Boa noite
Vasuilvan
Uma premissa errada produz uma conclusão mais errada ainda
Corretíssimo principalmente quando tentam colar chifre em cabeça de cavalo pra provar que Unicórnios existem Todos os itens dos dez mandamentos já eram guardados pelo povo de Deus antes da geração que foi ao escravizada no Egito.
Esse é o caso típico de todos os adventista que tentam provar que os dez mandamentos existiam antes de Moisés. E esse é o o seu texto de prova favorito: "(Gênesis 26: 5) "porque Abraão me obedeceu e guardou o meu encargo, os meus mandamentos, os meus estatutos e as minhas leis."
Vasuilvan, se a aliança abraâmica foi baseada no fato de que Abraão creu em Deus e isso foi creditado a ele como justiça (Gálatas 3: 6), e a lei mosaica não surgiu até 430 anos depois (Gálatas 3:17), então quais mandamentos e as leis Abraão obedeceu de acordo com Gênesis 26: 5?
Agora, o primeiro erro é que toda vez que os adventistas veem "meus mandamentos", eles presumem que são os dez mandamentos.
Então meu caro amigo Vasuilvan vamos continuar com esse enredo por um minuto. Suponha que você esteja certos. Então, a que se referem Meus estatutos e Minhas leis? meus preceitos? Bem, a lei cerimonial de Moisés, é claro!
Se "meus mandamentos" se refere a dez mandamentos, então Meus estatutos e Minhas leis se referem à lei cerimonial de Moisés!
Assim, você e todos os adventistas do sétimo dia leem no texto os dez mandamentos, mas ignoram a referência óbvia ao que eles chamam de lei cerimonial de Moisés.
O versículo prova demais para eles, então eles simplesmente ignoram tudo, exceto a frase "meus mandamentos".
Já te mostrei o verso de José fugindo da quebra do mandamento que proíbe o adultério. Eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor”. Gênesis 13:13.
Para que seja pecado é necessário que haja Lei. Mas ainda não existia os mandamentos na forma escrita.
Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses.” Josué 24:2
SEGUNDO MANDAMENTO: “Não farás para ti imagem de escultura... Não te encurvarás a elas, ...” Êxodo 20:4-6
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes.” Gênesis 35:2
Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém.
Gênesis 35:4
Mais quais são essas leis Vasuilvan? seria o mesmo Dez Mandamentos que Deus deu a Moisés?
Vamos rever alguns versos de Gênesis.
Certamente Abraão obedeceu a Deus e seu coração estava totalmente comprometido com uma caminhada íntima com Deus. Portanto, esta é, sem dúvida, uma referência às Sete Leis de Noé que se aplicavam a toda a vida humana (não apenas aos judeus):
A aliança de Noé [Gênesis 8-9] se aplica a toda a humanidade. Nesta aliança, Deus:
1. Deus abençoou Noé e seus filhos, e disse-lhes para povoar a terra (9:1)
2. Colocou todas as plantas e animais sob o comando humano (9:2-3)
3. Proibiu comer carne com o sangue (9:4)
4. O assassinato foi proibido (9:5)
5. A humanidade foi ordenada a derramar o sangue daqueles que o derramaram (9: 6)
6. O Senhor prometeu que nunca mais destruiria toda a vida na terra por um dilúvio (9:11)
7. O Senhor criou o arco-íris como o sinal desta aliança para todos os tempos (9:12-17)
No entanto, essas leis às vezes são listadas de forma diferente. A Torá ou Talmud também menciona essas leis, que às vezes são listadas da seguinte maneira:
1. Não negue a Deus.
2. Não blasfemar de Deus.
3. Não mate.
4. Não se envolva em relações sexuais incestuosas, adúlteras ou outras relações sexuais imorais.
5. Não roube.
6. Não coma de um animal vivo.
7. Estabelecer tribunais / sistema legal para garantir a lei e a obediência.
São essas leis que Abraão estava a obedecer e não os Dez Mandamentos de Moises.
Neemias 9:13-14 diz claramente que o sábado foi dado pela primeira vez a Israel no deserto:
E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo[color:cbdc=rgba(0, 0, 0, 0.870588235294118)]
. Neemias 9:13-14Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, seus filhos estariam familiarizados com a prática, mas Neemias nos diz que este não foi o caso.
Essa palavras mostram que foi para apartar Abraão de tais influências, que Deus o chamou. Não devemos esquecer que o patriarca Abraão viveu muito antes de Moisés. Já naquela época Deus havia reprovado o ato de servir a outros deuses.
Claro que ele viveu, mas a lei do sábado foi dada por meio de Moisés como um sinal ao povo de Israel, não há evidência de que Abraão guardou o sábado como tal, lembre-se que ele vivia na cidade de Ur e foi chamado de uma cultura pagã para começar a andar pela fé