Olá irmãos
Olá Fred Marques
Como vai?
Tudo bem?!!
Essa é uma boa indagação:
Jesus morreu antes ou depois da páscoa?
Primeiro irei dar uma resposta objetiva e depois comprovo com os evangelhos, ok!!??
Cristo celebra a páscoa com os discípulos no dia em que, pela lei, importava sacrificar a páscoa, isto é, no primeiro dia dos pães asmos, dia 14 de abib (nissan) ao pör do sol quando se deveria fazer o sacrifício do cordeiro pascal - como demanda a lei e como apontam os evangelhos:
Mateus 26:17-21
Marcos 14:12-18
Lucas 22:7-20
E, foi preso, julgado, condenado e morto no dia seguinte, isto é, dia 15 de abib - dia da FESTA DA PÁSCOA - um sábado festivo, dia de festa e santa convocação, quando todo o povo em Israel deveria descansar, náo fazendo obra alguma, exceto a própria comida.
Quanto ao dia da semana era uma sexta feira, dia dia da preparação, isto é, a véspera do sábado.
Por isso mesmo é que Pilatos, náo vendo motivo para crucificar Jesus, o levou ao povo que já se encontrava todo reunido, porquanto era o dia da FESTA DA PÁSCOA, UM SÁBADO FESTIVO, dia 15 de abib, conforme a lei - dia de santa convocação - por isso é que o povo jjá se encontrava reunido, e entáo Pilatos os apresenta para ter deles o veredito.
Isso era um mandamento da lei - e Cristo foi crucificado bem no dia da festa, quanto todo o judeu que se prese, deveria estar em Jerusalém, e proibido de fazer qualquer obra, e o Rei dos Judeus, foi-lhes apresentado por um gentio.
Isso é até interessante, pois o último profeta da lei: João Batista - que fora enviado unicamente para apresentar o Messias a Israel (mas que já houvera sido morto) lhes apresentou no início do seu ministério.
Então, vem um gentio, mas náo um gentio qualquer, senão um governador, Pöncio Pilatos, uma autoridade política, para lhes apresentar novamente o Messias e Rei de Israel - na hora de sua morte, ou seja, em sua última manifestação a eles.
Quanto ao evangelho de João, diz:
"ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim."
Esta FESTA DA PÁSCOA mencionada no evangelho de João, não é o sacrifício de páscoa.
Senão a festa que se celebra no dia 15 de abib, dia de festa, santa convocação, um sábado festivo, nao se poderia fazer obra alguma, exceto a própria comida.
Levitico 23:4-8
Já no sábado semanal, nem a própria comida se pode fazer, nem mesmo aquece-la no fogo.
Um abraço e paz!