Paulo Cesar escreveu:
Se me é dito que Jesus pagou o preço por pessoas, que o Bom Pastor pagou o preço pelas ovelhas, que Jesus comprou os santos, eu não consigo ver este fato sendo frustrado. ELE mesmo disse que “está consumado/está pago”( tetelestai ).
E não será frustrado. Cristo morreu para proporcionar salvação para todos e isto nem o Diabo, embora tenha tentado, não conseguiu frustrar.
O 'está consumado', como eu já disse, se refere ao aspecto objetivo da morte de Cristo, não ao subjetivo
Irmão Paulo Cesar,
Entendo que este "proporcionar" significa que existe a possibilidade do que está Escrito não acontecer, ou de acontecer não exatamente como está Escrito. Isto é , o número de salvos e de perdidos é totalmente incerto, lém de existir a possibilidade de ninguém ser salvo ou ninguém estar perdido.
Creio que a morte de Cristo não teve aspecto subjetivo, ELE morreu objetivamente para salvar.
Paulo Cesar escreveu:
É exatamente por isso que a salvação é pela Graça ( imerecida, gratuita ). Salvação pela Graça entende exatamente que o indivíduo é arrancado do caminho da perdição de forma incondicional.
Imerecida é uma coisa, incondicional é outra. A salvação é imerecida mas ela não é incondicional. As Escrituras dizem que a salvação é imerecida, não porque ela seja incondicional, mas porque ela não vem das obras.
Varão, entendo que se a salvação é condicional, não é pela Graça. Se tenho que fazer algo, tenho que realizar uma obra. Se tenho que crer, preciso realizar a obra de crer, preciso me esforçar para crer, o mérito é meu e a obra é minha. A Graça não é Graça!!
Paulo Cesar escreveu:
Creio que o amor de Deus salva. Portanto, se Deus ama a alguém, este alguém é salvo pelo amor incondicional de Deus.
Ninguém é salvo pelo amor incondicional de Deus, até porque Deus ama todas as pessoas. Somos salvos pela graça de Deus, através da obra mediatória de Cristo, mediante a santificação pelo Espírito Santo.
Eu creio que Deus não ama aos malditos, os quais ELE manda qe se apartem dELE para o lago de fogo preparado para o diabo e seus anjos.
Eu creo que , se Deus ama a alguém,
nada o poderá separar do amor de Deus. A morte o separaria, portanto, Deus não mata a quem ama.
Paulo Cesar escreveu:
Se Deus ama a alguém incondicionalmente, elege este alguém incondicionalmente, paga o preço pela vida deste alguém , compra este alguém, leva os seus pecados e iniquidades e , ainda assim, condena este alguém a morte, ELE estará sendo ,no mínimo, incoerente com o que ELE mesmo nos diz em SUA Palavra.
Realmente estaria, se ele tivesse eleito alguém incondicionalmente e a morte de Cristo fosse uma mera transação comercial.
Creio que não se trata de transação comercial, mas de
resgate,
regeneração.
Paulo Cesar escreveu:
Creio que , se é imposta ao homem uma condição para a salvação, o homem não é salvo por Graça, mas por mérito próprio, por uma condição a ser “satisfeita” por sua própria vontade.
Então você não deve crer que a morte de Cristo foi uma satisfação penal. Se cresse, certamente acreditaria que Deus poderia impor uma condição.
Creio que a morte de Cristo foi pura Graça e Amor, que por consequente, como GRAÇA, satifez
todas as dívidas penais. ELE pagou todo o preço !!
Entendo que condição é preço. E preço é obra .
Paulo Cesar escreveu:
Portanto, o homem é salvo por uma obra sua, não pela Graça de Deus . Desta forma , a glória da salvação do homem pertence a ele mesmo.
Mas que obra, meu irmão? A fé não é obra, justamente pelo fato de que não cremos para merecer a salvação mas para recebê-la gratuitamente.
Creio que o "
cremos para" entende uma condição, um preço, uma atitude, uma ação, uma obra.
Paulo Cesar escreveu:
Podemos perceber isto com a seguinte situação:
O irmão vai para o céu e um amigo seu para o inferno, chegando a o céu o irmão é questionado : Porque você está aqui e o seu amigo não ?
Primeiramente, ninguém me fará tal pergunta. Em segundo lugar, Deus não nos revelou a resposta.
Irmão, perdõe-me, mas eu lancei uma situaçao
hipotética perfeitamente cabível ao assunto em voga. Creio que o irmão não quis responder.
Paulo Cesar escreveu:
É só refletir sobre essa resposta, varão.
O que importa não é exatamente a resposta mas como Deus quis que fosse. Se Ele quis conceder a salvação a todo aquele que crê, assim será, quer gostemos da idéia ou não.
Creio que o irmão quer dizer com isso que Deus quis que nós nos salvássemos. Que o homem salva a si mesmo por seu próprio mérito de escolher.
Paulo Cesar escreveu:
Entendo que todo o plano de salvação foi determinado na eternidade, eu não pulverizei o Evangelho, se o houvesse feito, a Bíblia também o fez.
Bem, se você insistir que o fato de Cristo morrer por alguém salva-o incondicionalmente, o Evangelho em sua maior parte é rebaixado à categoria de uma completa inutilidade.
Se Cristo morreu por mim, eu já estou salvo, você diz. Então, que diferença faz se eu crer ou não, se eu for justificado ou não, se eu for regenerado ou não, se eu for santificação ou não? A morte de Cristo já me salvou! O resto é perfumaria.
Varão, não sou eu quem o diz, mas a prória Bíblia diz que , mesmo antes da fundação do mundo , Crito morreu, isto é, tudo já foi planejado bem antes. Na
eternidade. Não sou eu quem está insistindo !! Deus não é temporal. Para ELE não existe futuro. Tudo já aconteceu.
O que foi determinado na eternidade, irá acontecer TEMPORALMENTE para nós, paulatinamente, dependente do tempo. Jesus já havia morrido antes da fundação do mundo , mas a manifestação temporal desta morte ocorreu somente no NT. Essa é a verdade. Não existe acaso para Deus. Deus não é refém do homem.
Deus elegeu alguns para crerem, para se santificarem, para perseverarem. ELE quis assim, ELE é Deus !
Um grande abraço!!