F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

+7
Tzaruch
Vasuilvan
Aldo Maro Ferraro
José Herminio
Gleison Elias
Clébio
Gilcimar
11 participantes

Gênesis 2:1-3, Êxodo 20:1

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 345

Gênesis 2:1-3, Êxodo 20:1 - Página 2 Empty Re: Gênesis 2:1-3, Êxodo 20:1

Mensagem por Marcones Seg 08 Mar 2021, 00:54

Bom dia

O mais curioso disso tudo é que a própria Bíblia em nenhum lugar diz QUANDO ele o santificou, apenas que foi depois que Deus descansou.

Mesmo se Deus santificou o dia de sábado no Éden, Deus ainda não revelou o sábado no Éden porque não há absolutamente nenhuma evidência de que alguém guardou o sábado antes de Êxodo 16.

Gênesis 2:2 nos diz a razão, não o tempo em que Deus santificou o sábado, além de que, Gênesis foi escrito durante a época de Moisés, não antes. Nem Adão nem Abraão tinham o livro de Gênesis, e é sabido que a primeira vez, Deus falou aos judeus no deserto sobre o sábado!

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1937

Mensagem por Jefté Seg 08 Mar 2021, 08:31

Gilcimar escreveu:Gênesis 2:1-3 narra a santificação do sétimo dia
Êxodo 20:11 narra a santificação do dia de sábado

Os dois textos estão narrando a santificação do mesmo dia usando as duas expressões distintas cabíveis ao dia...ou são dois eventos distintos de santificação?

Por favor, quem for participar responde exatamente o que foi questionado!

Olá a todos!
Creio que aqui está uma prova de que a guarda pelo Senhor do 7º dia da criação e a sua santificação em Gêneses coube apenas e unicamente ao Senhor - e a mais ninguém!
Só o Senhor participou nessa guarda - até porque somente Ele é quem criara todas as coisas e somente Ele é quem também descansara!
E se para o Senhor o sábado fora o 7º dia de Sua criação - para o homem era o praticamente 1º dia de sua vida, pois fora criado no decorrer do 6º dia - e não havia mandamento algum de trabalhar durante os seus primeiros 6 dias (de vida - aliás, nem se tinha ainda existido) para se obter o sustento, muito menos o dever de guardar seu sétimo dia de vida - e esse seu 7º dia de vida certamente não cairia no sábado - porquanto fora criado na sexta (6º dia da criação; o 7º de vida do homem seria noutra sexta feira!

Já em Exodo 20:11 - essa é a primeira vez Deus notifica a homens que na Criação Ele descansara no 7º dia de Sua Obra, e santificara aquele 7º dia - e então notifica essa santificação e extende tal descanso aos filhos de Israel - que até então desconheciam tanto esse mandamento quanto a santificação de tal dia pelo Senhor.

Uma outra grande prova da ignorância a qualquer mandamento do sábado foi a desobediência dos israelitas na 1ª guarda desse dia (primeiro sábado guardado pelos homens )pois muitos deles saíram ao campo para colherem o manã - apesar de Deus já ter dado dobre porção dele em dia anterior, e mesmo que tenham recolhido dobre porção na sexta e ter recebido a ORDEM DO DESCANSO - saíram ao campo para colhê-lo! E o maná naquele sábado, apesar de ter sido guardado até o dia seguinte - isso não poderia ocorrer porque daria bicho - e não se ocorreu devido a ser sábado - e ainda assim o povo saiu p/ buscar.

Exodo 16:24-29
"E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
25 Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo.
26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
27 E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
28 Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
29 Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia."

E aqui está a PRIMEIRA VEZ na vida em que os filho de Israel GUARDAM O SÁBADO :

Exodo 16:30 diz:
"Assim repousou o povo no sétimo dia."

Em suma: Se em Gêneses a guarda do sábado fora unicamente por parte do Senhor!
Em Êxodo Ele o deu como mandamento e ciência aos judeus!
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3455
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 152
Pontos de participação : 11116

Mensagem por Vasuilvan Seg 08 Mar 2021, 09:08

Deus sempre orientou e ensinou seu povo nas épocas anteriores ao Êxodo.
As orientações eram repassadas de pai para filho e de gerações para gerações.

Desde o Éden os da linhagem bíblica sempre ergueram altares e sacrificaram animais limpos como forma de expiação dos pecados, mas aonde mostra Deus dando essa orientação?

Ele mesmo não exerce, nesta casa, mais autoridade do que eu, porquanto nada me negou, a não ser a senhora, pois é esposa dele. Sendo assim, como poderia eu cometer algo tão perverso para com meu senhor e pecar contra Deus?
Gênesis 39:9

De onde José tirou essa ideia de que o adultério é pecado contra Deus, se não recebido de seus pais?!.

Última edição por Vasuilvan em Seg 08 Mar 2021, 09:17, editado 1 vez(es)
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Seg 08 Mar 2021, 09:16

Marcondes disse:
Mesmo se Deus santificou o dia de sábado no Éden, Deus ainda não revelou o sábado no Éden porque não há absolutamente nenhuma evidência de que alguém guardou o sábado antes de Êxodo 16.

Mas qual a legitimidade desse critério? De onde veio essa exigência de que pra ser válido deveria está citado até o capítulo 16 de Êxodo?

O sétimo dia é Santo desde a criação. Difícil provar que alguém que andasse com Deus não soubesse disso e não vivesse essa santidade naquele dia.

As tábuas de pedra com o mandamento do sábado é somente a primeira vez de forma escrita que o mandamento foi apresentado ao povo.

Pela primeira vez, Deus estava tendo o seu povo organizado como nação e para tanto seria necessário um arcabouço jurídico legal para orientar e trazer justiça dentro da sociedade.
Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Recife - Pe
Religião : Sem religião
Igreja : Não praticante
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 764

Mensagem por Marcones Seg 08 Mar 2021, 12:00

Bom dia

Vasuilvan
O sétimo dia é Santo desde a criação. Difícil provar que alguém que andasse com Deus não soubesse disso e não vivesse essa santidade naquele dia.
Se os Dez Mandamentos não existiam antes de Moisés, obviamente o quarto mandamento também não existia, a menos que você encontre e nos forneça algum patriarca antes de Moisés. A verdade é que Adão nunca guardou o sábado, nem Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José ou qualquer um que estivesse no cativeiro egípcio.
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Seg 08 Mar 2021, 17:59

Marcondes disse: Se os Dez Mandamentos não existiam antes de Moisés, obviamente o quarto mandamento também não existia,

Uma premissa errada produz uma conclusão mais errada ainda.
Todos os itens dos dez mandamentos já eram guardados pelo povo de Deus antes da geração que foi ao escravizada no Egito.

Porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis.
Gênesis 26:5

Tem muitos versos indicando a guarda dos mandamentos por parte dos patriarcas.

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
1 João 3:4

Já te mostrei o verso de José fugindo da quebra do mandamento que proíbe o adultério.

Eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor”. Gênesis 13:13.
Para que seja pecado é necessário que haja Lei. Mas ainda não existia os mandamentos na forma escrita.

Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses.” Josué 24:2.

Essa palavras mostram que foi para apartar Abraão de tais influências, que Deus o chamou. Não devemos esquecer que o patriarca Abraão viveu muito antes de Moisés. Já naquela época Deus havia reprovado o ato de servir a outros deuses.

SEGUNDO MANDAMENTO: “Não farás para ti imagem de escultura... Não te encurvarás a elas, ...” Êxodo 20:4-6
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes.” Gênesis 35:2
Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém.
Gênesis 35:4

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Seg 08 Mar 2021, 20:29

Boa noite
Vasuilvan 
Uma premissa errada produz uma conclusão mais errada ainda
Corretíssimo principalmente quando tentam colar chifre em cabeça de cavalo pra provar que Unicórnios existem
Todos os itens dos dez mandamentos já eram guardados pelo povo de Deus antes da geração que foi ao escravizada no Egito.
Esse é o caso típico de todos os adventista que tentam provar que os dez mandamentos existiam antes de Moisés. E esse é o o seu texto de prova favorito: "(Gênesis 26: 5) "porque Abraão me obedeceu e guardou o meu encargo, os meus mandamentos, os meus estatutos e as minhas leis." 

Vasuilvan, se a aliança abraâmica foi baseada no fato de que Abraão creu em Deus e isso foi creditado a ele como justiça (Gálatas 3: 6), e a lei mosaica não surgiu até 430 anos depois (Gálatas 3:17), então quais mandamentos e as leis Abraão obedeceu de acordo com Gênesis 26: 5?

Agora, o primeiro erro é que toda vez que os adventistas veem "meus mandamentos", eles presumem que são os dez mandamentos.

Então meu caro amigo Vasuilvan vamos continuar com esse enredo por um minuto. Suponha que você esteja certos. Então, a que se referem Meus estatutos e Minhas leis? meus preceitos? Bem, a lei cerimonial de Moisés, é claro!

Se "meus mandamentos" se refere a dez mandamentos, então Meus estatutos e Minhas leis se referem à lei cerimonial de Moisés!

Assim, você e todos os adventistas do sétimo dia leem no texto os dez mandamentos, mas ignoram a referência óbvia ao que eles chamam de lei cerimonial de Moisés.

O versículo prova demais para eles, então eles simplesmente ignoram tudo, exceto a frase "meus mandamentos".
Já te mostrei o verso de José fugindo da quebra do mandamento que proíbe o adultério.
Eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor”. Gênesis 13:13.
Para que seja pecado é necessário que haja Lei. Mas ainda não existia os mandamentos na forma escrita.
Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses.” Josué 24:2
SEGUNDO MANDAMENTO: “Não farás para ti imagem de escultura... Não te encurvarás a elas, ...” Êxodo 20:4-6

Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes.” Gênesis 35:2
Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém.
Gênesis 35:4
Mais quais são essas leis Vasuilvan? seria o mesmo Dez Mandamentos que Deus deu a Moisés?
Vamos rever alguns versos de Gênesis.

Certamente Abraão obedeceu a Deus e seu coração estava totalmente comprometido com uma caminhada íntima com Deus. Portanto, esta é, sem dúvida, uma referência às Sete Leis de Noé que se aplicavam a toda a vida humana (não apenas aos judeus):

A aliança de Noé [Gênesis 8-9] se aplica a toda a humanidade. Nesta aliança, Deus:
1. Deus abençoou Noé e seus filhos, e disse-lhes para povoar a terra (9:1)
2. Colocou todas as plantas e animais sob o comando humano (9:2-3)
3. Proibiu comer carne com o sangue  (9:4)
4. O assassinato foi proibido (9:5)
5. A humanidade foi ordenada a derramar o sangue daqueles que o derramaram (9: 6)
6. O Senhor prometeu que nunca mais destruiria toda a vida na terra por um dilúvio (9:11)
7. O Senhor criou o arco-íris como o sinal desta aliança para todos os tempos (9:12-17)

No entanto, essas leis às vezes são listadas de forma diferente. A Torá ou Talmud também menciona essas leis, que às vezes são listadas da seguinte maneira:
1. Não negue a Deus.
2. Não blasfemar de Deus.
3. Não mate.
4. Não se envolva em relações sexuais incestuosas, adúlteras ou outras relações sexuais imorais.
5. Não roube.
6. Não coma de um animal vivo.
7. Estabelecer tribunais / sistema legal para garantir a lei e a obediência.

São essas leis que Abraão estava a obedecer e não os Dez Mandamentos de Moises.

Neemias 9:13-14 diz claramente que o sábado foi dado pela primeira vez a Israel no deserto:

E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo[color:cbdc=rgba(0, 0, 0, 0.870588235294118)]Neemias 9:13-14

Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, seus filhos estariam familiarizados com a prática, mas Neemias nos diz que este não foi o caso.
Essa palavras mostram que foi para apartar Abraão de tais influências, que Deus o chamou. Não devemos esquecer que o patriarca Abraão viveu muito antes de Moisés. Já naquela época Deus havia reprovado o ato de servir a outros deuses.
Claro que ele viveu, mas a lei do sábado foi dada por meio de Moisés como um sinal ao povo de Israel, não há evidência de que Abraão guardou o sábado como tal, lembre-se que ele vivia na cidade de Ur e foi chamado de uma cultura pagã para começar a andar pela fé
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Ter 09 Mar 2021, 08:24

Marcondes disse: Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, seus filhos estariam familiarizados com a prática, mas Neemias nos diz que este não foi o caso.

Qual dos filhos de Jacó estava no Êxodo? Nenhum.
Quantas gerações se passaram em 400 anos, até chegar naqueles que foram libertos do Egito?
Netos, bisnetos, tataranetos de jacó...
Que liberdade um povo cativo teria para guardar um dia sagrado?

Certamente, em séculos, eles foram ensinados a adorar outros deuses, praticar o politeísmo, adorar astros e etc...

22 - No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés,
23 - que lhes explicou: "Foi isto que o Senhor ordenou: ‘Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte.

Êxodo 16:22,23

E aqui fica claro que antes mesmo do mandamento do sábado ser ensinado, alguns já tinham conhecimento de que deveriam reservar o sábado para as coisas sagradas.
Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Ter 09 Mar 2021, 19:48

Boa noite

Vasuilvan
Qual dos filhos de Jacó estava no Êxodo? Nenhum
Não vejo relevancia nenhuma sobre isso, mas certamente você não leu o primeiro capitulo de Êxodo. Acho que não, por que Jacó teve 12 filhos e um deles José foi vendido como escravos e pela sua sabedoria e era visto como um decifrador sonhos. E quando decifrou os pesadelos do Faraó ganhou o estato do 2ª no comando do Egito apenas abaixo do Faraó. E seu pai Jacó e os outros filhos se juntaram, porém com a substituições dos faraós seus descendentes foram escravizados.
Quantas gerações se passaram em 400 anos, até chegar naqueles que foram libertos do Egito?
Netos, bisnetos, tataranetos de jacó
Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:13-16
Você se esquece que nem todo o tempo eles foram escravos, houve um grande período de glorias para toda a familia de Jacó, mas mesmo assim não há registro em toda a escritura que eles guardava o sábado, nem antes ou quando estavam em cativeiros.

Certamente, em séculos, eles foram ensinados a adorar outros deuses, praticar o politeísmo, adorar astros e etc...
Provavelmente depois que foram forçados a trabalhar como escravos, e perdendo sua fé, (nem todos) começaram a cultuar os deuses egípcios.  
No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés,
23 - que lhes explicou: "Foi isto que o Senhor ordenou: ‘Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte. Êxodo 16:22,23]
E aqui fica claro que antes mesmo do mandamento do sábado ser ensinado, alguns já tinham conhecimento de que deveriam reservar o sábado para as coisas sagradas.

Não fica claro, existe uma diferença bem significativa entre lembrar (recordar) de uma ordenação (instituição) um mandamento.
Em Êxodo 16, o sábado não é apresentado como uma nova instituição, mas como havendo sido estabelecido na criação. Deve ser lembrado e observado como a memória da obra do Criador.

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” Êxodo 20:8, o Senhor lhes disse também: “E ser-Me-eis homens santos” (Êxodo 22:31). Só assim o sábado poderia distinguir a Israel como os adoradores de Deus.

A primeira vez que qualquer dia sagrado judaico é mencionado nas escrituras, sempre falta o artigo definido (um sábado).
Todos os dias sagrados judaicos nunca são introduzidos pela primeira vez nas escrituras com o artigo definido "o", mas com o indefinido "a" ou "an".
O artigo indefinido é usado antes e depois de algo ter sido instituído, mas o artigo definido (O sábado) nunca é usado na primeira vez que algo é apresentado.
Este poderoso argumento prova que o sábado semanal não existia antes de Êx 16:23.

O que o torna irrefutável é o fato de que todos os dias sagrados judaicos seguem esse mesmo padrão!

instituído pela primeira vez                                                             depois de instituído
amanhã é sábado: Êx 16:23                                                        "o" Senhor deu-lhe o sábado: Êxodo 16:29
Um descanso solene "um" santo sábado: Êx 17:22; Lev 16:25       "o" sábado: Êx 20:11
Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Ter 09 Mar 2021, 20:14

Boa tarde

Há outro detalhe muito importante a ser observado nesse contexto acima, a saber

Há outro detalhe importante. Se somamos o tempo exato desde o chamado de Abraão até a entrada de Jacó no Egito foi de 215 anos

Gênesis 12:4; (Abraão 75 anos)
Gênesis 21:5 (Abraão gera Isaac com 100 anos)
Gênesis 25:26 (Isaac gera Jacó aos 60 anos
Gênesis 47:9 (Jacó aos 130 anos).

Assim, os 215 anos restantes dos 430 foi o tempo que os filhos de Israel de fato ficaram no Egito.
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Qua 10 Mar 2021, 10:56

Marcondes diz:

Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, seus filhos estariam familiarizados com a prática,

Respondo: Qual dos filhos de Jacó estava no Êxodo? Nenhum.

Marcondes diz: Não vejo relevância nenhuma sobre isso,

Se não há relevância, porque usou isso como argumento?
Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Qua 10 Mar 2021, 11:51

Bom dia

Vasuilvan
Marcones
Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, seus filhos estariam familiarizados com a prática,
Respondo: Qual dos filhos de Jacó estava no Êxodo? Nenhum
Marcondes diz:
Não vejo relevância nenhuma sobre isso
Vasuilvan
Se não há relevância, porque usou isso como argumento?
Porque nenhum dos filhos de Jacó submeteram a escravidão, portanto não estava no Êxodo, apenas as gerações seguintes, leia por favor Êxodo 1

Êxodo 1:1-22  

Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:
Rúben, Simeão, Levi, e Judá;
Issacar, Zebulom, e Benjamim;
Dã e Naftali, Gade e Aser.

[color:3457=rgba(0, 0, 0, 0.870588235294118)]Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas[color:3457=rgba(0, 0, 0, 0.870588235294118)]; José, porém, estava no Egito.
Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração[color:3457=rgba(0, 0, 0, 0.870588235294118)].

E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;

O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.

E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.

E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.

E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Qua 10 Mar 2021, 11:55

Marcones escreveu:Boa noite

Vasuilvan
Qual dos filhos de Jacó estava no Êxodo? Nenhum
Não vejo relevancia nenhuma sobre isso, mas certamente você não leu o primeiro capitulo de Êxodo. Acho que não, por que Jacó teve 12 filhos e um deles José foi vendido como escravos e pela sua sabedoria e era visto como um decifrador sonhos. E quando decifrou os pesadelos do Faraó ganhou o estato do 2ª no comando do Egito apenas abaixo do Faraó. E seu pai Jacó e os outros filhos se juntaram, porém com a substituições dos faraós seus descendentes foram escravizados.
Netos, bisnetos, tataranetos de jacó
Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:13-16
Você se esquece que nem todo o tempo eles foram escravos, houve um grande período de glorias para toda a familia de Jacó, mas mesmo assim não há registro em toda a escritura que eles guardava o sábado, nem antes ou quando estavam em cativeiros.

Provavelmente depois que foram forçados a trabalhar como escravos, e perdendo sua fé, (nem todos) começaram a cultuar os deuses egípcios.  
No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés,
23 - que lhes explicou: "Foi isto que o Senhor ordenou: ‘Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte. Êxodo 16:22,23]

Não fica claro, existe uma diferença bem significativa entre lembrar (recordar) de uma ordenação (instituição) um mandamento.
Em Êxodo 16, o sábado não é apresentado como uma nova instituição, mas como havendo sido estabelecido na criação. Deve ser lembrado e observado como a memória da obra do Criador.

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” Êxodo 20:8, o Senhor lhes disse também: “E ser-Me-eis homens santos” (Êxodo 22:31). Só assim o sábado poderia distinguir a Israel como os adoradores de Deus.

A primeira vez que qualquer dia sagrado judaico é mencionado nas escrituras, sempre falta o artigo definido (um sábado).
Todos os dias sagrados judaicos nunca são introduzidos pela primeira vez nas escrituras com o artigo definido "o", mas com o indefinido "a" ou "an".
O artigo indefinido é usado antes e depois de algo ter sido instituído, mas o artigo definido (O sábado) nunca é usado na primeira vez que algo é apresentado.
Este poderoso argumento prova que o sábado semanal não existia antes de Êx 16:23.

O que o torna irrefutável é o fato de que todos os dias sagrados judaicos seguem esse mesmo padrão!

instituído pela primeira vez                                                             depois de instituído
amanhã é sábado: Êx 16:23                                                        "o" Senhor deu-lhe o sábado: Êxodo 16:29
Um descanso solene "um" santo sábado: Êx 17:22; Lev 16:25       "o" sábado: Êx 20:11

Esses versos de referência que você apresentou não estão corretos.

E você está misturando O sábado do Deus Criador com os sábados dos Judeus.
O sábado do Senhor é Santo e foi Santificado na criação.
Os sábado dos Judeus são solenes mas não são Santos.
O Santo sábado do Senhor aponta para o passado, para a criação e para o Criador.
O sábado dos Judeus são festividades que apontam para o futuro.
O sábado do Senhor sempre cai no sétimo dia. O sábado dos Judeus caía em qualquer dia da semana.

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Qua 10 Mar 2021, 12:25

Boa tarde

Vasuilvan

E você está misturando O sábado do Deus Criador com os sábados dos Judeus.
Não meu amigo, não estou apenas cogitando que não há nenhum registro indicando que os patriarcas hebreus guardava o sábado antes de Moisés receber  no Monte Senai.

Se há algum menção que os hebreus guardava esse Sábado do Deus Criador, por favor nos apresente. 
O sábado do Senhor é Santo e foi Santificado na criação
Mostre-nos quando e onde esta registrado esse o sábado da criação que foi Santificado e sendo instituido que todos teriam de salvaguardar? 
Então por que você se recusa a aceitar que Colossenses 2:16 contém o padrão do Velho Testamento de se referir ao santo judeu em uma sequência anual, mensal, semanal, como em 1 Crônicas 23:31, 2 Crônicas 31: 3, 2 Crônicas 8 : 13, 2 Crônicas 2: 4, Neemias 10:33, Ezequiel 45:17, Oséias 2:11, Gálatas 4:10? Por que?

Se o plural "SÁBADOS" em Colossenses 2:16 não pode se referir ao sábado semanal, então por que o plural "SÁBADOS" se refere ao sábado semanal em Mateus 28: 1, Lucas 4:16, Atos 16:13, Êxodo 20: 8, Levítico 23: 37-38?
O Santo sábado do Senhor aponta para o passado, para a criação e para o Criador.
Aponta sim, apenas como lembrança dessa criação, e não como um mandamento ou uma instituição a ser cumprindo. Vejamos

Primeiro Deus descansou, DEPOIS que ele descansou, então Ele o santificou. Isso prova que o sábado não fazia parte da lei eterna de Deus no céu antes da criação!

A Bíblia em nenhum lugar diz QUANDO ele o santificou, apenas que foi depois que Deus descansou.

Gênesis 2: 2 nos diz a razão, não o tempo em que Deus santificou o sábado.

Neemias 9:13-14 diz claramente que o sábado foi dado pela primeira vez a Israel no deserto:

Mais uma vez Neemias 9:13-14 E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bonsE o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo

Lendo Neemias, eu te pergunto: Será que existia outro sábado que os Hebreus não estavam familiarizados?
Vasuilvan
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Qui 11 Mar 2021, 09:08

Se Deus Santificou o sétimo dia, desde a criação, Tornando essa parcela de tempo do sétimo dia consagrado a Ele, você precisa me mostrar um texto ou contexto, onde os patriarcas, desde Adão, não sabiam disso ou não viviam essa Santidade e consagração.

Do contrário, eu fico com as escrituras...
Ernesto
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1896
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 204
Pontos de participação : 5463

Mensagem por Ernesto Qui 11 Mar 2021, 11:01

Marcones diz;

A Bíblia em nenhum lugar diz QUANDO ele o santificou, apenas que foi depois que Deus descansou.

Ernesto responde.

Olá Marcones.

Eu vejo que aqui vc. está querendo forçar a barra, Gen 2:2-3,E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito ¨descansou¨ sétimo dia de toda a sua obra que tinha feito, E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou, porque nele descansou, de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.

Vamos por parte
O capitulo um, e os primeiros três versos do capitulo 2 do Genesis, é um prefácio, um apanhado geral da criação. Somente do verso 4 começa a narração dos acontecimentos em detalhes.
Os versos em questão é Genesis 2:2-3,O assunto é sobre o final da obra da criação. Tu hás de convir comigo que Deus descansou no sétimo dia. A narração dos acontecimentos do sétimo dia continua, o abençoou e o santificou, Isso aconteceu no sétimo dia, porque ¨NELE¨ no sétimo dia descansou,

Agora vamos para Genesis 18; 17, E disse o Senhor; ocultarei eu a Abraão o que faço? Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação (Preste atenção) e nele serão benditas todas as nações da terra? A grande nação ia transmitir a todas as nações a lei de Deus.
Verso 19, Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos, e a sua casa depois dele, PARA QUE GUARDEM O CAMINHO DO SENHOR.ETC. ( Qual é o caminho do Senhor? ) Veja Genesis 26:5, Porque Abraão obedeceu a minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e AS MINHAS LEIS.
Aqui vemos que as leis de Deus ja existiam no tempo de Abraão, estas leis eram passadas verbalmente, quer provas?
Leia Exodo 16: 4, Então DISSE o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia, para que eu veja se andam NAS MINHAS LEIS OU NÃO.
(Agora preste atenção) v.22, E aconteceu que, ao sexto dia, colheram pão em dobro etc, V. 23,E, ele disse-lhes: ISTO É QUE O SENHOR TEM DITO; Amanhã é repouso, o santo sábado (REPOUSO) do Senhor.
V.25,Então , disse Moisés: Comei-o hoje porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
Aqui vem a pergunta; Os Israelitas conheciam O SÁBADO DA a lei de Deus no Egito ou não? Se não conhecessem o santo sábado do Senhor, porque grande parte deles obedeceram a lei do sábado?, depois que receberam o maná e as codornizes, eles jornadearam pelo deserto. cap.17, até chegar ao monte Sinai levaram três meses. Todo esse tempo comiam o maná e guardaram o sábado antes de receber a lei de Deus NO SINAI por escrito.
Para não deixar dúvidas quanto a era patriarcal temos a confirmação nos dez mandamentos. Exodo 20: 10, Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra e ao sétimo dia descansou. Deus os fez lembrar que o sábado é o marco da criação, e nossos ancestrais foram criados nesta ocasião.
No novo testamento Paulo obedeceu a lei do sábado Atos 16:13, No dia de sábado saímos fora das portas, para a beira de um rio, onde julgávamos haver lugar para oração. Vem a pergunta, Paulo só orava aos sábados? e porque saíram fora da cidade, eles não podiam fazer orações em seus quartos onde dormiam na pensão?
E, será que as palavras de Jesus não tem valor quando ele disse que o (sábado é um dia especial, porque ele foi feito para o homem?)Marcos 2:27,
Medite bem meu caro Marcones, Os mandamentos moral de Deus são dez, tira um, podes também tirar outros, que dá na mesma.

Abraços Ernesto

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Qui 11 Mar 2021, 11:43

Bom dia

Vasuilvan
Se Deus Santificou o sétimo dia, desde a criação, Tornando essa parcela de tempo do sétimo dia consagrado a Ele, você precisa me mostrar um texto ou contexto, onde os patriarcas, desde Adão, não sabiam disso ou não viviam essa Santidade e consagração.
Gênesis 2:03 diz somente que o próprio Deus descansou no sétimo dia, e diz o PORQUÊ ele o abençoou e o santificou. Mas não diz QUANDO ele começou a exigir DOS HOMENS que o guardassem, nem QUEM foi mandado guardá-lo. 

Recorde-se de que isto foi escrito por Moisés, muitos anos depois que Israel deixou o Egito e lhes foi dado o sábado. Ele mencionou o sábado em ligação com a criação, de modo que os homens veriam o propósito disso, não necessariamente para dizer quando as pessoas começaram a guardá-lo.

Aqui nesse seu texto você inverte os valores ao dizer: "(você precisa me mostrar um texto ou contexto, onde os patriarcas, desde Adão, não sabiam disso ou não viviam essa Santidade e consagração), seria o mesmo de dizer: Já que não há registro posso presumir que eles faziam. geralmente esse tipo de atitude é chamado de argumento pelo silêncio, que utilizado para denominar uma conclusão que se baseia na ausência de uma afirmativa. Portanto não sou eu que devo lhe mostrar o que acredita e prática, é vocês que tem que comprovar atos que os fazem de guardar esse sábado.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 02 Fev 2023, 15:19