Irmão Paulo Cesar,
Is 45.7 fala que Deus cria o mal. Mas o mal aqui em vista não é o mal moral, mas o mal em oposição a paz, ou seja, calamidades, guerras, etc. As palavras estão em oposição:
Luz em oposição a trevas
Paz em oposição a mal
O oposto de paz não poderia ser 'mal' com o significado de 'perversidade', 'maldade', pois estas palavras não são opostas a 'paz'.
Seguindo o seu raciocínio ... Para que haja o mal é necessário que haja o mau. Para que hajam calamidades, guerras, etc.. tem que haver o mau e o mal.
GN 2
9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. CL 1
16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
Se pensa assim, então não deveria acusar aqueles que defendem o livre-arbítrio de enfraquecer a soberania e onipotência de Deus, pois, se fosse o caso, pelo menos nessas coisas banais, você estaria fazendo o mesmo.
Não estou acusando ninguém varão ! Apenas expondo minha Fé !! Houveram argumentos contrários à minha fé aqui também, e nem por isso acusei ninguém de nada .
Estamos debatendo um tema, este tema sim deve ser abordado de várias formas , inclusive contrárias.
O 'soberanamente' se deve à decisão soberana de Deus de salvar os pecadores conforme os Seus termos. Em seu estado natural, é óbvio que o homem nunca escolherá seguir a Deus.
irmão, se "é óbvio que o homem nunca escolherá seguir a Deus", então o irmão concorda que o homem não tem livre arbítrio para decidir por Deus.
Jo 6.37 fala da totalidade dos crentes que são levados a Cristo, não de indivíduos que ainda não crêem. O 'virá' diz respeito à ressurreição dos mortos (tem a ver com "que o ressuscite no último dia"). Já o 'vem' significa 'crer', como você deve pensar. Repare que no grego foram usadas palavras diferentes: heko e erchomai. O 'lançarei fora' significa 'receber de braços abertos', 'não mandar de volta', 'não rejeitar'.
Vamos entender quem e quando Deus dá a Jesus :
JO 10
24 Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. No momento desta passagem não se falava de ressurreição dos mortos !
Se por 'está consumado' você pretende dizer que a nossa salvação foi concluída no Calvário, devo dizer que está redondamente enganado.
E Jesus, fracassado !
Com essa afirmação você destrói também, numa tacada só, a doutrina da graça eficaz, que, creio, você deve defender
Sobre Graça prevenienteDe forma nenhuma, varão . Nessa eu não te entendi.RESUMIDAMENTE A doutrina da Graça preveniente reza que a Graça da salvação é manifesta a todos os seres humanos e eles têm livre escolha para aceitá-la ou não. Já a Graça eficaz reza que a Graça da salvação é manifesta ao eleitos de Deus, permitindo que eles venham a crer e perseverar.
Entender eu entendo. Só não consigo concordar com suas declarações pois elas carecem de fundamentos.
varão, eu tenho exposto fundamentos aqui, assim como o irmão também !! O fato do irmão não concordar não exclui os fundamentos de minha Fé.
Realmente está escrito. Mas prestemos mais atenção ao que está escrito. É dito que eles estão 'preparados para a perdição'. Mas por quem? Desde quando? Como se deu isto? A Bíblia não nos diz, mas você já concluiu, com base não sei em quê, que eles foram preparados para a perdição, por Deus, desde a eternidade, e isto incondicionalmente.
Vamos ver então. Voltemos dois vesículos:
RM 9
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; O contexto é claro , a passagem está afirmando que Deus
faz o que quer com o barro .
Por maior que fôsse o erro do seu filho, você seria capaz de mandá-lo para o inferno?
Não tenho competência para isto.
Perdão, mas o irmão se esquivou da pergunta com esta resposta
Deus manda os seus filhos, filhos do seu amor, para o inferno ?
Se você estiver querendo dizer 'os crentes', então a resposta é não.
O irmão não crê que o amor de Deus é pessoal ?
O irmão não crê que o crentes são filhos de Deus?
Deus ama uma facção ou um grupo , não a cada um individualmente?
O "livre arbítrio" do homem pode separá-lo do amor de Deus?
Do amor de Deus, não. Da salvação, sim.
Então, para o irmão, Deus pode mandar alguém por quem tem amor incondicional, um filho, para o inferno?
O fato de Deus me amar não tem relevância nenhuma para a minha salvação ?
Jesus fracassou em SUA missão, ou ELE deu apenas uma entrada para que eu pague as parcelas para alcançar a minha salvação? O sacrifício de Cristo foi insuficiente para me salvar ?
Então , não temos livre arbítrio para salvação !!
Se a graça de Deus não anteceder uma resposta positiva de nossa parte, realmente não temos.
Esse é o ponto , meu irmão.
É uma questão de semântica, não podemos "ferir" o propósito de Deus !!.
Mas entre escolher chá ou café podemos?
Desde que essa escolha não infira no propósito de Deus. Eu prefiro café
Um grande abraço !!