F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


4 participantes

    A Justiça da Lei. Uma explanação.


    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1084
    Data de inscrição : 25/04/2015

    A Justiça da Lei. Uma explanação. - Página 2 Empty Re: A Justiça da Lei. Uma explanação.

    Mensagem por Betho Dom 03 Dez 2023, 16:43

    Márcio escreveu: A justiça da lei de Deus composta por 613 mendamentos, exigia vida por vida. Você não vai encontrar alusões à "morte espiritual" ou "morte em Cristo" para as finalidades para as quais este arcabouço jurídico foi estabelecido. Estes termos são construções que não cabem à justiça da Lei dada à Moisés.


    Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça. Ezequiel. 14:20 ACF

    A paz a todos. Neste verso em específico, a ideia é que não é necessário morrer para se cumprir a lei, antes ao contrário, é pela justiça que eles livrariam a propria alma, mas qual justiça? No caso de Daniel, ele vivia em cativeiro e longe dos sacrificios oferecidos no Templo  que estava profanado.



    Márcio escreveu: Não. Em nenhum momento é dito que Abraão cumpriiu a Torah. Gênesis 26:5, a guarda de ordenanças específicas não o justifica. Sobre a torah é dito abaixo: "Não foi com nossos pais que fez o SENHOR este concerto, senão conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos - Deuteronômio 5:3" Quando a Lei foi dada a Moisés, foi dito que aquela aliança não foi feita com os antepassados destes. Abraão foi justificado porque creu em uma promessa e isto foi-lhe imputado por justiça e não pelo cumprimento de mandamentos, conforme Genesis 15.6.  


    Estes são termos padrões na literatura jurídica do Antigo Testamento. Israel veria imediatamente a terminologia da Torá (Lei) no registro de Abraão em Genesis 26:5 e seria inspirado a guardar a Lei. Moisés usou esta linguagem juridica posterior de obediência completa na Lei Mosaica (Deuteronômica) para dizer que Abraão foi obediente a tudo que Deus ordenou para que ele fizesse em seu tempo, incluindo: Deixar Ur dos Caldeus, ser circuncidado e oferecendo-se voluntariamente para sacrificar Isaque. Então a terminologia de Genesis 26:5 é de uso  metafórico para o fato de que ele, Abraão, foi obediente a tudo que Deus ordenou que ele fizesse.


    Betho escreveu:
    Então temos duas narrativas no Novo Testamento, uma diretamente com Jesus (Mateus 19:17) que garante aos judeus circuncidados cumpridores da Toráh e dos profetas: 1) Vida eterna 2) Não ir para o Tormento Eterno. 


    Márcio escreveu: Não.
    A justificação não está no cumprimento da torah.
    A justificação do homem em qualquer tempo, sempre foi pela fé.



    Em termos de Cristianismo, volto a repetir,nenhuma teologia está acima das palavras de Jesus.



    Betho escreveu:Entendo que, como indivíduo não circuncidado, minha escolha de observar a Torá e os profetas a partir da minha perspectiva gentílica pode ser considerada ineficaz para alcançar a justiça conforme a lei para obter a vida eterna. No entanto, reconheço que a Torá e os profetas são valiosos como guias, e muitos dos princípios deles estão incorporados em nossos ordenamentos pátrios de leis



    Márcio escreveu:Você tem certeza que observa a torah ? São 613 mandamentos, a quebra de qualquer um dos requisitos lhe imputa a condenação. Márcio



    Na condição de gentio incircunciso vivendo fora da Judeia, não sou obrigado a cumprir a Toráh e tão pouco a observo, somente observo o Concilio de Jerusalém. Paulo explica muito bem que para os gentios incircuncisos fora da Judeia isto é desnecessário no sentido amplo da lei e esta questão também foi resolvida no Concilio de Jerusalém. Os convertidos fora da Judeia não deveriam ser "pertubados" quanto a amplitude da lei Mosaica, diferentes dos gentios convertidos que viviam na judeia e estavam sendo circuncidados e estavam integrados aos judeus tambem convertidos e zeladores da lei.


    E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade. E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
    (Acts 21:17-24 ACF)

    Paulo era Romano, automaticamente Militar, todo romano era militar, a patente de um romano era dada conforme o recurso financeiro que ele possuia para comprar as armas, roupas, escudos e capacetes, Paulo era também judeu, então tudo o que Paulo escreveu, isto deve ser levado em consideração, esta condição peculiar. A Paulo foi confiado o evangelho da incircuncisão, para os gentios das nações, um evangelho de forma muito diferente do evangelho para judeus circuncidados das Judeia, incluindo os gentios que moravam lá. O sistema de justiça neles são diferentes.

    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1084
    Data de inscrição : 25/04/2015

    A Justiça da Lei. Uma explanação. - Página 2 Empty Re: A Justiça da Lei. Uma explanação.

    Mensagem por Betho Dom 03 Dez 2023, 20:41

    Jefté escreveu: Eu entendo e creio que quando è dito na parábola: "Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos"
    Nisso está englobado, principalmente, o Novo Testamento de Cristo!

    Olá, a paz a todos, ao Senhor, ao Márcio e a todos do fórum.

    Sua lógica não está errada, na condição de cristão incircunciso, também penso assim, ponto positivo+ pela argumentação, mas não vejo isto como excludente da primeira situação para alcançar a vida plena (Zoe) eterna em relação as proprias palavras de Jesus.

    Rememoro sempre que a primeira igreja, a que estava na Judeia, era da circuncisão, porém, com o passar do tempo no ministério de Jesus, alguns gentios começam a ser alcançados. Jesus sempre falava "Vai, a tua fé te salvou", neste exato momento me pergunto se Jesus disse isto a algum gentio nos Evangelhos, vou verificar.

    Jefté escreveu: Aliás, na lei não há mandamento algum que garanta ou prometa a salvação a qualquer homem que a guarde integralmente.
    A promessa da lei aos filhos de Israel era e é: Para que prolongueis os vossos dias na terra que vos dá o Senhor vosso Deus.

    Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente. (Salmos. 21:4 ACF)

    Quem dera que o coração deles fosse sempre assim, para que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que lhes fosse bem a eles e a seus filhos para sempre. Deuteronômio 5:29 (sempiternum na Vulgata, vocábulo לְעֹלָֽם ocorre também em Genesis 3:22, Deuteronômio 32:40 ).

    São exemplos de que a guarda dos mandamentos estão relacionados a vida eterna.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A Justiça da Lei. Uma explanação. - Página 2 Empty Re: A Justiça da Lei. Uma explanação.

    Mensagem por Jefté Dom 03 Dez 2023, 23:31

    Betho escreveu:Rememoro sempre que a primeira igreja, a que estava na Judeia, era da circuncisão, porém, com o passar do tempo no ministério de Jesus, alguns gentios começam a ser alcançados. Jesus sempre falava "Vai, a tua fé te salvou", neste exato momento me pergunto se Jesus disse isto a algum gentio nos Evangelhos, vou verificar.
    Olá Betho

    Tudo bem?!

    Jesus diz isso para a mulher siro-fenícia (a que tinha um fluxo de sangue)...
    Acredito que só há um evangelho e um só caminho p/ judeus ou gregos.
    E o Novo Testamento só tem uma palavra de Salvação - não importando quem somos.


    Betho escreveu:Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente. (Salmos. 21:4 ACF)

    Quem dera que o coração deles fosse sempre assim, para que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que lhes fosse bem a eles e a seus filhos para sempre. Deuteronômio 5:29 (sempiternum na Vulgata, vocábulo לְעֹלָֽם ocorre também em Genesis 3:22, Deuteronômio 32:40 ).

    São exemplos de que a guarda dos mandamentos estão relacionados a vida eterna.
    Betho
    Embora tenham tais promessas no contexto bíblico do Antigo Testamento e da própria lei; creio piamente que esse ouvir das palavras de Deus sempre nos irá resultar em bem, e nos levará a vida.
    Aliás, se Adão e Eva ouvissem a Deus lá em Gêneses, nem cairíamos no mal...

    Mas isso não significa que a lei (por si só seja capaz de atender essa premissa) vida eterna.pelos profetas conduzindo o caminho ao Messias (prometido na lei).
    Aliás, após o pecado, Deus não promete ao homem alguma lei que o guarde e/ou melhore sua vida ou lhe conceda vida eterna.
    Muito pelo contrário.
    Ele, imediatamente após o pecado de Adão, prometia-nos o Salvador do mundo, ou seja, a Semente da mulher que haveria de ferir a cabeça da serpente...

    E Paulo diz-nos no Novo Testamento que a lei foi ordenada por causa das transgressões - e jamais para nos salvar dos pecados, tampouco para dar vida eterna. Isso seria uma afronta a Cristo.
    Pois se assim fosse, por que o Filho de Deus precisaria vir ao mundo e padecer tanto ??

    A vida eterna é exclusiva a Cristo.
    E não existe lei alguma (fora Dele) que nos dê a vida eterna.
    Então, entendo que quando Jesus afirma ao jovem para guardar os mandamentos para ter a vida - nesses mandamentos todos está a promessa da vinda do profeta semelhante a Moisés, cujas palavras todos deveriam ouvir e crer.

    Creio piamente que quando Jesus o convida a guardar os mandamentos; se assim o fizesse, ele iria se deparar com Deuteronômio 18:15-18 - onde Moisés insere na própria lei a ORDENANÇA de ouvir o Messias (o profeta semelhante a Moisés) cujas palavras deveríamos todos atenter, ouvir, crer e seguir.

    E assim fazendo, estaríamos cumprindo aquelas palavras da própria lei quando voce demonstrou que ouvindo ao Senhor, nós teríamos a vida. Mas,
    repito, a Palavra de Deus não estacionou em Moisés; ela progrede nos profetas até a chegada do Filho de Deus - pois ela é a Luz.
    E jamais deixará de iluminar, principalmente onde há trevas.

    Assim sendo, o Novo Testamento é a continuação das palavras vivas do Senhor Deus!
    Ela sim é a vida!.

    E aliás, Jesus não diz-nos que Ele é a Vida?
    E a verdade?
    E o caminho?

    Desde quando a Lei seja alguma dessas virtudes ?
    Assim entendo, mas és livre, claro para entender diferente...
    Abraços!

    Betho gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    A Justiça da Lei. Uma explanação. - Página 2 Empty Re: A Justiça da Lei. Uma explanação.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 09 maio 2024, 14:30