Qual a resposta dos companheiros para o problema do mal?
O mal existe?
Quem criou o mal?
O mal existe?
Quem criou o mal?
É verdade, Marcondes. A teodicéia é algo que vem se arrastando ao longo dos séculos e tem sido esquecida pelas pessoas que professam fé em Deus. Eu considero essa questão um dos pilares da fé em Deus, pois está ligada diretamente à "pessoa" dele.Marcones escreveu:boa noite
Walter, você nos trouxe uns dos temas mais controvertido e mais polêmico entre os apologistas e fundamentalista
Esse é um grande problema, por que o livre arbítrio nada tem haver com essa questão. Se são postos o bem e o mal para escolher é porque eles existem e alguém os criou , o livre arbítrio seria apenas para escolha entre eles.Marcones escreveu:
que tentam desesperadamente transferir toda a maldada na terra para o conceito do Livre Arbitrios.
Eu já ouvi falar deste conceito, o problema é que um dos atributos de Deus é ser onipresente, portanto, não existe ausência de Deus.Marcones escreveu:
E ao abrir a bíblia damos de cara em Gênesis que diz muito claramente que Deus fez tudo , o que por necessidade incluiria todas as coisas negativas assim como todas as coisas positivas. Ele afirma ter criado a luz e a escuridão, o que destrói completamente aquela velha desculpa oferecida pela maioria, de que a escuridão é uma ausência de luz. Deus claramente afirma ter feito “trevas”.
Muitos argumentam que esse aí não seria o mal moral, mas o mau ocasional, como terremotos, inundações, etc.... Mas o texto original aponta para o mal moral mesmo.Marcones escreveu:
Mais tarde, em Isaías 45: 7 “Eu sou o Senhor, teu Deus. Eu crio TODAS as coisas. Eu crio o bem e o mal. ”
Novamente, Deus claramente leva o crédito por TODAS as coisas, boas e más.
Apesar do livro de Jó ser um livro anedótico, apenas um conto, reconhecido por uma boa parte dos teólogos. Ele retrata o pensamento vigente na época e mostra que ha-satan era um anjo a serviço de Deus, não um inimigo de Deus .Marcones escreveu:
Em Jó, Deus pergunta a Jó onde Jó estava quando Deus criou TODAS as coisas.
No mínimo três vezes, Deus leva o crédito por criar o mal e também o bem.
Pois é, mas livre arbítrio é escolha, nada tem haver com criação.Marcones escreveu:
Eles preferem culpar a humanidade por doenças como ebola, o covid 19, furacões, inundações, terremotos, e virus micróbios etc... De alguma forma, eles querem que você acredite, sem nenhuma evidência, que a humanidade criou esses problemas por ter o seu “livre arbítrio”.
Não importa o quão “mau” um ser humano possa ser, não há como esse ato criar o Ebola ou um terremoto.
Essa é realmente uma longa história. Acreditar na existência de um diabo inimigo de Deus que faz as pessoas se desviarem e que tem um exército de demônios que inferniza a vida de todo mundo, etc.. inocenta totalmente as pessoas de seus maus atos .. É absolutamente sem sentido...É assunto pra outro tópico.Marcones escreveu:
O engraçado é que supostamente Satanás tinha livre arbítrio, tinha conhecimento de Deus e ainda assim conseguiu desafiar esse Deus e também é de alguma forma responsável por nos desviar do caminho. Então, é nossa culpa ou de Satanás? Talvez seja a culpa de Deus por fazer TUDO em primeiro lugar.
Marcones escreveu:
Eu sei qual opção faz sentido para mim.
Um Deus perfeito que escolhe fazer criaturas que são menos que perfeitas não tem ninguém para culpar pelas falhas que se seguem, exceto a si mesmo por fazer um universo imperfeito em primeiro lugar.
Sei perfeitamente que tem muitos aqui que não suportam uma opinião divergente.
Marcones escreveu:11 - Se o mal e o sofrimento existem, Deus não é nem onipotente, nem onisciente, nem perfeitamente bom.
Marcones escreveu:
1 - Deus é onipotente (isto é, todo-poderoso).
2 - Deus é onisciente (isto é, tudo sabe).
3 - Deus é perfeitamente bom.
4 - O mal existe.
Walter escreveu:Como vc disse "O mal é um problema para o teísta" ....
Walter escreveu:Até os dias de hoje não houve uma resposta plausível para essa questão.
Walter escreveu:Qual a resposta dos companheiros para o problema do mal?
Walter escreveu:O mal existe?
Walter escreveu:Quem criou o mal?
Walter escreveu: Os calvinistas ainda conseguem avançar um pouco nessa questão por causa da crença forte deles
na soberania de Deus, mas precisam fazer "malabarismos" para lidar com a bondade de Deus.
Walter escreveu:A existência do mal, ao meu ver é absolutamente incompatível com a existência de um deus bondoso.
Walter escreveu:Da mesma forma que é totalmente incompatível ser justo e misericordioso, ou se é uma coisa ou outra.
Walter escreveu:isso inviabiliza o deus descrito na bíblia.....
Walter escreveu:ou se age às vezes de um jeito e outras vezes de outro o que tornaria Deus morno
(sua palavra não seria sim,sim ou não,não)...
Walter escreveu:Seguindo a lógica da Bíblia,
Walter escreveu:se Deus fosse justo, não haveria salvação e todos seriam condenados;
Walter escreveu: Por outro lado, se Deus fosse misericordioso, todos seriam salvos e não haveria condenaçào.
Walter escreveu:É como pensarmos em expressões como Quadrado Triângulo....
Walter escreveu:
É uma expressão auto-anulante, porque uma palavra anula a outra;
ou se é quadrado ou se é triângulo.
Walter escreveu:Voltando à teodicéia,
Walter escreveu:eu gostaria de "ouvir" os cristãos no forum sobre o assunto do mal.
Walter escreveu:Apesar de saber que historicamente cristãos fogem destes temas,
Walter escreveu:porque temem colocar qualquer dúvida sobre suas fés.
Walter escreveu:Qual a resposta dos companheiros para o problema do mal?
O mal existe?
Quem criou o mal?
Walter escreveu:Marcones escreveu:
1 - Deus é onipotente (isto é, todo-poderoso).
2 - Deus é onisciente (isto é, tudo sabe).
3 - Deus é perfeitamente bom.
4 - O mal existe.
Como vc disse "O mal é um problema para o teísta" .... Até os dias de hoje não houve uma resposta plausível para essa questão. Os calvinistas ainda conseguem avançar um pouco nessa questão por causa da crença forte deles na soberania de Deus, mas precisam fazer "malabarismos" para lidar com a bondade de Deus. A existência do mal, ao meu ver é absolutamente incompatível com a existência de um deus bondoso. Da mesma forma que é totalmente incompatível ser justo e misericordioso, ou se é uma coisa ou outra. isso inviabiliza o deus descrito na bíblia..... ou se age às vezes de um jeito e outras vezes de outro o que tornaria Deus morno (sua palavra não seria sim,sim ou não,não)... Seguindo a lógica da Bíblia, se Deus fosse justo, não haveria salvação e todos seriam condenados; Por outro lado, se Deus fosse misericordioso, todos seriam salvos e não haveria condenaçào. É como pensarmos em expressões como Quadrado Triângulo.... É uma expressão auto-anulante, porque uma palavra anula a outra; ou se é quadrado ou se é triângulo.
Voltando à teodicéia, eu gostaria de "ouvir" os cristãos no forum sobre o assunto do mal. Apesar de saber que historicamente cristãos fogem destes temas, porque temem colocar qualquer dúvida sobre suas fés.
A existência do mal, ao meu ver é absolutamente incompatível com a existência de um deus bondoso.
Da mesma forma que é totalmente incompatível ser justo e misericordioso, ou se é uma coisa ou outra. isso inviabiliza o deus descrito na bíblia..... ou se age às vezes de um jeito e outras vezes de outro o que tornaria Deus morno (sua palavra não seria sim,sim ou não,não)...
Acredito que Deus não se apressa a fazer justiça. Aliás, a Bíblia ressalta que Deus é um Deus longânimo, tardio em irar-se.Seguindo a lógica da Bíblia, se Deus fosse justo, não haveria salvação e todos seriam condenados; Por outro lado, se Deus fosse misericordioso, todos seriam salvos e não haveria condenaçào. É como pensarmos em expressões como Quadrado Triângulo
Este tema é muito discutido entre religiosos e religiosos e não religiosos e filósofos e afins. Perfeitamente natural.Tzaruch escreveu:O problema a que me refiro é o que a teodicéia tenta explicar, o conhecido como "paradoxo de Epícuro". Em resumo, é uma comparação entre a existência do mal e a natureza de Deus.
Olá Walter.Walter escreveu:Como vc disse "O mal é um problema para o teísta" ....
Você dizer algo não significa que assim seja, é apenas a ideia
que tem acerca de um assunto mal entendido.
Na verdade o MAL é um "problema" para qualquer pessoa, porque além de ter
de saber distinguir entre BEM e MAL,, ainda deve aprender a escolher só o BEM.
Entretanto o MAL é aquilo que se contrapõe e lhe faz ter a verdadeira NOÇÃO do BEM.
Eu sigo um raciocínio diferente. A própria noção de comparação subentende mais de um lado, pior e melhor, etc. Deus não poderia assumir nenhuma das posições para ser Deus. porque, se ele "toma algum partido", necessariamente tem que haver outro. Isto é, o conceito que passa com essa polarização é que o mal coexiste com Deus (é eterno), já que Deus de declara bom( o bem)
Se você REMOVER o mal da equação deixará de ter uma "base" de comparação,
e por isso o BEM acabaria por não ter sentido se fosse ENSINADO sozinho.
O mesmo acontece com outras coisas que são opostas, elas servem de referência
ainda que oposta para podermos aprender o sentido de tudo.
A vida por exemplo, sem você conhecer a morte não iria perceber o que é VIDA.
Exatamente, mas isso é um grande problema. E não sou somente eu quem afirma isso, é algo histórico. Em um resumo grosseiro, a criação do mal por um ser benevolente é totalmente incompatível, daí o que afirmei acima sobre a possibilidae de coexistência do mal com Deus (o que seria algo transcendentalmente ilógico tb).Faz pouco que tempo que já foi postado, mas como é uma pergunta diretaWalter escreveu:Quem criou o mal?
fica também uma resposta direta.
Eu formo a luz, e crio as trevas;
eu faço a paz, e crio o mal;
eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
-Isaías 45:7 ACF-
É DEUS quem cria o mal e faz todas as coisas, por isso mesmo ELE é o CRIADOR,
e se houvesse por ai "alguém" que não fosse DEUS a criar o MAL,,
então seriam 2 criadores em vez de 1.
De acordo com a Bíblia, Deus é o bem. Isso é natureza dele!! Como fica o mal então? Ou foi criado, ou coexiste com Deus.E por aí vai..Walter escreveu: Os calvinistas ainda conseguem avançar um pouco nessa questão por causa da crença forte deles
na soberania de Deus, mas precisam fazer "malabarismos" para lidar com a bondade de Deus.
Na verdade DEUS tem a soberania, mas qual seria esse "problema" para lidar
também com a bondade de DEUS,, afinal de contas não foi DEUS quem fez o BEM ?
Sim, este é um forum evangélico e calvinistas são evangelicos. Aguardemos seus posts. Não somente deles, mas de todos os segmentos e religiões.
Talvez exista por ai alguma coisa que os calvinistas não lhe saibam responder,
mas esses detalhes você deveria interrogar eles diretamente.
Bom, como eu expliquei acima. Acho que não sou só eu que penso dessa forma. ( A existência do mal é incompatível com a existência de um deus bondoso)Walter escreveu:A existência do mal, ao meu ver é absolutamente incompatível com a existência de um deus bondoso.
Acha mesmo ?
Se pensa dessa forma é porque TAMBÉM você criou em seus pensamentos uma IMAGEM
de COMO para si seria um DEUS bondoso.
E nesse quesito não difere em NADA de todo e qualquer outro crente em outro DEUS.
O seu ver não está a contemplar por inteiro, que nunca poderá aprender sobre
o BEM sem haver o MAL, nem você agora estaria com esse assunto caso só
existisse o BEM,, simplesmente não saberia distinguir ou sequer definir.
Você se esquece de que , se não existisse a luz, as cores, as formas das coisas, um raio de sol e as demais coisas que vc descreveu, ele não precisaria entender como ele vive. Ele simplesmente viveria o único caminho que tem, que não seria um caminho, pq não existem outros, mas algo absoluto.Suas tentativas de tentar anular DEUS pelos "entendimentos" que apresenta são sem sentido.Walter escreveu:Da mesma forma que é totalmente incompatível ser justo e misericordioso, ou se é uma coisa ou outra.
Imagine alguém cego de nascença, e pergunte a essa pessoa o que é a escuridão,, ele NUNCA será
capaz de mostrar ou explicar porque nunca viu a luz, não sabe o que é um raio de sol, uma
sombra, uma cor,, nada de NADA,, essa pessoa só CONHECE "as trevas", mas não tem
qualquer comparação para saber explicar como elas são.
E esse conhecer é no sentido que para ele existem as FORMAS das coisas, mas isso é tudo,,,
sem comparação com a LUZ nem ele mesmo tem como descrever essas "trevas" em que vive.
Respondendo às perguntas:Walter escreveu:se Deus fosse justo, não haveria salvação e todos seriam condenados;
Como pode dizer isso ?
Segundo a própria Bíblia, qual foi a condenação para a desobediência de Adão?
Qual o salário do pecado?
Qual seria a sentença justa, segundo essas prerrogativas?
Entende o paradoxo?
Se DEUS prometeu a vida ETERNA antes dos tempos,
como agora seria ele JUSTO não havendo salvação
e todos sendo condenados ?
Se eu seguir esse seu raciocínio, não somente eu como vc e todos os que se atreverem a falar de qualquer assunto relativo a Deus, somos injustos,m pois ninguém tem esse "conhecimento pleno" e ninguém sabe o que há de vir.
Não se esqueça, injusto é você julgar os julgamentos
de DEUS sem ter conhecimento de tudo para trás no
passado e ainda aquilo que está para vir no futuro.
Quanto tiver esse conhecimento EM PLENO já poderá
julgar corretamente, até são apenas conjeturas/suposições.
Isso é complicado, a bíblia diz que a vontade de Deus é que todos os homens se salvem, mas ela mesma aforma que não é bem isso que vai acontecer. Não é mesmo? Então, a vontade de Deus talvez não mereça tanto crédito. Segundo a vontade dele, ele teria criado Adão como ser puro para dominar a terra, etc. Mas sua vontade infelizmente teria sido frustrada por uma cobra falante. Mas mesmo assim ele teve vontade que todos os homens fossem justos na terra, mas teve que se arrepender de ter criado o homem, assassinando toda a população mundial, com excessão de uma família de quem ele achou justo. Mas mesmo este "justo"encheu a cara ....... enfim, vc sabe do restante.Walter escreveu: Por outro lado, se Deus fosse misericordioso, todos seriam salvos e não haveria condenaçào.
E como sabe você isso, se NEM sequer sabe qual é a vontade de DEUS ?
..........................................................
Percebe que JESUS permanece para sempre porque fez a vontade de DEUS ?
[/size]
Bom, o assunto não era bem esse, nem o da resposta anterior. Mas vc deveria ficar despreocupado então, pq a Bíblia diz que nenhum dos planos/propósitos de Deus podem ser frustrados, diz também que ninguém pode fazer recuar a sua mão. Entre outras afirmações emocionantes, mas que se demonstram falsas ao longo da mesma Bíblia. Se a vontade de Deus é salvar todos os homens e Jesus veio pra isso. Quem vai impedir isso?
DEUS quer a nossa santificação, e que TODOS os homens se salvem,
e foi isso que JESUS veio fazer e nos ensinou a fazer.
E então, segundo qual assunto você vai dizer que DEUS não quer
que todos se salvem ?
Para a abordagem que eu fiz não se faz necessário conhecer qualquer vontade de Deus. Justiça e Misericórdia são como água e óleo. ou vc é justo e condena quem roubou ou vc é misericordioso e aceita as desculpas do ladrão e o absorve.Walter escreveu:É como pensarmos em expressões como Quadrado Triângulo....
Ou ainda,, é como você pensar sobre coisas que na verdade não tem conhecimento,
e depois vir fazer comparações e analogias sem qualquer sentido lógico.
Acima fez comparações e apontou coisas a DEUS sem fazer atenção
sobre qual é de fato a vontade de DEUS, por isso são
comparações fora da realidade bíblica.
Sim, eu generalizei. Obviamente tem suas excessões.Walter escreveu:porque temem colocar qualquer dúvida sobre suas fés.
É legitimo que pense dessa forma, mas não é verdade que TODOS
os cristãos temam colocar dúvidas sobre as suas fés ou fujam
de temas como acima apontou.
Acima ficou mostrado claramente que esse tema aparenta ser explorado
por ateus contra cristãos, porque tanto uns como os outros tem uma
visão um tanto distorcida acerca do MAL,, e até do BEM.
Olá Jefté ... Vejo uma questão no seu raciocínio. Se existe uma necessidade de livre arbítrio e para isso, a existência do mal se faz necessária, como será a vida na eternidade com Deus, sem a existência do mal?Jefté escreveu:
Quem criou o mal?
- Deus é quem criou o mal. (Isaías 45:7)
E creio que esse é um dos aspectos a envolver o livre arbítrio, pois o livre arbítrio só poderia ter eficácia desde quando se houvesse um caminho oposto a percorrer!
Pois havendo-se um único caminho (o bem) logo, não se haveria (às criaturas) qualquer direito/possibilidades de escolha!
Assim penso e creio!
Como vc lida com a questão de um deus bondoso ter criado algo ruim? Como pode vir algo "maculado" por natureza de algo puro e bom?
E, embora Deus criara o mal - esse era apenas uma ciência a ser explorada/conhecida!
Não tinha a vida em si; e só começou tê-la quando seres vivos (inteligentes) o acessam, conhecendo-o!
E o mal passou-se a ter vida!
Isso é o que se ocorreu:
O mal ao se ser conhecido/tocado - como mal que era, passa a dominar, subjugar (e a ter sua vida) na criação - que desde então se tornara também mau!
[/font][/color]
Olá Adelia. Nos estudos filosóficos realmente existe essa sua afirmação de que " o mal, assim como o bem, não são conceitos absolutos" . Mas a filosofia da religião trabalha a personificação dessas "entidades", o que pode ter ocorrido no zoroastrismo. A dualidade das forças que os judeus pós exílio herdaram. O estudo da religião considera o mal moral ( do qual vc falou ) e o mal como entidade existente (as trevas), o oposto a Deus. E isso é um problema pq um ser bondoso e perfeito não pode ser o idealizador de uma entidade impura, maculada e perfeita. A questão do tópico é a origem do mal, não a escolha do mal.Adelia Franchi escreveu:
O mal é inerente à condição humana. Não há nada mais abominável e entretanto mais inextinguível que o mal que o ser humano é capaz de provocar a si mesmo e a seus semelhantes.
Não há a menor ilusão de propor uma solução definitiva; o que aflige nosso intelecto é procurar entender porque tal desiderato é impossível e porque sequer devemos esperá-lo.
Por que existe o mal se seria tão bom para a humanidade se existisse somente o bem. Acontece que o mal, assim como o bem, não são conceitos ,absolutos.