Querido SSBezerra, responder à questão que você levantou não é difícil e, entender a resposta também será fácil. Nem mesmo será necessária muita fé. Basta apenas um pouco de raciocínio lógico sobre alguns fatos. Quais fatos? Vejamos o primeiro:
Retornando ao capítulo 7 do mesmo livro, encontramos no versículo 6 o seguinte:
"E era Noé da idade de
seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra." (Gênesis 7:6) (O.B.S.: o negrito é meu, pois, é justamente na questão relativas à
contagem do tempo que se encontram a cerne da sua dúvida).
Já, no Capítulo 9, nos dois últimos versículos, o versículo 28 e 29, encontramos:
"E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos. E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu." Gênesis 9:28-29
Pois bem, certeza a Bíblia nos dá que Noé andou com seus três filhos Sem, Cão e Jafé (Gênesis 9:18) mas, você já se indagou, quantas gerações mais de descendentes seus, Noé pôde contemplar nos 350 em que ele ainda viveu após o dilúvio? Tudo indica que ele deve ter visto várias gerações suas nascerem e crescerem (e talvez até alguns morrer).
Considere também o seguinte: Apenas
oito almas humanas entraram na arca: "Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio." (Gênesis 7:7), e apenas estas mesmas apenas oito almas saíram da arca.
Porém, considere se perguntar: Quantas pessoas seriam necessárias existir em um grupamento de pessoas, para que a sua liderança se sinta estimulada a propor construir
algo humanamente tão grande: "edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus" (Gênesis 11:4)?
Ora, considerando que eles mesmos teriam que fazer tudo por si só, não havendo facilidade externa alguma (ninguém mais sobrevivera ao dilúvio): "Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal." (Gênesis 11:3), tal obra demandaria, no mínimo, algumas centenas de trabalhadores.
E quanto tempo, tal obra demandaria para ficar pronta (ou quase pronta pois, totalmente pronta ela nunca ficou)? Eu calculo que levaria vários anos, talvez algumas década, até.
Agora, note ainda uma coisa bastante curiosa:
No capitulo 10, verso 31 temos: "Estes são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, nas suas terras, segundo as suas nações. (Gênesis 10:31). Assim, de fato, falava-se, mesmo nos versículos anteriores à narrativa de Babel, da genealogia que decorreu a partir de Sem, filho de Noé.
Todavia, repare no capitulo seguinte, capítulo 11,
depois da narrativa histórica da construção da cidade com sua torre, ou seja, depois que os humanos que então existiam
"cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra." (Gênesis 11:8-9), encontramos no verso 10 que nos diz: "Estas são as gerações de Sem: ..." Gênesis 11:10.
Ora, por que será que Ge 11:11, precisaria se falar em
"Estas são as gerações de Sem: ..." se, anteriormente na sequência da narrativa, em Ge 10:31 já se havia falado
"Estes são os filhos de Sem ...".
O que justifica a tal repetição na narrativa é o fato de que, entre a primeira ocorrência e a segunda ocorrência a cronologia não avançou.
Em outras palavras, a narrativa da história da cidade e torre de Babel, desde Ge 11:1 até Ge 11:9 é UM PARENTESES, ou seja, uma narrativa inserida dentro de outra narrativa.
Os capítulos 10 e 11 de Gênesis, na integra, tem como objetivo primeiro informar a genealogia das pessoas / famílias.
Só que dentro dessa genealogia, ocorreu um evento marcante, que foi a tentativa de se construir uma cidade com uma torre e a consequência de se lançar a tal façanha sem a aprovação de Deus.
Assim, o parenteses da narrativa da construção de Babel, por se tratar de um fato isolado, uma ocorrência pontual (não havia se feito nada semelhante antes e não se haveria de fazê-lo, tão cedo, posteriormente), com nada mais de tão relevante tendo ocorrido em meio àquela genealogia, ela poderia, como é de costume literário, estar em qualquer local, desde que esteja devidamente inserida no corpo da narrativa geral, que é a da genealogia.
Repare que na primeira listagem da genealogia de Sem, no capitulo 10 de Gênesis, fala-se apenas nos nomes e na ordem com que eles ocorrem mas, não existe a noção da magnitude do tempo (duração da vida de cada um dos personagens e dos intervalos entre nascimentos).
No entanto, quando essa mesma genealogia é repetida no capitulo 11 (depois da narrativa sobre a cidade e da torre de Babel), não apenas os nomes e a ordem são fornecidos mas, também, a noção de tempo passa a ser considerada. Aparecem ali as informações sobre tempo de duração de vida e intervalo entre nascimentos.
Ora, sendo informado isso no Capítulo 11, depois da narrativa sobre a cidade e da torre de Babel, tal qual você se enganou, eu também poderia me sentir sugestionado a entender o contrário de você: Que Babel teria sido construída mesmo antes de se desenvolver a genealogia de Sem, e supor, de modo obviamente absurdo, que ela poderia ter sido construída por apenas oito pessoas (sendo quatro mulheres).
O fato é que muitos nasceram e muitos morreram enquanto Babel era construída e o povo já se contava em muitas centenas (ou mesmo alguns milhares) quando as obras começaram e, possivelmente, já havia atingido vários milhares (talvez até dezenas de milhares), quando a obra foi embargada por Deus.
"Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio." (Gênesis 11:10). Idade de 100 anos, dois anos depois de ... agora sim, não apenas os nomes e ordem da genealogia, mas também a exata noção de tempo se torna relevante.
Sem a noção exata de tempo, que é o que ocorre na narrativa até terminar o capitulo 10 e mesmo, ainda no parenteses aberto para narrar sobre babel, a importância da ordem era apenas para a nomenclatura da genealogia, mas não da cronologia dos eventos e, menos ainda, das intervalos de suas durações.
Essa importância da noção do tempo, que permite a ordem da cronologia na narrativa, surge, aparecendo apenas, de Gênesis 11:10 em diante.
Com a noção de tempo estabelecida, agora você pode lançar mão de projeções a partir dos nascimentos narrados, e fazer estimativas sobre o crescimento populacional e deduzir prováveis intervalos entre o diluvio e inicio das obras de Babel e a possível duração do intervalo de tempo que a obra permaneceu, até ser embarcada e as pessoas dispersas, conforme indica o texto "Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações." (Gênesis 10:5)
O resultado de tais projeções podem levar a números deveras surpreendentes quando existe o fato, circunstancial, de que as pessoas daquele período vivam tempos tão longos quanto 600 anos (Sem), 438 anos (Arfaxade), 433 anos (Selá),464 (Éber), 237 anos (Pelegue), 239 (Reu), 230 (Serugue), 148 (Naor), e considerando, ainda, que esses homens tinham o primeiro filhos entre 30 e 35 anos, e mantinham uma longa vida de fertilidade.