só existiam Adão e Eva e seus filhos e também após o dilúvio com a família de Noé.

    De acordo com Gênesis, Adão e Eva foram os primeiros seres humanos que habitaram a terra.

    Ao serem expulsos do Éden, eles tiveram filhos e filhas, porém a bíblia só cita o nome de três deles que são Caim, Abel e Sete.

    Em Gênesis 4:17, é dito que Caim teve relações sexuais com sua esposa e ela engravidou.

    Esse trecho da Bíblia me fez surgir a dúvida de que essa esposa seria alguma irmã dele, já que todos as pessoas que existiam até esse momento eram apenas a família de Adão e Eva.

    Essa dúvida também me acompanha no caso de Noé, quando os únicos sobreviventes foram os familiares de sangue de Noé e as esposas dos filhos dele.

    Ou seja, eram 8 pessoas no mundo inteiro, após o dilúvio. Então, quando Deus deu a ordem para que eles se reproduzissem, essa reprodução se deu de forma sexuada entre familiares (após o nascimento dos filhos de Sem, Jafé e Cam) , que chamamos de incesto, que é um ato condenado pela própria Bíblia.

    De acordo com a Bíblia, os 3 filhos de Noé tiveram filhos com suas esposas e, pela lógica, os netos de Noé eram irmãos e também primos um dos outros, pontanto, familiares de sangue.

    Então, seguindo a linha de raciocínio, os filhos dos filhos de Noé se relacionaram entre si sexualmente para dar continuidade à humanidade.

    Eu acho que houve sexo entre os primos ou entre os irmãos.

    A Bíblia não entra em detalhes sobre esse relacionamento sexual entre eles, mas não é possível pensar de uma outra forma devido ao número escasso de pessoas que viveram nessa época e serem todos de família sanguínea.
    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?  Empty Re: Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    Mensagem por Elaine Campos Seg 15 Abr 2024, 20:44

    Boa noite

    Jeffersonmcz
    Então, eu tenho uma dúvida sobre como se deu a reprodução de pessoas na época em que só existiam Adão e Eva e seus filhos e também após o dilúvio com a família de Noé.
    Gênesis não é muito consistente com suas histórias. Já quando Caim é banido, ele teme que outras pessoas o matem. Gênesis 4:14

    Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

    Então o Senhor lhe disse: “Não! Quem matar Caim sofrerá uma vingança sete vezes maior.” E o Senhor colocou um sinal em Caim, para que ninguém que se aproximasse dele o matasse.

    Se não houvesse ninguém na Terra além dele e de sua família, não haveria ninguém com quem se preocupar, certo? Mas logo no capítulo seguinte, Caim tem uma esposa, ela está grávida e Caim está construindo uma cidade. Para quem? É evidente que o escritor esqueceu que só deveriam existir três pessoas na Terra!

    Como explicar essa discrepância? Muitas pessoas gostam de afirmar que todos iriam se casar com suas irmãs. Existem alguns problemas com isso, se você quiser ficar com o que a Bíblia diz, e apenas com o que a Bíblia diz.

    Gênesis 5:4 Os dias de Adão depois que ele se tornou pai de Sete foram oitocentos anos, e ele teve outros filhos e filhas.

    Antes de Sete, não há menção a nenhuma filha.

    Eu não acredito nessa coisa de irmão e irmã. Parece bastante claro que já havia outras pessoas por perto para se casar. O que suspeito que aconteceu é que estas histórias derivam, em última análise, de diferentes fontes e tradições, e foram posteriormente redigidas numa narrativa contínua. É por isso que eles são inconsistentes entre si.

    As pessoas que querem interpretar a Bíblia literalmente enfrentam vários problemas. Parte da razão para isso é que uma série de fontes foram reunidas em determinado momento por alguém a quem os estudiosos da Bíblia chamam de “o Redator”. O que o Redator fez foi pegar todos esses materiais antigos que possuía e tentar harmonizá-los em uma narração contínua. Às vezes funcionava e outras vezes não. É por isso que temos dois relatos de Gênesis: um onde Deus fala para que as coisas existam, e outro mais antigo, onde Deus forma o homem do barro.

    Tomar a Bíblia literalmente não é um requisito para a fé. E se a sua fé depende de a Bíblia ser 100% verdadeira e consistente, então você está em apuros! Eu diria que o ateu médio já conhece o suficiente sobre a Bíblia para estar ciente destes problemas. Encontrar uma mãe para Enoque, cuja existência não contradiz os primeiros capítulos do Gênesis, não será suficiente para convencer nenhum ateísta de nada. Se você me perguntar, você está apenas perdendo seu tempo.

    Talvez você devesse se concentrar em entender o que há naquela Bíblia em que você deposita tanta fé, antes de tentar convencer os outros? Você está dizendo aos outros que eles deveriam acreditar na “VERDADE da Bíblia”, quando você nem mesmo sabe o que ela diz.
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 515
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1070
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?  Empty Re: Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Ter 16 Abr 2024, 11:09

    A meu ver, depende de como é interpretado o Gênesis.

    Se o considerarmos uma metáfora, podemos admitir a existência de outros humanos.

    Se o considerarmos dogmático, amparado pela Fé, os questionamentos apresentados perdem o sentido.

    ...............(talvez tenha havido incesto, EDITADO)
    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?  Empty Re: Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    Mensagem por Elaine Campos Ter 16 Abr 2024, 15:27

    Boa tarde

    Aldo
    A meu ver, depende de como é interpretado o Gênesis.
    Se o considerarmos uma metáfora, podemos admitir a existência de outros humanos.
    Entenda que a doutrina do pecado original depende da veracidade do Gênesis: se Adão e Eva eram seres “metafóricos”, então o pecado original não pode ser real, e todo esse salvacionismo de Jesus passa a ser uma alegoria sem sentido.
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 515
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1070
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?  Empty Re: Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Ter 16 Abr 2024, 15:33

    Olá Elaine

    Não vejo dessa forma. O salvacionismo de Jesus abrange nossos erros e deficiências ao longo de nossa vida.

    Podemos dispensar o tal "pecado original" que, a meu ver, não existe.

    Conteúdo patrocinado


    Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?  Empty Re: Houve incesto entre familiares de Adão e Noé para dar continuidade à vida humana na terra?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 09 maio 2024, 15:47