F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+23
Antonio
Elielson Ribeiro
Edison
Wanderson Santos
Azzi
Márcio
Clébio
Gilcimar
José Herminio
Edivaldo A. Silva
Marcelo Almoedo
Rasabino
RBianch
Gerson Witezak
Vasuilvan
Bruno Azeredo
Jefté
Clayton Lima
Lúcio Monteiro
Norberto
Gleison Elias
Valdomiro
Diephe
27 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 06 Abr 2014, 15:34

    1 - Se Pedro tivesse perguntado para Jesus: Quem é o seu Deus?
        Ele responderia o Deus-trino, ou ele responderia o Pai?


    2 - Se Jesus não era trinitariano, por que você é?


    3 - Você já reparou que sempre se espera que você "descubra" a trindade, ou que ela se "revele" a você?
    Por que este Deus-trino é tão elusivo em relação a identidade dele?


    4 - Moisés era trinitariano?


    5 - Se Deus estava ciente de que a língua que ele escolheu iria definitivamente levar os israelitas a concluir que Ele é uma pessoa, quando na verdade ele não é uma pessoa e sim três pessoas. Isso não faz de Deus um enganador? Ou Deus não estava ciente?


    6 - Se teu filho perguntasse: Quem é Deus? Você responderia conforme o credo de Atanásio, ou conforme João 17:3.


    A graça e a paz.

    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 06 Abr 2014, 16:38

    Olá irmãos

    Jesus claramente mostra que Ele ressuscitaria dos mortos:
    "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo." (Jo. 2:19-21)
    "Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito." (Jo. 2:22)

    "E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo EM TRÊS DIAS." (Mateus 26.61)

    "E dizendo: Tu, que destróis o templo, e EM TRÊS DIAS o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz." Mateus 27.40
    (o mais engraçado é; judeus não criam ter Jesus poder para - não só - descer da cruz, mas muito mais; e hoje muitos não acreditam ter Ele o poder de ressuscitar dentre os mortos, sendo que a morte não detinha poder algum sobre Ele, pois era Filho de Deus unigênito, e jamais um pecador qualquer, e sequer conheceu pecado)

    "Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, RESSUSCITARÁ ao terceiro dia." Marcos 9.3

    "Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles." (Sal. 68:18)


    Quanto também a palavra de Deus é enfática: Deus ressuscita a Jesus dentre os mortos:
    "Ao qual DEUS RESSUSCITOU, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;"  Atos 2.24
    "DEUS RESSUSCITOU a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas." Atos 2.32
    "E matastes o Príncipe da vida, ao qual DEUS RESSUSCITOU dentre os mortos, do que nós somos testemunhas." Atos 3.15
    "Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem DEUS RESSUSCITOU dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós." Atos 4.10
    Mas aquele a quem DEUS RESSUSCITOU nenhuma corrupção viu. Atos 13.37


     Mas afinal, há contradição na palavra de Deus ???
    Ora, para o que crê em Cristo Jesus, Deus Forte; não há contradição alguma! (Eu e o Pai somos um)
    Já, para quem não o crê assim, não posso dizer o mesmo.

    Mas a palavra de Deus responde por si mesma:
    "Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 16.15

    "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." João 5.19


    Última edição por Jefté em Dom 06 Abr 2014, 16:54, editado 1 vez(es)
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 06 Abr 2014, 16:53

    Jefté cita e grifa:

    "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."
    João 5.19


    E Jesus diz:


    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12


    Então pra seguir o raciocínio proposto:
    A = Pai
    B = Jesus
    C = crentes

    Então...

    A faz

    B faz = A

    C faz = e > que B e A


    A graça e a paz
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 06 Abr 2014, 16:57

    Cleiton Lima
    Por favor, me diga só uma coisa:
    Você não peca, irmão ??? e não é um pecador ?
    e desde que se entende por gente, não há cometido pecado; e nunca foi destituído da glória de Deus?
    E quando foi que o Filho de Deus há cometido tais delitos...?
    é só analisar e a resposta já obterá.
    -------------

    Mas analisemos as grandes diferenças:
    "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."  João 5.19
    ( ora, nisso não se inclui apenas a sua ressurreição dentre os mortos; nisso se inclui: TUDO O QUE O PAI FAZ. Ou seja; o Pai é Deus, e faz todas as coisas; inclusive a CRIAÇÃO! )

    E Jesus diz:
    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12


    Pra começar, somos homens temporais e pecadores; e Jesus não diz que tudo o que Ele faz (nisso se inclui: não pecar jamais; se inclui ser mais sublime do que os céus; ser sumo sacerdote eterno segundo a ordem de Melquiseque; ser o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo; se inclui o Salvador dos homens; nisso se inclui o unigênito Filho de Deus e Senhor dos senhores; se inclui ser o Juiz dos vivos e dos mortos... etc..); mas Jesus não diz: Tudo o que eu faço!


    Mas... diz: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

    Ora, ao mesmo tempo que podemos fazer "obras maiores" do que Cristo - a única obra maior que o cristão pode fazer - e que Cristo não o fez, nem poderia - é: Impor as mãos sobre alguém (ou até mesmo, pregar-se o evangelho a outro, e este receber de imediato, o batismo do Espírito Santo. (Atos 10 Pedro e Cornélio) - Atos 19 Paulo e os 12 discípulos e até hoje quando alguém por intermédio de um cristão recebe o dom do Espírito Santo - que somente pôde ser derramado ao mundo - mediante a troca; isto é, o Senhor indo-se, para que o Consolador a nós viesse. 
    Então, mesmo que isso nos ocorra, isto é, fazermos obras maiores do que as que Cristo fizera, durante o Seu evangelho. Porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. (Jo. 7:39b)

    Então, ainda que isso nos seja concedido; jamais faremos ou poderíamos fazer TUDO O QUE JESUS FAZ OU FEZ.
    Amém.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 06 Abr 2014, 18:45

    Também não advogo esta causa amigo, de fazermos maiores obras que Jesus, muito menos maiores obras do que Deus!!!! Percebeu a distinção de personagens que fiz nesta minha frase? Distingui propositalmente nesta minha frase, Jesus de Deus, e porque fiz isso? Oras, porque as escrituras massivamente o faz, as escrituras distingui o personagem bíblico chamado Jesus do personagem bíblico apresentado como o único Deus... E o que isso tem haver com este verso de João que você postou, e que eu ilustrei da forma que ilustrei? O que tem haver é que quis ilustrar o que pode acontecer quando destacamos uma parte de um verso desconsiderando tudo o em volta, pois você fez assim:

    Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."  João 5.19

    E por que não fez assim?

    Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."  João 5.19

    Isso porque estamos nos atendo só estritamente ao verso, e se ampliarmos mais o contexto, os versos imediatamente posteriores e anteriores? Será que encontraríamos diferenças entre estes dois personagens, a ponto de dizermos que a parte que você sublinhou sofrerá grave interferência interpretativa, e que no final das contas perceberemos mais ou menos o que você percebeu em relação a minha ilustração, que embora ali está escrito que as obras que os crentes fazem são maiores dos que as de Jesus, que são iguais as que as do Pai, temos que mesmo assim, não ater só aquilo que decidimos sublinhar....


    A graça e a paz.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 06 Abr 2014, 19:12

    Olá Cleyton Lima 
    De uma coisa nós temos certeza: 
    Nenhum homem deste mundo é capaz de fazer tudo o que Jesus faz e fez???
    Fato!

    Agora, querer afirmar e afirmar que o Filho de Deus, não é capaz de fazer igualmente tudo quanto o Pai faz... aí meu caro, é outra coisa...
    Principalmente porque muitos, muitos não sabem nada de Jesus antes da sua vinda ao mundo; e mesmo quanto Ele há vindo - tampouco sabem em profundo quem Ele verdadeiramente seja - e Ele é a verdade.

    Para mim, que não tenho preconceitos p/ com a palavra de Deus; e muito menos seja regido pela tendenciosidade e desconfiança para com o Novo Testamento - por isso afirmo: 
    Creio que o Senhor é o caminho, a verdade e a vida, conforme ele declarou!!
    E também creio que tudo quanto o Pai faz, o Filho o faz igualmente - conforme declarado pelo mesmo Senhor.
    E não tenho problema algum se os homens não o creiam negando essa verdade.
    Contudo, isso não me impedirá de o manifestar!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 06 Abr 2014, 19:21

    Jefté diz:


    Para mim, que não tenho preconceitos p/ com a palavra de Deus; e muito menos seja regido pela tendenciosidade e desconfiança para com o Novo Testamento - por isso afirmo:
    Creio que o Senhor é o caminho, a verdade e a vida, conforme ele declarou!!
    E também creio que tudo quanto o Pai faz, o Filho o faz igualmente - conforme declarado pelo mesmo Senhor.
    E não tenho problema algum se os homens não o creiam negando essa verdade.
    Contudo, isso não me impedirá de o manifestar!



    Então amém...
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Seg 07 Abr 2014, 09:17

    A paz Gleison Elias.

    Vc levantou esta questão:

    Não sei qual é a dúvida que deve ser esclarecida, mas a qualquer caso...::

    1 + 1 + 1 = 3

    e, se 3 = 1, então:

    1/3 + 1/3 + 1/3 = 1.

    Não tem como, a unidade inteira 1, ser somada duas vezes e continuar a ser 1.
    Se 1 for dividido por 3, cada unidade será a fração de 1/3.

    Por isso, não existe a possibilidade de:

    Jesus ser 100% Deus;
    Yhwh ser 100% Deus;
    ES sem nome ser 100% Deus.


    Me desculpe, realmente 1+1+1=3, porem, 1x1x1=1.
    Qual é a formula certa?

    Com relação ao 1x1x1=1, é uma formula matematica equacionada de eu dizer que o ser humano gleison é um produto final, observe:

    gleison X palavra do gleison X espirito do gleison = ser humano gleison.

    Toda gleison que existe no mundo é voce, o ser humano gleison ? Claro que não! mas o gleison que compoem voce, o o ser humano gleison, é gleison!
    Toda palavra do gleison que existe no mundo é voce, o ser humano gleison ? Claro que não! mas o palavra do gleison que compoem voce, o o ser humano gleison, é gleison!
    Toda espirito do gleison que existe no mundo é voce, o ser humano gleison ? Claro que não! mas o espirito do gleison do gleison que compoem voce, o o ser humano gleison, é gleison!

    Conclusão,
    se vc realmente esta cursando matematica e entende calculo integral e diferencial, deve entender que o ser humano gleison é a integral de 3 elementos, e os 3 elementos é a derivada do ser humano gleison. Não existe soma, existe integração e derivação.

    Para vc entender melhor veja este exemplo da formula do pão equacionado:
    Farinha x agua x azeite x sal = pão = 1x1x1x1=1 [que é diferente disto: 1+1+1+1 = 4]

    Toda farinha que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a farinha que compoem o pão é pão!
    Toda azeite que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a azeite que compoem o pão é pão!
    Toda agua que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a agua que compoem o pão é pão!
    Toda sal que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a sal que compoem o pão é pão!


    Com D'us é a mesma coisa!!!!!!!!!!
    Pai X Palavra X Espirito = Ehohim (D'us)

    Toda pai que existe no mundo é o D'us? Claro que não! mas o pai que compoem o D'us é D'us!
    Toda verbo que existe no mundo é o D'us? Claro que não! mas o verbo que compoem o D'us é D'us!
    Toda espirito que existe no mundo é o D'us? Claro que não! mas o espirito que compoem o D'us é D'us!


    entendeu?
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Seg 07 Abr 2014, 10:57

    A paz Clayton!

    1 - Se Pedro tivesse perguntado para Jesus: Quem é o seu Deus?
       Ele responderia o Deus-trino, ou ele responderia o Pai?


    Respondo:
    Jesus disse em João 14:18,
    “(EU) não vos deixarei ÓRFÃOS; voltarei para vós”

    Jesus NÃO disse em João 14:18:
    “o PAI não vos deixará órfão”

    Ora, considerando-se que só se torna órfão quem perde o Pai, então, Jesus é o nosso Pai nesta questão!

    Alem disso em Isaias 9: 6, diz que Jesus é Deus e Pai. E agora?

    Sendo eu Pai, e em conjunto com a minha filha criamos, por exemplo, um robô, então eu digo que eu e minha filha somos o PAI do robô criado, então, eu como sendo pai de minha filha não sou o avô do robô.

    Portanto, se você considerar as palavras de Jesus onde Ele diz que o Pai e Ele são Um (Jo 10:30), você perceberá neste verso que Jesus e o seu Pai atuam no mesmo Espírito de Criador (Jó 33:4; Sl 33:6; Sl 104:30) exercendo a função de Pai, o Criador, pois o Espírito Santo, como Criador (Jó 33:4; Sl 33:6; Sl 104:30) tanto é do Pai como do Filho (Mt 10:20; Rm 8:9), e Deus é Espírito (Jo 4:24), além de ser Palavra também (Jo 1:1).

    2 - Se Jesus não era trinitariano, por que você é?

    respondo:
    Bom, é obvio que este termo “trindade” não se encontra na biblia, mas, Estes versos abaixo ensinam a trindade, será que foram acrescentados ou Jesus ensinou heresia?

    Se Jesus não ensinasse a trindade ele nunca teria dito isto:

    (João 14:26) - Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará EM MEU NOME, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

    (João 15:26) - Mas, quando vier o Consolador, QUE EU da parte do PAI vos hei de enviar, aquele ESPÍRITO de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

    3 - Você já reparou que sempre se espera que você "descubra" a trindade, ou que ela se "revele" a você?
    Por que este Deus-trino é tão elusivo em relação a identidade dele?


    respondo:
    Eu inventei estes versos abaixo? Eu descobri estes versiculos abaixo? Ou foi Jesus é quem disse?

    (João 14:26) - Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará EM MEU NOME, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

    (João 15:26) - Mas, quando vier o Consolador, QUE EU da parte do PAI vos hei de enviar, aquele ESPÍRITO de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

    4 - Moisés era trinitariano?

    respondo
    Pra começar, Moises falava com Jesus! Veja:

    Ora, observe que neste versículo abaixo (Mt 23:37), Yeshua (=Jesus) deixa bem claro que por varias vezes Ele mesmo tentou proteger orientar e resgatar o povo de Deus e foi rejeitado, veja bem, Yeshua (=Jesus) estava se referindo as tentativas feitas por Ele mesmo registradas lá no Antigo Testamento, até então o Novo Testamento ainda nem existia na ocasião! Observe:

    (Mt 23:37) - “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis EU ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

    Portanto, quem falava lá no Antigo Testamento com os patriarcas Adão, Noé, Abraão, Jacó, Moises e aos profetas, era Yeshua (=Jesus), o qual não se identificava como sendo o representante do Deus verdadeiro, mas se identificava como sendo o próprio Senhor e Deus verdadeiro.

    5 - Se Deus estava ciente de que a língua que ele escolheu iria definitivamente levar os israelitas a concluir que Ele é uma pessoa, quando na verdade ele não é uma pessoa e sim três pessoas. Isso não faz de Deus um enganador? Ou Deus não estava ciente?

    respondo:

    Assim disse o Senhor  em Dt 6:4
    "Shema Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad", que traduzido

    "Ouve Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é UM",

    Assim NÃO disse o Senhor:
    "Ouve Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é UMA PESSOA",

    6 - Se teu filho perguntasse: Quem é Deus? Você responderia conforme o credo de Atanásio, ou conforme João 17:3.

    respondo:
    Eu diria que meu Deus é este:

    (João 14:26) - Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará EM MEU NOME, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

    Paz.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 07 Abr 2014, 12:56

    Olá Azzi

    (Mt 23:37) - “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis EU ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

    AMÉM !
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Seg 07 Abr 2014, 13:28

    Pois é, Jefté.

    Jesus NÃO DISSE ISTO:
    quantas vezes quis O MEU PAI ajuntar os teus filhos, ...

    Jesus DISSE ISTO:
    ...quantas vezes quis EU ajuntar os teus filhos, ...
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Seg 07 Abr 2014, 14:59

    A paz Azzi...

    1 - Se Pedro tivesse perguntado para Jesus: Quem é o seu Deus?
      Ele responderia o Deus-trino, ou ele responderia o Pai?


    Jesus disse:

    Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
    João 20:17

    Então esta é a reposta da primeira, o Deus de Jesus não é o Deus-trino, o Deus de Jesus é o Pai, então se Jesus tem um Deus, razoável pensar que ele adora este Deus, não é verdade? Ou se ousaria pensar que Jesus faltaria com a adoração ao Deus dele?
    Observação importante, estou falando aqui de Jesus dizer que tem um Deus, depois de ter ressuscitado, ou seja, ainda hoje Jesus tem, portanto razoável pensar, ainda adora este Deus...


    2 - Se Jesus não era trinitariano, por que você é?

    Por que você é Azzi? Se Jesus nem é, e ainda orou pra que você não fosse:

    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
    João 17:3

    A questão aqui não é nem um apresentar um texto e outro apresentar outro, e todos colocarem a bíblia contra ela mesma, a questão aqui, é o que está sentado no banco dos réus dizer: "não, eu não sou, eu não sou", e a acusação diz: "sim você é, temos provas...."

    3 - Você já reparou que sempre se espera que você "descubra" a trindade, ou que ela se "revele" a você? Por que este Deus-trino é tão elusivo em relação a identidade dele?

    Azzi, não estamos tratando da existência dos personagens, mas da fórmula humanamente manufacturada, este "ser-trino", não se apresenta, ele é descoberto, ou para alguns, "revelado", pois quando  o Deus da bíblia se apresenta, não o manufacturado, Ele não se refere a Ele mesmo como uma composição...

    4 - Moisés era trinitariano?

    Azzi, Moisés ensinou a trindade? Não. E por que não? Porque não ensinaram pra ele. E o que ensinaram pra ele? Esta é próxima pergunta....

    5 - Se Deus estava ciente de que a língua que ele escolheu iria definitivamente levar os israelitas a concluir que Ele é uma pessoa, quando na verdade ele não é uma pessoa e sim três pessoas. Isso não faz de Deus um enganador? Ou Deus não estava ciente?

    Azzi você escolheu o texto certo, que se lê:

    Ouve, Israel, Javé nosso Deus, Javé é um. Dt 6:4

    Ele responde a pergunta anterior mostrando o que realmente Moisés que não era trinitariano ensinou..

    Mas esta pergunta vai um pouco além em sua proposta, ela faz um trinitariano honesto consigo mesmo se questionar: Poxa, se Deus quando disse quantos e quem Ele era, Ele deu a entender que era um só chamado de Javé, Ele não estaria ensinando uma meia verdade, já que na verdade Ele é três em um? Ou Ele ensinou certo, a galera entendeu errado, mas Ele deixou por isso mesmo?


    6 - Se teu filho perguntasse: Quem é Deus? Você responderia conforme o credo de Atanásio, ou conforme João 17:3.

    Você parece ter escolhido a maneira de Atanásio...
    Eu acho mais segura a outra opção, o autor das palavras me inspira mais confiança...


    A graça e a paz.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 07 Abr 2014, 15:02

    Azzi, 

    Compreendo  sua teoria das funções.

    Que aliás, também pode ser denotada pela matemática:

    x = { Pai, Verbo, Cordeiro ... }
    f(x) = Deus * x
    f(Pai) = Deus Pai
    f(Verbo) = Deus Filho
    f(Cordeiro) = "Deus Cordeiro"

    Mas não vamos discutir matemática né...  Laughing 

    Porém, você confunde pessoas com funções.

    Quando eu sou pai, NÃO DEIXO de ser Gleison Elias.
    Quando sou filho, NÃO DEIXO de ser Gleison Elias Pai. E meu pai NÃO SOU EU.
    Quando sou marido, NÃO DEIXO de ser Gleison Elias Pai e Filho.

    Deus não é homem.
    Se ele assumir a função homem, deixa de ser Deus.

    Deus não é mortal.
    Se ele assumir a função cordeiro, deixa de ser Deus.

    Etc
    Etc
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Seg 07 Abr 2014, 18:13

    Shalom Gleison

    Porém, você confunde pessoas com funções.

    UEH!!!!!
    O matematico Gleison não é uma função PERSONALIZADA????
    Vc deixa de ser pessoa quando é matematico???

    Quando eu sou pai, NÃO DEIXO de ser Gleison Elias.
    Quando sou filho, NÃO DEIXO de ser Gleison Elias Pai. E meu pai NÃO SOU EU.
    Quando sou marido, NÃO DEIXO de ser Gleison Elias Pai e Filho.

    Da mesma forma:

    Quando D'us é pai, NÃO DEIXA de ser YHWH.
    Quando D'us é filho, NÃO DEIXA de ser YHWH pai, e o filho não é o pai, obvio!.
    Quando D'us é marido, NÃO DEIXA de ser YHWH pai, filho, cordeiro, sumo sacerdote, etc....obvio!

    Deus não é homem.
    Se ele assumir a função homem, deixa de ser Deus.

    Então como é que fica este versiculo abaixo? é Heresia? é Adulteração? é acrescimo?

    (Êxodo 15:3) - Adonai é HOMEM DE GUERRA; YHWH é o seu nome.

    Deus não é mortal.
    Se ele assumir a função cordeiro, deixa de ser Deus.

    Então me responda:
    Como pode Yeshua ser a Vida Eterna [=imortal =D'us] se Ele morreu??

    Paz.
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Seg 07 Abr 2014, 19:41

    Shalom Clayton!

    A palavra “ÚNICO ou UM”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a uma substancia ou unidade composta [plural] ou um conjunto de elementos que formam uma unidade corporativa, por exemplo: Em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA mobília de jantar,"

    Enquanto que, para se referir a uma substancia ou unidade simples [singular] ou absoluta, utiliza-se a palavra hebraica “YACHID” (lê-se iarrid) que também significa “ÚNICO ou UM”, por exemplo, em português pode-se dizer: "Há UM centavo em minha mão."

    Veja, nestes versículos abaixo a palavra hebraica “ECHAD” como sendo unidade composta [plural]

    • (Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO (ECHAD) Senhor" (aqui se trata de unidade composta).
    • (Gênesis 2: 24) - nos é dito que o homem e a mulher (duas pessoas) se tornaram UMA (ECHAD) só carne (aqui se trata de unidade composta).
    • (Números 13: 23) - nós somos informados que os espiões retornaram do vale de Escol e cortaram um ramo no qual pendia um ÚNICO (ECHAD) cacho de uvas. Quantas uvas têm este ÚNICO cacho de uvas, somente uma? Não, várias uvas (unidade composta).

    Nestes versículos abaixo a palavra hebraica “YACHID” como sendo unidade simples [singular]

    • (Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).
    • (Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).
    • (Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).
    • (Gênesis 22: 2) – Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...(aqui se trata de unidade simples).

    Assim diz o Senhor:
    (Dt 6: 4) - “Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai echad”.

    Assim NÃO diz o Senhor:
    “Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai yachid” (seria heresia?)

    Se Deus é verdadeiramente uma unidade absoluta [singular] como você afirma, então, o próprio Deus, para evitar dupla interpretação e confusão, deveria ter escrito Deuteronômio 6:4 desta forma:

    SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI YACHID.
    Traduzindo.: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é UM” (unidade simples/singular).

    E, para evitar dupla interpretação e confusão, JAMAIS deveria ter escrito desta forma:

    SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD.
    Trad.: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é UM”  (unidade composta).

    SERÁ QUE O NOSSO DEUS É UM DEUS DE CONFUSÃO?

    Com relação a este versículo:

    (João 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D’us verdadeiro, e a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste.

    Quando Yeshua disse: “E” a Yeshua HaMashiach a quem enviaste, com esta pequena palavra “E”, Yeshua estava se incluindo como sendo o D’us Verdadeiro além do Pai dEle (para você entender melhor este “E”, veja este exemplo comparativo: a água salobra é composta de água “E” sal, pois se não ter sal não é água salobra)

    Na verdade Yeshua estava diferenciando o falso pai e D’us do verdadeiro Pai e D’us quando Ele disse que a Vida Eterna é conhecer apenas duas pessoas como sendo o único D’us verdadeiro, somente o Pai dEle e Ele como sendo a Palavra enviada e encarnada do Pai dEle.
    Fique atento!
    Em João 17:3

    Yeshua NÃO disse apenas isto:
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D’us verdadeiro.

    Mas Yeshua disse na integra isto:
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D’us verdadeiro, E a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste.

    Dando a entender isto:
    E a Vida Eterna é esta: que conheçam, (entre muitos pais e deuses), somente o meu Pai e a mim, por único D’us verdadeiro”.

    Veja um outro exemplo semelhante:
    Compare João 17:3 com João 14:1

    (João 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D’us verdadeiro, e a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste.

    (Jo 14: 1) – Não se turbe o vosso coração, credes em D’us, credes também em mim.

    Yeshua NÃO disse apenas isto:
    Não se turbe o vosso coração, credes em D’us.

    Mas Yeshua disse na integra isto:
    Não se turbe o vosso coração, credes em D’us, credes também em mim.

    Dando a entender dentro do contexto isto:
    Não se turbe o vosso coração, credes no unico e verdadeiro D'us que é a Vida Eterna.

    Paz
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Seg 07 Abr 2014, 22:30

    Azzi, a paz irmão...

    Dt 6:4 diz:

    Ouve, Israel, Javé nosso Deus, Javé é um.

    Um trinitariano deveria se perguntar: Poxa, se Deus quando disse quantos e quem Ele era, Ele deu a entender que era um só chamado de Javé, Ele não estaria ensinando uma meia verdade, já que na verdade Ele é três em um? Ou Ele ensinou certo, a galera entendeu errado, mas Ele deixou por isso mesmo?

    Com o texto que você fez na postagem acima, parece que você realmente entende que Deus ensinou certo, os israelitas entenderam errado, e Deus deve ter dito (pra Ele mesmo) "ah, vai assim mesmo"... E o mais interessante, parece que ficou na incumbência dos "revelados teólogos cristãos", ensinarem o hebraico aos hebreus.... Mas ok, se você acha razoável isto.

    Agora o que me surpreendeu mesmo foi sua interpretação de João 17:3, quer dizer que o "e", fez tudo aquilo que você falou?

    Se por exemplo a frase fosse assim: "este é José o médico e a filha dele de quem eu lhe falei". O "e" teria todo este poder que você atribuiu a ele?



    A graça e a paz irmão..
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Seg 07 Abr 2014, 22:50

    Aos amigos Clayton e Azzi

    Para o enriquecimento das reflexões, envio o artigo abaixo sobre o assunto em pauta.

    A revista Despertai de 8/5/1979 escreveu:O Conceito da Bíblia
    “Um só Jeová” — em que sentido?

    AOS israelitas, nos umbrais da Terra Prometida, Moisés declarou: “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” (Deu. 6:4) O que Moisés queria dizer com isso?

    Antes de responder a esta pergunta, será digno de nota examinar o conceito das pessoas que afirmam que a declaração de Moisés significa que Deus é uma “trindade” de três pessoas cogitais, coeternas, combinadas em um só Deus.

    Elas buscam prova disso na palavra traduzida “Deus” (eloim), que é plural em hebraico. Supostamente, o plural indica que Deus é mais de uma pessoa. Prova adicional deste conceito é procurada na palavra hebraica para “um só” (ehhad). Ocasionalmente, os escritores bíblicos usam este termo para uma união de mais de uma pessoa, como no caso dum marido e esposa serem “uma só carne”. (Gên. 2:24) Nessa base, argúi-se que a expressão “um só Jeová” significa “unidade composta” de três pessoas em uma só.

    Consideremos a asserção, baseada na palavra plural para Deus em hebraico, a saber, eloim. De forma alguma isto precisa significar que Deus seja mais de uma pessoa. Com freqüência, uma palavra plural, em hebraico, indica uma única coisa ou pessoa. Aaron Ember escreve em The American Journal of Semitic Languages and Literatures (Revista Americana de Línguas e Publicações Semíticas; Vol. XXI, julho de 1905):

    “Vários fenômenos no universo foram designados em hebraico por expressões plurais, porque inspiravam a mente hebraica com a idéia de grandeza, majestade, grandiosidade e santidade.” Como ilustração, Ember indica que “o rei persa . . . é designado em vários trechos do V[elho] T[estamento] pelo pl[ural] melakim ‘reis’, i. e., O Grande Rei, e o Império Persa pelo pl[ural] mamlakot, ‘reinos’, i. e., O Grande Reino”.
    Com respeito à palavra hebraica para Deus, declara o mesmo autor:

    “Propuseram-se várias teorias para explicar o uso da forma plural eloim como designação do Deus de Israel. Menos plausível é o conceito dos velhos teólogos, a começar com Peter Lombard (século 12), de que temos, na forma plural, uma referência à Trindade. . . . Que a linguagem do V[elho] T[estamento] abandonou inteiramente a idéia da pluralidade de eloim (conforme aplicada ao Deus de Israel) é indicado especialmente pelo fato de que é quase que invariavelmente regida por um único predicado verbal, e assume um único atributo adjetivo. . . . eloim precisa, antes, ser explicada como um plural intensivo, indicando grandeza e majestade, sendo igual a O Grande Deus. Alinha-se com os plurais adonim [“mestre”] e baalim [“dono”, “senhor”] empregados com referência aos seres humanos.”

    Assim, não existe base alguma para se argumentar, à base da palavra hebraica plural, eloim, que Deus seja mais do que uma só pessoa
    Que dizer da afirmação de que a palavra hebraica para “um só”, em Deuteronômio 6:4, indica que Deus é uma combinação de mais de uma pessoa? Isto, também, peca pela base, visto que “um só” nas Escrituras amiúde significa um só com a exclusão de outros. Por exemplo: “Existe um, mas não há um segundo”, “melhor dois de que um”; “há uma que é a minha pomba, minha inculpe. Há uma que pertence à sua mãe”. — Ecl. 4:8, 9; Cân. 6:9.

    Podemos então voltar à pergunta suscitada no início deste artigo: O que se quer dizer com a declaração: “Jeová, nosso Deus, é um só Jeová”?

    O contexto revela que Moisés acabara de enumerar a “todo o Israel” os Dez Mandamentos (Deu. 5:1-22) o primeiro destes exigia de Israel: “nunca deves ter quaisquer outros deuses em oposição à minha pessoa.” (Deu. 5:7) Ao declarar que o Deus de Israel era “um só Jeová”, Moisés, evidentemente, opunha-se a dois aspectos da adoração falsa por parte das nações gentias. Como assim?

    Primeiro de tudo, aquelas nações eram politeístas, adorando a muitos deuses. Em contraste, Israel só possuía um Deus, Jeová. O apóstolo Paulo bem expressou isto ao dizer: “Embora haja os que se chamem ‘deuses’, quer no céu quer na terra, assim como há muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’, para nós há realmente um só Deus, o Pai.” — 1 Cor.8:5, 6.

    Em segundo lugar, mesmo quando os gentios adoravam a um só Deus específico, não raro tal deus se dividia em numerosos aspectos, cada um dos quais era peculiar a certa localidade. Por exemplo, Baal era um único deus. Mas as Escrituras revelam que diferentes localidades possuíam diferentes Baals, tais como Baal de Peor, em Moabe, Baal-Berite em Siquém, e Baal-Zebube em Ecrom. (Núm. 25:3, 5; Juí. 8:33; 2 Reis 1:2-6) Quanto ao efeito que isto teve sobre a unidade do deus reverenciado, no início do século 19, o orientalista E. F. C. Rosenmüller indicou que “não só [os gentios adoravam] muitos deuses, mas, por meio de uma prática religiosa tola, até mesmo um e o mesmo deus era venerado como se estivesse multiplicado, por diferentes nomes, em muitos outros deuses amplamente diversos”. Quando pessoas de diferentes localidades adoravam a vários “Baals”, cada um com suas próprias peculiaridades, era como se Baal fosse muitos deuses. Uma obra de referência dos tempos mais recentes ilustra isto da seguinte forma:

    “As muitas representações ‘locais’ da adoração de Baal podiam ser comparadas com as da adoração da Maria, católica-romana. Assim como se pode falar da Notre Dame (Nossa Senhora) de Paris, ou de Lurdes, ou do Norte, pode-se também falar do Senhor [Baal] de Sapan, ou de Sídon, ou de Ugarite, muito embora se tenha presente apenas variações de uma única figura.” — Theological Dictionary of the Old Testament (Dicionário Teológico do Velho Testamento), Vol. II, (1975), p. 186.
    Em oposição a tais superstições, Moisés declarou que o deus de Israel era “um só Jeová”. Isto significava que Jeová era o único e verdadeiro Deus, e que deveria ser adorado como sendo somente um, e não dividido num grupo de aspectos, ou ‘Jeovás’ locais, como acontecia com “os Baals”. — Juí. 2:11; 3:7; 8:33.

    Segundo as Escrituras, aproxima-se rapidamente o dia em que toda a humanidade reconhecerá a unicidade de Jeová. Neste respeito, Deus declarou mediante o profeta Zacarias: “Jeová terá de tornar-se rei sobre toda a terra. Naquele dia Jeová mostrará ser um só e seu nome um só.” (Zac. 14:9) Isto significa que a inteira família humana reconhecerá a soberania de Jeová. Ele será o único Deus adorado. E as pessoas prestarão serviço sagrado a Jeová, não como estando dividido em numerosos aspectos que diferem de uma localidade para outra, mas como uma única pessoa e com uma forma unificada de adoração em todo o mundo. (Veja Efésios 4:4-6.) Naquele tempo, haverá unânime acordo por toda a terra: “Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.”

    [Nota(s) de rodapé]
    De Scholia in Deuteronomium (Notas Sobre Deuteronômio), de Roseumüller. A citação é traduzida do latim.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 16 maio 2024, 23:44