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Comer do fruto proibido no Paraíso deixou a humanidade mais sábia ou mais confusa?


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Mensagem por Marcones Sex 19 Mar 2021, 12:27

Boa tarde

Vejamos esse versículo

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:6-7
 
O início deste versículo se refere a Jesus como estando "na forma de Deus"

Ai eu pergunto: qual aparência de Deus

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Mensagem por Tzaruch Sex 19 Mar 2021, 13:39


Resposta à Mensagem Nº43

Olá Vasuilvan.






Vasuilvan escreveu:Adão já sabia o bem e o mal, o certo e o errado.

Essa NÃO É A VERDADE.



Então disse o SENHOR Deus: 
Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; 
ora, para que não estenda a sua mão, 
e tome também da árvore da vida, 
e coma e viva eternamente, 
-Gênesis 3:22 ACF-

Só APÓS comer da árvore do conhecimento do bem e do mal
é que o casal passou a SABER o bem e o mal.



E quem disser o contrário do verso acima citado (como você fez) não está
em sintonia com a Bíblia, e faz afirmações contrárias à verdade acima CITADA.


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Comer do fruto proibido no Paraíso deixou a humanidade mais sábia ou mais confusa?  - Página 4 Empty Re: Comer do fruto proibido no Paraíso deixou a humanidade mais sábia ou mais confusa?

Mensagem por Vasuilvan Sex 19 Mar 2021, 14:09


Yada pode significar: Conhecer, experimentar, perceber, observar, descobrir, se preocupar com, entender, respeitar, se deixar descobrir, se familiarizar com, se dar conta de.

Então disse o SENHOR Deus:
Eis que o homem é como um de nós, experienciando, vivenciando o bem e o mal;
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Comer do fruto proibido no Paraíso deixou a humanidade mais sábia ou mais confusa?  - Página 4 Empty Re: Comer do fruto proibido no Paraíso deixou a humanidade mais sábia ou mais confusa?

Mensagem por Vasuilvan Sex 19 Mar 2021, 14:13

Marcones escreveu:Boa tarde

Vejamos esse versículo

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:6-7
 
O início deste versículo se refere a Jesus como estando "na forma de Deus"

Ai eu pergunto: qual aparência de Deus




Totalmente irrelevante se Cristo seja igual a Deus no formato físico ou no aspecto material. Claro que o assunto de Filipenses 2, se refere a atributos da divindade.
Claro que o esvaziar-se são das virtudes que compõem o caráter do ser Divino em oposição às virtudes que caracterizam um servo.
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Mensagem por Marcones Sex 19 Mar 2021, 16:56

Boa tarde

Vasuilvan
Yada pode significar: Conhecer, experimentar, perceber, observar, descobrir, se preocupar com, entender, respeitar, se deixar descobrir, se familiarizar com, se dar conta de
Então disse o SENHOR Deus:
Eis que o homem é como um de nós, experienciando, vivenciando o bem e o mal;
A palavra hebraica "יָדַע" (Yãda)´no esboço bíblico esta assim apresentada Strong's .

Codificado sob o nº H3045 e dependendo do texto que esta sendo exposto, existe variações e significados 

Embora a palavra Yãda´ no esboço bíblico vem carregada de variantes como você mesmo expos, porém não encontro nenhuma versão que não esteja em concordância uma com a outra.
  
NOVA VERSÃO INTERNACIONAL
Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”.
JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA
Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
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Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA ATUALIZADA
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Versão Católica

E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente."
Então. seria pedir muito que você indicasse alguma versão que possa conter qualquer umas das variantes que você esta propondo.


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Mensagem por Marcones Sex 19 Mar 2021, 17:13

Boa tarde

Vasuilvan Totalmente irrelevante se Cristo seja igual a Deus no formato físico ou no aspecto material. Claro que o assunto de Filipenses 2, se refere a atributos da divindade.
Claro que o esvaziar-se são das virtudes que compõem o caráter do ser Divino em oposição às virtudes que caracterizam um servo.
Marcones
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
Filipenses2:6-8 e 11
Então por favor qual o seu entendimento sobre esses versos quando apresenta texto como:  sendo em forma de Deus? tomando a forma de servo?, fazendo-se semelhante aos homens?  achado na forma de homem? o que representa para você esse seguimentos.

O início deste versículo se refere a Jesus como estando "na forma de Deus". Em outras palavras, Jesus e Deus são iguais.
Ele se tornou um servo do povo que havia criado. Novamente, a ênfase na "igualdade com Deus" mostra claramente a crença de Paulo de que Jesus é igual a Deus Pai. Mesmo assim, Jesus não "agarrou" ou se agarrou à Sua autoridade posicional. Em vez disso, ele veio humildemente como um servo, dando Sua vida para servir aos outros.
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Mensagem por Vasuilvan Sex 19 Mar 2021, 19:16

Marcones escreveu:Boa tarde

Vasuilvan
Yada pode significar: Conhecer, experimentar, perceber, observar, descobrir, se preocupar com, entender, respeitar, se deixar descobrir, se familiarizar com, se dar conta de
Então disse o SENHOR Deus:
Eis que o homem é como um de nós, experienciando, vivenciando o bem e o mal;
A palavra hebraica "יָדַע" (Yãda)´no esboço bíblico esta assim apresentada Strong's .

Codificado sob o nº H3045 e dependendo do texto que esta sendo exposto, existe variações e significados 

Embora a palavra Yãda´ no esboço bíblico vem carregada de variantes como você mesmo expos, porém não encontro nenhuma versão que não esteja em concordância uma com a outra.
  
NOVA VERSÃO INTERNACIONAL
Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”.
JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA
Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA CORRIGIDA E REVISADA, FIEL
Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA ATUALIZADA
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Versão Católica

E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente."
Então. seria pedir muito que você indicasse alguma versão que possa conter qualquer umas das variantes que você esta propondo.





Eu creio que os originais trazem maior segurança.
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Mensagem por Vasuilvan Sex 19 Mar 2021, 19:22

Marcones escreveu:Boa tarde

Vasuilvan Totalmente irrelevante se Cristo seja igual a Deus no formato físico ou no aspecto material. Claro que o assunto de Filipenses 2, se refere a atributos da divindade.
Claro que o esvaziar-se são das virtudes que compõem o caráter do ser Divino em oposição às virtudes que caracterizam um servo.
Marcones
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
Filipenses2:6-8 e 11
Então por favor qual o seu entendimento sobre esses versos quando apresenta texto como:  sendo em forma de Deus? tomando a forma de servo?, fazendo-se semelhante aos homens?  achado na forma de homem? o que representa para você esse seguimentos.

O início deste versículo se refere a Jesus como estando "na forma de Deus". Em outras palavras, Jesus e Deus são iguais.
Ele se tornou um servo do povo que havia criado. Novamente, a ênfase na "igualdade com Deus" mostra claramente a crença de Paulo de que Jesus é igual a Deus Pai. Mesmo assim, Jesus não "agarrou" ou se agarrou à Sua autoridade posicional. Em vez disso, ele veio humildemente como um servo, dando Sua vida para servir aos outros.




Não se limite ao significado e tradução das palavras. leve em consideração também o contexto amplo e imediato dos versos.
Considere que os textos originais foram escrito num período em que o vocabulário era muito limitado e que uma mesma palavra era utilizada pra designar diversas coisas, até mesmo coisas opostas.
Então, o contexto ajuda muito na compreensão das informações originais.


Volto a dizer, é irrelevante se Cristo tem a aparência física do Deus criador. Assim como também é irrelevante se Adão se parece exteriormente com Deus.

Seria Cristo igualzinho a Adão e ambos igual a Deus, na aparência física. Mesmo que fossem, que valor há nisso?!.
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Mensagem por Marcones Sex 19 Mar 2021, 20:39

Boa noite

Vasuilvan
Não se limite ao significado e tradução das palavras. leve em consideração também o contexto amplo e imediato dos versos.
Considere que os textos originais foram escrito num período em que o vocabulário era muito limitado e que uma mesma palavra era utilizada pra designar diversas coisas, até mesmo coisas opostas.
Então, o contexto ajuda muito na compreensão das informações originais.
Então você quer dizer que todas as versões estão erradas mediante a esse contexto?
Se estão apresente pelo menos uma que seja diferente da versões que estão sendo apresentada. 
Volto a dizer, é irrelevante se Cristo tem a aparência física do Deus criador. Assim como também é irrelevante se Adão se parece exteriormente com Deus.
Se não fosse tão importante você não estaria nessa em debater pelo julgar em que acredita e defende. Não é mesmo.

Agora mais uma vez presta atenção nesses versos
Tiago 3:9
Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Colossenses 3:10
e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Romanos 1:23
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Gênesis 5:1
Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. 
Então podemos presumir que, na visão do nosso amigo Vasuilvan todos esses versos acima tiveram tradução errônea diante de seu contexto. então amigo qual era a tradução que se faça jus a esse contexto?

Agora preste atenção nesse verso, para facilitar seu entendimento e melhorar a sua leitura irei expor em duas versões separadas, NTLH E Almeida Corrigida e Fiel - ACF

Ele,(Jesus) o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Colossenses 1:15 NTLH

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criaçãoColossenses 1:15 ACF

Será que agora deu pra você entender que o versículo de Gênesis 1:26 narra que deus fez o homem a sua imagem e semelhança? 
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Mensagem por Vasuilvan Sex 19 Mar 2021, 22:29


Somente me diga. Deus tem a aparência de Adão ou de Cristo?
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Mensagem por Marcones Sex 19 Mar 2021, 23:43

Boa noite

Vasuilvan 
Somente me diga. Deus tem a aparência de Adão ou de Cristo?
Bom meu amigo, deixa-me te lembrar algo bem familiar que geralmente acontece com as três ramificações Abrãamica, ou seja, os Judeus, cristãos e Muçulmanos, vocês declaram e anunciam que seu Deus é um ser espiritual, (tem vários versos retratando isso) além de ser onipotente, Mas onipotência implica em imaterialidade, Ou seja: Ele existe sem um corpo, logo não possui características humanas físicas, isso é alegado por todas as três.

Porém veja o que já tinha enfatizado na pagina 40 o conceito antropomórfico cuja forma aparente evoca a de um ser human.

E a Bíblia esta infestada de antropomorfismos, passando a ideia de deus tendo as característica humanas. Vamos rever mais alguns para você se situar.

Êxodo 7:5 - E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito”
Salmos 33:6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.

Salmos 34:15  Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor.

Estas são apenas algumas passagens que exemplificam a linguagem "figurativa" utilizada nas Escrituras, ai retorno a perguntar: Como os autores poderiam descrever esse tipo de características humana sem o espectro fantasmagórico... 

Para você que não sabe há duas passagens bíblica que são simplesmente surpreendentes que teriam dado uma amostra, um vislumbres sobre o que poderia ser a aparência real de Deus, porém não irei expor os versos aqui, para não ficar com um texto extensivo, apenas irei cita-lo

Então leia por favor o primeiro capitulo de Ezequiel dando ênfase nos versículos 26 à 28 ai você terá uma noção de como é a aparência de seu deus, e depois retrata ele aqui para nós.

Outro sortudo, também é bastante expressivo quanto narra a aparência de deus que se encontra também no primeiro capitulo de apocalipse ,ênfase nos versos 14 à 16.

Uma curiosidade, você sabe de onde veio a ideia da caricatura de deus tendo cabelos longos e grandes barbas branca. bom eu não vou dizer mais nada, descubra por si mesmo a aparência de Deus retratado nesse dois livros.
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Mensagem por Márcio Sab 27 Mar 2021, 16:49

Marcones,

Segue considerações em relação à mensagem abaixo, de sua autoria.



Márcio: Claro que estava sujeito a morte. A morte sempre existiu em potencial. Ela não se materializava devido ao acesso à árvore da vida.
Marcones: Segundo a narrativa bíblica, Deus criou Adão a sua imagem e semelhança para viver eternamente, e foi colocado no Éden. Essa seria o proposito inicial.  Morte, Mal  Sofrimento não eram concebidos na sua formação inicial. 


Não.
A morte sempre existiu.
Ser imagem e semelhança de Deus não tem implicação direta com o indivíduo viver eternamente. Não significa que não houvesse morte.
Acima destaquei o termo utilizado por você "para viver eternamente", viver eternamente foi uma condicionante dada ao homem e não uma prerrogativa intrínseca ou inata, ou seja, viveria eternamente se tivesse atendido às condições que foram-lhe determinadas.



Márcio: No meu caso, não especifiquei diferenças, apenas indiquei que imagem não trata-se de aparência.
Marcone: Como Não Márcio! especifique por favo? Imagem e Semelhança esta assim representada em nosso idioma 


Esclareço:
Você não leu direito o que foi dito.
O foco do que foi colocado indicava apenas que imagem é diferente de aparência, para a análise em questão, visto que a divindade não tem imagem para que possa ser reproduzida.  
O imaginário humano é que tenta colocar a questão em um parâmetro que possa ser entendido sob o ponto de vista físico. Mas em nenhum local do texto sacro determina esta condição.




Márcio: Um dos versículos que você citou, abaixo é perfeito para esclarecer que imagem não é aparência, (convém esclarecer que o texto se refere à Jesus e não ao homem), vamos lá, se Deus é invisível então imagem não está associada com aparência física visível.
Marcone: E qual era aparência de Jesus Márcio? Torno a repetir: E qual era à aparência de Jesus Márcio? Se ele é o próprio Deus encarnado? No meu entendimento, o  versículo deixa mais do claro, deixa transparecer que a sua cria seria a imagem de quem o criou, e esse mesmo criador quando se manifestou em carne para co-habitar com os humanos se fez presença com a mesma aparência de sua cria

Colossenses 1:15  Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.



Tu não entendestes o óbvio.
Se Jesus é a imagem do Deus invisível, então sendo Deus um ente que não pode ser retratado por figura/gravura/imagem, isto significa que imagem não tem relação com aparência física.  

Raciocine na sua frase: "Se ele é o próprio Deus encarnado": Aqui temos diversos problemas conceituais, que podem ser discutidos nos tópicos sobre a trindade, neste fórum, pois se jesus é o próprio Deus, então não precisaria ser comparado a uma imagem que não fosse a de si mesmo... ora, se existe comparação existe no mínimo dois entes em análise, tens um problemão aqui. Mas para efeitos deste tópico,  a manifestação divina através de Cristo não nos permite concluir que estamos tratando de aparência física.



Márcio: Todos os textos citados, onde aparecem olhos, mãos, braço, são figuras que podem ser compreendidas no imaginário humano, pois sendo Deus espírito, como compreenderia o homem suas ações se não tivessem um comparativo com algo que lhe fosse familiar. Nada mais que isto. As figuras servem para formatar a visão da divindade no imaginário humano.
Marcone: Como algo pode ser imaginário, invisível se o mesmo fala, ouve e responde. Se ele anda lado a lado com sua cria no bate papo agradável, se tem a capacidade de ouvir, cheirar, ver etc... Tinha que ter algo para ser visualizado para ser descrito com espectro fantasmagórico.


Tu não entendesse.
O que está citado como "imaginário" é o imaginário humano, daquilo que ele entende que seja Deus.
Em nenhum momento está dito que Deus é imaginário no sentido de não existência.
No imaginário humano, se formata a visualização do que seja Deus, e para que o homem possa entender, esta visualização se formata em figuras de sua realidade, que sejam pelo homem conhecidas e palpáveis, dentro do espectro da sua realidade cognitiva, daquilo que os seus sentidos possam perceber e identificar, por isto associa a divindade a estes  aspectos por ele conhecidos e visíveis, para que possa ser explicado.
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Mensagem por Márcio Sab 27 Mar 2021, 16:56

Marcones escreveu:
Antropomorfismo
 
O Antropomorfismo é um conceito filosófico que está associado as formas humanas, ou seja, ele atribui características, sejam físicas, sentimentos, emoções, pensamentos, ações ou comportamentos humanos aos objetos inanimados ou seres irracionais.
Em outras palavras, o antropomorfismo atribui caraterísticas humanas aos seres de natureza não humanas.
 
Antropopatismo é uma palavra chique para a atribuição de emoções e paixões humanas não físicas a Deus. O termo relacionado, antropomorfismo , é a atribuição de propriedades físicas humanas (ou propriedades animais, como asas) a Deus. A maioria dos cristãos - de qualquer tipo - reconhece a natureza metafórica dos muitos antropomorfismos nas Escrituras, uma vez que eles concordam que Deus o Pai é um espírito. Mas há algum debate sobre antropopatismo
 
A visão cristã tradicional, seja ela católica, ortodoxa, protestante etc.. (sustenta que Deus é imutável, impassível (sem paixão ou emoção humana), de modo que seria impossível para Ele “se arrepender” ou “mudar de ideia”. Isso também é inconsistente com a onisciência.
 
Existem muitos exemplos claros e outros que não são tão claros. Parece que pode até mesmo se estender a qualquer momento em que Deus fale de si mesmo em termos humanos, como pensamentos e emoções também, no sentido de que suas emoções e pensamentos estão claramente muito acima e diferentes dos nossos.
 
Êxodo 6:6 Diz, pois, ao povo de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da escravidão a eles, e vos remirei com uma mão estendida braço e com grandes atos de julgamento.
 
Lucas 1:51: Ele mostrou força com o braço; ele espalhou os orgulhosos nos pensamentos de seus corações;
 
O “problema bíblico” específico a ser resolvido é a presença nas Escrituras de várias passagens que descrevem Deus como tendo mudado de ideia ou expressando emoções e paixões de características humanas:
 
Gênesis 6:6 - E o Senhor se arrependeu de ter feito o homem na terra, e isso o afligiu profundamente.
 
Êxodo 32:14 - E o Senhor se arrependeu do mal que tencionou fazer ao seu povo.
 
1 Samuel 15:35 - Samuel não voltou a ver Saul até o dia da sua morte, mas Samuel sofreu por causa de Saul. E o Senhor se arrependeu de ter constituído Saul rei sobre Israel.
 
Jeremias 18:7-10 - Se em algum momento eu declarar a respeito de uma nação ou reino, que arrancarei e quebrarei e destruirei, e se aquela nação de que falei se desviar de seu mal, eu me arrependerei do mal que eu pretendia fazer com ele. E se a qualquer momento eu declarar a respeito de uma nação ou reino que vou construir e plantá-lo, e se fizer mal aos meus olhos, não ouvindo a minha voz, então me arrependerei do bem que pretendia fazer para isto.
 
Isaías 54:6 - Isaías 54: 6 Pois o Senhor te chamou como uma esposa abandonada e triste no espírito, como uma esposa da juventude quando é rejeitada, diz o teu Deus  “entristecido”
 
Salmo 7:11 - Deus é um juiz justo e um Deus que se sente indignado todos os dias

Não entendi o propósito do texto acima para explicar alguma coisa relacionada a imagem de Deus.
Destaquei o texto acima (negrito e sublinhado), onde claramente trata-se da limitação do homem em visualizar o divino e que não pode ter uma visualização que não seja dentro dos seus limites cognitivos.
Nada mais que isto.
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Mensagem por Marcones Sab 27 Mar 2021, 20:39

Boa noite

Márcio 
Tu não entendestes o óbvio.
Se Jesus é a imagem do Deus invisível, então sendo Deus um ente que não pode ser retratado por figura/gravura/imagem, isto significa que imagem não tem relação com aparência física. 
Uma pergunta interessante e inteligente, e que pode muito bem ter respostas diferentes dependendo da religião - ou da falta dela.
 
Claro que entendo e estou a par de sua declaração deste no inicio de sua participação desse tema, e a resposta à sua pergunta está na própria pergunta que seria mais ou menos isso.

O que significa algo parecer" com algo?

Antes que algo possa “parecer” com algo, ele deve ser visível. Visível significa que a luz visível de uma fonte de luz é refletida no objeto e no olho, atingindo a retina e enviando sinais elétricos ao cérebro, que interpreta os sinais e constrói uma imagem e assim obtendo a sua aparência
De acordo com a bíblia, Deus existia antes da luz. A primeira frase da Bíblia nos diz isso.

Portanto, sou ciente que a ideia de que Deus tendo uma aparência visual fixa cai por terra mesmo com uma consideração superficial.

Sempre que Deus é descrito fisicamente na Bíblia (principalmente em Êxodo e Apocalipse), não estamos vendo a “aparência real” de Deus, porque Ele não tem uma . Deus é infinito e sem forma definida. Quando  “vemos transcrito na bíblia um personagem se manifestando em dizer  ” Deus com os olhos, nariz,boca etc... ou ate mesmo se manifestando com várias característica humana, ate posso interpretar que os personagens que esta descrevendo esses traços físicos seria uma maneira que Deus escolheu para representar a si mesmo para ele, uma vez que sua verdadeira natureza é abstrata e transcende qualquer um de nossos sentidos físicos limitados.

Em Êxodo, Ele apareceu de várias maneiras como uma sarça ardente, um tornado de fogo e uma tempestade. No Apocalipse, Ele apareceu a Paulo como o homem alto e classicamente reconhecível com cabelo, barba e túnica brancos - embora ao contrário da imagem “clássica”, ele também tinha fogo em Seus olhos e estrelas literais cingidas em Seu cinto.

No entanto há outra forma, talvez a forma mais importante , Deus escolheu para se tornar tangível para nós é na forma de Jesus, que os cristão considera como sendo o Messias.

É nesse sentido que estou focado e fixado na ideia que os cristãos descrevem Deus como uma "Trindade". Não é que existam três deuses. Ele é um Deus, mas com três modos distintos de interação conosco .

Alguns que professa a trindade, acredita que Deus o Pai é a natureza infinita, incognoscível e transcendente de Deus. eles ver porções de Deus Pai todo o tempo. Ele é evidente na própria criação. 
 
O que posso literalmente compreender retirando nos textos bíblicos no evangelho de João, é que Deus o Filho é Jesus. e Jesus tem sido a interface entre Deus e a humanidade desde o início. Jesus foi o agente da criação, fazendo o trabalho real de criar o universo de acordo com o desígnio de Deus o Pai. Em praticamente todas as ocasiões em que Deus fala a um humano, é Jesus falando. Jesus é a maneira de Deus se tornar tangível e identificável para os cristãos.
 
O fato de que no Cristianismo Deus se tornou homem (“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, (e vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai) cheio de graça e verdade.” - João 1:14) pode parecer confirmar esta conclusão.
 
No entanto, a questão é como eu acho que Deus se parece; e não entendo a palavra “imagem” aqui por se tratar de aparência. O problema é ilustrado “Pois, como todos sabemos, Deus fez o homem à sua imagem. Ele opta por se tornar aparente em Jesus, mas esse é apenas um aspecto do que Ele é, e é por isso que eu não disse simplesmente que Deus “se parece com Jesus e sim tendo a sua imagem.
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Mensagem por Marcones Sab 27 Mar 2021, 20:50

Boa noite

Márcio 
Não entendi o propósito do texto acima para explicar alguma coisa relacionada a imagem de Deus.
Destaquei o texto acima (negrito e sublinhado), onde claramente trata-se da limitação do homem em visualizar o divino e que não pode ter uma visualização que não seja dentro dos seus limites cognitivos.
Nada mais que isto.
A definição da palavra Antropomorfismo esta assim relacionado no nosso dicionário e o link esta grifada e carregada da palavra.

1. FLOSOFIA•RELIGIĀO
forma de pensamento comum a diversas crenças religiosas que atribui a deuses, a Deus ou a seres sobrenaturais comportamentos e pensamentos característicos do ser humano [A crítica ao antropomorfismo religioso foi um tema frequente na filosofia desde os seus primórdios na Grécia.].

2.FILOSOFIA
visão de mundo ou doutrina filosófica que, buscando a compreensão da realidade circundante, atribui características e comportamentos típicos da condição humana às formas inanimadas da natureza ou aos seres vivos irracionais.
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Mensagem por Tzaruch Seg 21 Mar 2022, 10:27





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