F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


3 participantes

    Nosce te ipsum

    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Nosce te ipsum Empty Nosce te ipsum

    Mensagem por Ezacno Qui 06 Ago 2020, 03:37

    Prezados,

    A tradução para "Nosce te ipsum" é "Conhece a ti mesmo".

    Embora seja dito que este aforismo tenha sido cunhado no século IV a.C. é preciso levar em consideração a relevância dos resultados que se obtém quando a busca pelo autoconhecimento é colocada em prática. Por exemplo, quando o nosso estimado Espírito Santo nos convence do pecado, qual é o conhecimento que adquirimos a respeito de nós mesmos? Percebeu a relevância do "Nosce te ipsum"?

    Quando assistimos um filme, ouvimos uma música ou podcast, fazemos a leitura de um livro do tipo "Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman" ou quando participamos de uma conversa ou debate, o que todas essas ações significam? Conseguimos pensar dentre mil possibilidades em algo interessante para responder a essa questão? O que todas essas ações significam?  

    Se não estou equivocado foi dito que a boca fala daquilo que o coração está cheio. Essa boca que fala não se trata, também, de uma ação? Quanto ao coração, não se trata ou se refere à nossa própria pessoa?

    Acredito lembrar que foi dito que pelo fruto conhecemos a árvore? Nos encontramos aqui novamente podendo reconhecer o fruto como uma ação e a árvore como uma pessoa?

    Penso que as pessoas que lotaram o cinema para assistir um filme como, por exemplo, "Pantera Negra", estavam ali não apenas consumindo um serviço de entretenimento (filme), mas sim para além disso estavam se expressando, agindo, realizando uma ação. O fato é que esta ação e o coletivo de ações que realizamos dizem respeito a quem somos.

    Onde quero chegar? Entre outras dezenas de justificativas, uma delas teve como base alguns apontamentos feitos por colegas aqui do fórum (obviamente) sobre a abertura do tópico e minha decisão de leitura do "Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman".

    Não que eu queira me justificar, não se trata disso e nem acredito que exista necessidade para tal. O fato é que me refiro ao episódio como um exemplo e nada mais.

    Sem mais delongas! O fato de ler um livro escrito por um ateu não irá transformar a pessoa em um ateu. No máximo, poderá aflorar o que de fato a pessoa é, isto é, um ateu saindo do armário ou tornar ainda mais convicto um ateu declarado. Por outro lado, a leitura deste livro diz respeito mais à minha própria pessoa do que ao próprio livro.

    Uma analogia possível: a leitura de um livro contendo argumentos de um ateu sobre Deus não passa de um ato de ouvir os argumentos de um ateu sobre Deus. Neste sentido, quem não ouve os argumentos de um ateu durante uma simples conversa e, tendo fé, não exercita seus próprios contra-argumentos em defesa do evangelho?

    Como disse antes, não estou me justificando e muito menos fazendo a defesa de que alguém além de mim deva fazer a leitura do livro supracitado. Cada um deve conhecer a si mesmo.

    Para concluir, deixo aqui o convite para quem quiser escrever a respeito do nosce te ipsum.





    Temet  nosce
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Vasuilvan Qui 06 Ago 2020, 10:05

    Ezacno,

    Uma antiga lenda popular diz que: Dentro de nós há dois leões ansiosos por serem alimentados.
    E que, aquele leão que for melhor alimentado subjugará o outro e reinará dentro de nós.
    A lenda diz ainda que um dos leões tem intenções más e o outro tem intenções boas, segundo o padrão moral da nossa sociedade.

    Eu digo o seguinte: Dentro de nós há uma infinidade de leões buscando esse alimento e essa predominância sobre os demais leões.
    Ou seja, conhecendo a nós mesmos, podemos escolher qual leão melhor alimentar.
    Essa escolha do leão será influenciada à partir do nosso conhecimento de mundo, da nossa expectativa de vida e também no pós morte.

    As religiões, via de regra, despertam o interesse na qualidade de vida contemporânea mas também alimentam esperança num futuro vindouro, desconhecido.
    Nesse contexto entra o cristianismo que apresenta uma esperança e uma luz sobre o pós morte, bem como orienta a sociedade na direção de um padrão comportamental moral, que entendemos refletir o caráter da divindade criadora do universo, como um todo.


    Faz certo sentido quando você diz que:
    O fato de ler um livro escrito por um ateu não irá transformar a pessoa em um ateu. No máximo, poderá aflorar o que de fato a pessoa é, isto é, um ateu saindo do armário ou tornar ainda mais convicto um ateu declarado. Por outro lado, a leitura deste livro diz respeito mais à minha própria pessoa do que ao próprio livro.


    Aqui quero destacar o poder da influência e voltar na lenda dos dois ou mais leões. Realmente percebe-se que essa sua opção de leitura se assemelha a quando nós cristãos, optamos por ler livros espirituais focados nas virtudes do cristianismo. Eu, por exemplo, segundo minha expectativa de mundo, decidi CRÊ na mensagem cristã e pra manter essa crença eu direciono minha leitura nessa direção.

    Por outro lado, desconheço sua expectativa de vida que lhe tenha influenciado na direção do ateísmo.



    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Vasuilvan Qui 06 Ago 2020, 10:26

    Continuando...

    Ainda sob sua afirmação:
    O fato de ler um livro escrito por um ateu não irá transformar a pessoa em um ateu. No máximo, poderá aflorar o que de fato a pessoa é, isto é, um ateu saindo do armário ou tornar ainda mais convicto um ateu declarado. Por outro lado, a leitura deste livro diz respeito mais à minha própria pessoa do que ao próprio livro.


    Considerando, sob minha visão de mundo, que o cristianismo possui uma rica esperança principalmente para o pós morte e em contrapartida o ateísmo nada oferece nesse sentido.

    Sendo assim, considero ser uma má escolha, optar pelo ateísmo. Nesse sentido, alimentar essa má escolha não é uma decisão sábia. Insistir nessa busca só distancia de um alvo mais promissor.

    A meu ver é buscar fortalecer uma má influência. Talvez lutar contra ela ou mantê-la neutra fosse mais interessante. Nada te obriga a alimentar esse leão.
    Na minha visão de mundo, o ateísmo é uma ameaça real à fé.

    Eu diria que dentro de nós há todas as sementes e todas as influências, sejam elas boas, sejam elas más.

    Quando morremos, muitas más influências não alimentadas, morrem conosco.



    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Ezacno Sáb 08 Ago 2020, 20:09

    Vasuilvan escreveu:
    Ou seja, conhecendo a nós mesmos, podemos escolher qual leão melhor alimentar.
    Essa escolha do leão será influenciada à partir do nosso conhecimento de mundo, da nossa expectativa de vida e também no pós morte.

    Será mesmo que podemos escolher? Esse “poder de escolha” está envolto em quais condições, sob que circunstâncias? Esse questionamento parece ser importante porque logo em seguida você diz que a escolha “será influenciada”.

    Portanto, se existe uma influência, logo, é plausível supor que não há uma liberdade pura de si próprio para exercer o “poder de escolha”. Não somente é possível considerar que, a partir das suas palavras, não existe uma liberdade pura de escolha como também nos declara as causas que são o “nosso conhecimento de mundo”, a “nossa expectativa de vida” e o “pós morte”.

    Apresento uma reflexão sobre essas considerações até o momento. Lancemos nosso olhar sobre todas as pessoas. Quantas delas vivem em localidades diferentes, mergulhadas em culturas diferentes, adquirindo visões/conhecimentos de mundo diferentes? Com expectativas de vida e pós morte diferentes?

    Então, me pergunto como é que a nossa escolha, que não é exercida a partir de uma liberdade pura, mas é influenciada a partir do nosso conhecimento de mundo, expectativa de vida e pós-morte que podem ser tão diversos tanto quanto as diferentes regiões geográficas e culturais no mundo pode, em fim, ser a escolha certa e a de outras pessoas ser a escolha errada?

    Coloquemo-nos no lugar de outra pessoa que possui um diferente conhecimento de mundo, expectativa de vida e pós morte e veremos o quanto podemos considerar a nossa atual escolha como sendo a escolha correta.

    Vasuilvan escreveu:
    Nesse contexto entra o cristianismo que apresenta uma esperança e uma luz sobre o pós morte, bem como orienta a sociedade na direção de um padrão comportamental moral, que entendemos refletir o caráter da divindade criadora do universo, como um todo.

    Muitas religiões fazem o mesmo, isto é, apresentar “uma esperança e uma luz sobre o pós morte”. O que realmente diferencia a nossa escolha por uma ou outra? É também o nosso conhecimento de mundo, expectativa de vida e pós morte?

    O que entendemos? É esse um entendimento influenciado a partir de nosso conhecimento de mundo, expectativa de vida e pós morte?

    Vasuilvan escreveu:Aqui quero destacar o poder da influência e voltar na lenda dos dois ou mais leões. Realmente percebe-se que essa sua opção de leitura se assemelha a quando nós cristãos, optamos por ler livros espirituais focados nas virtudes do cristianismo. Eu, por exemplo, segundo minha expectativa de mundo, decidi CRÊ na mensagem cristã e pra manter essa crença eu direciono minha leitura nessa direção.

    Se um cristão acredita que sua fé ou sua salvação é tão frágil ao ponto de se perder por conta da leitura de um livro escrito por um ateu, talvez seja tão frágil tanto quanto dialogar com um ateu. Neste sentido, é possível considerar que um cristão assim não converse com ateus a respeito de Deus porque, afinal de contas, uma conversa é uma via de mão dupla. Assim, esse é um cristão de monólogos e não de diálogos!

    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Ernesto Sáb 08 Ago 2020, 20:13

    Vasuilvan,

    Esta tua mensagem não é de origem humana, fique certo que o Espirito Santo dirigiu a tua mão para esclarecer aos desavisados. Que não brinquem com o diabo, porque ele é astuto usa todas as artimanhas para derrubar o candidato ao céu.

    Eu assino embaixo.

    Abraços Ernesto
    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Ezacno Sáb 08 Ago 2020, 20:14

    Vasuilvan escreveu:Continuando...

    Ainda sob sua afirmação:
    O fato de ler um livro escrito por um ateu não irá transformar a pessoa em um ateu. No máximo, poderá aflorar o que de fato a pessoa é, isto é, um ateu saindo do armário ou tornar ainda mais convicto um ateu declarado. Por outro lado, a leitura deste livro diz respeito mais à minha própria pessoa do que ao próprio livro.


    Considerando, sob minha visão de mundo, que o cristianismo possui uma rica esperança principalmente para o pós morte e em contrapartida o ateísmo nada oferece nesse sentido.

    Sendo assim, considero ser uma má escolha, optar pelo ateísmo. Nesse sentido, alimentar essa má escolha não é uma decisão sábia. Insistir nessa busca só distancia de um alvo mais promissor.

    A meu ver é buscar fortalecer uma má influência. Talvez lutar contra ela ou mantê-la neutra fosse mais interessante. Nada te obriga a alimentar esse leão.
    Na minha visão de mundo, o ateísmo é uma ameaça real à fé.

    Eu diria que dentro de nós há todas as sementes e todas as influências, sejam elas boas, sejam elas más.

    Quando morremos, muitas más influências não alimentadas, morrem conosco.


    Como dizer de uma forma muito simples para alguém que equivocadamente acredita que eu optei pelo ateísmo? Resposta: não optei pelo ateísmo!
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Ernesto Sáb 08 Ago 2020, 20:30

    Ezacno diz;


    Como dizer de uma forma muito simples para alguém que equivocadamente acredita que eu optei pelo ateísmo? Resposta: não optei pelo ateísmo!

    Ernesto responde;

    Então o problema é maior do que parecia, Advogas o ateísmo sem ser do seu interesse.

    Abraços Ernesto
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Vasuilvan Seg 10 Ago 2020, 22:13


    Ezacno diz:
    Se um cristão acredita que sua fé ou sua salvação é tão frágil ao ponto de se perder por conta da leitura de um livro escrito por um ateu, talvez seja tão frágil tanto quanto dialogar com um ateu. Neste sentido, é possível considerar que um cristão assim não converse com ateus a respeito de Deus porque, afinal de contas, uma conversa é uma via de mão dupla. Assim, esse é um cristão de monólogos e não de diálogos!


    A própria orientação cristã nos ensina que a nossa fé pode ser menor do que um grão de mostarda.
    Também aprendemos sobre o grande risco que há na cultura do mundo em querer nos roubar a fé e a esperança trazida por Cristo.

    Também aprendemos que ao dialogar com um descrente ou da filosofia humana só temos a perder, nada a ganhar.

    Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
    Colossenses 2:8


    Dito isso, creio que fica mais fácil de você entender o porque do teu tópico não ter ganhado audiência num ambiente predominantemente cristão.
    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Ezacno Sex 14 Ago 2020, 18:42

    Vasuilvan,

    Acredito que é melhor que eu me considere uma pessoa com um mil vezes mais dúvidas do que certezas, mas, uma luz não deve ser colocada embaixo da cama ou atrás da porta. Se um cristão representa luz ele deve ser visto, seu exemplo deve ser observado, suas palavras não podem ficar mudas atrás de lábios cerrados. É claro que haverá contra-argumentos, haverá ações de pessoas que não creem. Um cristão não deve ser uma pessoa que se esconde, que se cala.

    Sim, há uma batalha neste mundo. Mas, será que é uma batalha do quanto um cristão deve saber ou de quantas perguntas é capaz de responder? Porque, se esta for a batalha, não será difícil ser derrotado e assim você terá razão quando diz para não nos expormos a um conteúdo de livros escritos por ateus ou à uma conversa com ateus.

    Será que, foi-se o tempo em que a fé do tamanho de um grão de mostarda movia montanhas?

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 15 Ago 2020, 08:22

    O evangelho é tão lindo e tão poderoso. E, quantas pessoas sedentas de ouvir dessa linda promessa de salvação há por aí?!

    Que necessidade há de ficar contemplando as armadilhas deste mundo?!.
    Melhor mesmo e mais honroso é levar a luz que já recebemos.

    Perder tempo com leituras que têm o objetivo de retardar e atrapalhar a pregação do evangelho, isso sim é esconder a luz que ao cristão foi comunicada.

    A mensagem ateísta funciona como um osso que se joga aos cães, para poder tranquilamente invadir a casa de seus donos.
    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Ezacno Sáb 15 Ago 2020, 12:31


    Caro Vasuilvan,

    Embora já tenha declarado as minhas motivações sobre a abertura do tópico "Como Jesus se tornou Deus", é notório o seu incômodo.

    Sendo assim, vamos continuar, na medida do possível, analisando esta situação e dessa vez a partir da sua própria perspectiva, uma vez que, você desconsidera a minha.

    Sim, o evangelho é tão lindo e tão poderoso! Sim, existem pessoas sedentas por ouvir. Você acredita que não há a presença do evangelho nas mensagens do tópico "Como Jesus se tornou Deus"? Também acredita que não existem pessoas com diversas motivações acompanhando as mensagens daquele tópico ou que possam, em algum momento, passar a acompanhar?


    Vasuilvan escreveu:
    Que necessidade há de ficar contemplando as armadilhas deste mundo?!.
    Melhor mesmo e mais honroso é levar a luz que já recebemos.
    Perder tempo com leituras que têm o objetivo de retardar e atrapalhar a pregação do evangelho, isso sim é esconder a luz que ao cristão foi comunicada.
    A mensagem ateísta funciona como um osso que se joga aos cães, para poder tranquilamente invadir a casa de seus donos.


    Um livro é uma mensagem ou conjunto de mensagens, é uma ideia ou conjunto de ideias. Um livro é alguém que fala, que discursa, que argumenta. O conteúdo de um livro pode representar o conteúdo de muitas pessoas. É com estas pessoas que estou dialogando a respeito de Deus!

    Não estou apenas gritando em seus ouvidos aquilo que acho que elas devem ouvir. Estou conversando, dialogando e analisando com as pessoas, não contra elas. Se tiverem que ser convencidas de alguma coisa, não sou eu que vou convencê-las, não sou eu que vou impor algo a alguém. Quando se trata de convencimento, há quem o faça e Ele é extremamente poderoso!

    É importante destacar que não faço uma leitura passiva. Uma análise crítica é bem diferente de uma leitura passiva onde o leitor aceita tudo sem questionar.

    Além disso,  


    Friedrich Nietzsche escreveu:
    Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno.

    Conteúdo patrocinado


    Nosce te ipsum Empty Re: Nosce te ipsum

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 06 maio 2024, 12:30