Caro Gleison Elias e demais colegas
Parabéns por querer entender bem o assunto para fortalecer sua convicção e capacidade de explicá-lo a outros.
Em complemento ao comentário abalizado do Valdomiro, disponibilizo o link abaixo.
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1001060098?q=sangue+Atos+20%3A28&p=par
O texto de Atos 20:28 afirma que Deus comprou sua igreja “com o seu próprio sangue”, segundo a versão Almeida; “com o sangue do seu próprio Filho”, segundo a Bíblia de Jerusalém; “com o sangue do seu próprio [Filho]”, segundo a Tradução Novo Mundo; e “com o sangue de seu próprio.”, segundo tradução literal ou gramaticalmente correta.
Se Jesus fosse o próprio Deus, o texto estaria isoladamente explicado pela visão unicista, não trinitarista. Mas, sendo o Filho, por que as escrituras mencionam que o sangue que corria em suas veias era, a rigor, o sangue de Deus, e não do Filho? Não é isso evidência de que o Filho de Deus é o próprio Deus?
Para efeito de confronto de ideias, prefiro a tradução que parece mais favorável ao interlocutor, no caso, a Almeida, que diz ter Deus comprado a Igreja “ ... com seu próprio sangue.” A Bíblia de Jerusalém optou por verter: “ ... com o sangue de seu próprio Filho”, fugindo à literalidade. A intenção não foi beneficiar o unitarismo nem enfraquecer o unicismo, mas fortalecer o trinitarismo. “... Não confundindo os papéis... ” é uma de suas premissas; ele se fragilizaria com a afirmação unicista de que “Jeová é Jesus”, que equivale a dizer que “o Pai é o Filho”. Ao tornar expresso na frase a pessoa subentendida do Filho, as outras duas hipóstases - Deus (o Pai) e o Espírito santo - complementam a tríade em um mesmo texto, separando “as três pessoas”, o que lhe é favorável.
Como, então, explicar com textos bíblicos a afirmação de que, a rigor, Deus comprou mesmo a Igreja “com Seu próprio sangue” (versão Almeida) ? Onde está escrito que o sangue nas veias de Jesus não era próprio, ou seja, não era propriedade dele, mas de Deus?
O SANGUE E A VIDA DE JESUS ERAM DE QUEM: DE JESUS OU DE DEUS?
A resposta é simples: Jesus não era dono de seu sangue nem de sua vida (Gênesis 9:3-5). Seu sangue e sua vida eram de Deus.
Se você quiser se mergulhar nesse assunto e se encantar com sua profundidade e beleza, leia as linhas a seguir. [Penso que outros colegas do forum que amam o conhecimento de Deus e de Jesus (João 17) podem querer se deleitar também com esse banquete, mesmo não concordando com tudo.] Pense também no episódio que tipificou o sacrifício de Jesus: Abraão [a bem dizer] sacrificando Isaque. Quem você acha, Gleison, que sofreu mais desde o pedido de Jeová, o trajeto ao monte Moriá, até a intervenção do anjo: Abraão ou Isaque (Gênesis 22:1-18) ? Que coração se despedaçou mais? O sangue ou a vida de qual dos dois mais estaria sendo oferecida em sacrifício: a do Pai (Abraão) ou a do Filho (Isaque) ? Quem precisou amar mais: O Pai ou o Filho?
Diferente de Abraão e Isaque, Deus não tem sangue. Mas tem vida. Atente, Gleison, que não foi o sangue que Jesus derramou no Calvário que foi oferecido a Deus em sacrifício, mas foi o corpo perfeito que o Pai preparou para Jesus (Hebreus 10:5) e o fez viver através dele. E não foi seu sangue literal que Jesus levou à presença de Deus, no verdadeiro Templo, no céu (Hebreus 9:24, 25, 23). O sangue é a comprovação de que o corpo foi sacrificado. O de Jesus foi derramado no “altar” do Calvário e não podia ser recuperado depois de quarenta dias. O “sangue” que Jesus levou ao céu foi o valor precioso daquilo que seu sangue representava: sua vida humana perfeita. Por isso, no caso da vida de humanos – que têm sangue – o sangue representa a vida. Mas, no caso da vida de Deus, o que é que representa a “vida” de Deus? Que acha, Gleison? A Bíblia não diz objetivamente. Mas, o que pode ser considerado “o sangue”... de Deus? Lançando mão de um um antropomorfismo, pergunto: O que você acha que mais doeria no coração de Deus, ou embargaria sua voz, roubando-lhe as palavras e seu ânimo, fazendo-o “desmaiar” ou até “morrer” de tristeza, tal como ocorreria com algum humano que perdesse seu sangue, ou então a um ente querido num acidente de carro? Se “a alma da carne [de Jesus] está no sangue”, ‘o ânimo do espírito [de Deus] onde está ? Se Deus não tem sangue, o que é que ele tinha de mais precioso, nos dias de Jesus, que mais representava a “vida” de Deus? O que é “o sangue de Deus”?
Você acertou, Gleison. O que talvez mais representou a vida de Deus quando Jesus estava na terra era a vida de seu próprio Filho, Jesus, representada pelo seu sangue. Em sentido emocional, o sangue de Deus é o sangue do seu Filho. Dentro desse entendimento, qualquer das formas de traduzir o texto de Atos 20:28 fazem ver aos que têm a responsabilidade de pastorear o rebanho de Deus que realizar esse trabalho com o maior zelo possível é o mínimo que podem fazer para seu verdadeiro Dono, Deus.
Similarmente, o sangue ou a vida de Jesus era de Deus assim como de Abraão era a vida de Isaque. Abraão teve tanta fé em Deus que ‘ ... tentou oferecer [seu] unigênito porque Deus já lhe prometera que sua descendência como as areias do mar viria por intermédio de Isaque. [Se fosse sacrificado], Abraão achava que Deus era capaz de levantá-lo até mesmo dentre os mortos [para cumprir sua promessa], e dali o recebeu também em sentido ilustrativo.’ (Ler Hebreus 11:17-19).
No entanto, onde a Bíblia diz que a vida de Jesus – representada pelo seu sangue - não lhe pertencia, mas era de Deus?
Em Gênesis 9:3-5, está escrito que todo e qualquer sangue que circule nas veias de animal ou homem – incluindo Jesus – é propriedade de Deus. O sangue não faz parte do corpo dos animais e do homem, assim como o combustível não faz parte do automóvel. Deus declarou solenemente a Noé e descendentes:
”3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde. 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis [porque o sangue eu não vo-lo tenho dado]. 5 Certamente, requererei [de volta] o vosso sangue , o sangue da vossa vida”. (As partes em vermelho e entre colchetes são expansões ausentes, mas implícitas no texto).
Observou, Gleison, que a carne de todo o animal vivente Deus “no-la tem dado”, mas não o sangue? Portanto, nenhum sangue pertence ao homem, pois Deus não lho deu. Deus é o único Dono da vida, e o sangue representa a vida.
Alguns objetam: : “Deus é espírito e não usa sangue. Logo, não pode existir “sangue de Deus” se Jesus não for Deus.
Deus também não usa prata nem ouro. Mas, Deus diz que a prata e o ouro que homens usam são a rigor Dele. Observe:
1) Sofonias 1:18 - “ Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do SENHOR”.
2) Ageu 2:8 - “ Minha é a prata, meu é o ouro”, diz o SENHOR dos Exércitos.”
Não se conclui que, por ter prata e ouro, o SENHOR dos Exércitos é homem; nem que, por ter sangue, Deus é Jesus.
“EU SOU O CAMINHO, O VERDADEIRO E A FONTE DA VIDA. NINGUEM CHEGA A MIM SENÃO POR MEU FILHO”
( Declaração implícita no texto de João 14:7 )
No entanto, visto que a vida e o precioso sangue que mantinha a vida de Jesus era propriedade do Pai, Jesus só pôde dizer de si mesmo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. “O Pai é o Destino, o Verdadeiro e o Manancial daVida”. Pai é causa eficiente. Só há caminho porque há destino, só há verdade porque há o Dono da Verdade - O Verdadeiro; só há Vida porque há o Originador ou a Fonte da Vida. Observe os textos abaixo:
1) João 14:5 : “Mesmo vós sabeis para onde vou (destino) ... Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais (destino) e como podemos saber o caminho? (Observe que só há caminho se há destino; logo, o Destino, o Pai, é a causa eficiente);
2) 1 João 5:20 : “Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro. E nós estamos no Verdadeiro, [já que estamos] no seu Filho [enviado] Jesus Cristo. Este [“o Verdadeiro”] é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.” (Bíblia de Jerusalém. As expansões em vermelho entre colchetes são nossas; estão implícitas, mas não expressas no texto);
3) João 6:57 : “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim”.
4) Jeremias 17:13 : “Ó SENHOR [Jeová], Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados... porque abandonam o SENHOR [Jeová], a fonte das águas vivas”.
5) Salmo 36:9) : “Porque em ti está o manancial da vida” (Almeida); “... A fonte da vida está em ti” (BJ).
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002739?q=fonte+da+vida&p=par
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200000774
Visto que o Filho reconhecia, como Judeu, que o sangue que corria em suas veias – que representava sua vida - era propriedade do Pai, Jesus não declarou, no chamado “Evangelho em Miniatura”: “Eu amei tanto o mundo de tal maneira ...”, mas “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, paqra que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).
Portanto, o texto de Atos 20:28, em vez de promover o ensino falso da trindade e fortalecer a ideia de que o Pai e o Filho são iguais, deixa claro que o Pai é, em última análise, o Dono do Rebanho, da Igreja, da Vida e do sangue de Jesus. O próprio Jeová lha deu e o próprio Jeová lha tirou e o próprio Jeová lha devolveu, ressuscitando-o dos mortos.
1. E por que Atos 20:28 diz que A IGREJA É DE DEU? Jesus não afirmou que era dele, quando disse: “... Sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja”? Afinal, a Igreja é de Jesus ou de Deus? Não são Jesus e Deus a mesma pessoa?
2. E por que Paulo preferiu dizer que foi o Espírito santo que constituiu bispos para pastorear o rebanho? Não foi ele mesmo, ou Timóteo, ou um outro, que ‘impôs as mãos’ (2 Timóteo 1:6 e 2:2), conferindo-lhes tal responsasbilidade?
3. E o rebanho? Não foi comprado por Jesus? Por que Paulo diz que foi Deus quem o comprou? E “comprar” não é o mesmo que “resgatar”? Não é Jesus o nosso Resgatador? Por que Paulo diz que Deus “resgatou”, e não Jesus?
Vou responder com a ajuda de uma ilustração:
UM PAI DÁ AO FILHO MUITO DINHEIRO PARA COMPRAR MILHÕES DE OVELHAS . O FILHO COMPRA.
(o PAI é JEOVÁ;o Filho, JESUS; o Dinheiro, O SANGUE;as ovelhas, A IGREJA;a compra, O RESGATE)
Que acha, Gleison? 1) Quem comprou as ovelhas? 2) Quem era o dono do Dinheiro? 3) Quem passou a ser o dono das ovelhas?
RESPOSTA:
O PAI [ ] O FILHO [ ] EM CERTO SENTIDO, AMBOS [ ]
Observe: Sabe por que não é tão fácil responder? Porque tanto o Pai quanto o Filho estavam envolvidos na execução da tarefa. Em certo sentido, “ambos” é uma resposta certa, porque sempre que uma tarefa é realizada por um intermediário (Jesus), pode-se dizer que ambos a fizeram: o mandante e o executor. Mas, a rigor, a autoria da tarefa é atribuída Àquele que não dependeu de nenhuma outra causa para agir. Isto se chama “causa eficiente”.
Deus (Jeová) criou todas as coisas usando como “arquiteto” (ALA) ou “mestre de obras” (BJ, NM) ou “aluno” (Almeida) o pré-humano Jesus (Provérbios 8:22,30 e João 1:1-3). Para se saber a autoria da criação, precisamos perguntar: Qual dos dois não dependeu de nenhuma causa para agir? (causa eficiente). Nesse caso, a resposta é óbvia: Deus, o Pai, é o único CRIADOR é Jeová.
1) “Digno és, Senhor [Jeová], de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade (causa eficiente) são e foram criadas” (Apoc 4:11).
“[Deus] O Pai enviou o seu Filho para Salvador do mundo.” (1 João 4:14). Se isto não tivesse ocorrido, Jesus não teria podido salvar o mundo. Portanto, Deus (o Pai) é a causa eficiente. Só Deus é, a rigor, o Salvador do mundo. Veja os textos abaixo:
1) Isaías 49:26 : “ ... eu sou o SENHOR [Jeová], o teu Salvador e o teu Redentor (Resgatador), o Poderoso de Jacó.”
2) Isaías 43:11 : “ Eu sou o SENHOR [Jeová], e fora de mim, não há salvador.”
3) 1 Timóteo 2:3 : “ Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador”
4) 1 Tim 4:10 : “..temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fieis.”
5) Judas 25 : “ Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor”
Deus resgatou humanidade do pecado e da morte usando o Cordeiro Jesus. Se não fosse Deus [Jeová], o resgate não teria sido executado. Ele escolheu seu Filho para efetuar o resgate. Logo, Jeová é a causa eficiente. A rigor, Jeová o único Resgatador.
Isaías 48:17 : “Assim diz o SENHOR [Jeová], o teu Redentor [Resgatador], o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR [Jeová], aquele que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar”.
[Deus [Jeová] constituiu a Jesus como “Senhor [e Cristo]”, com reserva de poderes para Si mesmo, sendo Ele o Senhor de Jesus, não tendo sido constituído tal por ninguém. Jeová é o único Senhor que não tem nenhum Senhor sobre Si. Veja textos abaixo:
1) 2 Coríntios 1:3 : “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”;
2) Salmo 110:1 : “Disse o SENHOR [Jeová] a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que [Eu] ponha teus inimigos...”;
3) Deut. 10:17 : “Pois o SENHOR [Jeová], vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores... “.
[Jeová] DEUS constituiu Moisés como DEUS para faraó (Êxodo 7:1; 4:16), mas não precisou de ninguém para constituí-lo Deus sobre outrem porque Ele sempre o foi. Logo, dos dois, o único DEUS é Jeová.
O mesmo se pode dizer do que a pessoa é. Há que se determinar a causa eficiente. Exemplo: Jesus disse que “Ninguém há bom senão um, que é Deus” (Marcos 10:18). Jesus não admitiu isso por modéstia, mas por reconhecer que a virtude da Bondade nele existente foi um dom de Deus, sem o que ele não a teria. Logo, o único Bom é Jeová.
Para todas as perguntas, duas respostas são possíveis: Tanto o Pai quanto o Filho. No entanto, a rigor, a única resposta absolutamente correta é: o Pai, porque, sem Ele, nada teria ocorrido. Só o Pai é “causa eficiente”, o Filho, não. Causa eficiente é aquela que não depende de nenhuma outra para agir.
Outro exemplo: Muitos pedreiros, mestres de obras, engenheiros e arquitetos, e até o mais importante deles, Oscar Niemeyer, podem dizer: “Eu construí Brasília!”. No entanto, a rigor, quem construiu Brasília foi Juscelino Kubitschek, o principal responsável por sua construção.
O que foi determinante para Paulo optar por atribuir a Deus, e não a Jesus Cristo, tanto a propriedade da Igreja quanto a do sangue de Jesus? Foi a finalidade do texto. Atos 20:28 tinha o objetivo de incentivar os presbíteros a desenvolver elevado senso de responsabilidade para pastorear o rebanho. Ao salientar que, em última análise, a Igreja era de Deus, e o sangue ou vida de Jesus era de Deus, e quem os constituiu bispos não foram homens, mas o Espírito Santo de Deus, a responsabilidade de pastorear o rebanho com zelo foi tanto mais realçada.
Mas, se estava correto também a Paulo dizere que Deus comprou a Igreja com o sangue de seu próprio Filho, porque ele preferiu dizer que foi com o seu próprio sangue?
No caso de Atos 20:28, Paulo estava desejoso de inculcar nos presbíteros de Éfeso um senso de responsabilidade à altura da tarefa que receberam: “pastorear o rebanho e cuidar da Igreja”. Para realçar a importância desse ministério, Paulo achou mais eficaz para atingir seu objetivo, de atribuir tudo Àquele que, em última análise, e a rigor, é o Dono do Rebanho, Dono da Igreja e Dono da vida de Jesus. A vida humana de Jesus era mantida através do sangue que Jeová fazia circular em suas veias.
Se Paulo tivesse dito: “Pastoreai a Igreja de Jesus que ele comprou com seu próprio sangue”, não incorreria em erro, porque a Bíblia também diz que a Igreja é de Jesus (“Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”). Mas, seu vocativo perderia muito em termos de força e capacidade motivadora se mencionasse a autoridade suprema de Jeová como Dono da Igreja, das Ovelhas, do Sangue e da Vida de Jesus.
Tendo em vista que, na visão de Paulo, a diferença entre Deus e Jesus é a mesma que a de Criador e Criatura (1 Coríntios 8:6, Efésios 3:14, ; Cristo é de Deus , ele optou por salientar a autoridade dAquele que é, em última análise, o verdadeiro proprietário de tudo, inclusive de Jesus e da Igreja.
Assim, Paulo atribui tudo a Deus, nem sequer citando expressamente a atuação secundária - embora essencial - de Jesus, sua participação na compra das ovelhas para Deus com seu sangue, nem muito menos a participação de homens em nomear pastores nas igrejas.
Paulo poderia ter dito assim: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que eu constituí bispos para apascentardes a Igreja de Jesus Cristo, que ele comprou com seu próprio sangue!”. Mas, tal redação, embora correta, não é a melhor forma - como já dito - de transmitir aos presbíteros a grande responsabilidade que eles tinham em apascentar o rebanho. Assim, Paulo atribuiu todas essas atividades a Deus.
Ressalto que esta é uma reflexão extemporânea à base do que tenho aprendido no site JW.ORG .