Olá a todos, graça e paz.
No sentido secular, de nossos filhos, a linguística deve ser assim:
Se digo: Este é meu primeiro filho. ( primogênito )
Que se entende? Haver mais de um filho. O primeiro gerado enter outros.
Se digo: Este é meu único filho. (unigênito )
Se entende haver um único filho.
Bem, sei alguém dirá: O primeiro é único até ter o segundo filho. Pode ser, mas não é usual, e não se pode fazer tal afirmação depois de décadas ou séculos passados.
Mas falando agora sobre Jesus, Ele não o unigênito no sentido de único, nem primogênito no sentido de primeiro gerado.
As postagens de Tzaruch já deixam isto claro.
Por que Isaque foi considerado unigênito? Por que Davi foi considerado Primogênito?
Israel também é considerado primogênito.
“Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito”
Êx 4.22
Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado;
sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
Hebreus 11:17
A palavra grega para primogênito é protótokos; Que com suas flexões pode ter o significado de: Primeiro, melhor, mais importante, preeminente, nascido, criança, nascer. Com o sentido de mais importante, mais preeminente. Todos conhecem o título de primeiro ministro, primeira ministra.
Muitos querem dizer que Jesus foi o primeiro a ser criado, citam este versículo:
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:15
O contexto ( sem sofrer alterações ) nos prova que o sentido aqui é de primazia sobre tudo:
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Colossenses 1:18
Vejamos outras afirmações de Paulo em relação a Jesus:
“… aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”
Tt 2.13
“… deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”
Rm 9.5
“E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”
Hb 1.6
nos indica de modo bem claro que a palavra primogênito indica a preeminência de Cristo e o seu domínio sobre todas as coisas.
Como Tzaruch afirmou acima, primogênito é também aquele que abre a a madre. Como primogênito na família de Deus, Jesus é aquele que abre o caminho do "ventre" da morte para todos os seus irmãos, quando nascem de novo do Espírito, para família de Deus.
Concluímos que primogênito e unigênito não podem se referir a Jesus como criado por Deus.
Claro que esta resposta é simples, muito mais se pode dizer sobre este assunto, mas creio ser suficiente.