Mas não existe passagens eternas nem passagens temporais. São tudo passagens. Algumas revelam propósitos que Deus tomou na eternidade, outras revelam ações de Deus no tempo. Mas uma não contraria a outra. As ações de Deus no tempo são aqueles que Ele tomou na eternidade. Portanto, se Deus diz que Jesus morreu por todo o mundo, é porque Ele tomou uma decisão na eternidade de enviar Jesus para morrer por todos.
Além disso, 2Tm 1.9 não está dizendo que Deus nos salvou e nos chamou na eternidade. Isto seria uma mentira. Somos salvos e chamados no tempo, muito embora o propósito de salvar e chamar tinha sido feito na eternidade.
E o que ele está querendo dizer está longe de significar eleição incondicional. Se você olhar uma passagem paralela (compare com 2Tm 1.10), irá notar isto:
Ef 3.4-6 - Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.
Paulo não está, em 2Tm 1.9, dizendo que fomos eleitos incondicionalmente. Ele está dizendo que havia um propósito de salvar tanto os judeus como os gentios. Se condicionalmente ou incondicionalmente ele nem menciona. O fato de ser antes de existirmos não faz a menor diferença para Deus. Eu sempre existi na mente de Deus e Ele sempre soube todos os meus passos aqui na terra.
Irmão Paulo Cesar ( Antunes ) ? ( se for, parabéns varão !!! )
A questão das passagens é uma questão conceitual, eu , pessoalmente, as chamo de passagens eternas e passagens temporais . O irmão entede que algumas revelam propósitos que Deus tomou na eternidade, outras revelam ações de Deus no tempo. Não tem diferença.
A não ser que os "propósitos", a que o irmão se refere, não sejam
fatos !! ( eu creio que são, porque creio que nenhum propósito de Deus pode ser frustrado ).
Varão, eu creio que , se Deus enviou Jesus para salvar a todos
individualmente ( pagar o preço por todos, morrer no lugar de todos ) . Se esse foi o propósito de Deus na eternidade, ele não está se consumando, várias pessoas estão morrendo perdidas. Se isso for verdade, o propósito de Deus se frustrou, falhou.
Eu creio que o amor de Deus é pessoal, ELE ama a cada um individualmente, não a um grupo ( crentes, por exemplo ). Não é a placa "crentes" que ELE ama , mas a cada pessoa individualmente. Ele ama
O filho dELE, Paulo Cesar e ama
O filho dELE, Denis.
O Paulo Cesar e o Denis , naturalmente, merecem o inferno , estão perdidos por natureza, naturalmente são filhos da ira, caminham para o pecado, têm prazer nele. Pela justiça de Deus, estão condenados !!
Nada do que eles possam fazer pode depertar o amor ( a misericórdia ) de Deus por eles, eles irão para o inferno!! Mas..... Deus, segundo o beneplácito da SUA vontade, o SEU próprio propósito, derrama o SEU amor ( SUA misericórdia ) sobre as vidas deles.
Sem que eles tenham feito nada para merecer isso, Deus os ama, os tira do charco de lodo e os guia para a santificação e salvação. Eles não perecerão, porque o amor de Deus ( a SUA misericórdia ) foi lhes dado sem méritos, portanto, não haverá mérito para se perder. "
Nenhuma delas se perderá" !!!
Nada poderá separá-los do amor de Deus. Deus não vai matá-los porque ELE lhes deu o SEU amor gratuitamente.
É assim que creio , meu irmão!!
O amor de Deus pelo irmão é incondicional?
Sim, é, e...?
Vamos deixar isso para o tópico em que já estamos debatendo
Um grande abraço , varão !!