F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 595
    Data de inscrição : 01/06/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gerson Witezak Dom 10 Ago 2014, 12:51

    Olá Gleison:

    Gleison Elias escreveu:O verso que vc citou por exemplo, de 1João 5, nao tem tradução errada... mas te pergunto: Onde é que Jesus é chamado de Deus verdadeiro?

    1 João 5:20
    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    É incrível a falta de percepção.

    Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Quando João diz: Este, ele se refere ao Verdadeiro; do qual vem testificando desde o começo do verso, dizendo:  e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro.
    Depois que João recebeu entendimento para conhecer o Verdadeiro, continua e afirma: e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo.
    E para concluir, João termina dizendo: Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Tanto o Pai como o Filho são o Verdadeiro Deus a Vida eterna:

    No começo da mesma carta João diz:
    1 João 1:1-2
    O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);


    João diz que a Vida Eterna estava com o Pai, e nos foi manifestada (manifestada em carne).
    E no final da mesma Carta, João diz que Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    João coloca "Este", como sendo o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    "Este", é o mesmo que deu a João o entendimento para conhecer oque é verdadeiro, e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Amém!

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 10 Ago 2014, 13:10

    Gerson, meu irmão, Paz!

    Gerson escreveu:Norberto gostaria que nos disse-se se existe nas escrituras do Novo Testamento, algum Apóstolo ou escritor colocando em descrédito o entendimento de alguma passagem do Velho Tetamento
    Você está confundindo a argumentação que te foi apresentada. Ninguém está dizendo que algum Apóstolo coloca a Escritura em descrédito. O que foi dito é que a ARGUMENTAÇÃO que busca ver em Rm. 9.5 uma atestação de deidade a Jesus não tem fundamento contextual. É essa ARGUMENTAÇÃO tua de tentar ver em Rm. 9.5 aquilo que ele não diz, que está em descrédito. Oras, se a Bíblia aponta sempre um como o Deus Bendito e Rm. 9.5 quando lido corretamente aponta sempre o mesmo e não Jesus, não há qualquer razão para se concordar contigo.

    O curioso é que você considera coisa “da cabeça” estar em sintonia com todas as demais ocorrências da expressão, mas você mesmo não percebe que tua cabeça trabalha para atribuir a expressão a outro, quando o texto bíblico e o próprio contexto, como já foi provado nas postagens acima, NÃO confirma isso.

    Citar I Jo. 5.20 não ajuda muito, pois você está, seguramente, lendo-o ERRADO justamente por falta de percepção, e isso pode ser percebido nessa tua última postagem. Veja alguns comentários clicando AQUI

    E podemos pegar outros exemplos no Novo testamento; Mais sempre os Unitaristas (que estão mais para gregos e hebraicos) costumam dizer que pelos estudos conseguiram constatar algum tipo de erro nas traduções, e quando não encontram os tais erros nas traduções
    Se houver alguma coisa errada em analisar melhor os versículos, é simples irmão, você diz onde está errado e conversamos a respeito. Reclamar pelo cuidado de uma melhor análise não constitui argumento contrário em nenhum nível.

    O que também não pode haver de tua parte, ou de qualquer outro, é a tática contrária. Que é o que, parece-me, você tem preferido : "Não vamos investigar melhor, porque se não vamos produzir provas contra nós mesmos".

    Não devemos ter receios de investigar a VERDADE.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.


    Última edição por Valdomiro em Dom 10 Ago 2014, 19:26, editado 2 vez(es)
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Dom 10 Ago 2014, 17:57

    Talvez a pergunta do post deveria ser: Jesus Cristo é o Super Homem?

    Não estou brincando ou debochando (talvez este um pouco).

    - É verdade que em todas vezes que Jesus disse "Eu Sou" tenha explicação simples;
    - É verdade que as pessoas tentam criar a imagem de um Filho usurpador
    - E até tentam criar um Deus que praticava incesto (marido e filho de Maria)

    Mas convenhamos:

    Me citem um único homem que foi gerado por Deus.
    E falo gerar na forma mais biológica possível. O Espírito de Deus descartando o sêmen de homem e fertilizando o óvulo de Maria.
    Deus fez isto com Adão?
    Fez isto com algum anjo?
    (E tem que ser ridiculamente burro para alguém não perceber que criar do barro não tem nada a ver com fecundar)

    Se existe um homem com mais "direito" a se chamar Filho de Deus é Cristo.

    E se em salmos 82 diz que aqueles que seguem a Deus são deuses, o que diríamos de quem foi Gerado por Deus e passou a vida submisso a Ele? (E olha que temos dificuldade de passar um dia, quem dirá uma vida...)
    Chamaríamos de homem apenas?
    Super Homem, quem sabe?

    Um grupo mistura Jesus Cristo com o Pai, tornando-o usurpador ou descumpridor do mandamento "honra pai.."
    O outro tem uma vontade insana de desvalorizar Cristo.

    Eu só conheço um que se auto intitula "d"eus que sente prazer em depredar a imagem de Cristo, ou por Nele uma imagem de usurpador ou inferior.

    - Se Cristo ficar com uma imagem de usurpador (virando o próprio pai) fica a imagem de Lúcifer que queria o lugar de Deus
    - Se Cristo ficar o mais inferior possível, Lúcifer teoricamente sobe em grau...
    Os mesmos inimigos, trabalham para o mesmo senhor.

    De quem será que o Pai dele (Jesus Cristo) vai chamar de "meu filho"?
    Quem será que o Pai vai escolher, Trinitarista ou Unitaristas?

    É nesta horas que sinto uma vergonha profunda por ter que usar o título de "cristão"...
    porque isto deixou de ser sinônimo de honra; tornou-se um termo pejorativo para "discórdia e blasfêmia"

     Crying or Very sad 
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Seg 11 Ago 2014, 13:40

    Um grupo mistura Jesus Cristo com o Pai, tornando-o usurpador ou descumpridor do mandamento "honra pai.."
    O outro tem uma vontade insana de desvalorizar Cristo.



    Em que o grupo que entende que Deus é somente o Pai, desvaloriza Jesus, uma vez que foi exatamente este entendimento que Jesus orou para que tivéssemos? (João 17:3)





    Graça e paz.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 11 Ago 2014, 13:58

    Diephe, Paz!

    Você está confundindo, pois os unitarianos não desvalorizam a Cristo em hipótese alguma. Essa é uma falha de percepção recorrente.

    Entender Jesus na exata dimensão que a Bíblia o apresenta não é diminui-lo mas exalta-lo.

    Paz!
    Valdomiro.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 11 Ago 2014, 16:18

    .
    Gerson Witezak,

    Na sua mensagem 282, que se encontra na página anterior, quando eu afirmei que não tinha encontrado nenhum versículo atribuindo a Jesus como “Deus bendito”, colocando em descrédito Rm 9.5, você observou:

    Gerson Witezak escreveu:Norberto gostaria que nos disse-se se existe nas escrituras do Novo Testamento, algum Apóstolo ou escritor colocando em descrédito o entendimento de alguma passagem do Velho Tetamento porque não tem mais versículos atribuindo o mesmo assunto nos outros profetas?

    Eu poderia inverter a situação e te perguntar:

    Gostaria que nos dissesse se existe nas escrituras do Novo Testamento ou Antigo Testamento, algum apóstolo ou profeta que venha afirmar que ”Deus é três” ao contrário do que o Novo e o Antigo Testamento declara, ou seja, Deus é único ou ainda “Deus é um, o Pai”. Você poderia nos indicar onde encontrar nas Escrituras?

    Voltando à Rm 9.5 onde declara que um é o “Deus bendito”, não sei se teve a oportunidade de lê, o Valdomiro, na sua mensagem 281 nos trouxe uma opinião de um conhecedor da língua grega, Trinitário, portanto, poderia defender em causa própria e não o fez; foi a favor de que a declaração bíblica ”Deus bendito”, encontrada em Rm 9.5 está relacionada ao Pai e não ao Senhor Jesus.

    Você leu? Concorda? Qual sua opinião a respeito do conhecedor de Grego sr. Mounce, William D. In Fundamentos do Grego Biblico (Livro de Gramática) ?

    Se você reconhecer que seu próprio entendimento está equivocado, nota-se aí que não sobrou nenhum versículo que ”Deus bendido” seja relacionado ao Senhor Jesus. Todos, então, levam à pessoa do Pai, declarando-o como Deus único e bendito.

    E por falar sobre único versículo, o que você trouxe, Rm 9.5, quando fiz a crítica em afirmar que era um único versículo, foi no contexto que o Valdomiro entendeu: “a sua argumentação que busca ver em Rm 9.5 uma atestação de deidade de Jesus não tem fundamento contextual.”

    E fiz essa crítica pensando numa regra de interpretação que ouvi dizer que existe: não se pode fazer doutrina em um único versículo e foi isto que notei. Por isso listei todos os versículos que declarava ”Deus bendito” e todos estão relacionados ao Pai e não ao Filho.

    Aproveitando a oportunidade em relação a uma outra observação sua, de que não encontramos julgamentos dos apóstolos com relação às passagens nas Escrituras, vou citar a visão de um dos apóstolos.

    Trata-se do apóstolo Paulo, que por diversas vezes veio declarar quem é Deus, chamando-o como ”Deus Pai"; que veio declarar quem é Jesus, já para este NUNCA o chamando de ”Deus Filho” embora poderia muito bem igualá-los como um único Deus co-igual para nos ensinar a Trindade, mas, EVIDENTEMENTE, isso não ocorre (a Trindade não é vista) nas declarações “paulinas”.

    Gostaria que você lesse, pelo menos, as primeiras citações, onde até colori os termos.

    Não precisa ler todas as 137 declarações do aposto Paulo, pois trata-se de uma lista exaustiva, que expõe uma verdade expressa por esse apóstolo, a de quem é Deus de fato (o Pai). Nada de ”Trindade” ou de declaração tipo ”Deus Filho”.

    Veja:


    At. 13:23 Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel

    At. 20.24 Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

    Rm 1:4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,

    Rm 1:7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

    Rm 2:16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

    Rm 3:22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

    Rm 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

    Rm 5:8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

    Rm 5:10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

    Rm 5:11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

    Rm 5:15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

    Rm 6:10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

    Rm 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

    Rm 7:25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

    Rm 8:17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

    Rm 8:34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

    Rm 8:39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

    Rm 10:9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

    Rm 15:30 E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

    Rm 15:5 Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,

    Rm 15:6 Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Rm 15:7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.

    Rm 15:8 Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;

    Rm 15:16 Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

    Rm 15:17 De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.

    Rm 15:30 E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

    Rm 16:27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

    1Co 1:1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,

    1Co 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso

    1Co 1:3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

    1Co 1:4 Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.

    1Co 1:9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

    1Co 1:24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

    1Co 1:30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

    1Co 3:23 E vós de Cristo, e Cristo de Deus.

    1Co 4:1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.

    1Co 6:14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

    1Co 6:11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

    1Co 8:6 Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

    1Co 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

    1Co 12:3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

    1Co 15:15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.

    1Co 15:28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

    1Co 15:57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

    2Co 1:1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.

    2Co 1:2 Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

    2Co 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

    2Co 1:19 Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.

    2Co 1:21 Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,

    2Co 2:14 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

    2Co 2:15 Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

    2Co 3:4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;

    2Co 4:4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    2Co 5:18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

    2Co 5:19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

    2Co 5:20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

    2Co 9:13 Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;

    2Co 10:5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

    2Co 11:2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

    2Co 11:31 O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto.

    2Co 12:19 Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação.

    2Co 13:14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

    Gl 1:1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

    Gl 1:3 Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,

    Gl 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

    Gl 2:21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

    Gl 3:17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.

    Gl 3:26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

    Gl 4:6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

    Gl 4:7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

    Gl 4:14 E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.

    Ef 1:1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus

    Ef 1:2 A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

    Ef 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

    Ef 1:17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

    Ef 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

    Ef 2:12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

    Ef 3:9 E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

    Ef 3:14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

    Ef 3:19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

    Ef 4:6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

    Ef 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

    Ef 4:32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

    Ef 5:2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

    Ef 5:5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

    Ef 5:20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

    Ef 6:6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

    Ef 6:23 Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

    Fp 1:2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

    Fp 1:8 Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.

    Fp 1:11 Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

    Fp 2:11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

    Fp 3:3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

    Fp 3:14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

    Fp 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

    Fp 4:19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

    Cl 1:1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

    Cl 1:2 Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

    Cl 1:3 Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,

    Cl 1:27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

    Cl 2:2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,

    Cl 2:12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

    Cl 3:1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

    Cl 3:3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

    Cl 3:17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

    Cl 4:3 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;

    1Ts 1:1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

    1Ts 1:3 Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,

    1Ts 2:14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,

    1Ts 2:15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,

    1Ts 3:2 E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;

    1Ts 3:11 Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós.

    1Ts 3:13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

    1Ts 4:1 Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.

    1Ts 4:14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

    1Ts 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

    1Ts 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

    1Ts 5:18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

    1Ts 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

    2Ts 1:1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo

    2Ts 1:2 Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

    2Ts 1:8 Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;

    2Ts 1:12 Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

    2Ts 2:16 E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,

    2Ts 3:5 Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.

    1Tm 1:1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,

    1Tm 1:2 A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

    1Tm 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

    1Tm 5:21 Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.

    1Tm 6:13 Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,

    2Tm 1:1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

    2Tm 1:2 A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso.

    2Tm 2:19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.

    2Tm 4:1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

    Tt 1:1 Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

    Tt 1:4 A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

    Fm 1:3 Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
    .
    Dannilo Stelio
    Dannilo Stelio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Evangélico, pastor, funcionário público
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 774
    Idade : 50
    Cidade/Estado : MACAPÁ
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -7
    Pontos de participação : 1305
    Data de inscrição : 10/07/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Dannilo Stelio Ter 12 Ago 2014, 13:29


    Penso que estamos nos desviando do que parece ser o ponto central deste tópico. Estou vendo muitos argumentos pró e contra trinitarismo/unicismo/unitarismo, mas e a pergunta principal do tópico ?

    Como a pessoa pode esperar ser salva, se considerar que Jesus não é Deus, e sim um "quase" Deus, ou uma "criatura elevada" de Deus ?

    Explico melhor: Como a pessoa pode esperar ter seus pecados perdoados através de Jesus se Ele não for Deus ? (vide Marcos 2.7)
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 12 Ago 2014, 14:17

    .
    Dannilo Stelio,

    A pergunta tema do tópico é antiga. Foi postada em 2009, já há 5 anos, e o tópico vai e volta no tema.

    Por exemplo, para responder "Como a pessoa pode esperar ter seus pecados perdoados através de Jesus se Ele não for Deus?" sairemos do tema para lhe perguntar se Jesus precisa ser Deus para nos proporcionar a salvação e, na oportunidade, além de respondermos que não há necessidade, responderemos pelas Escrituras, ou seja, o que por elas podemos extrair de entendimento.

    Voltando à sua pergunta, respondo que Jesus foi exaltado por Deus para ser Salvador. Se Jesus fosse o próprio Deus não precisaria ser exaltado a Salvador. Ele seria o próprio, sem necessidade de ter sido concedida por Deus Pai, essa exaltação.

    Deus salva, perdoa, mas por meio do seu Filho. Atos dos Apóstolos 5.31, assim expressa:

    "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados."


    Que concede o arrependimento? Deus Pai! Por meio de quem ele constituiu como nosso Senhor, Salvador, a saber, Jesus Cristo.
    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 12 Ago 2014, 15:05

    .
    Gerson Witezak,

    Voltando à sua mensagem 282, ainda com relação a eu não ter encontrado versículo bíblico que declara Jesus Cristo como ”Deus bendito”, você observou:

    Outra coisa:
    Você pode não ter encontrado outro verso que atribui Jesus Cristo como "Deus BENDITO", mais vai encontrar Tomé lhe dizendo: "Deus MEU"; Mais vai encontrar João dizendo: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."1 João 5:20

    Este versículo faz parte dos meia dúzia deles que “parecem” ser mais diretos em afirmar a deidade do Senhor Jesus, isso se não tivesse erro de interpretação.

    Há pouco tempo atrás o Antonio nos apresentou esse versículo e depois que explicamos a ele a interpretação correta do mesmo, ele próprio reconheceu a verdade e ainda parece-me que deixou de crê que Jesus é Deus.

    Um resumo para você entender:

    1Jo 5.20 foi trazido pelo Antônio, como argumento, na tentativa de afirmar que Jesus é Deus. Está na mensagem dele (nº 840), que foi postada no mês de julho/2014 (mês passado). - clique aqui para ler -


    Na sequência, alguns membros do Fórum contribuíram com respostas.

    Vou citá-las aqui para sua leitura e opinião a respeito:

    Mensagem 841 do Gleison Elias: em:
    http://www.forumevangelho.com.br/t3694p825-#56581

    Gleison Elias escreveu:"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
    I João 5:19-20

    Antonio,

    Observe: "E sabemos que o Filho de Deus é vindo" "em seu Filho Jesus Cristo".

    Perceba que, o "Filho de Deus" tem outro filho, "Jesus Cristo". Se o verso for interpretado da maneira trinitária, ocorre esse grande problema! Jesus Cristo se torna filho do Filho de Deus!

    Portanto, a maneira mais coerente de se observar esse verso é conhecendo 2 pessoas nele. Um Pai, e outro, Filho. Não 2 filhos, um filho de outro.
    O Deus Verdadeiro é o Pai, e a Vida Eterna é o Filho.

    Uma versão católica (não é unitarista) traduzida da Vulgata, que tenho em mãos, reza de uma maneira bem mais sensata:

    "Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o verdadeiro Deus e estejamos no seu verdadeiro Filho. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".

    -

    O verdadeiro Deus é o Pai, e Jesus é a vida eterna, meio a qual conhecemos o Verdadeiro Deus.

    Em seu filho Jesus Cristo, estamos no verdadeiro. Este é o verdadeiro Deus (quem enviou o Filho) e a vida eterna (Jesus Cristo)




    Mensagem 842 do Clayton Lima: em:
    http://www.forumevangelho.com.br/t3694p825-#56583

    Clayton Lima escreveu:Antônio diz:

    vejam que em I Jo 5: 20 e dito claramente, e isso ninguém poderá afirmar o contrario, há não ser que usar uma tradução que torça o sentido da frase! E o que nos diz o verso em questão? Diz assim: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." Sei que muitos aqui vão argumentar que a frase "...Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna..." se referem ao Pai! Mas será que é mesmo? Bom prefiro ficar com o que esta claro e objetivo e explicito no texto que é: "... E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS (EM QUEM?), ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. (AQUI JESUS É CHAMADO DE VERDADEIRO) AI COMPLETA: ESSE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.

    Pra você este é o claro e objetivo, pois você assume que o "Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna" se refere inapelavelmente ao que vem imediatamente antes, "Jesus Cristo". Agora veja se você mantém o mesmo padrão de sequência e interpretação com uma outra citação de João:

    Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
    2 João 1:7

    Me diga Antônio, usando a mesma forma seqüencial que você usou para interpretar 1 João 5:20, quem é o enganador e o anticristo de 2 João 1:7?

    Graça e paz amado.




    Mensagem 843 do Valdomiro: em:
    http://www.forumevangelho.com.br/t3694p840-#56586

    Valdomiro escreveu:Caro Antônio, Paz!

    Nobre irmão, o convite unitarista será sempre o de examinar melhor os versos que supostamente defendem a trindade ou a deidade de Jesus, considerando que todo o restante da Bíblia aponta para outro como sendo o único Deus, e esse outro é o Pai de Jesus.

    Não propomos inventar argumentos, criar coisas que não existem, mas a partir da própria Bíblia buscar reconhecer a declaração de Jesus em Jo. 17.3. Veja que teu requerimento, se confirmado, seria a negativa do que foi afirmado em Jo. 17.3 (Jesus encarnado) e Ap. 3.12 (Jesus glorificado).

    Veja o cuidado que precisamos ter quando lemos um verso.

    Você citou: "E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS (EM QUEM?), ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO." Desprezemos, por enquanto, o fato de que "ISTO É" não encontra-se no original e atentemos para a pergunta que você interpolou. Considere que a frase seguinte diz "EM SEU FILHO". A pergunta apropriada é: "'SEU' DE QUEM"? Esse possessivo "SEU" tem um referente, não é verdade? Inapelavalmente está se falando do VERDADEIRO, de quem o Filho é, e não do Filho como o verdadeiro. Percebe?

    Como bem observou o Gleison, se você entender do jeito trinitário, O Filho de Deus teria um Filho, já que se o Filho for o Verdadeiro e nós estamos em SEU Filho, decorreria que o Filho tem um Filho (isso seria um disparate). Mas, se você entender do jeito bíblico, verá que o Filho de Deus nos veio dar a conhecer o Verdadeiro, e, nós que estamos EM SEU FILHO podemos conhecer o Verdadeiro (o Pai). Leia Jo. 1.18 (O Filho veio nos dá a conhecer).

    O pronome "ESTE" próximo de "EM SEU FILHO" não condiciona entender o Filho como Verdadeiro Deus, porque o possessivo SEU faz referência a outro (exatamente ao Verdadeiro), e indica o Filho como um meio para um fim, que é estarmos no Verdadeiro através de seu Filho.

    Um bom exemplo de que não é sempre o mais perto a quem a palavra "ESTE" se refere foi dado por Clayton. E, para complementar, em grego "houtos" tanto pode ser traduzido por "este" como por "ESSE".

    Assim, bom irmão, concordo com você que devemos " ficar com o que esta claro e objetivo e explicito no texto", mas desde que façamos a leitura correta do texto e se considere também o contexto. Amém?

    Por favor, não se apresse em fazer oposição. Leve algum tempo meditando na verdade dita em I Jo. 5.20, e lembre-se que alguém muito influente que você conhece defendeu que o Pai é o ÚNICO DEUS VERDADEIRO (Jo. 17.3). Temos a partir do exposto duas opções: 1) buscar confirmar isso ou 2) afirmarmos que NÃO É SOMENTE O PAI, mas o Pai e mais alguém. Contrariando assim o que o próprio Jesus disse.

    Grande abraço!
    Valdomiro.

    Depois de explicado ao Antonio ele mesmo declarou:

    Valdomiro estive meditando acerca do verso de I Jo 5:20 e cheguei a conclusão pela evidencia esmagadora no NT que assevera que existe um único Deus, que estamos no verdadeiro Deus, isso é POR MEIO de Jesus Cristo! Esse texto não poderia contradizer aquilo que o próprio Jesus afirmou acerca daquele que é o verdadeiro Deus (Jo 17:3)! Crer em Jesus como Deus e cair no politeísmo, é o mesmo que admitir a existência de dois deuses! Exemplo disso é a doutrina da trindade que procura de todas as formas encucar na mente da gente que existem três pessoas na trindade, sendo três seres com individualidade, personalidade e sentimentos, mas que não são três deuses! Ai inventam varias teorias para tentar fazer o povo engolir isso como não sendo uma aberração. É devido a isso que o povo Judeu rejeita o Jesus pregado pelas igrejas! Pois ensinam um politeísmo!

    Mensagem 993 do tópico:
    http://www.forumevangelho.com.br/t3694p990-#58033
    .

    Sergio Eduardo
    Sergio Eduardo
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 16
    Idade : 40
    Cidade/Estado : Aracaju-Se
    Religião : Adventista do sétimo dia
    Igreja : Adventista do sétimo dia japãzinho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 32
    Data de inscrição : 25/06/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Sergio Eduardo Ter 12 Ago 2014, 15:44

    Valdomiro, Paz esteja contigo respondendo a mensagem 277

    Desculpe estava ocupado,
    Sobre o apóstolo Paulo e a divindade de Cristo posso mencionar Paulo
    mencionando que Jesus pode perdoar os pecados,somos redimidos pelo
    sangue de Jesus e mais uma vez te pergunto se não o Deus verdadeiro
    quem mais pode perdoar pecados?(Colossenses 1:15-16; 2:9)

    Outro fato que Paulo menciona é chamar Jesus de grande Deus e salvador,
    mediante a estes fatos por que Paulo que era Judeu unicista,deu credito a
    Jesus chamando de Deus?(Tito 2:13-14)

    Podemos ver agora as explicações para os versos acima,como sempre tenho
    visto ou vão dizer que a tradução errou ou os eruditos erraram a interpretação,
    mais ai estão.

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 12 Ago 2014, 17:15

    Sérgio, Paz!

    Sobre o fato de Jesus perdoar pecados veja a Mensagem nº293, acima, postada pelo Norberto. O que ele disse já esclarece essa questão.

    Sobre Tt. 2.13, veja II Ts. 1.12 e diga-me se há alguma diferença no trato que esses versos dão a "Deus" e "Jesus Cristo".

    A explicação depende de você perceber a diferença.

    Fico aguardando!

    Paz!
    Valdmiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 12 Ago 2014, 21:53

    Olá irmãos

    Sobre a pergunta do irmão Sérgio Eduardo, e a resposta do irmão Norberto na mensagem 293, expondo o seguinte versículo:
    "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados."

    Este verso deve ser devidamente compreendido e considerado sob o seu contexto imediato em que está empregado.
    Exemplo:
    "E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo. 
    26 Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência ( porque temiam ser apedrejados pelo povo ). 
    27 E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou, 
    28 Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. 
    29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 
    30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. 
    31 Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados." (Atos 5:25-31)

    Quando Pedro diz: 
    Deus o elevou a Príncipe e Salvador - ele está se referindo ao "homem" que os sacerdotes e os judeus muito bem conheciam mas negaram e até o mataram (e alegavam que os apóstolos queriam lançar o sangue dele sobre eles).
    Então, é desse (homem) que os sacerdotes tinham rejeitado e matado - que entra o sentido da palavra de Pedro aos sacerdotes: Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados."...
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Qua 13 Ago 2014, 08:36

    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; (Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.João 1:18,) e no que é verdadeiro estamos (quem é o verdadeiro?), isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."1 João 5:20

    Jesus auto si revelou, pois ninguém mais que ele mesmo, poderia si revela. quando olhamos pra Jesus vemos Deus, mas podem dizer, Jesus era homem, anjo, isto não faz a menor diferença, quando olhamos uns para os outros vemos Deus? quando os anjos olham uns para os outro ver Deus? é Claro que não.

    uma pergunta: abraão falou com quem quando foi entrega o seu filho em sacrifício a Deus?
    não foi com um anjo?

    quem moisés viu pelas costas? Deus? quem pode ver Deus?

    ele habita na luz inacessível, como podemos ver Deus sem sermos ofuscados? pensando humanamente não podemos vê-lo e se o víssemos morreríamos.

    Quem deu os mandamentos e a lei a moisés? não foram os anjos?

    quem apareceu na sarça não foi um anjo?

    não foi por essa afirmação que Estevão foi morto?

    Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
    Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
    Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

    Hebreus 2:1-3  

    os anjos entregaram a lei, mas a Graça quem nos deu foi o próprio Senhor da Gloria.


    outra coisa!

     
    quem pode perdoa pecados se não Deus. só Deus pode perdoa pecados e nós também, todo homem e mulher que tem Deus pode perdoa ou reter o perdão,
     
    E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo.
    Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados".

    João 20:22-23

    quem pode perdoa pecados? todos que Tem o Espirito Santo.



    amados quando é que o Filho pode receber sua herança?


    é quando o pai ainda esta vivo ou quando ele morre?

    quando foi que Deus nos deu sua herança, por ventura não foi na Crucificação?

    E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.
    Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens".
    ( Que significa "ele subiu", senão que também descera às profundezas da terra?
    Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. )

    Efésios 4:7-10

    uma outra coisa, quando for o ultimo dia, o Grande julgamento, a bíblia diz que todo joelho se dobrará na presença de Deus

    Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.
    Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. " Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

    Isaías 45:23-24

    quem é esse que jura por si mesmo, quem é que todos si dobrarão diante dele não é Jesus, e por que ele jurou por si mesmo, pois ele é o filho como diz a trindade, ele é um anjo como diz alguns unitaristas, por que é que ele não jurou por Deus se são duas pessoas e ele é menor? e que é que esta falando na boca do profeta? paulo diz que Isaías foi usado pelo Espirito Santo,

    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
    E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

    Filipenses 2:10-11

    Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.
    De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

    Romanos 14:11-12

    quem está sobre o trono e a quem você dará conta de si mesmo ?


    Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
    Dizendo:Vai a este povo, e dize:De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis;E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
    Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente,e fecharam os olhos,para que nunca com os olhos vejam,Nem com os ouvidos ouçam,Nem do coração entendam,E se convertam,E eu os cure.

    Atos 28:25-28

    Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

    João 11:25,26

                                  Jesus Cristo é o único Deus da bíblia se tiver outro Deus, ele tem que si curva perante o donos do universo, pois ele quem Criou todas as coisas.

        será que se negamos a divindade de Cristo estamos garantido para a vida eterna?  


      pois a vida eterna é Deus e Jesus é a vida eterna, será que a salvação é para os incrédulos?

     devemos ler a bíblia e deixamos os dogmas e as crendices dos povos e praticamos justiça cada um ao seu irmão e ao seu próximo, e vivemos a vida de Deus que é Cristo Jesus.


    Última edição por Elielson Ribeiro em Qua 13 Ago 2014, 08:38, editado 1 vez(es)
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 13 Ago 2014, 08:37

    Jefté, Paz!

    Você acredita que Jesus era dois seres: um homem e Deus?

    O Deus que Jesus era não precisava ser exaltado, mas o homem que Jesus era sim?

    O que alguém que é também Deus precisa que já não tenha, pelo fato de ser Deus?

    Jesus era o Deus incompleto, quando a Bíblia diz que em Deus não há sombra de variação?

    Você está dividindo Jesus em dois, é isso?

    Você não vê que está dito que Deus o elevou? Não nota que está dito Deus e não uma parte da trindade? 

    Um é Deus, o outro não!

    Se ele fosse Deus, então, a humilhação foi uma farsa, já que ele próprio teria se exaltado depois, pois não se pode desvincular uma ação de Deus sem atribuir a mesma ação a Jesus, se ele é também tão Deus quanto o Pai.

    Paz!
    Valdomiro.
    Sergio Eduardo
    Sergio Eduardo
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 16
    Idade : 40
    Cidade/Estado : Aracaju-Se
    Religião : Adventista do sétimo dia
    Igreja : Adventista do sétimo dia japãzinho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 32
    Data de inscrição : 25/06/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Sergio Eduardo Qua 13 Ago 2014, 08:47

    Valdomiro,A paz meu querido irmão

    Poderemos ficar aqui comparando vários textos e mais textos não tem problema
    mais a expressão é bastante forte sobre perdoar pecados,a vemos dois paralelos
    Jesus sempre foi submisso ao Pai?

    Essa questão deve dar muita dor de cabeça aos unicistas,sobre o apóstolo Paulo
    ele enfatizou a divindade de Jesus em vários trechos que o amigo me pediu anteriormente
    para ler as cartas,mais na verdade não preciso reler novamente a não ser quando terminar
    meu ano bíblico,mais pude dar uma olhada em mais alguns textos e esse abaixo é espetacular:

    Sl.24.7, 10: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos,para que entre o Rei da Glória (...) Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória – O Rei da Glória é Yahweh.

    Paulo o apóstolo também chama Jesus de Rei da glória o Senhor da Glória (1Co.2.3), do mesmo modo que Tiago (Tg.2.1). Ou seja, Jesus Cristo é chamado de Yahweh.

    Paulo 1Cor 2:3
    Tiago Tg 2:1
    Ambos mencionam Jesus Senhor da glória titulo usado no antigo testamento para Yahweh.

    Veja que Paulo foi além de afirmar que Jesus perdoava pecados mais deu o titulo acima.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 13 Ago 2014, 09:03

    Elielson, Paz!

    Jesus Cristo é o único Deus da bíblia se tiver outro Deus, ele tem que si curva perante o donos do universo

    Caro amigo, se Jesus é o único Deus da Bíblia você precisa me explicar quem é o Deus do único Deus da Bíblia, já que foi Jesus mesmo quem disse em Ap 3:12: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

    Você consegue perceber que esse verso fala de dois um é o Senhor Jesus e o outro é o Deus dele?

    Se Jesus é o único Deus da Bíblia como você alega quem é o Deus dele? Um Deus fora da Bíblia?

    Paz!
    Valdomiro.
    Dannilo Stelio
    Dannilo Stelio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Evangélico, pastor, funcionário público
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 774
    Idade : 50
    Cidade/Estado : MACAPÁ
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -7
    Pontos de participação : 1305
    Data de inscrição : 10/07/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Dannilo Stelio Qua 13 Ago 2014, 09:26

    NORBERTO
    (MENSAGEM N. 293)

    Pelo que entendi de sua idéia, Deus criou um ser espiritual inferior a Ele (uma criatura, portanto), deu-lhe a missão de salvar, deu-lhe o poder de perdoar pecados, e o enviou ao mundo em carne. Mas apesar dessas características, esse Ser não é Deus. Entendi corretamente sua afirmação ?

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 20 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 11:42