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    Ruach Hakodesh

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    Mensagem por Hernandobh Qua 29 Jul 2009, 17:58

    רוח הקודש


    Ruach Hakodesh


    (sopro Santo- espírito santo – inspiração Divina ou “Energia” Divina)

    Introdução:

    Ruach HaKodesh: Tradução literal Sopro ou vento separado, especial, santo. É uma palavra hebraica feminina.

    Não me lances fora da tua face, e não retires de mim a tua Ruach HaKodesh (espírito Santo- inspiração Divina) Salmo 51:11

    O Ruach El (Espírito ou inspiração de D-us) me fez; e a neshmat Shaday (respiração do Todo-Poderoso) me deu vida. Jó 33:4

    Deste o tempo da criação, constantes referencias foram feitas nas santas escrituras ao Messias e a esperança messiânica de Israel. O Ruach Elohim (espírito de D-us) movia-se sobre a face das águas: O espírito de D-us alude ao Messias. (Midrash Bereshit Rabbah 2; Midrash Vayikrá Rabbah 14)

    O Espírito de Adonay Deus é o próprio Adonay Deus em si...

    No Tanach (sagradas escrituras) a palavra ruach geralmente sempre significa sopro, vento, inspirar (no latim espírito e no grego pneuma) seja de animais ou de seres humanos (Genesis 7:15. Salmos 104:25-29 e Isaias 42:5. Ezequiel 37:5).

    D-us é o EL Elohei haRuchot (D-us dos espíritos-sopros da vida) números 16:22, D-us é o provedor de todos os sopros de vida (espíritos). Que, enquanto em mim houver Neshmat (alma, alento de vida), e o Ruach (sopro - espírito) que vem de D-us está nas minhas narinas, (Jó 27:3). Nas mãos de D-us está a alma de todo ser vivo, e o Ruach (espírito – sopro de vida) de toda a humanidade. (Jó 12:10. Isaias 42:5) Atribuído na humanidade o Ruach (espírito) denota um principio de vida ou algo que de da vida a sua Nefesh (alma) o seu ser. O ruach mostra a imagem divina do ser humano. Espírito não é uma entidade como podemos notar pelas escrituras. E o espírito vem de D-us para que o homem se torne uma alma vivente.



    Agora quando atribuído a D-us (Ruach HaKodesh , Espírito Santo e etc.) a palavra Ruach (sopro –espírito) indica atividade criativa, energia (Genesis 1:2) poder ativo , energia (Isaias 40:13). O Espírito de D-us também indica providencia (Jô 33:4. Salmos 104:30) redenção (Ezequiel 11:19. Ageu 2:5) e dando poder ao Messias (Isaias 11:2. 42:1. 61:1). O Espírito Santo é o próprio D-us, não uma terceira entidade separada de D-us. Embora toda a humanidade participe do espírito de D-us o qual nos fez almas viventes. O espírito separado, especial, santo de D-us só alguns o recebe, aqueles a quem D-us os aprove dar.



    Podemos identificar através das escrituras;

    רוח אלוהים

    Espírito de D-us. Ruach Elohim (referencias: Genesis 1:2. 41:38. Êxodo 31:3. 35:31 Números 24:2. 1° Samuel 10:10. 11:6 16:15 -23. 2° Crônicas 15:1 . 24:20)

    Em muitos casos das referencias acima o espírito de D-us veio sobre cada individuo e capacitou-os a falar e agir em nome de Adonay Deus.

    רוח יהוה

    Espírito de Adonay (יהוה). Ruach Adonay (referencias: juízes 3:10. 6:34. 11:29. 13:5. 14:6.19 . 15:14. 1° Samuel 10:6 16:13 19:9

    2° Samuel 23:2. 1°Reis 18:12. 22:24 2°Reis 2:16 2° Crônicas 18:23 20:14 Isaias 11:2 40:7 59:19 63:14. Ezequiel 11:5 Ósseas 13:15 Miquéias 2:7 e 3:8 )

    רוח הקודש

    Espírito Santo. Ruach HaKodesh (referencias: Salmo 51:11 e todo novo testamento, aparecendo já em

    Mateus 1:18 e Lucas 1:41 Lucas 2:25-27)

    Nota: no período do segundo templo e na época de Yeshua (Jesus) o termo Ruach HaKodesh era muito usado pra se referir a Adonay יהוה, para evitar de escrever o nome sagrado de D-us e não profaná-lo.

    רוח יהוה אדני

    Espírito do Senhor Adonay יהוה . Ruach Adonay Adonay יהוה. (Referencia: Isaias 61:1)

    אל רוח

    Espírito de D-us. Ruach El. (referencias: Jó 33:4)


    Enviado por Heber Abenzur

      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 17:50